Issuu on Google+

Editor: Marco Caires ­ Número 1 ­ 2011

Guia de Pesquisas Escolares e Internet Tesouros Web

Parlamento Jovem Sabias que?

Euroskills 2011

Seguranet

E muito mais...

R


R

evista Escolar Digital de Montargil

ÍNDICE

Visita de Estudo ao Euroskills 2010 2011, O Ano Internacional da Química Sabias Que? Guia de pesquisas Escolares e Internet Espaço Laboratório Dia da Floresta Autóctone Eleições do Parlamento Jovem na Escola Sessão Regional do Parlamento Jovem CEF Serviço de Mesa ­Cocktails CEF ­ Estágio no CS Hotel do Lago Montargil Seguranet. O Que Farias? Feira Medieval 2011 Tesouros na Web P.T.E ­ Novo Acordo Ortográfico nas Escolas

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 - 16 17 18 19


R

R

V i s i t a d e e s t u d o a o E u ro s ki l l s 2 0 1 0

evista Escolar Digital de Montargil

e a o P a v i l h ã o d o C o n h e c i m e n t o.

No dia 9 de Dezembro de sendo a competição de cerca 2010, os alunos da turma do de 500 jovens concorrentes Curso de Educação e um ponto alto deste evento. Formação – Serviço de Mesa, dirigiram­se a Lisboa para a tão esperada visita de estudo ao Euroskills e ao Pavilhão do Conhecimento. Fizemos uma viagem calma, sem paragens até à F.I.L. (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações, onde se encontrava a exposição do Campeonato Europeu das Profissões (Euroskills). Tratou­se de uma iniciativa conjunta de mais de 30 países europeus que pretendia ser um espaço de informação e orientação de carreira para jovens que estão agora a definir o seu futuro profissional,

Este ano coube a Portugal acolher este evento com a coordenação do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Da cozinha às redes informáticas, da jardinagem às artes criativas, passando pela ciência e tecnologia, mais de 50 profissões estavam representadas no Euroskills Lisboa 2010.

No dia seguinte, 10 de Dezembro, pela 10 horas e trinta minutos, entrámos no Pavilhão do Conhecimento. Fomos visitar a exposição denominada “Explora”, onde pudemos realizar inúmeras experiências e contactar com situações complexas, de uma forma divertida. Aproveitamos o facto de lá estarmos para visitar duas exposições temporárias, intituladas “Sexo… e então?” e “Expedição Amazónia”. Tratam­se de exposições bastante originais, criativas, dinâmicas e atractivas. Saímos de Lisboa às 15h e chegamos a nossa escolinha por volta das 17h. A visita de estudo correu muito bem, foi um pouco cansativa, mas na nossa opinião os alunos gostaram e, mais importante que tudo, APRENDERAM. Visite o nosso blogue em:

http://cefsmmontargil.blogspot.com

O Professor Ricardo Ferreira

1


R

evista Escolar Digital de Montargil

2011, O ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

2011 foi considerado, pelas Nações Unidas, o ano Internacional da química. Na sua 63ª assembleia­geral, as Nações Unidas aprovaram a proposta da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Proposta tal que foi entregue pela delegação da Etiópia com o patrocínio de 35 países e o apoio de muitos outros. Num comunicado à imprensa, a UNESCO e a IUPAC salientaram que o Ano Internacional da Química permitirá celebrar os contributos da química para o bem­estar da Humanidade. Tendo em atenção a inclusão da celebração na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005­ 2014) as actividades a desenvolver durante 2011 deverão dar ênfase à importância da química na sustentabilidade dos recursos naturais. Segundo Jung­Il Jin, presidente da IUPAC, “O Ano Internacional da Química vai dar um impulso global à ciência química, na qual a nossa vida e o nosso futuro se apoiam. Esperamos conseguir aumentar o conhecimento e apreciação pública pela química, atrair o interesse dos jovens pela ciência, e gerar entusiasmo para um futuro criativo da química."

PRÉMIO NOBEL DA QUÍMICA 2010 O Prémio Nobel da Química 2010 foi atribuído ao americano Richard F. Heck e aos japoneses Ei­ ichi Negishi e Akira Suzuki pelo trabalho desenvolvido na área da síntese orgânica, mais concretamente em formas, mais eficientes, de ligações entre átomos de carbono, que é utilizada na produção farmacêutica e na indústria electrónica. Heck, de 79 anos, Negishi, 75, e Suzuki, 80 anos, receberam 10 milhões de coroas suecas, cerca de 1 milhão de euros, por terem descoberto uma substância conhecida como discodermolida, um importante inibidor tumoral, que só pode ser encontrado, actualmente, na natureza em pequenos animais marinhos.

PREMIADOS DO NOBEL DA QUÍMICA 2010

Richard F. Heck

Eiichi Negishi

Essa substância vai ajudar no fabrico de medicamento para doenças cancerígenas. Akira Suzuky

A Professora Sofia Martins

2 38


R

evista Escolar Digital de Montargil

R

A Professora Sofia Martins

SABIAS QUE?

Aromas dos frutos

Os ésteres de baixo peso molecular têm odores característicos dos frutos. Por exemplo, o butanoato de butilo é um composto com o aroma do ananás. Da mesma forma, o valerato de isoanilo tem o aroma da maçã. Estes ésteres são largamente utilizados na indústria alimentar como aromas sintéticos.

Dióxido de titânio

O dióxido de titânio tem inúmeras aplicações quando finamente dividido. Pode ser utilizado para dar opacidade e brancura a tintas, ao papel, sendo também possível ser utilizado em componentes electrónicos. Além disso, quando finamente dividido, este óxido pode ser utilizado nos aviões de acrobacia produzindo rastros de fumo branco.

Garrafas Termo

As garrafas Termo baseiam o seu sucesso na elevada resistência à transferência de calor. A parede externa é separada da interna por vácuo fazendo com que a convecção e a condução de calor sejam mínimas, visto que praticamente não existem moléculas neste compartimento. Por sua vez, essas duas paredes são prateadas para minimizar a transferência de calor por radiação.

Bolas de sabão

O espectro de cores produzidas na superfície de uma bola de sabão é resultado da reflexão da luz visível que incide na bola. A luz visível contém luz de todas as cores dependendo do seu comprimento de onda. A espessura do filme da bola de sabão não é uniforme, verificando­se a existência de vales na sua superfície. Devido a este facto, na superfície da bola irão existir zonas com diferentes efeitos de cor. O resultado é espectacular!

July 2008

3 38


R

evista Escolar Digital de Montargil

Guia de pesquisas Escolares e Internet

Um dos grandes desafios das nossas escolas, é actualmente a utilização da internet pelos alunos, para a realização das suas pesquisas. Uma ideia que devemos ter presentes, é que a responsabilidade das falhas nas pesquisas não é nem da internet, nem dos alunos. Por vezes reclamamos que os alunos fazem uma “mera cópia” de textos, que encontram na Internet e que desse modo, não há produtividade nem aprendizagem efectiva.

O facto é que o dilema cópia/pesquisa não é novo, coexiste com a escola há muitos anos. Cabe aos professores, a função de orientar a realização de tarefas e pesquisas escolares, independentemente da faixa etária do aluno. O Professor deve conduzir esse trabalho, principalmente se essa pesquisa for realizada na internet.

E o que é necessário dirigir com os alunos?

Aqui ficam algumas dicas, de como utilizar as fontes de pesquisa, de modo a melhorar o resultado final das actvidades dos alunos. Fonte: Pesquisas escolares e internet

4


R

R

evista Escolar Digital de Montargil

E S PA Ç O LA B O R ATÓ R I O

O OVO DE BORRACHA Materiais: Frasco de vidro com tampa 1 ovo cru Vinagre límpido Procedimento: 1.Coloca o ovo cru dentro do frasco de vidro. Não raches o ovo. 2.Cobre o ovo com o vinagre límpido. 3.Põe a tampa no frasco. 4.Observa imediatamente e depois periodicamente durante as 48 horas seguintes.

Explicação: Começam a formar­se imediatamente bolhas na superfície da casca do ovo e aumentam de número com o tempo. Após 48 horas, a casca terá desaparecido, e pedaços dela podem estar a flutuar na superfície do vinagre. O ovo permanece intacto devido à fina membrana transparente exterior. A gema vê­se através da membrana. O nome científico do vinagre é ácido acético. A casca de ovo é constituída por carbonato de cálcio. Nesta experiência, o ácido acético reage com o carbonato de cálcio contido na casca do ovo, originando, como um dos produtos de reacção, o dióxido de carbono.

Nota: Podes fazer ovos coloridos. Para isso basta colocares, durante algumas horas, os ovos dentro de água com corante alimentar da cor que quiseres.

A Professora Sofia Martins

5


R

evista Escolar Digital de Montargil

Dia da Floresta Autóctone

Data de realização: 23 de Novembro de 2010 No dia 23 de Novembro de 2010, comemorou­se o Dia da Floresta Autóctone. Realizaram­se várias actividades, entre elas a plantação de árvores no recinto da escola. As espécies plantadas foram freixos, azinheiras e sobreiros. Foi ainda distribuído por várias turmas um kit com sementes de plantas autóctones, para os alunos semearem em suas casas.

O professor coordenador. Paulo Fonseca

6


R

R

evista Escolar Digital de Montargil

Eleições do Parlamento Jovem na Escola

Data de realização: 12 e 19 de Janeiro de 2011 No dia 12 de Janeiro de 2011, realizaram­se as eleições do Parlamento Jovem na nossa escola. Apresentaram­se três listas a votos: A, B e C. Ganhou a lista A com 48 votos, seguindo­se a lista B com 24 e a lista C com 19 votos. Em função destes resultados, a lista A elegeu 6 deputados à Sessão Escolar do Parlamento (actividade de discussão e aprovação das propostas apresentadas pelas várias listas) e as listas B e C 2 deputados cada. A Sessão Escolar realizou­se no dia 19 de Janeiro e debateu o tema proposto para este ano: a Violência Escolar. Foram aprovadas as três medidas que a nossa escola irá apresentar na Sessão Distrital (realiza­se em Portalegre no dia 28 de Fevereiro) e eleitos os deputados que a irão representar nessa sessão. As medidas aprovadas foram no sentido de ser aumentada a vigilância nas escolas, criar sanções (castigos) mais duros para os alunos violentos e criar instituições e medidas de apoio para os alunos alvo de violência escolar. Os deputados eleitos foram os alunos: Ana Nunes, Laura Vaz, Ricardo Rodrigues, todos do 9ºA, e Diogo Manata e Rafael Courinha, este como suplente, do 8ºA.

O professor coordenador. Paulo Fonseca

7


R

evista Escolar Digital de Montargil

Sessão Regional do Parlamento Jovem

Data de realização: 28 de Fevereiro de 2011

no

No seguimento da Sessão Escolar efectuada a 19 de Janeiro, realizou­se em Portalegre, dia 28 de Fevereiro de 2011, a sessão distrital do Parlamento Jovem.

Esteve presente a representar a nossa escola um grupo de alunos eleitos na sessão escolar: Ana Nunes, Laura Vaz e Ricardo Rodrigues, todos do 9ºA; Diogo Manata e Rafael Courinha, do 8ºA, que tiveram um excelente desempenho. Com efeito, as alunas Ana Nunes e Laura Vaz foram eleitas (juntamente com mais dois alunos de Avis) para representar o distrito de Portalegre na sessão nacional a realizar em Lisboa nos dias 2 e 3 de Maio. O tema proposto para o próximo ano pela nossa escola (Toxicodependência) foi também o escolhido pelos restantes alunos do distrito e irá ser alvo de escolha a nível nacional e uma das medidas apresentadas pela nossa escola integrou o projecto distrital que irá ser apresentado e discutido na sessão nacional.

Parabéns aos alunos. O professor coordenador Paulo Fonseca

8


R

evista Escolar Digital de Montargil

CEF

Serviรงo

de

R

Mes a

C o c k t a i l s Criado por: Professora Joana Antunes

9


R

evista Escolar Digital de Montargil

O Estágio dos alunos do CEF Seviço de Mesa

Estou a gostar bastante do estágio no Hotel!!!. Aprendi vários tipos de servir à mesa. Diana

Estou a gostar bastante do Hotel. Já aprendi muito. David

Gosto muito de lá estagiar. Está a ser uma boa experiência. Ivan

Está a ser uma experiência Interessante. Miguel Motas

CS HOTEL DO LAGO MONTARGIL

10


R

evista Escolar Digital de Montargil

Cyberbullying

O cyberbullying é a forma virtual de praticar Bullying. Uma modalidade que preocupa especialistas, pais e educadores, em todo o mundo, pelo seu efeito multiplicador do sofrimento das vítimas. Na sua prática utilizam­se as modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar e constranger. É uma forma de ataque perversa que extrapola em muito os muros da escola, podendo atingir dimensões incalculáveis.

Phishing

("Pescar" informações dos utilizadores) ­ método de engenharia social através do qual um desconhecido se faz passar por alguém de confiança, ou por uma entidade, com vista à obtenção de informações que permitam o acesso não autorizado a computadores, informações ou contas bancárias. Ex: algumas frases às quais deve ter atenção numa mensagem de correio electrónico: "Verifique a sua conta."; "Se não responder dentro de 48 horas, a sua conta será fechada."

Bots

É um software para executar determinado número de tarefas e no caso de ser malicioso é introduzido nos computadores para roubar informação confidencial. Neste tipo de acção o "hacker" tem objectivos financeiros, pretende recolher palavras­passe de acesso a "home banking", números de cartão visa, acesso ao e­mail e listas de contacto, que depois vende em economias paralelas.

Trojans

(Cavalos de Tróia) ­ exemplo de Vírus geralmente camuflados num programa legítimo, executam outras funções com o desconhecimento do proprietário do equipamento. Ex: o sistema apresenta mensagens de erro pouco usuais.

Worms

Exemplo de vírus, têm a mesma finalidade do vírus, mas propagam­se automaticamente, replicando­se assim em grande volume. Ex: o computador reinicia sozinho e depois não funciona normalmente.

11


12


13


14


R

15


R

evista Escolar Digital de Montargil escola básica integrada de montargil

FEIRA MEDIEVAL 2011

Cartazes das Edições Anteriores

A Escola Básica Integrada de Montargil vai realizar pela 3ª vez a sua Feira Medieval no dia 28 de Maio. Este ano iremos recriar a entrega do seu 2º Foral, por D. Fernando em 1372 onde estará também a sua mulher a rainha D. Leonor Teles de Meneses. Teremos como habitualmente o desfile, o mercado medieval, a entrega do foral, danças, teatro, canções, muita animação e claro o célebre porco no espeto entre outras iguarias.

Texto de : Professora Célia Costa

16


R

R

TESOUROS NA WEB

evista Escolar Digital de Montargil

A Criatividade, Didáctica e Inovação na Internet

Fonte:

http://www.tecmundo.com.br/9847­a­historia­da­internet­pre­ decada­de­60­ate­anos­80­infografico­.htm ­ 05­05­2011

17


R

evista Escolar Digital de Montargil

Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 (Aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa)

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 de 25 de Janeiro determina a aplicação do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema educativo já a partir do próximo ano lectivo. Esta Resolução adopta ainda, o Vocabulário Ortográfico do Português, produzido em conformidade com o Acordo Ortográfico, e o conversor Lince como ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova ortografia.

Para mais informações visite o portal www.portaldalinguaportuguesa. org e descarregue a aplicação Lince gratuitamente.

Até 1 de Setembro de 2011, fica ao critério de cada um aplicar ou não o novo acordo ortográfico do português.

Activar o Novo Acordo Ortográfico no Word do Office 2010 Além do Lince, pode activar o novo acordo ortográfico no Microsoft Word 2010, é preciso navegar até ao Menu Ficheiro, seguido de Opções e depois na aba Verificação. De seguida seleccione a opção Modos de Português de Portugal e por fim escolha a opção Pós­Acordo.

Coordenador PTE: Professor Marco Caires

18


R

evista Escolar Digital de Montargil

Alunos, Professores, Encarregados de Educação, Pessoal não Docente

Quer participar na Revista? Quer aprender a criar/editar imagens, criar textos com efeitos e utilizar programas de edição totalmente gratuitos? A Revista necessita de: 1­ Colaboradores na edição da revista (aprender a funcionar com o Scribus e o Paintnet) 2­ Repórters Digitais (equipa composta por 5 alunos no máximo, para recolha e reportagens de notícias do dia­a­dia da Escola) 3­ Colaboradores de conteúdos. ( Gosta de escrever? Tem veia poética? envie os seus textos para a revista) 4­ Colunistas ­ O colunista terá uma espaço de 200 palavras para escrever sobre os mais diversos assuntos. 5­ Revisores ­ O revisor efectuará a verificação do conteúdo da revista e poderá modificar e corrigir o texto, caso seja necessário.

Envie os seus textos para revistaescolamontargil@gmail.com Não se esqueça de colocar o autor do texto e fontes de pesquisa. Envie já os seus textos para a próxima edição da revista "Edição final do Ano lectivo"

Editor da Revista: Professor Marco Caires Obrigado pela vossa colaboração.

19


Revista Escolar Digital de Montargi