Page 1

ESTILO LIVRE

3


4

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

5


ÍNDICE_

06 12 14 18 20 38 50 56 60 62

DA REDAÇÃO_ ENTREVISTA

Adriane Galisteu Não sou“apenas” uma modelo

Homenagem a elas...

música

Elizabeth Grant A nova queridinha do Pop

TV

Mariana Lima De volta às telas

bichos

Literatura especializada Crianças aprendem com livros

TURISMO

Uma opção sem muitos gastos Jericoacoara

ASSIS

Raphael Chiampi Futebol Americano no Brasil

CINEMA

lançamentos 2012 O ano dos heróis e do 3D

DECORAÇÃO

Bosque A natureza dentro de casa

Viagens

Riviera maya Pelo fundo do mar do Caribe

Motor

TOYOTA Prepara lançamentos no Brasil

Ao longo de sua história, as mulheres foram conquistando cada vez mais espaço na sociedade, chegando hoje, a ponto de gerirem nações e ocuparem os mais altos cargos dentro de empresas de diversas áreas. Elas já são admiradas por sua força e garra, no entanto, em março, quando se comemora o mês da mulher, vale dar ainda mais espaço para que essas guerreiras contem suas histórias de vida e principalmente, de sucesso no trabalho. Pensando em homenagear as mulheres nesta data e mostrar do que elas são capazes para cuidar da família, do visual, do intelecto e ainda vencer no mercado de trabalho, fomos buscar o exemplo de algumas assisenses que estão nesta luta. Algumas há mais tempo, outras a menos, enfim, mulheres de diferentes idades e em diferentes situações que, como tantas outras, se desdobram para dar conta de todas as responsabilidades do dia a dia. Confira em nossa reportagem especial o que essas mulheres, mães, meigas, charmosas, amigas, lutadoras e carinhosas têm feito para alcançar o sucesso e conquistar todos os seus sonhos.

CAROLINA MARQUEZINI DIRETORA DA REDAÇÃO

DIRETOR Jeziel Marquezini EDITORA Carolina Marquezini DIRETOR COMERCIAL Daniel Israel DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Rodrigo de Souza IMPRESSÃO Editora Conosco_Indústria Gráfica TEXTO E FOTOS Agência Estado FOTOS Ivan Mello - Freelance JORNALISTA RESPONSÁVEL Carolina Marquezini_MTB_41418 SP

26 Capa

Mulheres: o sexo “forte” Fotos: Ricardo Amaro

TIRAGEM 18 mil exemplares PARA ANUNCIAR Daniel Israel_18 9732-0007 daniel@revistaestilolivre.com.br ANÚNCIOS E PATROCÍNIOS Além de anúncios institucionais e comerciais em formatos tradicionais, Estilo Livre oferece a opção de patrocínio das seções e colunas fixas. Fale com nosso departamento comercial. *O conteúdo das propagandas e informes publicitários é de inteira responsabilidade dos contratantes.

. REVISTA ESTILO LIVRE Abílio Duarte de Souza, 257 :: F: 18 3022.3152 www.revistaestilolivre.com.br revista@revistaestilolivre.com.br


ENTREVISTA_

nas prateleiras, uma linha de esmaltes e outra de xampu e condicionador com seu nome - além de estrelar a campanha da Iódice, grife da família de seu marido Alexandre Iódice. E se Adriane é um trator para lidar com o trabalho e as vicissitudes da vida - ela começou a trabalhar aos 9, perdeu o pai, alcoólatra, aos 15, o único irmão, de aids, aos 22 -, é só sorrisos ao falar do filho Vittorio, de 1 ano e 3 meses, a razão maior de ela dizer, a todo momento, que está na fase mais feliz de sua vida.

(AE) - O que mudou após o Vittorio? - Mudou tudo. Ele é prioridade e meu trabalho também, desde que eu possa conciliar. Assim, deixo a manhã pra ele e trabalho de tarde.

Adriane Galisteu Gislaine Gutierre

(AE) - O nome dela é Adriane Galisteu. Mas poderia ser Adriane S/A, tamanha é a diversificação de atividades desta que, há muito tempo, deixou pra trás a condição de “apenas” modelo. Apresentadora do “Projeto Fashion”, na Band, líder de uma campanha em prol de soropositivos e dona de uma marca de bolsas, essa também empresária paulistana de 38 anos acaba de lançar um curso de inglês online e acaba de colocar

(AE) - Você já quer ter outro filho? - Eu brinquei, eu tô preparada pra ter outro. O Alê que não está (risos).

ENTREVISTA_

do, ele é sério. E, ao mesmo, tempo ele consegue tirar de você tudo o que quer. (AE) - Em uma entrevista, você disse que se Viviane Senna te chamasse para um café, você pararia tudo e iria encontrá-la na hora. - Continuo falando a mesma coisa. Principalmente, para a mãe do Ayrton.

(AE) - Com a gravidez, você engordou 16 quilos, que já perdeu. Chegou onde queria? - Não, nunca cheguei onde eu quero. Nunca chego. Gosto do padrão bem magro, fora do normal. Mas até isso é uma mudança, porque não é mais prioridade. Voltei a malhar, voltei à minha dieta, mas agora faço isso calmamente, sem nenhuma intervenção brutal. Plástica, só vou fazer quando me olhar no espelho e detestar o que estou vendo.

(AE) - O que gostaria de dizer a ela? - Nada. Gostaria de ouvir, porque sinto saudades deles. A Viviane não tanto, porque há eventos em que a encontro três, quatro vezes. Por mim, seria uma relação normal. Mas ela é fria na vida, né?

(AE) - Você lançou uma linha de produdos exclusivos. De que maneira você participa desses processos? - Além de fazer toda a parte da campanha e do marketing, eu me envolvo em toda a escolha. Eu estou com um esmalte que é da minha linha. Peço todos antes. São 43 cores, quero ver a qualidade, o tempo que dura. Todos esses produtos fazem parte do meu dia a dia.

(AE) - E em relação à Xuxa? - As pessoas que falam que tem ‘eu contra Xuxa’, ‘eu contra Luciana Gimenez’. Na verdade, a Xuxa, eu nem conheço. A última vez que a vi pessoalmente foi no velório do Ayrton. E eu nem a vi, porque eu chegava, ela saía.

(AE) - Antes de sair do SBT, você passou horas na casa do Silvio. Como foi esse papo? - Foi ótimo. Ele é muito mais genial do que imaginam. Foi ele quem me pôs na linha. Principalmente, na questão da pontualidade. Chegava uma hora antes para fazer o programa ao vivo. Ele achava pouco. Então, comecei a chegar duas horas antes. E ele tem razão. (AE) - Dá pra ficar indiferente diante de uma pessoa que é uma lenda viva? - Não! Primeiro você treme, segundo morre de medo, terceiro morre de rir. Ele é engraça-

(AE) - Você se ressente ainda? - Não. Minha vida é outra. Minha história com o Ayrton é linda e será para sempre.

(AE) - Em 1995, você posou para a “Playboy” por dinheiro. Por que resolveu posar desta vez? - Gostei da proposta. Meu marido achou ótimo, minha mãe também. E eu sozinha teria feito, anyway. A proposta de ser um aniversário da Playboy, de ser onde fui pedida em casamento (no sul da Itália), de poder levar a mesma equipe de 1995 foi muito astral. (AE) - O que você acha da manipulação de imagem? Permite isso nas suas fotos? - Se isso está aí para ajudar, por que não? O mundo inteiro faz isso. A gente até que pega bem leve nesse capítulo. Nas revistas gringas, eles manipulam até o pé. ESTILO LIVRE

09


loki mesmo

ENTREVISTA_

(AE) - Arnaldo Baptista, após lançar o instigante disco Let It Bed, em 2004, listado entre os melhores daquele ano, e ter sua história contada no documentário Loki - Arnaldo Baptista, de 2008, dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, o músico está de volta.

Por_Pedro Antunes

(AE) - Arnaldo Baptista é tido por muitos como gênio. Ele, no entanto, não gosta: é loki, não tem jeito. O apelido veio com seu primeiro disco solo, Loki?, de 1974. Aos 63 anos, Arnaldo se veste como um garotão indie, com camisa xadrez azul e calça preta. Apenas seus pés, calçados com tênis de corrida, também preto, destoam desse figurino. Ele divide sua vida em duas partes: antes e depois do “renascimento”, como se refere ao coma em que entrou aos 33 anos, após sofrer traumatismo craniano numa tentativa de suicídio. Após lançar o instigante disco Let It Bed, em 2004, listado entre os melhores daquele ano, e ter sua história contada no documentário Loki Arnaldo Baptista, de 2008, dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, o músico está de volta. (AE) - Como você se inspira? - Às vezes, me empolgo com o filamento de uma lâmpada, por exemplo. Adoro esses avanços tecnológicos. Julgo se é uma inspiração plástica ou se vale uma letra. Adoro ver as evoluções. Vamos criar asas? Nos comunicar por telepatia? (AE) - Ainda tem gente que te pergunta sobre os Mutantes? Isso te incomoda? - O Sérgio, meu irmão, é muito ditador. Mas tem outra coisa interessante: eu estive com Sean Lennon (filho de John Lennon) e ele falou que uma coisa que o atrapalha muito é ser chamado sempre de “filho de John Lennon”. Pensei: “Você sabe o que eu passo.”

10

(AE) - Chamam você de gênio e de loki. Em qual você se encaixa melhor? - Acho que loki é mais profundo. Pode ser dividido em várias formas e faces. Podem falar que o Arnaldo é um gênio, mas um homem como o Sérgio (Dias) não quer a minha vida, com amplificadores valvulados e minhas guitarras Gibson. É muito difícil esse lado de gênio. Prefiro ser loki mesmo.

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

11


música_

(AE) - Pe Lu, Pe Lanza, Koba e Thomas trocaram os tênis coloridos pelos chinelos, os óculos de grau pelos escuros e desceram a serra em fevereiro. A reportagem seguiu o rastro não mais tão colorido do Restart e chegou à Praia da Enseada, no Guarujá, onde os meninos da banda gravaram participação no “Luau MTV”.

MTV e restart Por_Alexandre Matias

Foi sob o sol forte, gritos de tietes e muita areia que a apresentadora Ellen Jabour e Pe Lanza, vocalista do Restart, se reencontraram em público após serem flagrados aos beijos no festival SWU, em novembro passado. Ainda nos bastidores, após “almoçar pastel com refrigerante”, Pe Lanza deixou no ar que Ellen e ele já haviam se falado antes. “Dia desses eu até falei para ela que nesta gravação a imprensa iria cair matando em cima”, disse ele, não revelando se este foi um papo virtual ou cara a cara. Mas ele logo tratou de encerrar o assunto. “Somos amigos e está tudo bem.” Isso, no entanto, não ofuscou o clima da atração. E, não fossem os gritinhos suspeitos do mulherio quando ele beijou a mão da apresentadora como forma de agradecimento ao final da gravação, ninguém nem lembraria da história. O clima seguiu descontraído e no melhor estilo show na praia. As fãs que conseguiram um lugar, literalmente, ao sol para assisti-los de perto puderam se divertir com os novos sucessos do disco “Geração Z”,

como “Menina Estranha”, e até canções mais antigas, como “Levo Comigo”. “Cada disco mostra uma fase diferente nossa. O ‘Geração Z’ conta o que estamos vivendo agora”, disse Pe Lu. E não faltaram hits alheios e até palhinhas de canções bem opostas ao estilo urbano da banda, como o reggae “Beija Flor”, do Natiruts Para os meninos, queridinhos da grade da emissora, participar do “Luau MTV” era um sonho antigo. Um dia antes, o baterista Thomas escreveu no Twitter: “Hoje será mais um dia especial, vamos gravar o ‘Luau MTV’. Sempre sonhei em gravar esse programa”. Pe Lanza também confirmou o desejo. “Lembro de ter assistido a vários luaus, com o do Charlie Brown Jr. É uma realização.” Entre uma música e outra, pedidos de água e queixas do calor. Eles disseram que os fãs terão de esperar mais um pouco pelo filme sobre a banda. “Estamos em fase de divulgação do novo disco e bem focados nisso, além da nossa carreira internacional. Mas uma hora sai”, explicou Pe Lu. ESTILO LIVRE

13


música_

Elizabeth Grant Por_Pedro Antunes

(AE) - A cantora nova-iorquina pegou as pessoas com tamanhas velocidade e surpresa que nem mesmo ela estava preparada para isso. E “Born To Die” é prova fonográfica de que ela ainda é crua como artista: um álbum de 15 faixas, algumas consistentes, mas que o destaque ainda é “Video Games”, tocada à exaustão no segundo semestre do ano passado. O mundo perdia Amy Winehouse, mas, segundo a crítica inglesa, ganhava Lana Del Rey. Não poderia ser mais “hype” para alguém que emplacou uma música que bebia de fontes de décadas diversas. Ela sempre soou retrô, mas lhe falta o resgate para algo contemporâneo - algo que Winehouse tirava de letra. O trabalho, como um todo, não é ruim. O problema é a expectativa criada sobre ele. Lana buscou elementos do hip hop, embalou suavemente com uma voz grave e instrumental de primeira - cordas e batidas eletrônica costumam dar certo. A faixa-título abre e resume o disco. As letras carregam algum sofrimento, mas a voz não se altera. Uma boneca, uma Barbie inexpressiva. Com ou sem coração? Este é seu maior defeito. Há surpresas como “Carmen”, uma faixa que se tivesse a participação de Kanye West seria hit. Já a faixa seguinte, “Million Dollar Man”, dá a impressão de ter sido gravada num banheiro, tamanha é a reverberação sobre a sua voz. Lana, infelizmente, excitou a todos. Sexy, esperta, nerd. E, agora, precisa lidar com a impotência que seu disco pode causar.

ira

erica olive

helena beltr

ão

carla ph

ilipp

del

soraya fa

rosely fern

andes

priscila coel

ho ilma cintra

Mulheres merecem parabéns todos os dias. E, hoje, mais ainda. Homenagem da Carmen Steffens Assis a nossa maior fonte de inspiração: você, mulher. Um momento tão importante fica completo com as joias gentilmente cedidas pela Jolie Acessórios. ESTILO LIVRE Rua 15 de Novembro, 505 :: Assis/SP :: F.18 3321.3242 :: 3321.2760

15


TV_

Mariana Lima volta a flertar com a televisão Por_Aline Nunes

(AE) - “Quando o olho brilhou, entendi/ Quando criei asas, voei.” Em 1996, o hit “À Primeira Vista”, de Chico César, interpretado por Daniela Mercury, embalou o romance dos pombinhos Liliana (Mariana Lima) e Marcos (Fábio Assunção), em “O Rei do Gado”. O público brasileiro torceu pelo casório do herdeiro de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a filha do senador Caxias (Carlos Vereza). Assim, Assunção, com carreira firme desde “Meu Bem, Meu Mal” (1990), seguiu na TV. Já Mariana, na época aos 24 anos, despertou, criou asas e voou para os tablados. O pouso foi firme e rendeu prêmios. Com o Teatro da Vertigem, de Antônio Araújo, ela foi do paraíso bíblico de “O Livro de Jó” ao inferno de “Apocalipse 1,11”. Nesse trajeto, junto com o diretor Enrique Diaz - seu marido e pai de Elena, de 6 anos, e Antonia, de 3 -, deu voz aos suspiros de Clarice Lispector e de Anton Tchekhov. E, de quebra, levou, em 2011, o Prêmio Shell de melhor atriz com “Pterodátilos”. “O teatro foi uma escolha. Não tenho perfil de fazer qualquer novela, qualquer coisa. Não sou feliz assim”, diz a atriz. Hoje, porém, beirando os 40 anos e com uma carreira sólida no teatro e no cinema - ela está em “A Cadeira do Pai” (com Wagner Moura), longa que representa o Brasil no Festival de Cinema de Sundance, nos EUA -, Mariana voltou a flertar com a TV, participando de “O Brado Retumbante”, minissérie política de Euclydes Marinho. Na telinha, a atriz vive Fernanda, braçodireito do presidente Paulo Ventura (Domingos Montagner), por quem nutre uma paixão secreta. É uma volta definitiva para a TV? Mariana não sabe. No entanto, ela quase emendou “O Brado Retumbante” com a novela “Cordel Encantado”. “O Ricardo (Waddington, diretor), que também estava em Cordel, me fez o convite e eu não podia recusar”, conta. “É mais um trabalho com estética de cinema.”

16

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

17


TV_

Maria Kuniko Yonaha, de 59 anos, a famosa Maria do Pastel (vencedora de um dos concursos que elegeu o melhor pastel de São Paulo), assiste ao programa “Mulheres Ricas”, da Band TV, em sua casa na zona norte da capital paulista.

aparência Por Equipe AE

(AE) - No mundo dos sonhos, o dia amanheceu aberto em São Paulo e, afim de um passeio diferente, Val Marchiori pegou o telefone e agitou um passeio com as amigas ricas Débora Rodrigues, Lydia Sayeg, Narcisa Tamborindeguy e Brunete Fraccaroli. O destino escolhido: Angra dos Reis. Com o avião abastecido, as garrafas de champanhe geladas e os empregados à disposição, lá foi a milionária rechear as malas de mimos das marcas Louis Vuitton e Dolce & Gabbana. “Vamos para Angra, onde só chegamos de avião ou de helicóptero. Adoro!”, vangloriou-se Val. Na vida real, Dona Maria Kuniko Yonaha, de 59 anos, a famosa Maria do Pastel - que, em 2009, faturou o prêmio de melhor pastel de São Paulo se espantou com a ostentação. “Gente, ela parece a Tereza Cristina (personagem de Christiane Torloni, em Fina Estampa, da Globo). Parece coisa de novela”, disse Maria, sobre a ricaça Val. Esse capricho milionário, exibido no reality show “Mulheres Ricas”, na Band, não foi o único que causou espanto em Maria, que, coincidentemente, também foi recentemente a Angra dos Reis. “Mas o detalhe é que fui de ônibus. E olha, deu para chegar lá, sim (risos)”, contou, à reporta-

18

ESTILO LIVRE

“Para a ‘Maria do Pastel’, a rica, Val Marchiori parece a Tereza Cristina” gem, a mãe de quatro filhos, que na infância passou apertos e, hoje, se permite cometer pequenas extravagâncias. “Se tiver de pagar R$ 300 num restaurante, com a família, eu não meço esforços. Sou pobre, mas tenho paladar de rico”, disse ela, largada no sofá de sua residência, na zona norte de São Paulo. “Vou ficar à vontade, tá? Afinal, não sou uma das poderosas”, brincou a pasteleira do Pacaembu. “Acho que eu vou gostar desse programa”, emendou, ao ver a abertura da atração. De fato, as chances dela gostar eram grandes. Afinal, todo mês de janeiro, quando o “Big Brother” tem início, a pasteleira, que veio de Osaka num navio, muda sua rotina. “Só vou dormir depois que eles vão deitar. Gosto tanto do programa que já pensaram até em me inscrever no BBB”, contou ela, que é assinante do pay-per-view e, na TV aberta, torce pelo Pereirão (Lilia Cabral) de “Fina Estampa”, sonha em conhecer Ana Maria Braga e acompanha “A Fazenda”, na Record. ESTILO LIVRE

19


bichos_ (AE) - Toda criança quer um bicho de estimação. Mas poucas sabem que ter um novo membro na família inclui cuidados e muita atenção com ele. “Poucas têm essa consciência. Quando pedem um bicho aos pais, estão, na verdade, pedindo um brinquedo”, afirma a veterinária Regina Rheingantz Motta. É por isso que, segundo a especialista, os pequenos perdem logo o interesse e os pais passam a cuidar do bicho sozinhos. Para Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, uma criança deve ter esta responsabilidade desde cedo e não pensar que tudo é apenas diversão. “Ela tem de saber disso antes do bicho chegar em casa”, aconselha ele. Preocupados em conscientizar pequenos amantes de cães e gatos sobre os cuidados com os animais, Regina e Alexandre reuniram suas experiências nas páginas dos recém-lançados livros “Eu Cuido Com Carinho do Meu Cão” e “Eu Cuido Com Carinho do Meu Gato”, pela Caramelo, selo infantil da Editora Saraiva. Os autores formaram um verdadeiro guia de como lidar com o primeiro animalzinho de estimação. “A ideia é que, quando chegar a fase da criança ouvir do pai que é dela a responsabilidade de cuidar do animal, ela esteja preparada. São dicas simples, que podem evitar problemas para o animal”, explica Rossi.

20

ESTILO LIVRE

litetatura_

através da leitura crianças entendem seus bichinhos de estimação Por_Marcela Rodrigues Silva

A versão que ensina a lidar com cães, por exemplo, explica à criança até a importância de escolher a raça do cãozinho pelo perfil da família e não por modismos. “É preciso levar em conta o tamanho do bicho, do espaço da casa, se é manso ou mais agitado. Isso evita abandonos futuros”, diz Regina. Com o auxílio dos desenhos divertidos da ilustradora Carla Pilla, Regina e Alexandre mostram ainda como funciona o corpo de cães e gatos, que itens são necessários para cuidar bem deles, como brincar com cada um, como preparar a casa para recebê-los e até como treiná-los a ter boas maneiras.

Nos livros, os capítulos “Cachorrês” e “Língua de Gato” mostram ao pequeno leitor como gestos de seu bichinho de estimação, como ruídos e poses, podem indicar vontades, sentimentos e dores.

pretinho básico e sua história em “Quinta Avenida, 5 da Manhã” Por_Ana Carolina Rodrigues

(AE) - “Marilyn Monroe não vai fazer um papel de dama da noite”, disse Paula Strasberg, professora particular de interpretação da atriz, a Marty Jurow, um dos produtores de “Bonequinha de Luxo”, durante uma conversa telefônica, no fim dos anos 50. A frase, registrada no quarto capítulo de “Quinta Avenida, 5 da Manhã”, tem uma importância vital para o livro do americano Sam Wasson. Serve como ponto de partida para uma deliciosa jornada que mudaria não só o cinema - a representação da mulher na tela como também a moda. Até aquele momento, meninas solteiras de “classe” não faziam sexo nos filmes, tampouco esperavam muito mais do que o casamento. A recusa de Marilyn, atriz preferida de Truman Capote, autor do livro que deu origem ao clássico, para o papel de Holly Golightly abriu as portas para Audrey Hepburn. Dona de uma aura quase virginal, assumiu, não sem uma boa relutância, a pele de uma garota de programa que ganhava a vida na cosmopolita Nova York. Independente e com sérias dificuldades em pertencer a lugares e, sobretudo, a pessoas, ela vivia seu drama com um gato e um glamour peculiar, custeado graças ao dinheiro dos homens que divertia. Enquanto isso, ela usava vestidos que até hoje habitam o imaginário feminino. Lançado há exatos 50 anos, “Bonequinha de Luxo” é esmiuçado no livro desde sua origem, ainda nos escritos de Capote, até seu lançamento nos

cinemas, em 1961. Mas, muito além dos bastidores de um filme que mexeu com egos poderosos, entre eles o de Capote, o do ator George Peppard - par romântico de Audrey na história e que se considerava a estrela principal da produção - e de Edith Head, lendária figurinista de Hollywood, “Quinta Avenida, 5 da Manhã” revela saborosas histórias de moda. A principal delas sobre a parceria de Audrey e Hubert de Givenchy, estilista que assina os incríveis looks do filme. E a trama fashion mais importante de “Bonequinha” é, na verdade, anterior ao filme dirigido por Blake Edwards. Foi para viver Sabrina no longa homônimo (1954) que Audrey conheceu o então jovem Givenchy. No primeiro contato, depois de se decepcionar ao descobrir que a Hepburn que havia marcado com ele era a Audrey e não a Katherine, o francês se disse muito ocupado para atendê-la. Audrey procurava os figurinos para dar vida a Sabrina Fairchild. O máximo que conseguiu dele foi permissão para olhar a coleção anterior. De lá, pinçou poucas peças, entre elas um vestido preto que caiu nas graças do público. O impacto da dobradinha Audrey/Givenchy na tela transformou a atriz em musa do estilista. A partir de 1957, os contratos dela continham uma cláusula não negociável que estipulava que ele desenharia seus figurinos. Mas foi em “Bonequinha de Luxo” que a dupla mostrou todo seu poder de fogo.

ESTILO LIVRE

21


Fuja dos gastos excessivos em Jeri Por_Roberta Scrivano

Duna do pôr do sol

22

ESTILO LIVRE

Jericoacoara (CE) (AE) - Ao ouvir o preço para subir de quadriciclo ao alto da Duna do Pôr do Sol, R$ 120 por pessoa, o viajante atento certamente ficará desconfiado. Certo, há o aluguel do veículo, mas a montanha de areia fica logo ali, ao lado do centrinho de Jericoacoara, visível de qualquer ponto da praia central. Por que tudo isso? Até o mais descolado dos viajantes já viveu a sensação de estar sendo, digamos, sobretaxado em destinos turísticos no mundo todo. E a cearense Jeri, claro, também tem suas pegadinhas Nada que desencoraje a visita a uma das vilas litorâneas mais charmosas e gostosas do País. Mas estar bem informado vai ajudar você a evitar a armadilha das cobranças exageradas - e guardar seu dinheiro para usar naquilo que realmente vale a pena A gastronomia variadíssima e as tentadoras lojas de artesanato e design, por exemplo. Lembre-se de que preços de passeios estão sujeitos a barganha. No buggy para quatro pessoas, um casal pode ter pagado valor superior ao desembolsado pelo outro. Mais uma vez,

é questão de ficar atento e, sempre que possível, pechinchar. CHEGAR E VOLTAR - Jeri está a 300 quilômetros de Fortaleza. É preciso ir até Jijoca e, de lá, embarcar em jardineira ou buggy - veículos comuns não chegam ao vilarejo. - Por conta: a empresa Fretcar (fretcar.com. br) tem a concessão da rodovia que leva até Jijoca. A passagem custa R$ 57 e pode ser comprada pela internet. Estão incluídos o ônibus semileito, pontual e confortável (passa no aeroporto às 8h30 e às 16h30), com serviço de bordo (bolacha e suco), e a jardineira que leva a Jeri. Também dá para comprar o trecho de retorno na agência da Fretcar em Jeri. - Em agência: R$ 90 para ir de van (embora digam ao turista que o trajeto é feito de microônibus) até Jijoca - com paradas para fotos no caminho. Além de outros R$ 120 para o percurso de buggy, na areia, entre Jijoca e Jericoacoara e vice-versa, na Trilha do Jericó (trilhadojerico. com.br). PEDRA FURADA - Monumento natural símbolo de Jeri, está dois quilômetros ao sul do centrinho da vila. Na chegada, o Chicão estará por lá com um isopor cheio de coco, água e refrigerante, a R$ 2,50 cada. - Por conta: grátis. O caminho pela praia, à beira-mar, é bonito e mais fresco, mas só pode ser feito na maré baixa (as pousadas costumam ter a tábua de marés). Também é possível caminhar por cima do morro, com linda vista do horizonte. Não há como errar - Com guia: R$ 120 o casal. O guia mostra o caminho, tira fotos e leva água - para ser vendida aos turistas. - De quadriciclo: R$ 120 por pessoa, em média. Com o veículo, o caminho é feito por cima do morro e você, de toda forma, será obrigada a caminhar os últimos 900 metros, por conta da localização do estacionamento.

pôr do sol em Jericoacoara

TURISMO_

ESTILO LIVRE pedra furada

23


24

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

25


TURISMO_

- Singita Grumeti Reserves Tanzânia - O primeiríssimo da lista fica nos arredores do Serengeti National Park, o que já rendeu bons pontos na votação. É composto por um trio de lodges, cada um seguindo estilo próprio de decoração, mas sempre com decoração imponente como baús de mogno antigo, tapetes persas e cortinas de seda. Sem falar na piscina de borda infinita. A diária em quarto duplo custa desde US$ 1.700, com pensão completa e safáris incluídos. Reservas: singita.com. - Singita Sabi Sand

Luxo e conforto no coração da savana Por Equipe AE

Singita Grumeti Reserves

26

ESTILO LIVRE

(AE) - Desbravar a natureza e ficar cara a cara com animais selvagens. Aventura eletrizante que termina não em uma barraca de camping, mas nas mais confortáveis suítes e caprichadas mesas de refeição dos melhores hotéis do mundo. Ao menos na opinião dos leitores da revista “Travel + Leisure”, dos Estados Unidos. Na pesquisa anual feita pela publicação, que estabelece um ranking dos 500 melhores hotéis do mundo, os quatro primeiros lugares foram conquistados por lodges em parques de safári na África. O resultado foi divulgado na semana passada. Foram avaliados suítes, localização, serviço, comida e custo-benefício A votação é feita pela internet - os dados pessoais de cada participante são analisados e excluídos os que trabalham em empresas turísticas, ligadas ou não aos hotéis concorrentes. Curiosidade: o Brasil nem aparece no ranking. Conheça os campeões africanos.

África do Sul - É um dos correspondentes da rede na África do Sul, este colado à reserva Sabi Sand. Também se divide em três áreas distintas de lodges. Há suítes que contam com lareiras, chuveiros ao ar livre e uma vista privilegiada para o Sand River, onde famílias de elefantes se exibem sem vergonha alguma na hora do banho. Suítes duplas saem por a partir de US$ 2.352 por noite, em sistema allinclusive. Mais: singita.com. - Royal Malewane África do Sul - Todo o requinte é usufruído por no máximo 20 hóspedes instalados em seis suítes, que se conectam à área comum por passarelas elevadas. Viajantes mais exigentes têm facilidades extras nas royal suítes, como piscina e chefs particulares, além de saídas para safáris exclusivos. Localizado em uma reserva adjacente ao Kruger Park, oferece também passeio de balão e uma opção de safári a cavalo. A diária do quarto duplo sai por US$ 2.846, com tudo incluído. Site: royalmalewane.com. - Ol Donyo Lodge Quênia - Completamente isolado, foi construído de forma a privilegiar a vista do Monte Kilimanjaro. Tem dez suítes recém-reformadas - todas contam com a imperdível varanda que também funciona como área de dormir a céu aberto. Na decoração, materiais naturais como pedra, palha e madeira, além de tecidos finos. Menus requintados são outro ponto forte do hotel. Diárias desde US$ 840, all-inclusive. Mais: greatplainsconservation.com/odl/index html.

Singita Grumeti Reserves

Singita Grumeti Reserves

ESTILO LIVRE Ol Donyo Lodge

27


capa_

capa_

evolução do “sexo frágil” Por _Carolina Marquezini

(EL) - Se elas já foram o sexo frágil, atualmente estão muito mais para uma fortaleza. As mulheres de hoje, que se desdobram entre os afazeres do lar, da maternidade e profissionais, ainda conseguem encontrar tempo para cuidar da beleza, da saúde, enfim, viver todas as suas paixões. Justamente por essa garra e força, a Estilo Livre deste mês resolveu fazer uma homenagem às mulheres, contanto a história de luta de quatro assisenses. Mulheres comuns, que tem muito em comum, e que se esforçam diariamente para alcançar tudo o que querem.

Marina Pereira Oliveira, 29 anos

Dra. Mônica Demian, 31 anos (EL) - A dedicação à medicina e o carinho com os pacientes não deixa dúvidas de que ela nasceu para ser médica. No entanto, nem ela mesma sabia que seguiria essa profissão. A médica Mônica Andrade Demian revelou à reportagem da Estilo Livre que, ainda na escola, sempre pensou em prestar vestibular para Engenharia Mecatrônica. Felizmente, diversas conversas com amigos que faziam o curso na Unicamp fizeram com que ela mudasse de ideia e optasse pela medicina. “Eu percebi que gostava de estudar matemática, mas que não gostaria de trabalhar com a Engenharia, então, parti para a medicina”, lembra.

28

ESTILO LIVRE

A cena se repetiu na faculdade, quando ela tinha certeza de que se especializaria em cirurgia, vontade que também foi deixada de lado quando conheceu seu marido, que é cirurgião. Foi então que ela decidiu se aventurar pela área da medicina estética, que associa pequenos procedimentos, que ela gostava, a tratamentos que mudaram e continuam a mudar a vida das mulheres. E como mulher, Dra. Mônica também faz questão de priorizar espaço para todas as paixões em sua vida. Ela tem dois filhos, um menino de dois anos e uma menina de quatro, e, além de se dedicar com afinco à profissão, ainda se desdobra para cuidar da família e de si mesma.

(EL) - Quem conhece a chef de cozinha e proprietária do restaurante Tom, Marina Pereira Oliveira, sem querer sempre solta um “mas tão novinha”. É que ela revela, com todo o seu talento e dedicação, que tamanho realmente não é documento. Ela é pequenininha - o que normalmente faz com que pensem que tem menos idade - mas é “porreta”. Essa guerreira não mediu esforços para correr atrás do seu sonho. Sempre foi apaixonada pela gastronomia, mas por influência do pai, proprietário da rádio A Voz do Vale, se formou em Jornalismo com a promessa de ajudá-lo na empresa. Entretanto, sem desistir do sonho de se aventurar pelo mundo dos ingredientes. Mais tarde então, fez o curso de Cozinheiro Chef Internacional no Grande Hotel de Águas de São Pedro, no Senac, e depois de muitos cursos e estágios na área, em 2007 montou o restaurante Tom. Um desafio, já que sua proposta era apresentar na cidade, ao lado do marido e sócio, uma gastro-

nomia mais requintada, estilo de restaurante que normalmente não é encontrado em cidades pequenas. “Queríamos desmistificar o mundo do vinho. Mostrar que ele é acessível para todos os gostos, bolsos e paladares”, lembra. E conseguiram, dos 32 rótulos que ofereciam inicialmente no restaurante, hoje já contam cerca de 70. Sobre a vida de mulher e chef, ela revela que é preciso estar pronta para se despir da vaidade, já que chef não pode usar esmalte, brincos, vive de cabelos presos e lenço, passando calor à beira do fogão, mas nada que não valha à pena. Além disso, fala de todas as coisas boas que a profissão lhe trouxe, como a conquista de muitos amigos e clientes queridos. Para quem quiser conhecer a chef mais de perto, agora, unindo suas profissões, o jornalismo, a gastronomia e a paixão por música, como boa filha de radialista, Marina montou um blog chamado Comida com Tom, onde fala um pouco dessas influências de sua vida. O endereço é: comidacomtom.blogspot.com ESTILO LIVRE

29


capa_

capa_ Flávia Kume Dib, 43 anos

Cláudia Binato, 45 anos (EL) - A beleza às vezes faz com que as pessoas tenham impressões equivocadas. Ela é linda sim, entretanto, está longe de ser somente uma “bonequinha de porcelana”. Essa mulher guerreira, que, casada com o empresário João Antônio Binato, não precisaria trabalhar para sobreviver, sempre fez questão de lutar pelo seu espaço, ajudando o marido dentro da empresa da família e em sintonia com os enteados. Casada há 25 anos e meio, Cláudia conta que desde 1986 começou a trabalhar na Rede Avenida, época na qual teve a ideia de transformar em loja de roupas um pequeno bazar que existia no mercado Avenida Plus. O investimento deu tão certo que hoje a Rede já possui lojas de roupas em cinco mercados, sendo três em Assis (Plus, Max e Prudenciana) e mais duas

30

ESTILO LIVRE

em lojas de outras cidades da região. No entanto, ela não cuida somente das lojas. Cláudia se desdobra também coordenando a parte de objetos para casa comercializados nos mercados, escolhendo a dedo as peças de louça, utilidades domésticas, entre outras, e também é responsável pela organização de toda a decoração dos mercados, que sempre investem em novidades e em detalhes voltados a datas comemorativas. Para ela, a mulher precisa se sentir útil, produtiva, e o trabalho traz todos esses benefícios. Ela também concilia os afazeres com a vida de mãe de três filhos, de 28, 26 e 17 anos, e da casa, revelando que “pilota” um fogão como ninguém. “Adoro cozinhar e faço isso muito bem e com carinho para minha família”, conta.

Apesar de já ter estudado e trabalhado em outras áreas, ela sempre foi apaixonada por moda. Tanto que a primeira faculdade que começou a cursar foi a Esmod, a primeira escola de moda do mundo, que nasceu em Paris, e que na época havia montado filial no Brasil. No entanto, como o curso era muito caro, a faculdade não conseguiu se sustentar no país, fechando suas portas sem que Flávia Kume Dib tivesse tempo de finalizar o curso. Hoje a Esmod já está novamente com filial em São Paulo, mas agora Flávia utiliza o que aprendeu com a faculdade e trabalhando com lojas no passado para fazer sucesso em seu mais novo negócio, a loja Pietra em Assis. Recentemente ela e sua mãe, Sheila Kume, compraram a loja em sociedade, e em pouco tempo, ambas já fizeram uma revolução na área da moda na cidade. Incluíram diversas marcas que estão “bombando” no mundo da moda, como a 284, Tigresse, Caos, Glam 4 You, Mob e manteve Costume e Evidence que já eram queridinhas das clientes da loja. Também iniciaram a venda de roupas masculinas, incrementaram a parte de acessórios e agora aguardam a coleção de sapatos da Mezzo Punto. Dando sua “cara” à loja, Flávia ainda alterou todo o layout da Pietra, utilizando referências da próxima estação. À reportagem da Estilo Livre ela contou que, depois de um tempo fora do mercado de trabalho e com as três filhas com idades que permitem mais independência, 17, 15 e 12 anos, ela decidiu voltar a trabalhar. “Quando a ex-dona da Pietra me ofereceu a loja pensei que seria uma boa oportunidade de voltar ao mercado”, conta. No entanto, Flávia revela que reuniu toda a família, apresentou a proposta às filhas e ao marido e disse que queria o apoio de todos. Como tudo que se faz com amor dá certo, o resultado tem sido o trabalho em união e o sucesso.

Produção Colaboraram nesta reportagem a Fratto Móveis, que serviu de cenário para todas as fotos, apresentando sua coleção de móveis da Sierra, Marcos Conde e seus assistentes Bernardo, André e Raione, Sarah Semijoias e o fotógrafo Ricardo Amaro.

ESTILO LIVRE

31


TV_NOTAS

TV_NOTAS 08

Destaque

AS BRASILEIRAS

01

BBB

04

AQUELA ESPIADINHA

DATENA TERÁ VERSÃO DE “SHOW DO MILHÃO”

O “Big Brother Brasil” (Globo) já ganhou uma loja virtual no site Globomarcas.com. Entre os produtos inspirados no reality há de tudo um pouco: boneco de pelúcia (R$ 69,90), roupão de banho (R$ 169,90), pijama (R$ 74,90) e relógio (R$ 49,90).

Entre o final de março e o início de abril, o apresentador José Luiz Datena, do “Brasil Urgente”, irá estrear um game show na Band. A atração irá ao ar duas vezes por semana e não terá participações de celebridades. “Quase um Show do Milhão”, define Datena, que pedirá para deixar o jornalístico policial.

07 05

O Bom Filho à Casa Retorna

DANTON MELLO VOLTA À “MALHAÇÃO” O ator Danton Mello, que fez o seriado em 1995, gravou suas primeiras cenas como Fabiano, um professor de cinema que irá se interessar por Laura (Letícia Spiller).

02

Vida Nova

No elenco de “As Brasileiras”, Rodrigo Santoro contou que está ansioso pela estreia do longa “Heleno”, sobre o jogador Heleno de Freitas, que ele protagoniza. “Se vocês acham o Adriano e o Romário marrentos, vocês têm de ver o Heleno”, disse o ator.

Novidades

06

Vida Real

09

BRIGA NA JUSTIÇA

UFC A SETE CHAVES

Val Marchiori, do reality “Mulheres Ricas”, postou no Facebook um artigo dizendo que ela está sofrendo perseguição do ex-marido, o empresário Evaldo Ulinski. Por isso, ela tem contratado advogados das esferas civil e criminal. Em troca, ela avisa que outros processos estão a caminho.

O reality de UFC estreia este mês, na Globo. Mas a produtora Floresta já está a mil para cuidar dos 32 lutadores, treinados por Vitor Belfort e Wanderlei Silva. No primeiro episódio, serão eliminados 16 e o restante entrará na casa. O lugar e o prêmio? “São confidenciais”, disse Elisabetta Zenatti, da produtora, à reportagem.

10

Saudades

Convite

BRAGA NUNES DE PAPEL PASSADO

JOÃO DORIA JR. CONTRATA APRENDIZ

Com 17 anos de carreira, Gabriel Braga Nunes assinou seu primeiro contrato fixo com a Globo. Ele será o protagonista de “Amor Eterno Amor”, próxima novela das 6. Seu personagem Rodrigo se perde da família e acaba ganhando outra identidade, Carlos, um homem bem relacionado com animais. “Não foi nada fácil domar um búfalo, pedir para a onça gravar”, contou o ator. “Eu não suporto animais domésticos.”

A convite do empresário João Doria Jr., a aprendiz Maria Fernanda Brusque, que participou da última edição de “O Aprendiz” (Record), passará a integrar o time de produtores do Grupo Doria. A profissional, que colaborou decisivamente para a vitória da participante Janaína de Melo, já iniciou suas atividades.

TRISTE ADEUS Manoel Carlos Jr., o Maneco, de 59 anos, filho do autor Manoel Carlos, de 79, morreu em São Paulo, vítima de um ataque cardíaco. Ele era dono da Quatro Elementos Comunicação & Mkt. Cultural. Fábio Assunção comentou no Facebook: “Que Deus ilumine sua alma boa”. Maneco divulgava a peça do ator, “Adultérios”.

11 03

Reality Show

Suspense

QUEM É QUE VAI FICAR COM O CRÔ? Internacional

JENNIFER LOPEZ TERÁ QUADRO NA RECORD A cantora, que veio ao Brasil para estrelar o camarote da Brahma, no Rio, voltará ao País este mês. A Record e a Endemol conseguiram fechar com Jennifer o quadro de competição de dança “Q’Viva: O Escolhido”, no “O Melhor do Brasil”, de Rodrigo Faro. Os interessados podem mandar vídeos de performances para o portal do R7. Os 15 melhores vão às eliminatórias.

Faltam poucos capítulos para Aguinaldo Silva terminar de escrever a trama das 9 “Fina Estampa” e ele ainda não decidiu quem ficará com Crô (Marcelo Serrado). “Mas de uma coisa eu sei: até a antepenúltima cena da novela, Crô e Baltazar (Alexandre Nero) continuam feito gato e cachorro”, disse o autor em seu site.

ESTILO LIVRE

33


ATACADテグ DOS FRIOS FRIOS EM GERAL

34

ESTILO LIVRE

18. 3322.2170

18. 3321-4774

18. 3323-7171

18. 3322.5494

18. 3321.5692

18. 3022-1699

18. 3321.1982

18. 3323.4562 :: 9722.4483

35

18. 3324.2451 :: 3321.1825

ESTILO LIVRE


gastronomia_

Ovos beneditine (EUA) INGREDIENTES - 4 gemas - 3 colheres de sopa de suco de limão - 1 pitada de pimenta branca - 5 gotas de molho inglês - 1 colher de sopa de água - 1 xícara de chá de manteiga derretida e sal a gosto - 8 ovos - 1 colher de chá de vinagre branco - 8 fatias de bacon - 8 fatias de pão de fôrma torrados levemente - manteiga para passar nos pães

(AE) - O livro “Mais Você - Viagens e Receitas Internacionais” reúne 92 iguarias de três países visitados pela apresentadora Ana Maria Braga: Portugal, Itália e Estados Unidos. Aqui, você confere uma pequena prévia.

MODO DE PREPARO Para o molho holandês: numa panela em banho-maria coloque as gemas, o suco de limão, a pimenta, o molho inglês e a água. Bata bem com o batedor de arame, junte a manteiga derretida, sempre batendo, até formar um creme com consistência de maionese. Tempere com sal e desligue o fogo. Frite as fatias de bacon até que estejam douradas e sequinhas. Faça ovos pochê: coloque água, vinagre e sal numa panela e quebre os ovos um a um, cozinhando-os na água, de 1 a 3 minutos, dependendo de como preferi-los. As gemas precisam estar molhadinhas no centro. Retire-os da panela com uma escumadeira. Coloque as fatias de pão na torradeira e faça torradas alouradas. Ou doure numa frigideira. Passe manteiga nas torradas, cubra cada uma com uma fatia de bacon. Coloque o ovo em cima, borrife com o molho. Se quiser, salpique cebolinha picada.

Robalo assado no sal grosso (Portugal)

Sanduíche de presunto de Parma (Itália)

INGREDIENTES - 8 kg de sal grosso - 16 claras - 3 kg de robalo inteiro limpo

INGREDIENTES - 1 pão firme tipo preto, lituano ou ciabatta (20 cm de comprimento) - 1 colher de sopa de mostarda amarela - 2 bolas de mussarela de búfala cortadas em rodelas - 4 a 6 fatias finas de presunto de Parma - 2 damascos secos cortados ao meio - 2 tomates secos grandes cortados ao meio - 1/2 maço pequeno de folhas de rúcula lavadas e secas

MODO DE PREPARO Misture o sal grosso com as claras até formar uma pasta compacta. Disponha numa fôrma metade do sal grosso misturado com as claras. Coloque por cima o robalo e cubra-o com o sal grosso misturado com as claras restantes, envolvendo bem o peixe inteiro como se fosse uma capa. Leve ao forno a 180 ºC por 40 minutos até que o sal fique marrom. Quebre a crosta de sal com um martelinho. Retire a pele do robalo e vá tirando pedaços do peixe. Sirva com molho de azeite.

36

ESTILO LIVRE

MODO DE PREPARO Abra o pão ao meio e passe mostarda nas duas metades. Coloque as rodelas de mussarela de búfala e depois as fatias de presunto de Parma. Não coloque as fatias esticadas, dê uma leve dobrada de modo que fiquem mais soltas. Por cima do presunto coloque (no sentido do comprimento do pão) os damascos e os tomates secos cortados ao meio. Coloque as folhas de rúcula. Feche o sanduíche e sirva frio.

lançamento coleção outono i inverno

O lançamento da coleção Outono/ Inverno 2012 da Sapataria Donna Amora aconteceu no dia 14/02 com a presença de clientes e amigos que puderam prestigiar as marcas tradicionais da loja. A novidade para o mês de março fica por conta dos modelos exclusivos da marca Mezzo Punto.

ESTILO LIVRE

37


Aproveitando o mês de comemoração às mulheres resolvi também dedicar esse espaço a receitinhas e dicas de cozinha que fazem um bem danado às mulheres! Tanto pela praticidade quanto para a saúde! As mulheres, em geral, andam muito atarefadas e mal têm tempo para si mesmas. Vira e mexe é um salgado no lugar do almoço, refrigerante no lugar do suco... Tudo mais prático! Mas não é necessariamente difícil fazer umas comidinhas saborosas e saudáveis. Como sou chef de cozinha, sem-

Por_Marina Pereira Chef do RESTAURANTE Tom

pre fico tentando introduzir em meus pratos alguns alimentos que “esquecemos” ou temos uma certa preguiça e resistência em usar no dia a dia. O gengibre, o mel, as ervas frescas, as castanhas, o gergelim, tudo isso pode fazer parte de um risoto, salada, suco, caldo, se bem harmonizados entre si. Eu sei que uma escorregadinha sempre acontece... Atire o primeiro brigadeiro quem nunca escorregou! Mas vamos dar uma chance ao nosso paladar com o prazer da descoberta de novos sabores!

2 - Banana caramelada com canela, farofa de castanha do Pará, doce de leite e sorvete

2

1

3 1 - Caldo de abóbora com sálvia 1 abóbora japonesa picada; 1 cebola cortada grosseiramente; 3 dentes de alho cortados ao meio; 1 talo de salsão e 15 folhinhas de sálvia. Coloque todos os ingredientes para cozinhar em uma panela com água, exceto a sálvia. Quando a abóbora estiver bem molinha desligue o fogo e espere esfriar. Quando o caldo estiver frio, bata tudo no liquidificador e volte ao fogo. Acerte o sal, acrescente a sálvia e bom apetite. Dica: Se você, como eu, gosta de uma pimentinha vermelha coloque uns pedacinhos junto com a sálvia, a pimenta é um alimento termogênico, ou seja, ajuda na aceleração do metabolismo.

2 xícaras de açúcar cristal; 1 xícara de água; 2 bananas; canela em pó quanto baste; 100g de castanha do Pará levemente batida; 2 colheres de leite em pó; 4 colheres (sopa) de doce de leite; 2 bolas de sorvete de coco. Derreta o açúcar e coloque a água. Quando estiver em ponto de caramelo coloque as bananas cortadas ao meio e cozinhe as bananas. Reserve. Misture as castanhas com o leite em pó. Montagem do prato: no centro do prato disponha o doce de leite, nas laterais as bananas e farofa de castanha do Pará. Salpique canela sobre as bananas e coloque o sorvete sobre o doce de leite. O sorvete de coco é o que eu mais gosto para acompanhar essa receita. Dica: A castanha do Pará é uma oleaginosa rica em selênio que combate os radicais livres, o que consequentemente retarda o envelhecimento. Nutricionistas indicam o consumo de 3 (cerca de 20 gramas) castanhas do Pará por dia. Mas cuidado para não se animar e consumir muito além disso: 100g (mais ou menos 20 unidades) de castanha do Pará tem 643 calorias! 3 - Suco de maçã verde, limão, gengibre e mel 1 maçã verde, Suco de 2 limões, 1 colher (chá) de gengibre, 2 colheres (sopa) mel, 6 pedras de gelo Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente. Dica: o gengibre auxilia na digestão

Bomapetite !

No dia 15/02, a equipe Donna Amora & Homem apresentou aos seus clientes e amigos as últimas tendências da coleção outono/ inverno 2012 propostas pelas marcas Cori, Le Lis Blanc, Aramis, Cantão, Bob Store e Richards.

RUA FLORIANO PEIXOTO :: 674 :: CENTRO :: Assis :: f.: 18. 3324-8800

Descobrindo sabores

gastronomia_


ASSIS_

Vestindo a camisa do Corinthians Por_equipe El

(EL) - Ele tem 28 anos, 1,90 metros de altura e 114 quilos. Porte perfeito para o esporte pelo qual se apaixonou defendendo a camisa do Corinthians há dois anos: o futebol americano. Desde que participou de uma seleção para integrar o Corinthias Steamrollers, o assisense Raphael Chiampi, que também é policial militar, nunca mais parou de competir.

dica literaria_ Segundo ele, até então o futebol americano ainda não era muito difundido no Brasil, entretanto, essa realidade foi mudando aos poucos, desde que os campeonatos de nível estadual e nacional começaram a ocorrer no país, há três anos. “Atualmente, o esporte tem atraído cada vez mais seguidores e investidores, como o Lulinha, que é filho do ex-presidente Lula”, conta. Os campeonatos ocorrem um no primeiro semestre e o outro no segundo. “Tirando o futebol de campo, dentro do Clube Corinthians o esporte que mais tem se destaca na mídia é o Futebol Americano”, revela. O atleta conta que um dos maiores públicos desses campeonatos foi levado pelo Corinthians Steamrollers, chegando a oito mil torcedores na final do torneio nacional. Para ele, o esporte está cada dia mais aceito entre as pessoas. “Podemos perceber pelos telespectadores que assistem aos jogos na ESPN, que inclusive aumentou o número de jogos transmitidos”, diz. EL - Como começou a jogar futebol americano? Fui convidado por um amigo de faculdade a conhecer um time, que na verdade era um grupo de amigos apreciadores do futebol americano, e criaram este time. Os treinos eram num parque municipal de Santo André, aos domingos. EL - Como chegou ao Corinthians Steamrollers e há quanto tempo está no clube? Fiquei sabendo que teria uma seletiva no Corinthians Steamrollers e resolvi participar. Fui aceito logo na primeira fase e desde então não me desliguei. Estou no clube há dois anos. EL - Você também trabalha como policial, então como concilia as duas profissões. Quando você treina? Estou na polícia há quase 10 anos e consigo conciliar o trabalho como policial e minha vida como atleta. Os treinos ocorrem aos sábados e domingos. Esporadicamente ocorre algum treino durante a semana, à noite, principalmente em épocas de jogos importantes. EL - Além dos treinos, você precisa manter a forma física com outros tipos de exercício? Além dos treinos, faço atividade física numa academia onde busco focar os exercícios na parte aeróbica e reforço muscular. Para um bom desempenho no jogo, o atleta precisa estar com a musculatura preparada e ter condicionamento adequado para o jogo, que exige bastante explosão.

países pouco explorados Por_ Bruna Tiussu

(AE) - Afeganistão, Vietnã, Butão, Nepal... é longa a lista de países que aguçam a curiosidade por serem tão diferentes. Uma forma de

01 02 03 41

ESTILO LIVRE

se aproximar deles é a leitura dos “causos” de quem já teve a chance de pisar ali, como os contados nestas obras recém-lançadas.

“O Afeganistão depois do Talibã” Traz histórias que exemplificam como o povo afegão vivenciou o fatídico atentado de 11 de setembro. Ed.: Recodr Preço sugerido: R$ 39

“Karma Pop” O jornalista Arthur Veríssimo organizou um livro para contar, de forma empírica, detalhes do modo de vida dos moradores de diversas regiões da Índia. Ed.: Master Books Preço sugerido: R$ 120

“Três cidades perto do céu” É o diário de bordo de Luciana Tomasi. Ela conta suas experiências espirituais, culturais e sobretudo as mais inesperadas vividas em uma viagem de 16 dias. Ed.: Arte e Ofícios Preço sugerido: R$ 41


MODA_

Elie Saab 2012

Saia bordada no verão Estas saias são lindas, podem ser usadas com qualquer blusa “podrinha”... o glamour com certeza está na riqueza da saia! Um espetáculo, né? Então, mas para comprar pronta fica BEM caro; podem chegar a R$ 1.000,00! A solução é comprar uma renda ou tecido bordado e convocar sua super costureira; com certeza fica mais barato! Ou você mesma pode fazer usando uma saia e aplicando bordados, paetês e passa fitas!

42

ESTILO ESTILO LIVRE LIVRE

A coleção 2012 de Elie Saab está uma “doçura”, revelando candy colors, cores que parecem doces, que dão vontade de comer!!!!!!! Inspirei-me e fiz um vestido para um casamento em amarelo e rosa; meu cunhado até perguntou se eu era um marshmallow, pode??? De qualquer forma, a coleção do Elie Saab está uma fofura, acima as fotos do backstage!

Camisa fechada e colar Todo mundo já sabe que os maxi colares estão na moda, né? Pois é, com camisa fechada então (até o último botão) é HIT... e sabe que eu acho bem legal.....

Camisa com nó Toda mulher tem uma camisa no armário.... clássica, elegante e atemporal! Mas como modernizar o look? Fácil, faça um nozinho na sua camisa! Mas se você quiser modernizar ainda mais, a dica é dar um nó em cada ponta da camisa para criar algo como uma jaquetinha ou bolero de verão. Esta amarração evidencia o top ou qualquer outra peça que você estiver usando por baixo! ESTILO LIVRE

43


LOOK BOOK_

spfw moda estilo

LOOK BOOK_

que evento que moda

Vestido Le Lis Blanc Donna Amora & Homem R$ 589,50

Camisa Yachtmaster Maria Mercedes R$ 205,00

Marcelo Serrado Desfilou pela grife TNG durante o segundo dia da 20ª edição do Fashion Rio.

Vestido M. Officer R$ 98,00 Cinto M. Officer R$ 98,00 - M. Officer Bolsa - Carmen Steffens R$ 999,90

Cachecour - Le Lis Blanc - Donna Amora & Homem - R$ 229,50

Blusa Emporium Chocollate R$ 122,00 Carteira - Carmen Steffens - R$ 399,90 Vestido Tigresse Pietra - R$ 642,00

Vestido Glam 4 U Pietra - R$ 238,00

Camisa - Belinda Villa Amore R$ 251,00 Sapato Miezko Donna Amora Sapataria R$ 309,00 Ana Paula Padrão

Camisa M. Officer R$ 159,00

44

ESTILO LIVRE

Shorts Jeans - Equus Villa Amore - R$ 143,10

Montaria Capodarte Donna Amora Sapataria - R$ 499,90

Jornalista e apresentadora da Rede Record, dá dicas de beleza e de como se veste no dia a dia e durante o programa. ESTILO LIVRE

45


SPFW_

SPFW_

além das roupas Por_Marcela Rodrigues Silva

(AE) - Durante a São Paulo Fashion Week, realizada entre os dias 19 e 24 de janeiro, um lançamento causou frisson entre os fashionistas que estavam por lá: o livro “Brazilian Style”, escrito por Armand Limnander, diretor de moda e reportagem da revista americana “W”, cheio de fotos e informações sobre ícones brasileiros. Mas esta não foi a única novidade que passou pelo evento de moda, que reuniu nesta edição uma boa safra de novos produtos de tudo quanto é tipo. De maquiagem à sandália. Pela segunda vez, O Boticário apresentou sua nova coleção, a Fashion Collection, em um desfile exclusivo, enquanto a canadense MAC, que assinou o make de seis grifes, lançou nos backstages quatro linhas de maquiagens. Houve também novidades que foram apresentadas como brinde em desfile, colocadas como em uma exposição de arte e nas unhas das modelos. Algumas até já estão à venda na lojinha Pop Up. Selecionamos aqui o que apareceu de mais tentador entre tantos produtos quentinhos no mercado de consumo e montamos uma vitrine fashion com peças que já podem ser encontradas pelas lojas do País, ou em breve chegam para badalar o inverno 2012. Boas compras!

- O livro “Brazilian Style” está à venda na Livraria Cultura, por R$ 158,70. www.livrariacultura.com.br. Também na loja online www. assouline.com. - O Boticário apresentou sua coleção Fashion Collection em um desfile exclusivo. Além da fragrância Linda Fashion, há 36 itens

de maquiagem Make B, como delineador (R$ 32,99), blush (R$ 52,99), esmalte (R$ 9,99) e batom (R$ 59,99). 0800-413-011 - O sapato Loafer estampa oncinha (R$99,90) e o tênis da linha Union (R$119,90) foram destaque na exposição da coleção inverno 2012 da Melissa. 0800-979-8898 - Sombras metálicas em textura cremosa da linha Metal X, da MAC, usada em seis desfiles da SPFW. R$ 105. 0800-892-1695

A atriz Carolina Dieckmann desfilou pela grife TNG, também antecipando as tendências para a próxima estação, entretanto, na 20ª edição do Fashion Rio, realizada nos armazéns do Cais do Porto do Rio de Janeiro.

- Koleston Espuma, da Wella, foi entregue como ‘brinde’ no desfile de Pedro Lourenço. R$ 19,90. 0800 701-5515 - A Risqué, patrocinadora do evento, lançou sua linha Risqué Technology para o tratamento das unhas com quatro produtos. R$ 3,20. 0800-011-1145

ESTILO ESTILO LIVRE LIVRE

47


LOOK BOOK_ Amanda Françoso No último dia da edição de inverno 2012 do São Paulo Fashion Week.

Calça Bob Store Donna Amora & Homem R$ 429,00

Blusa Iodice Denim Maria Mercedes - R$ 135,70

Camiseta M. Officer R$ 69,00 Vestido Doc Dog Maria Mercedes R$ 245,00

Cinto - Insp Villa Amore R$ 31,50 Shorts - Marcia Mello - Emporium Chocollate - R$ 178,00 Jaqueta - Shoulder Emporium Chocollate R$ 269,00

Bolsa Miezko Donna Amora Sapataria ESTILO LIVRE R$ 659,90

48

Slleper Miezko Donna Amora Sapataria R$ 260,00

Colar Emporium Chocollate R$ 117,80

ESTILO LIVRE

49


MODA_

A Carmen Steffens Assis acaba de fazer o lançamento de sua coleção outono/ inverno 2012. Nesta temporada, a proposta é deixar (pré) conceitos para trás e olhar o meio-termo como um terreno fértil para a criatividade. Portanto, não será estranho deixar-se seduzir por modelos e cores que nunca fizeram parte do seu closet. Com um delicioso coquetel servido pelo Buffet de Rodrigo Moraes, a Carmen Steffes Assis reuniu glamour e sofisticação.

Rua 15 de Novembro, 505 :: Assis/SP :: F.18 3321.3242 :: 3321.2760

50

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

51


CINEMA_

(AE) - O 3D continuará forte em 2012, reforçado ainda por uma nova tendência: filmes antigos relançados na versão terceira dimensão. Só neste ano, voltam nesse formato “Guerra nas Estrelas - Episódio 1 - A Ameaça Fantasma” e “Titanic”, além das animações da Disney “A Bela e a Fera” e “Procurando Nemo”. Os filmes baseados em histórias em quadrinhos também continuam a todo vapor, com destaque para o capítulo final da trilogia do “Batman”, dirigido por Christopher Nolan. Além de “Vingadores”, que reunirá num mesmo filme um time formado por Capitão América, Hulk, Thor, Homem de Ferro, Viúva Negra e Gavião Arqueiro.

NOVELA_

Noveleiro que é noveleiro gosta de relembrar personagens, tramas e bordões, sem falar que é uma delícia reviver a moda de roupas, cabelos, gírias e pensar: onde é mesmo que eu estava nessa época? De uns anos para cá, o YouTube tem sido amigo dos fãs de teledramaturgia, mas, muitas vezes, rever aquela cena específica na web pode ser uma decepção, com imagens distorcidas a áudio dublado em russo, grego e até chinês. Assim, para relembrar ou conhecer uma obra por completo, nada melhor do que assistir em DVD, com áudio remasterizado e, às vezes, cenas excluídas e entrevistas com os atores. com os atores.

52

O HOMEM-ARANHA (julho) - O quarto filme da franquia terá Andrew Garfield interpretando Peter Parker e será um prequel.

ADAPTAÇÕES DOS QUADRINHOS AS AVENTURAS DE TINTIN (janeiro) - O diretor Steven Spielberg levou para as telonas a adaptação das histórias em quadrinhos. OS VINGADORES (maio) - Um dos mais esperados do ano, o filme reunirá Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro. BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSU GE (julho) - O último capítulo da trilogia dirigida por Christopher Nolan deverá ser o mais sombrio da série.

AGORA EM 3D

ESTILO LIVRE

AS CONTINUAÇÕES FÚRIA DE TITÃS 2 (abril) - Explorar a mitologia grega tem dado certo em Hollywood. VELOZES E FURIOSOS 6 (maio) - Desta vez, o longa deverá se passar na Europa. HOMENS DE PRETO 3 (junho) - Os agentes J e K voltam no tempo para colocar certas coisas no lugar.

STAR WARS: A AMEAÇA FANTASMA (fevereiro) O primeiro episódio da série “Guerra nas Estrelas”. A BELA E A FERA (fevereiro) - Walt Disney lançou a animação. TITANIC 3D (abril) - A emocionante história de Jack e Rose, dirigida por James Cameron. PROCURANDO NEMO (outubro) - Outra fofa animação da Walt Disney também será relançada em 3D. A animação, diferente de “Rei Leão”, foi toda feita em computador pelos estúdios da Pixar.

De olho na onda do revival - e louca para conter a pirataria -, a Globo Marcas, que há 11 anos comercializa as produções da emissora-irmã, lançou no ano passado seu primeiro DVD de novela, o que só foi possível graças à nova tecnologia e disposição para arcar com os altos custos de adaptação dos capítulos. Em edição comemorativa aos 25 anos da exibição original, “Roque Santeiro” (R$ 199,90) - trama que (re)estreia no Canal Viva puxou a fila para o recente lançamento de “Irmãos Coragem” (R$ 119) e “Dancin’ Days”, clássico de Gilberto Braga que deve ser lançado no último trimestre do ano. “Escrava Isaura” e “Que Rei Sou Eu?” são outros títulos que devem ser lançadas no decorrer do ano. Tramas que dificilmente a gente “vê de novo” na TV, as minisséries e séries também têm boa saída no mercado. Segundo a Globo Marcas, as minisséries mais vendidas são: “A Casa das Sete Mulheres” (R$ 99,90), “Maysa - Quando Fala o Coração” (R$ 44,90), “Anos Dourados” (R$ 37,90) e “JK” (R$ 99,90).

Luxo recente: coletâneas de DVD

Por_Alline Dauroiz

FILMES INFANTIS PEQUENOS ESPIÕES 4 (janeiro) - A história desses jovens espiões chegou à sua quarta parte, tendo Jessica Alba como estrela principal. O LORAX (março) - A nova animação da Universal se passa num futuro sem árvores. ESPELHO, ESPELHO MEU (abril) - Julia Roberts interpreta uma irônica Rainha Má nesta versão do clássico “Branca de Neve”. BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (junho) - Kristen Stewart interpreta Branca de Neve e Charlize Theron é a Rainha Má.

Por_Felipe Branco Cruz

CIMEMA E NOVELA Já as séries “A Vida Como Ela É” (R$ 39,90), “Cidade dos Homens” (R$ 24,90) e “Malu Mulher” (R$ 40) estão entre as mais pedidas, assim como os seriados de humor: “Os Normais” (R$ 99,90), “Escolinha do Professor Raimundo” (R$ 38,90) e “A Grande Família” (R$ 37,45). Séries bíblicas - Fundada em 2008, a Record Entretenimento também viu bom filão na venda da dramaturgia da casa. A comercialização, porém, ainda é tímida. Primeiro lançamento, em 2009, a série “A Lei e o Crime” já está esgotada. Seguem na lista apenas a minissérie “A História de Ester” (R$ 69,90) e o especial machadiano “Os Óculos de Pedro Antão” (R$ 24,90). Mas a Record avisa: em novembro, de carona no Natal, lançará a série bíblica “Sansão e Dalila”. ESTILO LIVRE

53


54

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

55


ARQUITETURA_

Relaxe E inspire-se

Soluções simples podem ajudar a transformar um quarto ou mesmo o home office em um lugar onde o stress não entra. “Você não precisa de uma casa enorme para ter conforto. O legal é que a casa seja bem usada”, diz a arquiteta Ana Lucia Siciliano. Deborah Roig segue essa linha. “O importante é ter um espaço em equilíbrio. Para quem tem muitos livros, por exemplo, uma biblioteca pequena, mas bem organizada, resolve a questão.”

Por_Ana Paula Garrido

(AE) - Para começar o ano com bom astral, selecionamos cinco projetos inspiradores. São cantos para trabalhar, meditar ou só relaxar mesmo - e retomar a rotina, depois das festas, com força total. A natureza, com referências ao fogo e à madeira, por exemplo, foi a principal inspiração para criar estes espaços muito especiais. DESCANSO NA PRAIA - Em uma casa projetada por Rogério Perez no Guarujá, a estrutura do imóvel e o paisagismo criam alguns cantos de total isolamento. “Uso muita a vegetação para integrar paisagismo e silêncio. A paz faz de qualquer canto um lugar especial”, afirma. Um desses lugares fica sobre um lago repleto de carpas. A ponte de madeira coberta com teto de vidro é um ponto perfeito para acomodar uma poltrona e passar horas lendo - ou só observando os peixes. Perto

Projeto Zen de Deborah Roig: A arquiteta transformou uma das suítes de um apartamento em Perdizes em um home office zen, onde a proprietária aproveita para praticar ioga. O antigo banheiro deu lugar à sauna. “Como a moradora trabalha em casa, fiz uma bancada. A TV é usada como monitor e também para ela assistir às aulas de ioga em DVD”, explica Deborah.

dali, um deck de madeira cercado por pedriscos e ao lado de uma parede com orquídeas é como um palco para duas confortáveis poltronas assinados por Carlos Motta. Qualquer complemento é exagero. MASSAGEM A QUALQUER HORA - A arquiteta Ana Lúcia Siciliano se concentrou na área externa de uma casa em São Caetano do Sul para atender a um hábito dos moradores: a massagem. Com frestas de madeira no teto, persianas e biombos, o canto da massagem é bem servido de luz e ventilação “A pessoa não fica enclausurada numa sala fechada e, se precisar de privacidade, é só fechar o biombo”, diz. Ao lado, espreguiçadeiras garantem o descanso com vista para um caminho d’água forrado por pedriscos, para massagear os pés, e para a hidro massagem. Acessórios de inspi-

ração oriental compõem a decoração e o clima de relaxamento. SONO TRANQUILO - Os minutos antes de dormir são apenas os últimos passos até um sono tranquilo no quarto de Lizandra Takamori, que já tinha em mente um tom predominante para o ambiente quando contratou a arquiteta Eliana Zoppi: roxo. A tarefa foi resolvida facilmente com um painel beterraba, que quebra o branco da parede, e com o adesivo de flores de cerejeira, criado pela artista plástica Adriana Pastori. Em vez de uma cama convencional, a moradora pediu uma bicama baixa, lembrando os modelos orientais. “Para resolver o problema da altura, usamos um futon mais grosso”, conta Eliana, que finalizou o espaço com uma iluminação suave. MEDITAÇÃO COLETIVA - Quem quer relaxar na companhia da família e de amigos pode fazer como a designer Mônica Cintra, que tem uma sala zen coletiva, perfeita para descansar após as sessões de ioga que pratica diariamente, assim como seus funcionários. “Depois da ioga ficamos sentados ali uns 15 minutos.” A mesa criada por ela é uma fatia de grápia com 2,30 m de diâmetro, que apodreceu por dentro. “Aproveitei esse efeito natural para colocar uma lareira no meio.” Com a lareira à base de lã de rocha a álcool e a madeira impermeabilizada, o fogo não esquenta o móvel. Sobre um suporte de peroba, a escultura de Buda acalma. PARA O TRABALHO RENDER - A arquiteta Deborah Roig transformou uma das suítes de um apartamento em Perdizes em um home office zen, onde a proprietária aproveita para praticar ioga. O antigo banheiro deu lugar à sauna.

ESTILO LIVRE

57


bosque

ARQUITETURA_

PARTICULAR em casa

Por_Ana Paula Garrido

(AE) - No meio de um bosque. É assim que você se sente nesta casa na Barra do Una, que, apesar de estar no litoral norte de São Paulo, pertinho do mar, parece ter sido construída em uma floresta. “A ideia foi aproveitar o grande maciço de árvores que havia no terreno. É uma casa abençoada pelo verde, com muita mata atlântica”, conta o paisagista Alex Hanazaki, que não se contentou com a fartura de folhas e colocou mais algumas. “Apenas complementei aquela mata com outras plantas de clima tropical como pacová, bananeiras, marantas e palmeiras fênix.” Só que tanta árvore junta provoca muita sombra. Para aumentar a área ensolarada, sem interferir na minifloresta, há caminhos de deck por todo o jardim. Se pudesse, Hanazaki, faria caminhos verdes, mas, segundo ele, nenhuma espécie de grama aguentaria tanta sombra. Tudo o que há no espaço parece pequeno em comparação com a altura das árvores e com o volume da mata. Em alguns casos, porém, essa falta de proporção foi planejada. É o caso da piscina, ou melhor, do spa com hidro-

58

ESTILO LIVRE

ARQUITETURA_ massagem, que apesar de pequenino, comporta até quatro pessoas, se transformando num cantinho refrescante no meio do jardim. “Para fazer uma piscina, seria preciso desmatar e não era essa a intenção. Além de não atrapalhar, o spa ficou mais simpático”, afirma a decoradora Carolina Szabó. Caminhando no bosque, surgem mais surpresas. De um lado, de frente para os quartos, uma lareira no chão, para a família se reunir em volta nas noites mais frias. Do outro, aparece um aquário com carpas, formado por pedra Moledo e bicas de cobre. “O aquário traz o elemento água. Num espaço de 300 m² tem todos os elementos: água, fogo, terra e ar, interagindo com a família”, diz Hanazaki. Mais adiante há uma espécie de tenda para momentos de repouso. Feita para suportar intempéries, a chaise de fibra sintética com cobertura de voil, de Franccino Giardini, cria um recanto no meio do verde, ao lado de uma refrescante ducha. Na varanda, móveis simples e confortáveis, harmonizando com o entorno. De frente para o aquário, duas poltronas de madeira da Beach & Country; em uma das pontas, uma saleta com sofá de Franccino Giardini, cadeiras diretor, que o casal já tinha, e mesa e sofá de madeira de Hugo França, dando toque mais rústico ao espaço.

CUIDADOS COM A UMIDADE - Mesmo os móveis com aparência mais resistente necessitam de cuidados se estiverem na área externa. Ainda mais no caso de uma casa na praia. “Por causa da maresia, não podemos usar ferro. A madeira não tem contraindicação, mas precisa de manutenção e não pode pegar chuva. O junco também não pode ficar ao ar livre. O ideal, portanto, é usar capas que protegem do sol e da chuva”, orienta Carolina. Dentro de casa, também é preciso ter cuidados por causa da umidade. “A dica é usar o modo dry do ar-condicionado, que seca o ambiente. Há também desumidificadores, que toda casa de praia deve ter”, diz a decoradora. Quem não pode reclamar dessa umidade abundante são as orquídeas, penduradas nos troncos das árvores. Colecioná-las é o hobby da proprietária. “É uma situação muito propícia para as orquídeas. Ali elas têm boa luminosidade, umidade e estão protegidas do sol sob a copa das árvores”, explica Hanazaki. Outro hobby do casal é cozinhar. Por isso, ao lado da churrasqueira, há uma ampla mesa com tampo de laca branca, cercada de descontração graças às coloridas cadeiras. Tudo da Empório Vermeil. “Apesar de toda a mata, não podemos nos esquecer que é uma casa de praia. Por isso as cores são alegres”, diz Carolina. A hora de tomar um aperitivo também tem lugar reservado: a mesa de junco com tampo de vidro da Beach & Country, cercada pelas cadeiras de alumínio e fibra de Franccino Giardini. “É um casal que recebe muitos amigos, todo mundo usa muito esse jardim, qualquer que seja a situação”, orgulha-se o paisagista. E a privacidade, útil tanto para o casal quanto para seus convidados, tende a aumentar da melhor maneira possível: com mais árvores. A treliça de madeira é o que separa o bosque particular das casas vizinhas. Mas só por enquanto, segundo Hanakazi. “Ela foi colocada para dar privacidade imediata. No futuro, as próprias plantas vão crescer e fechar os vãos naturalmente.”

ESTILO LIVRE

59


60

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

61


viagens_

TECNOLOGIA_

Pelo fundo do mar no Caribe ****** por_Equipe EL

(EL) - O Caribe possui paisagens de tirar o fôlego de qualquer viajante, por mais experiente que seja. Suas águas azuis e transparentes, mescladas à areia clara e ao verde de sua vegetação, são literalmente de tirar o fôlego. Mas além do que os olhos podem ver sob a terra, há um mundo ainda mais espetacular ao fundo do mar. Quem foi conferir de perto essas belezas naturais, fazendo mergulhos pelo mar do Caribe, no mês de janeiro, foi o biólogo Eduardo de Oliveira Filho, de 27 anos, morador de Cândido Mota. Na entrevista a seguir ele conta um pouco do que o encantou no Caribe, mais precisamente na Riviera Maya, onde esteve. EL - Qual foi o roteiro de sua viagem? Em janeiro de 2012 estive por 10 dias na Península de Yucatan, Riviera Maya - México. Saí do Brasil e, após fazer escala no Panamá, pousei em Cancún. Chegando em Cancún, parti de táxi para Playa del Carmen, onde peguei um barco para chegar em Cozumel, uma ilha caribenha. Cozumel é uma ilha muito procurada por mergulhadores, pois possui a segunda maior barreira de corais do mundo. Lá é possível fazer diversos tipos de atividades, como: trilhas, esportes aquáticos em geral, passeios com jipes ou motos alugadas, visitas nas ruínas mayas, parques ecológicos, compras e desfrutar de ótimos resorts. Após seis noites em Cozumel, voltei para Playa del Carmen, uma praia maravilhosa e ainda pouco conhecida pelos turistas. Nessa região pude mergulhar em cavernas e com tubarões-touro, uma

62

ESTILO LIVRE

Em breve, todos os usuários terão de aderir à Timeline

experiência incrível; também foi possível conhecer parques ecológicos e culturais, ruínas mayas, além de outras cidades como Akumal e Tulum. Após 10 dias retornei ao Brasil muito satisfeito com a viagem e com muita vontade de voltar para o caribe. EL - Por quanto tempo você planejou esta viagem? Sou mergulhador há pouco mais de dois anos e sempre acompanhei matérias sobre os melhores destinos de mergulho. Era um sonho conhecer algum desses lugares. A viagem para Riviera Maya fazia parte deste sonho antigo, mas que comecei a colocar em prática seis meses antes de sua realização. EL - Que dica imperdível você deixaria para nossos leitores sobre o lugar? Não deixem de mergulhar na segunda maior barreira de corais do mundo e, se possível, mergulhem nas cavernas e com os tubarões, pois a sensação é a melhor do mundo!!! EL - Já tem algum outro destino futuro em mente? Sim, em maio irei para Recife, a capital brasileira dos naufrágios, onde é possível mergulhar dentro de navios afundados. Em julho pretendo voltar para o caribe, em uma ilha chamada Bonaire, único lugar do mundo onde é possível mergulhar a qualquer hora, em qualquer lugar.

Por_Nayara Fraga

Mark Zuckerberg, o criador do Facebook

(AE) - Se você está entre as pessoas que decidiram não aderir à Timeline do Facebook pode começar a se acostumar a ela. A rede social anunciou que não há mais escolha: todos os perfis de usuários serão, em breve, transformados em Timeline. A medida de imposição do formato aos 800 milhões de usuários da rede já era esperada. O atual formato das páginas de perfil deixará de ser usado. A Timeline permite que o usuário destaque uma foto no topo da página e divida postagens de acordo com a data de publicação em uma linha cronológica. A ideia é organizar melhor os momentos mais importantes da vida, como nascimento, namoro ou casamento. Quando o perfil do usuário mudar para a Timeline, ele terá sete dias para testar a nova forma de publicar conteúdo no Facebook. “Isso dá a você a chance de acrescentar ou esconder o que você quiser antes que alguém veja sua Timeline”, explica o site, em comunicado. Com o novo layout, mensagens antigas são vistas com mais facilidade. Quem quiser ir se acostumando já pode obter a Timeline em facebook.com/timeline. Basta clicar em “Obter Timeline”. A mudança trazida pelo novo perfil do Facebook parece ser menos catastrófica que as alterações passadas, segundo o site All Things Digital. Isso se deve, em parte, ao período de uma semana de teste e à liberação gradual da Timeline para os usuários. Depois dos Estados Unidos, o primeiro país a poder obtê-la foi a Nova Zelândia. E, pouco a pouco, a novidade chegou a usuários de outras regiões. A medida de imposição, porém, vem sendo intensamente criticada por não permitir que o usuário escolha se quer ou não aderir ao novo formato.


AUTOMOVEIS_

Toyota Por_Equipe AE

(AE) - A Toyota nem bem lançou o motor flexível para a linha Hilux (picape e SW4), e já se prepara para apresentar a nova geração do sedã Camry - cuja tabela ficará em torno de R$ 90 mil - e a versão S do Corolla. Os dois sedãs fazem parte do agressivo plano da empresa para o Brasil neste ano, que inclui o elétrico Prius e a “família” Etios (hatch e sedã). No caso da Hilux, cujo propulsor 2.7 gera de 158 cv (com gasolina) a 163 cv (etanol) a picape SR, com tração 4x2, é tabelada a R$ 88.730. Na SRV, o preço parte de R$ 103.420. Há oferta apenas de câmbio automático de quatro marchas e cabine dupla. O jipão sai a R$ 114.150, também com a caixa automática. O Camry, que recebeu atualizações visuais e equipamentos, será apresentado em março e chegará às autorizadas em abril. As chuvas na Tailândia, no fim do ano passado, prejudicaram o fornecimento de peças e,

64

ESTILO LIVRE

Montadora prepara plano agressivo de lançamentos no País consequentemente, a produção do sedã em Tsutsumi, no Japão. Juntamente com o Camry virá a versão S, esportiva, do Corolla. O sedã traz novidades visuais principalmente na parte interna. Por fora o destaque é a adoção de rodas iguais as do utilitário-esportivo RAV-4. Em meados do ano virá o Prius de terceira geração, com leves atualizações visuais. No segundo semestre será a vez dos compactos feitos na nova fábrica de Sorocaba (SP). Não há confirmação se eles irão se chamar Etios, nome adotado na Índia.

ESTILO ESTILO LIVRE LIVRE

65


1

HONDA CIVIC

AUTOMOVEIS_

Positivo: DIRIGIBILIDADE Equilibrado, sedã passa muita segurança ao motorista em curvas de alta velocidade. Câmbio tem só cinco marchas, mas é o mais versátil. Negativo: DETALHES

2

HYUNDAI ELANTRA Positivo: ESTILO Visual externo, com linhas contemporâneas, causa grande impacto nas ruas. Só ele traz ajustes elétricos para o banco do motorista

Por_Rafaela Borges

Negativo: motor barulhento Os sedãs médios vendidos no Brasil estão ficando mais asiáticos. O Hyundai Elantra, que chegou em agosto, é sul-coreano. O Chevrolet Cruze, que veio em outubro, é feito aqui, mas foi criado na Coreia do Sul. E a nova geração do Civic produzido em Sumaré (SP), que acaba de chegar às lojas, tem origem japonesa. E foi o Honda que levou a melhor na briga entre as versões de topo (automáticas) desse trio.

3

CHEVROLET CRUZE Positivo: PREÇO

positivo

negativo

Por R$ 79.900, é o mais em conta dos três. Sua direção é bem comunicativa e precisa, e ajuda a tornar o sedã gostoso de guiar. Negativo: ACABAMENTO

AUMENTA A Disputa entre OS SEDÃS MÉDIOS Honda Civic - O Mais caro do trio, o Civic vale o que cobra: é o melhor em quase tudo. Sua cabine é a que tem materiais de melhor qualidade no acabamento. Só o Honda traz console removível no banco de trás, com porta-copos. O aumento da capacidade do portamalas, de 275 para 449 litros, não prejudicou o espaço para as pernas de quem viaja atrás. Apenas um detalhe dentro do interior: o retrovisor tem moldura muito simples. Parece ser de um carro popular. Já seu painel de instrumentos de dois “andares”, com o velocímetro digital acima, é um show à parte. Além de bonito, é fácil de ler O controle eletrônico de estabilidade, que o Cruze também tem, pode ser desligado. Com ou sem o recurso o Honda é muito equilibrado

66

ESTILO LIVRE

em curvas. A direção eletroidráulica comunicativa e rápida, aliada à suspensão com ajuste firme, passam muita sensação de segurança. O visual mudou mais do que pode parecer. O carro, que impressionou pelas linhas futuristas na geração anterior, ficou “caretão”, com cara de Accord. Ao contrário de Cruze e Elantra, não faltam itens importantes no Civic. De série há ar-condicionado digital, teto solar e sistema multimídia com a tela mais bem posicionada e fácil de visualizar dos três. Nela, são projetadas imagens do navegador GPS e da câmera de estacionamento. O estepe de uso temporário, necessário para aumentar o volume do porta-malas, é um dos pontos negativos do Honda. ESTILO LIVRE

67


vitrine_

Ana Paula, Paulinha, Flávia, Sandra, cAROl, paula, mariana e marjorie

Célia - Márcio

Flávia - Caroline - Rogério

vitrine_

Rosiane - Lilian - Tiago - Luciana - Giovana

Gisele - Carol - Laisa

Marcia Vasques Rafael - Marcela

Giovani - Gabriela - Elza

José Hélio - Maria Cristina

68

ESTILO LIVRE

Luis - Frank

Gisele - Giovanna

Renata - Silvia

José Lucas - Thiago

Garanta já seu convite para o show de Munhoz e Mariano, dia 16/03. no mês de abril o terraço pub e bar traz para assis a banda raimundos.

ESTILO LIVRE

69


vitrine_

Adriano - Carina

Levi - Nilson - Ana Paula

Ivilla - Emerson

Alex - ana paula

Ellem - Ligia - Aline

Rodolfo - Dag Marciliano

vitrine_

Gislene - Helder Marcelino

Ariane - Carlos

Cynthia - Alexandre Borba

Bethânia - Rafael

Daniela - Fábio

Thais Roncon - Daniel Lopes

Márcia - Rogério

Rita - Ossires Maia

Sérgio Chade - Solange

Silmara - Deize


vitrine_

Miguel - Anderson - Daniel - Diogo

Camila - João

Guilherme - Maíra

Janaina - Fernando - Luciana

Nilsen Mello - Gisele Vicente

72

ESTILO LIVRE

Marroni - Karol

ESTILO LIVRE

73


NOTAS_

FIQUE LIGADO!! Por_Equipe AE

“AMAZÔNIA” LÁ FORA comando de Victor FaAs andanças dos brasileiros do reality show “Amazônia”, sob ha está bem interessada no sano, têm chamado a atenção dos gringos. A Endemol Espan e pela emissora Record formato. Por aqui, o programa é produzido pela Endemol Brasil

GENTILI É COTADO PARA SER CHARLIE SHEEN O próximo passo do canal pago Comedy Central é adaptar o programa “Roast”, comandado por Charlie Sheen nos EUA. Por aqui, um aprese ntador e um time de dez humoristas têm a missão de detonar a celebridade convidada. Rafinha Bastos e Danilo Gentili são cotados para apresentar a atração. Gentili, já com outros projetos com o canal, se diz preparado para desempenhar a função.

VÍDEOS RAROS também dirige o prograO DVD de Inezita Barroso terá direção de Nico Prado, que 50 e 60, da carreira da ma na TV Cultura. O material extra trará cenas raras dos anos s especiais de Chitãozinho e cantora no cinema e na televisão. O disco terá participaçõe Xororó, Renato Teixeira, Almir Sater, entre outros.

CARTA À GLOBO A Angaad (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoçã o) enviou uma carta à Globo pedindo uma reinterpretação sobre o ‘segredo’ de Tereza Cristina (Christiane Torloni), de “Fina Estampa”. Na trama, descobre-se que ela é filha de uma empregada que morreu louca e foi adotada por ricaços.

FÉRIAS ADIADAS março, Eriberto Leão Em despedida de “A Vida da Gente”, que acabou no dia 2 de “Guerra dos Sexos”. Ele será comemorou o convite de Silvio de Abreu para o remake de o pelo Jorge Fernando”, Ulisses, papel de Zé Mayer em 1983. “Sempre quis ser dirigid contou.

74

ESTILO LIVRE

ESTILO LIVRE

75


alerta_

nutrição _

Cardíacos desconhecem gorduras que fazem bem à saúde

Estilo saúdavel Por_Mayra Triveloni

Por_equipe el

Levantamento realizado no hospital estadual Dante Pazzanese, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência em cardiologia, aponta que a maioria dos pacientes cardíacos não conhece os tipos de gorduras que fazem bem à saúde. O estudo, feito com 600 pacientes em tratamento na instituição, também revela que 67% não têm como hábito ler os rótulos dos alimentos. Entre os tipos de gorduras que fazem mal à saúde, a trans e a saturada são as mais conhecidas, sendo consideradas ruins por 81,5% dos entrevistados. Já entre os tipos que fazem bem, 55% dos pacientes desconsideraram a gordura insaturada que, pelo contrário, é indicada para a boa saúde do coração. Outro equívoco muito comum é em relação aos alimentos fontes de gordura. Assim como a bolacha recheada e a manteiga, que foram apontadas corretamente como alimentos menos saudáveis, a maionese também foi tida como um alimento rico em colesterol e gorduras ruins pela maioria dos entrevistados, o que não é verdade.

76

ESTILO LIVRE

“A maionese possui um perfil nutricional bom porque é fonte de gorduras poli-insaturadas, não contém gordura trans e oferece baixo teor de colesterol”, explica Daniel Magnoni, médico da Divisão de Nutrição Clínica do Dante Pazzanese e coordenador da pesquisa. Além da maionese, outro alimento apontado erroneamente por 65,5% dos pacientes como fonte de colesterol e por 60% com excesso de gordura ruins foi o Ketchup, que por ser produzido a partir de tomates, não possui gorduras. “Através dessa pesquisa, foi possível perceber que a maioria dos pacientes que precisam de uma alimentação adequada porque tratam problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, obesidade e colesterol elevado, não sabe quais são os tipos de gorduras mais saudáveis nem os alimentos que possuem um perfil nutricional mais adequado. Com isso, percebemos algumas contradições no cruzamento dos dados e verificamos pontos importantes que precisam ser reforçados junto à população”, ressalta Magnoni.

Nesta coluna você encontra dicas e orientações sobre como ter uma alimentação balanceada. Em parceria com a Estilo Livre Saúde, a Dra. Lyliana Sawaya Abud falará sobre como adotar um estilo de vida saudável com hábitos simples no dia a dia. O que é a Nutrologia? A Nutrologia é uma especialidade Médica, que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão de nutrientes. O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento, contribuindo para promoção de uma longitude saudável, com melhor qualidade de vida. Alimente-se bem - Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários à sua manutenção. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos, órgãos, enfim, por todo organismo. Como são divididos os alimentos? Em construtores, reguladores e energéticos. Alimentos construtores: são os alimentos ricos em proteína. Eles têm a função de construir e reparar as estruturas do nosso corpo,

como o sangue, ossos, músculos, órgãos, pele, células e tecidos. Alimentos reguladores: têm como nutrientes as vitaminas e os minerais e são ricos em fibras. Eles têm a função de conservar e fortalecer o sistema imunológico, regular a digestão e proporcionar um bom funcionamento do intestino, pois são ricos em fibras. Alimentos energéticos: são responsáveis por fornecer energia ao organismo, para desenvolvermos todo o tipo de atividades, como pensar, trabalhar, andar, correr, estudar, falar, etc. Temos também os Macronutrientes, que são as proteínas, os carboidratos e as gorduras e os Micronutrientes que são as vitaminas e os minerais. Fontes de cada grupo: Alimentos Construtores: Carne/ Frango/ Peixe/ Ovos/ Leite/ Feijão/ Soja/ Castanhas. Alimentos Reguladores: Frutas/ Verduras e Legumes. Alimentos Energéticos – Pão/ Massa/ Arroz/ Batata/ Milho/ Mandioca/ Doce/ Mel/ Sorvetes/ Açúcar/ Gorduras Animais e Vegetais.

“É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida”. Como escolher bem o prato? Escolha um alimento de cada grupo, em cada uma das principais refeições: Energéticos (pães, ou cereais, ou uma massa), proteínas (carnes, peixes, ovos, laticínios) e reguladores (frutas, verduras, legumes). Mas cuidado! Dê atenção especial ao tamanho do prato: monte pratos criativos e bem diferentes, use e abuse das variedades de frutas, verdura e legumes. Quanto mais colorido e diversificado, melhor.

Dra. Lyliana Sawaya Abud Médica especialista em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Contato: 18 3323.4935

ESTILO LIVRE

77


pINTAS_

Pra Menina_

Por_Mayra Triveloni

O “ABCDE” QUE SALVA VIDAS Por_Carla Ganassin

Você se lembra quando usou seu primeiro batom? Certamente se encantou muito cedo por maquiagem, certo? Quer ver uma menininha realmente feliz? Dê a ela um estojo de maquiagem. Claro que você já deve ter visto uma cena parecida: um frenesi em torno de batons, brilho e blush não é privilégio da idade adulta. É o máximo pra qualquer garota (ou garotinha). O problema é quando a brincadeira e a curiosidade dão lugar à necessidade cotidiana de se pintar, expondo a frágil pele da criança a substâncias químicas nem tão inofensivas assim pra ela.

O que fazer ? - O principal é prestar atenção na frequência da brincadeira, ir a uma festinha e se pintar de vez em quando é divertido. Mas, se o uso desses produtinhos passa a ser frequente, o melhor é, segundo especialistas, frear a brincadeira. Até porque, muitos produtos não são seguros para uma pele sensível como a de uma criança. E se a criança realmente for se maquiar, o ideal é investir em linhas infantis certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mesmo assim o uso de produtos deve ser restrito, visto que a pele dos pequenos é imatura, fina e tem uma absorção maior. Os pais devem ficar de olho e fazer o possível para retardar o uso desse tipo de produtos em crianças, assim evitam transtornos que podem ocorrer, como o caso de alergias. Outro ponto preocupante é o aspecto emocional, quando a criança se projeta no adulto e quer “pular” a fase infantil. Fique atento e, na dúvida, procure um especialista. Liberado - Você sabia que o Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméti-

78

ESTILO LIVRE

maquiagem na infância cos infantis? A Anvisa regulamenta e fiscaliza a comercialização de cosméticos para uso infantil no Brasil. Isso significa que as maquiagens de crianças com inscrição do Ministério da Saúde (MS2, seguido de nove dígitos) no rótulo foram atestadas e aprovadas. Mas a Avisa alerta: leia sempre o rótulo. Existem itens para crianças a partir dos 3 e também de 5 anos. Um requisito essencial para a maquiagem infantil é ter baixo poder de fixação e ser facilmente removida com água. Além disso, a Anvisa permite que as maquiagens contenham substâncias que possuam gosto ruim (amargo) para evitar que a criança leve o produto à boca. ATENÇÃO: as maquiagens para boneca e outras comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil.

Dra. Carla, sempre tive muitas pintas espalhadas pelo corpo e algumas estão crescendo. As vezes elas coçam e mudam de cor. Elas são perigosas? (Mariana - Assis) Mariana, os nevos melanocíticos, nome técnico das pintas e sinais da pele, são lesões de origem genética que podem evoluir para um tumor cutâneo - o melanoma - principalmente devido ao acúmulo de radiação solar. Pintas de cor preta ou castanho escuro merecem especial atenção. Identificar precocemente os sinais é fundamental e requer, principalmente, atenção da própria pessoa para verificar alterações nas pintas congênitas ou naquelas que vão aparecendo com o tempo. O autoexame das pintas ajuda a prevenir o melanoma, o tipo mais grave dos cânceres de pele. Como fazer o autoexame da pele? Ao realizar o autoexame, as pessoas devem se orientar pela regra do ABCDE, que se refere a pintas Assimétricas, de Bordas irregulares, Cores não uniformes, Diâmetros superiores a 6 mm e Evolução fora do comum, como coceiras, aumento de tamanho e/ou sangramento. Detectada uma dessas características, deve-se procurar um dermatologista com urgência. O autoexame deve abarcar todas as partes do corpo, incluindo as costas, com o auxílio de um espelho. Nas extremidades corpóreas – região genital, palmas das mãos e plantas dos pés – desenvolve-se o melanoma acral, uma das formas mais agressivas da doença, bastante comum em afrodescendentes. Por isso, essa população deve ficar atenta ao aparecimento de pintas pretas nos pés ou nas mãos. Outro tipo agressivo é o melanoma nodular, que pode aparecer até no couro cabeludo. As unhas também merecem vigilância. A presença de uma faixa preta ou acastanhada, normalmente em uma única unha do pé ou da mão, que esteja se modificando, ou seja, crescendo ou mudando de cor, deve ser avaliada pelo dermatologista.

Quando detectado um melanoma, a metástase é iminente? Quando uma pinta se transforma em melanoma, ela primeiro cresce para os lados, um forte indício da doença. Se o tumor for identificado e extraído quando ainda está na epiderme (a camada mais superficial da pele), a cura é praticamente garantida. Nesses casos, o procedimento para remoção é bastante simples: após a retirada do sinal que confirma o diagnóstico de melanoma in situ, a ampliação cirúrgica do local (cerca de 0,5 cm para cada lado da lesão, inclusive na profundidade) garante um bom prognóstico. Porém, quando o tumor já invadiu a derme em uma profundidade superior a 0,76 mm, é iminente a possibilidade de metástase, ou seja, de o câncer surgir também em outras partes do organismo. Existem exames que o dermatologista pode fazer para detectar alterações nas pintas? Os dermatologistas contam com exames auxiliares, como a dermatoscopia digital. Tratase de um mapeamento fotográfico que permite monitorar o desenvolvimento das pintas, fornecendo ao dermatologista, por meio de comparações de imagens, informações importantes para orientar as condutas médicas. Fazer o ABCDE do autoexame da pele, ficar atento aos sinais e consultar anualmente o dermatologista ajuda a prevenir o melanoma, o mais letal dos cânceres de pele.


Capa_

Capa_

Antes que a sua pressão exploda Por_Mayra Triveloni

Se a pressão arterial passou dos valores considerados ideais saiba que é necessário tomar providências precocemente. Segundo especialistas se o medidor acusa que a sua pressão arterial não está em alta pra valer, apenas ultrapassou os limites considerados seguros, saiba que esse estágio-limite é chamado pré-hipertensão e pode ser um sinal de alerta e uma excelente oportunidade de prevenir a doença propriamente dita e poupar o organismo de danos futuros. “Sempre que os níveis pressóricos se elevam temos que in-

80

ESTILO LIVRE

Entre os pré-hipertensos, 39% dos homens ficam com a pressão alta pra valer. Nas mulheres essa incidência gira em torno de 23%. tervir. Essa intervenção pode se dar com ou sem uso de medicação. Inicialmente tentamos umas mudanças, correção dos hábitos de vida com dieta pobre em sódio, atividade física, redução do stress, parar de fumar e de ingerir bebida alcoólica, perda de peso. E se essas medidas não forem suficientes, aí sim entramos com tratamento medicamentoso”, explica o cardiologista Giuliano Dalvo Fante em entrevista à Revista Estilo Livre Saúde. Segundo ele, o valor ideal da pressão arterial para qualquer indivíduo é de 120X80MMHG. Os valores acima, até 130X85MMHG, já são um indicativo para cuidar melhor da sua saúde. “Neste cuidado consideramos eliminar todos os fatores de risco, como tabaco, álcool, obesidade, dislipidemia, stress, sedentarismo e má alimentação”, acrescenta Giuliano. Nunca subestimar a pré-hipertensão é um conselho para todos, mas há indivíduos que precisam de um cuidado redobrado, pois segundo um estudo publicado pela Revista Americana New England Journal of Medicine, em 31% dos casos, a pré-hipertensão evolui para uma enfermidade e, conforme alerta o cardiologista, em muitas situações esse índice pode ser ainda mais elevado em virtude dos hábitos de

vida. “A população em geral deve ser acompanhada com toda a atenção, mas os tabagistas, diabéticos, obesos, sedentários, dislipidêmicos, com história de antecedentes familiares, devem ter a atenção redobrada para controle de sua pressão arterial”, destaca. É importante lembrar que quanto mais longo for o período de exposição a esse estágio “antecedente”, mais difícil será controlar a situação e maiores serão os danos ao organismo num futuro próximo. Ou seja, o ideal é encarar esta fase como um sinal amarelo, em que o seu corpo dá sinais de desequilíbrio. No caso da mulher, o mesmo cuidado deve ser adotado, principalmente no período da menopausa, quando os níveis hormonais ficam alterados. “Devido às mudanças destes hormônios, os níveis da pressão arterial podem se alterar. Sendo assim, a pressão pode se elevar, tornando os níveis ainda mais elevados. Outro agravante durante o período da menopausa é o sedentarismo”, acrescenta Fante. DE OLHO NO SÓDIO - O sódio é um grande aliado da hipertensão arterial. Entre os obesos existe uma retenção maior de líquido, sendo assim, a quantidade de sódio que se armazena no organismo se torna ainda mais elevada, sendo um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial. “Sempre que ingerimos grandes quantidades de sódio, os níveis pressóricos tendem a subir. Isso se dá em maior ou menor intensidade de indivíduo pra indivíduo. E esse sódio em excesso que ingerimos é eliminado pelo organismo através dos rins, tentando equilibrar o organismo”, explica Giuliano. VOCÊ SABE O ACONTECE COM OS VASOS SANGUÍNEOS? - Os vasos sanguíneos são os condutores de sangue por todo nosso corpo; eles são divididos em veias e artérias. Em geral as veias conduzem sangue rico em CO2 Gás Carbônico, ou seja sangue pobre em oxigênio - enquanto as artérias fazem o transporte do sangue que é rico em O2 (oxigênio). “Quando temos um individuo sob alto nível de stress em sua circulação é feita uma descarga de grande quantidade de adrenalina que irá atuar no sistema simpático, podendo fazer com que haja no organismo a taquicardia e a contração dos vasos, diminuindo o seu calibre e elevando assim a pressão arterial”, explica Fante. Segundo ele, as pessoas que são dislipidêmicas, na maioria das vezes são assintomáticas e, nes-

te grupo de indivíduos, tem pouca relação com a elevação da pressão arterial. Neste caso o mais comum é a formação de placas de Ateroma (gorduras) que vão se alojar por todos os vasos sanguíneos, podendo obstruir alguns deles levando a um quadro de infarto agudo do miocárdio. No caso dos fumantes, os vasos sanguíneos podem perder sua elasticidade. “Todos os vasos sanguíneos tem a capacidade de dilatação, sendo este um importante meio de controle da pressão arterial. E quando se perde essa capacidade elástica causada por compostos contidos no cigarro, o indivíduo fica mais suscetível à elevação da pressão arterial.

“ Essa é uma doença silenciosa. Com o passar dos anos poderão aparecer sintomas, como alteração cardíaca e renal”, alerta Fante. SOBRE A PRÉ-ECLAMPSIA - A préeclampsia, também conhecida por toxemia ou ainda por MHEG - Moléstia Hipertensa específica da gravidez, é caracterizada pela hipertensão e preteinúria (presença de proteína na urina). De acordo com o cardiologista, a pré-eclampsia pode ser leve ou severa, “no caso das mais leves, podendo ser tratada em casa com o decúbito lateral esquerdo, repouso e redução de sal”, afirma Giuliano. No caso da pré-eclampsia grave, a gestante deve estar em ambiente hospitalar, fazendo uso de hipotensores e, se possível, manter a gestação até o mais próximo de 39 semanas, caso contrário, se induz o trabalho de parto ou se realiza uma cesariana. “A necessidade de se realizar um bom pré-natal é essencial durante toda a gravidez. O médico aferirá a pressão e fará frequentes exames de urina para identificar a doença, orienta Giuliano.

Dr. Giuliano é Cardiologista formado pela UNIG - Rio de Janeiro, com especialização no Hospital São Francisco de Ribeirão Preto e na Beneficência Portuguesa de São Paulo e, em parceria com a Revista Estilo Livre Saúde, falará sobre diversos temas voltados para saúde, cuidados e prevenção.

ESTILO LIVRE

81


Viva melhor_

Incontinência Urinária Por_Mayra Triveloni

A partir desta edição contaremos com a parceria do Dr. Cláudio de Carvalho Villas Boas, urologista assisense formado pela Unicamp, falando de maneira clara e objetiva sobre diversos assuntos voltados à saúde, como incontinência urinária, doenças da próstata, infecções urinárias e cálculos renais.

O que é a incontinência urinária? A incontinência urinária é definida pela perda involuntária de urina, ou seja, quando se perde a capacidade de controlar o momento mais conveniente para urinar. Na maioria dos casos essa perda urinária causa constrangimento e dificuldade social, impactando assim negativamente na qualidade de vida. Qualquer pessoa pode ter a incontinência? Pode ocorrer em homens e mulheres de quaisquer idades, sendo mais prevalente em mulheres. Estima- se que 25% das mulheres após os 50 anos apresentem algum tipo de perda urinária. Quais são os fatores de risco? Múltiplas gestações, trabalho de parto prolongado, diabetes, lesões neurológicas, obesidade, sedentarismo e a menopausa são fatores que favorecem o aparecimento da perda de urina; mas não é incomum o diagnóstico da incontinência em mulheres que não se encaixam nesses padrões acima mencionados, como pacientes magras ou que nunca tiveram uma gestação. A incontinência é sempre igual? Não. São muitas as causas da incontinência, dentre elas a hiperatividade do músculo da bexiga, a fraqueza do músculo esfíncter da uretra, ou até mesmo uma infecção urinária. Como é feito o diagnóstico correto? O diagnóstico se baseia nos sintomas, no exame físico e na avaliação urodinâmica. A avaliação urodinâmica é um exame importante, que deve ser realizado preferencialmente pelo próprio urologista, que tenta simular no labo-

82

ESTILO LIVRE

ratório o processo de micção, definindo assim o tipo de perda e o seu tratamento. A incontinência urinária tem cura? Sim. O importante é definir com exatidão o tipo da incontinência e promover o tratamento específico, que pode ser clínico medicamentoso, fisioterápico ou cirúrgico. O que é a incontinência de esforço? É o quadro mais comum entre as mulheres, principalmente aquelas com mais de 40 anos; nesses casos a perda de urina está associada à atividade física ou a eventos que aumentem a pressão abdominal como tosse ou espirro; em casos mais severos a incontinência pode ocorrer durante atividades mais leves como subir uma escada ou durante a relação sexual. Qual o tratamento cirúrgico mais atual para incontinência urinária de esforço? Os Slings sintéticos que utilizam próteses de polipropileno - conhecidas como telas, permitiram ao urologista, através de procedimentos minimamente invasivos, atingir elevados índices de cura. Comparando com as cirurgias tradicionais, esses novos tratamentos são mais rápidos, menos dolorosos e proporcionam melhor efeito cosmético, uma vez que dispensam extensas incisões na pele.

Dr. Cláudio de Carvalho Villas Boas Urologista pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - SBU e Palestrante nos Cursos de Atualização da SBU - SP. Contato: 18 3324.8384


Saúde mulher_

Coluna_

Tratamento da coluna vertebral sem cirurgia Por_Mayra Triveloni

As doenças da coluna trazem um enorme desconforto ao paciente, além de dores e, principalmente, limitações. Mas como escolher o melhor tratamento? O menos invasivo? E com resultado eficaz? Quem responde a essa pergunta é o fisioterapeuta especialista em ergonomia Giuliano Martins, que trouxe para Assis um novo conceito de tratamento não cirúrgico para doenças da coluna. Trata-se de uma técnica pioneira chamada de RMA ou Programa de Reconstrução MúsculoArticular da Coluna Vertebral para tratar hérnia de disco, espondilolistese e protrusão discal, degeneração de disco lombar e cervical, instabilidade vertebral e dores ciáticas decorrentes da má postura. Segundo Giuliano o diferencial do tratamento está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão. “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia”, afirma. O fisioterapeuta explica que essas mesas proporcionam alívio imediato ao paciente e garantem o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras. “A técnica dispensa qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz”, garante Giuliano, que faz um alerta sobre os cuidados que devemos ter no dia a dia com a nossa coluna: - Utilize cadeiras com regulagens de encosto e assento; - Sente apoiando toda coluna no encosto e com os pés totalmente encostados no chão; - A tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável; - Não realize a flexão de coluna, principalmente pra pegar pesos; - Flexione sempre os joelhos quando necessitar pegar algum objeto ao chão; - Quando for dirigir, ajuste o banco e os es-

pelhos de modo que a coluna fique totalmente apoiada e os braços e as pernas fiquem levemente flexionados; - Evite segurar o telefone entre o ombro e o pescoço e deixe-o em uma posição fácil de ser alcançado; - Não permaneça por muito tempo na mesma posição. Faça pausas de 15 minutos a cada duas horas. MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS - O Fisioterapeuta Giuliano Martins reforça a manutenção da saúde da coluna vertebral com a prática de atividade física. “Uma indicação é o pilates, que fortalece a musculatura e pode ser feito na clínica, com o acompanhamento de fisioterapeutas especialistas também em Estabilização Vertebral, técnica que fortalece a musculatura profunda de toda a coluna vertebral”, finaliza.

Dr. Giuliano Martins - Fisioterapeuta especialista em tratamento de coluna vertebral, pós-graduado em fisioterapia esportiva e ergonomia (MBA), perito judicial da primeira e segunda Vara do Trabalho em Assis e proprietário da clínica Consultoria do Corpo em Assis e da clínica ITC Vertebral Curitiba. Onde Encontrar: Clínica Consultoria do Corpo Rua Roberto Castela, 380 Jardim Europa Assis 18 3321.3986 www.consultoriadocorpo.com.br ITC Vertebral Avenida Silva Jardim, 3163 Bairro Água Verde Curitiba 41 3045.7272 www.itcvertebralcuritiba.com.br wwwitccuritiba.blogspot.com

Centrorad adquire novo aparelho de Mamografia Digital da Siemens Por_Mayra Triveloni

Esse novo equipamento de mamografia digital foi importado da Alemanha, da marca Siemens, modelo MAMMOMAT 1000 - Pink Edition, edição especial lançada mundialmente pela Siemens para agradar as mulheres durante a realização dos exames. Sua configuração contempla o que há de melhor para o rastreamento do câncer de mama, com alta produtividade, projetado para satisfazer as necessidades específicas dos centros radiológicos com alto volume de exames. “No atual mercado de diagnósticos por imagem, crescente, e competitivo, é difícil ignorar os benefícios da mamografia digital, possibilitando grande diferenciação à clínica neste segmento de atuação, oferecendo uma nova experiência ao paciente e maior segurança no diagnóstico - graças a qualidade de imagem superior, além da otimização operacional obtida devido ao processamento das imagens e seu posterior arquivamento”, afirma em entrevista à Revista Estilo Livre Saúde, o Dr. Arthur Sérgio N.G. Martins, médico radiologista e membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia. Segundo ele o estudo científico “Digital Mammographic Imaging Screening Trial” mostrou que em 42.760 mulheres assintomáticas, a chance de um diagnóstico preciso em mamografia digital foi muito superior à mamografia convencional/ analógica, para mulheres com mamas densas, mulheres com menos de 50 anos, e em período pré-menopausa. Com esse novo e moderno equipamento de mamografia digital, o CENTRORAD reconhece mais uma vez a necessidade de investir na saúde da mulher, com os benefícios clínicos e operacionais desta nova tecnologia, adotando-a em seus serviços. Algumas das características desse novo equipamento incluem: 1. Exposímetro automático (possibilidade de posicionamento em qualquer área da mama, controle totalmente microprocessado, correção de densidades). 2. Automatismo de dose (o sistema opdose seleciona automaticamente a melhor combinação de filtro, anodo, KV, mAs, e a menor dose de radiação de acordo com as características individuais de cada mama.

3. Gerador de alta frequência, tubo com ânodo diratório de molibdênio, dois tipos de filtros (molibdênio e ródio que proporciona alta qualidade de imagem e baixas doses de radiação também para mamas densas), focos finos 0,1mm e 0,3mm. 4. Rotação isocêntrica motorizada em torno da mama +135/-180 grau, dispositivo automático e detectores para compensação de radiotransparências, dispositivo de proteção facial, bucky 18x24cm e 24x30cm, colimação automática, etc. Além da possibilidade de realização de exames das pacientes em pé, sentadas, ou em macas. REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA - A medida que a tecnologia e sistemas de informação se tornam cada vez mais sofisticados, as instituições enfrentam o desafio de unir estas tecnologias para que as necessidades dos pacientes e médicos sejam atendidas, buscando eficiência operacional. Geralmente requer um time de profissionais que entendam como harmonizar todos os aspectos clínicos do sistema digital. Garantir fluxo de trabalho eficiente, tempos de espera mínimos para a realização dos exames, e exposições bem menores a radiação. O CENTRORAD na vanguarda da mamografia digital, servindo Assis e região, há anos, com qualidade superior e maior confiabilidade no resultado final. Contato email: centrorad@uol. com.br 18 3325.1792. ESTILO LIVRE

85


PILATES_

Exercício Físico _

O vício, pela Corrida Por_Mayra Triveloni

A corrida fez com que ele abandonasse o vício; hoje, José Carlos treina 4 vezes por semana cerca de 1h20 minutos. A corrida é uma modalidade esportiva que exige muito esforço do organismo. Mais do que isso, exige também disciplina, equilíbrio, concentração. Mas para José Carlos de Souza Dias, 45 anos, a prática desta modalidade “viciante” ultrapassou os benefícios físicos e alcançou um estágio essencial para sua saúde: o ajudou a abandonar a bebida. “Bebia há 15 anos. Aos 43 acompanhei meu filho em uma corrida na cidade de Tarumã. Lá, tomei a decisão de me inscrever e, entre 56 atletas conquistei o 3º lugar”, lembra José Carlos em entrevista à Revista Estilo Livre Saúde. Além de inúmeros benefícios para a saúde, como aumento da resistência cardiovascular, redução da gordura corporal e controle nos níveis de colesterol, a corrida ainda melhora a auto-estima, o humor, reduz o estresse e afasta a depressão. “Corro há um ano e meio e me sinto muito melhor longe da bebida. E melhor ainda sendo um atleta”, comemora José Carlos, que já ganhou mais de 30 medalhas e 19 troféus. Em dezembro de 2011, em Pompéia, José Carlos foi o 4º melhor entre os colocados de 40 - 45 anos. O mesmo desempenho foi alcançado recentemente em Presidente Prudente, na corrida de rua de 10 km. Já na 19ª Etapa do Circuito Sesc de Corridas e Caminhadas, José Carlos conquistou a 3ª posição. “Em setembro, na cidade de Londrina-PR, participei de uma maratona de 42 km. Terminei a prova em 3h48m - dentre os atletas de Assis fiz o melhor tempo”, lembra. José Carlos se mantém firme em seu propósito de ficar longe da bebida. A família comemora e o organismo respira aliviado

86

ESTILO LIVRE

em superar limites através de uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos no país e no mundo. “Agora vou treinar para melhorar meu tempo e vencer em minha categoria. Já corri 52 provas, em breve quero me tornar um atleta de elite”, promete José Carlos. NÃO PARA POR AÍ - O primeiro incentivo de José Carlos veio do filho de 18 anos, José Augusto dos Santos Souza. O filho permanece na corrida e atualmente, ao lado do pai, acumula 20 troféus e 32 medalhas. O filho mais novo de José Carlos, o Juninho, também começou a correr e já conquistou 5 medalhas. O empenho e o apoio da família foram decisivos para que José Carlos persistisse na corrida; junto com o esforço veio a recuperação de sua saúde e a satisfação em viver uma vida bem melhor, longe do vício.

Coloque seu corpo no eixo Por_Mayra Triveloni

Os movimentos simples e amplos, mas que exigem equilíbrio e bastante força, trabalham pra valer os músculos do abdômen e da região lombar, além de glúteos, pernas, braços, ombros e costas. Estamos falando do Pilates, exercício poderoso que faz muito bem à saúde! Em Assis, o Studio Pilates Hall disponibiliza aos alunos um espaço incrível, amplo, que reúne os aparelhos de Pilates: o reformer, cadillac, o barrel e a cadeira. “Os aparelhos possibilitam trabalhar o corpo com intensidade em posições estáticas e dinâmicas, exercitando os músculos mais profundos - responsáveis pela estabilidade e flexibilidade do corpo”, explica a Fisioterapeuta e instrutora de Pilates, Ligia Santos Cardoso. Hoje, esses aparelhos são íntimos dos praticantes que realmente se apaixonaram pela infinidade de exer-

cícios que eles permitem fazer. E no Studio Pilates Hall você conta com todos esses equipamentos, além dos aparelhos para parte cardiorespiratória. “Nossas esteiras contam com o sistema de controle de impacto, que permite ao aluno fazer seu treino com o nível de absorção de impacto ideal”, comenta. Formada pela Stott Pilates, Ligia, juntamente com sua equipe, buscou o padrão canadense para projetar o espaço, desde a iluminação, a disposição dos aparelhos, até um programa de exercícios personalizado. O que não falta no Pilates Hall são opções de aulas para trabalhar a mente e colocar o seu corpo na linha. “Estamos preparados para ajudá-la a malhar o centro de força do corpo e sair ganhando além de músculos definidos, alongamento e bemestar”, finaliza Ligia.


Dor_

Tosse_

DTM

Quando o corpo avisa que há algo errado

UMA DOR SOLITÁRIA!

Por_Ciça Vallerio

Durante o inverno começa a sinfonia da tosse. Ela pode ser seca ou carregada; às vezes dura pouco, mas também pode se prolongar até o verão. Independentemente do tipo e da causa do problema, ela é um aviso do corpo de que há algo errado. Mas esse sinal é genérico demais: a tosse pode ser sintoma de um simples resfriado ou até mesmo de um câncer de pulmão. Por isso, o melhor é investigar sua origem com um médico em vez de usar xaropes por conta própria. “Tratar a tosse sem procurar um especialista pode mascarar os sintomas e dificultar um possível diagnóstico”, afirma o pneumologista da Unifesp, Alex Macedo. “Ela é um mecanismo de defesa. Por isso, é importante não tentar inibi-la”, completa o pneumologista Alexandre de Mello Kawassaki, do Hospital 9 de Julho. Alergias também podem provocar quadros de tosse. O pó e o mofo acumulados em roupas de inverno, somados ao ar frio e ao tempo seco, podem estimular os acessos de tosse. “Nessa época do ano aumenta a incidência de crises alérgicas. A maior permanência em ambientes fechados também facilita a propagação de infecções, que podem causar a tosse”, diz o pneumologista Humberto Bogossian, do Albert Einstein.

Muito embora esteja relacionada ao sistema respiratório, a tosse não é sintoma de uma doença ligada exclusivamente aos pulmões. Os médicos explicam que até mesmo distúrbios estomacais podem provocar o problema. A ingestão de remédios contra a hipertensão também pode desencadear um quadro de tosse. O fumo aparece como outra causa do problema. Bogossian esclarece que, de acordo com sua duração, a tosse pode ser divididas em três categorias. “Pode ser aguda, que dura menos de três semanas; subaguda, que persiste por até oito semanas; ou crônica, que se estende por mais de oito semanas”. As tosses também são avaliadas segundo o tipo de secreção expelida, diz Kawassaki. “Uma tosse seca geralmente tem origem alérgica, mas se há expectoração pode ser sinal de uma infecção”, esclarece. Muco acompanhado de sangue pode indicar irritações graves, como pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão.

DTM é a abreviação de Disfunção temporomandibular. Esta disfunção ocorre na articulação temporomandibular afetando a mastigação e provocando dores na região do ouvido, face e cabeça. Muitas vezes a DTM é acompanhada de ruídos na articulação que ocorrem ao abrir e fechar a boca. O paciente com DTM tem dificuldade para comer alimentos duros e pode acordar com dores na face e cabeça devido ao apertamento noturno dos dentes, também conhecido como bruxismo. Podemos chamar a dor na articulação temporomandibular de uma dor solitária porque na maioria das vezes recebemos os pacientes depois de uma verdadeira maratona por inúmeros profissionais. A medida que a procura por resposta aumenta, a paciência tanto do portador da DTM quanto dos familiares vai diminuindo pela dificuldade de informações. É fato que profissionais esclarecidos e bem informados tem o cuidado de encaminhar os pacientes para um profissional especializado no assunto, mas também recebemos pacientes que estão há anos a procura de uma resposta para suas dores faciais. A dor da DTM não é limitante, ou seja, não impede a pessoa de trabalhar e desempenhar suas tarefas diárias, mas ocorre que a qualidade de vida do indivíduo é afetada pela dor. Em uma pesquisa realizada por ocasião de minha tese de mestrado junto à UNIFESP/EPM (Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina) conseguimos detectar o grande impacto da DTM na Qualidade de Vida, que em comparação com indivíduos normais a queda de qualidade de vida é considerável. A DTM não se controla por meio de drogas como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxan-

tes musculares e muito menos coma colocação de aparelhos ortodônticos ou próteses. Prova disto é que a maior parte dos pacientes com DTM já passaram por tratamentos ortodônticos (aparelho nos dentes) muito bem elaborados, mas nem por isso deixam de ter a disfunção. A automedicação também se constitui em um risco para a saúde, e a ingestão desordenada de fármacos aumenta ainda mais os tipos de dores de cabeça do paciente. Para o tratamento e controle desta disfunção torna-se necessária uma avaliação muito criteriosa de um Cirurgião Dentista Especialista em DTM, que vai ser capaz de realizar um diagnóstico diferencial e esclarecer as dúvidas do paciente com relação à DTM. Uma interação multidisciplinar se torna muito importante nesse caso, pois a maioria dos pacientes com DTM também sofrem de outras dores de cabeça e é importante que o profissional responsável pelo diagnóstico saiba como diferenciar e tratar as algias provenientes da DTM e tenha a capacidade de identificar a necessidade de encaminhamento para os especialistas em outras áreas de saúde.

Dr. Anderson Israel Cirurgião Dentista CROSP: 38978 Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial Pós-graduação em oclusão (USP/FOB) Especialista em DOF DTM/ Mestre em Morfologia (UNIFESP/EPM) 18 3324. 5340

ESTILO LIVRE

89


DA REDAÇÃO_

Pra mulher_

Saúde, plenitude da Vida Iniciar este projeto reservando um espaço dedicado exclusivamente à saúde e ao bem-estar na Revista Estilo Livre foi uma satisfação para todos nós. Nossa iniciativa partiu, dentre tantos motivos, de uma pesquisa feita recentemente pela universidade americana de Stanford, em que concluiu-se que, mais do que em outras épocas, a valorização do estilo de vida tem propiciado uma sobrevivência, com qualidade superior a vinte anos, para quem já está na faixa dos 65 anos. Um dado como esse deve ser levado em conta. Ainda mais importante vem um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) que afirma: esse aumento qualitativo de vida depende, segundo o órgão, de: 53% de hábitos saudáveis, 20% do meio ambiente, 17% da herança genética e 10% da assistência médica. Ou seja, NUNCA é demais lembrar a importância do controle na alimentação, da prática de atividade física, do hábito de leitura saudável, participação em trabalhos sociais... Atitudes que geram enorme bem-estar. Os cuidados que devemos ter com nosso estilo de vida valem muito e fazem enorme diferença na qualidade de nossa vida e na maneira como vamos envelhecer. Como se nota, a saúde, como plenitude de vida e estado completo de bem-estar, tem raízes profundas, que envolvem todo o comportamento humano individual e coletivo. E nós, da Revista Estilo Livre, estamos aqui para levar até você essa concepção de vida e conduta, através de reportagens cuidadosamente preparadas para que você possa colocar em prática tudo o que for necessário para uma vida saudável adequada e, principalmente, permanente.

Mayra Triveloni

Atendimento e Redação

saúde

DIRETOR Jeziel Marquezini

JORNALISTA RESPONSÁVEL Carolina Marquezini_MTB_41418 SP

EDITORA Carolina Marquezini

TIRAGEM 18 mil exemplares

DIRETOR COMERCIAL Daniel Israel

PARA ANUNCIAR Daniel Israel_18 9732-0007 daniel@revistaestilolivre.com.br

DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO Rodrigo de Souza IMPRESSÃO Editora Conosco_Indústria Gráfica TEXTOS Mayra Triveloni FOTOS Ivan Mello - Freelance

90

ESTILO LIVRE

ANÚNCIOS E PATROCÍNIOS Além de anúncios em formatos tradicionais, a Estilo Livre oferece a opção de patrocínio de reportagens e colunas fixas. Fale conosco. *O conteúdo das propagandas e informes publicitários é de inteira responsabilidade dos contratantes.

. REVISTA ESTILO LIVRE Abílio Duarte de Souza, 257 :: F: 18 3022.3152

A luz da solução Por_Mayra Triveloni

Depilação, o famoso “mal necessário” é pesadelo de dez entre dez mulheres - e de poucos homens corajosos o bastante - tornou-se uma atividade corriqueira, graças às tecnologias de remoção de pelos. Uma, em especial, vem chamando a atenção do mercado de beleza por seu excelente custo-benefício, com um tratamento rápido, eficaz e, indolor: a fotodepilação. A técnica foi trazida pela D’pil para o Brasil em 2009, quando já era amplamente utilizada em países da Europa. Com um preço acessível (cada sessão tem preço único de R$ 55,00 por área), a técnica vem ganhando adeptos em todos país, inclusive em Assis, com a chegada da D’pil, que é líder no segmento. Em entrevista à Revista Estilo Livre, a proprietária da franquia Rosangela Cassador explica que a empresa utiliza a técnica de Luz Intensa Pulsada (IPL), que apresenta uma grande afinidade pela melanina do pelo e emite sobre a pele ondas de luz de diversos comprimentos, agindo nos fios de acordo com a necessidade de cada região. “É um método de depilação progressiva, com atuação direta na raiz do pelo, destruindo suas células germinativas e resultando em sua eliminação”, completa Rosangela. A D’pil utiliza os mais modernos aparelhos que existem no mercado, certificados com alto padrão de qualidade através do InMetro e CE (Certificado Europeu), além dos devidos cadastrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); seu sistema é duradouro, indolor, eficiente e apresenta resultado a partir da primeira sessão. “O equipamento de Luz Intensa Pulsada possui um cristal que entra em contato direto com a pele do cliente enquanto o calor da luz faz a queima dos pelos, tornando o método ainda mais seguro”, garante Rosangela. FOTOTERAPIA - Com sua tecnologia diferenciada, a D’pil oferece também tratamentos de fototerapia de manchas e acnes que tratam lesões de pigmentação, melhorando a aparência da pele. A Luz Intensa Pulsada também é eficaz no tratamento de Fotorrejuvenescimento, estimulando a liberação de colágeno e atenuando as rugas e linhas de expressão. ESTILO LIVRE

91


ESTILO LIVRE

93


94

ESTILO LIVRE

Edicao15  
Advertisement