Revista DOT 16º edição | DOT#16

Page 16

Redação: Ygor Schimdt A música está interligada ao design, pelo fato de ser possível, muitas vezes, transmitir na arte da capa o que os músicos querem passar com suas composições. A arte da música se torna completa, fazendo a ligação entre o músico, o designer e o ouvinte. A influência do design em todos os seguimentos artísticos é notória, desde ilustrações, cinema, teatro, e na música é muito mais do que aparenta, auxiliando fortemente na elaboração de composições, ritmos e principalmente na criação de capa dos discos. O conceito de criar artes para as capas de discos, teve início em 1939 com Alex Steinweiss (foto) designer gráfico norte americano apaixonado por música. É considerado o “pai das capas de discos modernas” por que resolveu inovar as capas que até então eram feitas com papel cartão, contendo na frente somente o nome do cantor. Steinweiss, sugeriu a modernização com cores vivas, novas

16

tipografias, e artes diversificadas para cada disco da gravadora Columbia Records, onde trabalhou como diretor de arte. No entanto foi considerado, que a proposta de Steinweiss acarretaria um grande aumento de custo de produção para a gravadora, mesmo assim os seus superiores resolveram aceitar o desafio, acreditando no impacto visual que iria causar aos consumidores. Sua postura como designer teve muito sucesso ao sistematizar seu processo criativo, sendo o criador de parâmetros para projetos, originando essa conexão semântica entre as artes das capas e o conteúdo dos discos, e contribuindo ao aumento do consumo da música. Sendo que em apenas 6 meses a Columbia registrou um aumento de quase 900% em vendas, deixando a gravadora como líder absoluta nas vendas, assim formando o hábito de apreciar as capas dos discos ao ouvir as músicas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.