Page 1

ESTILO LIVRE

3


4

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

5


ÍNDICE_

09 10 12 14 18 24 42 48 60

entrevista SThEFANY BRITO

De volta aos folhetins

turismo méxico

Sem a exigência de visto

TENDÊNCIA Maxi colares

Invadem as novelas

decoração

variedade em revestimentos O melhor para sua cozinha

internet

na mira do direito

As leis que regulamentam a vida virtual

motor

bmw completa 90 anos

E prepara novo modelo de moto

DA REDAÇÃO_

História de sucesso Em homenagem a todas as mães em seu mês especial, escolhemos nesta edição, para estampar a capa da Revista Estilo Livre, Inocência Manoel, mãe e empresária que, de Assis, rumou para São Paulo em busca do sucesso em sua profissão, e, em meio a essa tragetória, conquistou o mundo. Isso mesmo, Inô, como é mais conhecida, saiu de Assis, onde começou trabalhando em um pequeno salão de cabeleireiro, e chegou ao ápice de sua carreira profissional, fundando a empresa Inoar, que hoje contabiliza mais de 10 mil empregos indiretos, produz 86 itens por mês, que são distribuídos por 20 mil revendedores no Brasil e em mais 32 países. Devido a esse sucesso, resolvemos contar para todos os assisenses, e também moradores da região, a história desta mulher guerreira. A história desta mãe, que, mesmo com todas as dificuldades da vida, não só conseguiu criar muito bem o filho, Alexandre, como também construir um grande negócio graças à sua curiosidade e inquietude diante da falta de opções de produtos para o alisamento de cabelos. Confira essa tragetória! CAROLINA MARQUEZINI DIRETORA DA REDAÇÃO

músicos assisenses projeto funkenstein Funk Soul de qualidade

novidade Casa & Coisa

Abre as portas em Assis

Assisense na TV Maria clara

Na novela Salve Jorge

DIRETOR Jeziel Marquezini EDITORA Carolina Marquezini DIRETOR COMERCIAL Daniel Israel DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Camila Bahis IMPRESSÃO Editora Conosco_Indústria Gráfica TEXTO E FOTOS Agência Estado FOTOS Ivan Mello_Freelance

28 Capa:

6

Inocência Manoel: mãe, mulher e empresária. Conheça essa história de sucesso.

ESTILO Foto deLIVRE Capa: Alex Pasqualle

JORNALISTA RESPONSÁVEL Carolina Marquezini_MTB_41418 SP TIRAGEM 18 mil exemplares PARA ANUNCIAR Daniel Israel_18 9732 0007 daniel@revistaestilolivre.com.br ANÚNCIOS E PATROCÍNIOS Além de anúncios institucionais e comerciais em formatos tradicionais, a Estilo Livre oferece a opção de patrocínio das seções e colunas fixas. Fale com nosso departamento comercial. *O conteúdo das propagandas e informes publicitários é de inteira responsabilidade dos contratantes.

REVISTA ESTILO LIVRE Abílio Duarte de Souza, 257 . 18 3022.3152 revista@revistaestilolivre.com.br www.revistaestilolivre.com.br

ESTILO LIVRE

7


Sthefany Brito:

“Sou forte e corajosa como a Amaralina” POR_Márcio Mello

(AE) Afastada das novelas desde “A Vida da Gente”, em 2011, Sthefany Brito está de volta aos folhetins como a aventureira Amaralina, uma jovem que viaja o mundo atrás do avô, mas com o destino pregando peças, com direito a encontros e desencontros. “Amaralina vive no mundo das viagens e é justamente em uma dessas viagens que ela se encontra com o avô, porém, nenhum dos dois sabe que se trata de avô e neta”, conta a atriz.
Empolgada com o novo trabalho, ela frisa que Amaralina é uma menina que sempre corre atrás para realizar os seus objetivos. Apesar de algumas semelhanças com a personagem, Sthefany faz questão de frisar que finca os pés no chão e num cantinho que hoje é o seu mundo, algo bem diferente da personagem da novela “Flor do Caribe”. “A Amaralina não tem raiz em nenhum lugar e, nesse ponto, eu sou bem diferente. Tenho muita raiz e mantenho os pés no chão. A personagem é mais sonhadora, mas, ao mesmo tempo, é forte, corajosa, e já nisso nos parecemos”, dispara Sthefany, que ainda complementa: “Hoje o que me faz mais feliz na vida é trabalhar. O convite da novela foi muito importante para mim. Estou numa fase muito boa”.

 GRAVAÇÕES NA GUATEMALA - Depois de passar uma semana na Guatemala por conta das gravações de “Flor do Caribe”, Sthefany Brito conta que o tempo em que ficou no país foi um momento único, inesquecível. “A Guatemala é um país alegre, colorido e muito feliz! Isso é incrível. Eu fiquei uma semana lá, em Flores, que é uma cidade do interior, e fiquei encantada com tudo o que vi”, diz a atriz, que passou a adotar um novo look por conta da personagem: “O cabelo dela é um pouco rosa, só as pontas, mas nada que seja muito gritante. Nada de diferente. É apenas um aplique. Eu coloco na hora das gravações e depois tiro”. A personagem tem um ar meio hippie, segundo a atriz.

Feliz com a novela e fazendo par romântico com o colega Rafael Almeida, Sthefany Brito conta que é um prazer dividir as cenas com o ator com quem ela afirma ter afinidade. “Dividir as cenas com quem você já conhece, já tem afinidade, é muito bom. A parceria é incrível”, fala.


8

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

9


TURISMO_

Os encantos do México sem exigência de visto para brasileiros

CIDADE DO MÉXICO - Ótimo ponto de partida para entender o México, o Museu Nacional de Arqueologia (mna. inah.gob.mx) tem acervo dos povos pré-hispânicos. Fica no Bosque de Chapultepéc, onde está o castelo homônimo, outra atração central na Cidade do México. Veja ainda a praça principal, Zócalo, onde a capital foi fundada, a Basílica da Virgem de Guadalupe, as pirâmides de Teotihuacán, o Estúdio de Diego Rivera (estudiodiegorivera.bellasartes. gob.mx), e o Museu Frida Kahlo (museofridakahlo.org.mx). Para badalar, o bairro é La Condesa.

CHICHÉN-ITZÁ - O sítio arqueológico de Chichén-Itzá, em Mérida, é uma das mais importantes heranças maias no país. Seu símbolo, a pirâmide Kukulcán (ou Castelo) fica no centro dos 6,5 quilômetros quadrados.

10

ESTILO LIVRE

RIVIERA MAIA - O deslumbrante trecho de litoral, de frente para o Mar do Caribe, reúne alguns dos destinos mais concorridos do país: Cancún, Playa del Carmen, Tulum e Cozumel. Tudo diante de um mar absurdamente azul. Espere encontrar hotéis luxuosos (mas também boas opções econômicas), gastronomia, parques temáticos, compras, esportes aquáticos e badalada vida noturna.

LOS CABOS - O deserto encontra a praia, e a formação de rochas chamada El Arco mobiliza turistas em passeios de barco. No extremo sul da Península da Baixa Califórnia, rabicho de terra que começa onde terminam os Estados Unidos, Los Cabos abriga outro encontro de opostos: é formada pela americanizada Cabo de San Lucas e pelo típico povoado mexicano San José del Cabo. ESTILO LIVRE

11


Tendência_

Maxicolares ganham espaço nas novelas POR_LUCIANA Melo

(AE) - Os maxicolares, que já ocupavam as passarelas e as ruas, ganharam espaço também nas novelas, com novas opções de materiais. “Em ‘Salve Jorge’, por exemplo, a personagem Berna, interpretada por Zezé Polessa, não dispensa o acessório, explica Karla Monteiro, uma das figurinistas da novela. A personagem Aisha (Dani Moreno) também compõe seu figurino com o acessório e pulseiras coloridas. Já Bianca (Cleo Pires) combina os maxicolares com braceletes gigantes, mantendo um estilo mais exótico e cheio de atitude. “Eu e a Helena Gastal (outra figurinista de “Salve Jorge”) acreditamos que o figurino de uma novela contemporânea é uma mistura entre o que vemos nas vitrines e colocamos nas personagens”, acredita Karla Monteiro.

Em “Balacobaco”, na Record, não é diferente. O figurino das personagens segue a tendência das passarelas e das ruas. As personagens Isabel (Juliana Silveira), Catarina (Joana Balaguer) e Mirela (Thaís Pacholek) abusam dos maxicolares. Seja na novela ou na vida real, é importante lembrar que na hora de usar o acessório é preciso tomar alguns cuidados. Amanda Medeiros, consultora de imagem, recomenda o uso com “pe-

12

ESTILO LIVRE

ças pouco chamativas ou exageradas, porque ele, por si só, já é um elemento de muito destaque”, diz. Já Thais Cordeiro, também consultora de imagem, diz que o uso é livre desde que haja bom senso. “Já vi o acessório ser usado em diversas produções, por cima de golas de camisas e casacos, por dentro de decotes, com peças coloridas, estampadas ou neutras... Há uma infinidade de possibilidades! A combinação ideal depende do estilo de cada um”. No entanto, ela alerta que “deve haver bom senso na hora de misturá-lo com outros elementos na mesma região. Cabelo solto, brincão, maxicolar, batom colorido, tudo junto ao mesmo tempo, pode pesar”.

E por falar na mistura do maxicolar com outros elementos, Amanda ressalta que “é preciso haver harmonia entre as peças. Elas devem contar a mesma história. Precisam combinar no tom do metal, na textura ou na cor das pedras”.
O estilista Frederique Mozart acredita que “a melhor coisa é dar ênfase em somente um detalhe. Se for usar um maxicolar, use brincos menores e acessórios mais discretos”. Já Thais diz que “as pulseiras e anéis, por estarem distantes do colar, podem ser de qualquer tamanho”.


ESTILO LIVRE

13


DECORAÇÃO_

Conheça os revestimentos indicados para a cozinha e escolha o seu POR_Ana Paula Garrido

(AE) - Com tantas opções de revestimentos, fica mesmo difícil escolher o mais apropriado para a sua cozinha. Ainda mais que, com os recursos tecnológicos, até o produto mais tradicional ganha novas formas e possibilidades de uso. A arquiteta Andréa Parreira dá algumas dicas. “Para pisos, os mais indicados são as pedras em geral. As paredes podem até ficar sem revestimento, apenas com tinta acrílica. Já para a bancada, prefira silestone, granito, corian ou inox.” A seguir, outros especialistas explicam quais as características de cada revestimento.

 MADEIRA - “Os pisos de madeira maciça podem ser instalados em qualquer ambiente, porém, no caso da cozinha, evite o contato com água e produtos alvejantes. Para diminuir o nível de porosidade, é fundamental aplicar verniz durante a instalação. PORCELANATO - Destaca-se pela coloração uniforme e impermeabilidade. O acabamento pode ser natural, polido ou esmaltado, sendo que o polido não é indicado para área molhada. SILICONE - É composto por quartzo (90%), resina e poliéster, o que garante uma porosidade próxima de zero. Pode ser usado em piso, parede e bancada, mas não é indicado para áreas externas. GRANITO - Formado por quartzo, feldspato, mica, entre outros minerais, tem alta resistência e baixa porosidade. TECHNISTONE - Assim como o silestone é uma rocha sintética, muito procurada por causa de variedade de cores. É indicada para bancada, piso e parede de áreas internas. CORIAN - Tem um 1/3 de acrílico e 2/3 de materiais naturais. É produzido na forma de cubas e placas em duas espessuras: 12 mm e 6 mm. Destaca-se pela resistência a manchas, facilidade na limpeza e possibilidade de ser moldado, além de ter emendas imperceptíveis. 



14

ESTILO LIVRE

MÁRMORE - Apesar da alta porosidade (2,35%), pode ser usado na cozinha, desde que os furos sejam preenchidos com massa do mesmo tom ou com resina transparente. Em seguida, é preciso impermeabilizar com hidroóleo repelente, responsável por diminuir a porosidade e, assim, evitar manchas. 

 AZULEJO - A face esmaltada e o acabamento brilhante garantem a impermeabilidade do material, daí ele ser indicado para cozinha. Os modelos sem relevo são mais fáceis de limpar. PASTILHAS DE VIDRO - Por causa da porosidade quase nula, a gordura não fica impregnada no produto e o processo de limpeza é mais fácil: água, detergente neutro e esponja macia são suficientes. Só é preciso tomar cuidado porque há modelos que não são indicados para pisos, por terem baixa resistência mecânica. 

 AÇO INOX - Durável e resistente, é indicado para áreas molhadas. Por não ter porosidade, não absorve gordura e não mancha. “Para mantê-lo sempre belo, após a limpeza, recomenda-se a remoção de qualquer excesso de produtos químicos, enxaguando com abundância e secando logo em seguida” ensina Rogério Marques, da Mozaik.

ESTILO LIVRE

15


vitrine

vitrine

1

2

3

4

5

1. Anselmo e João Carlos 2. Camila, Luiz e Maria Paula 3. Marisol e Sandro 4. Edenilson e Carlos 5. Elton e Mariana 6. João, Renan e Matheus 7. Levi e Lucas

6

7

confraternização

16

6

ESTILO LIVRE

Almoço realizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Assis e região - AEASSIS, no dia 28 de abril, na sede da entidade. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento.

ESTILO LIVRE

17


Não faltam projetos de lei para regulamentar a

internet POR_Anna Carolina Papp e Tatiana de Mello Dias

(AE) - Todas as vezes que viaja ao exterior para encontrar os colegas, o diretor de políticas públicas do Google Brasil, Marcel Leonardi, tem de se desdobrar para explicar como funcionam as leis de internet aqui. “É um sistema muito complexo”, diz Leonardi, que vai a Brasília toda semana para participar de audiências e discutir projetos de lei relativos à rede com parlamentares. Quem conhece a Câmara e o Senado já sabe: quando um tema chama a atenção - como o vazamento de fotos da atriz Carolina Dieckmann, que deu origem à lei que tipifica crimes eletrônicos - os parlamentares se apressam para apresentar ou resgatar os PLs sobre o assunto. O Marco Civil da Internet surgiu há três anos para tentar organizar a regulamentação da internet. Foi uma resposta à Lei Azeredo, que poderia retirar a liberdade dos usuários da rede no País. Discutido em consulta pública aberta na internet, o Marco Civil surgiu com um tom de “Constituição da Internet”. Seu objetivo é regular temas como liberdade de

18

ESTILO LIVRE

expressão, privacidade e a garantia de que todos teriam acesso igualitário à rede. Mas o tempo mostrou que tais princípios não eram tão universais assim. Quando chegou à Câmara, começou um jogo de interesses. Empresas de conteúdo queriam poder remover pirataria sem a necessidade de ordem judicial. As de telecomunicações eram contra a neutralidade, princípio que diz que não deve haver discriminação no tráfego na internet. O relator Alessandro Molon (PT-RJ) tentou votar o projeto sete vezes, mas não houve consenso. Molon acredita que o Marco Civil funcionará como um “guarda-chuva” que ajudará na elaboração de projetos mais específicos. “Ele trata a internet de forma estruturante”, defende. Outros estão mais céticos. “Por mais que a gente tenha conseguido fazer uma lei excelente e ideal, talvez a gente não consiga aprová-la. Mas acho que se pelo menos conseguirmos aprovar uma lei que garanta questões básicas e mínimas, isso já seria um grande avanço”, diz Magrani. ESTILO LIVRE

19


PENSE GRANDE

MECÂNICA_

Combustível adulterado é o grande inimigo do catalisador POR_Belisa Frangione

(AE) - O catalisador, importante componente do sistema de escapamento do veículo, é uma espécie de “filtro”. Ele reduz o efeito nocivo de vários gases gerados pela queima do combustível no motor por meio de reações químicas ativadas por metais presentes em seu núcleo, como ródio, platina e paládio. Em caso de defeito, não é possível reparar a peça, que pode custar mais de R$ 7 mil.
Apesar de não necessitar de manutenção periódica, o catalisador pode apresentar problemas caso não sejam tomados alguns cuidados simples. Seu principal inimigo é o combustível adulterado.

“A peça original do carro dura mais de 80 mil quilômetros. Mas combustível ‘batizado’ pode saturar a estrutura metálica e danificar o sistema”, diz o gerente de vendas e marketing da Umicore, fabricante de catalisadores, Alexandre Achcar.

O mecânico Pedro Luiz Scopino afirma que a peça não tem conserto. A troca parte de R$ 300 e, dependendo do carro, pode custar R$ 3 mil.
Na autorizada Chevrolet o catalisador para um Celta 1.0 custa R$ 2 mil. Já para o Camaro, o preço é de R$ 7.705.

Defeitos são difíceis de notar. “Geralmente, o primeiro sinal é o consumo de combustível acima do normal. Impactos fortes podem romper a parte cerâmica”, diz Achcar. “Nesse caso, surge um ruído similar ao de um chocalho.” Os efeitos são a liberação de gases nocivos ao homem, como o monóxido de carbono (CO).

“Além do combustível adulterado, a falta de manutenção de velas e filtros pode reduzir a durabilidade do componente”, explica Scopino.

Para o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) Francisco Satkunas, o aspecto mais grave da perda de eficiência da peça é ambiental. “Se não forem filtrados, os gases afetam a saúde e o meio ambiente.”

20

ESTILO LIVRE

A empresa e a economia do conhecimento: como atuar num cenário imprevisível? Por_Elizabeth Hernandes de Oliveira

Em meio a cenário de turbulências e mudanças constantes como as empresas devem se comportar e sobreviver frente aos desafios e as imprevisibilidades? O encontro de resposta pede algumas reflexões. Na busca de tornarem-se aptas para os novos tempos muitas empresas têm se utilizado de técnicas de gestão com rótulos inovadores, de recursos tecnológicos de ponta, de marketing estratégico, aprimoramento no relacionamento com o cliente. Entretanto, parece que isso ainda não é suficiente. Considerando a competitividade cada vez mais acirrada, que exige outras formas de produção e comercialização, além do mercado consumidor revisitado, tudo passou a ser objeto de análise criteriosa para as tomadas de decisões. Se considerado o aprendizado das últimas crises econômicas, cada vez mais as empresas vêm lidando com situações antes inimagináveis, o que passou a requerer no bojo de suas competências alta capacidade de adaptação, de gerenciamento, de planejamento e de relacionamento. Com características que diferenciam das empresas tradicionais, como entidade multicentrada, as organizações atuais devem gravitar em torno das pessoas, da comunidade, dos

parceiros de forma orgânica e sistêmica alerta o estrategista empresarial Cesar Souza. Para o consultor Marco Aurélio F. Vianna, “...em épocas de incertezas é necessário abandonar a ideia de que conhecendo bem o presente poderá ser definido o futuro...” e estabelece alguns princípios na condução das práticas organizacionais: educação corporativa, organização flexível, atração, desenvolvimento e retenção de talentos e uma nova contabilidade que vai além de debitar e creditar. Na transformação da Sociedade da Riqueza para a Sociedade do Conhecimento cada vez mais o lucro como subproduto das coisas bem feitas será substituído pela contabilização das coisas bem feitas além do lucro, afirma Marco Aurélio. Sob essa ótica, as empresas flexíveis e abertas às tendências terão maior chance de permanecerem no mercado com menor risco de verem sucumbir seus objetivos e propósitos. Descentralização, delegação planejada, cultura da inovação e tecnologia devem compor os pilares gerencias de uma nova estrutura organizacional ao favorecer o florescimento das potencialidades humanas no rico celeiro das forças transformadoras.

ESTILO LIVRE

21


NOTAS TV_

vitrine YOGAP_

POR_IVA OLIVEIRa

01 DERIVADA O sucesso "Once Upon a Time" (Sony) acaba de dar origem a um novo produto. Batizada de "Once: Wonderland", a nova série será ambientada em um "País das Maravilhas". A australiana Sophie Lowe será a protagonista, Alice. A produção já começou em Vancouver, no Canadá. Ainda não há data de estreia divulgada.

04

NA BIBLIOTECA As aventuras de quatro jovens que viajaram para lugares "em conflito" e registraram seus pontos de vista com uma câmera ganham as páginas de um livro. Com o mesmo título do programa, "Não Conta Lá em Casa" (Multishow), o trabalho sairá pela editora Record. A ideia é mostrar os bastidores dessas aventuras.

05 PARA TODOS

02 DIVERSÃO GARANTIDA Quatorze séries receberam o aval do canal estadunidense CBS para novas temporadas. Entre elas estão "The Good Wife", "Elementary"(foto), "Hawaii Five-0" e "The Mentalist". Aparentemente, "Two and a Half Men", "CSI: NY" e "Vegas" não estão entre as escolhidas. Mas nada impede que a emissora aumente essa relação e inclua ambas.

Enquanto o mercado de séries norte-americanas não para de lançar títulos novos, alguns consagrados começam a chegar aqui, na TV aberta. Três atrações de sucesso já estão a caminho: "Mad Men", na TV Cultura; "Smash" e "The Bible - a Bíblia", na Record.

06 NOVA NA ÁREA

03

JÁ tem data Miguel Falabella, Marisa Orth, Luis Gustavo, Aracy Balabanian e Márcia Cabrita participarão dos quatro episódios inéditos do "Sai de Baixo", que vai ao ar a partir do dia 21 de maio, no canal Viva. ESTILO LIVRE As gravações deverão acontecer no mesmo mês, no Teatro Procópio Ferreira, antigo cenário da turma em São Paulo.

22

Em junho, quando a sexta temporada de "True Blood" (HBO) for ao ar, os telespectadores terão uma surpresa. Karolina Wydra, atriz que viveu Dominika em "House", aparecerá como a vampira Violet, descrita como forte, sexy e perigosa. Rutger Hauer ("Blade Runner"), Arliss Howard, Jurnee Smollett e Amelia Rose Blaire também reforçam o elenco.

ESTILO LIVRE

23


MOTOR_

BMW completa 90anos no setor de motos e prepara novo modelo POR_ae

(AE) - A história da BMW com motocicletas começou em 1923, com a linda R32 - seu desenvolvimento teve início em 1919. Agora, passados 90 anos, a marca alemã preparara uma série de festejos, cujo ponto alto será um novo modelo, em estilo retrô, que, ao menos por enquanto, tem o nome de Mystic.

De informação concreta sobre a moto até agora há apenas um esboço. A intenção da marca era fazer uma releitura da R32, mas os primeiros projetos destoavam muito dos produtos que a BMW vende atualmente. A solução

24

ESTILO LIVRE

foi criar uma café racer com motor para ninguém botar defeito: o boxer de 1.200 cm3 da R 1200. O modelo, aliás, também empresta quadro e suspensões.
A estreia da Mystic está prevista para o Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, em outubro - ela deverá ser vendida em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde a BMW Motorrad teve um ótimo desempenho de vendas em 2012. Ainda não há informações se a nova moto será um modelo de série ou uma edição especial.

A Vitral Comunicação nasceu com o objetivo de oferecer novas possibilidades no segmento da Propaganda. Gerar visibilidade e buscar resultados para o cliente é sua marca registrada e para isso utiliza tanto ações On como Off-line. A Agência segue a batuta de profissionais com grande experiência na área da Publicidade e Propaganda: Nivaldo Leite, o “Lelo”, com mais de 35 anos de experiência na área, trabalhou em grandes agências atendo clientes como: Casa de Conti, Javep, Walita, Schincariol, Weber Quartzolit, Cartões Bradesco, entre outros. José Antonio Faria, com mais de 20 anos de experiência, atuou na área financeira e de comunicação com passagem pela TV Tem.

“Na Vitral Comunicação acreditamos que para a construção de marca é necessário pensar antes de fazer, o que significa PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO. Isso feito com inteligência e criatividade, gera ideias que propiciam às marcas conquistarem o carinho e a preferência do consumidor”. “Ter sucesso em qualquer área só é possível com um trabalho bem feito e buscamos isso com muita simplicidade, OBJETIVIDADE e disposição para aprender. Esta é a base da Vitral Comunicação”. Rua José Nogueira Marmontel, 266 1º andar 18 3022 4846 www.facebook.com/vitralcom

ESTILO LIVRE

25


26

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

27


CAPA_

gócio, e começou cedo, abrindo um pequeno salão no porão de sua casa, ainda em Assis, onde realizava seus testes para chegar ao tão sonhado “cabelo perfeito”. “Eram tempos difíceis, de pouco dinheiro, mas de muita motivação. Eu arrumava muitas garotas para os eventos sociais de Assis e tinha certeza que estava indo pelo caminho certo”, lembra.

Inocência Manoel: Mãe, mulher e Empresária Conheça essa história de sucesso

De mãe pra filho

POR_EL

Inocência Manoel, fundadora da Inoar Professional De ajudante de um Salão de Beleza em Assis, Inocência Manoel hoje é uma empresária de sucesso, fundadora da conceituada empresa de cosméticos – Inoar Professional, Idealizadora e fundadora do “Projeto Beleza Solidária” e Presidente da OBME do Estado de São Paulo - Organização Brasileira das Mulheres Empresárias. Nesses mais de dez anos de empresa, Inocência e seu filho, Alexandre Nascimento, comandam 230 funcionários diretos e contabilizam mais de 10 mil empregos indiretos, que produzem 86 itens por mês, distribuídos por 20 mil revendedores no Brasil e em 32 países. É claro que há muito mais história no caminho desta mulher, mãe e empresária de fibra, e justamente por isso, escolhemos Inocência para estampar a capa da Revista Estilo Livre deste mês, em homenagem às mães. Na reportagem a seguir, ela revela que, se não fosse a revolta por seus cabelos indomáveis, talvez não tivesse trilhado esse caminho de sucesso. Nascida no Paraná, mas criada em Assis, Inocência nunca se conformou com seus cabelos crespos. Sentindo na pele o complexo dela própria e de muitas clientes que se sentiam infelizes com seus cabelos, armados e indomáveis, a empresária sempre focou na busca por uma fórmula que pudesse alisá-los sem lhes causar danos. Nesta época, os produtos usados nos alisamentos capilares não eram muito confiáveis, e muitas mulheres, na busca pelo liso perfeito, chegavam até a perder os cabelos. Com o surgimento da escova japonesa, que combinava produtos

28

ESTILO LIVRE

CAPA_

menos tóxicos com chapas quentes, o resultado por madeixas mais lisas começou a se tornar real, porém, pouco acessível devido ao alto custo dos procedimentos. Isso não serviu de empecilho para Inocência, que pesquisou, analisou e testou vários produtos até chegar à fórmula ideal usando seus próprios cabelos nos testes. Foi assim que se chegou à fórmula da Escova Marroquina, que foi o pontapé inicial para uma produção em grande escala, e fez com que surgisse a empresa INOAR PROFESSIONAL. Diante do crescimento das vendas e do número de países importadores, Inocência construiu sua empresa em Taboão da Serra, município nos arredores de São Paulo, que abriga a fábrica, a logística e os escritórios.

Sempre desejando se aprimorar e adquirir mais conhecimentos, Inocência decidiu mudar para São Paulo, pois sabia que teria mais oportunidades de fazer cursos e estar perto de grandes profissionais para se aperfeiçoar. Após trabalhar em alguns salões renomados, inaugurou o seu próprio espaço, “Inô Oficina do Cabelo” no Real Parque. O espaço tornou-se referência no Bairro e as clientes faziam questão de serem atendidas por ela, principalmente quando se tratava de tratamento com química nos cabelos. Mesmo com o sucesso de seu salão, Inocência não desistia de suas pesquisas com produtos para chegar à fórmula para deixar os cabelos lisos e saudáveis. O laboratório para suas pesquisas funcionava nos fundos de sua casa, e após testá-los em seu próprio cabelo e no de suas funcionárias, ela começou também a demonstrá-lo nos salões de São Paulo. A fórmula foi um sucesso, e assim nasceu seu primeiro produto: “a escova Marroquina” “Nesta época meu filho Alexandre cursava medicina em Buenos Aires, mas meu negócio começou a decolar de tal maneira que ele acabou trancando a faculdade e voltando para São Paulo. Com certeza foi a escolha perfeita, pois o Alexandre se mostrou um grande administrador e hoje tenho tranquilidade total em deixar que ele cuide de tudo. Meu foco é em pesquisas constantes de produtos e ativos de

HISTÓRIA Até alcançar o sucesso como empresária, foi trilhado um longo caminho, nem sempre marcado por pontos altos. No fim dos anos 60, Inocência teve seu primeiro emprego como assistente num salão em Assis. “No salão da Dona Nida, eu comecei ainda bem novinha a varrer os cabelos cortados no chão e ao invés de jogar todos no lixo, separava uma parte e levava para casa para analisá-los e fazer testes”, confessa Inocência. O sonho de Inocência sempre foi abrir seu próprio neESTILO LIVRE

29


CAPA_ alta qualidade, além da criação de embalagens que sempre conquistam nossos clientes pela qualidade e bom gosto. Inocência viajou o mundo sempre buscando ideias novas e ativos diferenciados para os seus produtos. Na sua viagem ao Marrocos, foi ver de perto a extração do Óleo de Argan, um fruto originário do Marrocos, e após ter conhecimento das maravilhas e poder desse óleo que revolucionou o mundo da cosmética, foi a pioneira a agregá-lo aos seus produtos; tanto que criou uma linha exclusiva a base de Argan, além de ter escrito o livro “Desvendando os segredos do Argan”. A qualidade de seus produtos alcançou reconhecimento internacional, pois a INOAR foi citada duas vezes na Beauty Launchpad, conceituadíssima publicação americana sobre estética e beleza. A Brazilian Afro Keratin e o Serun antifrizz da INOAR foram considerados um dos melhores tratamentos capilares, na edição de dezembro de 2012, que escolheu os melhores produtos do ano.

Compromisso Social Inocência e Alexandre formam uma parceria perfeita tanto na relação mãe e filho como no comando da Empresa. A INOAR está entre as cinco melhores marcas de cosméticos que mais cresceram no Brasil. Mesmo com todo o sucesso que alcançaram como empresários, eles nunca se esqueceram de sua história de vida e do compromisso social que a empresa deve ter. Em Taboão da Serra, sede da empresa, Inocência criou o “Projeto Beleza Solidária”, ganhador de vários prêmios, entre eles, o de melhor projeto social pela revista “Cabelo & Cia” revista de referência no mundo da cosmética, bem como o Premio Chico Mendes de melhor ação social. Este projeto tem por objetivo atender mulheres de baixa renda que primeiramente passam por uma análise e tratamento capilar, levando para sua casa um kit de manutenção para tratar de seus cabelos em casa. Além do tratamento, essas mulheres têm a oportunidade de conhecer a fundo toda a linha de produtos da empresa e receber treinamento e capacitação para ingressarem no mercado de trabalho ou abrirem seu próprio negócio. “Recebemos lindos testemunhos de famílias que se reestruturaram após a participação em nosso projeto, e isso é muito gratificante”, completa Inocência. O projeto também colabora com várias instituições que procuram parcerias: Projeto Pérola Assis, que capacita mulheres carentes, Lar Feliz de Jaguariúna - Orfanato, Paulínia ao Vivo – projeto de dança com crianças carentes, Afirma ONG – Projeto com crianças carentes de Taboão da Serra.

30

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

31


32

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

33


Desfile Antonella Inverno 2013

34

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

35


36

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

37


Para o Outono-Inverno 2013, a marca de moda infantil Lilica Ripilica apresenta uma princesa bastante ousada e cheia de atitudes. Acredita nos laços da família com lealdade, confiança e compaixão. Nas estampas, as principais influências são o arabesco, ferragens douradas, tachas e pinos: essa é a tradução do barroco, além da estamparia inspirada nas obras-primas.

38

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

39


A inauguração da SANTA LOLLA em Assis, no dia 19/04, foi prá lá de movimentada. Amigos e clientes marcaram presença durante a tarde e noite. Os convidados foram recebidos pela nova equipe de vendedoras, a gerente Luana Souza, e os proprietários Alexandre e Inocência Manoel, diretores da marca INOAR. A SANTA LOLLA traz à cidade toda a linha da marca feminina, com peças e preços incríveis da nova coleção inverno 2013.

40

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

41


Projeto Funkenstein Funk Soul de qualidade

Enquanto James Brown, Tower of Power e The Jackson 5 construíam a textura musical da década de 70, no Brasil, a cópia abrasileirada do rei do funk Gerson King Kombo colocava seu nome na cena black do país. Quarenta anos depois, cinco amigos de Assis, com formações musicais diferentes, resolveram se unir para, juntos, fazer uma compilação do que existe de melhor no gênero musical, criando o Projeto Funkenstein. Tudo começou numa brincadeira musical entre amigos, e sem muita pretensão, e foi se tornando algo maior e real. Com o passar do tempo, as apresentações começaram a chamar a atenção do público e colocar as pessoas pra dançar. No repertório, a banda traz o melhor da black music, funk e soul dos anos 70 e 80. Os arranjos próprios, com elementos dançantes e sofisticados, fazem da banda sucesso por onde toca, agradando o público setentista e também a platéia mais jovem. O show com pegada dançante e cheio de vibrações ganha vida com o naipe de metais que agregam característica

42

ESTILO LIVRE

foto_carmen portílio e ricardo brito pós produção_ eddie silva

POR_EL

própria e muito suingue ao som. Participam do Projeto: Randal Ortiz no saxofone, Rafael Campos no trompete, Juliano Boretti na guitarra, Rodrigo Bamboo na bateria e Marcus Gil no baixo. Entre as influências da banda estão: Average White Band, Tim Maia, Ed Motta, Tower of Power, The Meters, James Brown, entre outros. VIRADA CULTURAL 2013 A grande novidade de 2013 para o Projeto Funkenstein foi o convite para tocar na Virada Cultural Paulista. “Ficamos surpresos quando recebemos o convite de nos apresentar junto a grande nomes da música na Virada. Será um grande prazer”, ressalta Juliano Boretti. A banda se apresenta no dia 25 de maio, no palco externo, montado na Praça Walter Monson Nelli, s/n (em frente à praça da Bandeira) por volta das 20h. Todos estão convidados para dançar e curtir música de qualidade. ESTILO LIVRE

43


44

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

45


Todda Flor: Moda feminina, confecção própria e sob medida.

Todda Flor Estética: Tratamentos estéticos faciais, design de sobrancelhas e maquiagem.

Todda Flor Salão de beleza: Coloração, Escovas progressivas, blindagem dos fios e recuperação pós-quimicas, manicure e pedicure. Trabalhamos com produtos inovadores e métodos descartáveis.

46

ESTILO LIVRE

Todda Flor Espaço Gourmet: Um espaço de descontração dedicado aos nossos clientes.

Todda Flor: o espaço que integra Moda, Estilo e Beleza. Com estacionamento próprio. ESTILO LIVRE Rua Sebastião Leite do Canto, 200 Telefone 18 3324 5406 / 18 3323 3666 www.toddaflor.com.br contato@toddaflor.com.br www.facebook.com/toddaflor

47


Casa & Coisa abre as portas em Assis Com um mix completo de produtos para a casa, a Casa & Coisa encanta pela variedade, facilidade e atendimento. POR_Mayra Triveloni

A Casa & Coisa, franquia que nasceu em São José do Rio Preto há pouco mais de 5 anos, abre suas portas em Assis apostando e acreditando na força do comércio local. Os administradores e gerentes da unidade de Assis, Josiane Alves de Lima Hernandes e Pedro Hernandes Neto, contam à Estilo Livre como começou essa história! “Conhecemos a franquia Casa & Coisa por intermédio de

número de habitantes que recebeu uma franquia da Casa & Coisa. “Isso se deu por dois motivos: o primeiro foi a confiança e ousadia dos diretores da franquia e o segundo foi a força que o comércio assisense demonstrou nas pesquisas e observações feitas junto à nossa cidade. Esse dois fatores, somados a um atendimento diferenciado, nos trazem grandes perspectivas para um futuro próximo”, destaca Josi. A Casa & Coisa traz para Assis um novo conceito em uti-

Josi e o primeiro cliente

André, Andrea, Alberto, Josiane e Pedro.

um casal de primos que vive na cidade de Bauru, o Alberto e Andrea, grandes idealizadores de todo projeto em Assis”, conta Josi, que vive em Assis desde os 14 anos. “Fiquei encantada com a cidade e com as pessoas que conheci. Depois que ‘bebi a água’ de Assis e convivi com os assisenses, nunca mais quis ir embora. Para completar as bênçãos de DEUS em minha vida, aqui eu conheci o Pedro, meu marido, pai das minhas princesas Ana Beatriz e Ana Julia. Já o Pedro é nascido e criado em Assis e membro das famílias Kanthack e Hernandes”, conta Josi, que faz questão de comentar que durante 12 anos trabalhou como bancária e sempre sonhou em trabalhar com o comércio. “Gosto muito do contato que essa atividade nos proporciona. O Pedro é professor e estamos nos adaptando à nova rotina, já que a Casa & Coisa trabalha todos os dias úteis até as 19h e todos os sábados até as 17h. Esses horários diferenciados servem para atender os clientes que não podem fazer suas compras no horário comercial convencional”, reforça Josi e completa contando que Assis foi a menor cidade em

48

lidades domésticas, com um mix completo para o lar, telefonia, jardinagem, presentes, itens importados, decoração, eletroportáteis, informática, elétrica e hidráulica. “É uma satisfação poder participar do comércio de Assis; a Casa & Coisa está presente em 9 estados brasileiros e busca facilitar a vida das pessoas, com esse conceito ‘faça você mesmo’ e nossa equipe está preparada para orientar cada cliente”, ressalta o fundador da franquia, Marcos Martins de Melo. Vale a pena conferir essa novidade.

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

Ernani, André, Alberto, Arthur, Pedro, Junior, Andrea e Josiane

49


vitrine namorados_

1

2

3

4

5

6

1. Atauã e Marcela 2. Bruno e Patricia 3. Daniel e Ana Paula 4. Daniel e Janaína 5. Davi e Thais 6. Diogo e Josi 7. Fernanda e Thiago

7

50

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

51


vitrine namorados_

1

2

3

4

5

1. Gabriel e Carolina 2. Pedro e Mariane 3. Cristiano e Alinne 4. EstĂŞfano e Estela 5. Thiago e Camila 6. Renato e Camila 7. Polyana e Fernando

7

52

ESTILO LIVRE

6

ESTILO LIVRE

53


vitrine namorados_

1

2

3

4

6

1. Guilherme e Talita 2. Rodrigo e Camila 3. JosĂŠ Lucas e Rafaela 4. Thiago e Renata 5. Tuco e Rosana 6. Marcelo e Michele

5

54

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

55


Especial dias dos namorados

você sabia? POR_André Zanoti

AndreZanoti@gmail.com

Você sabe o que diferencia o NAMORO QUALIFICADO da UNIÃO ESTÁVEL? A União Estável tem, além dos requisitos para a configuração do namoro qualificado, os seguintes: objetivos traçados (esforços conjuntos e comuns – material e moral) ou expectativas bastantes explícitas (quando os interesses particulares de cada um são sobrepostos aos interesses comuns). Não há um prazo mínimo para sua configuração, desde que utilizada a razoabilidade para lhe dar forma, e nem é necessária a coabitação, que é o fato de se morar juntos. Na União Estável, por se equiparar a um casamento sob o regime de comunhão parcial de bens, pode haver direitos de herança, ao usufruto, à pensão alimentícia, à previdência social e à meação de bens! O STJ reconheceu agora, recentemente, a possibilidade de múltiplas uniões estáveis!

Você sabia que existe: NAMORO SIMPLES e NAMORO QUALIFICADO? No primeiro, o relacionamento é menos intenso, e também pode ser aberto, casual ou escondido, desde que não haja impedimentos matrimoniais. Para configurar o Namoro Qualificado, o relacionamento precisar ser público, duradouro, não eventual e também sem impedimentos matrimoniais. Tanto num, quanto noutro, há o direito de divisão de bens, desde que adquiridos com esforços conjuntos, mas não há direito de herança, nem à pensão e nem aos direitos previdenciários.

Você sabe diferenciar UNIÃO ESTÁVEL de um CONCUBINATO? Muito confundido com a União Estável ou mesmo com o Namoro Qualificado, o Concubinato precisa de um elemento que é contrário à existência dos demais relacionamentos: a existência de impedimentos matrimoniais (é a(o) outra(o)!) Neste tipo de relacionamento só há direito de meação dos bens adquiridos com esforços juntos!

Relacionamento Homoafetivo Trata-se de assunto ainda controverso para a configuração da União Estável, tendo em vista que o Código Civil e a Constituição Federal colocam como um de seus requisitos a “diversidade de sexos”. O IBDFAM (Inst. Bras. Dir. Família) aceita este tipo de relacionamento como sendo União Estável. Já os doutrinadores, o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Superior Tribunal de Justiça, têm posicionamentos divididos em relação ao tema. Portanto, se reconhecido como União Estável, terão os parceiros os mesmos direitos previstos neste instituto; do contrário, terão os mesmos direitos do Namoro Simples ou Qualificado;

Você sabia que existe: CONTRATO DE NAMORO?

56

ESTILO LIVRE

É! Embora pouco difundido, existe, tem eficiência, mas não pode ser utilizado para mascarar uma União Estável já existente, ou configurá-la sem realmente existir. No primeiro caso, uma vez constituída a União Estável, os direitos passariam a ser os mesmos do casamento sob o regime de comunhão parcial de bens. Já no segundo caso, poder-se-ia querer incluir o(a) parceiro/parceira em direitos que só o marido/esposa tem. Serve, portanto, o presente contrato, para diferenciar o Namoro da União Estável, quando o intuito de não se constituir família for claro, já que a diferença entre um e outro pode, às vezes, ser de difícil caracterização!

ESTILO LIVRE

57


vitrine_

Animais de estimação agora têm cemitérios e crematórios próprios (AE) - Considerados por muitos como membros da família, os animais já contam com cemitérios e até crematórios em algumas partes do País. E a procura por um lugar para destinar o bicho de estimação não para de crescer, assim como o interesse de construção de novos locais. O problema é que o trâmite para uma obra assim é o mesmo de um cemitério para humanos e conseguir alguns documentos, como a licença ambiental, não é tão simples.

No interior paulista existem cemitérios de animais em cidades como Botucatu, Sorocaba e Campinas. Todos são particulares e os donos desembolsam de R$ 180 a R$ 850 para enterrarem seus bichos. E não são apenas cães e gatos que têm direito a funeral, pois, esses locais também já receberam pássaros, papagaio, lebre, tartaruga e até peixinhos de estimação.

Segundo Clóvis Bettus, proprietário do Cemitério de Animais de Botucatu, um dos mais antigos do interior de São Paulo - com 11 anos de vida, antes eram sepultados

em torno de quatro animais por mês, mas hoje chega a ser esse número por dia. Ele conta que resolveu criar o local com a morte de seu cão da raça king Cocker, pois na época não havia opção para dar um final digno ao seu fiel amigo. Através de uma sobrinha que morava na Europa veio a ideia de fazer um cemitério, coisa que já era comum em países como França, Inglaterra e Alemanha.

Hoje o local já conta com 3.546 animais e recebe visitantes como Dona Cleusa, que quase todos os dias visita as sepulturas de seus dois cães. 
 No país também já existem os crematórios, porém, em menor número que os cemitérios e com serviços mais caros (a cremação mais simples não sai por menos de R$ 600). O mais antigo deles foi inaugurado há quase 13 anos em São Bernardo do Campo e custou R$ 5 milhões. O local conta, inclusive, com uma capela para fazer orações e prestar homenagens ao bicho, além de salas de velório para a cerimônia de despedida.

FOTOS_MARCELO DE MATTOS

POR_Rene Moreira

Ciclismo em Assis No dia 21 abril aconteceu a 2 Etapa do Assis MTB 2013. Num percurso técnico e desafiador, os ciclistas da categoria Elite percorreram 25 pesados quilômetros numa prova disputada, enquanto os ciclistas da categoria iniciante cumpriram 12.5 quilômetros. Parabéns à equipe da Markinho’s Bike Bicicletaria pela iniciativa e à Conti pelo apoio. A próxima etapa está prevista para agosto. Pegue sua bike, pedale e participe. Informações:marquinhosbike@hotmail.com

58

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

59


ASSIS_

MARIA CLARA Assisense EM SALVE JORGE POR_EL

entre você e aquele outro ser (que também poderia ser você). Nunca é fácil. Quase sempre é doloroso. É um processo de entrega e humildade. Com o passar do tempo, aprendemos a perceber mais coisas sobre nós mesmos, sobre a vida, sobre o outro... Então, o amadurecimento me fez uma Atriz melhor.

EL: Como recebeu o convite para atuar em Salve Jorge? MCS: Eu já havia feito alguns testes para outros trabalhos na Rede Globo. Meu material ficou lá, e o Produtor de Elenco de “Salve Jorge” já conhecia o meu trabalho. Foi através dele que veio o convite. EL: Sua personagem foi ganhando cada vez mais espaço na novela. A que você atribui essa visibilidade? MCS: Atribuo à generosidade de Glória Perez, e a minha vontade de fazer um bom trabalho sempre. EL: Sua atuação em Salve Jorge, aliada à sua história de vida, chamou a atenção da mídia nacional. Conte sobre as entrevistas que você concedeu aos diversos veículos de comunicação que a procuraram. MCS: Tenho sido feliz neste sentido também. Desde o lançamento do filme ´Quanto Dura o Amor?´´, que me tornou conhecida para a mídia, sempre fui muito bem tratada pela imprensa. E tem sido assim até agora. Com a estreia na TV, tudo toma uma proporção maior, então, o interesse da imprensa aumenta porque eu não era conhecida do grande público. Falar sobre minha história de vida, dentro dos limites até onde eu não me sinto invadida, pode ser um trabalho social, esclarecedor. E esta também é a função do Artista. EL: Você já foi destaque por sua atuação no filme “Quanto Dura o Amor” e agora está recebendo muitos elogios também por Salve Jorge. Como chegou a este nível de interpretação? MCS: Interpretar, para mim, sempre foi o desejo de alcanESTILO LIVRE çar algo de verdadeiro e humano dentro de cada personagem. É uma busca muito pessoal e solitária, algo íntimo

60

EL: Glória Perez sempre leva histórias reais para a ficção, buscando conscientizar a população. A sua personagem apresenta essa característica tanto por sofrer com o tráfico de pessoas quanto por buscar a conquista do sonho de muitos, que é fazer a cirurgia de mudança de sexo. Sendo uma das brasileiras que conseguiu alcançar esse sonho, como você avalia a iniciativa da autora de mostrar essa realidade para a população? MCS: Avalio da melhor maneira possível. Glória é uma guerreira, uma transgressora, uma Artista-Criadora no sentido real da palavra. O poder que ela tem nas mãos é muito grande, e ela o usa de uma maneira corajosa, pois falar sobre os assuntos que ela aborda em suas obras não é uma tarefa fácil. Glória também deve sofrer preconceito, críticas negativas e enfrentar pessoas que não querem uma evolução da sociedade. Mas ela não desiste, ela continua fazendo o que acredita ser o melhor. Então, com todo o meu coração, eu digo: ´Salve Glória!´. EL: Você já conhecia o Projac? Conte como foi estar na maior emissora do país com artistas renomados. MCS: Não conhecia. Estar num centro de excelência em teledramaturgia respeitado mundialmente é o sonho de toda Atriz, acredito. EL: Mesmo fazendo estes trabalhos como atriz você mantém seu emprego em uma repartição pública em Assis. Quais são os planos para o futuro? MCS: Meu plano é conciliar as duas coisas enquanto for possível. O que vai acontecer no futuro, só o tempo dirá.

ESTILO LIVRE

61


62

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

63


ESTÉTICA_

TROCANDO EXPERIÊNCIAs COM OS DENTISTAS DAS CELEBRIDADES POR_Anderson Israel de anchieta Ramos

No último dia 27 de abril, o dentista Dr. Anderson Israel esteve numa das mais conceituadas clínicas do país, o Ateliê Oral, trocando experiências clínicas com os proprietários, seus colegas Dr. Marcelo Kyrillos e Dr. Marcelo Moreira. O Ateliê Oral, localizado numa área nobre da cidade de São Paulo, é responsável pelos sorrisos mais famosos do país, como, por exemplo, Flávia Alessandra, Regina Duarte, dentre outros. Durante a visita, o Dr. Anderson Israel colheu o máximo de informações necessárias para aplicação em sua clínica, localizada na cidade de Assis, onde trabalha com estética dental a mais de 25 anos. Mestre em ciências da saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e especialista em Dor Orofacial, o Dr. Anderson Israel se aprimorou em casos de reabilitação estética ao longo dos anos e nos dos diversos cursos e pesquisas que realizou. Ele garante que um belo sorriso não é mais exclusividade das celebridades, pois as técnicas e procedimentos realizados em sua clínica se equiparam aos melhores do Brasil, garantindo aos seus pacientes um sorriso jovem e simétrico com as técnicas e materiais mais avançados no mundo.

64

Dr. Marcelo Moreira e Dr. Anderson Israel

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

Dr. Anderson Israel e Dr. Marcelo Kyrillos

65


Curso de automaquiagem_

O Boticário realiza Make Up Studio 2013 POR_Mayra Triveloni

Conquistar uma intimidade com o espelho na hora de se maquiar parece um tarefa simples, mas nem sempre é assim para todas as mulheres. Conhecer os traços do rosto, pequenas imperfeições ou perfeições podem fazer a diferença no resultado final do make. “O Make up Studio O Boticário veio para auxiliar esse trabalho de maneira personalizada, isto é, vamos dividir o curso em vários módulos de estágio e idade da pele”, informa Talita Graziele Almeida, supervisora make-up expert da marca, em entrevista à Estilo Saúde desse mês. A ideia do curso de automaquiagem oferecido pelo Boticário, programado para a segunda quinzena deste mês, é atender a várias necessidades, desde uma automaquiagem básica até o make ideal para uma pele mais madura. “É importante que cada mulher saiba reconhecer aquilo que realmente exalta sua beleza: conhecer os traços do rosto, o uso de pincéis, seja nas têmporas, testa e nariz... A ideia é que em cada módulo a participante vivencie essa experiência”, explica Talita e reforça que as turmas terão número reduzido para maior aproveitamento do curso. “Além de mostrar as novidades em makes O Boticário, cada participante vai aprender como se maquiar, quais produtos são mais indicados para sua pele, que truques é possível fazer para disfarçar ou acentuar a expressão, dentre outras dicas”, acrescenta Talita. O Boticário Make Up Studio é uma iniciativa realizada em todas as lojas do país, levando toda credibilidade dessa importante e reconhecida marca. Saiba como participar deste evento único indo até uma das lojas O Boticário em Assis e Tarumã. Informações pelos telefones: 18 3322-6221 e 18 3324-5666.

MÓDULOS CURSO DE MAQUIAGEM O BOTICÁRIO • Você Pode! Módulo inicial - automaquiagem básica • Você Pode Mais! Automaquiagem avançada • Você Sempre Linda! Direcionado para uma pele mais madura Make B./ Antiaging • Você no Capricho ESTILO LIVRE linha Capricho

66

ESTILO LIVRE

67


NEGÓCIOS_

cessidade de adequar-se a uma gestão sustentável também na área da saúde, como descarte correto do material utilizado em clínicas e consultórios, além de demais questões envolvidas. “O trabalho realizado pela SIS Consultoria no 1º Meeting SIS foi fantástico. Foram abordados temas atuais, com conteúdos abrangentes e atualizados que muito contribuíram para o aprendizado e capacitação dos participantes. Parabéns aos organizadores. Precisamos de iniciativas como esta em nossa região”, reforça Márcia Zilioli Bellini, que ao lado de outros profissionais, palestrou sobre Sustentabilidade Empresarial.

1º Meeting SIS discute marketing, finanças e sustentabilidade POR_Mayra Triveloni

SIS para a cidade. Algumas pessoas vieram de longe para contribuir com as discussões. Agora nossa meta é ainda mais desafiadora: superar o que já foi muito bom”, comenta Dr. Éber Feltrim, da SIS Consultoria, em entrevista à Estilo Saúde. Para Eduardo Almeida, da Planner, a ideia do evento vem ao encontro da necessidade dos profissionais em encontrar soluções para questões pontuais de seus negócios. “No que tange à estratégia de investimentos e à locação de poupança, a iniciativa da SIS em fomentar esse assunto e dar assessoria a seus parceiros conta com nosso total apoio e entusiasmo, mesmo porque os profissionais envolvidos têm uma carga de trabalho e de especialização profissional bastante puxada, sendo de extrema importância uma assessoria nesses assuntos”, avalia Eduardo, da banca de Investimento e Mercado Financeiro. Sustentabilidade empresarial também foi um tema de extrema importância e bastante esclarecedor, visto a ne-

Uma pauta pertinente tem sido constantemente levantada no meio médico: Quais os papéis e os limites do Marketing na área da saúde? É fato que no ambiente acadêmico da saúde humana a questão do Marketing é pouquíssimo abordada. Quando muito, cita-se apenas o aspecto ético da questão, relegando-se ao esquecimento esta importante ferramenta profissional. Pensando em colocar em discussão esse e outros assuntos, a SIS Consultoria realizou o 1º Meeting SIS, que reuniu no espaço de eventos San Felipe, profissionais da área da ESTILO saúde,LIVRE comunicação, biotecnologia, financeira, além de diversos convidados.

68

Com uma abordagem direta, o 1º Meeting SIS propôs uma discussão sobre o marketing para a área da saúde em várias questões pertinentes, e ainda, sobre investimentos e planejamento financeiro e um terceiro tema: sustentabilidade empresarial. “Nosso grande desafio com o meeting foi fazer com que os profissionais ligados à saúde refletissem sobre a importância de fazer bons investimentos e de melhorar sua identidade visual perante o público. Queremos mostrar novos caminhos, que podem levar ao sucesso. Estamos muito felizes com a participação de todos neste evento, e também com a repercussão positiva do Meeting

O 1º Meeting SIS 2013 foi sucesso absoluto, repercutindo positivamente nos meios envolvidos e participantes. “O ecletismo e o profissionalismo dos expositores resultou numa reflexão acerca dos temas. Especialmente no caso do marketing para a área da saúde, o meeting resultou na disseminação do conhecimento da abrangência do marketing aplicado à área de saúde criando um novo paradigma”, comentou Mayra Triveloni, redatora da Revista Estilo Saúde, que também participou do evento com aESTILO bancaLIVRE de Comunicação Estratégica, ao lado de outros profissionais.

69


TRATAMENTO_

Flacidez: o que há de high-tech para tratá-la Por_DRA. Carla Ganassin

Ter a pele jovem e bonita é o objetivo de quase todas as mulheres e também da maioria dos homens, que hoje já se preocupam em manterem-se jovens e bonitos por mais tempo. Por mais que tenhamos uma vida regrada, a lei da gravidade é implacável independente de raça, sexo ou cor, e à medida que envelhecemos, os primeiros sinais de flacidez logo se manifestam. Com a flacidez acentuam-se as rugas e forma-se um círculo vicioso. Quanto mais rugas, mais flacidez e assim sucessivamente. Adiar ou deter a flacidez é o grande desafio da dermatologia estética que, felizmente, já podemos afirmar, estamos prestes a alcançar. Considerada por muitos como um dos primeiros sinais do envelhecimento cutâneo, a perda da rigidez da pele ocorre principalmente por causa da redução da produção natural de colágeno do organismo, o que influencia na harmonia da estrutura facial e corporal. É quando tudo despenca, mas não precisa ser assim. A medicina, aliada ao mercado estético, já possui um verdadeiro arsenal anti-flacidez que vai desde cremes e nutricosméticos que podem ser usados em casa, a tratamentos mais invasivos realizados nos consultórios dos dermatologistas. Cada vez mais e com qualidade e resultados efetivos, surgem aparelhos que auxiliam os médicos na difícil tarefa de manter o rosto e o corpo com o tônus da juventude. Entre os inúmeros aparelhos existentes, o Reaction – uma radiofrequência com três níveis de intensidade – destaca-se no combate à flacidez, gordura localizada e celulite. Ele possui diversas handpieces e além de atacar a saliência abdominal, o culote, flancos, braços, coxas e bumbum, tem sido usado com sucesso no rosto e pescoço. O diferencial do Reaction é que ele associa três níveis de radiofrequência, que aplicadas ao mesmo tempo, em diferentes intensidades, aquecem a pele a uma temperatura de 42 graus centígrados e provocam um efeito de lifting estimulando a produção de colágeno e elastina e promovendo o endurecimento da cútis. A função do Reaction é a de produzir um novo colágeno e rearranjar o já existente, recolocando-o nos lugares certos para manter o contorno do rosto e do corpo. Além disso,

70

ESTILO LIVRE

esse aparelho reduz a gordura localizada, e, para quem não quer, ou não pode se submeter a uma cirurgia plástica, é um dos métodos mais eficientes para a redução do submento, região conhecida popularmente como papada. Outra região, que até recentemente nem com muita musculação ou até plástica dava-se jeito, é a região do “tchauzinho”; o Reaction, associado ao Manthus, e ao Laser de erbium,ß tem obtido resultados visíveis. Considerado um tratamento não invasivo, o Reaction não provoca cortes e nem faz uso de agulhas e anestesias. Por isso, o seu poder de ação está justamente no controle do nível de intensidade e profundidade da radiofrequência que aumenta ainda mais a eficácia do aparelho na luta contra a flacidez, a gordura localizada e a celulite. As características do Reaction fazem com que ele possa ser aplicado em qualquer cor de pele, inclusive as bronzeadas, e realizado em qualquer época do ano, sem exigir um tempo específico de recuperação da cútis. Ele não tem downtime, ou seja, você faz e pode sair do consultório direto para uma festa ou um casamento. O aparelho também é ideal para o tratamento na região das pálpebras, pois é seguro e eficaz. São recomendadas de quatro a oito sessões, com intervalos semanais ou quinzenais. Alimentar-se corretamente, fazer exercícios físicos regulares, abusar de cremes de qualidade, e eficientes tratamentos estéticos conduzem ao almejado círculo virtuoso em que envelhecer naturalmente é sinal de pele jovem, bonita e bem tratada.

DRA. Carla Ganassin CRM 120861

médica dermatologista membro titular da sociedade brasileira de dermatologia SBD

ESTILO LIVRE

71


vitrine_

TREINO_

2

Ana Elisa Scarabelo Bertoncini Cref: 073652 g/SP Flávio Marquezi Cref. 098.533 g/SP Fernando Gonçalves de Moraes Cref. 29973 g/SP Verônica Fetter Bertolucci CRn. 34673/p Elton Henrique da Silva Cref. 069024 g/SP Crefito. 50311 LFT

1

1

3

ACADEMIA / REABILI TA POR_Mayra Triveloni e Ana Elisa Bertoncini Cref 073652 g/SP

4

1. Eber, Paula, Vinícius e Letícia 2. Pedro, Dario, Márcia e Telma 3. Priscila e Mislene 4. Ana Rosa e Paulo 5. Alex e Michel 6. Marcelo e Kelly

72

ESTILO LIVRE

5

6

O treinamento chamado funcional é disseminado atualmente como uma das melhores opções para trabalhar o corpo de maneira global, melhorando a força, a propriocepção e o equilíbrio. “O treinamento funcional é composto por exercícios multifuncionais que têm como objetivo desenvolver as capacidades biomotoras que são utilizadas nas atividades cotidianas e nas diferentes modalidades esportivas, ou seja, a especificidade do movimento de uma forma global, ativando simultaneamente vários grupos musculares”, explica a personal da ON Academia/ Reabilita, Ana Elisa Scarabelo Bertoncini, em entrevista à Estilo Saúde. Oferecemos um trabalho personalizado que tem como objetivo a individualidade do aluno, ou seja, respeita suas limitações e objetivo trazendo melhores resultados visíveis já no começo do treinamento. Dessa forma conseguimos englobar os diferentes tipos de populações como crianças, idosos, obesos, gestantes, diabéticos e hipertensos. Acompanhar o aluno de perto durante toda aula traz maior segurança na execução e correção dos exercícios e maior qualidade e resultado dos treinos. Com uma equipe altamente preparada para garantir o resultado completo

- ou seja, pra quem busca saúde, reabilitação e resultados estéticos -, a ON Academia/ Reabilita oferece um trabalho seguro ao aluno. “Muitos nos procuram querendo resultados imediatos não se preocupando com os limites do próprio corpo, assim orientamos e explicamos que nosso corpo precisa de adaptações fisiológicas e musculares, que cada exercício tem seu processo pedagógico para ser realizado, evitando assim riscos para a saúde, lesões ou até mesmo a necessidade de interromper a atividade física”, esclarece Ana Elisa. Assim que o aluno chega passa pela Anamnese, um questionário para avaliar o objetivo da atividade física, dados da saúde, possíveis doenças (ortopédicas, cardíacas, diabetes, osteoporose, entre outras) e histórico. “Feita essa anamnese, o aluno é encaminhado a uma avaliação física com a nutricionista. Essa avaliação nos traz dados em números do IMC (índice de massa copórea), circunferências, percentual de gordura e de massa magra, além de uma avaliação postural. Trabalhamos em cima desses dados para a prescrição do treinamento”, informa Ana Elisa. Segundo ela, a ON Academia/ Reabilita trabalha ainda com reabilitação física, processo de recuperação de alunos que apresentam algum tipo de lesões ou doenças. “Neste caso, os alunos são encaminhados tanto pelo ortopedista Dr. Nemi Sabeh Junior ou pelos fisioterapeutas para que se inicie a atividade física. É um trabalho diferenciado e multidisciplinar entre médico, fisioterapeura, educador físico e nutricionista”, finaliza a personal. ESTILO LIVRE Onde encontrar Rua Ângelo Bertoncini, 174 Centro . Assis-SP 18 3321 7395

73


CAPA_

PRODUÇÃO_MARCOS CONDE

DEPILAçÃO

A luz da Solução POR_ES

A depilação é uma atividade comum de homens e mulheres no país e no mundo graças às novas tecnologias empregadas na remoção dos indesejados pelos. Uma delas, em especial, vem chamando a atenção do mercado da beleza por seu excelente custo-benefício, com um tratamento rápido e bastante eficaz: a FOTODEPILAÇÃO. “A D’pil trouxe a técnica para o Brasil em outubro de 2009, quando já era amplamente utilizada em vários países da Europa. Com valores muito mais acessíveis e o mesmo nível de eficácia, a fotodepilação vêm ganhando cada vez mais adeptos”, constata a empresária Rosangela Cassador Castelucci, proprietária da franquia da D’pil em Assis, que abriu suas portas há pouco mais de 1 ano. Rosangela explica que a D’pil utiliza a técnica da Luz Intensa Pulsada - que apresenta uma grande afinidade pela melanina do pelo e emite sobre a pele ondas de luz de diversos comprimentos, agindo nos fios de acordo com a necessidade de cada região. “É um método de depilação progressiva. Sua atuação se dá diretamente na raíz do pelo, destruindo suas células germinativas e resultando em sua eliminação”, explica a enferESTILO LIVRE meira e gerente da unidade de Assis, Rosa Eulália Cassador. O equipamento de Luz Intensa Pulsada possui um cris-

74

CAPA_

implique no acréscimo de temperatura do corpo”, acrescenta Rosa. O tratamento oferecido pela D’pil é duradouro e, após finalizado, é necessário em média uma sessão anual de manutenção.

Sobre a D’pil A D’pil é uma empresa 100% brasileira, que trouxe para o mercado nacional um conceito inovador em tratamento de estética. Através do método IPL - Luz Intensa Pulsada, a D’pil tornou acessíveis os tratamentos de fotodepilação e fototerapias. A rede D’pil possui mais de 450 unidades franqueadas espalhadas por todo território nacional e em diversos países da América do Sul e Europa, destacando Venezuela, Alemanha e Itália. A D’pil está em constante evolução e em busca de novidade sobre o que há de mais moderno no mercado de estática mundial, consolidando-se como a nº 1 em Centros de Fotodepilação e Fototerapias do Brasil.

ONDE ENCONTRAR

FOTOrREJUVENESCIMENTO A D’pil oferece também o tratamento de rejuvenescimento através desta mesma tecnologia de Luz Intensa Pulsada. “O calor da luz estimula a liberação de colágeno, deixando a pele com aspecto mais jovem e saudável. Esse tratamento atenua as rugas e linhas de expressão e dá luminosidade à pele”, explica Rosa. No caso de manchas e acnes, a D’pil solicita encaminhamento médico.

Rua Smith de Vasconcelos. 794 Centro Assis-SP 18 3323 7230 assiscentro_sp@dpilbrasil.com.br dpilbrasil.com.br

tal que entra em contato direto com a pele, enquanto o calor da luz faz a queima dos pelos, tornando o método ainda mais seguro. “Como padrão, o tratamento de fotodepilação varia em uma média de 8 sessões em mulheres e 10 em homens, dependendo da fisiologia e do tipo de pelo de cada um”, esclarece Rosa e destaca que o tratamento é aplicável em diversas partes do corpo; “as áreas mais tratadas pelo público feminino são as axilas, o buço, as pernas e a virilha; nos homens são a face, pescoço, peitoral e costas”, comenta.

DÚVIDAS Dentre as dúvidas mais comuns está a duração do tratamento, que pode ser finalizado em até 8 sessões, dependendo do tipo de pelo. As áreas aplicadas são: rosto, virilha, axilas, nuca, pescoço (queixo ao peito), braço, perna, peito, abdômen, dorsal, lombar, ombros, mãos, pés, glúteos. “Durante o tratamento, o ideal é não ficar exposto ao sol 15 dias antes e 15 dias depois. Nos demais dias é necessário a proteção solar. Outra dúvida é quanto à prática de atividade física; orientamos que o cliente evite qualquer atividade que

ESTILO LIVRE

75


Em pauta_

Alongamento:

todo mundo faz. Mas ele ajuda? Você vai se surpreender com a resposta. POR_Mayra Triveloni

Em recente publicação da revista Veja (Edição 2316), pesquisas discutem a eficácia do alongamento antes dos treinos. O assunto, especialistas dizem, já está sendo discutido há bastante tempo, mas só recentemente vêm sendo mostrado em mídias de grande circulação. De acordo com os estudos, pode-se afirmar, conforme esclareceu o médico ortopedista em entrevista à Estilo Saúde, Nemi Sabeh Junior, que o alongamento muscular antes do exercício físico vem trazendo controvérsias no âmbito científico em relação aos seus benefícios, no que diz respeito ao desempenho muscular. O assunto é delicado, sem dúvida, afinal de contas é costumeiro para muitos adeptos de diversas modalidades, a prática do alongamento antes e depois dos exercícios. Para esclarecer melhor o assunto, preparamos alguns questionamentos: ES: Pesquisas têm mostrado que o alongamento reduz os níveis de força máxima e potência muscular. Mas o quê isso realmente significa para os que correm, pedalam, treinam musculação - sem pretensão de ser um profissional? Dr. Nemi: O que mais nos intriga diante do assunto ‘alongamento’ são os novos resultados publicados em todas as revistas do mundo. Como essa reportagem da revista Veja, os trabalhos publicam que o alongamento tem um fator importante do ‘não’ ganho da força. Obviamente, quando realizamos um exercício, procuramos ganhar força e independente da modalidade física esportiva, a força é o principal sinal para realizar o exercício com qualidade. Definido em miúdos, não devemos alongar antes do treino. Porém, diante de tanta controversa e de costumes, o alongamento inicial se adaptou como um aquecimento, de forma que o aquecimento é o melhor método para se evitar qualquer lesão. Definitivamente, não devemos alongar e sim aquecer antes do treino. ES: E para o atleta profissional, o que considerar? Dr. Nemi: Para atletas profissionais é da mesma forma. Eles precisam de mais força para realizar o alto índice.

76

ESTILO LIVRE

ES: Quando falamos desses efeitos do alongamento muscular estamos considerando uma sessão isolada

(estático e prolongado - antes do treino) ou sessões constantes de alongamento (aulas)? Qual a diferença nos efeitos? Dr. Nemi: Os efeitos antes de um treino para ganho de força não são positivos para alongamento. Quando fazemos o alongamento durante o treino, pode estar relacionado ao tipo de modalidade física. Exemplifico no caso do balé, ginástica artística e olímpica, dança e artes marciais. Essas modalidade exigem uma elasticidade aumentada e necessidade de realizar o movimento em amplitude da articulação. Exemplo, o karateca precisa chutar na altura da face, necessita ter um alongamento da musculatura posterior da coxa para desenvolvê-lo. Este movimento é treinado durante o exercício e logicamente realizado o alongamento da musculatura para realizá-lo. A mesma coisa de outras modalidades esportivas. As aulas de alongamento só servem para relaxamento. Não evitam nada nem tratam lesões. ES: Em que momento o alongamento é mais apropriado? Dr. Nemi: Fora do treinamento, das modalidades esportivas que necessitam do alongamento, a indicação primária é para o tratamento de doenças ortopédicas, nas quais os fisioterapeutas realizam técnicas de reabilitação para tratamento de desequilíbrios estáticos e dinâmicos das articulações. Este tratamento pode ser chamado de iso-stretching, que vem do inglês, alongamento igual. Esta técnica adapta o equilíbrio de forças existentes nos membros e assim a força gerada pelos músculos para movimento trabalham em sinergismo, ou seja, sem desequilíbrio do movimento. Este desequilíbrio pode causar impacto nos ossos e lesões musculares por fadiga. Podemos observar dor aos movimentos normais do nosso corpo, como sentar, levantar o braço, pentear o cabelo e pegar algo no chão. Outras doenças ortopédicas que necessitam do alongamento são as escolioses e paralisias cerebrais. O que é relevante é que não conseguimos deixar de alongar. O costume de se alongar já vem do passado e essa mudança, como toda mudança, terá muita discussão a seguir. Discussão que necessita de mais trabalhos científicos e mais organização da metodologia estudada. TUDO é controverso ainda. Mais eu vou seguir o que é novo.

ESTILO LIVRE

77


78

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

79


DA REDAÇÃO_

Marketing na Saúde Um tema tem sido levantado com mais frequência na área da saúde: o marketing. No ambiente acadêmico da saúde humana a questão do marketing é pouquíssimo abordada; quando muito, conforme comento em uma das reportagens desse mês, considera-se apenas o aspecto ético da questão. Porém, é importante destacar que o marketing pode se adequar à área médica, considerando, claro, que nem toda estratégica se aplica ao médico e ao seu consultório ou clínica. Pensando em esclarecer esse e outros assuntos, aconteceu em abril o 1º Meeting SIS, evento realizado pela Consultoria SIS e que vocês conferem a cobertura completa nessa edição. Esclarecemos também as principais dúvidas a respeito do alongamento: qual o melhor momento para a prática? Preparamos ainda uma reportagem sobre atividade física funcional, seus benefícios, a importância de se exercitar e, principalmente, a relação de confiança com o profissional, a segurança na hora de executar o exercício, o gosto pelo modalidade, etc. Tudo isso faz com que você se sinta motivado a continuar ou a começar! Na reportagem de capa levamos até você, leitor, o método de depilação através da Luz Intensa Pulsada: um procedimento revolucionário que vêm ganhando cada vez mais espaço na área estética. Confira! Boa leitura! Mayra Triveloni

Atendimento e Redação

DIRETOR Jeziel Marquezini EDITORA Carolina Marquezini DIRETOR COMERCIAL Daniel Israel DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Camila Bahis IMPRESSÃO Editora Conosco_Indústria Gráfica TEXTOS Mayra Triveloni FOTOS Ana Carolina V. Falcão JORNALISTA RESPONSÁVEL Carolina Marquezini_MTB_41418 SP TIRAGEM 18 mil exemplares PARA ANUNCIAR Daniel Israel_18 9732 0007 daniel@revistaestilolivre.com.br ANÚNCIOS E PATROCÍNIOS Além de anúncios institucionais e comerciais em formatos tradicionais, a Estilo Livre oferece a opção de patrocínio das seções e colunas fixas. Fale com nosso departamento comercial.

80

*O conteúdo das propagandas e informes publicitários é de inteira responsabilidade dos contratantes.

ESTILO LIVRE

REVISTA ESTILO LIVRE Abílio Duarte de Souza, 257 . 18 3022.3152 revista@revistaestilolivre.com.br www.revistaestilolivre.com.br

ESTILO LIVRE

81


82

ESTILO LIVRE

Edicao28  
Advertisement