Page 1

ESPECIAL 3D: MUITO MAIS DO QUE SE PODE VER EM AVATAR. EXTRA!

RE V ISTA

APRENDA A FAZER SEU ÓCULOS 3D!

OS 10 LOCAIS QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA DE VISITAR AO REDOR DO PLANETA. LANCES INUSITADOS QUE DECIDIRAM AS COPAS DO MUNDO!

ÁREA 51

REVELAÇÕES A RESPEITO DOS PROJETOS ULTRASECRETOS DA ÁREA MILITAR AMERICANA QUE PODEM MUDAR O RUMO DO MUNDO.

n.º 01 - MAIO 2010 - R$ 14,90

REDES SOCIAIS: VOCÊ FISGOU OU FOI FISGADO POR ALGUMA?


O canal certo dos curiosos. E dos que não são também.


REVISTA

DE ST AQ UE S

n.º 1 - MAIO 2010

8

Mundo afora: Os 10 lugares que ninguém quer visitar. Capa: Nunca estivemos tão perto dos ET´s.

Tecnologia: Muito mais do que se vê em Avatar.

11

14

16

Tecnologia: Impressoras 3D chegam ao mercado.

Internet: Quem pela sociedade d

EDITORIAL ATENÇÃO: NÓS MEXEMOS COM A CURIOSIDADE ALHEIA. Um passo de cada vez. É assim que todos precisam seguir em nossa busca por conhecimento,pois se ingerido em altas doses, entramos em colapso. Essa é a idéia da Eureka!, que assim inicia suas atividades: pequenina, mas sempre avançando, buscando trazer a tona respostas para alguns mistérios desse grande mundo, do qual os seres humanos vivem a buscar. Célebre frase dos anúncios da TV Futura, que diz: “Não são as respostas que movem o mundo, e sim as perguntas”. Podemos nos gabar de que conseguimos um pouquinho dessas respostas aqui na redação da Eureka! E queremos compartilhá-las com você, curioso leitor. Mas somos tão curiosos quanto você e temos tantas dúvidas e questionamentos quanto você e isso será o nosso combustível nessa caçada ao conhecimento. Boa Leitura. Os editores.

15 Juliano de Oliveira Ilustrador, designer em formação, web designer esforçado e “curintianu “ roxo, vive se perguntando porque a figurinha do Ronaldo não está no álbum da Copa.

Arqueologia: A misteriosa morte do grande faraó.

Mislene Lima Atualmente conhecida como “Moça Brava”, admira fatos que parecem estranhos. Gosta de sertanejo e vive uma fase mais “zen“: zennamorado, zen-dinheiro, zen-paciência.

Rogério de Moraes Alves a.k.a Rufus, estudante de Designer Gráfico.Viciado em redes sociais e apaixonado por arte urbana. Acha o OS SIMPSONS o melhor desenhos de todos e sonha ter um personagem como eles.


SEÇÕES

NOSSA CAPA

CURIOSIDADES

6

CARA DE UM...

27

OS CAÇA MITOS 28 O QUE É ISSO?

29

PASSATEMPOS

30 Manipulação digital sobre fotografia da entrada da Área 51, EUA. Fonte Gettyimages

Site do Mês: Uma tirinha curiosa nova todo dia.

come quem da web.

22

20 Bicho Homem: O jeito Devassa de ser famoso.

24

Especial: Lances inusitados que mudaram as Copas do Mundo.

Expediente Edição n.º 1 - maio de 2010 Revista Eureka é uma publicação mensal independente. Os anúncios aqui publicados não respondem pela opiniões da revista, sendo de total responsabilidade de seus anunciantes.

Mislene Lima Coordenação, Reportagem e Revisão

26

Para tornar a Eureka! cada vez melhor, contamos com sua participação através dos veículos abaixo:

Juliano de Oliveira Cunha Diagramação, Ilustrações e Arte final

Website: www.revistaeureka.com E-mail: falecom@revistaeureka.com Siga-nos no Twitter: @revistaeureka

Rogério de Moraes Alves Reportagem, Fotografia e Pesquisa.

Aguarde informações sobre assinaturas no próximo mês.


Curiosidades

Tirando dúvidas!

Como se forma a neve? A neve é uma precipitação, como a chuva: o ar quente, mais leve, encontra um ar mais frio acima e pode condensar o vapor d’água contido na forma de cristais de gelo, formando nuvens. As gotículas estando em contínuo movimento dentro de uma nuvem, formam aglomerados de cristais, que podem cair na forma de chuva ou neve, dependendo da temperatura do interior da nuvem e das condições atmosféricas durante a queda.

Qual é o ritmo normal de batimentos do coração? O coração bate normalmente 72 vezes por minuto. Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3,12 milhões por mês, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida.

EUREKA6

POR MISLENE LIMA ROGÉRIO MORAES JULIANO DE OLIVEIRA

FONTES O GUIA DOS CURIOSOS MUNDO ESTRANHO VOCÊ SABIA.NET

Seja para saber mais ou para ser mais esperto que o amigo, nós tiramos as suas dúvidas!

Porque a fruta-do-conde tem esse nome? Ela tem esse nome por que foi trazida das Antilhas, em 1962, pelo Conde de Miranda, na época governador da Bahia. Também é chamada de ata ou pinha.

Quando surgiu o E-mail? O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.

O que significa a palavra papa? Papa é o título dado ao supremo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana e também chefe do Estado do Vaticano. Nos primórdios da Igreja, os sucessores de Pedro denominavam-se apenas Bispos de Roma. O papa, (do grego, pai), segundo a doutrina católica, é o sucessor de Pedro no governo da Igreja Católica e o Vigário de Cristo na terra.

O corpo humando queima calorias sozinho? O corpo queima, em média, 63 calorias por hora só pra se manter vivo. Um pãozinho francês, portanto, pode ser eliminado em duas horas.


Quanto foi usado de computação gráfica em Avatar? Avatar é composto de 60% de imagens geradas por computador (CGI) e 40% de cenas. 95% das performances dos atores foi transformada em suas versões digitais. E olha que o filme tem 161 minutos!

Qual foi a figurinha mais difícil de se encontrar? A figurinha mais difícil da história é a do jogador de baseball americano Honis Wagner, que vinha em maços de cigarro no início do século 20. Ela foi vendida por um 1,65 milhão de dólares!

O jardim do Éden existiu? Onde fica? O livro Gênesis diz que o rio que corre pelo Jardim do Éden fica junto às nascentes de quatro outros rios: Eufrates, Tigre, Gihon e Pishon. Desde o século 1, estudiosos do mundo todo fuçam na região para tentar descobrir a localização precisa do famoso Jardim do Éden.

A origem do Hashi Os hashis (os talheres japoneses) começaram a ser usados no ano de 2.500 anos antes de Cristo. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa. Os hashis são mais higiênicos do que os garfos e são feitos com diversos materiais, desde bambu, prata e até marfim!

Acordar um sonâmbulo pode matá-lo? As chances de se matar algum acordando-o são tão grandes quanto a de alguém morrer ao sonhar com a morte. Embora seja verdade que acordar um sonâmbulo, especialmente à força, pode estressá-lo, pensar que alguém poderia morrer por causa de um choque como esse é uma crença totalmente falsa.

Quais os nomes mais esquisitos registrados no Brasil? São vários, mas esses entraram para a história: - Janeiro Fevereiro de Março Abril; - Lança Perfume de Andrade; - Restos Mortais de Catarina; - Dignatário de Ordem Imperial do Cruzeiro.

Curtas Em média, uma pessoa perde 1 grama de pele por dia por meio de descamação natural. O primeiro videoclipe que se tem notícia é dos Beatles, A Hard Day’s Night, de 1964 . O coalho é a parte do estômago retirado da ovelha ou da cabra para fazer coalhar e preparar o famoso “queijo de coalho”. MAI/2010

Um lápis inteiro conseguiria desenhar uma linha de 56 quilômetros ou escrever aproximadamente 50 mil palavras. Quando um vidro se quebra, os caquinhos se espalham a uma velocidade superior a 4.830 km/h.

Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra. É proibido pendurar roupas íntimas de homens e mulheres no mesmo cabide.

Uma pessoa normal come, durante os 365 dias do ano, em torno de 1 tonelada de alimentos.

Quer participar?

Bater o carro a 100 km/h tem o mesmo impacto que cair do oitavo andar de um prédio.

Envie o seu e-mail com a sua dúvida para falecom@revistaeureka.com, com o assunto “Curiosidades“. Se quiser, envie seu tweety para @revistaeureka. E U R E K A7


Mundo afora

O Ã N Ê C O V E U Q S E LUGAR ! R A IT IS V E D IA R A T GOS extremamente

10 TEX TO E AR TE JUL IAN O DE OL IVE IRA AR TIG O OR IGI NA L LIS TV ERS E.C OM

vos ou Eles são estranhos, repulsi ao redor do mundo que s iro te ro os am eç nh Co . os os perig ências de viagem! ag s na rá ra nt co en a nc nu cê vo

1

Ilha da Queimada Grande, Brasil Próxima ao llitoral paulista, está localizada a Ilha de Queimada Grande ou a Ilha da Cobra. Estima-se que na ilha vivam em média 3 cobras por metro quadrado. A espécie nativa da cobra é tão venenosa que responde por 90% das mortes pelo animal no país.

2

Zona Radioativa de Chernobyl, Ucrânia A zona em torno da antiga usina nuclear ainda é um local radioativo. Com o passar das décadas a população que retornou ou permanceu por lá tem morrido de inúmeras doenças, todas devido a alta exposição a radioatividade.

3 Estrada de Yungas, Bolívia Conhecida como estrada da morte, lá ocorrem cerca de 200 a 300 acidentes fatais todo ano. Devido a altura das quedas de mais de 600m, a parte mais larga da estrada não passa dos 3m e a falta de acostamentos tornam a estrada extremamente perigosa. EUREKA8

Vulcões de Lama, Azerbaijão O que há no Azerbaijão são vulcões de lama centenas deles. Vulcões de lama têm erupções ocasionais com resultados impressionantes, mas não são considerados perigosos a menos que você esteja no lugar errado e na hora errada.

4


5

Ilhas Ramree, Burma Esta ilha é um imenso pântano, lar de milhares de crocodilos gigantescos de água salgada (os mais perigosos do mundo) e também abrigo para mosquitos transmissores de malaria e escorpiões altamente venenosos.

6

Mina de Amianto, Canadá Na mina de Thedfort, existe enorme jazida de amianto ainda ativa. Alguns vilarejos dividem espaço com pilha de lixo residual das minas, que é altamente cancerígeno. Caso queira visitá-la, não se esqueça de levar seu traje anti contaminação.

7

Jardim Venenoso de Ainwick, Inglaterra O Jardim de Ainwick é dedicado inteiramente ao cultivo de plantas venenosas com poder letal. O jardim também tem licença especial para cultivo de plantas como a cannabis e a coca. Existe um outro jardim na Itália destinado ao mesmo fim.

8

Os portões do Inferno, Turcomenistão Durante uma expedição a região em 1971, geólogos encontraram uma caverna de gás natural. O solo sob a escavação cedeu deixando um buraco de quase 100 metros de diâmetro. Para evitar a propagação de gás venenoso , os cientistas atearam fogo no buraco. Até hoje o fogo ainda queima.

9 Vortex de lixo do Pacífico, EUA Esse lugar é um grande lixão a céu aberto no meio do Oceânico Pacífico, aproximadamente do tamanho do Estado do Texas. Formado milhares de quilos de lixo, tornou a água dessa parte do oceano extremamente infectada. MAI/2010

Ilhas Izu, Japão São um grupo de ilhas vulcânicas na península leste que abrigam 2 cidades e 6 vilarejos. As ilhas são constantemente tomadas por nuvens de gás sulfúrico. Os habitantes carregam máscaras de gás para o caso de erupções.

10 E U R E K A9


Tecnologia Ao dar de cara com essa matéria você deve estar se perguntando: “Poxa, mais uma matéria sobre o Avatar”? Pois bem, não se trata do Avatar, por isso vamos deixar essa história para que as outras revistas contem. A partir de agora, descubra o que existe por trás da fantástica tecnologia 3D, algo revolucionário atualmente. Acompanhe conosco as curiosidades sobre o filme e a revolução em 3D que o mesmo causou. Divirta-se! ►

REPORTAGEM MISLENE LIMA PESQUISA ROGÉRIO MORAES DESIGN JULIANO DE OLIVEIRA MAI/2010

O 3D como você nunca viu.

E U R E K A 11


O que é o 3D? São imagens compostas por 2 perspectivas, gravadas através de câmeras especiais e que derivam as imagens aumentando a noção de profundidade dos objetos e ambientes. O que o cérebro humano tenta captar é a informação completa da imagem com a ajuda de óculos especiais. A tecnologia 3D existe desde 1890, porém por ser um investimento muito alto, as produtoras não se arriscavam a produção deste tipo de filme. Pouco a pouco toda essa novidade em 3D foi se tornando mais comum na sociedade, com isso as empresas começaram a enxergar uma nova oportunidade e abrir as portas para essa nova era digital. Tanto que hoje não existe apenas filmes de cinema em 3D, o mercado esta se mobilizando e criando dispositivos para que essa tecnologia não esteja presente apenas nos cinemas e sim dentro de sua própria casa, com isso temos televisores, Blu Ray Players, vídeo games, ou seja, se você gostou de Avatar, prepare-se para a nova era tridimensional. Separamos na próxima página uma lista do que já abalou e vai abalar nos cinemas.

E U R E K A 12

E o que o Avatar tem com isso? O pretensioso filme de James Cameron aborda um assunto de completo envolvimento com quem o assiste você se entrega tanto na história e na beleza, que te faz acreditar que o mundo de Pandora realmente existe, é tudo muito real e convincente. Apesar de encantador, houveram muitas críticas negativas a respeito do filme, principalmente quanto ao seu lado panteísta e pagão, pois o espectador se envolve tanto com o filme que o fato de adorar uma arvore e ter comunhão com espíritos não são apenas aceitáveis, mas atraentes. Mas não é só o seu roteiro que intriga, o nome Avatar é descrito

na mitologia e nas ciências religiosas como a personificação de uma divindade ou de uma outra pessoa, além de ser um jargão comum na internet. Avatar é um filme que nos questiona sobre as nossas relações uns com os outros, de cultura para cultura, e a nossa relação com o meio ambiente. Além disso, é o primeiro filme não destinado só a crianças que vai aos cinemas 100% em 3D e certamente não será o ultimo. Os estúdios já estão se preparando para a onde tridimensional que estará mais presente ao longo dos próximos anos. Praticamente todas as grandes animações infantis, como já estava acontecendo, sairão nos próximos anos em 3D, porém a grande novidade, entretanto, será a presença de atores em cena neste formato. DENTRO DO FILME: Uma das cenas que tem levantado muitos das poltronas.


De agora em diante... O maior mérito aí não é exatamente de James Cameron, mas do próprio 3D. Desse 3D moderno livre de imagens borradas e tão realista quanto sair nas ruas. O 3D é a mior revolução desde a chegada dos filmes coloridos, há mais de 70 anos, e não é só por causa dos efeitos visuais mas por ter levado de volta ao cinema um público que já ensaiava abandona-lo. A idéia de conciliar

o cinema e o 3D existe desde os anos 40 e 50, porém sua primeira tentativa foi com a reprodução em áudio, chamado de surround – a idéia era cercar o espectador com sons vindos de todos os lados. Um dos grandes experimentos foi o desenho Fantasia da Walt Disney, em 1941. Após isto, a tecnologia 3D nas telonas começam a surgir entre 1952 e 1955 com filmes de grandes nomes como Alfred Hitchcock (veja abaixo), que valorizavam as cenas de suspense a fim de criar uma sensação quase mágica no expectador.

Como a tecnologia para esta inovação ainda não estava avançada, tudo era muito desconfortável, dores de cabeça e cansaço nos olhos eram comuns, pois os óculos eram feitos de papelão, com lentes de celofane azuis e vermelhas, com isso, os diretores resolveram não investir, pois não achavam uma tecnologia eficaz. Contudo, temos James Cameron, no século 20, que lança um curta-metragem que também revolucionou o cinema da época, por isso quando falamos que Cameron inovou o cinema, não estamos brincando. ◘

!

Como funciona o 3D? São projetadas duas imagens gravadas com cameras diferentes, uma para cada olho.

A Casa de Cera, 1952, com Vincente Price.

Os olhos se encarregam de focalizar essas duas imagens, enganando o cérebro e criando a sensação de profuncidade.

Os olhos captam, com a ajuda do óculos, cada uma dessas imagens projetadas.

Disque M para Matar, 1954, de Hitchcock.

Na verdade, o que vemos num filme 3D é uma enganação para o cérebro. fonte: Revista Mundo Estranho, fev 2010

Crie seu próprio óculos 3D!

Você precisará apenas de uma folha de papel grosso, folhas de celofane azul e vermelha, cola e tesoura.

1. Desenhe o óculos na cartolina no tamanho do seu rosto e recorte, dobrando as linhas vermelhas.

3. Cole as pernas ao corpo

do óculos, cuidando para que fique confortável ao rosto.

2. Recorte um pedaço quadrado de cada cor de papel celofane para que sirva de lentes.

MAI/2010

5. Prontinho. Óculos para ver 3D feito em casa e pronto para usar!

4. Aproveite a cola e fixe as “lentes“: azul para o olho direito e vermelho para o esquerdo.

E U R E K A 13


Tecnologia

Modelar é a lei! Com as atuais exigências do mercado de produtos, as empresas vão se destacando pela produção de impressoras que reproduzem objetos tridimensionais. REPORTAGEM JULIANO DE OLIVEIRA

Nós já vimos gráficos, filmes, modelos, áudio e outras tecnologias tridimensionais, mas agora chegou a vez das impressoras 3D, equipamentos que permitem a você imprimir praticamente qualquer coisa, de brinquedos e bonecos até partes de equipamentos industriais, tudo em apenas algumas horas. Quando falamos em “imprimir”, não nos referimos a uma imagem que pode ser visualizada em três dimensões no papel, mas sim a um objeto realmente construído em 3D, como engrenagens, bonecos de brinquedo, capas para celulares ou até mesmo uma motocicleta em tamanho real! Claro que a moto não seria funcional, mas sim um molde em polímero ou gesso do produto inal que será produzido. O equipamento não é novidade para as grandes indústrias, que já o utilizam na fase de prototipagem há E U R E K A 14

algum tempo, mas é para o consumidor final que está acontecendo uma revolução: se antes a maioria das impressoras girava em torno de trinta mil dólares, hoje algumas companhias já ofertam produtos na faixa dos cinco mil dólares, prevendo para daqui a algum tempo custos inferiores a dois mil dólares.

INOVAÇÃO: Modelos de impressoras cada vez mais modernas para atender a demanada. ABAIXO: Criações a partir de uma impressora 3D “open source”.

Fábrica em casa

Isso significa que dentro de poucos anos sua casa virará uma fábrica, limitada apenas pela sua habilidade e imaginação! Ainda não acredita no que acabou de ler? Opções de impressoras para facilitar a produção de novas peças não faltam, o preço está acessível e não custa muito para manter uma impressora funcionando. ◘

Quer conhecer mais? impressora3d.com Comunidade sobre impressão 3D desktopfactory.com Fabricante de Impressora reprap.org Impressora 3D Opensource


Arqueologia

Descanse em paz.

CONTRASTES: Máscara mortuária, a múmia encontrada e a reconstrução do possível rosto do faraó.

Os mistérios em torno da vida e da morte do menino imperador.

ABAIXO: Camara da tumba

A morte do Faraó

“A morte abaterá com suas asas quem perturbar o sono do faraó”. Essa frase está escrita na porta do mausoléu do faraó Tutancâmon e até hoje ninguém sobreviveu depois de ter “perturbado” a tal múmia. Mais coincidência ainda 13 pessoas que trabalharam nessa pesquisa terem morrido misteriosamente e mais outras 9 que tiveram contanto também vieram a falecer misteriosamente. Se existe mesmo maldição ou não, é bom deixar o faraó no seu descanso eterno. ◘

REPORTAGEM MISLENE LIMA

Tutancâmon não foi considerado um dos grandes faraós do Egito, porém seu nome só veio a tona por sua tumba ser uma das únicas encontradas em perfeito estado e com ela pertences valiosíssimos: 4 luxuosos carros de guerra, arcos, cajados, jóias, estátuas guardiãs, comida, vinho, perfumes, num total de 700 itens. Foram encontrados também mais 4 sarcófagos pesando aproximadamente 110 quilos de puro ouro, com a bela máscara mortuária que se apresentou o rosto do faraó para o mundo moderno.

Mascára Mortuária

Altura: 54 cm x largura: 39,3 cm. Peso: 11 kg, totalmente em ouro. Sua máscara simboliza o reinado egípcio dos faraós que durou de 3.100 a 323 a.C. Dizem os historiadores que essa quantidade de ouro encontrado foi quase que completo, pois passou desapercebidos pelos saqueadores de sepulturas. MAI/2010

Tutancâmon morreu aos 18 anos, em 1323 a.C, estudos diziam que o mesmo havia sido morto com um golpe na cabeça, devido a um raio X ter revelado uma inflamação na base do crânio. No entanto, com estudos mais minuciosos, foi descoberto que sua morte ocorreu devido ter contraído a malária agravado por problemas ósseos. Especula-se que o menino faraó, era filho de um casamento entre irmãos e que sua esposa também seria uma irmã ou meia irmã, em seu túmulo foi encontrado dois fetos mumificadosé possível que seja seus filhos, também vítimas de uma união consanguínea. Três equipes de peritos egípcios, franceses e norte-americanos conseguiram reconstruir o que seria o rosto do faraó a partir de imagens de tomografia computadorizada.

E a maldição da tumba, existe?

E U R E K A 15


Capa

Área 51 A super secreta base militar norte-americana faz com que questionemos apenas uma coisa: os ET´s já estão entre nós?

Ilha da fantasia

Será mesmo uma terra de Fantasias?? Esse codinome é apenas mais uma das formas que a base 51 ficou conhecida, porém de fantasias não se tem absolutamente nada, tudo e todos que vivenciam de perto os “experimentos” ultra secretos sabem de verdade o que o governo esconde. A área 51 é uma base militar secreta que esta localizada em Nevada, norte de Las Vegas, ela foi construída para a fabricação e testes de aviões espião, entre eles estão U2 e A12 construídos em 1960, em 1970 foi construído F-117ª um avião invisível que não era possível ser localizados por radares, com o passar dos anos o governo foi ampliando a proporção da área e construindo ainda mais propriedades dentro da base, após esta expansão houve relatos da vizinhança sobre a aparição de objetos luminosos e com uma velocidade fora do comum E U R E K A 16

sobrevoando a área, objetos esses nada parecidos com aviões, mais quando questionado o governo sobre tais objetos dizem não existir. Para muitos a área 51 esconde “extraterrestres” capturados, inclusive o do famoso caso “Roswell” de 1947. Não é de se duvidar sobre esses mistérios que muitos vêem, porém poucos divulgam, exatamente por que aqueles que presenciam tal ocorrência rapidamente são inibidos e pressionados pelo governo a ficarem quietos.


A descoberta

Eis que surge o militar e físico, Robert Lazar, engenheiro que trabalhava no laboratório de Los Alamos, com engenharia reversa, tecnologia essa utilizada para aperfeiçoamento de projetos terrestres. Ao estudar durante um período as naves “extraterrestres” capturadas, sem saber do que realmente se tratava, em uma delas notou formas estranhas, elas não possuíam juntas aparentes, nenhuma solda ou parafuso,disse que:“ As bordas de toda a espaçonave eram arredondadas e suaves, como se tivesse sido feita com cera quente e submetida a um processo de resfriamento rápido”. De acordo com o seu relato, havia arcos e delicadas cadeiras de somente 30cm de altura. Intrigado com tal descoberta, Lazar resolveu investigar, foi quando encontrou um memorando que confirmou suas suspeitas, neste memorando havia fotografias de autopsias de pequenos seres cinzas com grandes cabeças calvas, foi então que declarou a revista UFO, “ O governo estava escondendo da população fatos de maior gravidade, e tudo aquilo estava sendo feito em S-4 ( como chamava uma das bases)”. ► MAI/2010

E U R E K A 17


Mais tarde, tudo isso foi confirmado pelo site da Terraserver, empresa especializada na obtenção e comercialização de imagens via satélite. As imagens foram obtidas no dia 17 de março de 1998 num trabalho em conjunto das empresas Aerial Images, Inc, Microsoft, Compaq e Kodak. O satélite usado pertence a uma empresa soviética ligada a uma Agência Russa de Aviação e Espaço, a Sovinformsputnik. Com essas imagens foi possível provar o que o físico Lazar explicava sobre a área, e definitivamente sua existência naquele local.

O lago Groom é um salar em Nevada nos Estados Unidos. Localizado a 40 km (25 milhas) ao sul de Rachel. Se tornou conhecido pela presença da Área 51. A Área 51 está localizada ao sul do lago, mas o leito do lago seco também é usado pela Força Aérea dos Estados Unidos, com várias pistas de pouso construídas sobre o lago. O lago mede cerca de 6 km (3,7 milhas) de norte a sul, e 4,8 km (3 milhas) de leste a oeste no seu ponto mais largo.

Fotos que comprovam a existência da dita área, mas que não confirmam os tais testes com ET´S.

O fato é que se esse local realmente existe e o governo a esconde a sete chaves, nem mesmo os presidentes que passaram pelos EUA tem ciência do que realmente se produz dentro da base. Especula-se que esta base pode ser a quinqüagésima primeira de mais outras cinquenta bases que possam existir. E quem pode garantir que não exista ainda mais após o descobrimento desta? No mundo inteiro há casos de aparições extraterrestres, pessoas que já viram espaçonaves, seres estranhos sem forma humana, casos até mesmo de abduções circulam pelos meios de comunicação. Há quem acredite ou não nessas histórias, porém é de se avaliar que o universo é imenso e que podem sim existir outras formas de vida. Pois bem, da mesma forma que utilizamos de nossas tecnologias para visitas interplanetárias e descobrir o que há neles, é possível que “alguém” também esteja nos observando e tentando desvendar o que somos. ◘

E U R E K A 18


s e d a d i s o i r Cu

4 1. Especialistas dizem que a base possui prédios subterrâneos que é equivalente a um prédio de até 20 andares. Uma das pistas de pouso, possui 9km de extensão que é equivalente a 50 campos de futebol colocados lado a lado. 2. Uma das pistas de pouso, possui 9km de extensão que é equivalente a 50 campos de futebol colocados lado a lado.. 3. A Base já foi tema do filme, Independence Day que satirizou e fez a alusão de que o próprio presidente norte-americano desconhecia sua existência, na época Bill Clinton. 4. Todos os anos o presidente Clinton assinava um novo documento em que dá continuidade ao sigilo sobre a área, atualmente Obama também deve assinálo. 5. A base já serviu como base secreta de operações para desenvolver aviões de espionagem para a CIA, foi usada também pela comissão de Energia Atômica dos EUA para testes de bombas – inclusive nucleares. 6. Aos arredores da base possuem sensores altamente tecnológicos que captam a presença, esses sensores são tão modernos que são capazes de “sentir” literalmente o cheiro de estranhos e poderiam distingui-los de animais. 7. Nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, comunicólogos, estudiosos e uma infinidade de profissionais de alto padrão foram empregados na manutenção da vida dos extraterrestres, 24 horas por dia, 7 dias por semana 8. Estima-se que o complexo militar de Dreamiand tenha 9 mil hectares, inserido numa área equivalente ao tamanho da suíça. 9. Uma das confissões de Lazar vista no memorando: “Aliens passaram a transmitir tecnologia para os cientistas que trabalhavam na área, porém em 1979 essa confiança mutua foi desfeita e alguns dos seres teriam se rebelado contra os cientistas e militares com que trabalhavam, assassinando algum deles”. MAI/2010

E U R E K A 19


Internet

Fisgados pela rede. “Tudo o que cai na rede é peixe”. Assim já dizia o ditado popular na época da sua avó. Hoje em dia essa frase faz referência a outro termo: tudo o que cai na rede pode ser um grande sucesso. REPORTAGEM ROGÉRIO MORAES INFOGRÁFICO JULIANO DE OLIVEIRA

LinkedIn 42.700.000 Fotolog 30.000.000

Twitter 54.000.000

Quer saber mais? Dados referentes ao 1º semestre de 2009 com base na média de visitas.

E U R E K A 20

Elaborado por http://compete.com

Myspace 810.000.000


Orkut 5.080.000

As redes sociais que surgem com uma idéia bem simples são “fisgadas” pelos internautas e acabam tendo uma grande e maior utilidade, seja para troca de informações, seja para conhecerem novas pessoas, divulgar produtos ou eventos, entre outras funcionalidades.

Outros <1.000.000

Você

Atualmente com o crescente número de internautas navegando pelas diversas mídias sociais disponíveis, cria-se uma luta para ver quem domina mais esse mercado. O infográfico desta página representa a quantidade de usuários mundiais das referidas redes sociais:

Facebook 1.190.000.000

MAI/2010

E U R E K A 21


Site do Mês

4 de outubro Sherlock Holmes nunca disse: “Elementar, meu caro Watson”.

4 de março Você não pode nomear uma pasta como “con” no Windows.

17 de abril Se você comer muita cenoura, possivelmente sua pele ficará laranja.

9 de maio Barofobia é o medo de gravidade.

13 de maio A velocidade de rotação da Terra é de 1674,4 Km/h.

15 de maio A lesma mais rápida se movimentava a 0,03 milhas por hora.

E U R E K A 22


M a io

Tirinhas curiosas. E que tal aprender uma curiosidade nova a cada dia? Isso mesmo, para todos os dias!

REPORTAGEM ROGÉRIO MORAES

Todos nós nos acostumamos com a nossa rotina diária. Acordar, arrumar as coisas correndo, sair de casa correndo para pegar o ônibus ou o trem, chegar ao serviço e ver as mesmas pessoas e fazer o mesmo serviço. Mas você já parou para pensar que depois de aprender e se acostumar com tudo isso no seu dia a dia você não tem tempo para aprender mais nada? E quando se fala em aprender algo novo logo se pensa em alguma coisa grandioso. E que tal aprender uma curiosidade nova a cada dia? Essa é a proposta do site Learn Something Every Day, onde as informações a primeiro momento são um tanto quanto inúteis, mas depois de olhar um pouco mais você logo muda de idéia e tudo isso (claro!) de um modo bem divertido, com ilustrações feitas em post-it. Como se fossem para você ter aquelas informações a sua disposição para quando quiser levar vantagem em uma roda de conversa com os amigos. Essa aqui de cima, por exemplo, para o dia 23 de maio, diz: “A lesma mais rápida se movimentava a 0,03 milhas por hora”. Interessantíssimo, não? Se MAI/2010

você preferir, o site ainda vende camisetas com as simpáticas mensagens. A genial idéia do desenvolvimento do site vem do estúdio YOUNG, do Reino Unido. Além do site, eles desenvolvem outros materiais de identidade de marca, ilustrações e design interativo, tudo numa linguagem bem divertida. Que tal ativar seu lado curioso? Descubra o que cada dia tem de interessante... 05 de janeiro 22 de janeiro 15 de fevereiro 18 de fevereiro 4 de março 02 de abril 24 de abril 01 de maio 31 de maio 10 de junho 12 de junho

07 de julho 28 de julho 03 de agosto 28 de agosto 06 de setembro 19 de setembro 29 de outubro 02 de novembro 15 de novembro 25 de dezembro 27 de dezembro

Quer conhecer mais? learnsomethingeveryday.co.uk Site oficial shop.learnsomethingeveryday.co.uk Loja virtual do site weareyoung.co.uk Agencia de design


Bicho homem

Bem Devassa. Os efeitos do CONAR sobre a ética das propagandas brasileiras. REPORTAGEM MISLENE LIMA

Como todos sabem, o CONAR (Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária), é o grande responsável por ditar normas na publicidade e fiscalizá-la. De alguns tempos pra cá, guerras judiciais tornam-se comuns para retirar do ar uma propaganda ou outra, vale tudo para “abocanhar “ uma parte a mais do mercado. Contudo sabemos que a publicidade de bebidas alcoólicas é sem duvida uma das que mais tem contribuído para a evolução, o crescimento de novos efeitos visuais na propaganda brasileira devido aos grandes investimentos dos anunciantes e da guerra entre as marcas. Segundo o próprio CONAR, sobre responsabilidade, nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou descriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade. E U R E K A 24


ELES BOMBAM NO YOUTUBE: Trechos de comerciais vetados da Cerveja Devassa, Brahma e agora sobrou até para o Doritos!

Você consegue se lembrar de algum comercial de cerveja que obedeça a essa cláusula? Pois bem, pesquisando na internet você encontrará vários, um exemplo desses é aquela propaganda da Caninha Pirassunuga 51, que ofendia a moral de um povo, referia-se ao fato dos brasileiros poder apreciar em reais o que o mundo pagava em dólares, enquanto mostra alguns escoceses de Kilt, e a propaganda enfatizava que no Brasil não se corria o risco de ver um homem vestido de saia, porém essa propaganda foi veiculada sem grandes problemas. Outro caso de desrespeito ao CONAR foi a guerra entre a Brahma e a Nova Schin, quando a Schin utilizou de um sósia de Zeca Pagodinho, enquanto a Brahma fazia comerciais com o próprio Zeca. Segundo as leis do CONAR é proibida a utilização de sósias sem o consentimento da pessoa e também a indução a confusão. ( não conseguimos localizar as propagandas que mostram as duas empresas se alfinetando, devido a muitas brigas judiciais foram retirados do ar. Vejamos que o que menos falta é respeito perante as leis do CONAR, partimos então para um tema super MAI/2010

atual e que causou tanto “alvoroço” na mídia, a cerveja Devassa, que foi considerada de ato desrespeitoso a figura da mulher por ter um forte apelo sensual. Quem viu a propaganda da Devassa pode se notar que foi a propaganda menos apelativa ao sexo que se pode ver em relação a bebidas. Foi, sem sombra de dúvidas, na comparação com as outras, onde partes sexuais da mulher são enfatizadas (principalmente as nádegas). A propaganda não tem nada de ofensiva e se quer possui cena de nudez ou pornografia, por tais critérios, dezenas de outros anúncios deveriam sair do ar. Conforme publicação na folha de São Paulo, 07/03/10,onde, Renato Janine Ribeiro, mostra a contradição nas leis do CONAR. Quando o conselho de enfermagem reclamou de quatro propagandas mostrando enfermeiras como mulheres fáceis, o CONAR concordou e as publicidades foram retiradas do ar. Já quando os psicólogos reclamaram duas vezes porque sua profissão era ridicularizada, O CONAR disse que as propagandas eram só engraçadas,

ou seja, onde para uns há humor, para outros há preconceito. Segundo Janine, a lei só vigora quando o grau de mobilização dos que se sentem ofendidos é grande e intenso. Após ter lido este conteúdo, ainda acredita que a propaganda da devassa feriu os termos éticos e ofendeu a figura da mulher? Depois da proibição do comercial da devassa, foram registrados no twitter mais de 6.528 posts sobre o assunto onde 61% se manifestavam contra a decisão do CONAR.

Comerciais ordinários. Alguns comerciais conseguiram gerar uma enorme polêmica quando foram ao ar. Quer saber como? Mate a sua curiosidade de ver quais foram eles: Cerveja Guinness: http://www.youtube.com/ watch?v=P6CC7ogtGLw Caninha 51: http://www.youtube.com/watch?v=i_ m3pF5N6Uk Brahma http://www.youtube.com/watch?v=PIaT4ZFLpE&feature=related Doritos http://www.youtube.com/ watch?v=IrOsjFzobcA E U R E K A 25


Especial Copa

Caixinha de surpresas Esse deve ser o jargão mais famoso do futebol e não deixa de ser uma verdade. Anos e anos de Copa e lances inusitados decidiram jogos e deram o que falar! E o que vai dar... REPORTAGEM JULIANO DE OLIVEIRA

1962

durante a partida entre Brasil e Inglaterra, no chile, um cachorro invadiu o campo e causou uma das cenas mais hilárias da Copa. Garrincha foi pra cima, porém tomou um belo drible. um jogador inglês acabou pegando o cachorro.

1994

no jogo entre Bulgária e México, O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave.

1950

O maior público em uma partida de Copa foi na final, no jogo entre Brasil e Uruguai: 199.854 torcedores acompanharam a inimaginável derrota dos brasileiros.

1982

A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu entre a Hungria venceu El Salvador: 10 a 1. para os húngaros!

E U R E K A 26

1934

O jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou usando óculos e ainda foi capaz de marcar três gols.


jo voy currer desnudo en la argentina, si, si, si! ai, loca!

Nessa época de Copa do Mundo, nós iniciamos essa sessão falando sobre o quê? Futebol, é lógico!

1998

um jogo que os brasileiros querem esquecer foi a final contra a frança. além de levarem 3 da anfitriã (um deles enquanto roberto carlos arrumava a meia), ronaldo, que era a maior esperança brasileira, teve um ataque epilético e jogou mal.

2002

ES

MANO MENEZ

TIAGO LEIFER

ADRIANO

MICHAEL KYLE

FELIPÃO

GENE HACK

Na Copa do Japão/Coréia, ocorreu o gol mais rápido da história da competição: O turco Hakan Sukur marcou aos 11 do primeiro tempo contra a seleção da Coréia do Sul.

MAN

1990

No jogo da final, o árbitro esqueceu de olhar o cronômetro e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos.

EDILSON MAI/2010

MICHELANGELO

E U R E K A 27


Os caça Mitos

Os Caça Mitos Sabe aquela dúvida cruel que não desgruda da cabeça, fica te cutucando sempre e você sempre pensa: é verdade ou mentira? Pois bem! Nós estamos aqui para ajudá-lo a descobrir! Fontes: Discovery Channel, Revista Super Interessante, Google.

VERDADEiro

VERDADEiro

Unhas da mão crescem mais rápido que as do pé?

Engerir mandioca crua pode matar?

A unha da mão cresce em média 3 mm por mês, enquanto a dos pés crescem apenas ¼ disso. Ainda não existe um consenso do porquê isso ocorre, mas é provável que a circulação sanguínea maior nas mãos favoreça o crescimento.

A mandioca possui uma susbtância altamente letal ao ser humano, o cianureto, que também pode ser encontrada nas sementes de maçã. Para que não exista risco algum, é sempre necessário cozinhá-la bem.

FALSO

falso

Refrigerante com gás adicionado ao sabão ajudam a tirar manchas de gordura?

Estresse deixa o cabelos brancos?

Se você pretende fazer isso ao tentar tirar aquelas manchas de gorduras de roupas, é melhor não tentar. Pois o teste foi feito e o resultado, óbvio foi negativo. Já que o gás não tem nenhum poder de tirar gordura.

Os cabelos brancos antes do são, na verdade, uma herança genética que você recebeu dos seus pais. O que o estresse causa é a aceleração do envelhecimento, fazendo aparecer alguns cabelos brancos que deveriam vir quando estivesse mais velho.

VERDADEiro

falso

A banda Judas Priest foi julgada por terem letras que possuíam mensagens subliminares satânicas?

Cubos de gelo feitos de água quente gelam mais rápido?

Em 1985, o juiz rejeitou a causa por ser improvável. Os músicos declararam: “se quiséssemos enviar mensagens subliminares, deveríamos transmitir uma que dissesse: “comprem mais discos!”

Indiferentes da temperatura em que a água se encontre no congelador, tanto fria quanto quente, ambas levaram o mesmo tempo para congelar a formar os cubos de gelo.

E U R E K A 28


O que é isso?

Ser marciano. O bolo fofo aqui abaixo não chega a ser de outro planeta, mas é bem estranho. Ele habita as profundezas do oceano a 1500m e é bem raro de ser encontrado. O que seria isso? FOTOGRAFIA Monterey Bay Aquarium Research Institute

a

Um fluorescente piolho de baleia?

b

Um tipo de octópode luminiscente?

c

Um fosforescente feto de peixe?

Quer conhecer mais? http://www.mbari.org/expeditions Site do Monterey Bay Aquarium Research Institute, onde você encontrará mais imagens como essa. MAI/2010

E U R E K A 29


Passatempos

Jogo dos erros Nesses hieróglifos contém mistérios milenares do Egito, mas apenas um deles está cheio de erros. Encontre sete deles!

Hora da e Prova d r de Qual é a maior co todas? que cinza .: a cor rosa é maior

Ex e rosa. Então e a preto é maior qu a. Dado o a cor maior é a pret esses: exemplo, resolva ho el Laranja>verm Verde<azul Azul<anil Vermelho<violeta Verde>amarelo Violeta>anil Laranja<amarelo

Não foi eu!

Palavras cruzadas As primeiras cruzadas modernas foram elaboradas por Arthur Wynne e publicadas no jornal New York World, em 1913. Entretanto uma forma rústica do jogo já existia no Antigo Egito.

Um dos trigêmeos deixo u pegadas cheias de terra na cozin ha da sua casa. Uma vez que tod os os trigêmeos usam o mesm o número de sapato, os pais não sab em quem é que deve limpar o chão. “Não fui eu” - diz Sara. “Foi o Hugo” - diz Marta . “ A Marta está mentindo” - diz Hugo. Um dos trigêmeos diz a verdade e os outros estão mentind o. De quem são as pegada s deixadas na cozinha?

. Pesado.. pesa um quilo mais um tijolo a tijolo e Se pes lo, quanto meio tijo meio?

Trabalho duro!

Se seis homens le vam seis dias para cavar seis bu racos, quanto tempo leva um Ho men para cavar meio buraco?

Horizontais

3. Ato de abanar de leve. 4. Leguminosa-papilionácea, de madeira muito escura. 5. O que obtém o primeiro grau de formatura numa faculdade universitária. 8. Provido de aba, ou de aba levantada. 11. Tocador de bandolim. 12. Parte lateral; lado. 14. Aparelho para fumar, constante de um pequeno fornilho de gesso, louça, madeira etc, em que se põe o tabaco, e um canudo por onde se aspira o fumo. 15. Denominação comum a diversas plantas exóticas, liliáceas. 16. Embarcação para a pesca de baleias. 17. Ato ou efeito de debilitar. E U R E K A 30

18. Qualidade de bairrista; Apego ao bairro.

Verticais

1. Dignidade de barão. 2. Diz-se de, ou mulher que dança, ou gosta de dançar. 4. Relativo ao crânio. 5. Blocozinho de açúcar refinado em mistura com outras substâncias e solidificado. 6. Ato de tirar por força; arrancar, arrebatar. 7. Causar dano; prejudicar. 9. Ato ou efeito de abarcar. 10. Bacteriologista. 13. Apicultor.

Muita calma...

Uma lesma deve subir um poste de 10 metros de altura. De dia sobe 2m e à noite desce 1m. Em quantos dias atingirá o topo do poste?

Respostas? Veja as respostas desse passatempo na próxima edição.


Revista Eureka! #1  

O lado curioso do mundo nas páginas da Eureka!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you