Distinção - Edição 78

Page 1

Mala Direta Básica 22.863.212/0001-35 TRIBUNA SC EIRELI

Portonave e Aeroporto puxam o progresso de Navegantes PÁGINA 6

Prefeitura de Navegantes

DISTINÇÃO 078

O U T U B R O - 2 0 2 1 - E D I Ç Ã O 7 8 - PA R A N Á E S A N TA C ATA R I N A

Balneário Camboriú ganha o GREEN OCEAN RESIDENCE PÁGINA 10


REFERÊNCIA

GLP Central, muita técnica e experiência no segmento de gás canalizado GLP e gás natural ◤

Há mais de 30 anos a GLP Central é a principal referência em Santa Catarina no segmento de gás canalizado dos tipos GLP e gás natural. Com produtos e serviços do mais alto nível tecnológico para residências, apartamentos, condomínios, comércio e indústrias, a empresa se destaca pelo profissionalismo e experiência que resultam na excelência em todos os trabalhos que executa.

A empresa atua com 15 equipes de instalação e 4 equipes de assistência técnica 24 horas, utilizando produtos e serviços do mais alto nível tecnológico.

Especialistas Para colocar em prática um projeto de rede de gás canalizado, é necessária muita técnica. Por isso, a GLP Central tem as suas equipes preparadas dentro de normas rigorosas da legislação, como a

NBR 13523 e 15526 da ABNT, além do credenciamento junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Para garantir a aprovação dos projetos, a GLP Central também atende aos padrões de qualidade exigidos pelos melhores clientes. São requisitos de viabilidade econômica, funcionalidade e eficácia que elevam a qualidade de todos os serviços prestados.

Loja da GLP localizada na rua 3208, 282 em BC.

O engenheiro responsável é Henrique César Salvador (CREA 026936-3), Especialista em montagem de redes de GLP / GN. MBA em Negócios de Petróleo e Gás pela FGV.

UM SÍMBOLO DA CULTURA: O SEBO DE NAVEGANTES ◤

Navegantes tem um símbolo de resistência aos novos tempos, estimulando a cultura: o Livrusado Sebo. E ainda por cima sob a direção de uma pedagoga, a Sandra Regina! Localizado bem no centro da cidade, próximo da Prefeitura, a 100 metros do ferry boat, o Sebo navegantino oferece aos clientes uma variedade muito grande de livros, revistas, gibis. No local, além dos tradicionais materiais de comercialização em sebos, são encontrados ainda barbantes, lãs, tintas a óleo e para tecidos, pincéis, toalhas, etc. Desfilam pelas prateleiras abarrotadas grandes nomes da literatura nacional e estrangeira, podendo-se, com algum tempo, colher algumas obras raras. Pode-se pedir também, com antecedência, pelo telefone (47) 3319-1555, e o Whatsapp é (47) 99149-0871.

2

Email: livrusado.sebo@gmail.com Instagram: Instagram.com/livrusado.sebo. Site: www.estantevirtual.com.br/livrusado_navegantes Facebook: www.facebook.com/livrusado.sebo


| tribunasc.com/distincao

TUNAS DO PARANÁ CHEGA AOS 30 ANOS ◤

Tunas do Paraná tem esse nome porque no tempo do lugarejo chamado Pedra Preta aflorava ali o granito Tunas, uma rocha vulcânica muito procurada na construção civil e decoradores. Pelo Decreto-Lei Estadual n° 199, de 30 de dezembro de 1943, assinado pelo Interventor Federal Manoel Ribas, foi criado o Distrito Administrativo de Pedra Preta, com território pertencente ao município de Bocaiuva do Sul. Em torno do ano de 1960, a localidade de Pedra Preta já conhecia a denominação de Tunas, e com este nome foi elevado à categoria de município emancipado, em 30 de abril de 1990, através da Lei Estadual n° 9.236, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias. O território foi desmembrado do município de Bocaiuva do Sul, e a Lei Estadual n° 10.230, de 28 de dezembro de 1992, alterou a denominação para Tunas do Paraná. A instalação oficial deu-se em 1 de janeiro de 1993.

Atração Tunas do Paraná tem uma grande atração turística, que é o Parque Estadual de Campinhos.

Com área de 336 hectares, situase na região montanhosa do Açungui, o primeiro parque criado no Paraná para preservação do patrimônio espeleológico. De muita beleza natural, realçada pelas grutas de formação calcária denominadas Conjunto dos Jesuítas, o parque resguarda ainda em seu interior parte da vegetação original da floresta de araucária angustifólia, contendo ainda as seguintes espécies: imbuia, erva-mate, cedro, carvalho brasileiro. Entre as espécies da fauna encontram-se o cachorrodo-mato, veado, serelepe, gralha-azul, paca e gato-do-mato. Com portal, centro de visitantes, lagos, córregos, quiosques e trilhas interpretativas de até 800 metros de extensão, o Parque de Campinhos constitui-se em local de turismo, educação ambiental e lazer.

posto, quando a localidade ainda se chamava Pedra Preta, tiveram início as atividades da PRF no Paraná. O Paraná foi o primeiro estado do sul a contar com o então Policiamento de Trânsito das Estradas e o 5º do país, em função da Estrada da Ribeira – único caminho que demandava a São Paulo e tinha grande movimentação de veículos. O prédio, pela Lei, ficou denominado de “Memorial Pedro Krasota”.

Produção A economia municipal é predominantemente extrativista, com grande número de empresas de reflorestamento, corte e beneficiamento de madeira (especialmente pinus e eucalipto) e de extração de mármores e granitos. Recentemente, foram descobertas jazidas de chumbo, ainda não exploradas. Ademar Moacir Cordeiro

1º posto da Polícia Rodoviária Em março de 2016 o prefeito Joel do Rocio Bomfim assinou a lei 664 que dispõe sobre o tombamento do posto histórico da Polícia Rodoviária Federal. No dia 17 de fevereiro de 1943, naquele

®

DISTINÇÃO PR e SC tribunasc.com/distincao issuu.com/revistadistincao facebook.com/GrupoTribunaSC CNPJ 22.863.212/0001-35 Tribuna SC Eireli ME IMPRESSÃO: GRAFINORTE (Apucarana/PR)

ENDEREÇOS: Al. Augusto Stellfeld, 873, Ap. 202. Cond. Agostinho França do Nascimento, Ed. Bigorrilho — Curitiba, PR Rua 300, 130, Conj. 502 — Balneário Camboriú, SC EDITOR E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Victor Grein Neto victorjornal@yahoo.com.br — (41) 99191-3296 PROJETO GRÁFICO E DESIGN: Ulidh Motion — CNPJ 31.180.791/0001-02 Luiz Paulo Pietsiaki Moraes — (41) 98814-8436

3


REFERÊNCIA

DEMOLIÇÃO INICIA NOVO CICLO DE TRANSFORMAÇÕES NA ECONOMIA E MOBILIDADE URBANA DE ITAJAÍ (Prefeitura de Itajaí) ◤ A demolição de um imóvel na esquina entre as ruas Capitão Adolfo Germano de Andrade e Olegário de Souza Júnior marca o início de um novo ciclo de transformações na economia e mobilidade urbana de Itajaí. A derrubada do prédio permitirá a construção da Rua Porto, ligação viária entre as avenidas Marcos Konder e Irineu Bornhausen (Caninana). O trajeto significará uma nova fase para as transformações no trânsito da cidade na ligação do Centro com os bairros. A obra também possibilitará a expansão da área primária do Porto de Itajaí para mais de 300 mil metros quadrados.

Integração entre Porto e Cidade Nas margens do rio Itajaí-Açu, o Porto de Itajaí está localizado no Centro da cidade e sua atividade reflete de forma direta na economia e na vida dos cidadãos. A obra da Rua do Porto é ação conjunta do Município de Itajaí com a Superintendência do Porto. A nova via desapropria os imóveis com recursos municipais, enquanto o Porto de Itajaí trabalha na desapropriação dos imóveis ao Norte para ampliar a área de movimentação e armazenagem de contêineres. “Esse projeto é uma prova concreta do sucesso do modelo adotado em Itajaí com a Autoridade Portuária Pública Municipal. O Porto ganha em eficiência na ampliação de sua área primária e os cidadãos se beneficiam com mai-

4

Divulgação

or qualidade de vida ao diminuir as distâncias e tempo no trânsito”, defende o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. “Todos pelo nosso Porto, estamos mostrando ao Governo Federal que Itajaí faz a sua parte. Os investimentos se transformam em resultados no Complexo Portuário que bate recordes mês a mês”, finaliza o prefeito. “As obras da Rua do Porto integram os esforços para a expansão da área primária do Porto de Itajaí para mais que o dobro da atual. A ampliação aumenta nossa capacidade e nossa competitividade no mercado”, explica o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Nova ligação entre o Centro e os bairros O projeto conhecido como Rua do Porto criará uma nova rota de deslocamento entre o Centro de Itajaí e os bairros ao interligar as avenidas Irineu Bornhausen (Caninana) e Marcos Konder. A via dá continuidade às transformações na mobilidade urbana da cidade ao organizar o trânsito e eliminar os congestionamentos com os caminhões carregados para o

Porto. Ao norte da nova via, serão construídos os muros da área primária do porto. Em paralelo às desapropriações para a rua, a Superintendência do Porto de Itajaí trabalha na aquisição de outros imóveis para que se possam substituir os trechos das ruas Coronel José Eugênio Müller e Blumenau pelo projeto da Rua do Porto. Com as desapropriações, o espaço será triplicado para aumentar a capacidade de armazenagem de contêineres. Com duas pistas e três faixas por sentido, passeios arborizados, ciclovias, drenagem pluvial e nova iluminação, a obra reurbanizará todo o entorno. A Rua do Porto ainda contempla o modelo de mobilidade e sustentabilidade trazido pelas reurbanizações e projetos em andamento na cidade ao priorizar os pedestres com calçadas amplas e acessíveis. Os investimentos são avaliados em R$ 48 milhões entre desapropriações e obras. O projeto de execução da via será encaminhado para licitação ainda em outubro e as obras podem iniciar ainda este ano.


PARANÁ

| tribunasc.com/distincao

Sai o ronco dos carros, entra um bairro planejado (da Redação) ◤ A empresa Bairru Urbanismo, que adquiriu a área onde antes funcionava o Autódromo de Pinhais, tem projeto de transformar o local em bairro planejado, com projeto paisagístico que contempla áreas verdes. As obras devem ter início no começo do próximo ano, com a primeira etapa sendo entregue dentro de um ano e meio e o restante até 2031. A empresa implanta em Guarapuava um projeto semelhante, o Bairro das Cerejeiras, com 70% dos lotes vendidos. No local haverá centro comercial, parque, praça, associação de moradores, salão de festas. Recentemente, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo – Semur – e juntamente com os proprietários da área do antigo Autódromo, realizaram audiência pública de apresentação da Operação Urbana Consorciada – OUC – Autódromo, Ferrovia e Parque das Águas. A operação é um conjunto de intervenções e medidas com o objetivo de realizar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental.

tre o Rio Atuba, na divisa com Curitiba, até o Rio do Meio, no Parque das Águas, como a criação de Parque Linear e solução viária ao longo de toda a ferrovia. Representantes da Bairru Urbanismo, a arquiteta e urbanista Yasmin de Nadai e o administrador Carlos Eduardo Rodrigues, fizeram a apresentação do projeto arquitetônico, que contou com a visão do urbanista Jaime Lerner, falecido em maio. O estudo dos impactos foram apresentados pelas representantes da Ecotécnica Tecnologia e Consultoria, a arquiteta e urbanista Letícia Oliveira e a engenheira de transporte Vanessa Kerecz.

Desde 1973 Desde 1973

Com medidas compensatórias sobre o potencial construtivo, a população de Pinhais ganhará com a implantação de melhorias de mobilidade urbana enDivulgação

5


VANGUARDA

Duas locomotivas puxam o progresso de Navegantes

O terminal da Portonave

O desenvolvimento econômico e social de Navegantes é como um grande comboio ferroviário. Tem os vagões das indústrias, dos profissionais liberais, do turismo, das construtoras, do comércio, da Prefeitura, da Câmara

de Vereadores, da Associação Empresarial, dos prestadores de serviços, dos professores e alunos. Puxando, existem duas grandes locomotivas: uma, o terminal marítimo (Portonave) e outra o Aeroporto Ministro Victor

O Aeroporto Ministro Victor Konder

6

Konder. Pode-se afirmar que o progresso, em Navegantes, chega por terra, mar e ar. Chega e sai, com as mercadorias alcançando o mundo todo.

Praia do Gravatá


| tribunasc.com/distincao

Ferry-boat na ligação com Itajaí

Santuário de N. S. de Navegantes

7


Portonave supera pelo quarto mês a marca de 100 mil TEUs (Assessoria da Portonave) ◤ Pela quarta vez neste ano, a Portonave superou a marca de 100 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em um único mês. O recorde histórico de movimentação foi conquistado, na quinta-feira, 30 de setembro, ao término da operação do navio MSC VIGO. A embarcação tem 270.40 metros de comprimento e capacidade para 5.500 mil TEUs. Faz parte do Serviço USA1, que tem como destino América Central e América do Norte. O Terminal fechou o mês de setembro com 51 atracações de navios. Foram 60.007 contêineres movimentados e os exatos 109.074 TEUs. A marca superou

os 108.643 TEUs do mês de maio. Além disso, o Terminal recebeu 45 mil caminhões, uma média de 1.500 por dia. Destaque para três dias com o fluxo de Gate superior a 2.500 veículos, chegando a 2.563 no dia 22 de setembro. E, mesmo com tantos movimentos Gate, o tempo médio de permanência no pátio, considerando entrada, carga ou descarga e saída do contêiner, permaneceu em torno de 23 minutos. Nestes nove meses de 2021, a Portonave registrou um dos maiores índices de crescimento entre os terminais do Brasil na movimentação de contêineres, com 37% de crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado, e já somam

858.572 TEUs movimentados. Líder na movimentação de contêineres no Sul em ambos os segmentos: importação e exportação e em escala nacional o Porto de Navegantes se destaca em segundo lugar no ranking dos portos de movimentação de contêineres. Diante de mais esta conquista, a empresa mantém a atualização constante de seus serviços, a fim de ter melhorias não só na otimização dos equipamentos, mas também na alta performance de todo o processo. Para isso, há um time de profissionais comprometidos em suas atividades com o elevado grau de comprometimento e produtividade. O que demonstra o alcance destas superações mês a mês.

PORTONAVE PATROCINA SURF NACIONAL Divulgação

A Portonave firmou o patrocínio com o surfista Matheus Navarro. Mês passado, foi com o Elias Figue Diel. Os dois são destaques do esporte nos cenários nacional e internacional. Matheus Navarro, promessa catarinense, vem ganhando espaço no cenário internacional, rumo aos eventos “Challanger Series” 2022. Além do título mundial do ISA World Junior Sub-18 no Panamá em 2012, Matheus foi campeão no “Qualifying Series” em 2019, na Flórida/USA e em Mar Del Plata/Argentina. Os próximos desafios serão em novembro, na Praia Mole/Florianópolis e Saquarema/RJ.

8

O surfista Figue Diel da Praia Brava é um dos atletas convocados para o Campeonato Mundial de Para-surf. A competição, realizada pela Associação Internacional de Surf (ISA) e organizada pela AmpSurf, reúne atletas do surf adaptado do mundo todo. O

surfista integra a categoria de parasurfistas com deficiências visuais, e vai representar o Brasil na categoria Para Surf VI 1 – Masculino. Esse ano, o evento acontecerá em dezembro, em Pismo Beach, na Califórnia/EUA.


| tribunasc.com/distincao Vida na Água Os patrocínios estão alinhados ao apoio oficial da Portonave aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles o ODS 14 “Vida na Água” da ONU. Os ODS são uma agenda global com metas até 2030 para promover soci-

edades mais prósperas e pacíficas por meio de relações sustentáveis com o meio ambiente. Além dos surfistas, a Portonave também é uma das patrocinadoras do projeto Somos do Mar. A iniciativa promove ações gratuitas à comunidade sobre educa-

ção ambiental, como o combate do lixo no mar por meio de práticas sustentáveis, lúdicas e criativas. Em 2022, o trabalho da engenheira ambiental, Diulie Tavares, e do oceanógrafo, Rafael Langella, voltará a rodar o Brasil até chegar à foz do Rio Amazonas.

PORTONAVE, EMPRESA CIDADÃ 2021 No dia 27 de setembro a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) divulgou os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2021. A Portonave foi uma das vencedoras na categoria de combate à pandemia com o case “#JuntosSomosMaisFortes contra o Covid-19”. Desde a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia, em 11 de março de 2020, a Portonave já se en-

contrava mobilizada para o enfrentamento ao novo Coronavírus. O cenário tornou mais evidente a importância da união dos profissionais que mostraram resiliência e capacidade de adaptação em cuidar da saúde e prezar pelo bem-comum: a vida. Além disso, o Terminal desenvolveu e executou ações sociais a fim de minimizar os impactos da doença na comunidade local.

de Navegantes. Há 23 edições, a ADVB/SC reconhece os melhores projetos de empresas e instituições catarinenses nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária, desenvolvimento cultural e, neste ano, combate à pandemia. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no Hotel Faial Prime, dia 21 de outubro, em Florianópolis/SC.

Este é o décimo prêmio conquistado pelo Terminal Portuário

Paraná produz metade do trigo colhido no Brasil e Tibagi é o maior produtor nacional (da Redação, com informes da AE Notícias) ◤ Ninguém produz mais trigo no Paraná e no Brasil do que Tibagi. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), o município colheu 111 mil toneladas em 2020, em uma área total de 30 mil hectares. Ou pouco mais de 15% de toda a produção paranaense de trigo.

Gilson Abreu / AEN

O Paraná produziu 3,2 milhões toneladas no ano passado, mais da metade de tudo o que foi colhido em solo brasileiro: 6,2 milhões de toneladas. Para a safra atual, a projeção da Secretaria da Agricultura e Abastecimento é de uma colheita de 3,7 milhões de toneladas, meio milhão a mais do que o colhido em 2020.

9


Chegando aos 30 anos, HAACKE entrega o GREEN OCEAN ◤

A Haacke Empreendimentos Imobiliários está entregando a felizes proprietários um dos mais bonitos edifícios residenciais já edificados em Balneário Camboriú. O Green Ocean, na rua 1131, entre a Avenida do Estado e a Avenida Brasil, é considerado um imóvel de alto padrão, com acabamento Premium. Com um apartamento por andar, 3 suítes e duas vagas de garagem, o empreendimento está a 5 minutos a pé da Praia Central (que está re-

cebendo obras de alargamento). São 130 m2 de área privativa, 272 m2 de área total. Com 27 pavimentos, contem 21 apartamentos. A área de lazer é das mais completas da cidade, contendo piscinas adulto e infantil, quiosque Gourmet, sauna e SPA, Salão de Festas com Espaço Criança, playground, academia de ginástica, sala de jogos.

Área de lazer

18 DE OUTUBRO: DIA DO PINTOR Três bons motivos para saudarmos a todos! Felicidades, é o que desejamos!

Fachada do Green Ocean

30 anos da Haacke Empreendimentos Imobiliários INAUGURAÇÃO ED. GREEN OCEAN

Cer��fi��ção In���r�, �e�� d� �u���da�� In�e�r�, ���es ���s��a��z��a�

Piscinas

10

Loja Balneário Camboriú/SC: Rua 904, 971 - 47 3360-7676 | Loja Camboriú/SC: Av. José Francisco Bernardes, 1080 - Salas 1 a 3 - 47 3365-1515 | Fábrica Camboriú/SC: Rua dos Empresários, 193 - 47 3366-1514


| tribunasc.com/distincao

30 ANOS Fundada em 1 de agosto de 1991 com o nome de Haacke Construtora Ltda, a Haacke visava incorporar e construir imóveis em Balneário Camboriú, tendo a frente o empreendedor Carlos Haacke. Em janeiro de 2004 a construtora passou a atuar na área de reformas prediais, recuperação de estruturas e demais serviços relacionados à manutenção preventiva de empreendimentos imobiliários. Nesta mesma época constituiu-se

a Haacke Empreendimentos Imobiliários, para dedicar-se exclusivamente à incorporação imobiliária, que por sua vez tornou-se responsável por todos os novos empreendimentos construídos pela empresa. Sempre com qualidade e inovação constante, procurando satisfazer e superar as necessidades dos clientes. Ao mesmo tempo, procurou sempre promover o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

O Colina Di Roma

Quadra de esportes do Colina Di Roma

Áreas externas do Colina Di Roma

11


INVESTIMENTOS Alguns dos mais belos edifícios construídos em BC saíram das pranchetas da Haacke: Costa D´Ouro, Melbourne Residence, Chateau Versailles, Ville de France, Cote D´Azur, Villagio Di Roma, Costa Esmeralda, etc. E, no momento em que entrega o Green Ocean, a empresa constrói o Rezidenziale Collina Di Napoli na rua 1440 (entre a Ave-

nida Brasil e a 3ª. Avenida), a 500 metros da Praia Central, com 24 pavimentos, previsão para entrega em outubro de 2023. O destaque será o Salão de Festas com pé direito duplo, interligado ao pub, à sala de jogos e com um lounge. Constrói também o Costa Amalfitana Residence na rua 971, previsto para ser entregue ainda no final de 2021, com 2 apartamentos por andar, 4 suítes

O Costa Amalfitana

sendo uma máster, área privativa de 203,94 m2 e total de 450,66 m2. E tem um pré-lançamento: o Residencial Colina Di Roma na rua 2950, 220, a 400 metros da Praia Central. Terá 33 pavimentos, apartamentos diferenciados, área de lazer em 2 pavimentos e incluindo uma boate privativa. Previsão de entrega para dezembro de 2024.

Piscina na cobertura do Costa Amalfitana

Cumprimentamos duplamente diretores e colaboradores da

HAACKE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Orgulha-nos sermos seus parceiros! Rua Corupá, 14 - esquina a Avenida Marginal Oeste Bairro dos Municípios - Balneário Camboriú/SC 47 3363-8080 3363-8003 3263-1934

12

pelos 30 anos de belas realizações e pela inauguração de uma obra-prima, o GREEN OCEAN

O Colina Di Napoli


Divulgação

13


| tribunasc.com/distincao

EM REUNIÃO COM A EMIRATES, GOVERNADOR BUSCA VOO DIRETO ENTRE PARANÁ E DUBAI (AE Notícias) ◤ O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou todas as potencialidades do turismo paranaense para executivos da Emirates Airlines, maior companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos e uma das principais do setor no mundo. A reunião ocorreu em uma das sedes da empresa em Dubai e integra o giro da comitiva do Governo do Estado para promover o Paraná pelo Oriente Médio, iniciado na semana passada, em uma agenda paralela à Expo Dubai 2020. A intenção, destacou Ratinho Junior, é estreitar laços para trazer ao Paraná um voo direto da empresa – atualmente a Emirates faz a rota São Paulo-Dubai cinco vezes por semana. Foz do Iguaçu, por ser um dos mais representativos polos turísticos do País, é a principal candidata. “Queremos fortalecer o turismo paranaense. Foz é hoje o segundo destino de turistas estrangeiros do País, com grande possibilidade de crescimento. A cidade vem recebendo muitos investimentos, públicos e privados, e pode sim ser uma alternativa logística para a Emirates”, afirmou o governador. “Mas há em Curitiba o turismo de negócios e o turismo de natureza em outras cidades do Estado, todas com grandes atrativo. Ele lembrou que o aeroporto internacional da cidade, recentemente concedido à iniciativa privada, foi reformulado justamente para receber voos internacionais diretos, um investimento de R$ 69,4 milhões em

uma parceria do Governo do Paraná, Itaipu Binacional e Infraero. “Fizemos um grande investimento no complexo. O aeroporto tem hoje a maior pista da Região Sul e está apto para receber voos dos Estados Unidos, Europa e Ásia”, disse Ratinho Junio

reserva de Mata Atlântica do País está localizada no Paraná. Pelas ótimas impressões, temos uma chance muito grande de ter o primeiro voo da Emirates para o Paraná já no ano que vem”, disse Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná.

Com a concessão, o Aeroporto Internacional das Cataratas deve ter um novo aporte, estimado em R$ 512,3 milhões. “Foz é um dos maiores centros comerciais do mundo, com grande movimentação de estrangeiros, especialmente vindos da Ásia. A projeção é que apenas um dos nossos atrativos, as Cataratas do Iguaçu, recebam 5 milhões de visitantes por ano em futuro bem próximo”, ressaltou o prefeito Chico Brasileiro

HUB LOGÍSTICO – O Paraná está retomando o projeto Voe Paraná, de aviação regional, e tem investimentos em públicos e privados em vários terminais. Quatro foram concedidos para a iniciativa privada (Afonso Pena, em São José dos Pinhais; Cataratas, em Foz do Iguaçu; Governador José Richa, em Londrina; e Bacacheri, em Curitiba), três foram totalemnte remodelados (Cascavel, Umuarama e Maringá) e há obras ou convênios para melhorias em andamento em Ponta Grossa, Siqueira Campos, Pato Branco, Cornélio Procópio, Arapongas, Paranavaí e Loanda.

O cenário impactou o chefe do escritório comercial da Emirates, Adnan Kazim. Ele disse que não conhecia o Estado e que a ideia é amadurecer a conversa. “O que posso dizer é uau! A impressão foi muito boa e temos muitas informações que não conhecíamos antes. Mas, para a aviação, teremos de fazer um estudo minucioso após essa visita do governador a Dubai. A visita aconteceu no melhor momento da nossa história por conta da Expo, a visita do Paraná foi muito oportuna”, afirmou. “A reunião foi muito interessante. Após ver o material do Paraná, os números que o Estado têm a oferecer, os representantes da Emirates ficaram encantados. Falamos de Foz do Iguaçu, de Curitiba e mostramos que a maior

EMPRESA – A Emirates Airline é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos. Fundada em 1985, conta com uma frota de 270 aeronaves que operam em 157 destinos. São mais de 45 mil funcionários de 172 nacionalidades diferentes. PRESENÇAS – Participaram da reunião os secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e os empresários Cilena Karam dos Santos e Tarik Mohammed Amin Al Alabbasi.

14


| tribunasc.com/distincao

Balneário Camboriú entra de novo na rota de transatlânticos (Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú) ◤ Balneário Camboriú está novamente na rota de transatlânticos. Depois de mais de um ano sem receber cruzeiros por causa da pandemia de Covid-19, a cidade terá a temporada de navios aberta dia 16 de novembro, com a chegada do MSC Preziosa. Pelo menos 20 escalas da empresa MSC Cruzeiros estão previstas até 6 de abril, quando a temporada termina. A empresa Costa Cruzeiros também confirmou presença na cidade e divulgará todas as escalas em breve. A temporada nacional de cruzeiros foi aprovada, nesta semana, pelos ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Turismo, além de Casa Civil e Embratur. A expectativa da Secretaria de Turismo do Município é que Balneário Camboriú tenha a melhor temporada de transatlânticos desde que recebeu o

primeiro navio, em 2017. Desde o início de setembro, o município desenvolve uma programação especial de primavera que deu início a uma supertemporada, anunciada em fevereiro para amenizar os impactos da pandemia. Para o secretário de Turismo, Geninho Goes, se as previsões se confirmarem e avançar a vacinação contra a Covid-19, a presença de turistas na cidade será garantida de setembro de 2021 a abril de 2022, gerando emprego e reaquecimento da economia de diversos setores. A recepção dos passageiros que desembarcarem em Balneário Camboriú é feita pelo Atracadouro Barra Sul, que conta com uma estrutura que tornou possível a fundeação de navios na cidade. Desde 2017, houve mais de 70 escalas de três empresas de navios diferentes na cidade. Entre eles, o atracadouro já recebeu passageiros do maior navio a navegar em águas brasileiras: o MSC Seaview, que tem capacidade para mais de cinco mil passageiros e 323 metros de comprimento. Divulgação

15



Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.