Revista Ecológico - Edição 93

Page 99

AVES DE

RAPINA Fotógrafo italiano mostra a relação entre o homem e animais sob a perspectiva do olhar Cristiane Mendonça

redacao@revistaecologico.com.br

B

icos recurvados e pontiagudos, voos poderosos, garras fortes e visão de longo alcance. Essas são apenas algumas características das aves de rapina, que também se destacam pela forma impressionante e ágil de capturar suas presas. E pelo seu olhar profundo, que ao mesmo tempo hipnotiza, provoca calafrio e curiosidade, como fazem as águias e corujas. Quando observamos as imagens feitas pelo fotógrafo italiano Antonio Russillo, que vive há anos na capital mineira, a sensação é a mesma. Nelas, Russillo capta essa magia hipnotizadora, que evidencia a interação entre ser humano e aves e como eles, tão diferentes, se conectam pela visão. Utilizando um jogo de luzes único, que o fotógrafo conta ser fruto de equipamentos que ele próprio produz, as imagens são ao mesmo tempo simples e majestosas.

Ele conta que uma de suas principais inspirações foram as obras dos pintores Caravaggio, também italiano, e que viveu no século 16, e Rembrandt, um holandês que viveu no século 17. As obras de ambos tinham em comum a utilização de luz e cor em primeiro plano sobre um fundo escuro. “Desde criança fui impactado muitas vezes pelas obras desses pintores, que traziam cenas num contexto dramatizado”, comenta. Russillo conta que a ideia de fotografar as aves de rapina surgiu de uma conversa com o amigo biólogo Wellington Rodrigues, cuidador desse tipo de animais. “Nossas paixões em comum, fotografias e cervejas artesanais, se estenderam para uma ideia de registrar em imagens as aves”, ele revela. Já as pessoas que participaram do ensaio são amigos e conhecidos, incluindo a própria filha, Chiara, de quatro anos. Confira:

2

OUT/NOV DE 2016 | ECOLÓGICO  99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.