Page 5

turismo

Arizona Sempre

(AE) - Winslow – O Arizona é grande demais. O sexto maior Estado dos Estados Unidos com seus mais de 295 mil quilômetros quadrados. É espaço suficiente para abrigar uma diversidade natural e de paisagens que vai dos cânions aos picos cobertos de neve, dos desertos às cidades. De Phoenix, a capital, à pequenina Winslow, à singular Flagstaff e à elegante e cultuada Sedona. E ainda o cobiçado Grand Canyon. Ao longo dos 610 quilômetros percorridos, a paisagem se mostrou mesmo coisa de cinema. Deserto, cactos, montanhas em um horizonte que, à medida em que é desbravado, revela um Arizona de cores vivas no vermelho dos cânions, no amarelo do capim à margem da estrada, no verde da vegetação. Viagem também de volta aos tempos do Velho Oeste, com construções de época e portas ao estilo dos saloons das películas de bangue-bangue.

Sobre as Ondas

NOVIDADE E EXCLUSIVIDADE

Por Mônica Nobrega

Cartagena de Índias - Viver minha vida a bordo de uma embarcação pelas águas quentes do Caribe Sul durante uma semana era o que me esperava. Cruzeiro tem a óbvia vantagem de levar a vários destinos numa só viagem; e a também óbvia desvantagem de deixar sempre uma angústia de quem passou, mas não viu tudo. Esta segunda questão é um ponto a favor do roteiro no Monarch, navio da empresa Pullmantur que está em rota circular na região desde maio de 2013 e no qual me hospedei. É permitido começar e terminar a viagem em qualquer um dos cinco portos envolvidos no circuito. Em outras palavras, gastar alguns dias antes, outros depois para desbravar melhor aquela ilha ou cidade de interesse específico. Meu ponto de partida foi a linda Cartagena de Índias, na Colômbia. A cidade, reconhecida como uma das mais bonitas entre as coloniais das Américas, faz por merecer uns três dias de atenção. O centro histórico, arrematado por uma muralha de 11 quilômetros de comprimento, é celeiro de museus, igrejas, monumentos, bares, hotéis, cultura e comida da melhor qualidade, com charme a se derramar pelas ruas de pedra e paralelepípedo. Ilhas Virgens

Cartagena de Índias

Montevidéu

Placidez sob o sol

10

||

||

JUNHO 2014

(AE) Montevidéu - Céu vermelho, azulado, ocre, esverdeado. Em 21 dias de viagem pelo Uruguai, vi tantas tonalidades que não foi possível decidir qual cidade, das cinco que visitei, me proporcionou o mais belo pôr do sol. Sim, é possível conhecer o Uruguai em um fim de semana ou feriado - mas saiba que você vai voltar com um gostinho de quero mais. Para desvendar os segredos de El Paisito, viajar em modo slow travel é a pedida. No ano passado, 400 mil brasileiros aportaram por lá e o governo lançou um pacote de benefícios, válido até 31 de julho, com incentivos para "nosotros": isenção de impostos (que variam de 10,5% a 22%) sobre serviços de hospedagem, aluguel de veículos, locação de imóveis, vestuário e gastronomia - alguns, abatidos no pagamento e, outros, reembolsados no aeroporto.

FLORIANO PEIXOTO 598 ASSIS SP

T 18 3321 5494

PIETRA RARA pietrarara.blogspot.com.br/

JUNHO 2014

||

||

11

40_  
Advertisement