Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUiTA • Condomínios • Granja Viana • Vargem Grande Paulista • Caucaia do Alto · 4158.6184

ANO XIV

www.emcotia.com.br

ED.122

SETEMBRO 2011

toque de Débora Papaiz: Talento jovem renovando sabores

A agulha e o blog 02 122

Escritos e pesquisas 09

Deserto de Atacama 17 Setembro 1


editorial

11 4158.6184 emcotia@a9editora.com.br www.emcotia.com.br

Talentos de cada um Já foi dito que o que nos diferencia uns dos outros não é nosso talento individual, mas sim nossas escolhas. A nossa capacidade de apostar em nossos talentos, de acreditar em nossa vocação. Essas escolhas fazem toda a diferença no caminho profissional que cada um resolve trilhar. Também se sabe que todos nós temos talentos, só é preciso descobri-los e colocá-los em prática. Algumas pessoas conseguem deixar que seus talentos floresçam cedo, apostam neles e transformam suas profissões em prazeres surpreendentes. Para alguns, já na adolescência suas vocações surgem de forma intensa; para outros, na maturidade onde o tempo e a convivência demonstram, um pouco mais à frente, quais ainda podem ser suas escolhas. O florescer de um talento aponta, muitas vezes, caminhos não imaginados. E, assim, a nossa bagagem profissional e pessoal pode se tornar mais útil para o mundo em que vivemos. Nunca é cedo ou tarde demais para descobrir e exercitar um talento. Ou antes, é imprescindível a manifestação do talento para dar efetivo sabor à vida.

ANOXIV

... ‘Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária... Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar... Sabia disso Babette, artista que conhecia os segredos de produzir alegria pela comida. Ela sabia que, depois de comer, as pessoas não permanecem as mesmas. Coisas mágicas acontecem’... Rubem Alves Fotos: Túlio Vidal (www.tuliovidal.com.br)

ED.122

Setembro 2011

Diretor Paulo Cezar Alves Goulart Diretora Comercial Marisa de Paula Souza Jornalista Responsável / Redação Rachel Soares - Mtb 662/PR * COLABORADORES * Revisão Amaury de Paula Souza Projeto Gráfico Marcos Andolphatto e Pedro Caetano Anúncios e Diagramação Pedro Caetano Assistente Natasha Neris Atendimento Natalia Neris Impressão InterGraf · Distribuição A9 Editora Tiragem 12.000 Exemplares Endereço Estr. Volta Redonda, 285 - Piso Superior 06730-000 · Vargem Gde. Pta. / SP Fone/Fax (11) 4158.6184 / 4159.7944 www.emcotia.com.br · emcotia@a9editora.com.br Em Cotia e Região é uma publicação A9 Editora Ltda CNPJ 00.119.031/0001-66 · IE 720.010.718.117 Registro nº 022, de 29.05.2001, livro B2. Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista. As informações e as imagens dos anúncios foram aprovadas e autorizadas pelos respectivos anunciantes, sendo de responsabilidade das empresas ou profissionais anunciantes os direitos autorais, intelectuais, de propriedade e de imagem. * Jornalista e colaboradores desta edição não mantêm vínculo empregatício de qualquer natureza com a A9 Editora.

nanet

Das agulhas de pedra à era digital

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

S

empre gostei de pesquisar e descobrir novidades na minha área de atuação. Semana passada, fiquei surpresa ao abrir o link de um artigo sobre Acupuntura em um site voltado para Fisioterapeutas. No texto, notei que usavam apenas o termo médico acupunturista, e não citavam outras profissões que podem exercer a Acupuntura. Entrei em contato com o responsável do site para que esclarecessem melhor esse ponto, já que muitos não sabem ao certo quais profissões são aptas a prestar esse tipo de serviço. Foi aí que tive minha maior surpresa: fui mal interpretada e me responderam de forma, diríamos, pouco respeitosa. Para completar, eles não eram autores do artigo, tinham apenas copiado o link e não deram os devidos créditos a quem os merecia. Fiquei pensando: por que isso estaria acontecendo? De que adiantaria ficar apenas reclamando de informações desencontradas e de baixa qualidade na internet? Foi aí que decidi abrir um espaço para escrever sobre Acupuntura para leigos, estudantes e profissionais da área que usam a internet como ferramenta. Decidi escrever um Blog! Pensei: “Isso! Agora é fácil, vou escrever um blog sobre algumas coisas que aprendi, traduzir matérias do inglês para pessoas que não têm tanta facilidade com o idioma e sobre

2 Setembro

curiosidades, sempre dando os devidos créditos a seus autores”. HAHAHA! Fácil? Onde? Como fazer um blog? ONDE fazer um blog? Comecei minhas buscas e vi que teria muito mais trabalho do que havia imaginado. Procurei fóruns a respeito, tentei a primeira vez e... não consegui. Pensei: “Vou ligar para minha amiga que tem um e lida muito mais com a internet do que eu e ela vai me ajudar”. Na sequência me veio uma fala imaginária: “Você não é quadrada. Se crianças fazem blogs, por que você não há de fazer?”. Decidi que não iria embora do consultório enquanto não conseguisse. Depois de horas buscando, lendo e pesquisando, finalmente consegui! Foi aí que me vi frente a outra questão antes não pensada: o layout do blog. Existe uma infinidade deles. Como diferenciar os nomes técnicos? O que era a página dentro de blog, como fazer um post? Assumo que ainda não tenho grandes conhecimentos e nem todas as respostas que quero. Mas cada dia eu aprendo algo diferente e, entre um atendimento e outro, tento melhorar meu “relacionamento” com ele! Aos que ficaram curiosos para ver o resultado, acessem o site: http://acupunturaeterapiasorientais.wordpress.com/ Conto com a ajuda de todos para desenvolver ainda mais e prometo não responder de forma malcriada a ninguém, se bem que se eu parar para pensar foi um tombo que me fez levantar e pular ainda mais alto! Natalia Quintas, Fisioterapeuta e Acupunturista

122


Na loja BENTEC Cotia você encontra o estilo inconfundível de viver bem!

R$ 5

4, 90

SOLICITE A VISITA DE UM PROJETISTA

20 ANOS

4703.2749

JOGO CAMA CASAL

www.marbru.com.br

4 PÇS SANTISTA PRATA

R$ 7

9, 90

Avenida Nossa Senhora de Fátima, 22 Centro - Cotia Cozinhas · Homes · Dormitórios · Banheiros Eletros · Persianas · Piso Laminado · Papel de Parede Travessa Joaquim Horácio Pedroso, 31 Cotia (próximo ao Bradesco)

11 4148.1993 andrezapiso@hotmail.com ESTACIONAMENTO GRATUITO

Estacionamento gratuito - Sub-solo (antiga Cx. Econômica)

CORTINA MALHA 1,70 x 2,00

*Ofertas válidas até 08/10/2011

Visite nosso site: www.emcotia.com.br - veja e compartilhe a edição online e acompanhe as redes sociais. 122

Setembro 3

[ CASA & DECORAÇÃO ]

EM COTIA


SABOR

Pastel Caipira. Irresistível!

A

lguns sabores e aromas produzem efeito imediato, levando-nos a lugares e momentos especiais: para nossa infância, para uma festa ou um cenário diverso, rodeado de campos e plantações. Pastel quase sempre lembra uma agradável e convidativa barraca de feira onde o tradicional produto é frito e consumido ali na mesma hora. Todos conhecem o tradicional pastel de massa branca feita de farinha de trigo, muito consumido nos mais diferentes ambientes. Mas, na região de Caucaia do Alto, outro pastel é muito conhecido, geralmente encontrado nas quermesses das igrejas e festas populares. É o Pastel Caipira, de massa amarela e muito saborosa, feita geralmente com farinha de milho ou fubá. Quem já provou esse Pastel sabe o quanto ele é irresistível.

Dona Isabel Pires de Moraes faz sucesso com seu Pastel Caipira na Feira Atacadista de Legumes, Verduras e Frutas de Cotia. “Eu aprendi a fazer o pastel com minha mãe, Florizia Pires, que era natural de Ibiúna”, conta Isabel. “Como ela fazia sempre o Pastel Caipira, acabou ensinando as filhas. Eu sempre fiz apenas pelo gosto de ver a família e os amigos comendo o pastel em casa ou em festas da região.” Isabel conta que o atual prefeito de Cotia, Carlão Camargo, em visita ao Bairro dos Mendes, ainda na época da campanha, provou o Pastel Caipira junto com a Secretária da Mulher, Ângela Maluf, e gostou muito. “Quando a secretária organizou a Feira Atacadista, quis o Pastel Caipira lá também”, explica Isabel. “Eu levei e parece que fez sucesso.” Moradora do conhecido e tradicional Bairro dos Mendes, de Caucaia

do Alto, Isabel conta que para fazer o Pastel Caipira basta juntar farinha de milho, de trigo, ovo, óleo, fermento e água bem quente. Os ingredientes devem ser colocados em uma bacia grande. É preciso amassar bem e depois abrir com o rolo e colocar o recheio preferido. Ela dá a receita, mas sem contar alguns segredos para que o pastel fique com o sabor delicioso de roça. Alguns restaurantes da região de Cotia e Vargem Grande Paulista também servem um saboroso pastel de massa branca, mas com recheio caipira. Júlio Katsumi, da Pastelaria Nippon, conta que o seu pastel com recheio caipira costuma fazer o maior sucesso, afinal a mistura frango, catupiry e milho dá um resultado perfeito. E aproveita para lembrar que a combinação massa crocante e recheio caipira fica irresistível. Vale a pena experimentar!

das

comen

uas en

line idos on

es antecip

us ped

faça se

s

ntasia

Bolo fa

Bolo brigad

eiro

Ir longe só

depende de

ianças r C s a d a um Di go sto so? l a t e u Q a is a ind a m

Cotia: 4703·4059 / Alphaville: 4208·7046 www.doceriafantasias.com.br

Desfile de formatura · Curso de Modelos LIMITS

Fotos: Fabi Cruz

você!

Uma das melhores e mais completas agências de modelos de São Paulo! AGENDE UM TESTE DE FOTOGENIA GRATUITO! NOVO ENDEREÇO DO SITE!

www.limitsmodelos.com.br 11 4616 5854 4 Setembro

¦ R. José Bruno, 41 · Jd. Central · Cotia

122


cultura

O

Arquivo Pessoal

escritor, historiador, conferencista e poeta João Barcellos, estudioso e pesquisador da Cotia de outros séculos, faz, a pedido da revista Em Cotia, um rápido balanço de sua obra. “As pesquisas iniciadas no Rio de Janeiro e Paraty, em1989, e continuadas em São Paulo, Cotia, Carapicuíba, Araçariguama, Santos, S. Vicente e Sorocaba, até 2010 (e outras continuam), tiveram como foco uma releitura da História Luso-Americana que veio a originar a História do Brasil, buscando essencialmente personagens que ficaram acadêmica e politicamente esquecidos, como Bacharel de Cananéia, Afonso Sardinha (o Velho), o governador Francisco de Souza (o Marquês das Minas), e até o Morgado de Mateus. Em que estas pesquisas, transformadas em livros, logo, ferramentas lítero-historiográficas, podem ajudar, hoje e amanhã? Não me parece que o meu trabalho possa influenciar quem quer que seja, nem é isso o que eu quero! Mas, penso que podem levar atuais e futuros pesquisadores para o campo da experiência que leva à aferição de dados no tempo-espaço dos locais históricos. É que a História é feita de e por Documentos sempre sujeitos a releituras diante de novas evidências.” A intensa produção cultural de João Barcellos, presente em inúmeras publicações, soma-se ao João Barcellos conferencista. Escolas, entidades e espaços culturais da região costumam convidar o escritor e pesquisador para conversas e palestras. Um profícuo legado para as gerações atuais e futuras. Afinal, este costuma ser um pensamento constante junto a intelectuais, jornalistas, editores. Tão importante quanto deixar obras impressas e divulgadas através das mais diferentes mídias, é também estimular inquietações e dúvidas junto ao público leitor e ouvinte, especialmente entre os jovens, incentivando-os a buscar respostas e, assim, ampliar seus conhecimentos. Assim, nessa ação de produção e disseminação fica o desejo de que as sementes deixadas pelos intelectuais de hoje germinem em seres que congreguem o entusiasmo pela vida e pelo mundo que no cerca.

Moda Moda íntima íntima Rabelo Rabelo Lingerie. Lingerie. Tão Tão íntima íntima que que fica fica na na pele. pele. IMPERDÍVEL! IMPERDÍVEL!

ATÉ ATÉ

DESCONTO DESCONTO * Na linha de produtos un.i floral. * Na linha de produtos un.i floral.

R E DREE D E SH OSH P OP

122

Setembro 5


histórias de cotia

Vida tranquila no Bairro dos Grilos

N

[ MODA & ESTÉTICA ]

o começo do século XX surgiu uma epidemia de febre na região de Caucaia. Muitos moradores morreram. Por conta disso, o padre Pepe, que era de Ibiúna e ia com frequência ao Bairro dos Grilos, resolveu fazer uma promessa: se a epidemia parasse, ele iria erguer um Cruzeiro no Bairro dos Grilos, na época ainda com poucas casas. E não é que a epidemia acabou mesmo? Então, uma enorme cruz foi erguida. “Naquele tempo, a Cruz era só rodeada por arames”, diz dona Alzira, antiga moradora da região. Tempos depois foi erguida uma pequena capela de madeira e, mais tarde, uma igreja de alvenaria, construída e organizada pela Irmandade da Santa Cruz, com 12 integrantes.  Seu Totó, morador dos Grilos, nasceu lá, assim com seus pais e avós. A história nos remete ao século XIX. Portanto, nessa data já existiam moradores naquela região. Mas eram outros tempos aqueles. Não havia escola, luz elétrica nem água encanada... Só plantações de batata, milho e feijão bem como criação de porcos, bois, galinhas... Seu Totó lembra que, quando criança, seus pais e outros moradores levavam as criações em “carros de boi”, até Caucaia, com muito sacrifício, através de pequenas trilhas pelo mato. Lá, alugavam caminhões do seu Dito Russo, Roque Pires, para levar a mercadoria até São Paulo, que, às vezes, era transportada em tropas de carro de boi. A primeira parada para dormir era no bairro do Portão; a segunda, onde é hoje o km 12. Eram cinco dias entre ir e voltar, isso lá pelos anos 30.   Quando seu Totó ia pra Caucaia, levava umas cartinhas para um casal de namorados – o senhor Joaquim Nunes e a dona Alzira. Ela lembra, com muitas saudades, que quando era criança, para ir às festas da igreja, entre elas a de São Pedro, no bairro das Brotas, o seu Artur Leonel juntava as crianças, forrava o carro de boi com uma esteira de palha e levava todo mundo. E ficava esperando até o final da festa para trazê-las de volta.   As lembranças do seu Totó revelam um homem de caráter e firme no trabalho pois

moda masculina e feminina

Promoção de Primavera 4616.5895

Cotia: Rua Senador Feijó, 261 - Centro artino, 145 Centro Jandira: Av. Conceição Samm

4707.3690

6 Setembro

até hoje ele corta lenha com machado para vender. Ao mesmo tempo, é um homem de rara sensibilidade. Suas saudades são de um tempo em que gostava de brincar e jogar bola e malha no campinho, que existe até hoje no bairro. Ele costuma dizer que nunca repetiu na escola, porque nunca foi... Já dona Alzira lembra que suas professoras vinham de Sorocaba até Caucaia. Depois seguiam até os Grilos na charrete do Joaquim Canela. Lá ficavam por uma semana inteira, caso não chovesse muito; senão, ficavam quase um mês e dormiam num quartinho na casa do Antônio Dias.   Ela lembra até os nomes das professoras. A primeira foi sua xará dona Alzira; depois vieram dona Laurinda, dona Cida e a dona Lucila – cuja fotografia está na igreja até hoje.   O senhor Joaquim Nunes lembra que, certa vez, foi colocado de castigo num recreio, juntamente com um amiguinho na sala de aula. Naquela época, as carteiras eram largas e os alunos sentavam em dupla, no meio havia um tinteiro para molharem a ponta da “pena” para escrever. Mas como os dois ficaram com muita vontade de urinar, só restou uma alternativa: urinaram um pouquinho em cada tinteiro da sala inteira. Quando os alunos voltaram, ninguém conseguiu escrever...  Travessuras de criança...   Seu Totó lembra, emocionado, que o pouco que sabe de ler e escrever deve ao senhor Bruno, um homem que fazia carvão e, de vez em quando, ensinava a criançada.   Para esses moradores, os Grilos representa tudo. É lá onde nasceram, cresceram e vivem até hoje, assim como seus pais, avós e bisavós. Em um tempo em que as crianças brincavam na rua de terra, descalças nos campos e pastos... E andavam de carro de boi... E, acreditem amigos entrevistados, muitas pessoas que estão lendo esta matéria gostariam de ter tido o privilégio de uma infância e vida assim, em meio à natureza e liberdade.... Nos Grilos... Acervo: Miriam e Cesar Tiburcio Agradecimentos: Miriam, seu Totó, dona Alzira, Joaquim Nunes, seu Antônio e Altair.

Por Cesar Tiburcio

Tibúrcio, ao centro, com os entrevistados Uma das casas mais antigas dos Grilos, de propriedade de Celestino Nunes das Chagas

Anos 80: os Grilos se preparando para a festa de São João

Seu Totó no interior da Igreja

A menina Alzira Magdalena de Oliveira, ao centro, com seus pais Maria M. das Dores e Felisbino D. Vieira

Vista atual da Igreja

Beleza, Estética e Bem Estar BOTOX CAPILAR · ESCOVA CARBOCISTEYNA BAMBUTERAPIA · REIKI TERAPIA · PEDRAS QUENTES 4703.2859 · reflexusbeleza@ig.com.br Rua Monsenhor Ladeira 05/C V. - São Francisco - Cotia

122


Telha de Policarbonato Cobertura Fachada Toldo Italiano Policarbonato Cortina Rolo Toldo Retrátil (com ou sem motor)

4707.2098 · 4619.5724 | www.shalomtoldos.com.br R. Jorge Pedroso, 15 – Vila Márcia - Jandira

[ IMÓVEIS & CONSTRUÇÃO ]

Orçamento sem compromisso

Vendo

ínio DTerreno em condom Artes fechado - Parque das ,95 DÁrea do terreno: 847 DTopografia: Aclive



/LJXHHFRQÀUD

9968.6632 6715.8Crec55i 261565

4158.2000 4159.2000 www.augeimoveis.com

Reserva da Natureza 39 Plantas · Adubos orgânicos Acessórios · Terra · Grama Artesanato · Jardinagem · Serviços

4611.1126 4611.4800

AÇAÍ 39 LANCHONETE NO LOCAL

A Natureza perto de você!

Marcelo Peres

imobiliariaperes@terra.com.br

www.imoveisperes.com.br Rua Ataulfo Alves, 23 Caucaia do Alto - Cotia

122

4616.0109

reservadanatureza39@hotmail.com Cotia Estr. Caucaia do Alto, 1585 - Pedras -

Setembro 7


Bamboo Massage

Bambuterapia

Rosely Kato

Trata-se de uma técnica de massagem feita com bambu, originária da França. Lançada há pouco tempo no Brasil, vem atraindo adeptos por seus excelentes resultados. Julia Cabeleireiros · 4158-1600 Espaço Mizar Crital · 4703-4557

- Equilíbrio energético entre corpo e mente - Estímulo de glândulas - Alívio de tensões musculares - Melhora da circulação sanguínea - Revitalização da pele - Auxílio na redução de medidas e celulite - Relaxamento

Psicanálise

Atendimento Clínico e Empresarial

 Palestras  Atendimento Clínico  Atendimento Empresarial

[ ODONTOLOGIA & SAÚDE / PETS ]

Atendimento psicanalítico via internet (Skype), a mais moderna e prática forma de atendimento: vitorgauzzi vitorgauzzi@hotmail.com

Maria José Vitor Gauzzi 2821.2294 - 9532.3090

Dr. Fernando C. P. Miramontes

Cotia: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1740 - sala 3 - Portão (Próximo ao Fórum) São Paulo: Rua Fabrício Vampret, 267 - Vl. Mariana

Cirurgião Dentista CROSP 41.640

Endodontia - Dentística - Cirurgia Periodontia - Prótese - Implante

Dra. Katy Costa Godinho Dra. Patrícia Susana Guisasola Cirurgiã Dentista CROSP 35.525

Ortodontista

Fone

desconto d

ea

Compre mais por muito menos!

Cirurgiã Dentista CROSP 90.862

Clínica Geral - Odontopediatria

4148.4344

Psicanalista

4703.3337

Rua Jorge Caixe 371 - Sala 6 Portão - Cotia (em frente à Pró-Cotia)

Urgência

7886.2484

www.celsohenrique.com.br Estr. de Caucaia do Alto, 2000 (Imobiliária Boucault)

8 Setembro

122


3ª Idade

Vida longa com dignidade e qualidade

A

presidente do Fundo Social de Cotia e primeira dama do município, Mara Camargo, concede entrevista à revista Em Cotia sobre a importância da valorização dos idosos em nossa sociedade e sobre o projeto da Praça de Exercícios para a Melhor Idade. O Dia Nacional e Internacional do Idoso é comemorado em 1º  de outubro. Qual a importância da data? A importância que vejo não é somente por conta do aumento da população idosa no Brasil e no mundo, mas principalmente para conscientizar a sociedade da necessidade em proporcionar ao idoso um envelhecimento digno, com qualidade de vida, para que o idoso possa ser um cidadão no exercício pleno de seus direitos e deveres. Fico muito feliz quando leio que a população de idosos está aumentando, porque isso significa que as pessoas estão tendo acesso a melhores condições de vida com maiores probabilidades de vida longa e saudável. A cultura oriental valoriza os idosos e seus ensinamentos, diferentemente da cultura ocidental que ressalta muito a juventude. A senhora considerada que a nossa sociedade tem passado a valorizar mais o idoso? Do meu ponto de vista, vejo que a valorização do idoso é um processo que vem caminhando ao longo da nossa história. Os primeiros passos foram dados e hoje vejo, com muita alegria, que em novelas, filmes e propagandas já aparece a figura do idoso – do avô, da avó – não só como seres com um passado, mas principalmente como figurantes de sua história, com direito a se embelezar, cuidar da saúde, estudar e, em muitos casos, buscando sua plenitude na vida amorosa. O que pode ser feito para que o idoso seja mais considerado e respeitado em nossa sociedade? Acredito que o próprio idoso está construindo a sua imagem de cidadão produtivo e ativo, deixando para trás o idoso como um peso negativo para a sociedade. Hoje, ele participa mais das atividades, é mais consciente de seus direitos e deveres, está respondendo com menos inibição e mais liberdade aos chamados da sociedade para iniciar ou voltar a estudar, trabalhar, viajar, dançar e praticar atividades esportivas. Claro que para que ele tenha acesso a essas ações, houve primeiro um novo olhar do planejamento das políticas sociais, propiciando aos idosos novas oportunidades de vida. E, na base de tudo, vejo a conscientização da sociedade quanto à necessidade de valorização e respeito ao idoso. Também percebo a busca de alternativas para que o envelhecimento seja saudável, e que os anos a mais que estão sendo vividos sejam com dignidade e qualidade.

Todos nós temos que dar nossa contribuição: os próprios idosos, nossos filhos, a sociedade civil, os políticos. E, com conhecimento e experiência adquiridos ao longo destes anos em contato com os idosos, posso assegurar que é possível propiciar uma vida digna e com respeito à sua experiência e história de vida. Quer tentar? Sorria ...abrace...ouça um idoso !!!! Com certeza você estará sendo como eu, uma pessoa a mais na terra a doar um gesto de carinho a um idoso, que o estará recebendo como o maior dos presentes!! Existe um projeto de criação da praça para a Melhor Idade em Cotia. Gostaria que a senhora comentasse onde será localizada e quais equipamentos conterá. O convênio para a implantação da Praça de Exercício do Idoso foi assinado entre o Governo do Estado e o prefeito Carlão Camargo. Ela será instalada em região central da cidade, numa praça atrás do Banco Bradesco, localizado no prédio (antigo Cotiano) onde serão desenvolvidas atividades físicas. Os equipamentos serão: · Estação senta e levanta · Estação escada e rampa · Estação de ergometria · Estação barra paralela · Escadas para dedos · Abrigo para aparelhos Todos os equipamentos terão placa explicativa para auxiliar na sua correta utilização, estarão disponíveis a todos os idosos e a Praça contará, em horários alternados, com professores de educação física acompanhando as atividades. A Praça a ser implantada segue rigorosamente instruções contidas no convênio firmado com o Estado, com o objetivo de melhorar o equilíbrio e marcha, fortalecimento de musculatura, o movimento e amplitude articular, aumento da flexibilidade muscular e estímulo ao convívio social. Para este ano, a Praça de Exercício do Idoso está sendo instalada, de acordo com o convênio já firmado e há possibilidades para novas Praças. Considero a atividade física necessária para qualquer idade, mas com relação aos idosos, acho muito importante, não só pelos benefícios para a saúde física, como para a saúde mental. É muito gratificante ver os idosos praticando ginástica, jogando vôlei ou qualquer outra atividade física, pela alegria que eles demonstram ao encontrar o grupo da Melhor Idade, e interagir com diferentes pessoas. Vários idosos já me falaram que deixaram de tomar remédios ou diminuíram a medicação a partir da prática regular de atividades físicas. E, que se sentem fazendo parte de uma nova família (se referindo aos companheiros de aulas de ginástica). Toda essa experiência nos leva a refletir em como tratamos os idosos do nosso país. Divulgação

Mara Camargo, presidente do Fundo Social de Cotia e primeira-dama do município

E

O

[ MODA & ESTÉTICA ]

S P A Ç QUATRO

MODA MASCULINA E FEMININA

Promoção de Primavera

4243.8783 122

R. Prof. José Barreto, 3 - Centro - Cotia

Setembro 9


NEGÓCIOS

Certificação Digit@l

C su mm

Manutenção de Computadores e Notebook

r .b er93@ig.com

Sacolas plásticas personalizadas Embalagens TNT: lisas ou impressas Brindes exclusivos: estojos, necessaire, pastas, canetas, ECO BAG (TNT ou algodão) Camisetas estampadas: silk screen, bordado ou transfer 4158.7670 7633.1807 9912.0727

Formatação · Backup configurações Redes (wireless e a cabo) · Servidores Vendas · Computadores e Periféricos

8235.0968

[ SERVIÇOS / DIVERSOS ]

Alice de Paula Souza Telas à óleo Temas: Flores e Legumes

9738.8431

Sacola retornável Rua Profª Isauba Bayerlein, 128 algodão ou tnt Monte Serrat - Cotia (próx. Gráfica Sanssei) personalizada! Atendemos no local Planos especiais para Manutenção precentivca em empresas

DECORAÇÃO a ARTE do BOM

GOSTO!

Prymavera em alta

P

4158 6523 / 9632 6211

www. aliceart.co m.br

(11) 5092.9192 · grigorita777@gmail.com.br www.arautocienciacrista.com

P O que você

RA ROCU , aqui você

AC HA !

Papelaria /ŶĨŽƌŵĄƟĐĂ Presentes 10 Setembro

ertificação digital, assinatura digital. Cada vez mais o mundo virtual invade nossas vidas. A impressão da digital do dedo polegar é talvez a mais antiga forma de assinatura. Rabiscos em documentos e cheques, algumas vezes legíveis em outras totalmente ilegíveis, sempre foram a marca de confiabilidade e autenticidade daquele que emite o documento ou cheque. Com a invasão dos computadores e da Internet, o mundo mudou de forma provavelmente nunca imaginada, nem mesmo nas ficções científicas. E já não é mais novidade no mundo empresarial e jurídico, a utilização dos certificados e assinaturas digitais. “O certificado digital é uma forma eletrônica de assinatura e identificação de pessoas físicas e jurídicas, com garantia de segurança e privacidade”, explica Walter de Souza Júnior, da Passos Seguros. A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas sejam realizadas, garantindo sua integridade, autenticidade e confidencialidade. Com o uso de chaves criptográficas é possível evitar adulterações, captura de informações privadas e outros tipos de ações indevidas. Mas, afinal, o que é uma chave criptográfica? É um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de cifrar e decifrar informações. Complicado? Pode até ser, mas o certo é que essa realidade já está presente

apelaria tradicional e bastante conhecida em Vargem Grande Paulista, a Prymavera foi aberta em 1985 pelo senhor Homero José de Barros, e conquistou uma clientela fiel. A papelaria acompanhou o desenvolvimento da cidade e o crescimento de sua população. Houve fases boas e fases difíceis, marcadas pelas tão conhecidas crises econômicas nacionais, com picos de inflação hoje nem imaginados de 40% ao mês. Mas, a Prymavera soube resistir e manter a confiança da clientela. Carlos Eduardo de Barros, proprietário da Prymavera, filho de Homero, costuma estar diariamente junto aos funcionários no atendimento aos fregueses. E é esse, a seu ver, o diferencial do estabelecimento comercial que se destaca e ganha a preferência do público. A Prymavera soma uma característica familiar ao atendimento cordial com bons produtos e preços justos.“ Este era o sonho de meu pai, que nós damos continuidade”, diz Carlos. E é ali, onde permanece há 26 anos, atendendo às solicitações dos fregueses, buscando produtos de papelaria que eventualmente não estão disponíveis na loja, que a Prymavera conquista cada vez mais clientes no município e região. Papelaria Prymavera: 4158.1720 prymavera@terra.com.br

4158.1720 · prymavera@terra.com.br Rua Ambrosina M. de Jesus, 193 - VGP 122


no cotidiano do mundo empresarial e jurídico. A Receita Federal já utiliza os certificados digitais em declarações de imposto de renda de pessoas jurídicas e, a partir de 2012, as empresas só poderão acessar o FGTS com assinaturas digitais. E mais: para que as grandes, pequenas e micro empresas emitam a Nota Fiscal Eletrônica, hoje obrigatória inclusive em Cotia, é preciso que tenham o certificado digital, que é o CNJP digital. O mundo digital invadiu de vez a vida de todos nós. Para as pessoas jurídicas, já é uma obrigatoriedade ter o CNPJ digital. As pessoas físicas ainda estão livres. Mas, é por pouco tempo. Em breve, segundo Walter, até 2014 os procedimentos de assinaturas de escrituras em cartórios, por exemplo, já serão feitos através de assinaturas digitais. Assim como muitas sentenças de juízes já contam com assinatura digital. Portanto, é bom todos se prepararem e providenciarem a certificação digital, que é a cédula de identidade virtual de uma pessoa física ou jurídica. A certificação é emitida conforme as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas e Privadas – ICP Brasil, estabelecidas pela MP 2.200/2001. O Instituto Nacional de Tecnologia – ITI é a autarquia federal responsável também por definir as normas e procedimentos necessários à emissão de certidões digitais.

Soluções em tecnologia Somos a solução para sua empresa. Comércio

Indústria

Adquira hoje mesmo!

Auto peças

Of. Mecânica

Locação de Cilindro e Equipamentos

Consulte-nos! Preços ESPECIAIS!

^ŽŵŽƐĞƐƉĞĐŝĂůŝƐƚĂƐĞŵŝŶƚĞůŝŐġŶĐŝĂĮƐĐĂů ĞůĞƚƌƀŶŝĐĂ͘^ƵĂĞŵƉƌĞƐĂƉŽĚĞĞŵŝƟƌ͕ŐĞƌĞŶĐŝĂƌ e armazenar suas notas com total segurança. 4158.3078 · www.simco.com.br · simco@simco.com.br Rua dos Eucaliptos, 25 - Jardim Floresta - Vargem Grande Paulista

Certificação Ypiranga A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam realizadas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade. O e-CPF é, essencialmente, um certificado digital direcionado a pessoas físicas, sendo uma espécie de extensão do CPF . O e-CNPJ é um certificado digital que se destina a empresas ou entidades, de igual forma, sendo um tipo de extensão do CNPJ. Para que possa ser aceito e utilizado por pessoas, empresas e governos, os certificados digitais precisam ser emitidos por entidades apropriadas A AR Ypiranga tem trabalhado para que você, cliente, tenha toda a tranquilidade com relação a emissão de certificado digital: e-CPF e e-CNPJ. AR Ypiranga: 11 4615.4209 www.certificacaoypiranga.com.br 122

Setembro 11


Fotos Cia dos Bichos

Acima, anos atrás, paisagem ao lado da estrada do Capuava, onde atualmente é a Cia dos Bichos

Guia Essencial Capuava de outros tempos A estrada era de terra, havia muita poeira em dias de sol e lama na época das chuvas. As primeiras famílias que se aventuraram por aqui enfrentavam dificuldades como falta de escolas para os filhos, inexistência de transporte e de infraestrutura. A Estrada do Capuava mudou muito nas últimas décadas. Está quase irreconhecível em vários aspectos como nas agradáveis residências, na modernidade do comércio e dos serviços, embora, segundo seus moradores e empresários, a região ainda necessite, e muito, de infraestrutura. Para alguns usuários, a história da região, embora envolta em muita poeira e dificuldades, está recheada do agradável contato com a natureza e do movimento incessante de cavalos e charretes em seu ir e vir entre as antigas chácaras e sítios. Até meados da década passada não havia escola na região. As crianças tinham que estudar em localidades vizinhas ou na empresa do senhor Munck, onde ele disponibilizava um espaço. Antigos moradores contam que o senhor Munck mandava uma perua buscar as crianças da região e levar até o km 30, em sua empresa, onde podiam estudar. A Estrada do Capuava era um mundo cheio de novidades que encantava as crianças, especialmente aquelas que vinham de cidades como São Paulo. Thomas Glens, hoje com 44 anos, empresário e proprietário da Cia dos Bichos, foi um desses pequenos desbravadores. Ele comenta que conhece a região desde criança, quando vinha para a Chácara do Lago, onde bem mais tarde implantou a Cia dos Bichos, minifazenda inaugurada em outubro de 1997. “Quando não vinha com meus pais de carro, eu pegava o ônibus em São Paulo, descia na Raposo e fazia os quatro quilômetros na Capuava a pé”, conta Thomas. “Passava o dia andando a cavalo e explorando todos os cantos da chácara.

Acesse: www.emcotia.com.br/capuava 12 Setembro

Depois, eu voltava a cavalo para Raposo e o seu Zeca, nosso caseiro, já falecido, vinha andando atrás. Depois, ele voltava com o cavalo.” Thomas lembra que da estrada era possível ver a Chácara do Lago no fundo de um pequeno vale, com uma casinha e um lago encantador. Seus pais adquiriram o local em 1962. “Durante muito tempo, a família vinha todos os finais de semana; depois os filhos cresceram e o foco mudou para a praia.” O local ficou esquecido, até que surgiu a ideia de transformar o espaço em área para visitação de famílias e escolas, que propiciasse o tão necessário contato com a natureza e os bichos do campo. Ali, Thomas recuperou a deliciosa comida da roça feita em fogão a lenha e o cafezinho passado na hora. O mundo mudou muito, o que talvez tenha acentuado ainda mais a necessidade de contato com a natureza. Thomas vê com certa apreensão as transformações na paisagem ao longo da Estrada. “Ao mesmo tempo em que temos mais opções de serviços por perto, também temos um número muito maior de carros. Acredito que precisa haver planejamento por parte da prefeitura.” Carta de leitora - Falta água

Excelente a última edição, mas infelizmente precisamos destacar a questão da infraestrutura. Moro no Paisagem Renoir 2 e muitas casas aqui usam poço artesiano. Na minha casa há água da Sabesp, porém mais falta água do que tem. No momento, estou há três dias sem água, ligando para Sabesp e fazendo coleção de protocolos. A atendente diz que vão verificar, sei lá quando...e simplesmente eu que viva de vento pois água só Deus sabe... Morar aqui têm também esses problemas e minha maior preocupação é com a quantidade de micros condomínios que pipocam por aqui. Imagina para os que virão? O que será de nós? Graziela Ferreira da Silva

Se você é morador antigo da Estrada do Capuava e tem histórias e fotos para compartilhar escreva para capuava@emcotia.com.br 122


A9 Editora

PrivilĂŠgio de viver bem

¡ Acupuntura ď ĄMoxa ď ĄVentosa ď ĄEletroacupuntura ¡ Massagem pedras quentes ¡ Fisioterapia respiratĂłria e ortopĂŠdica ¡ Pilates aparelhos e solo ¡ 2 estudios completos ¡ Aulas individuais e dupla ¡ Tratamento estĂŠtico (Heccus) ď ĄGordura localizada ď ĄCelulite ď ĄDrenagem linfĂĄtica ď ĄFlacidez

Divulgação

Viver em uma casa com segurança, espaço para lazer e tranquilidade Ê o sonho de muitas famílias. A moradia ficarå ainda mais desejada se acrescentarmos a todas essas qualidades a sua localização, que soma contato com a natureza e acelerado desenvolvimento. Assim Ê o Quebec Ville. O condomínio fechado contarå com 140 residências de 3 dormitórios, alÊm de piscina, salão de festas, pista de Cooper e muito mais. Na primeira fase, 31 unidades serão entregues em 15 meses; na segunda fase (24 meses), mais 33 unidades; e na última fase (30 meses), as unidades restantes. Ainda då tempo de adquirir! Outro empreendimento, o Villa da Granja 3, conta com tudo o que uma família precisa para viver com segurança e qualidade de vida. Os sobrados jå estão sendo entregues para os primeiros compradores. AlÊm de moradores da região, o local estå sendo procurado por famílias da Zona Oeste e de Osasco em busca de qualidade de vida e segurança nas agradåveis vilas. Saiba mais sobre o novo empreendimento no stand de vendas (foto), Estr. do Capuava, altura do nº 2333

¡ Auriculo Acupuntura ď ĄSemente ď ĄAgulha

Dra. KĂĄtia Cristina G. Pinho Fisioterapauta CREFITO 124998-F

Dra. Liana Poso Tribst Fisioterapeuta CREFITO 9168-F

4702.8109

7833-3113 ID: 121*95986

Estr. do Capuava, 6380 Sala 03 - Granja Viana

DRotisserie DAlmoço DSobremesas

4702.3676 ZZZĂ€ORJDVWURQRPLDFRPEU (VWUGR&DSXDYDOM (VWDFLRQDPHQWRQRORFDO

Serviços personalizados em design Floral 122 Setembro 13 www.quintaldecasa.com | 4612 6102 ¡ 4702 2163 | Estr. do Capuava, 6380 Lj. 06 - Granja Viana (Km 26) Raposo Tavares


Bixo da Kara Preta

Brinquedos, Barraquinhas, Mesas e cadeiras, Tendas e guarda-sóis, Projetor e Telão, Bufês, Recreação, Ateliê de Tatuagem, Camarim Fashion, Som, DJ e Iluminação, Barman...

As festas de final de ano estão aí! Faça já sua reserva!

Junte-se a nós! Escreva um e-mail com seu currículo para selecao@bkpeventos.com.br Estamos procurando recreadores, barman, monitores, animadores e churrasqueiros para trabalhar em eventos!

Quartas e Suculenta

dos, Quartas e sába O IJ ADA Eventos Su sociais corporativos: aniv a FE culente casamentos, coquetéis, confraterni Festas temáticas completas: Hallow

Faça já sua Delivery programação pa de

Servimos almoço com marmitex. peixe preparado na hora!

De segunda a sábado, almoço por quilo. E, aos sábados, av. Bela vista, 239 - Jd. Bela vista vargem G. Pta. deliciosa feijoada! 4159.1477

4614.4021 · 9793.6790 [ FESTAS & EVENTOS ]

www.countrypizza.com.br

Delivery de Pizzas e Massas

“Aqui sua família é atendida pela minha”

9996.3669 / 9298.4523 Est. de Caucaia do Alto, 2000 Tijuco Preto - Cotia

Aberto de terça à domingo das 7h às 19h - Próx. aos Condomínios Paysage - VGP

Ervas & Temperos

4616.9492 Acesse: www.emcotia.com.br

14 Setembro

Dentro do Mercado Municipal de Cotia

122


GASTRONOMIA

Dedicação aos

sofisticados sabores e temperos

A

Foto: Alexandre Takashi

Fotos: Túlio Vidal

clássica pergunta: o que você quer ser quando crescer? Nem precisa ser feita para algumas crianças e jovens que têm o privilégio de descobrir muito cedo seus talentos e vocações. É o caso da chef Débora Papaiz, moradora de Vargem Grande Paulista, proprietária, juntamente com sua irmã Carol Papaiz, do Buffet Santé na Granja Viana. Filha da conhecida Conceição Lopes, proprietária de restaurante industrial há 30 anos, Débora diz que passou sua infância e adolescência convivendo com sabores e temperos. “Minha mãe é portuguesa, nascida em Vila Real, na região de Trás-os-Montes”, conta Débora. “Ela começou a trabalhar muito cedo e nós seguimos o mesmo caminho. Desde pequena eu ficava rodeando a cozinha. Aos 15 anos comecei a ir para o escritório do restaurante industrial. Foi aí que descobri minha verdadeira vocação. Ao contrário de minha irmã Carol, que logo se encontrou na área administrativa, eu percebi que meu destino estava ligado à cozinha. Era lá que eu gostava de ficar, era lá que eu me identificava.” Débora não perdeu tempo, acompanhava Conceição na cozinha e, ao concluir o Ensino Médio, ingressou na faculdade de Gastronomia. Foi aí que ela juntou o conhecimento adquirido durante toda sua vida com o toque de sofisticação dos grandes restaurantes e culinária requintada. “Ao concluir a faculdade fiz estágio em um excelente restaurante de São Paulo. Lá aprendi muito sobre preparação dos pratos, cardápios sofisticados e também sobre a importância dos detalhes tanto no preparo dos pratos, como no modo de servir e na apresentação final do prato e do ambiente.” Há seis anos, Débora, junto com a irmã Carol, fundou o Buffet Santé e, há dois anos, abriu um showroom na Granja Viana. “Fizemos a opção por uma culinária sofisticada que atendesse, com muito requinte, uma clientela exigente, tanto na área corporativa como social. Foi um passo arriscado, mas hoje vemos que acertamos tanto na escolha do local, a Granja Viana, como no estilo e no público que queremos atingir.” O Buffet Santé rapidamente passou a ser conhecido não apenas na Granja e região, mas em localidades próximas que descobriram a variedade de opção de pratos e qualidade dos produtos. “O nosso diferencial é o atendimento personalizado com número limitado de eventos por data. Não pretendo transformar o Buffet Santé em uma grande empresa que perde o controle dos eventos e da qualidade dos seus produtos e serviços oferecidos. Eu acompanho de perto cada evento e assim procuro sentir a reação de clientes e convidados. Gosto de perceber o que agrada mais ao paladar do público e estar atenta à forma de como posso melhorar a qualidade dos nossos serviços, tanto na apresentação de um prato como em sua composição.” Chef expert que é, a talentosa Débora entende muito bem de confeitaria, mas diz que não gosta da exigência de exatidão nas medidas dos ingredientes. “Na confeitaria tudo precisa ser muito bem pesado e medido para que o resultado seja exato. Eu gosto de criar, inovar. E é no que na culinária nós chamamos de cozinha quente, nos pratos salgados, que eu gosto de descobrir sabores.” Débora gosta mesmo da sofisticada culinária italiana com suas massas artesanais e recheios surpreendentes. “Isto é o que me encanta. Eu mesma faço a massa e os recheios, sempre fico atenta aos detalhes, à combinação de sabores. Também gosto da culinária brasileira, baiana e nordestina, assim como da requintada culinária francesa e das delícias orientais.” Ela comenta que a gastronomia está muito ligada ao social. “Não existe um encontro social onde a comida também não esteja presente. Em todos os momentos, quando se recebe uma visita em casa ou quando se marca um passeio ou saída, sempre haverá em determinado momento, uma pausa para degustar um prato salgado ou doce. A alimentação faz parte de um momento social, talvez por isso seja tão apaixonante misturar sabores e aromas. A gastronomia entrou verdadeiramente em minha vida.” Com muita dedicação e criatividade, Débora pretende se aprimorar cada vez mais nesse mundo requintado e sofisticado da gastronomia. Visite o site www.buffetsante.com.br 122

Setembro 15


viagem

Deserto de Atacama no Chile: um lugar fantástico

O

fotógrafo Túlio Vidal, morador de Vargem Grande Paulista, esteve no deserto de Atacama acompanhado da namorada (Bia) e das amigas (Rafaela e Pamela). Depois de passarem por Valparaiso, partiram para Calama e, em seguida, para San Pedro de Atacama. “Minhas expectativas estavam muito aquém do lugar fantástico que encontrei”, conta Túlio. “Chegamos ao final da tarde e um vento fazia ondas de poeira. A cidade é toda baixa, nenhum estabelecimento pode ter mais que 4 metros de altura e as construções só usam técnicas nativas como barro, o adobe.”

Com seu olhar de fotógrafo Túlio diz que busca o equilíbrio entre emoção e estética, que pode ser encontrado tanto nos grandes cenários quanto nas pequenas coisas. E é com esse olhar em busca do inusitado, que Túlio conta ter ficado impressionado com o passeio que fizeram à noite. “O deserto de Atacama é o segundo melhor para observação do céu. É um mar de estrelas.” A experiência da viagem ao Chile, segundo ele, ampliou seus horizontes. “Não trouxe uma nova visão do mundo, mas acrescentou alguns ângulos que eu não conhecia. Viajar é importante para aprender.” Sobre as diferenças na alimentação, Túlio comenta que no Chile tem muito peixe. “Existe uma corrente fria no Pacífico que banha todo o litoral responsável por essa fartura toda. O pão é muito diferente, dá a impressão que não usam fermento. O vinho é muito bom e barato. A bebida local mais famosa é o Pisco, um destilado de uva parecido com a nossa cachaça.”

Verticalidade Geológica “É um fenômeno geofísico que dá a forma piramidal como equilíbrio perfeito de uma rocha exposta a erosão da natureza. Esta é a beleza que devemos procurar no lugar mais árido do mundo, o deserto de Atacama. Por ser um deserto sem conflitos, onde prevalece a cultura equilibrada entre a colonização hispânica e as raízes nativas, tornou-se o destino de turistas do mundo todo em busca desta exótica beleza. Existem hotéis luxuosos e caminhonetes off-road para os aventureiros abastados. Albergues e bicicletas para os mochileiros sedentos por descobertas.Vulcões e objetivos a serem superados por aqueles que desafiam a escalada de um vulcão a 5400 metros acima do nível do mar. Mistérios e aprendizado nas ruas, paredes de Adobe e telhados trançados de palha. Uma semana foi pouco, mas suficiente para renovar o espírito. De volta a São Paulo, a erosão do cotidiano nos molda verticais e sólidos como rocha, o jeito é equilibrar a saudade com as imagens de momentos inesquecíveis.” Túlio Vidal, Fotógrafo - www.tuliovidal.com.br 16 Setembro

122


educação

Ensino de qualidade

Semeando cidadãos

edicação, amor à profissão e vontade de melhorar o nível educacional no Brasil. Estes fatores têm motivado alguns educadores que vencem todas as dificuldades e conseguem mudar o quadro de dificuldades verificado em várias escolas brasileiras. É o caso da Escola Municipal do Caputera, destacada em reportagem da Revista Exame, junto com duas outras escolas, uma no Amazonas e outra no Piauí. A escola do Caputera foi indicada pela UNICEF e reconhecida nacionalmente pelo avanço nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo a reportagem, sete anos após a pedagoga Mary Botani assumir a direção da Escola do Caputera, o desempenho escolar das crianças deu um salto de 70% entre 2005 e 2009. A média da escola no IDEB, termômetro da educação fundamental no Brasil, passou de 3,1 para 5,3, numa escala de zero a dez. Na Escola do Caputera as crianças têm, além das aulas regulares, atividades de lazer, leitura e escrita. Para estimular o empenho dos estudantes, a evolução de cada um é exposta em gráfico afixado na parede. Com o intuito de melhorar a autoestima da equipe de educadores e dos alunos, a escola passou por uma manutenção geral na infraestrutura física.

m evento para marcar os 120 anos da morte do patrono da Escola Caetano de Campos, realizado em São Paulo dia 20 de setembro, reuniu ex-alunos e professores no auditório da Secretaria Estadual da Educação, onde aproximadamente 350 participantes de várias gerações se propuseram a resgatar a importância do mestre na formação do cidadão. A líder do movimento é a guerreira Patrícia Golombek, ex-aluna da professora Kiyome Kato (diretora do Colégio Kosmos). Kiyome foi aluna de Cecília Bueno dos Reis Amoroso, autora da mensagem O Semeador, parcialmente transcrita ao lado, e que constitui um legado da antiga escola pública. Fica aqui um convite a todos os mestres para continuarmos semeando.

D

U

O Semeador No imenso campo do mundo, Tu és um semeador. Semeia, mestre, semeia Cada vez com mais amor.  Não digas que o solo é mau, Que chove frequentemente Ou que o sol castiga a terra Ou que não serve a semente.  Enfrenta as dificuldades, Não podes desanimar, Aqui, no campo do mundo, Teu dever é semear.  Tua palavra é semente, Teu exemplo, teu perdão. É semente todo o zelo Com que dás tua lição.

14 anos na região!

Spinning / Natação Hidroginástica Musculação Boxe / Jump / Step / Pilates Jiu-Jitsu / Personal Trainer Ballet / Nutricionista (11) 4616.2951 (11) 4703.3054

contato@academiaacqualife.com.br www.academiaacqualife.com.br

Matrículas Abertas Berçário e Educação Infantil PLANO TRIMESTRAL 15% Natação Infantil Estimulação à partir de 6 meses Pilates Yoga Artes Marciais Boxe Musculação Condicionamento Físico

4158.4330

4159.7464

DdZ1h>^ Zd^ 2012

EDUCAÇÃO

INFANTIL

WZ1KK/Ed'Z> em 2012! 122

www.colegiovillarica.com.br

R. Francisco M. de Oliveira, 260 Centro - VGP

R. dos encanadores, 41 - Jd.europa - vGP

Ě͘/ŶĨĂŶƟů &ƵŶĚĂŵĞŶƚĂů Ensino Médio

PRÊMIO: Melhor escola da região pela Associação Comercial de Vargem Gde. Paulista

ϰϭϱϴ͘ϲϬϳϴͼǁǁǁ͘ĞƐĐŽůĂĐŽŽƉĞƌĂƟǀĂǀŐƉ͘ĐŽŵ͘ďƌ ZƵĂ:ŽƐĠDĂŶŽĞůĚĞKůŝǀĞŝƌĂ͕ϭϯϬϬͲĂŝƌƌŽdĂŶƋƵĞsĞůŚŽ

www.emcotia.com.br Ma Ab trícu Maternal ertas las

e Jardim Manhã, Tarde e Integral

Pedagogia Waldorf 4777.0474 - 4241.7017 | www.espacobemviver.com.br Passagem das Paineiras, 35 - Embu

Setembro 17

[ ESCOLAS & CURSOS ]

Rua Manaus, 148 - Jardim dos Ypês Raposo Tavares, Km 30,5


Nosso colégio EDUCAÇÃO INFANTIL Temos aulas de Música, Inglês, Informática e Culinária. Os espaços oferecidos são parques, quadra, biblioteca e laboratório de Informática.

ENSINO FUNDAMENTAL I Nosso projeto pedagógico facilita o trabalho interdisciplinar e a formação integral do aluno. As aulas de Informática e Música complementam os conteúdos apresentados em sala de aula. O Inglês é lúdico de acordo com a faixa etária. O Colégio Talento subiu no ranking das escolas particulares no Enem 2010

1º lugar em Redação no Enem na cidade de Cotia

ENSINO FUNDAMENTAL II As aulas são dinâmicas para que o aluno tenha prazer em aprender. O hábito de estudo é incorporado pelo aluno de forma natural.

ENSINO MÉDIO A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para o Ensino Médio proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua autonomia de estudo. A grade curricular é distribuída ao longo de todo o segmento e promove o entendimento das demandas práticas do mundo moderno, assim como o aprofundamento nas questões universais. Todas as nossas salas de aula do Ensino Médio são equipadas com lousas interativas.

11 4616.0859 · 4614.8970 | www.colegiotalento.com.br R. Janete, 32 - Jd. Dinorah - Cotia

NOVIDADES

E MAIS: Música · Teatro · Ballet · Karatê · Yoga · Inglês · Computação · Informática

Mini Maternal

Para crianças a partir de 1 ano e 6 meses

Psicóloga e Psicopedagoga Atendimento no colégio

Área descoberta com horta

Educação Infantil Ensino Fundamental I

INCLUSO NA MENSALIDADE Informática, Educação Física, Inglês, Música e Ballet

MATRÍCULAS ABERTAS 2012!

[ ESCOLAS & CURSOS ]

www.escolarecantoverde.com.br · recantoverde@escolarecantoverde.com.br R. Topázio, 30 - Jd. Nomura - Cotia | 4616.9266

18 Setembro

122


Colégio Espaço Potencial

MATRÍCULAS

ABERTAS 2012

COTIA

Em sua primeira participação no Enem, o Espaço Potencial - Objetivo se destacou, ficando entre os melhores de Cotia! Aprovar nas melhores universidades do País é o que o Objetivo faz de melhor, um verdadeiro fenômeno! Venha para o Objetivo e prepare-se para encontrar seu nome nas mais concorridas listas de aprovações! • Educação Infantil • • Ensino Fundamental • • Ensino Médio • Centro de Educação Infantil

www.potencialobjetivocotia.com.br

Espaço Criança

4703.3362 . 4616.2432

R. Catarina Etelvina Pedroso, 93 - Cotia (Próximo ao terminal de Cotia)

Para quem busca NOVOS HORIZONTES, o Colégio Madre Iva está de PORTAS ABERTAS. Referência na educação. Referência para a vida.

M AT R Í C U L A S A B E RTA S 2 0 1 2

Educação Infantil: Manhã ou Tarde · R$ 350,00 / Período Complementar · R$ 350,00

Tel. 4148 9110

R. Nelson Raineri, 700 - Lajeado - Cotia

MATRÍCULAS ABERTAS!

ϰϲϭϲ͘ϲϮϬϰͲZƵĂZĞĐŝĨĞϯϯͲŽƟĂ

4158.2024 · www.criativaescola.com.br Estrada do Matão, 330 - Centro · Vargem Grande Paulista

122

M

www.madreiva.com.br

O Centro de Educação /ŶĨĂŶƟů^ŽŶŚŽŶĐĂŶƚĂĚŽatende alunos do ĞƌĕĄƌŝŽăĚƵĐĂĕĆŽ/ŶĨĂŶƟů e agora ŶƐŝŶŽ&ƵŶĚĂŵĞŶƚĂů com o ŽůĠŐŝŽ/Ɖġ. São ministradas aulas de ŚŽƌƟĨƌƵƟĐƵůƚƵƌĂ͕ĐƵůŝŶĄƌŝĂ͕ĞdžƉƌĞƐƐĆŽ ĐŽƌƉŽƌĂů͕ŝŶŐůġƐĞŝŶĨŽƌŵĄƟĐĂ enriquecendo o currículo.

VARGEM GRANDE PAULISTA

4158.7099

Setembro 19

[ ESCOLAS & CURSOS ]

Valores válidos para o 2º semestre de 2011

· Educação Infantil · Ensino Fundamental · Ensino Médio


BREVE LANÇAMENTO

Venha viver momentos inesquecíveis no mais novo e moderno residencial da região da Granja Viana.

TERRENOS RESIDENCIAIS DE Portaria

400 m

2

LAZER COMPLETO t1JTDJOB t4BMÍPEFGFTUBT t'JUOFTT t$IVSSBTRVFJSBEVQMB t2VBESBQPMJFTQPSUJWB t1MBZHSPVOE

SEGURANÇA

24h

Perspectiva artística da Portaria

Rua Benedito Isaac Pires esquina com Rua Nicodemos de Carvalho, ao lado do Pq. Dom Henrique III

www.reservasantapaula.com.br

0800 774 5070

Realização:

www.scopel.com.br

Futura comercialização:

Onde tem Scopel a vida se transforma.

LIL - Intermediação Imobiliária Ltda. - Alameda Araguaia, 151 - Alphaville - CEP: 06455-000 - Barueri-SP - Fone: (11) 2078-4000 - CRECI/SP nº J-19584. Loteamento registrado em 05 de abril de 2011, sob o nº R. 3 da Matrícula nº 101.486, junto ao Oficial de Registro de Imóveis de Cotia, Estado de São Paulo. Os lotes somente serão reservados ou vendidos, após o efetivo registro junto ao Oficial de Registro de Imóveis de Cotia, Estado de São Paulo, localizado na Estrada Arlindo Morais Costa, s/nº, no município de Cotia, Estado de São Paulo (acesso). A medida dos lotes varia entre 360 e 523 m², conforme o número de registro informado acima. Consulte mais informações no stand de vendas.


Revista Em Cotia - 122 - Setembro 2011  

Revista Em Cotia - 122 - Setembro 2011

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you