Edição nº54 - Abril 2012

Page 28

Energia Solar

EDA quer 50%

de energia de origem renovável até 2015

Os primeiros comboios movidos a energia solar já circulam na Bélgica Um projecto pioneiro na Europa utiliza a eletricidade produzida por 16 000 painéis solares para mover comboios na Bélgica. 28 | Extra A

“Temos de encontrar novas formas de ter o mesmo nível de vida gastando energias de fontes renováveis e é isso que a EDA está a fazer neste momento. Cerca de 30 por cento da energia é renovável e, se tudo correr bem, lá para 2015/2016 podemos estar num patamar perto dos 50 por cento”, frisou Duarte Ponte à margem de uma conferência integrada na reunião anual do Conselho Consultivo do BES Açores. Duarte Ponte salientou ainda que o futuro passa pela chegada de carros elétricos aos Açores como forma de potenciar as energias renováveis. “Estou convicto que os carros elétricos virão porque a curto prazo não vejo outra tecnologia pronta a entrar. Fazer 100 quilómetros a gasolina custa cerca de 10 euros, no carro elétrico custaria apenas dois euros”, afirmou, acrescentando que as famílias que vivem nas ilhas dos Açores “raramente fazem A Bélgica pôs em marcha os seus primeiros comboios movidos por energia solar. Os comboios que saem da estação central de Amberes rumo ao norte e à fronteira com a Holanda utilizam a eletricidade produzida por 16 000 painéis solares durante uma pequena parte do seu percurso. A bordo não existe nada que distinga estes comboios dos outros, no entanto, durante cerca de 10 quilómetros o motor é alimentado pela electricidade gerada por painéis fotovoltaicos. Estes foram recentemente instalados num túnel ferroviário da linha de alta velocidade que liga Amberes a Amesterdão. Esta infra-estrutura foi rebaptizada por “túnel do sol”. As características geográficas do norte de Amberes, uma área muito plana, juntamente com o traçado desta rede ferroviária, tornaram esta linha uma zona particularmente

mais de 100 quilómetros por dia”. Apesar da atual situação económica, Duarte Ponte manifestou a convicção de que a EDA “vai encontrar os financiamentos adequados para conseguir atingir em 2015 energias renováveis nos Açores na ordem dos 50 por cento”. O presidente da elétrica açoriana salientou, por outro lado, que a empresa é parceira de um projeto alemão na Graciosa, que coloca a ilha entre as cinco a nível mundial no que diz respeito à autosustentação energética. “É um projeto que temos acarinhado muito e a ideia é ter na Graciosa 75 por cento de energias renováveis, o que é feito à custa da energia eólica, da fotovoltaica e da armazenagem de energias através de baterias”, afirmou, admitindo que este projeto poderá ser alargado a outras ilhas do arquipélago dos Açores. apropriada para a instalação dos painéis solares. A linha ferroviária, onde percorrem os comboios de alta velocidade que vão de Paris a Amesterdão, passando por Bruxelas, atravessa uma área natural protegida. Com o objectivo de diminuir o impacto ambiental, cobriu-se com painéis solares um túnel com 3,6 quilómetros de comprimento. Estes painéis cobrem uma superfície de 50 000 metros quadrados e produzem 3 300 MWh, uma quantidade suficiente para abastecer o consumo médio de eletricidade de cerca de 1000 famílias num ano. A eletricidade é utilizada tanto para mover os motores como para alimentar as infraestruturas ferroviárias (iluminação, painéis de sinalização, etc). Utilizando a eletricidade gerada no mesmo lugar, evitamos as perdas de energia e poupamos nos custos de transporte.

Visite-nos online em www.extraa-online.com

fonte: http://www.energiasrenovaveis.com

EDA quer 50% de energia de origem renovável até 2015 O presidente da Eletricidade dos Açores (EDA), Duarte Ponte, afirmou que o “futuro está com as energias renováveis”, estimando que em 2015/2016 a energia dos Açores será 50 por cento de fontes renováveis.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.