Page 1


ESPECIAL

H

á 6 anos a Revista Distritos iniciava seu projeto editorial para uma região emergente com um público diferenciado.

Durante esse tempo, acompanhou a trajetória de progresso que Sousas desenvolveu, quando trouxe grandes marcas consagrando o comércio já existente, concorrendo assim, para um mercado mais competitivo. E o desenvolvimento uniu-se harmonicamente com a vida campestre da bucólica região. Parcerias foram firmadas com renomados colunistas para que as informações sejam sempre relevantes aos leitores e o objetivo da Revista Distritos é fazer integração público/ mídia, para que os artigos sejam de interesse geral. Compartilhamos esse sucesso com o leitor

que nos

acompanha, que é merecedor de respeito, e que nos retorna numa pesquisa satisfatória. Equipe Distritos


Dezembro 2016

3


EDITORIAL Edição 35 - Dezembro 2016

Impressa e Digital PAG 15 - O branco continua marcando presença nas festas de fim de ano. Veja o look das famosas

PAG 12 – Prof. Dr. Mário Roberto Maróstica Jr. PhD in Food Science nos traz informações sobre as recentes pesquisas da Unicamp

PAG 16 – PLATZ MALL - O mais novo empreendimento de Sousas, prestes a inaugurar, reúne empresários, imprensa e convidados em elegante café da manhã

PAG 30 – Crianças no Natal

Miguel

revistadistritos@gmail.com Revista Distritos

(19) 3258.3858 (19) 97414.0162 (19) 99240.0788

Missão: Levar entretenimento a custo zero aos moradores de Campinas, informando os acontecimentos, eventos com reportagens úteis e divulgando o setor comercial aqui existente.

4

Visão: A revista DISTRITOS, que está há 5 anos sendo distribuída gratuitamente, vem interagir com um público exigente que responde às informações divulgadas.

Dezembro 2016

CAPA: Kopenhagen Sousas

Valores: A revista DISTRITOS presta informações de utilidade pública, atende pedidos e solicitações de leitores, colabora com entidades institucionais e tem como objetivo, obter um leitor assíduo, satisfeito e bem informado


O Kit que faz a Festa!

Delivery: 99683.3630

Em breve loja em Sousas. Aguardem! Dezembro 2016

5


KOPENHAGEN SOUSAS TRAZ MASTERCHEF JUNIOR MATEUS GIRARD NO DIA DAS CRIANร‡AS

Mateus Girard supervisionando convidados

Priscila Bim - proprietรกria da Kopenhagen-Sousas

6

Dezembro 2016


Dezembro 2016

7


Lancelot

Bidu

Jack

Leo

Teddy

Roninha

Solphie e Natali

Thor

Morgana

Frida

Mike *Promoção válida para Dez e Jan 2017

Bella

APRESENTE ESTE CUPOM E GANHE UMA TOSA HIGIÊNICA NA COMPRA DE UM BANHO*

Agende seu horário!

Av. Antonio Carlos Couto de Barros, 1156

Vivi 8

Zeca Dezembro 2016

19 3258.1887 | 3308.1887 99684.6258 Diskvet


INFORME PUBLICITÁRIO

friends house ESPAÇO “DIURNO” de ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA

(“Dinâmicas Físicas, Intelectuais, Mentais e Socioculturais”)

para ADULTOS e IDOSOS “Uma alegre academia para acolher

Assim é a filosofia de atuação do

adultos que precisam de atendimentos

espaço Friends House, que também

especiais em razão da idade ou de

une atividades sociais e culturais

alguma patologia.

direcionadas aos seus assistidos.

Equipe multidisciplinar qualificada e

Resultado

capacitada

dinâmicas

atendimento domiciliar àqueles que

diferenciadas, tais como, Arteterapia,

necessitam de cuidados, a Friends

Musicoterapia, Horta Terapia, Canto e

House

Dança. Todas voltadas para o estímulo

ampla gama de serviços às famílias,

do ser humano, de uma forma lúdica e

cuidando dos seus entes queridos, nas

bem humorada.

mais diversas necessidades”.

em

aplicar

da

continua

experiência

oferecendo

no

uma

* Equipe Profissional Especializada em Atendimento no Domicílio* (Crianças, Adultos e Idosos)

CUIDADORES

friendshouse.com.br

19 3255.2060


o do tempo da vovó oda e faz sucesso!

SUPORTE + COADOR DE PANO + XÍCARA OU CANECA

Várias cores de canecas!

Tel.: 19

anuncio.pdf

99175.3266 1

29/11/16

13:52

A sua farmácia de manipulação em Sousas DESDE 1995. Compromisso com a qualidade!

19 3258.1718

19 99369.0647

Av. Antonio Carlos C. de Barros, 1051 | Sousas Campinas | SP (Ao lado do Mc Donalds) effectivefarmacia@hotmail.com effectivefarmacia Effectivefarmacia

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Dezembro 2016

11


ESPECIAL - ENTREVISTA

Foto - Antônio Perri – UNICAMP

PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM CAMPINAS

PROFESSOR E PESQUISADOR DA UNICAMP PARTICIPA DE WORKSHOP INTERNACIONAL EM CAMPINAS

Mario Roberto Maróstica Junior

1

st International Workshop  in Bioactive Compounds, a ser realizado nos dias 15 e 16 de dezembro na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. O tema do evento será Bioactive Compounds: from Food Science to Human Nutrition  (Compostos Bioativos: da Ciência de Alimentos à Nutrição Humana) e será organizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP e pelo Functional Food for Health Center, da Lund University, na Suécia. O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais de renome na área de Alimentos das Universidades organizadoras e da Universidade de São Paulo (USP).   Neste Workshop será discutida a relação entre alimentação e saúde que é de grande interesse da população do mundo todo. Os avanços na qualidade de vida proporcionaram um aumento no tempo de vida dessa população, que procura adotar hábitos cada vez mais saudáveis em seu cotidiano. As treze palestras confirmadas trarão os dados mais atuais sobre o assunto, permitindo uma discussão sobre a fronteira do conhecimento e quais serão os avanços nos próximos anos na área de alimentos e saúde.   Mário Roberto Maróstica Junior, Professor Associado, Livre-Docente, Bolsista produtividade CNPq nível 2, atua no Departamento de Alimentos e Nutrição da UNICAMP desde 2008.

12

Dezembro 2016

Publicou 2 livros e mais de 60 artigos internacionais em revistas com seletiva política editorial. Os tópicos de sua pesquisa são: caracterização biológica da ação de compostos bioativos e seu papel na saúde, prevenção de doenças, obesidade, colite,  inflamação,  estresse oxidativo e microbiota.  Pesquisa recente:    Unicamp comprova ação preventiva da jabuticaba contra 2 tipos de câncer  Um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp, em Campinas (SP), verificou que a jabuticaba  pode ser uma aliada na  prevenção do câncer de  próstata e da leucemia. Segundo o pesquisador da Faculdade de Engenharia de Alimentos  Mário Roberto Maróstica Junior, alguns compostos presentes  na casca da fruta  podem reduzir o crescimento dessas células  em  até 50% em modelo ‘in vitro’, ou seja, em laboratório. O professor explica que os chamados compostos fenólicos, que dão a tonalidade escura à fruta, podem estar envolvidos na redução do desenvolvimento de células do câncer. A propriedade antioxidante da jabuticaba pode estar envolvida no combate aos radicais livres, que estão envolvidos no processo de carcinogênese. É importante lembrar que esse estudo foi preliminar, e que mais investigações devem ser realizadas para comprovação da eficácia, incluindo testes com animais e com humanos.


RD - Quando começou a se interessar por nutrição? 

Profº Mário - A qualidade nutricional dos  alimentos é algo que tem sido inserida em minha vida desde os tempos da graduação, na Faculdade de Engenharia de Alimentos, e me acompanhou por toda a carreira. Tive contato com o efeito de substâncias bioativas na indústria e na Universidade, o que se intensificou após minha contratação pela UNICAMP em 2008 e na realização do Pós-doutorado, na Universidade de Lund, na Suécia. Adicionalmente, nosso Grupo de Pesquisa se dedica ao estudo dos alimentos sob o ponto de vista do seu valor nutricional.   

RD - Sendo tão jovem e já tendo escrito 2 livros, como  você  pode ajudar as pessoas  que sofrem com a  obesidade? 

Profº Mário - Nosso Grupo de Pesquisa se dedica ao estudo da relação dos alimentos com a obesidade, a inflamação intestinal e a cognição. São questões cujas respostas não são sempre óbvias e dependem de diversos fatores, sendo a alimentação um dos mais importantes. Dessa forma, com relação à obesidade, especificamente,   nosso grupo tem mostrado o poder de alguns alimentos no controle de alguns fatores relacionados à obesidade, como a dislipidemia (alterações no colesterol), resistência à insulina (característico do Diabetes tipo 2), cognição, além do combate aos radicais livres.    

RD - Qual a sua mensagem para os jovens, já que é um público adepto ao fast-food? 

Prof.Mário - A moderação também deve ser considerada em nossa alimentação. Ao consumir fast-foods, a primeira coisa que se deve lembrar é que se está ingerindo uma porção grande de calorias, poucas vitaminas e minerais. Obviamente, os fastfoods não deveriam ser constantes em nosso cardápio.    

RD - As doenças atuais são caracterizadas pelo que comemos? 

Prof.Mário - A dieta é um dos fatores associados à nossa saúde. Atualmente,  as correntes internacionais reconhecem a importância de alimentação variada com ingestão regular de frutas, verduras e legumes como aliados à prevenção de doenças. Isso não significa que os outros alimentos são proibidos. De fato, não podemos atribuir  as doenças atuais apenas à má alimentação, o que pode, realmente, ser  um fator, mas não o único. Outras questões estão envolvidas no desenvolvimento de doenças, como fatores genéticos, nível de estresse, prática de atividade física, trabalho da mente, etc. parecem estar envolvidos.    

RD - Quanto ao Workshop, quem deve participar dele? 

Prof. Mário - O Workshop é direcionado à participação de profissionais da área de alimentos, mas não fazemos qualquer restrição a pessoas de outros segmentos.

RD - Na época atual, onde a moda é frequentar academia, o que você  aconselha às pessoas sobre a boa alimentação que deve ser prioridade antes da atividade física? 

Profº Mário - A prática de exercícios físicos é uma forte  aliada na manutenção da saúde , assim como a boa alimentação. Antes de iniciar a prática de exercícios físicos ou assumir uma nova dieta, eu aconselharia às pessoas que procurassem pela ajuda de profissionais qualificados. A prática de exercícios físicos é saudável, mas o profissional da área poderá recomendar melhor a intensidade, duração e tipo de exercícios físicos que devem ser realizados. Além disso, o acompanhamento médico é de fundamental importância. Da mesma forma, existem diversas dietas da moda, que prometem emagrecer da noite para o dia, o que é temerário. Antes de realizar mudanças radicais na alimentação, a visita a um nutricionista pode ser muito prudente.    

RD -  Sobre este Workshop Internacional que acontecerá em dezembro, você  pode adiantar ao público alguma novidade sobre alimentação que está por vir? 

Profº Mário - Nosso Workshop vai tratar de diversos assuntos pertinentes à área,  fazendo uma visão geral, desde a matéria-prima até os efeitos dos alimentos  no organismo, sua relação com nossos genes, passando pelo processo de obtenção de novos produtos.  

Dezembro 2016

13


MODA

VESTIDOS E LOOKS DE ANO NOVO

C

omo a tradição manda, branco é a peça perfeita!

Mas, tem os que preferem também peças em cores claras e elegantes, além do prata e dourado. É preciso levar em consideração alguns detalhes para escolher o melhor look: o local da festa, seu estilo e o conforto. Vestidos longos, médios ou curtos com brilho ou sem estarão em alta, além dos metalizados. Rendas também nunca saem de moda. Nas unhas, a novidade é o cobre. Invista em você e escolha seu modelo favorito!

14

Dezembro 2016


SAÚDE PAZ AMOR RESPEITO BONDADE, PROSPERIDADE FÉ

É o que desejamos! Boas Festas AV. ANTONIO CARLOS COUTO DE BARROS, 1101 SOUSAS - CAMPINAS - SP  19 3258.8384

unhaexcellence.com.br

15

Dezembro 2016

Unha Excellence


LANÇAMENTO CAFÉ DA MANHÃ NO PLATZ MALL EM SOUSAS REÚNE LOJISTAS, IMPRENSA E CONVIDADOS

16

Dezembro 2016


Fundada em 2012, a Casa Da Vinci oferece atendimento integral e humanizado a idosos, em regime de residência ou Day Care (creche); Atuando em prol do envelhecimento saudável, com diversas atividades de terapia ocupacional todos os dias, como artesanatos variados, musicoterapia, fisioterapia coletiva, jogos diversos, brincadeiras, e atividades de psicoterapia em grupo, promovendo assim, sua integração, bem-estar, e proporcionando mais qualidade de vida e o sentimento de estar em sua casa. Para retratar este ambiente, oferecemos um espaço familiar acolhedor, tranquilo e arejado, preenchido com muito carinho e atenção por profissionais capacitados e dedicados.

Cuidados Médicos

Fisioterapia

Acompanhante

Nutrição

Psicologia

Av. Diogo Álvares, 2193 / 2207 - São Quirino  19 3291.6477 / 2515.1601 Av. José Bonifácio, 2856 - Jd Paineiras  19 3367.8424 www.casadavinciresidencia.com.br CASA DA VINCI - "Casa de repouso"


ASTRONOMIA

A TERRA SOB FOGO CRUZADO Nelson Travnik Vagando pelo espaço existem objetos rochosos e/ou metálicos na atmosfera que orbitam o Sol. São os asteróides que podem ser vistos como objetos individuais ou membros de uma população de corpos celestes.

Meteorito do Bendegó

T

udo começou após a criação do Sistema Solar. Um gigantesco bombardeio de objetos que não participaram da sua formação, passaram a colidir com os planetas e seus satélites. Essas marcas são visíveis até hoje. Na Terra há cicatrizes em todos os continentes. Em nosso País, existem doze crateras de impacto sendo a mais exuberante a da Serra da Cangalha/TO, com 13 km de diâmetro. Esta fase apocalíptica terminou mas não impossível de acontecer casos isolados.(....) O caso de Chelyabinsk na Rússia em 15/02/13, concorreu para aumentar essa preocupação. O objeto de aproximadamente 40 toneladas de massa, não fosse fragmentado na alta atmosfera, teria destruído a cidade. Essa preocupação começou na verdade em julho de 1994 após a série de impactos do cometa Shoemaker-Levy com o planeta Júpiter. Se o chamado “trem nuclear” fosse na Terra, o leitor não estaria lendo essas linhas.

pelo campo gravitacional da Terra. Os lunares são conhecidos pelos astrônomos como tectitos e tem uma coloração entre preto e esverdeado. Os mais famosos marcianos são o Black Beauty encontrado no Saara e o ALH84001 encontrado na Antártida, este último mostrando estruturas tubulares sugerindo fósseis de microorganismos. Por fim, existem também os raríssimos hidrometeoritos. Em CAMPINAS,SP, no dia 11/07/1997, uma pedra de gelo de 100/300 kg caiu no telhado da fábrica Mercedes Benz. Quatro dias depois, um outro bloco de 60/80 kg caiu no Sítio São Luiz a 2 km da vizinha cidade de ITAPIRA. Felizmente 10 kg recolhidos em Campinas e alguns pedaços em Itapira foram imediatamente colocados em um freezer permitindo que análises químicas feitas na UNICAMP, no CENA em Piracicaba, na Divisão de Química da Petrobrás e até no Sandia National Laboratory dos EUA, provassem sua origem extraterrestre.

METEORITOS

Chamado a opinar, como membro da comissão instituída pela UNICAMP, inclinei pela hipótese, face ao tamanho dos blocos, de serem pedaços de núcleo de cometa. Embora muito remota, por incrível que possa parecer, existem muitos registros de pessoas, casas, fábricas, automóveis e animais vítimas dessas balas do espaço. Em 1836, em Macau, RN, há relatos de vacas mortas atingidas por meteoritos. Em 28/06/1911 um cachorro foi atingido e morto em Nakla no Egito. Em 1954 no Alabama - EUA, uma senhora foi atingida na perna e um meteorito também nos EUA, caiu na casa de John J. Mc Auliffe, perfurando a laje. Em 1992 na cidade de Peekskill, EUA, alguns carros foram atingidos por meteoritos e centenas de telhados perfurados.

Meteoritos são os que conseguem vencer a atmosfera e atingem a superfície. 65% deles são compostos quase que exclusivamente de ferro e níquel, chamados sideritos. Outros 8% são os siderolitos, uma mescla de materiais rochosos e metálicos e por fim os aerólitos compostos 27% de materiais rochosos. No espaço, esses objetos são conhecidos como meteoróides. Estimativas indicam que caem anualmente 500 meteoritos na Terra. O mais famoso no Brasil é o Bendegó com 5.360 quilos que acha-se exposto no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Alguns deles são tão antigos ou mais que o próprio Sistema Solar e seu estudo permite conhecer a matéria primitiva desses tempos longínquos. Acredita-se que grande parte da água na Terra assim como a matéria orgânica abiótica necessária à formação da vida (hidrocarbonetos) possam ter vindo dos cometas e meteoritos. Alguns meteoritos são raríssimos: vieram da Lua e de Marte. Foram ejetados desses astros por impactos de grandes corpos celestes e capturados

18

Dezembro 2016

nelson-travnik@hotmail.com Nelson Travnik é astrônomo no Observatório Astronômic de Piracicaba Elias Salum e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.


Dezembro 2016

19


1ª CORRIDA / CAMINHADA DO CANDINHO

20

Dezembro 2016


MODA BEBÊ • INFANTIL JUVENIL • MULHER

“Desejamos que seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor e repleto de harmonia!”

Boas Festas!

(19)

3258.1057

Av. Antonio Carlos Couto de Barros, 757 - Sousas - Campinas - SP janninisousas Jannini Sousas

Dezembro 2016

21


INAUGURAÇÃO MISTER MISS UNHAS EM SOUSAS

Daniela Bognar Concli -idealizadora da marca, Mister Campinas 2014-Marcelo Lima, Miss Campinas 2015-Ana Paula Valadares e Elvo Correia Concli

Julio Souza com o filho Artur, Mister-Miss, Paula Souza e a modelo Zora Gimenez

Roberta Magalhães, Mariana Folli, Silvana Folli, Marcio e Renata Contriciani

Time das profissionais do MisterMissUnhas

Sthéfanie e Priscila Bim

Vera Scarabelli, Ester Scarabelli e Paula Souza

22

Dezembro 2016

Os convidados Oscar e Bruna com a franqueada Paula Souza

Viviane e Carlos Milani com as filhas

Kátia Neto e Paula Souza franqueadas da marca


ESTILO

CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO Uma nova maneira de transformar o seu guarda-roupa

Patrícia Levy

T

odo mundo deseja ter a sensação de se olhar no espelho e sentir-se confiante e bonito(a) com a imagem que vê. Não é necessário mudar o que cada um é.  

A Consultoria de Imagem e Estilo é um trabalho personalizado que auxilia cada cliente a descobrir o tipo físico, ajudando a compreender, dessa forma, o que valoriza ou não. Identifica quais são seus estilos e, principalmente, ajuda a inovar o guarda-roupa com o que a pessoa já possui. Diversifica a montagem de looks e acessórios,  dando uma nova cara para as combinações.  Todo o conhecimento que o cliente adquire é para a melhoria da própria auto-estima, conquistando uma identidade visual que lhe agrade e colabore com o aperfeiçoamento da imagem pessoal e profissional. “Ressalto o melhor do cliente e disfarço os pontos negativos, ajudando-o a se sentir confiante com seu corpo e estilo, através das roupas”, declara Maria Clara Silva, Consultora de Imagem e Estilo - Pessoal e Profissional e Palestrante de Campinas. 

Serviço - Maria Clara Silva - Consultora de Imagem Pessoal e Profissional claramconsultora@gmail.com Contato (19) 99245 7486      Facebook: claramconsultora Instagram: @claramconsultora

Maria Clara Silva “Vestir-se bem é estar com um look que favoreça fisicamente e seja adequado ao estilo de cada pessoa, resultando em maior confiança para si mesmo(a). Na vida pessoal e profissional, ajudará a administrar gastos financeiros, tempo na hora das compras e na escolha das peças”, explica. Personal Shopper é um outro serviço oferecido por Maria Clara, no qual o profissional acompanha o cliente às compras, orientando para que o momento ocorra de forma mais sábia e o cliente adquira peças com sabedoria. Em suas palestras, Maria Clara ensina como fazer novas combinações para multiplicar os looks  e tornar o guardaroupa mais diversificado. “É importante o acompanhamento de um personal em compras de Fim de Ano e Natal para a escolha de modelos harmoniosos para cada tipo de festa”, completa.

Dezembro 2016

23


CULINÁRIA

TORTA DE PANETONE

INGREDIENTES • 1 panetone de 500g • 1 xícara (chá) de leite • 1 colher (sopa) de cacau em pó • 300ml de creme de leite fresco • 300g de sorvete de chocolate • 200g de mix de frutas secas picadas (nozes, damasco, cereja etc) • 150g de chocolate ao leite

MODO DE PREPARO Forre uma tigela média de 16 cm de diâmetro com filme plástico. Corte o panetone em fatias finas, (reserve algumas fatias) umedeça-as no leite com cacau e forre o fundo e as laterais da forma. Reserve uma xícara (chá) de creme de leite e bata o restante na batedeira em ponto de chantilly. Faça uma camada de 2 cm de chantilly sobre as fatias de panetone. Leve ao freezer até endurecer. Sobre o chantilly coloque uma camada de sorvete de chocolate e leve novamente ao freezer até endurecer. Esfarele as fatias de panetone

24

Dezembro 2016

reservadas e umedeça no restante do leite com cacau. Acrescente as frutas picadas, o chocolate derretido no microondas e o restante do creme de leite fresco. Misture bem até formar uma pasta. Coloque sobre o sorvete de chocolate, completando a fôrma. Leve ao freezer por 6 horas. Cobertura: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Misture o creme de leite e leve a geladeira até começar a endurecer. Bata na batedeira, até formar um creme. Desenforme e cubra com o creme. Decore com raspas de chocolate e frutas secas.

Fonte: portaltudoaqui.com.br


1700 PIZZA BAR EM SOUSAS COMEMORA 2 ANOS

Dezembro 2016

25


DESEJAMOS AOS NOSSOS CLIENTES UM FELIZ NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO!

• • • • •

Portões Eletrônicos Guarda Corpo Serralheria em Geral Serralheria Artística Industrial

Feliz Natal com

Ateliê Tempo de Bordar Patchwork by Maria Rita Acessórios da Casa | Bolsas | Almofadas

19 99738.3718

www.ferrocomarte.com.br | contato@ferrocomarte.com.br

Atelie Tempo de Bordar

Rua Salim José, 630 (atrás do Banco do Brasil) Sousas - Campinas - SP - Tel.: 19 3258.6183 Cel.: 19 98123.6905

Venha conhecer o Vittoria Gourmet! Self Service à vontade com preço único!

TRAGA ESTE ANÚNCIO E GANHE UMA CASQUINHA DO MC DONALDS!  19 3258.6847 - Dentro do Vittoria Mall www.vittoriamall.com.br

Toda equipe da Aquidabã Sousas deseja aos amigos e parceiros, um Feliz Natal e um 2017 cheio de realizações!

Aquidaban rodas e pneus

Av. Antonio Carlos Couto de Barros, 1166 - Sousas - Campinas 19 3258.8831 | 3291.3402 | 3381.3402

26

Dezembro 2016

Agradecemos sua amizade e confiança neste ano que passou! Desejamos a você, cliente especial, um Natal de luz e um Ano Novo cheio de conquistas! Tereza Ortega Sousas R. Dr. Antonio Carlos C. de Barros, 1101 - Lj 13 -  19

3258.3419


NOSTALGIA BRINQUEDOS RAROS? BRINQUEDOS ANTIGOS! Arquivo Distritos

B

rinquedos antigos trazem momentos de integração entre pais e filhos, relembrando momentos da infância ao lado das crianças. Traz uma sensação bem gostosa além de boas lembranças.  O tempo passa, as lembranças ficam. Existem brinquedos que marcaram muito e para isso, hoje, empresas especializadas em venda, compra, aluguel e conserto são procuradas cada dia mais para reviver o passado ou para presentear um amigo.

AQUAPLAY- Era só encher de água que a diversão começava

TAMAGOTSHI – Bichinho virtual dos anos 90 – o objetivo era alimentar e dar carinho, brincando e não deixando ficar doente.

GENIUS DA ESTRELA – Popular na década de 80 estimulava a memorização de cores e sons.

AUTORAMA – Mini pista de corrida com carrinhos movidos à pilha. Um dos brinquedos mais desejados nos anos 70 e 80


EVENTO ACIC NÚCLEO SOUSAS & JOAQUIM EGÍDIO PALESTRA AOS EMPRESÁRIOS TRAZ PROPOSTAS INOVADORAS PARA O COMÉRCIO DA REGIÃO

28

Dezembro 2016


Dezembro 2016

29


ESPECIAL

NATAL Miguel

30

Ana Julia

Elisa

Miguel

Giovanna e Mariana

Dezembro 2016

Heitor


MÁQUINAS, MOTORES E BOMBAS

Pague em até

3X

SEM JUROS*

Agora em Sousas para melhor atendê-lo

RETIRAMOS SEU EQUIPAMENTO NO LOCAL

*Parcelamento válido para valor acima de R$ 300,00

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Especializada em Motores • Bombas Equipamentos de Jardinagem Elétricos • Gasolina

Av. Alfredo Augusto do Nascimento, 2000 - Sousas - Campinas - SP (próx. ao Fogão Mineiro)  19 4141.9040 | 99901.5663 | 7829.5634

16 ANOS

TRANSPORTANDO CRIANÇAS COM

RESPONSABILIDADE

• Monitores atentos • Veículos legalizados pela EMDEC • Segurança e eficiência Percurso OTIMIZADO para trânsito mais RÁPIDO

A todos um Feliz Natal e um próspero 2017!

19 3258.2131 | 99205.9791 tiasilviatransporte.com.br Dezembro 2016

31


32

Dezembro 2016


CIDADANIA ASSOCIAÇÃO NASCE PARA ATENDER A POPULAÇÃO OCCAS – ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA CULTURAL AMBIENTAL E SUSTENTÁVEL DE JOAQUIM EGÍDIO

A Associação já nasce com cinco projetos em andamento:

J

á está estruturada desde 24 de agosto deste ano, mas só agora a associação está sendo apresentada à população para ter a adesão dos moradores.

• Projeto 001/2016 - Polo Turístico Sustentável – o qual busca incentivar o turismo de vivência no distrito e evitar o turismo predatório. • Projeto 002/2016 - Conselho Gestor da Saúde – o qual busca reativar o Conselho de Saúde local e colaborar, apoiar e dar suporte aos profissionais de saúde. • Projeto 003/2016 - Manter reuniões com a população para informar as ações, sempre escolhendo uma família para ser homenageada na reunião seguinte. • Projeto 004/2016 - Bloco Unidos da Tribo - o qual busca dar suporte ao carnaval que acontece em Joaquim Egídio, para que aconteça de forma sustentável e familiar. • Projeto 005/2016 - Praça de Esportes – Clubinho – o qual busca melhorar suas condições de funcionamento, como horários e recursos humanos e materiais, através de pesquisa junto à comunidade.

“O objetivo é atender o público, promover assistência social estruturando a cultura, turismo, defesa, educação e

conservação

do

meio

ambiente

promovendo

o

Maiores informações: Fone (19) 3324-4177 e-mail: occasje@gmail.com

desenvolvimento sustentável”, comenta o presidente Liráucio Fávaro. Entre os muitos pontos para serem desenvolvidos pela organização, estão: fiscalização e planejamento do desenvolvimento urbano e promoção da mobilidade urbana, da acessibilidade e de melhorias aos acessos à comunidade; promoção e desenvolvimento de atividades esportivas para toda a comunidade e frequentadores do distrito; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.

Dezembro 2016

33


CIDADANIA 1° ENCONTRO INTERSETORIAL DE CIDADANIA Evento promovido por entidade social obteve boa participação popular

A

Rede Intersetorial Maritacas é formada por um grupo de pessoas que se reúne todos os meses, com o objetivo de dialogar e buscar soluções para as demandas que pessoas e famílias da comunidade possam enfrentar. É uma reunião aberta à participação de representantes das entidades e também da comunidade. Neste 26/11, a população teve boa participação, que aconteceu na Escola Francisco Barreto Leme em Joaquim Egídio. O atendimento foi ofertado a pessoas desde 06 anos a maiores de 60 anos. Compareceram 33 pessoas de fazendas da região – 91 de Sousas – 52 de Joaquim Egídio – 3 de Campinas – 3 de Hortolância – 1 de Valinhos e 1 de Sta Bárbara dD’Oeste.

Atividades ofertadas • Corte de Cabelo e Sobrancelha • 1° via de RG para crianças e adolescentes • Encaminhamento e agendamento de 2°via de RG • Orientações sobre Benefícios Socioassistenciais • Emissão da 1° via da Carteira de Trabalho • Orientação e Cadastro para Emprego • Encaminhamento para 2° via de Certidão de Nascimento • Aferição de Pressão • Orientações sobre HIV/AIDS • Cadastro no CAD Único • Fotografia 3x4 • Xerox de Documentos

Atividades culturais • Teatro e Apresentação Musical • Roda de Música – Os batuqueiros • Zumba • Capoeira • Dança Circular e Lian Kong • Contação de Histórias

Participaram do evento: 34

Dezembro 2016

• Distrito de Assistência Social – Leste • Centro de Saúde Joaquim Egídio • CECOIA • Casa dos Sonhos • Serviço Social Nova Jerusalém • APAS • Fundação FEAC • Barreto Leme • Thomas Alves


“Aos parceiros e amigos um 2017 repleto de realizações!”

A IGNAFER atua na área de usinagem e ferramentaria atendendo os mais rigorosos padrões de qualidade. Projetos, fabricação de ferramentas e dispositivos para os mais variados setores da indústria. Empresa prestadora de serviços m e t a l ú r g i c o s , preenche uma lacuna no quesito qualidade neste setor. Profissionais com larga experiência em ferramentaria, usinagem e recuperação de peças em geral. R. Anton Von Zuben, 2685 - Jd. São José - Campinas, SP - hugo.ignafer@gmail.com

19 3265.1626 | 19 97401.0877


DECORAÇÃO

INSPIRE A SUA DECORAÇÃO DE NATAL 2016

36

Dezembro 2016


Dezembro 2016

37


CONTOS E OPINIÕES

É PRECISO SABER CONVIVER... “Relato de uma escritora que ama onde mora e lamenta a convivência com adversidades flagradas, mas envia, ao caro leitor, uma mensagem de amor.” J.Egidio -Foto: Rodrigo Silva

Liliam Carmela Scaranello Elias de Almeida.

H

á seis anos quando plantei minhas raízes em Joaquim Egídio, realmente acreditava que quem procurasse uma região como essa para viver seria, pelo menos, consciente sobre as leis, regimentos e estatutos que regem essas terras e os loteamentos inseridos nelas. Acreditei que a natureza exuberante e a diversidade da fauna existentes aqui fossem respeitadas pelo homem.

de amar a natureza e a vida no campo. Tem de ser gentil e delicado... Tem de ser capaz de plantar muitas árvores ao invés de cortar as existentes... Ser capaz de enxergar os ninhos nos arbustos e só podá-los quando os filhotes das aves partirem deles... Ter o conhecimento de que a vegetação das bordas das lagoas não é “mato” e sim, o berçário dos peixes e, portanto, deve ser preservada.

Infelizmente, tenho me assombrado com a maldade humana que vem revestida de uma arrogância absurda, de um egoísmo brutal e de uma vaidade desmedida revelados através de ações predatórias, infratoras e desrespeitosas causando impacto ambiental.

Quem vem para cá tem de ser capaz de entender e respeitar o curso das águas e preservar as nascentes. Ser capaz de conviver respeitosamente com os animas que aqui já habitavam e, protegê-los. Ser capaz de compreender que o controle do mato não se faz através de pulverização com veneno, pois todo um ecossistema é afetado e extinto. Quem vem para cá, tem de ser capaz de entender a função da “poeira” e não querer urbanizar o campo. Ser capaz de dosar a iluminação dos jardins respeitando o direito lumínico das pessoas. Ser capaz de entender a água como um bem finito e usá-la sem desperdício. Ser capaz de respeitar o silêncio que nasce com a noite que é um direito de todas as criaturas vivas.

Engana-se quem pensa que o luxo em Joaquim Egídio são as edificações que sobem do solo e que crescem dia após dia. O luxo está nessa natureza exuberante esculpida com perfeição, fruto de uma arquitetura impecável e perfeita. O luxo está nas águas cristalinas de suas lagoas e na diversidade da fauna que aqui habita. Quem vem para cá, seja para morar ou para o lazer, tem

38

Dezembro 2016


Quem vem para cá, tem de dirigir com cuidado e atenção porque a todo instante animais silvestres atravessam as estradas. Ser capaz de dar um destino correto para o lixo e não queimá-lo ou jogá-lo nas construções que se erguem, nos caminhos por onde se passa, pois aqui é a morada de muitas formas de vida que adoecem e morrem em decorrência das ações inconsequentes dos homens. Quem vem para cá tem de amar essa natureza com todos os seus cantos e encantos e ser grato por essa terra, porque viver aqui é um presente que se recebe todos os dias. É ter o privilégio de olhar a noite de um céu infinitamente estrelado. É dormir com o canto das corujas e acordar com a algazarra das seriemas, com o canto dos canários e dos tico-ticos. É ter a alegria de tomar o café da manhã em companhia de uma ave bela e colorida que entra na casa, alimenta-se das bananas na fruteira e depois alça voo se despedindo graciosamente. É presenciar, nas manhãs de inverno, a neblina deslumbrante que veste as montanhas e que invade misteriosamente a varanda. É sentir a emoção de ver os clarões no céu, ouvir a bravura dos trovões e a sinfonia do vento anunciando a chegada da chuva. Viver aqui é ter o privilégio de ver de longe num lobo tímido, um observador respeitoso. É passar ao lado de uma capivara confiante, se alimentando destemida em sua inocência.

39

Dezembro 2016

É ter a oportunidade de enxergar uma toca num barranco e dela ver sair, sem medo, uma família inteira de corujas. Viver aqui é testemunhar um pôr do sol inigualável, com cores vibrantes que vão do laranja aos tons avermelhados, com garças, tucanos e maritacas rasgando o horizonte num voo majestoso e belo. Que sejamos capazes de viver aqui ou em qualquer canto do mundo compreendendo que o planeta Terra não nos pertence, pois não é nossa criação e está além dos nossos limites de conhecimento. Que sejamos capazes de compreender que diante da consciência que abriga a essência da vida, não há vida inferior ou superior, maior ou menor... E, que, para viver aqui, temos de ser capazes de conviver em harmonia com a natureza generosa e sermos capazes de receber e aceitar o convite que ela nos faz a todo o instante, para uma reflexão profunda que se faz urgente e necessária para, com humildade, repensarmos novos caminhos condizentes com valores éticos, para que a nossa relação com o meio ambiente e com os animais nos insira diretamente nas verdades cristãs e nas leis divinas que regem todo o Universo.

Liliam Carmela Scaranello Elias de Almeida é escritora e moradora de Joaquim Egídio.


ARTES “PALESTRA SOBRE AS PINTURAS DE MICHELÂNGELO” SOCIETÀ LAVORO E PROGRESSO Livro de médico campineiro já vendeu mais de 70.000 cópias

N

o último dia 7 de outubro a Società recebeu o prestigiado médico Dr. Gilson Barreto, que falou sobre seu livro “A ARTE SECRETA DE MICHELANGELO - uma aula de anatomia na Capela  Sistina”, escrito em parceria com o cientista Marcelo Ganzarolli de Oliveria.  Lançado em 2004, o livro já vendeu  mais de 70.000 exemplares, e esteve por muitas semanas na lista dos mais vendidos da revista Veja. Além de cirurgião, Dr. Gilson é pintor diletante e membro da Academia Campinense de Letras, com mais de 15 livros publicados - inclusive livros infantis.   De maneira coloquial e acessível a

Dr. Gilson Barreto

todos, com ricas ilustrações, Dr. Gilson Barreto demonstrou  em sua palestra como Michelangelo claramente representou, em suas pinturas, partes da anatomia humana interna  - fruto de suas constantes práticas de dissecação de cadáveres para estudo da anatomia. Segundo ele, Michelangelo pensava que, se Deus nos fez à sua imagem e semelhança,  então o corpo humano era a melhor maneira de nos aproximarmos da divindade. Durante toda a apresentação, Dr. Gilson descrevia vividamente a época do Renascimento, os personagens e a sociedade onde viveu Michelangelo.

‘CERÂMICA NO PAISAGISMO’ REÚNE A ARTE DA CERÂMICA COM A NATUREZA EM ATELIÊ DE SOUSAS

O

garimpo minucioso da beleza por trás de tudo aquilo que está ao redor e é concedido pela própria natureza. Esse é, talvez, um dos principais elos entre os trabalhos artísticos que se mostram cada vez mais complementares: a cerâmica e o paisagismo. É justamente pensando na união desses dois elementos que a artista plástica Darly Pellegrini, com 25 anos de experiência com a arte da queima da argila em alta temperatura, desenvolve este trabalho em seu ateliê em Sousas.

Darly Pellegrini

40

Dezembro 2016


ARTE

CORO SANT’ANA PÚBLICO É PRESENTEADO COM BRILHANTES APRESENTAÇÕES CORO SANT’ANA em se destacando desde 2008. Em 15 de outubro último, V a belíssima apresentação de Árias de Ópera e Músicas Brasileiras e em 3 de dezembro na paróquia de Sant’Ana com

7. Maria Aparecida Hespanholeto Sales 8. Mércia B. de Carvalho Tresoldi 9. Teresinha Cavalheri Dal Porto

Concerto de Natal. Sob a regência de Mário Maróstica Junior e acompanhamento da organista Paula Petrogelli, o Coro Sant’Ana se apresenta com os componentes:

Tenores:

1. Adelson Ruffi 2. Luiz Ademir Marcon 3. José Pedroso Filho 4. Marcelo Cesar Roio Mucci 5. Rodrigo de Carvalho Tresoldi

Sopranos:

1. Ana Carolina Staiger Ruffi 2. Ida Tomazin 3. Iracema de Oliveira Francia 4. Márcia Aparecida Zagria Silva 5. Maria Helena Cremasco 6. Maria Elizabeth Reolon Marostica 7. Marlene Pierozzi Netto

Baixos:

1. Adriano Pedrini 2. Attilio José Precaro 3. Francisco Reynol de Carvalho 4. José Luiz Hardy 5. Rafael Augusto de Almeira Pereira 6. Raul Tresoldi 7. Ricardo Bianchin Martin 8. Thiago Sandoval 9. Thiago Henrique da Silva Zagria

Contraltos:

1. Ana Cavalheri Beltramelli 2. Ana Claudia da Rocha Mucci 3. Antônia Ap. Ferreira Alves 4. Arielma Vilela de Barros Veloso 5. Isabel Hardy 6. Liz Marina Ribas d’Avila Ferreira

EM DEZEMBRO - LANÇAMENTO DO NOVO LIVRO DO PROF. VALLADÃO

SIMPATIZANTES DO CECOIA ESTÁ CHEGANDO A HORA DE PENSAR NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

J. C. Valladão de Mattos

Manifestação

da consciência A criação do mundo material

Manifestação da consciência

Agradecimentos CECOIA

J. C. Valladão de Mattos

Sabemos que é permitido, legalmente, a toda pessoa Manifestação física ou pessoa jurídica destinar parte do imposto da para consciência de renda devido em cada exercício alguma A criação do mundoFundo material Instituição Social, por intermédio do FMDCA Municipal dos Direitos da Criança eNão do Adolescente de há Vida sem Consciência; não há Consciência sem Vida. Só existe uma única Consciência. As consciências separadas Campinas, e tais recursos são integralmente são como um mar que sedestinados escoa por inúmeros furos numa barragem. Consciência é aquela nossa parte que percebe, que sabenossa de sua própria existência e da existência e, do univerao amparo de crianças e idosos de cidade, so. Consciência é não "local", não existe em nossa cabeça, como a maioria pensa. O cérebro não pensa, ele só tem aquilo que você destinar será devolvido devidamente funções de memória e de transmitir comandos da consciência através da mente. Esta contém nossos pensamentos e o software operacional para nosso corpo físico. O pensamento corrigido pela taxa Selic. é inerente à nossa consciência. O mundo material é a manifestação da Consciência Divina através de Seu pensamento.   J. C. Valladão de Mattos Nosso site www.cecoia.org.br, e no blog da cartilha de doações no endereço http://cecoia.org.br/?page_ id=9320  você encontrará uma versão detalhada, esclarecendo e explicando como efetuar sua doação. Ou informações para comunicacão@cecoia.org.br

Prof. Valladão E R R ATA : Na edição 34 foi divulgado

erradamente o nome do orientador de doutorado do prof. Valladão. O correto é: Rogério Cézar de Cerqueira Leite

Dezembro 2016

41


Horizontais 01 - SALVE = EMUDECIDA 02 - ABANDONAR 03 - QUE NÃO TEM IDENTIFICAÇÃO (fem) 04 - REVISTA = ALIMENTOS PRODUZIDOS PELAS GALINHAS 05 - ESCOLA ORTODOXA (iniciais) = UMA COR = NOVO 06 - ALAGOAS (sigla) = ADMIRADOR DE CANTORA 07 - AQUI ESTÁ = ALI = MACHO DA VACA 08 - DISTRITOS = ACOLA 09 - ARAGEM (prefixo) = VOZ DO TOURO = DAMA DE COMPANHIA 10 - ATMOSFERA = GLÂNDULAS DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO 11 - MONARQUIA GOVERNADA POR UM REI = ANTES DE CRISTO (iniciais) = TRES VEZES 12 - NOME DE MULHER = FAZER ECO

Verticais 01 02 03 04 05

-

06 07 08 09 10 11 12

-

SOLDADO (abrev) = REPARAR UMA SITUAÇÃO QUE SE DESENVOLVE NO AR = DOIS (romano) = O AUTOR MARCA DE CIGARRO = COZINHA NO FORNO = QUATRO (romano) MERECEDOR DE PERDÃO = CADEIRA DO REI ESCOLA REGIONAL (iniciais) = SENHA ZONAL (iniciais) = ANDAR = ANTIGO CANTOR MAMÍFERO DE CARAPAÇA ARTICULADA (pl.) = MAGNETICO CURSO DE ÁGUA ARTIFICIAL = SUPORTA RODA = ARAME DE COBRE USADO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS = GELO (inglês) VOVO’ = CURADO LABORIOSO = ESTA COISA EQUIPAMENTO PARA EDIÇÃO DE FILMES = ANURO COMESTIVEL CASUALIDADE = ANDAVA = SORRIR

Respostas

Expediente | Missão: Levar entretenimento

a custo zero aos moradores de Campinas, informando os acontecimentos, eventos com reportagens úteis e divulgando o setor comercial aqui existente.

| Visão: A revista DISTRITOS, que está há 6 anos sendo distribuída gratuitamente, vem interagir com um público exigente que responde às informações divulgadas.

| Valores: A revista DISTRITOS presta informações de utilidade pública, atende pedidos e solicitações de leitores, colabora com entidades institucionais e tem como objetivo, obter um leitor assíduo, satisfeito e bem informado.

42

| Editora Sueli A. Gidaro

| Supervisão Miguel Arcanjo

| Jornalista Responsável Mirian Legei

| Fotografia Foto Conte Karina G. Ricci Jessica Tarifa Tavella

| Equipe Jornalística Patrícia Levy Mirian Legei | Revisão Tony R.M.Rodrigues Mirian Legei | Produção Publicitária Karina G. Ricci | Conselho Editorial Nye Ribeiro - Escritora e Jornalista Virginia Lafare - Profª Universitária Atílio José Précaro - Empresário

Dezembro 2016

| Designer e Diagramação Marcelo Hanickel | Colunistas Colaboradores Ananda Luz Nelson Travnik Profª Dra. Valéria Reani | Impressão Gráfica Silvamarts

www.revistadistritos.com.br revistadistritos@hotmail.com Revista Distritos

PARA ANUNCIAR LIGUE:

(19) 3258.3858 (19) 97414.0162 (19) 99240.0788 Revista Bimestral | Entrega gratuita nos condomínios público AA,A e B, comércio, restaurantes, padarias, clínicas, postos turísticos, Ventura Mall, Nova Campinas, Aeroporto Viracopos entre outros.


Agendamento ou Express

Você merece estar bela a qualquer hora!

Nosso espaço foi preparado para crianças, adolescentes, mulheres e homens de todas as idades. Unhas estilizadas com mais de 40 tipos de esmaltações! Experiência única. Atendimento diferenciado.

Venha experimentar nosso cafezinho e chá cortesia.

Infantil | Manicure e Pedicure | Podologia Reflexologia | Sobrancelhas | Depilação Estacionamento e wi-fi gratuitos.

 19

3264.6009

98102.8502

R. dos Expedicionários, 14 - Sousas - Campinas mistermissunhassousas


sempre oferecendo o melhor para sua mesa! Carnes e Complementos

FAÇA SUA ENCOMENDA PARA O FIM DE ANO! TEMOS ASSADOS E TUDO PARA SEU CHURRASCO!

Seg à Sab: 8h às 19h | Dom e Feriados: 8h às 13h Av. Dr. Antonio Carlos C. de Barros, 1421 (em frente a Harley) Casa de Carnes A Boa Carne Sousas A Boa Carne Sousas

assados aos sábados, domingos e feriados

DELIVERY

3388.3666

Revista Distritos - 35ª Edição  

35ª Edição da Revista Distritos, de Sousas (Campinas) - SP

Advertisement