Page 1

emfocodigital.blogspot.com

Edição 3 - Ano 2 Número 3 Venda proibida


Sumário Seções

Reportagens

Páginas

#Ficadica

4

Vamos estudar? 5 Cursos extras 6 Cases 7 Agências 8 Capa 9 Dicas 11 12 Artigos Vagas

14

Planejamento 15 Produtividade 16 Social Media 17 Entrevista 19 Procurando emprego?

Eventos Artigos

20

22 23

Mídia na mídia 24 No capricho 25 26 Para pensar


Editorial Quem poderia imaginar que um dia o Google iria escrever um livro? Algumas pessoas ainda se perguntam se o livro existe. Mas por que os melhores profissionais do Google escreveriam um livro que não fala diretamente sobre o google? A resposta é uma só. Educar o seu usuário. O ZMOT livro que na tradução para o Brasil significa “Momento Zero da Verdade“ vem aumentando seu número de leitores e de empresas que já são adeptas aos conceitos do livro. As mídias sociais, e-mail marketing e até mesmo os blogs são uma for-

ma de contato com o cliente. Muitas vezes o objetivo não é vender diretamente. Mas sim criar um relacionamento. E quando necessário, educar o usuário. Sempre que precisarmos inovar, vamos precisar criar essa cultura no nosso usuário. A Revista in Foco quer levar isto pra você. Mostrar a importância de inovarmos, de fazermos diferente, mas ao mesmo tempo, de criarmos uma cultura e de cuidarmos do bem mais importante para a nossa empresa. O cliente. Por Rodrigo Marroni.

Expediente Esta revista atualmente é construída por duas pessoas. Contaremos com a ajuda de nossos leitores para formarmos o conteúdo das próximas edições. Conheça quem faz a Em Foco.

Debora Gass: Formada em Administração de Empresas, atua no ramo de serviços de uma grande empresa de mídia de difusão e dedica seu tempo livre para estudar sobre gestão. Colabora com conteúdo, entrevistas e revisão.

Rodrigo Marroni: Especialista em Marketing Digital com foco

em E-Commerce e mídias Sociais. Trabalha com planejamento e mídia em uma grande agência e ministra cursos e palestras sobre Mkt. Digital. Colabora com conteúdo, diagramação e criação.

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

3


Dicas de livros, filmes e eventos.

#ficadica

Os 4Ps evoluíram... Conrando Adolpho, o principal especialista de marketing do brasil no Momento lança uma nova versão do seu livro, Google Marketing, que acabou virando outro livro. O livro 8Ps do Marketing já é referência no marketing digital e o autor vem fazendo sucesso com as suas palestras por onde passa. O livro trata de uma versão melhorada dos 4Ps clássicos do marketing tradicional. E detalha todos os pontos que os profissionais da área precisão estar trabalhando nas suas estratégias de Marketing Digital. O livro pode ser comprado diretamente na internet com um preço médio de 100,00 (um pouco caro, mas vale a pena). Conheça o site do autor http://www.conrado.com.br/ Por Rodrigo Marroni.

4 - Fevereiro 2012


Vamos estudar? Espaço dedicado a divulgação de faculdades e universidades

De contábeis a arquitetura www.unifin.com.br Cadeiras a partir de 127,00 mensais. Unifin - Faculdade de Negócios 2 unidades em Porto Alegre.

Administração, análise de sistemas, cursos técnicos e profissionalizantes. www.qi.com.br

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

5


Cursos extras

http://www5.fgv.br/fgvonline Uma das maiores faculdades de negócios do Brasil disponibiliza um espaço em seu site para cursos online. Curso com metodologia própria e ainda com muitos cursos de graça. Veja a lista abaixo dos segmentos que possuem cursos no site. Finanças pessoais Sustentabilidade Inovação Administração Direito Metodologia Cursos para Professores.

Conhece alguma escola que possui cursos de marketing ou negócios? Mande pra gente que divulgamos na revista.

6 - Fevereiro 2012


Cases

O mundo da moda no twitter.

A

presença de marca é algo importante para qualquer tipo de empresa. Para empresas do mundo da moda, isso é ainda mais importante. Seja por que o principal público das empresas de calçado pode ser influênciado antes da hora da compra (Momento Zero da verdade) ou por que as empresas de moda tem muito conteúdo para ser compartilhado.

de Moda é a WT Prime. (www. wtprime.com.br). Estas empresas possuem uma média de 10.000 seguidores no twitter, chegando a 50.000 seguidores. ou mais de 100 mil fans.

Muitas destas grandes empresas passaram as suas contas de mídia sociais para grandes agências gerenciarem. Um agência que possui grandes trabalhos nas mídias sociais para este segmento

Você é do ramo de moda? De uma olhada no twitter e facebook e veja o número de fans e seguidores que a sua empresa pode estar conquistando quando fazer parte das mídias sociais.

emfocodigital.blogspot.com

A argentina possui uma marca de calçados que lidera o rank, que possui mais de 300.000 fans na sua página do facebook.

Fevereiro 2012

7


Agências

“Agência que iniciou como produtora, para atender grandes agências, continua com este foco, mas também tem se dedicado a atender grandes contas. Agência faz parte do tecnosinos.” Uma agência inovadora e moderna, sempre atenta a novas tecnologias. Com uma enorme gama de produtos e serviços. Focada na busca por resultados.Produtos e serviços:Identidade visual, Website, Programação, 3D, Motion Graphics, Design Gráfico, Ilustração e mais. Contato: (51) 3590-8662 (51) 7811-7599 marcos@kyoodai.art.br www.kyoodai.art.br

8 - Fevereiro 2012


Capa

ZMOT - Acredite, Faz parte do seu negócio.

A

ntes as empresas investiam no marketing diretamente no ponto de venda. Este era o diferencial para qualquer empresa. Atualmente isto continua acontecendo, mas agora as empresas estão prestando atenção em outro momento decisivo para a venda. O momento zero da verdade, conforme o Google vem trabalhando, e que foi originado pela P e G é o momento que acontece antes da venda. É aquele momento em que o nosso potencial cliente esta navegando na internet, buscando informação, conversando com seus amigos, e quando vê, lá esta um banner passando da marca de calçado que o cliente gosta. Ele receba um e-mail marketing falando de lançamentos. Entra em uma promoção da empresa X para poder ganhar um modelo do produto. Este momento ainda não esta decidindo a compra para este cliente, mas esta influênciando positivamente a experiência deste cliente

emfocodigital.blogspot.com

com a marca. Quando ele chegar na loja para comprar o seu produto. Irá lembrar da marca que teve contato na internet. Ou pode estar indo na loja diretamente para comprar o produto que descobriu na internet. O ZMOT, como vem sendo chamado ou MZV como seria sua tradução para o Brasil é responsável por grande parte das vendas. O Google tem como uma das suas principais ferramentas para mídia dos seus clientes o adwords. Sistema onde o usuário compra uma cota de cliques e pode estar aparecendo para buscas referente ao seu negócio na internet. O facebook possui a mesma ferramenta, mas dentro do facebook. O twitter também ja possui a sua ferramenta de links patrocinados. Para lojas de venda virtual, com um foco em eletronicos ou linha branca. O Buscapé continua liderando. O buscapé já vem com a vantagem de que, quando o cliente entra no buscapé para comparar o preço de algum produto, ele já esta meio que decidido para

Fevereiro 2012

9


realização a sua compra. Muitas empresas trabalham apenas com o momento da venda. Seja com ações com clientes, com promoções em datas especiais ou mesmo com um incentivo para as vendedoras da loja. Isto continua valendo e sempre vai ser o momento da compra. Mas o Marketing digital esta possibilitando que o cliente seja influênciado antes de tomar sua decisão. Também temos comprovações que para produtos com maior valor agregado,o cliente leva de 3 meses a 1 ano para tomar sua decisão de compra. A mesma relação vale com produtos que gerem um sentimento para o seu comprador.

O livro está com seu download livre. Ja disponibilizei no meu site (www.rodrigomarroni.com.br).

O Marketing digital trouxe a possibilidade para as empresas poderem medir o que estão fazendo. Isto também é um grande ganho para as ações da empresa. Antes, com a mídia tradicional, investiamos no outdoor, ou na mídia de tv e não tinhamos controle sobre o resultado que estavamos fazendo. Poderíamos investir diversas vezes, em muitos momentos do ano e somente assim saberiamos que as nossas ações influênciaram nas vendas. Com este novo segmento do mercado, toda ação pode ser medida. Desde os Acredito que este seja o ano para o marketing acessos do site, até o disparo do e-mail digital e para a experiência do usuário. Temos marketing e o investimento em mídia que lembrar que o Momento zero da verdade sociail. Claro que alguns destes resultados são qualitativos. O número de fans acontece antes da compra. O Momento da compra é quando o cliente adquire o produto. que a marca possui vai me ajudar para as próximas ações. Para ações de e-mail Mas a relação não para por aí. Quando o marketing, para pesquisas de produto e cliente experimenta o produto e tira sua até para avaliação de versões beta de conclusão, considerando a experiência que vivenciou com a marca é que vai decidir se a softwares no caso de empresas de TI. compra foi positiva ou não. Não adianta inve- Assim minimizamos a nossa possibilistirmos em comunicação se o nosso produto dade de erro. Até mesmo a microsoft que sempre teve seu grande exito em landeixa a desejar. çamentos de produtos, utiliza as mídias sociais para passarem a versão beta a O Google escreveu um livro sobre o ZMOT. Foi um estudo com grandes empresas e com grandes programadores e defensores da marca e assim corrigirem possiveis estratégistas do google que comprovou esta erros, e lançarem o produto com sua relação entre o momento zero da Compra e a Compra propriamente dita. O Livro tem um versão melhorada. pouco mais de 70 páginas e com uma leitura super tranquila. Apresenta a definição, a opin- O ZMOT sempre existiu. Agora foi aberto ião de grandes autores e CMO de marketing para todos e ja faz parte da estratégia de grandes empresas. de grandes empresas.

10 - Fevereiro 2012


Dicas

QR pode ser a porta de entrada para sua campanha...

Já ouviu falar em QR Code? Acredito que sim. Em quase toda caixa de produto, existe um código de barra em 2d que significa um QR Code. Imagine um código de barra que qualquer camera de celular com um programa especifico pode estar lendo. Isto é o QR Code. Esta ferramenta já esta no Brasil há alguns anos. E muitas empresas estão utilizando. agora vamos pensar como podemos estar utilizando para o seu negócio. - Crie uma página exclusiva que só tenha acesso a partir do QR Code. - Utilize o QR Code para incluir mensagens sobre o seu produto. - Faça campanhas que tenham como ponto chave o QR Code. - Eduque seu público para utilizar o QR Code. Isto ficará na lembrança dos seus clientes. - Seu site já tem uma versão mobile? utilize QR Code como porta de entrada pelo site.

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

11


Artigos

N

a edição passada falamos sobre o vídeo currículo. Uma inovação na maneira de apresentar suas qualidades de profissionais. Continuando com a tendência da inovação, vamos mostrar alguns currículos criativos que existem no mercado. A tendência de currículos “diferentes” segue a mesma regra que o vídeo currículo, ou seja, se a empresa que você deseja se candidatar for tradicional não irá aceitar muito bem um currículo em forma de coração em 3D...Por outra lado seria bem visto em alguma agência ou empresa que preze pela originalidade. Veja abaixo alguns e modelos e INSPIRE-SE.

12 - Fevereiro 2012


emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

13


Vagas Procurando trabalho? Nós te ajudamos...

Coordenador de Vendas – Schincariol

Executivo de Negócios - OI Gerente de Contas Varejo - OI

Designer de Produto - Bettanin

14 - Fevereiro

2012


Planejamento Google ZeitGeist

G

oogle Zeitgeist é um serviço do Google, que mostra as palavras mais pesquisadas de cada país. O serviço se baseia em dados de milhões de pesquisas em períodos diários, semanais e mensais. Um fato curioso que pode ser visto no Zeitgeist é que os acontecimentos de cada país influenciam nas palavras buscadas de cada período. O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) referindo aos acontecimentos de determinada época. http://www.google.com/zeitgeist/

15 - Fevereiro 2012


Produtividade

O Sebrae ajudando seu negócio.

O CLICK MARKETING é uma ferramenta on line para construção e acompanhamento de plano de marketing. Você acessa o seu plano, a qualquer momento, de onde estiver, via internet. Foi especialmente desenvolvido para as necessidades das pequenas empresas. Tem dicas e exemplos em todo o roteiro. E se precisar, tem até tutoria à distância, para quem precisar direcionar suas dúvidas. Você faz o plano de marketing da sua empresa, entendendo tendências e oportunidades de mercado, e depois de pronto pode enviar para o Tutor analisar e ter acompanhamento na execução. O click marketing possui todos os pontos importantes para a criação do planejamento estratégico de marketing para o seu negócio. Acesse e confira: www.clickmarketing.sebrae.com.br Os 10 principais eventos de Social Media para 2012 1. CampusParty http://www.campus-party.com.br/2012/index.html

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

16


Social Media

Eventos sobre mídias Sociais em 2012 É difícil começar qualquer lista de eventos relacionados a mídias sociais, internet, tecnologia e outros assuntos sem mencionar a Campus Party Brasil. O evento, que começou em 1997 na Espanha e chegou as terras brasileiras em 2008, reúne o que há de mais importante em relação a tecnologia e comunicação do país que a sedia.Vale a pena ir não apenas pela área de “SocialMedia”, mas por toda a relação que este vento tem com a comunicação digital, não pensando apenas em mercado, mas também pensando em cultura.O evento ocorre no começo do ano, este ano vai ser entre 6 e 12 de Fevereiro. As inscrições para este ano já encerraram, mas já vi algumas pessoas sorteando entradas, então fique ligado ou já se programe para ano que vem.Este ano de 2012 o Midiatismo vai estar lá, mas vamos trazer mais informações em breve. 2. Social Media Week http://socialmediaweek.org/saopaulo/ Mais um evento de nível mundial que tem sua presença garantida no Brasil. A Social Media Week (ou Semana das Mídias Sociais, em tradução literal), é um dos principais eventos na área de marketing em mídias sociais.O evento este ano acontece entre 13 e 17 de Fevereiro no Brasil e em outras 11 capitais espalhadas pelo mundo. As inscrições devem abrir agora em Janeiro, para mais informações acesse este link. 3. YouPix Festival http://youpix.com.br/festival/ Este é mais um evento de peso que temos sorte de estar acontecendo em terras brasileiras, mas o que torna ele ainda mais interessante é o fato de ser totalmente brasileiro. É um evento que acontece desde 2009 e a sua principal função para a comunicação é justamente tentar entender melhor a comunicação digital e suas formas de interação.O evento ocorre desde 2009 e ano passado sua edição foi entre dia 17 e 19 de Agosto. Segundo a Miss Moura, esse ano deve ocorrer em 26,27 e 28 de Abril, então fique esperto. 4. SocialMedia Brasil http://www.mediaeducation.com.br/socialmediabrasil/ Um evento fundamental para quem quer e para quem já trabalha na área de mídias sociais, principalmente porque neste evento é normal ver bastante discussão em temas que são ligados diretamente a área de “social media”.No ano passado o evento ocorreu em Junho, o que deve se repetir este ano. 5. ImastersIntercon http://intercon.imasters.com.br/2011/cobertura/ O evento, como sua própria descrição já traz, não quer ensinar nada a ninguém, mas quer reunir profissionais da área para discutir o futuro da área em que atuam. Em 2011 o evento ocorreu em Outubro e 2012 deverá ser +/- na mesma época.O legal do evento e não falar apenas sobre mídias

17 - Fevereiro 2012


sociais, mas falar sobre marketing e internet como algo ainda maior. 6. Compartilhandoo Facebook http://www.mediaeducation.com.br/facebookbrasil/ Este evento surgiu em 2011 e veio para falar do Facebook, que cresceu tanto no Brasil em 2011. Não é de se espantar que ele tenha chamado tanta atenção, todos ainda estão tentando dominar oFacebook como ferramenta de marketing. 7. ExpOn http://www.expon.com.br/ Um evento para falar sobre algumas área do marketing digital. Fez muito sucesso em 2011 e todos esperam pela edição de 2012. 8. Circuito4×1 http://circuito4x1.com.br/ O evento ocorre em 7 lugares e 7 datas diferentes para falar de marketing digital, e-commerce , comunicação e transmedia. Eu queria ter ido em 2011, mas realmente não foi possível. Este ano está nos planos fazer a cobertura pelo menos da edição de Porto Alegre, mas vamos ver como vai ser O evento ano passado ocorreu em São Paulo (Agosto), Campo Grande (Setembro), Porto Alegre (Outubro), Curitiba (Novembro), Belo Horizonte (Novembro), Brasília (Dezembro) e Salvador (Dezembro). 9. EdTed http://www.edted.com.br/edted-16/ O Encontro de Tecnologia e Design já acontece em 10 cidades espalhadas pelo Brasil e o evento foi realizado no segundo semestre do ano. As cidades onde o evento esteve presente em 2011 foram Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza e Recife. 10. RioContentMarket http://www.riocontentmarket.com.br/ Um evento no Rio para falar não apenas de mídias sociais, mas da área de mídia como um todo. Este ano o evento ocorre entre 29 de Fevereiro e 02 de Março.

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

18


Entrevista

inovAR

R

onald, comissário da Webjet tem como missão passar as instruções de segurança e informações do vôo. Trabalho feito diariamente por vários comissários. Todo trabalho quando feito repetidamente acaba sendo um pouco desgastante e entediante. Imagine você repetindo as mesmas frases várias vezes ao dia? A tendência é que você continue fazendo isto da maneira, certo? Não para Ronald! Em uma reunião da empresa perguntaram a Ronald se ele gostaria de inovar, contar piadas, etc... Ronald aceitou e começou a passar as instruções de uma maneira mais alegre, fazendo piadas e deixando os passageiros mais confortáveis. Essa atitude pode ser aplicada em qualquer profissão. Ao invés de fazermos o nosso trabalho repetidamente todo dia, do mesmo jeito, no mesmo horário, por que não inovar? Criar um novo processo, uma nova maneira de se comunicar... Com certeza esta mudança de atitude trará benefícios ao cliente que ficará satisfeito, ao seu chefe que verá sua competência e a você que ficará mais motivo e entusiasmado com sua profissão. Gostou? Confira os vídeos do Ronald no Youtube. emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

19


Procurando emprego? Procurando emprego? as redes sociais te ajudam Você sabia que em 2011 as Redes sociais ajudaram 40 milhões a conseguirem emprego em 2011? Atualmente as redes sociais deixaram de ser um instrumento apenas de socialização entre grupos, para tornarem-se uma poderosa ferramenta comunicação e compartilhamento de idéias. Hoje é possível pesquisar o perfil das empresas, colaboradores e empresas de recrutamento através de redes como Linkedin, Facebook e Twitter. É importante ficar atento, pois, cada rede social tem um foco diferente. Aprenda a distinguir e separar estes focos na hora da busca por oportunidades, mas não se esqueça de manter atitude profissional em todas elas. Veja as principais redes:

Linkedin É a única das grandes redes sociais voltada para o uso profissional. É uma ferramenta muito valorizada pelos profissionais de recursos humanos, além de permitir ao usuário manter atualizado o networking virtual. Dica: Atualize com todas as informações profissionais possíveis, realizações relevantes e resultados alcançados, dando uma dimensão exata da experiência do candidato a emprego. É importante manter uma atividade constante na rede, discutindo aspectos importantes do mercado em que atua.

20 - Fevereiro 2012


Twitter Permite ao profissional partilhar dicas do seu dia-a-dia e de conteúdos que julga interessante. Serve também para contatos rápidos, incluindo eventuais oportunidades de emprego. Dica: Aposte nos perfis que divulgam oportunidades e de especialistas em sua área.

Facebook Por ser a mais pessoal das três principais redes sociais do momento, é o lugar certo para o usuário mostrar outras faces da sua personalidade, como hobbies e gostos pessoais. Dica: Vale a pena participar de páginas e comunidades que sejam relacionadas com sua área. Evite assuntos polêmicos e compartilhamentos em série de assuntos mais informais.

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

21


Eventos

Apresentação É de extrema importância que acadêmicos e profissionais de marketing compartilhem conhecimentos que possibilitem a reflexão sobre temas consagrados, novas tendências de mercado e aspectos tecnológicos voltados ao tema. O I Congresso de Marketing Feevale, nesse sentido, apresentará assuntos relevantes para práticas gerenciais nessa área. Público-alvo Acadêmicos e graduados dos cursos de Administração e Comunicação Social, profissionais da área de Marketing, bem como demais interessados no assunto. Identificação Período: 17 a 19 de abril de 2012 Horário: terça, quarta e quinta-feira, das 17h30 às 22h Carga horária: 15 horas Inscrição: Inscrições até o dia 13/04/2012 Locais: Campus II - Salão de Atos e Rua Coberta. Certificado: Será emitido certificado por participação. Realização Coordenação: Prof.ª Me. Vera Denise Muller Promoção: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | ICSA | Curso de Administração Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários PROACOM Mais informações: http://www.feevale.br/extensao/evento-i-congresso-de-marketing-feevale

22 - Fevereiro 2012


Artigos

LikeStore - Social Commerce

P

rimeiro falavamos em E-commerce, agora já começamos a falar em Social Commerce. O LikeStore, aplicativo brasileiro para o Facebook possibilita que os usuários possam trabalhar com uma loja virtual dentro do seu facebook. Algo incrível que está na mão dos usuários e sobre o controle de qualquer pessoal. Entre no site www.likestore.com.br e confira mais. A LikeStore é um serviço brasi leiro que permite a criação de lojas no Facebook. É uma iniciativa independente, que une a força da interação entre amigos nas redes sociais com o poder de conversão de vendas do e-commerce. Transforme conversas em conversão!

Você precisa ter apenas um usuário o Facebook para acessar ao painel de controle do Like Store. Seu controle de venda pode ser visto dentro do próprio aplicativo. Já vem com um aplicativo para calcular o frete se você optar pelos correios. As opções de cartão de crédito já esta habilitada com várias opções. Isto através do MOIP, aplicativo integrado ao Like Store. Não existe custo de manutenção ou de ativação de cadastro. O valor pago gira em cima das suas vendas. Mas sinceramente. Entre criar um aplicativo de e-commerce para o facebook ou utilizar um sistema pronto e seguro pagando apenas comissão. Entra logo no aplicativo e nem pense. Vale a pena. www.likestore.com.br

23 - Fevereiro 2012


Mídia na mídia Os blogs mais acessados

Pra você que está ligado no twitter, existe alguns PERFIS que você não pode deixar de seguir. Abaixo separamos 3 para você que busca ficar por dentro de tudo que esta rolando no mundo de negócio.

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro

2012 24


No Capricho Dica de como mandar bem na aparência e ainda ter estilo.

O verão pode estar chegando...

A

Camisa social dominou os guardaroupas masculinos. Mas agora chegou o verão. O que fazer? trocar de guarda roupas? optar pelas camisetas Polo? Continue com a camiseta social. Mas agora um toque pessoal, meu. Não utilize camisetas de manga curta. A não ser que voce trabalhe na rua. Aí pode estar liberado, mas mesmo assim. Pense bem. As camisetas

xadrez. Faça as compras e mande bem no verão. Pode abrir mão da graveta e de fechar o primeiro botão do pescoço. Mas não precisa deixar aberto até o peito e parecer um bicheiro. :)

25 - Fevereiro 2012

de manga cumpridas irão fazer com que você se pareça com um porteiro. Nada contra. Mas seja um porteiro elegante. Experimente utilizar uma camiseta de manga cumprida, com um tecido bom e utilize com as mangas dobradas. Incluímos alguns exemplos pra você visualizar. Pode ser o estilo clásico dobrado até o braço. Estilo mais fashion com mais de um botão aberto. Ou até mesmo aquele modelo


Para pensar

O sujeito vai ao psiquiatra: - Doutor, estou com um problema: Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco! - Venha duas vezes por semana e em dois anos eu curo este problema. - E quanto o senhor cobra? - R$ 120,00 por consulta. - Bem, eu vou pensar, conclui o sujeito. Passados seis meses, eles se encontram na rua. - Por que você não me procurou mais? Pergunta o psiquiatra. - A 120 paus a consulta, duas vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais. Aí um sujeito num bar me curou por 10 reais. - Ah é? Como? Pergunta o psiquiatra, impresionado e curioso. - Por R$ 10,00 ele cortou os pés da cama! Moral da História: MUITAS VEZES O PROBLEMA É SÉRIO, MAS A SOLUÇÃO PODE SER MUITO SIMPLES! HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

26


Nossos contatos

Acompanhe a Revista Em foco pelo site, E-mail ou Mídias Sociais. Envie seus comentários, sugestões e críticas para a gente.

@emfocodigital

Revista em Foco

E-mail: onlineemfoco@gmail.com

emfocodigital.blogspot.com

emfocodigital.blogspot.com

Fevereiro 2012

27

Revista em Foco - Fevereiro  

Edição de fevereiro da Revista Em Foco - Administração e marketing.