Edição 15

Page 96

Corpo

Por Tiago Guimarães

Stand up Paddle O

Mais que um esporte, um estilo de vida!

SUP - abreviação de stand up paddle - é o esporte aquático que mais cresce no mundo. É uma mistura de surf com caiaque, no qual o praticante se equilibra em pé sobre uma prancha feita de fibra de carbono, que pode medir de 3 a 4 metros; com o auxílio de um remo, o supista – como são chamados os praticantes do esporte – se move deslizando através da água. É um esporte praticado em águas calmas, seja mar, rio, lago ou represa protegida, o que faz das enseadas da Pajuçara e Ponta Verde os lugares perfeitos! O SUP invadiu o litoral brasileiro e virou o novo queridinho dos esportistas e famosos, conquistando novos fãs a cada remada! O contato direto com a natureza aliado à beleza do nosso litoral o torna irresistível. Além disso, essa modalidade esportiva permite ao praticante exercitar todos os músculos do corpo e desenvolver um equilíbrio físico e mental acentuado. Em Maceió, encontros de supistas são organizados nas redes sociais, como o SUP da lua, em que praticantes se reúnem durante a noite para praticar o esporte. À medida que a prancha se distancia da costa, os problemas e as tensões do dia a dia são deixados para trás, pois a única preocupação que existe é remar e contemplar o oceano.

Origem do SUP O ato de remar em pé sobre uma pequena embarcação é uma prática adotada há séculos por diversas tribos. Nativos usavam estruturas feitas de madeira e pás para se deslocarem de uma ponta a outra da praia, transportando, sobretudo, pescados. Entretanto, o Stand Up Paddle, ou na língua havaiana Ku Hoe He’e Nalu, que traduzido ao pé da letra significa “em pé remar surfar onda”, tem sua origem no Havaí em meados da 96

revistadue

década de 50, quando surgiram os Beach Boys de Waikiki (famosa praia de Honolulu, no Havaí), que eram instrutores de surf que se mantinham em pé em suas longas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem mais visibilidade para administrarem seus grupos de alunos aprendendo a surfar, além de poder fotografá-los. O SUP, da maneira e com a finalidade como o conhecemos hoje, foi reinventado no início dos anos 2000. Nesse período, ele renasce com uma proposta autenticamente esportiva, e também como forma de alternar os treinos de surf em caso de impossibilidade de praticá-lo, quando o mar não estava em condições favoráveis. Com o passar dos anos, prancha e remo foram adaptados para a prática do esporte, e novas modalidades foram surgindo. Atletas internacionais, como Laird Hamilton e Gerry Lopez, são grandes responsáveis por difundir o esporte no mundo. No Brasil, o SUP chegou em 2005, inicialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, mas logo virou febre em todo o Brasil. Em Maceió, chegou alguns anos mais tarde.

Quem pode praticar De modo geral, qualquer pessoa pode praticar o SUP: bastam alguns minutos de instrução e alongamento antes de entrar na água, e “voilá”! O SUP, sem dúvidas, é um dos esportes mais democráticos do mundo; não tem pré-requisitos, gênero ou idade que impeçam sua prática. O esporte pode ser praticado tanto por uma criança de seis anos quanto por um idoso de 85, desde que se tomem os devidos cuidados e precauções. É fundamental que os praticantes utilizem os equipamentos de segurança, que são a corda que une o pé à prancha, chamada de leash; e, para crianças e pessoas que não sabem nadar, o colete salva vidas é obrigatório! Se praticado da forma correta, o


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.