Expansão 152

Page 116

INFORME TRIBUTÁRIO

Por Paulo Nicolau Justen Contador justen@justen-heberle.com.br

Q

uem pensava que poderia haver duas contabilidades, agora terá que se adaptar obrigatoriamente. Com o advento dos SPEDS, Contábil, Fiscal, Contribuições, Nota Fiscal Eletrônica, entre outros controles fiscais e gerenciais, o empresário se vê obrigado a fugir de certas práticas mágicas para melhorar seu resultado. Todas as operações e informações devem ser consistentes, e fundamentadas, pois, as mesmas darão suporte para a empresa e terceiros, da verdadeira situação patrimonial, econômica e financeira da entidade. A escrituração Contábil deverá obedecer às regras e padrões internacionais da Contabilidade. Fazendo o Planejamento Tributário, a empresa deverá tomar o máximo de cuidado, no sentido de não ferir as Leis Fiscais, bem como a Legislação Societária. Citamos alguns requisitos a seguir para abrandar a carga tributária:

Concluímos desta forma, que efetivamente o profissional da Contabilidade deverá estar muito além dos Registros Contábeis, que de há muito sabemos, que somente estes, não serão suficientes para atendermos às novas necessidades que estão surgindo. Efetivamente, é preciso ter profundo conhecimento da Ciência Contábil.

116 Revista Expansão Julho/2012

Livro aborda a relacão com clientes Em março, o publicitário Rogério Martins (foto), 52 anos, lançou o livro Seu sorriso merece uma compra, que aborda a importância do atendimento de excelência, e o aprender a sorrir para os clientes com o objetivo de desenvolver negócios duradouros. Martins que atua há 30 anos no treinamento de pessoas, visitou a Revista Expansão no final de junho, quando afirmou que desenvolveu a obra para solucionar os problemas no atendimento aos clientes. “O livro é um manual para o vendedor. Pois possui uma linguagem técnica que trabalha com as reações para condução de venda. Pois é através das atitudes e comportamento do vendedor que ele conquistará o cliente”, explica. Os interessados podem adquirir o livro pelos telefones (51) 3588-1153 e ou pelo e-mail contato@faropublicidade.com.br. O tema do próximo livro será uma adaptação da palestra A Felicidade é uma Questão de Opção, que está ministrando em várias regiões do País.

Homero Schuch/Especial

Pagar certo: muitos pensam que para pagar certo tem que pagar mais tributos. Engano! Pois, através de um bom controle das operações, um cadastro bem feito dos produtos e mercadorias, dentro da correta NCM. Pode sim pagar menos tributos e muito bem protegido pela legislação. Treinamento: todos os dias, todas as horas, em algum lugar está sendo criada ou modificada uma lei tributária, seja, federal, estadual ou municipal, ou ainda uma contribuição ou taxa, que venha a influenciar nas obrigações tributárias da empresa. Por essas razões, o profissional tem que estar constantemente estudando e interpretando a legislação. Um bom sistema: não dá mais para ficar dando atenção a vários fornecedores de sistemas. A empresa deve ter um bom sistema integrado, onde concentre todas as operações em um único banco de dados. Nada de fazer o Fiscal em um sistema, a contabilidade noutro, financeiro noutro, o imobilizado noutro, os estoques em mais um, e assim por diante. Como hoje tudo está interligado, o caminho é ter um único sistema que faça e controle todas as operações, tendo desta forma uma melhor visão dos nossos negócios.

Atendimento Gustavo Henemann/Especial

Novos caminhos da contabilidade

MIX

Liz e Camila ficaram muito contentes com o merecido prêmio

Arquitetura

Hamburguense ganha prêmio na Casa Cor A hamburguense Camila Fleck e sua sócia Liz Ribeiro ganharam o Prêmio Montagem Nota 10 no Casa Cor Rio Grande do Sul 2012, que ocorre até 24 de julho, na Avenida Carlos Gomes, 1.130, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre (RS). Elas receberam o certificado pelo belo projeto Lavanderia da Gisele (Bündchen) durante solenidade no Espaço Jasmin Mac, também na capital, em 25 de junho. Como também direcionaram o projeto para o conceito Sustentável, a dupla foi indicada ao Prêmio de Ambiente Sustentável da Casa Cor. “É quase que uma indicação ao Oscar para nós”, comemora Camila, que mora no Rio de Janeiro, onde também tem escritório, e trabalha com a sócia e outras parcerias no Rio Grande do Sul, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo (RS). A Casa Cor ocorre de terça a quinta, das 15 às 21 horas, e de sexta a domingo, do meio-dia às 21 horas. Ingressos no valor de 22 e 25 reais, respectivamente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.