Issuu on Google+

1


2


3


4


5


6


7


8


9


sumário

pág. 110

pág. 24

46 pág. 107

Matérias especias desta edição

24 Sua Casa, Seu Estilo com Brunete Fraccaroli

A arquiteta que participou do reality show Mulheres Ricas abre sua residência e mostra todo seu bom gosto e estilo.

42 Entrevista com a Designer de Interiores Jóia Bergamo

Formada em Designer de Interiores, Jóia Bergamo tem mais de 28 anos de profissão e seu escritório realiza em média 150 projetos anuais em áreas residenciais, comerciais e corporativas.

46 Esquadrias em PVC Bom gosto e economia são as marcas mais fortes do material.

52 Nasce um clássico Ladrilhos hidráulicos são um clássico da arquitetura de interiores.

32

88 Pisando macio Complemento indispensável à composição da maioria dos ambientes, o tapete concede requinte e conforto.

92 Molduras e gravuras Versáteis e elegantes, quadros trazem cor e alegria a diversos ambientes.

102 Feliz dia das mães Temos várias sugestões de presentes para as mamães.

107

Móveis rústicos e sustentáveis Eles são coloridos, funcionais, resistentes, impermeáveis e ecologicamente corretos.

24

110

Especial cortinas O recém

formado em designer de interiores Daniel Michelotto

apresenta vários ambientes onde as cortinas vestem a casa com extremo requinte.

124

Aniversário de São José do Rio Preto Aos 160 anos, completos em 19 de março, localizada a 438 quilômetros da Capital Paulista, Rio Preto se destaca com o crescimento nas áreas de saúde e com suas grandes obras.

138 Bate papo Rodrigo Andolfato Diretor da Tecnobens o jovem empresário e engenheiro se destaca com projetos residenciais arrojados e com custo acessivel.

10

pág. 132


noroeste

INTElIgENTE MEsMo é fAzEr UM CUrso TéCNICo No sENAC.

Quem indica é o mercado, os professores e os alunos. cURSO TÉcnIcO eM

Design de Interiores Carga horária: 800 horas Período: 2/4/12 a 12/12/13 2ª,3ª,4ª,5ª Horário: 19h30 às 22h30

QUEM INDICA

Senac aRaÇaTUBa av. João arruda Brasil, 500 São Joaquim - araçatuba-SP 20% de desconto para comerciários Bolsas de estudo: www.sp.senac.br/bolsasdeestudo Mais informações, ligue (18) 3117-1000 ou acesse www.sp.senac.br/aracatuba

Seja um profissional habilitado para atuar na área de Design de Interiores, realizando projetos para espaços residenciais e comerciais, e venda especializada de produtos. Adquira conhecimentos para participar de equipes em lançamentos de empreendimentos imobiliários e gerir negócios com visão sistêmica.

AQUI TEM A PrEsENÇA DA fECoMErCIo

faça hoje mesmo sua inscrição no senac e seja um profissional de sucesso no mercado de trabalho.

CUrsos TéCNICos sENAC. A gente trabalha para você trabalhar. 11


sumário

94

Matérias especias desta edição

146 Jardim bonito o ano inteiro

O paisagista José Carlos Riel apresenta diferentes plantas e decoração

33

para jardim da sacada do apartamento e área externa para residência.

Projetos

33 Morar com praticidade e conforto

A arquiteta Juliana Bortolaia apresenta o projeto de uma casa onde o cliente mora sozinho e não abriu mão de espaços amplos e integrados. A decoração contou com o toque de classe do designer de interiores Luiz Antonio Neves.

56 Entre a paisagem e o rio

A arquiteta e designer de interiores Deisi Victor buscou na natureza a inspiração para a composição deste projeto fresco, atual e totalmente integrado a paisagem. De linhas retas, a fachada tem revestimento com tijolo aparente, o que valoriza a volumetria dos pilares e da intensidade ao uso da madeira.

94

A arte colorida de Brunete Fraccaroli A arquiteta colorida como é conhecida, apresenta ambientes com cor, estilo e muita criatividade.

104 Inovação nos banheiros

O estudante de Arquitetura e Urbanismo Bruno Mamoru de São José do Rio Preto apresenta acabamentos sofisticados que fazem a diferença.

115

115 Um apartamento, muitas histórias Com muita criatividade e bom gosto, a arquiteta Gilda Arantes soube transformar o espaço social de um antigo apartamento em um ambiente amplo e aconchegante.

122

Decoração inusitada e com estilo A designer de interiores, Maíra Ferraz apresenta três ambientes decorados com objetos inusitados.

130 Projetos personalizado O designer de interiores José Eduardo Palmieri nos traz dicas interessantes de como utilizar madeira na fabricação de móveis e demais elementos arquitetônicos.

132 Ambientes com estilo, classe e um toque de mulher

A arquiteta e designer de interiores Jóia Bergamo apresenta três projetos diferentes e ecléticos.

No final da revista

150 Artigo

O que faz um arquiteto? A arquiteta e Urbanista Ana Paula Cabral Sader escreve sobre as várias funções do profissional formado em arquitetura.

12

56

152

Onde encontrar


13


14


15


Editores Júnior Dornellas Hinaye Spadin

R

www.revistadhecore.com.br

Diretor Geral: Júnior Dornellas Direção de arte e designer: Hinaye Spadin Diretor de redação Alex Senna MTB 48.157 Colaboração ( Textos ) Michele Santos Diretor executivo: pauta, reportagem e produção: Alex Senna Colaboradores: Ana Paula Sader, Ariéle Guimarães, Daniel Michelotto Designer anúncios: Hinaye Spadin • hinayespadin@revistadhecore.com.br Tratamentos de Imagens: Hinaye Spadin, Nick Dalla. Correção final: Caroline Candeias MTB 62.942 Atendimento: Rafael Nery: Araçatuba, Birigui rafaelnery@editoradefine.com.br Wellingthon Matos: Araçatuba, Andradina, São José do Rio Preto e Três Lagoas/MS wellingthon@editoradefine.com.br Fotografos: Nick Dalla, Patrick Aguera Assinaturas: (18) 3301.2757 • assinatura@editoradefine.com.br Redação e Publicidade: Cristiano Olsen, 2350 • Higienópolis • Araçatuba • SP 16010-720 • Fone: (18) 3608.2767 Impressão: Gráfica Idealiza • Curitiba • PR Siga REVISTA DHECORE no Facebook, Twitter, Orkut.

Errata:

Na edição anterior o endereço da loja Art-Lú Decorações (Flores Artificiais) saiu errado. O correto é Avenida Baguaçú, 298 em Araçatuba. Na página 178 publicamos Gratão Móveis, o correto é Gratão Interiores e Rústico. A empresa Rústicos & Finos, saiu com o número de endereço errado. O correto é Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 1010, e não 110 como publicado na edição anterior. 16


17


editorial REVISTA DHECORE

Olá leitores e amigos. Chegamos em mais uma edição de nossa revista. Ufa! Quanto trabalho. Nessa edição, continuamos a admirar o trabalho das mulheres. Como se destacam. E a pergunta é: como elas conseguem? É muito provável que você já tenha se feito a pergunta, ao deparar com mulheres que dão conta do trabalho, da rotina em casa, mantêm a vida afetiva em dia e ainda exibem um visual de fazer inveja. A tarefa não é mesmo simples e, sem dúvida, exige muita disposição e energia. Viva elas! Março comemora-se o Dia Internacional da mulher, mais para nós, vocês merecem comemoração e respeito todos os dias. Nessa edição, temos Jóia Bergamo, numa entrevista exclusiva falando do seu trabalho como arquiteta. A arquiteta e designer de interiores Deisi Victor abrilhanta nossa capa com seu projeto realizado em uma estância em Araçatuba. O artigo dessa edição foi escrito por Ana Paula Sader - Mestre em Arquitetura e Urbanismo, a arquiteta Gilda Arantes reformou um apartamento antigo deixando atual e moderno, e a arquiteta Juliana Bortolaia apresentando seu projeto desafiador em Birigui. Como não podia faltar glamour a nossa edição, convidamos a arquiteta colorida Brunete Fraccaroli para brilhar na SUA CASA, SEU ESTILO. Os designer de interiores Daniel Michelotto, José Eduardo Palmieri, Bruno Mamoru e Luiz Antonio Neves mostram em seus projetos e ideias, que homem também tem bom gosto e muita criatividade para trabalhar com decoração. E temos novidades. A Revista DHECORE passa a ter suas publicações trimestrais, e a Editora DEFINE! lança em breve mais um produto: a Revista APPARENCE com o segmento em moda, saúde e beleza.

Boa leitura e forte abraço.

AL E X SE N N A

Diretor de Redação

18


19


Você na Dhecore Recanto Vida

Tenho esse canto em minha casa para relaxar, ler e refletir sobre a vida. Como sempre ganhei flores, resolvi eu mesma ter as minhas, na qual eu me dedico, cuido de cada uma delas e tenho meus momentos aqui nesse espaço para reflexão Cleoderci Gualda, Diretora Colégio UNIESP - Birigui “Com mais de mil gêneros e 30 mil espécies, as orquídeas estão entre as queridinhas das plantas para se cultivar em casa ou para presentear alguém. Os motivos são inúmeros: são bonitas, coloridas, perfumadas, cabem em qualquer lugar e, com poucos cuidados, podem durar anos e anos. Esse agradável canto nos revela muito amor e beleza. A natureza tem esse poder de nos trazer harmonia e paz, parabéns a moradora pelo cuidado e carinho.”

Adriano Lourenço

Paisagista. Tel. (18) 9174.3757

Quer participar desta seção? Envie sua foto e comentário para: vocenadhecore@revistadhecore.com.br

20


21


R

Você na Dhecore Comemoração informal

fale Conosco AtENdiMENto Ao LEitor Nosso objetivo é a excelência. Entre em contato por e-mail, telefone, fax ou carta. Diga-nos suas sugestões, elogios, críticas ou dúvidas. estamos sempre á disposição para melhorar nosso editorial. telefone ( 18 ) 3608-2767 de 2ª a 6ª feira, das 9 às 12 e das 14 às 18h Fax ( 18 ) 3608-2767 cartas Rua Cristiano olsen, 2.350 Higienópolis • CEP: 16010-720 Araçatuba, SP E-mail revistadhecore@hotmail.com Site www.revistadhecore.com.br ASSiNAturA telefones (18) 3301.2757 Araçatuba e outras localidades Fax ( 18 ) 3301.2757 E-mail: assinatura@editoradefine.com.br Site www.editoradefine.com.br

O ambiente foi idealizado para receber

rEdAÇÃo

meus amigos para conversar e

Dúvidas ou Sugestões

proporcionar momentos com paz, alegria e

telefone: Araçatuba: (18) 3608 2767

muita harmonia. Descendente de italianos,

São José do Rio Preto: (17) 8820 -8552

a gastronomia faz parte da minha

E-mail: redacao@revistadhecore.com.br EdiÇÕES ANtEriorES

cultura, e aqui preparamos vários pratos com culinárias típicas, sempre

Solicite ao seu jornaleiro. O preço

regado a uma boa comida e bebidas

será da última edição em banca,

Érica Ferlete Gerente setor de vendas AVON e seu filho Kali Ferlete - Araçatuba

mais tarifa de postagem quando enviada pelo correio, sempre que houver em estoque. PArA ANuNciAr telefones (18) 3608-2767 Fax (18) 3608-2767 E-mail: anuncie@revistadhecore.com.br Site www.revistadhecore.com.br

“Parabéns pela composição do ambiente, os tijolos deram um ar rústico e ao mesmo tempo acolhedor. O uso dos móveis antigos que são herança da família confere ainda mais originalidade ao ambiente. Sugestão: Para clarear ainda mais o espaço e deixá-lo com ares da Provance, o que é indicado é a restauração dos móveis em branco provençal, nas cadeiras a execução de almofadas nos assentos com tecido floral completam o ambiente dando um charme todo especial.” Luis Antonio Neves - Designer de Interiores Tel.(18) 3642.6374 Birigui/SP

trABALHE coNoSco www.editoradefine.com.br/ trabalheconosco E-mail: rh@editoradefine.com.br

22

Quer participar desta seção? Envie sua foto e comentário para: vocenadhecore@revistadhecore.com.br


REVISTA DHECORE - 3º EDIÇÃO NOV23 2011

23


SUA CASA, SEU ESTILO com

Brunete Fraccaroli

Quem acompanhou o reality show “Mulheres Ri-

cas” na BAND, pode ter imaginado que Brunete Fraccaroli vive num mundo cor de rosa, repleto de dinheiro, barbies e futilidades. Parte do universo da arquiteta, que não revela a idade de jeito algum, é assim mesmo bem leve, mas ela jura que não é avoada como parece e nem tão fútil. Brunete nasceu em uma família bem sucedida finaceiramente, mas ainda jovem viu seu pai perder tudo e ter que recomeçar do zero.

24 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 24


Conhecimento

A renomada arquiteta formada em arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo, e conhecida mundialmente como a “arquiteta colorida” esbanja bom humor e é muito requisitada, inclusive fora do Brasil. Brunete tem trabalhos que podem ser conferidos em Milão, Punta del Este, Nova York, New Orleans e Miami. REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 25 2012

25


“Cor, para mim, significa : vida, movimento e energia”.

Brunete Fraccaroli

Detalhe da casinha de sua cachorrinha Cissi, uma das maiores paixões da arquiteta. 26 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 26


Homenagem merecida

A marca de bonecas Mattel prestou uma homenagem á Brunete. Foram feitas 100 bonecas com edição limitada. A arquiteta coleciona 402 bonecas e inúmeros bichos de pelúcia. A adorável cachorrinha Cissi é sua companheira inseparável. A procura de um amor verdadeiro, Brunete sente realizada com o final do “ Mulheres Ricas”. Sou uma pessoa que coloca cor dentro de casa.

Brunete projetou o primeiro sex

shop do Brasil, ela arquitetou um lugar lindo, glamuroso e que as mulheres não tivessem medo e nem vergonha de entrar.

27 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

27


A soberania do prata

“Optei pelo prata em minha residência porque gosto desse estilo. Eu adoro uma coisa diferente da outra. O prata é uma cor muito explorada na decoração, capaz de inovar o visual de estabelecimentos e ambientes residenciais. Há diversas formas de trabalhar com essa tonalidade, mas é sempre bom ter cuidado com as combinações e não exagerar no uso. Quando adicionada de forma contida, a cor prata pode promover um efeito sofisticado, moderno e atraente.”

Refletindo vaidade

No quarto da arquiteta não poderia faltar espelhos. Brunete foi a pioneira em introduzir vidros e espelhos na decoração.

28 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 28


29 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

29


Brentwood:

um novo conceito...

uma nova loja

A Brentwood - marca com 50 anos de tradição em decoração e design –, cada vez mais de olho na sustentabilidade, apresenta a Brentwood Natural, primeira loja conceito da marca, que abriu suas portas na charmosa Alameda Gabriel Monteiro da Silva, região nobre do jardim América, em São Paulo, no dia 08 de novembro de 2011. Especializada em móveis fabricados com matérias primas sustentáveis, a Brentwood Natural inaugura um novo conceito de arquitetura e design. Inspirada no dia a dia das grandes cidades e utilizando conceitos como interação, conforto, jovialidade e versatilidade, a marca acrescenta ao seu já consagrado portifolio peças para áreas externas e internas com um toque mais despojado.

Desenvolvido pelos arquitetos Olegário de Sá e Gilberto Cioni, o projeto da loja foi construído visando integrar ambientes internos e externos. Seguindo o mesmo conceito, o interior do showroom – um mix de espaços aconchegantes - é assinado por Luiz Whitehead, arquiteto e diretor de arte da marca.

Serviços: Brentwood Natural Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 10h às 18h Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.130 (11) 3064.0364 • www.brentwood.com.br

30 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 30


Após dois anos de pesquisa, os móveis foram desenvolvidos para proporcionar maior conforto aos clientes sem esquecer a responsabilidade ecológica da marca. Fabricadas com materiais naturais como cumaru, pedras, percintas, madeira bruta e fibras, todas as peças podem facilmente migrar da área externa para o interior das casas. O novo conceito utiliza ainda, cores atrativas que variam entre o branco-sujo, os tons de terra e pastéis. Desta forma, o cliente sente-se acolhido e tem mais facilidade para circular e escolher o produto de sua preferência.

Aliando design moderno e conforto, com iluminação e exposição de peças totalmente diferenciadas, já na entrada da loja é possível perceber as mudanças. Uma fachada simétrica foi criada para recepcionar o cliente e a iluminação, toda em LED, valoriza os produtos e suas cores. O mobiliário também ganha destaque em vitrines que misturam materiais como vidro, aço e madeira de demolição.

31 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

31


lançamentoluxo Chaise long Manchester Considerados elementos sofisticados, modernos e confortáveis, os chaises estão conquistando cada vez mais espaço na decoração. A Artefacto lança a chaise long Manchester com modelo moderno em seda tropica. Os chaises favorecem a acomodação dos moradores e convidados. Normalmente o chaise tem a finalidade de acompanhar uma poltrona ou um sofá.

AVALON Com este modelo, a Bell’Arte incorpora em sua linha um sofá no mais puro estilo neo-barroco. Mais do que um sofá, o Avalon é uma peça de consistência no ambiente, trazendo em suas linhas uma mistura equilibrada de formas orgânicas e linhas retas, perfeito para compor espaços com elegância e sofisticação.

RETHRO A linha Rethro da Art-Nouveau é puro luxo. Além do preto – que significa elegância e sofisticação – todos os detalhes da decoração são feitos em ouro mate, para garantir um toque ainda mais nobre e especial ao produto. A proposta delicada e romântica e aparência retro resgata a beleza dos tempos antigos para sua cozinha de hoje.

Cadeira de vinil Ícone do moderno, a cadeira feita de discos de vinil ressalta a beleza e charme do retrô com a graça da pop art facilmente reconhecida no design do móvel. Confortável e versátil, a cadeira dá um ar divertido a qualquer ambiente e se destaca pela versatilidade, combinando com o cômodo independentemente de cores e estilos.

32


Uma casa

para viver só Esse foi o intento de um cliente que procurou a arquiteta Juliana Bortolaia neste projeto, e para a decoração o designer de interiores Luiz Antonio Neves . Em busca de um estilo jovem, os dois transformaram, o terreno de 240 metros quadrados localizado em um condomínio fechado em Birigui, um lar moderno e descolado para um empresário de 31 anos. O curioso é que o morador buscava algo diferente. Queria um lugar com varanda e piscina, e que esse lugar fosse integrado exclusivamente para ele, e não para a área externa.

Formas em evidencia:

Com linhas retas, modernas e contemporâneas a fachada da residência tem estilo particular do proprietário. A integração com a pedra portuguesa da Minas Pedras, deque de madeira da Galiano na fachada criou um efeito clean. As fachadas brancas conquistam o olhar ao longe. A tonalidade ilumina, amplia os espaços, exalta o projeto e realça sua localização em relação ao entorno. Independentemente do estilo arquitetônico, o branco torna o desenho elegante, nada simplório. “A fachada dessa residência, traz a cor aliada a materiais como madeira e pedra” comenta a arquiteta.

33 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

33


Vermelho é o destaque:

O projeto de interiores teve como partida o estilo de vida sofisticado e dinâmico do empresário. A escolha do mobiliário seguiu as últimas tendências, aliando a praticidade do dia a dia, design e conforto. As poltronas Florence Knoll em tecido floral são da Decorações Birigui.

Descontração:

Para a configuração da sala de jantar, onde se une para as refeições, o ambiente dispõe de mesa em aço inox com tampo de vidro preto Diamond Guard e cadeiras de veludo francês da Decorações Birigui.

34 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 34


Bar elitizado

O aparador em laca preta faz ás vezes de bar para receber os convidados, que são muitos segundo o decorador.

Integrados:

a integração dos ambientes deixou a residência mais ampla e arrojada. Nesse clima, a iluminação valoriza o mix de móveis e objetos. Outros acessórios como o lustre de cristal e tapete luxor de fios de seda, trouxeram o estilo industrial para a decoração.

35 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

35


Sala de TV:

foi desenvolvido um sofá sob medida onde o conforto reina absoluto, em tecido de veludo preto com acionamentos retrátil/reclinável, arrematando o ambiente a poltrona Madmoseille de Philipp Starck é o grande destaque juntamente com a mesa de apoio em formato de flor de laca amarela, mais atual impossível, Decorações Birigui.

Destaque para o o abajour de policarbonato vermelho de Ferruccio Laviani.

36 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 36


Área intima:

No quarto principal foi aplicado papel de parede (Decorações Birigui) sob a cabeceira da cama e as laterais foram aplicados espelhos para ampliar o ambiente, deixando-o ainda mais aconchegante. O tapete e poltrona floral giratória se destacam, trazendo charme.

37 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

37


Cozinha:

Com armários planejados, a cozinha tem espaço para colocar todos os utensílios domésticos. Ela segue as últimas tendências, clean e arrojada com eletrodomésticos em inox, bancadas em granito preto absoluto e cadeiras de design Harry Bertóia.

38 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 38


União entre o externo e interno:

o quarto se integra com a aréa externa, que foi projetada para receber os convidados com estilo. Os móveis em fibra sintética dão todo o charme ao ambiente, juntamente com as espreguiçadeiras para o momento relax.

Acesso externo:

Esse ambiente foi projetado para a passagem externa. Ao mesmo tempo, A área interna da residência é visualizada pelo grande vão de vidro com 4 metros.

39 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

39


Para relaxar:

Sob o pergolado, conjunto de bancos em madeira teca da Indonésia, tamborete vietnamita(Decorações Birigui), almofadas, deixam o espaço zen,

As pastilhas jatobá decoram o painel com o mesmo detalhe

Designer de Interiores

Luis Antonio Neves

Arquiteta

Juliana Bortolaia

criado para os fins de tarde.

da piscina para o banho no chuveiro. A espreguiçadeira em fibra sintética (Trevizan Center), a borda da piscina com pedra térmica e deque da Galiano.

18.3644.0596

18.3642.6374

Birigui - SP

Birigui - SP


ENTREVISTA

JÓIA BERGAMO

Qualidade e

eficiência

Perguntas e respostas

Formada em Designer de Interiores, Jóia Bergamo tem mais de 28 anos de profissão, e seu escritório, realiza em

Jóia Bergamo Arquiteta e Designer de Interiores

média 150 projetos anuais em áreas residenciais, comerciais e corporativas. Buscando realizar os sonhos de seus clientes, Jóia conquistou o sucesso através de muita dedicação, trabalho e pesquisa. O foco de seu trabalho é transformar o desejo do cliente em realidade, sempre o orientando para não fugir da tendência e da funcionalidade. Além do desenvolvimento dos projetos, Jóia cria peças e revestimentos exclusivos para diversas marcas. Em 2011, a designer apresentou na Casa Cor, uma lareira desenhada por ela e desenvolvida pela marca Construflama. E no ano de 2010 a designer utilizou revestimentos de parede da Mozarte, que foram inspirados em seu estilo. Além disso, Jóia também desenhou uma linha de móveis para a Breton Actual, e nos projetos que desenvolve para seus clientes, sempre costuma desenhar peças, para que os proprietários tenham objetos únicos e exclusivos. Profissional renomada, Jóia Bergamo também ministra palestras sobre a área de decoração e arquitetura, falando de assuntos como cozinhas do futuro, tendência de cores, mobiliários e iluminação.

42 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 42

Qual é a sua inspiração para fazer trabalhos dignos de tantas premiações? R: Ouvindo os sonhos, desejos e necessidades de cada cliente. Você tem um estilo? Qual? R: Transito por todos os estilos, mas meu pessoal é o contemporâneo. Qual foi o trabalho que mais te marcou? Por quê? R: Uma capela toda em estilo Decô. Fiz a casa de minha cliente e ela sabia do meu sonho, fazer uma capela, ela um dia me ligou dizendo que eu havia tornado realidade os sonhos dela e que ela agora iria realizar o meu. Dona de um grande hospital, ela queria construir uma capela, então finalmente iria realizar meu sonho. Foi uma das maiores alegrias, quando realizamos a Primeira Missa nesta capela. Chorei muito de emoção e felicidade! Comente sobre o seu primeiro projeto? Quais era as suas expectativas? R: Foi um living para uma amiga, ela queria um bar iluminado, e o bar está lá até hoje. Você tem preferência entre projetos na área comercial, residencial ou corporativos? Por que? R: Não. Adoro fazer todo tipo de projeto. O uso de que material você não abre mão em seus projetos e o porquê? R: Não sou rígida em relação a nenhum elemento ou material. Cada cliente é uma nova história. Existe algum projeto que tenha se tornado o seu favorito? Qual? R: Não. Todos são “filhos”, brinco sempre! Cada projeto é único, especial e merece toda atenção e cuidado. Como você encara quando um cliente quer ter uma peça dele em seu projeto? Qual a solução? R: Com muita maturidade, se for possível usar, sem problema, é a história de vida de cada um. Quando realmente não cabe, não harmoniza com os outros elementos, sou extremamente verdadeira e explico o porque, nunca imponho nada, eu conduzo . O projeto precisa ter a personalidade de quem vai usufruir dele.


43


A versatilidade

dos planejados Os produtos oferecidos pela empresa GR Móveis Planejados, contam com acabamento, durabilidade e inovação. Todos os materiais utilizados na fabricação dos móveis correspondem ao mais elevado padrão de qualidade disponível no mercado. A GR desenvolve projetos com profissionalismo utilizando tecnologia de ponta a fim de criar a mobília ideal para residências e espaços comerciais.

Amplo e sofisticado

Os móveis de escritórios deixaram de apresentar modelos convencionais, e hoje possuem padrões de alta qualidade e requinte. Por exemplo, neste escritório executado pela GR móveis planejados conta com bom gosto e sofisticação. Além dos armários, as mesas fazem parte dos móveis de escritório.

Clean

Mais que o simples lugar onde se preparam os alimentos de cada dia, a cozinha tornou-se um local de requinte e bom gosto. Antes, composta basicamente pelo fogão, geladeira, pia e armário, agora este cômodo importante da casa oferece novas opções e apresenta um design bem moderno. É a chamada cozinha planejada. A cozinha planejada dá mais possibilidades de aproveitar melhor o espaço. Na foto, a cozinha toda branca com eletrodomésticos em inox e coifa.

GR Móveis Planejados:

possui moderno parque tecnológico com mais de 1.350 m2. As máquinas e equipamentos são de última geração para oferecer móveis planejados com versatilidade de tendências, de acabamento e sustentáveis.

Onde Encontrar: GR Móveis Planejados (18) 3631.1006 | 3631.4309 Fotos: Tiko 44 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 44


45


Esquadrias de PVC se tornam tendência

Material ecologicamente correto é cada vez mais aplicado em construções pela sua versatilidade e durabilidade. Existem diversas opções de portas e janelas e as mais conhecidas são as de madeira, de ferro e de alumínio. Mas se você escolher o PVC, um material relativamente novo e ainda pouco aplicado, poderá se surpreender, até porque os preços estão bem menores que anos atrás. Outro importante item a ser levado em conta na hora da escolha de um material para a obra ou reforma é a manutenção, pois uma escolha acertada pode eliminar diversas atividades e custos.

As esquadrias de PVC garantem essa tranqüilidade Material de alta durabilidade, não requer pintura, não enferruja sob ação da maresia, não perde o brilho ou amarela com a ação do sol e não sofre empenamentos. A limpeza também é extremamente simples, realizada apenas com água e sabão. Os únicos cuidados necessários são a limpeza e lubrificação de dobradiças e ferragens, garantindo o perfeito funcionamento do conjunto. Beleza, sofisticação, conforto térmico e acústico, perfeita vedação, baixa manutenção, durabilidade, resistência e respeito ao meio ambiente são algumas das características que fazem do PVC a matéria-prima ideal para a fabricação de portas e janelas. A loja Ideale, de São José do Rio Preto, já aposta na venda de portas e janelas em PVC pela grande procura.

sUsteNtAbiliDADe A Claris, uma das principais fornecedoras do produto, garante que o PVC é um material ecologicamente correto. De acordo com a empresa, o uso destas esquadrias na construção civil contribui para a preservação do meio ambiente, pois o material é totalmente reciclável e tem menor emissão de gás carbônico para a atmosfera durante o processo de fabricação se comparado a outros materiais.

O conforto térmico: que as esquadrias proporcionam contribui também para a redução energética, diminuindo o tempo de utilização da iluminação artificial e o tempo de funcionamento de condicionadores de ar. O PVC é obtido do refino do petróleo, contudo, o Brasil já possui tecnologia para a fabricação do PVC 100% ecologicamente correto, por meio da cana-de-açúcar, recurso inesgotável e renovável.

sem rUÍDos O tipo de material das esquadrias e o vidro utilizado também podem contribuir para o conforto acústico. Para as edificações localizadas em áreas com um nível elevado de ruído, como nos grandes centros urbanos, a dica é a utilização das esquadrias de PVC com vidro duplo. A escolha do modelo também influencia na vedação entre os ambientes internos e externos. Boas opções para maior conforto acústico são as portas e janelas Oscilo Batente, Janela Maximar e os Quadros Fixos, da Claris. As propriedades do PVC, um isolante natural, aliadas à tecnologia empregada na produção dos perfis com câmaras internas de ar, gavetas coextrusadas e escovas, garantem um excelente desempenho termoacústico aos ambientes. Onde Encontrar: Ideale • (17) 3224.0030 São José do Rio Preto/SP 46 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 46


47


Dicas imperdíveis para sua construção

Há mais de 20 anos a Ipanema Materiais para Construção atende seus clientes com a mais completa e diversificada variedades de produtos para sua obra. Blocos, tijolos, areias, pedras, cimento, cal, ferros, ferramentas, tintas, argamassa, pisos, revestimentos e porcelanatos, esquadrias metálicas, materiais elétricos, hidráulicos, gabinetes e muito mais. A Ipanema Materiais para Construção tem dicas e lançamentos para você. Confira!

Torneira Ecotok - de mesa Descrição do Produto | Dados Técnicos RECOMENDADO PARA: • Residências; • Clínicas; • Hospitais; • Banheiros públicos; • Áreas industriais; DESCRIÇÃO: • Economia de água; • Tecnologia e sofisticação; • Produto 100% nacional; • Funciona em alta e baixa pressão; • Baixo consumo de energia; COMO FUNCIONA: Quando a torneira é tocada em qualquer parte, é detectada uma alteração na freqüência, que aciona uma elétroválvula e libera a passagem de água. Para interromper, basta um segundo toque. Caso o segundo toque não aconteça, o fechamento será automático, de acordo com a regulagem definida por você: 4, 8, 30 ou 60 segundos. INFORMAÇÕES TÉCNICAS: • Cor: cromada; • Material: corpo da torneira em latão; • Regulagem do tempo de fechamento: a regulagem de fábrica é de 4 segundos, podendo ser regulada pelo próprio cliente para 4, 8, 30 ou 60 segundos (caso não haja o segundo toque); • Pressão de utilização: 2 a 40 m.c.a (acima de 30 metros, utilizar redutor de vazão, que acompanha a torneira); • Bivolt: 100 à 240V; • Embalagem individual: Blister; • Componentes: acompanha módulo eletrônico de acionamento, engate com eletro- válvula, bucha de redução e adesivo explicativo sobre o funcionamento da torneira. OBSERVAÇÃO: Não recomendado uso em pias metálicas.

Cuba Ecotok Milão Cuba em louça, sem necessidade de torneira, pois possui bica própria, com arejador. A abertura é feita com um simples toque no indicador de metal, e seu fechamento é automático, sendo regulável de 6, 8 ou 10 segundos. Levando em consideração uma empresa que trabalhe com metais e louças, se compararmos uma cuba luxo e uma torneira de sensor, nosso preço fica extremamente competitivo.

Bacia Monobloco Em louça, como o próprio nome diz, uma peça só (onepiece). Com sistema de descarga duplo, 3 e 6 litros, gerando economia de até 40%. Fixação embutida. Totalmente compatível com as normas sanitárias brasileiras. Já vem o com o assento soft-close. Sifão e caixa esmaltados. Comparado com o modelo mais próximo comercializado em vários PDV no Brasil,seu custo fica bem próximo da metade do concorrente.

Onde Encontrar: Ipanema Materiais para construção (18) 3624.4443 | Araçatuba/SP 48 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 48


REVISTA DHECORE - 3º EDIÇÃO NOV 49 2011

47


lançamentoconforto Valen Casa A Artisan estofados, de Santa Catarina, apresenta em 2012 a sua mais nova linha de produtos: Valen Casa by Artisan. A nova linha foi pensada e projetada buscando atender as necessidades e desejos de um público cada vez mais exigente no que tange critérios essenciais atualmente com qualidade, inovação, design e tecnologia. Os móveis da Valen Casa by Artisan seguem o alto padrão e estilo Europeu, combinando originalmente móveis característicos em madeira e couro. Os produtos compreendem móveis de estilo moderno que preenchem por completo ambientes como sala de estar e jantar, dormitórios, escritórios e salas de estudo.

Banqueta colorida Designers apostam no reaproveitamento de madeiras para a confecção de móveis. Neste ano, os expositores da Abup Móvel Show dividiu com a estreante, a Paralela Móvel, o seu espaço no Pavilhão Cicillo Matarazzo, conhecido como Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em São Paulo e trouxeram móveis cheios de cor, revestidos de laca ou de tecidos. Uma das novidades é esta banqueta colorida da linha Dulcora, desenhada pelo artista plástico Rubens Szpilman. A peça é feita de madeira maciça certificada Lyptus®. O tampo é de resina de poliéster polida com 30 opções de cores. Nas medidas 31 x 26 x 29 cm (largura x profundidade x altura), pesa 4,5 kg. Sai por R$ 925. Informações na R. Szpilman Design: (27) 3243–1557.

Toalhas com amaciante A linha de toalhas de banho Kaster com nanotecnologia colocou dentro da fibra do algodão amaciante. Resultado: toalha extra macia. Os aromas de erva e goumert são novidades no mercado e a Casa e Tal já disponibiliza os produtos para seus clientes. Rua Franscisco Braga, 197 Fone: 18.3608-2928 Araçatuba/SP

Poltrona em patchwork de veludo Essa poltrona causa várias sensações. À primeira vista o objeto cheio de cores gastas e vibrantes parece que saiu do filme Alice no País das Maravilhas. Depois de fitá-la mais um pouco, ela logo traz um toque de conforto que faz a gente querer levá-la para casa na mesma hora. Para você que sentiu essa vontade, pode adquirí-la na Abitare Couro Design pelo preço de R$4.860. Feita em patchwork de veludo, pode ser entregue em todo o Brasil.

50 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 50


51


Nasce um clássico

Considerados como aposta de 2012, os ladrilhos hidráulicos unem beleza e modernidade e ainda conseguem dar um toque vintage ao ambiente mais moderno. A arquiteta Vanessa Justi, destaca que são a tendência do ano. Feito com massa de cimento colorido e curado com água, o ladrilho hidráulico desbancou as pastilhas de brilho por sua qualidade, beleza e durabilidade. Com um custo um pouco mais alto que as pastilhas de cerâmica, a substituição por um material mais barato para o mesmo efeito, prova que o barato sai caro. “Hoje em dia existem muitas cerâmicas que estão imitando os ladrilhos, o que chamamos de cerâmicas hidráulicas. São lindas, mas a qualidade deixa a desejar porque é um material que não pode ser usado em banheiro, por exemplo, apesar de poder ser usado em outras áreas”, explica a arquiteta. Se cuidado devidamente, a vida útil do ladrilho hidráulico é bem longa - cerca de 50 anos. Outros materiais que podem ser usados para o mesmo efeito são as cerâmicas monoporosas, porcelanato e até mesmo as pastilhas de vidros que são usadas apenas para dar o toque vintage em um uma cozinha moderna, por exemplo. “Este tipo de material é usado apenas para os detalhes”, esclarece Vanessa. A arquiteta conta também que o sucesso do ladrilho hidráulico é devido às cores fortes, que marcam bastante a estação.

Ladrilhos florais

são produtos de antiguidade, cuja utilização tem sido buscada por arquitetos e decoradores. São muitas opções de cores que dão a cada produto uma originalidade única. A fabricação de ladrilhos florais é feita de uma matriz de metal que separa as cores que formam o desenho criando os bonitos motivos florais. São utilizados para compor tapetes, bordas e rodapés de ambientes internos e externos.

Tendências

A famosa técnica de patchwork é tendência, principalmente se ousar nos tons de laranja, que segundo a arquiteta, é a cor do ano, segundo a Revestir (uma espécie de Fashion Week da arquitetura). Além do patchwork, outra forte tendência são as pastilhas e ladrilhos na técnica tie die (degradê) e o uso de peças em tons dourados e prateados ou coloridos florais.

Patchwork

para ambientes mais amplos, com o uso de patchwork de ladrilho em uma parede toda, ou em uma bancada, o ambiente fica charmoso como mostra a foto ao lado.

mANUteNção Para ter um ladrilho bonito, é preciso cuidado – o que não é tão simples. Com o tempo, o material vai ficando esbranquiçado e requer o uso do chamado ‘óleo fugante’, um impermeabilizante que fará com que o material fique bonito por mais tempo. esse óleo deve ser reaplicado frequentemente e com o máximo de cuidado. O produto é vendido em Araçatuba, na Santa Cerâmica, mas se o projeto for da loja, é cortesia. “Eu vendo o produto, mas se o projeto for nosso, é cortesia da loja. Aliás, ao fazer o orçamento, já criamos toda uma paginação para o cliente, que já pode comprar a ideia, caso o agrade”, ressalta Vanessa.

Onde Encontrar: Santa Cerâmica (18) 3305.5771 | Araçatuba/SP 52 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 52


53


Casa Sustentável

O tema que já está na boca do povo vem agregando, a cada dia novos aliados na luta pela conserva-

ção do meio ambiente. O que pouca gente sabe, é que dá pra ser sustentável em casa trocando o material de alguns móveis, a cor das paredes, substituindo eletrodomésticos e o melhor: sem gastar muito. Segundo a designer de interiores, Stefanie Hansen Jung, o uso de meios sustentáveis já é pano de fundo em qualquer criação, ou seja, tem seu uso constante, já que o designer busca a combinação perfeita entre a beleza, bem estar e funcionalidade, visando não somente o espaço que trabalha, mas todo o conceito por trás dele. Quando se fala sobre o assunto, o principal alvo é o consumo de energia elétrica. A iluminação é o fator mais fácil de ser adaptado. Lâmpadas tradicionais podem ser substituídas pelas fluorescentes, que além de consumir menos energia, deixam o ambiente ainda mais claro e agradável. A cor das paredes também pode ajudar a combater o consumo, por isso é indicado pintar as paredes de cores claras, que reflitam bem a luz.

Sobre ventilação, arquitetos são claros: janelas abertas. Além de simples e tradicional – e facilitar a iluminação, o ar circula melhor e o uso incansável do ar-condicionado se torna dispensável. Porém, se o clima da cidade não

Dica:

contribuir para a dispensa dos eletrodomésticos, a so- Há quem defenda o uso do aquecedor solar, mas, nem sempre ele lução é a troca do ar-condicionado por mantas térmicas pode ser eficiente, em locais que não refletem luz solar, como em e isolamentos colocados entre o telhado e a laje, ou até dias frios, a ferramenta se torna inútil, o que ocasiona um consumesmo o uso do bom e velho ventilador.

54 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 54

mo dispensável.


55


Cenários

de sonho Banhados de luz, protegidos do barulho da cidade e donos de uma atmosfera de descanso cheia de estilo, os ambientes dessa luxuosa estância foram arquitetados para receber a família, reunir os amigos e contemplar a natureza.

Atmosfera aconchegante

Na sala de estar os estofados neutros e claros não interferem na decoração voltada para a cor fendi, preferência dos proprietários, e permitem que toda a madeira usada seja o contraponto da decoração. Os dois city gardens versáteis de radica se contrapõe no ambiente rústico. 56 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 56


57 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

57


Rústico e moderno

Como todos os detalhes de madeira da casa, o painel em madeira de demolição e o rack são artesanais, os cachepôs laterais são vietnamitas jade. 58 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 58


Tons suaves:

Destaque para a mesa artesanal, com madeira de demolição e ferro. Objetos como o coral em resina e os city garden de radica dão o tom do brilho.

59 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

59


Artesanal bem elaborado

Para as refeições, o espaço conta com revestimento de pastilhas de vidro, e painel de demolição na lateral e no rodapé, com tampo de mármore travertino, vidro temperado, com banquetas para o bar, os bancos de madeira e ferro mais baixos para sentar-se às refeições.

60 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 60


Detalhes que fazem a diferença:

o balcão da kit recebeu pastilha de vidro e madeira sob tampo detalhado em travertino. A iluminação pontual evidenciou as banquetas executadas em madeira e ferro por artesões mineiros. Ao fundo a luxuosa escada em travertino leva às suítes.

Estampa tropical:

O jogo americano esmerado, é importado, de palha sintética da um colorido especial na decoração junto as taças e guardanapos.

61 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

61


62 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 62


Tudo bem descontraído

O grande living foi elaborado para transparecer sensações de aconchego, integração e liberdade no dia a dia, sem deixar de remeter ao local campestre em que se encontra.

63 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

63


64 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 64


Conforto visual

A madeira artesanal predomina nos móveis do ambiente. Os detalhes da decoração dão o brilho e a harmonia desejados, como as almofadas missoni, os city gardens celadon e as cadeiras de fibra natural giratórias, de design exclusivo (Gláucia Mosaner). O piso de porcelanato na cor fendi, segue a palheta de cores da leitura proposta pela arquiteta.

65 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

65


66 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 66


Rústico e chic:

a meia suíte masculina recebeu cabeceira amadeirada em laca branca acetinada, em conjunto com os demais móveis fixos do ambiente: guarda roupa, a cômoda e criado. O papel de parede italiano (Gláucia Mosaner) remetem os tons do bege ao branco criando uma atmosfera neutra para os detalhes azuis da decoração. Já o recamier botonê em linho, na cor camurça (Abitare Casa) dá o toque contemporâneo, e a poltrona de madeira artesanal insere contraponto no toque rústico.

Cama

Toda decoração da roupa de cama e banho é da linha Blue Gardenia. Os rolôs de pescoço contam com um mix de ervas para relaxamento, o abajour em porcelana azul e as luminárias pendentes em linho cru mantêm rusticidade na decoração.

67 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

67


68 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012


Meia Suíte feminina:

a cor feminina prevalece no ambiente na palheta de cores do branco ao rose. O papel de parede italiano, (Glaucia Mosaner) faz composê com o city garden . A banqueta de fibra natural e a mesa de demolição dão o toque da cor quente ao ambiente. O destaque vai para o cabideiro feminino com ares retrô e babados de mini flores.

O banheiro da meia suíte feminina recebeu pastilhas de cerâmica nos tons rose, nos detalhes de piso, parede e nichos,

revestimento em porcelanato e

bancada em mármore

travertino, enriquecidos pela iluminação indireta.

69 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

69


Detalhes de aconchego:

A integração entre espaços internos e externos se dá por aberturas em vidro, com esquadrias em alumínio e acabamento na cor preta. Os móveis de madeira com ferro e tecido náutico (A Predileta) garantem o conforto do recamier artesanal de veneziana. Topiarias e bambus mossôs completam o paisagismo com ar oriental. As fontes e potes vietnamitas jade, enriquecem junto a iluminação indireta completando a atmosfera de aconchego.

70 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 70


Praça da família:

Ambientação externa:

recantos de convívio e contemplação, ambientes descontraídos e aconchegan-

las os ambientes e os potes vietnamitas jade, que ilus-

tes, paisagismo esmerado e chafariz com jardim vertical de samambaias.

tram com sofisticação e beleza a atmosfera natural.

o espaço externo foi enriquecido com decks de diferentes níveis e coberturas,

lanternas de cobre e ferro fundido iluminam com ve-

71 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

71


72 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 72


Relax total:

Pensando no conforto, usufruir do ar do campo e na diversão, o projeto dessa estância foi o de integração familiar, e o convívio pelos cantos e recantos das áreas externas. A praça formada por vários níveis de decks se integra à casa com arquitetura de linhas retas e revestimentos rústicos.

73 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

73


74 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 74


A chaise “pequena família” à direita feita com veneziana de demolição e ferro, totalmente artesanal, reforça a proposta de aconchego aos ambientes externos da praça.

75 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

75


Visão panorâmica da praça da estância.

76 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012


REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

77


Engenheiro Civil

Antônio Gimenes

Iluminação provoca os sentidos

Os efeitos luminotécnicos foram utilizados como estratégia para evidenciar os ambientes e detalhes internos e externos. O contraste das texturas e materiais provocam os sentidos com intensas estimulações. Os deks de madeira garantem a liberdade para a composição da luz e a do paisagismo. O todo nos remete a um local de aconche-

Arquiteta & Designer de Interiores

Deisi Victor

go entre a paisagem e o rio.

18.3441.1451 G&D Projetos e Construções Araçatuba - SP

78


79


Enxovais diferenciados os novos modelos são cheios de charme

Íntimo e subjetivo, o quarto é o cômodo que mais expressa a identidade do morador em sua casa, e justamente por isso, a decoração exige um cuidado especial. A gama de opções é a mais extensa possível, com temas, cores, tecidos diferenciados. A loja Casa & Tal trabalha com estampas diferenciadas em toda a linha de enxoval, além de cama, mesa, banho e acessórios de decoração, dando assessoria para a escolha de lista básica de enxoval.

forte tendência:

Optando pela tranquilidade e versatilidade, a estampa floral traz ao ambiente um

sUGestÕes PArA o seU eNXoVAl

cenário confortável, alegre e elegante. O uso de uma luminária

de design contempo-

râneo, composta com outras peças deixa o ambiente despojado, fugindo dos formatos mais tradicionais, e um tapete com cor diferente da rou-

- 4 JOGOS DE BANHO (5 PEÇAS) - 2 TOALHAS DE BANHO AVULSAS - 2 TOALHAS DE ROSTO AVULSAS - 2 PISOS AVULSOS - 2 TAPETES PARA BANHEIRO - 6 TOALHAS DE LAVABO

pagem de cama combinam

mesA

para a utilização desse mode-

- 2 TOALHAS PARA JANTAR COM GUARDANAPOS - 2 TOALHAS PARA USO DIÁRIO - 1 FORRO DE MESA - 6 JOGOS AMERICANOS - 4 TOALHAS DE BANDEJA - 8 PANOS DE COPA - 12 PANOS DE PRATO AVULSOS - 24 GUARDANAPOS COM PORTA-GUARDANAPO - 2 TOALHAS PARA PÃO - 2 PANOS FINO PARA GARRAFA DE VINHO

lo para o quarto.

romântico e alegre:

bANho

O enxoval com estampas de flores,

é uma aposta para

2012, deixando o quarto versátil e em perfeita harmonia com o delicado e sofisticado tom de cor-de-rosa.

hÓsPeDes - 2 JOGOS DE CAMA DE SOLTEIRO - 2 TRAVESEIROS - 2 COBERTORES DE SOLTEIRO - 2 JOGOS DE BANHO

NoiVo - 1 ROUPÃO - 3 PIJAMAS DE SHORT - 2 PIJAMAS DE CALÇA - 1 PAR DE CHINELOS - 12 CUECAS - 12 PARES DE MEIA

NoiVA

A elegância do azul marca este quarto. As flores

dão

um ar refinado e conservador, provocando um contraste com o previsível. O resul-

Cor que expressa serenidade 80 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 80

- 1 ROUPÃO - 1 CONJUNTO DE NECESSAIRE - 1 PORTA-LINGERIE - 2 ROBES - 5 CAMISOLAS / SHORT- DOLL - 3 PIJAMAS PARA FRIO - 7 CONJUNTOS DE LINGERIE - 10 CALCINHAS AVULSAS - 2 PARES DE CHINELO

tado é o melhor possível. Onde Encontrar: Casa & Tal • (18) 3608.2928 Araçatuba/SP


REVISTA DHECORE - 3º EDIÇÃO NOV 81 2011

71


Cabeceiras sob medida

dão personalidade

ao ambiente Cada vez mais utilizadas, as camas box possibilitam o uso de cabeceiras sob medida, o que acaba sendo, em alguns casos, um problema na hora da escolha do modelo. MDF, estofadas ou tecidos?

São várias as opções na hora de fazer a compra. Para não ter problemas após a escolha, fique atento a detalhes importantes como larguras e comprimentos, por exemplo: se a intenção for causar amplitude ao quarto, o ideal é usar uma cabeceira mais larga, que cubra toda a parede; quem pretende “diminuir” o quarto deve apostar em cabeceiras altas. Além dos tamanhos que mudam conforme as dimensões do cômodo, há determinados modelos que podem ser personalizados conforme sua preferência. Seguem os exemplos:

Ripado cobrindo toda a parede

Mais de uma janela no quarto, ás vezes, pode ser um problema. Como solução, designers apostam em cobrir com painéis de correr em MDF ripado, ou com placas de PVC (que podem ser preenchidas com o uso do papel de parede ou outras estampas). Além de charmoso, dispensa outros elementos como porta-retratos ou vasos.

Romântico e sofisticado:

Aposte no uso de abajures e porta-retratos para quebrar a seriedade do ambiente criando um ambiente romântico

Com espuma ou tecido

Mais simples que o acabamento em madeira, mas um tanto quanto mais charmoso, o acabamento em espuma e tecido é mais versátil justamente pela facilidade com que pode ser alterado conforme as mudanças do dia a dia ou da decoração. É a opção perfeita para quem gosta de acompanhar tendências. O uso de tecidos estampados pendurados de maneiras sobrepostas também é uma ótima pedida.

DICA: Indo do despojado ao delicado, os adesivos preenchem o ambiente com seus mais diversos estilos (vintage, grafi-

Variados:

O modelo estofado deixa o cômodo mais sério, enquanto o estampado deixa mais leve e descontraído

82 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 82

te, floral, entre outros). O uso de um adesivo bem grande em todo o painel dá um ar sofisticado e moderno ao quarto.


83


lançamentoprático Paris Sense Inspirando-se no charme e sofisticação de Paris, uma cidade onde traços do passado convivem lado a lado com a modernidade, a Gyotoku desenvolveu a série Paris Sense, que une resistência ao fino acabamento do porcellanato técnico. A coleção imprime cores aconchegantes e formatos diferenciados aos projetos, além de representar as nuances de luxuosos rendados, transpondo para a arquitetura o glamour da alta costura parisiense. O Paris Sense está disponível nas cores Off White, Fendi, Graphite e Gray, nos formatos 30x60cm, 60x60cm e 60x120cm e conta com textura em baixos relevos que remete ao natural.

Jogo para Banheiro de Cerâmica A loja Malvezzi Dettagli perfetti em São José do Rio Preto , apresenta o lançamento do lustre que traz uma aparência de vidro. O novo material no mercado, policarbonato é inusitado na decoração. Além do custo acessível, o lustre tem grande impacto que desperta muito a atenção. Para quem quer conferir a novidade, a loja fica situada na Rua: Bernadino de Campos , 3551 em São José do Rio Preto.

Cuba Petrópolis A cuba de madeira de reflorestamento, tratada, conta com uma camada de resina para proteção contra umidade, riscos e danos á madeira. Furo da válvula compatível com todo o mercado de cubas de apoio em louça (1 ¼”). Você encontra na Ipanema Materiais para construção. 18.3624 4443 em Araçatuba na Av.do Fico nº 2.175

Deca Cuba L 1042 Complementando seu portifólio de cubas de sobrepor, a Deca apresenta a cuba L1042, que conta com design exclusivo e contempla linhas retas e formas planas. Para reforçar o caráter inovador da marca, a L1042 traz um novo sistema de válvula de escoamento oculta através de uma grelha metálica. Para um visual elegante na decoração, recomenda-se o uso de metais de mesa Deca, torneiras, misturadores e monocomandos.

84 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 84


85


Móveis planejados liberdade para seu estilo

Há mais de 30 anos, a Móveis Bertáglia oferece produtos que compõem o dia a dia decorando e mobiliando a sua casa. São móveis planejados, entre eles cozinhas, dormitórios, Home Theater, Home Office entre outros. Agora você conta com um novo espaço. Em janeiro foi inaugurado o amplo e confortável showroom para receber clientes e decoradores, que poderá encontrar móveis em diversos estilos, direcionados para todos os ambientes de sua residência, com qualidade e muito conforto. A móveis Bertáglia trabalha com eletrodomésticos da linha Brastemp, Fischer e cadeiras da linha Tumar. E além de encontrar o trabalho de diversos profissionais, você ainda conta com atendimento exclusivo de projetistas da loja, que desenvolvem os projetos computadorizados e tridimensional. A móveis Bertáglia oferece as melhores marcas e os melhores preços do mercado e você pode utilizar seus cartões de crédito Visa, Mastercard e linhas de crédito da Construcard, financiamento Aimoré e BNDS.

Planejadas

Ter a cozinha planejada é hoje um sonho de consumo para muitas famílias de classes e origens diferentes. Móveis planejados é hoje um layout moderno de móveis desenhados especificamente para atender as necessidades do cliente. Como cada cliente tem uma situação única, e muitas vezes condições próprias de acomodar os armários de cozinha – faz-se necessário um projeto específico.

Dormitórios

Os quartos planejados são perfeitos para casais e crianças, principalmente para quem tem mais de um filho. Às vezes, a condição financeira não permite que o casal compre uma nova residência, que atenderá a todos com muito conforto. Entretanto, quando não há como se mudar, as lojas que atuam no ramo de móveis sob medida são consideradas soluções práticas e inteligentes. A móveis Bertáglia efetua projetos totalmente personalizados, buscando sempre adequar qualidade, requinte, bom gosto e oportunidades incríveis de parcelamento a longo prazo com juros baixos.

Onde Encontrar: Móveis Bertáglia • (18) 3621.0030 Araçatuba/SP 86 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 86


87


Pisando macio:

saiba tudo sobre tapetes Decorar a casa é a parte mais inte-

tos indispensáveis na maioria dos

móveis e demais elementos, a prati-

ressante de uma obra acabada, pois

ambientes, para finalizar a decoração

cidade necessária e, por fim, o gosto

é nesse momento que podemos dar

ou mesmo para destacar-se por sua

pessoal que não deve ser desprezado

aquele toque especial no ambiente

própria beleza e valor artístico. Além

em hipótese alguma. Os tapetes po-

deixando-o com o nosso estilo. Para

disso, deixam os ambientes mais

dem ter diversas funções e estas se

compor a decoração de uma sala

aconchegantes e requintados, absor-

somam dependendo das caracterís-

nada melhor do que escolher um belo

vem os sons dos passos e proporcio-

ticas dos ambientes aonde se encon-

tapete, pois ele dá um visual bem le-

nam uma sensação de conforto tér-

tram. Entre elas, temos, por exemplo,

gal ao local. Antes de comprar o ta-

mico e acústico. Ao escolher o tapete

a amarração de uma decoração, ne-

pete é importante saber exatamente

para um ambiente deve-se levar em

cessidade de forrar pisos frios, prin-

o tamanho da sala para que ele fique

consideração vários aspectos: o estilo

cipalmente em regiões climáticas

perfeito. Os tapetes são complemen-

do ambiente, as cores utilizadas nos

muito frias, e função acústica.

cores

Neutro

Escuro

Colorido

rando o ambiente sem criar contrastes.

mais aconchegante junto ao sofá preto.

de base neutra.

Num tom parecido com o sofá, emoldu-

88 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 88

Na sala o tapete escuro se destacou e deixou tudo

O listrado dá cor e vida ao ambiente


89


Estilos

Quanto ao estilo, existe uma infinidade de modelos – clássicos, orientais, contemporâneos, de couro, de fibras naturais ou sintéticas, listrados, florais, geométricos, redondos… Podem ser meramente decorativos ou verdadeiras obras de arte. A escolha depende muito do gosto (e do bolso) de cada um. Os mais usados são:

Sintéticos

Pelo Alto

mais usados atualmente e podem ser fabricados sob

na sala de TV, já que são confortáveis para pisar e até deitar, dão aconchego

medida em diversos modelos e cores, por isso se adap-

e ajudam a absorver o som. Evite colocar sobre eles móveis muito pesados, já

tam a qualquer ambiente e decoração. São os mais

que eles marcam com o tempo. Podem ser em nylon ou lã, lembrando que os

versáteis e os mais fáceis de limpar.

primeiros juntam menos poeira.

Os tapetes sintéticos, normalmente de nylon, são os

São os preferidos para as decorações mais despojadas, no home theater ou

Para harmonizar sofá e tapete

pré-selecionados ao local para de-

essas cores juntas?’ Se o sofá for de

monstração, o que facilita a escolha do

tom neutro, mas pontuado de cor nas

cliente. É indicado esse procedimen-

almofadas e mantas, a sugestão é op-

O mais importante é que a combina-

to para acertar os tons e o tamanho.

tar por um tapete contrastante, que dê

ção traga o efeito estético e o conforto

Recomenda-se pensar muito bem nas

personalidade ao conjunto. Quem gos-

pretendido ao ambiente. No caso de

cores. O sofá e o tapete fazem parte

ta de andar descalço sobre o tapete

ambientes muito neutros, um tapete

de um conjunto que deve conversar

pode optar por um modelo com textu-

com um tom marcante dá vida ao es-

com o restante do ambiente. Não pre-

ra, mas, nesse caso, com a cor similar

paço. Mesmo assim, as cores devem

cisa ser tudo combinando. Entretan-

à do sofá. Dessa forma, os elementos

se complementar com as das peças

to, não dá para deixar a harmonia de

se fundem, brincando com o espaço,

existentes. Muitas lojas especializadas

lado. Uma boa pista é pensar em ter-

quase como se o piso se elevasse, for-

têm um serviço que leva os tapetes

mos de roupa. Pergunte: ‘Eu vestiria

mando lugares para sentar ou deitar.

DICA por Daniel Michelotto • Designer de interiores

Onde Encontrar: A Predileta Decorações e Revestimento (18) 3623.7882 • Araçatuba/SP

90 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 90


91


MoLdurAS E GrAvurAS:

GrAVUrAs

A ALEGriA trAZidA PrA dENtro dE cASA Um novo objeto decorativo, uma cor ao ambiente ou, até mesmo, um toque mais feliz na casa. Assim são considerados os quadros com ilustrações coloridas. Moda há algum tempo nos Estados Unidos, esse tipo de decoração vem sendo bastante usado para deixar o cômodo mais moderno, afinal, quanto mais colorido, mais in. A loja Quatro Paus, de Araçatuba, possui uma grande variedade de gravuras importadas e molduras, e você pode estar levando uma foto, desenho, pintura, objeto ou qualquer obra de arte comprada em uma viagem, que a loja está pronta para atender e deixar que essa lembrança ou objeto se torne inesquecível na decoração de sua casa.

Gravuras por romero britto

Pura arte: As pinturas de Romero Britto se destacam pela diversidade de cores e formatos

Carros: A ilustração em Pop Art remete ao estilo de Andy Warhol, dando uma cara mais cool para o cômodo

Romantismo e delicadeza: pinturas com rosas e pássaros traz aconchego e deixa o ambiente com uma energia suave e leve

molDUrAs

Madeira: Para enaltecer a obra de arte, a moldura em madeira é a opção perfeita dando um toque romântico ao quadro.

Onde Encontrar: Quatro Paus • (18) 3622.9929 Araçatuba/SP 92 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 92


93


Sala de estar:

neste ambiente, o destaque da decoração fica por conta das mesas de centro da linha “Sushi”, dos Irmãos Campana. Um casal jovem e despojado necessitava de uma casa dinâmica e alto astral.

94 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 94


Projetos coloridos e

com muito astral A arquiteta transforma completamente casas, apartamentos, lofts e espaços comerciais com seu apurado senso estético e grande foco na qualidade de vida daqueles que utilizam os ambientes decorados por ela. Seu interesse contínuo e crescente por todas as experiências estéticas e pela diversidade dos materiais disponíveis tornou o design de interiores em ponto de grande destaque em seus projetos.

Equilíbrio:

ao brincar com as formas da mesa “Sushi”, e com a textura do tapete, Brunete optou por utilizar móveis lisos e de cores fortes, porém neutras, proporcionando um ambiente descontraído e elegante.

95 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

95


96 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 96


Vidros sempre presentes em seus projetos

A bancada é de vidro com película colorida, assim como as portas que interligam os ambientes. Isso trouxe mais iluminação ao projeto com um ar mais moderno. 97 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

97


Harmonia e colorido:

As paredes brancas e os móveis em cores neutras permitem soluções mais ousadas, como as portas em vidro com película colorida na cor amarela.

98 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 98


Na década de 1990 Brunete passou a integrar a diretoria da Associação Brasileira de Designers de Interiores - ABD, cargo em que permaneceu por 13 anos em busca de maior reconhecimento e regulamentação dos profissionais da categoria. Em 2003 se tornou presidente da ABD, período de grande crescimento da associação. A partir de 2006 se tornou membro do conselho deliberativo, função em que permanece atualmente. Para Brunete “cor significa vida, movimento e energia”. Este traço se reflete em seus trabalhos, onde toques de cor estão sempre presentes, mesmo em espaços mais tradicionais. Sua ousadia garante reconhecimento na imprensa especializada de todo o mundo. A arquiteta é constantemente publicada em revistas de arquitetura e decoração e também figura em uma grande quantidade de livros e periódicos especiais. Recentemente foi homenageada como uma das arquitetas que participou de mais edições da Casa Cor, com 29 espaços em São Paulo, Brasília, Curitiba e Punta Del Este, além de espaços nas mostras paralelas: Casa Trio, Casa Boa Mesa, Casa Entretenimento e Casa Office, totalizando 33 espaços entre 1990 e 2011. Entre os seus espaços mais conhecidos na mostra encontram-se o jardim em vidro para o Espaço Deca 1999, citado no Jornal The New York Times, conquistando o prêmio CREA de Belo Horizonte, além de 1º lugar no Prêmio Espaço D, e centenas de outras premiações nacionais; a garagem em vidro da Casa Cor 2001, projetada em homenagem ao pai, admirador de carros, que recebeu o premio Solutia Design Awards 2002. Seu último projeto na Casa Cor demonstra a grande preocupação da arquiteta com a sustentabilidade. Batizado como Casa-contêiner, seu espaço transformou itens que seriam descartados como sucata em ambientes conceituais luxuosos e contemporâneos. Este espaço conquistou o prêmio de ambiente mais sustentável da Casa Cor 2011.

99 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012

99


Bom gosto e muito estilo

Mesclando as clássicas cadeiras Ant (formiga), de Arne Jacobsen, com as portas amarelas, a arquiteta conseguiu um espaço inovador, alegre e único. Embora o piso e as cadeiras sejam pretos, o ambiente ficou bem iluminado e leve.

100 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 100


Um espaço perfeito para receber os amigos.

O cliente pode tanto deixar a cortina aberta, integrando a parte externa da piscina para um almoço mais descontraído, como deixa-la fechada, criando um clima intimista e aconchegante. Detalhe: mesa e cadeiras Panton.

A arquiteta ainda participou de várias bienais de arquitetura com projetos premiados, é constantemente convidada para palestras em todo o país e já fez conferências em Chicago, Miami, Nova York, Milão, Berlin, Punta del Este e Buenos Aires.

Arquitetura de Interiores

Brunete Fraccaroli

Multidisciplinar, Brunete também possui linhas de jóias, prataria e objetos de design assinados por ela.

11.3885.8309 Rua Batataes, 460 • 4º andar Jardim Paulista • São Paulo 101


Todo dia é dia das mães Das antigas até as modernas, um objeto decorativo é uma opção e tanto para presentear sua mãe no dia dela, independentemente da idade ou estilo. De vasos até cristaleiras, o Ateliê Lena reúne diversas opções para fazer sua mãe ainda mais feliz. Flores Artificiais Cada vez mais utilizadas, as flores artificiais se consagraram na decoração pelo custo benefício. Sempre mais perfeitas, o uso desses artifícios faz com o que o ambiente fique charmoso e romântico, além de dar um ar mais alegre.

Cristaleira Vintage

Char-

mosa e em alta, a cristaleira vintage é uma opção sofisticada de presente. Útil e decorativa, a cristaleira feita de

Vasos de Cerâmica

madeira e com puxadores dourados

Com desenhos de casas, aldeias e

traz um ar bucólico ao ambiente que

cidades, os vasos ‘gregos’ são clássi-

vai fazer sua mãe voltar à infância.

cos pedidos para essa data. Chique e cada vez mais usado, este tipo de vaso dá um ar mais rústico ao ambiente, o que é bastante procurado nos dias de hoje.

Suporte para vasos Delicado e divertido, o suporte para vasos com um casal de bonequinhos enfeita a área e o jardim deixando -o mais colorido. A bicicleta mais antiga traz a tão falada decoração vintage, que juntamente com o rosa e o azul, fazem uma perfeita combinação.

Vaso de Barro

O vaso para

plantas grandes é a opção perfeita para o jardim de inverno ou o cômodo mais claro da casa. Elegante e peça coringa, o vaso deixa a casa mais alegre em contrastar com o verde da planta. Presente certo para as mães.

Vasos de mudas Dar um pouco de verde à casa da mamãe pode ser um ótimo presente. Com mudas de diversas plantas, os vasinhos, além de decorativos, servem como passatempo devido o cuidado que elas pedirão diariamente. Onde Encontrar: Ateliê Lena • (18) 3117.5341

102 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 102

Araçatuba/SP


103


Inovação nos banheiros

acabamentos sofisticados fazem a diferença Todas as construções mantêm quase o mesmo padrão de gastos até a etapa de acabamentos, e é a partir desta, que a excelência final da obra vem a se destacar. Dentro desta deliciosa fase é que se define todo o estilo da edificação, e no caso de uma residência, dar o nosso toque pessoal estilizando-a de acordo com a futura família proprietária. Outra informação importante é sobre a qualidade do acabamento brasileiro, que está dentre as melhores do mundo e mesmo sendo um país em desenvolvimento, atravessa a melhor época construtiva de todos os tempos. Nunca se falou tanto em construir e este mercado já é febre tornando-se o maior retorno financeiro atualmente. Um

diferencial nesse investimento é, sem dúvida, a presença dos profissionais adequados desde o arquiteto ao mestre de obras e com este suporte é definido todo o material de acabamento que trará de acordo com a situação. Dentro deste mercado encontramos produtos com uma enorme variedade de marcas e preços. Porém, quando se trata de cozinhas e banheiros o assunto se torna mais delicado, pois são os ambientes de maior custo e escolhas minuciosas que vão da cerâmica aos metais. Boutiques e lojas voltadas à construção oferecem revestimentos de altíssima qualidade que imitam todos os tipos de materiais naturais do planeta e em alguns casos possuem elemen-

tos nobres em sua composição, como ouro, por exemplo. Todos os anos o Brasil é sede de inúmeras exposições e feiras próprias para lançar no mercado as novidades e tendências do mundo, e um dos destaques do momento são as cerâmicas feitas com materiais recicláveis, revestimentos com impressão digital em HD e outros com estampas semelhantes aos papéis de parede que também marcam presença em alguns ambientes. Não é novidade que o mundo está se preocupando mais a cada dia com o meio ambiente e da mesma forma, todas as marcas de peso também abraçam a causa buscando aperfeiçoar sempre técnicas para menor impacto ambiental.

Aos ambientes íntimos como as salas de banho, suítes ou lavabos, o uso de peças especiais com estampas ou placas em mármore vem a calhar, já que estes dão o toque final e revelam as características pessoais dos moradores da casa. E lembre-se sempre de combinar tudo isto com o conceito arquitetônico utilizado pelo projeto para que não ocorram gafes ou insatisfação com o resultado final. Detalhe do WC Social, uma faixa do teto ao piso composto pelo revestimento Porto Ferreira (33x45 – Ref. Floral Blosson) com arremate lateral em filete Glass (5x65 – cor Red).

Estudante de Arquitetura e Urbanismo

Bruno Mamoru

É adequado que aos ambientes de presença contínua, não seja aplicado nenhum detalhe ou peças de tons marcantes, pois este, ao longo do tempo pode se tornar algo enjoativo. A solução para isso é o uso das pastilhas, não como um todo, mas atenuando detalhes simples em meio ao piso e revestimento. O resultado final é fantástico e dificilmente será algo monótono aos olhos cotidianos. As faixas são feitas em pastilha Atlas (2,5x2,5 – Ref. 8440) na Suíte Master de 6,10x1,64. Uma combinação de cores suaves e harmônicas com objetivo de não carregar o ambiente.

17.7812.9547

• 17.9144.9460

Rua Adauto Pinheiro,431 Parque Residencial Lauriano Tebbar São José do Rio Preto/SP contato.mamoru@gmail.com 104

Na Suíte Master foi utilizado o mármore travertino, que além da beleza, trouxe o acabamento final a banheira da Astra (linha Maggiore) e para concluir, o revestimento especial Portinari (30x90 – Ref. Passione Nero)


105


lançamentoABIMAD Tons sóbrios são aposta da Loeb para o outono

A Art Maison sempre inovando lança novas luminárias cheias de estilo e requinte.

Loeb marca especializada em artigos de mesa, perfumaria e itens de decoração, selecionou estampas exclusivas e com tons sóbrios espe- Loeb marca especializada em artigos de mesa, perfumaria e itens de decialmente para o outono. São sugestões para aquecer a casa, pois a coração, selecionou estampas exclusivas e com tons sóbrios especialmenestação pede um pouco mais de aconchego. te para o outono. São sugestões para aquecer a casa, pois a estação pede um pouco mais de aconchego. LUMINÁRIA ORANGE

Descrição: a Orange Laranja Carbono possui três camadas recortadas que criam vários tons de cores com certo contraste, trazendo sofisticação ao ambiente. A primeira camada é lisa e feita com tecido rústico laminado/ translúcido; a segunda e a terceira camada são feitas com mdf laqueado. A luminária é produzida nas cores preto, branco, tabaco, azul, Folhas, pássaros e flores, além do clássico Toile de Jouy, estampa criada

bordô, verde, carbono e laranja e tem

no século 18, que remete à vida campestre na França, estão entre as su- capacidade para três lâmpadas, incandescente de 40/60/100 w, ou eletrônica de gestões da marca. A diversidade de cores nessa linha dá o tom da estação. 10/15/20/25 w, 110/220 volts. Medidas: 60 cm x 35 cm/ Preço: R$3.192 Medidas: www.laeb.com.br

Italsofa volta na Abimad 2012

47,50 cm de diâmetro x 27,8 cm de altura Preço : R$2.622 www.artmaison.com.br

A coleção Italsofa é uma fonte de inspirações, um belo equilíbrio entre o inesperado e a tradição; pro-

dutos de design “verdadeiro”, tecidos e cores, reais e substanciais, respondendo a uma necessidade pelo simples. Os novos produtos constatam um novo otimismo, as cores escolhidas permeiam o laranja, o vermelho, o cinza, o turquesa, cores fluidas, criando harmonias cromáticas inesperadas, tanto em couro, tecido e microfibra. Ícones do novo estilo Italsofa são os modelos: Tag, Poke, Link, Host e Click em destaque.

Perfeito para ambientes pequenos, por otimizar espaços, o sofá Click apresenta um design simples, porém prático facilmente convertido em uma confortável cama, por um simples movimento. Está disponível em tecido. Para mais informações: www.italsofa.com.br

Butzke apresenta novidades na Abimad Verão 2012

Butzke, primeira empresa do país especializada em móveis de madeira

certificada voltados para o lazer, áreas externas e internas, participou da edição de Verão 2012 da Abimad -Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração – que aconteceu em São Paulo,no mês de fevereiro, no Centro de Exposições Imigrantes. Em um estande de 200 m², a Butzke apresentou diversos lançamentos, como o conjunto Tatami que compõe a linha de Design Assinado da marca, a Butzke Unique. CONJUNTO TATAMI

CADEIRA RIO

Assinada pelo designer Alain

O designer Carlos Motta se inspi-

Blacthé especialmente para

rou na capital fluminense e criou

a Butzke, a linha Tatami

para a Butzke a cadeira Rio. Com

é um exemplo de como o

linhas simples e marcantes, a

design pode ser ecológico e

peça é confeccionada a partir da

sustentável quando se criam

madeira de eucalipto, certificado

objetos versáteis e multifun-

FSC 100%. Rio recebe revesti-

cionais. Em uma referência

mento laminado, produzido a par-

ao típico tapete japonês ao qual se estende o futon para dormir, a linha Tatami se transforma

tir de garrafas PET, e acabamento

em chaise-longue, sofá ou, simplesmente, em um tatame. Dividido em três partes, o futon

com óleo orgânico de laranja. Com

pode ser usado como encosto maior, encosto menor e assento. Banco, mesa, ombrelone ou

revestimento PET, está disponível nas versões bege, prata,

guarda-objetos completam a linha. Ainda sob a assinatura de Alain Blacthé, outra novidade

amarelo, vermelho, verde, azul e preto. Há ainda uma opção

é o módulo em ângulo da linha Grass, criada pelo designer com exclusividade para a Butzke.

100% madeira (sem revestimento). www.butzke.com.br

106 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 106


Móveis rústicos e sustentáveis O tema que já está na boca do povo vem agregando a cada dia novos aliados na luta pela conservação do meio ambiente. O que pouca gente sabe é que dá pra ser sustentável em casa trocando o material de alguns móveis, a cor das paredes, substituindo eletrodomésticos e o melhor: sem gastar muito. Segundo a designer de interiores, Stefanie Hansen Jung, o uso de meios sustentáveis já é pano de fundo em qualquer criação, ou seja, tem seu uso constante, já que o designer busca a combinação perfeita entre a beleza, bem estar e essa funcionalidade, visando não somente o espaço que trabalha, mas todo o conceito por trás dele.

Moderno com a madeira:

Um ambiente claro possibilita um uso menor de lâmpadas e os móveis rústicos de madeira o torna aconchegante e muito despojado.

Ao falar sobre ventilação, arquitetos são claros: janelas abertas. Além de simples e tradicional – e facilitar a iluminação, o ar circula melhor e o uso incansável do ar-condicionado se torna dispensável. Porém, se o clima da cidade não contribuir para a dispensa dos eletrodomésticos, a solução é a troca do ar-condicionado por mantas térmicas e isolamentos colocados entre o telhado e a laje.

Obra prima:

destaque para o ambiente que além da iluminação clara, recebeu a mesa de vidro sobre o tronco da árvore, uma obra de arte.

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR107 2012

107


Na hora de escolher os móveis da casa, toda a atenção com os materiais ainda é pouco. Escolher aqueles com madeira certificada e longa vida útil é a principal orientação dos designers de interiores. Stefanie ressalta, também, o uso de madeira de demolição, que hoje tem seu uso mais constante. Outra sugestão é a reutilização de móveis antigos, que podem deixar o cômodo com um ar vintage e romântico e os móveis rústicos trabalhados por artesãos.

Aparador

Na decoração interna, os móveis de madeira vêm ganhando importância e deixando o ambiente muito rústico de uma forma natural e bonita.

Elegância discreta dos bancos de madeira:

Modelos não faltam na hora de escolher o banco ideal para decorar sua casa. Fabricado com os mais diversos tipos de madeira, eles decoram o ambiente com muita classe.

É impossível falar sobre sustentabilidade e não citar o plantio de árvores e flores. Na decoração não é diferente. Manter um jardim no quintal de casa ou fazê-lo na fachada da residência, além de refrescar significamente o ambiente, contribui para o plantio e a melhora do ar e ainda faz com que o visual seja único e irresistível. O cultivo de plantas no jardim de inverno também é uma boa (e prática) pedida.

Mesas de madeira:

A utilização de materiais provenientes de demolição nas construções entrou na moda por volta da década de 1990. Muito mais que modismo, é uma postura antidesperdício. Uma atitude de preservação do meio ambiente, tendo como base o trabalho artesanal, a arte.

108 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 108


109


Ao gosto do morador.

Das básicas a ousadas, cortinas vestem a casa Elas são fundamentais para aquecer a casa e criar um clima de aconchego. Feitas de voal, seda, linho e até de retalhos de tecidos, as cortinas vestem os ambientes. Além de cumprirem o importante papel de equilibrar ou vedar a iluminação natural para se adequar às funções do ambiente, as cortinas servem para dar privacidade, destacar ou esconder a vista da janela, e até diminuir ruídos externos. Na decoração elas são um importante complemento e deixam os ambientes mais charmosos e sofisticados. escolher uma cortina é uma tarefa complexa. Além do tecido, deve ser

Neste apartamento masculino, a cortina romana tem efeito translúcido e leve. A peça colabora com a entrada de luz suave

110 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 110

definido o tipo de costura será usado, se tem ou não a necessidade de usar forro ou blackout, qual a altura da barra, se a cortina será instalada em trilho ou varão e se estes serão simples, duplos ou até triplos! Mas não se desespere, para cada caso existe uma solução! Uma boa cortina deve primar pelo acabamento e pela qualidade do tecido. Os modelos são diversos e se adaptam ao ambiente e ao gosto do morador. As cortinas vestem a casa, dão graça aos ambientes, e num país tropical como o nosso, nada melhor que tecidos leves, translúcidos, mas que também garantam

privacidade e luminosidade no ponto certo. Nossas ideias exibem cortinas vaporosas, algumas com apliques e estampas e outras combinadas com persianas e rolôs. Além de delicadeza e frescor, não menos importantes são os detalhes, como medidas, pregas, alturas diferenciadas para a barra, formas de como prender. Esse conjunto completo você vê em cada uma destas fotos. E não se esqueça de escolher acessórios que combinem com o modelo e o tecido. Conheça algumas combinações de estilos e materiais que o mercado oferece.


Feita de tela (fibra de vidro com PVC), a cortina romana translúcida sobe suavemente, em camadas, deixando exposta a vista da janela. Em dias de sol muito forte pela tarde, o modelo filtra a luz que entra no ambiente. A peça é inteira e pode parar em qualquer posição. Na manutenção, basta usar o bocal redondo do aspirador.

DICAS Trilho ou varão?

A escolha do tecido

A cortina pode correr em trilhos, chamados trilhos suíços, ou em varão. No trilho suíço a cortina corre com mais facilidade, além de permitir uma maior variedade de pregas no tecido, que dão o maior charme. Mas como o aspecto não é dos mais bonitos, o trilho deve ser escondido por um cortineiro, normalmente feito no gesso ainda durante a obra. Os suportes de varão, por sua vez, devem ficar fixos por cima, permitindo que a cortina corra sem problemas. Mas acabamento com ilhoses ou alças passantes são indicadas para modelos pouco utilizados, pois podem emperrar.

• As cortinas devem combinar com o estilo adotado para o ambiente, considerando as cores, texturas e formatos, assim como a forma de instalação. • Na hora de escolher o tecido, os fatores físicos são relevantes: quando a incidência do sol é grande ou a vista da janela não agrada, o ideal são tecidos pesados, como sarja, algodão fechado, linha pura e seda rústica, com forro de tergal misto ou blackout. • Se a casa é escura ou possui uma bela vista, podem ser usados tecidos mais leves e transparentes, como voal, chiffon, organdi, seda leve ou gaze de linho, podendo dispensar o uso de forro. • O forro serve para proteger o ambiente e o pró-

prio tecido do sol excessivo. Geralmente, é feito separadamente e corre em trilho ou varão independente, dando a opção de abrir ou fechar quando quiser, mas pode ser costurado à cortina. • Outro fator importante é a questão da praticidade, pois para lavar em casa, os tecidos devem ser leves ou sintéticos, pois os mais pesados pedem lavagem especializada, pois podem encolher. • Em termos de custo, os tecidos sintéticos são mais baratos, mas os naturais costumam ter o caimento mais bonito. • Mesmo correndo o risco de sujar mais facilmente, a cortina fica bem mais elegante quando a barra arrasta de 2 a 4cm no chão.

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR111 2012

111


O estilo colorido da persiana deixa o ambiente divertido e quebra a monotonia de uma sala de jantar no estilo imperial.

A cortina de algodão com seda foi a escolha para compor o visual clássico do apartamento

112 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 112


DICAS Acabamentos Existem vários tipos de acabamentos para as cortinas, com pregas, argolas, botões, ilhoses… Tudo pra deixar essas peças tào importantes ainda mais charmosas. Vamos mostrar aqui os mais usados:

Ilhoses: São indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, em tecidos leves. Mas podem emperrar no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhoses podem se soltar.

Pregas americanas: Modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas e pode ser presa em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento.

Passantes de tecido: Ficam muito bem usadas como xales, sobre persianas ou rolôs. São superdecorativas, porém as alças não deslizam bem no varão.

Pregas fêmea: O volume dos tecidos vai para trás e a cortina fica com um caimento reto. Pregas macho: O volume do tecido concentra-se na frente, proporcionando caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterais e é um dos acabamentos mais usados, pois não gasta muito tecido. Painel: Pode ser usado desde os tecidos mais encorpados até os mais leves, além de lona ou tela. Fica bem em decorações modernas . Argolas: Sempre atuais, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Podem ser em metal cromado, dourado, ouro velho e madeira natural ou branca, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.

Tecido inteiriço: Acabamento simples, atual e elegante, porém, tem deslizamento difícil no varão. Sua função é mais decorativa. O ideal é que sejam instalados em trilhos suíços.

QUANTIDADE Para calcular a quantidade de tecido necessária para uma cortina não muito franzida, meça a largura acrescentando entre 20 e 40 cm para cobrir as laterais da janela. No caso de tecidos encorpados, multiplique esse número por dois e para tecidos finos, por três, para a cortina ganhar volume. O resultado é a largura total. Divida o resultado por 50 cm (pois cada altura equivale a 50 cm de largura da cortina já acabada. Exemplo: uma cortina com 3 m de largura equivale a seis alturas) e você terá a quantidade de alturas (no jargão dos cortineiros) a serem emendadas. Depois meça o comprimento, acrescentando 30 a 50 cm para a barra e a cabeça.

A intenção era criar um espaço relaxante e com um quê oriental para o canto da sala. O sofá de estilo cama, com um colchão repleto de almofadas, soma-se à cortina de bambu para completar o visual. Esse modelo torna a luz amarelada, agradável. Uma solução econômica e artesanal.

Daniel Michelotto Designer de Interiores (18)

8133.8106 • Araçatuba-SP

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR113 2012

113


lançamentogoumert

Terraço Azul e Ilha das flores Ilha das Flores e Terraço Azul é a nova coleção de tableware na Tania Bulhões Home. Produzidas em fina porcelana, as peças possuem estampa floral romântica que remetem aos jogos de chá ingleses. Bastante usados nas fazendas do interior do Brasil colonial, a linha foi desenvolvida pela artista plástica Tania Bulhões. Outra novidade é a linha de louças Terraço Azul. Produzida em fina porcelana translúcida onde o branco e o azul se destacam, a linha recebeu grande influência das varandas dos casarões brasileiros cujas cores clássicas remetem ao Brasil imperial. • Descrições | Set composto por: 1 prato raso; 1 prato fundo; 1 prato de sobremesa; 2 xícaras de chá

Nescafé Dolce Gusto Piccolo Juntando-se aos modelos Circolo e Melody, a Nescafé Dolce Gusto Piccolo leva até sua casa a experiência de degustar diversos tipos de bebidas com o sabor e cremosidade similar às das cafeterias. Compacto e com design diferenciado, a cafeteira é a única no mercado brasileiro a oferecer a opção de preparo de bebidas quentes e frias na mesma máquina.

Arno Quick Toast Com design moderno e compacto e funções que elevam o pão para retirar facilmente as fatias, a nova Arno Quick Toast é a opção perfeita para quem procura praticidade para o dia-a-dia. Com seis níveis de tostagem e botão stop para interromper o processo a qualquer momento, a tostadeira é de fácil manutenção e limpeza por possuir uma gaveta com maior profundidade para a retirada de migalhas.

Microondas i-Kitchen Electrolux Com painel de última tecnologia que permite a navegação por diferentes telas de menus através do toque (como em celulares e tablets), pensando nisso, a Eletrolux apresentou na Eletrolar Show 2012 a linha I-Kitchen, que conta com refrigerador, fogão e forno microondas com telas touchscreen, que acionam diversas funções e que ainda foram desenvolvidos usando o sistema operacional Linux. O microondas permite ao usuário acessar um extenso menu de receitas interativas feitas pela cheff de cozinha Dani Caldeira. O acabamento é em aço inox e o aparelho tem capacidade para 42 litros.

114


Um apartamento,

muitas histórias.

Localizado em um dos prédios mais antigos de Araçatuba, a arquiteta Gilda Arantes, teve um grande desafio. Transformou o espaço social do apartamento de sua cliente em um ambiente amplo, agradável e integrado. Utilizando o antigo e o moderno, com muita criatividade soube dar um toque especial na decoração, reaproveitando alguns móveis antigos. O resultado final, foi um apartamento atualizado com espaços ampliados, deixando-o aconchegante e moderno . As lembranças contidas em objetos e móveis de decoração fizeram a diferença.

Sala com estilo contemporâneo

Sala de jantar com poltronas

Luiz

XV nas ponteiras, aparador moderno em laca preta brilhante, persianas de madeira e o lustre antigo criaram contrastes impondo estilo contemporâneo ao ambiente. Por ser um apartamento muito claro, o quadro azul foi colocado para dar destaque de cor e criar um colorido especial ao ambiente. O sofá branco (Abitare Casa) deixa a sala clean.

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR115 2012

115


Histórias à vista

No fundo, ao lado do hall de entrada, foram resgatadas portas de armários entalhadas que existiam no apartamento formando um painel que presta homenagem a avó da proprietária, antiga moradora do apartamento. O painel ficou como um quadro e foi uma reverência que a arquiteta criou como lembranças da avó, “uma verdadeira relíquia”, segundo Gilda. O nicho pontuado com iluminação específica abriga uma estátua criando um cenário propositadamente “dramático” para a arte ali colocada.

116 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 116


Clean

A decoração feita pela arquiteta com iluminação pontual, deixou o ambiente despojado, com bastante branco ( laca, móveis, objetos e vidros ) e um toque de preto. Nesta sala o grande tapete importado integra sofisticação e elegância. A grande preocupação da cliente era dar amplitude aos espaços, por isso os ambientes foram integrados, por meio de uma reforma onde algumas paredes foram retiradas.

Home social

Lugar preferido para um bate papo, assistir televisão e receber amigos. O ambiente projetado revela fortes traços de muita sofisticação. Os móveis estão em harmonia com a Poltrona Charles Eames da Abitare Casa. A clássica mesa de centro Bonte traz linhas retas num conceito minimalista, com estrutura em madeira ebanizada e o tampo em vidro preto.

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR117 2012

117


Ponto de charme

O painel preto ao fundo na parede (Oriente Móveis), deixou o ambiente chique apagando a imagem só da televisão e criando destaque na sala. O ar-condicionado ficou “ fora de cena” ficando na parte branca para não competir com o designer do painel.

118 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 118


Sofisticado

A mesa de madeira e aparador em aço-inox e vidro contam com peças de arte decorativas. A cadeira clássica Egg em camurça vermelha destaca cor ao ambiente claro. A mesa lateral saarinen foi usada com mármore italiano Nero Marquina importado. O banco couch Barcelona com camurça em tom off white torna o ambiente mais elegante. A luminária de chão pontua modernidade e acentua contemporaneidade. O clássico tapete persa quebrou a monotonia do branco. As peças com design arrojado e sofisticadas são (Abitare Casa).

Home intimo

O preto e o branco predominam o ambiente. A poltrona clássica Le Corbusier ao fundo faz o destaque com o veludo brilhante na cor uva. O tapete deu uma bossa, um colorido animado ao ambiente, deixando -o despojado. A televisão integrada na estante em madeira laca preta brilho e fosco ebanizado, fazendo constrastes entre os tons pretos, conta ainda com livros antigos, vasos e objetos de arte da colecionadora. A persiana mais uma vez em madeira traz claridade e elegância com uma larga moldura de gesso que a contorna.

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR119 2012

119


Lavabo charmoso

Com papel de parede importado e pia esculpida no próprio mármore travertino. Destaque para o chapéu do avô que compõe a decoração do lavabo.

120 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 120


Sofisticação:

o quarto sofisticado confere estilo e personalidade da proprietária, com revestimento importado nas paredes, o carpete aquece o ambiente.

Amplitude:

Pensando em deixar o espaço mais amplo, foram colocados espelhos nas portas dos armários.

Cozinha gourmet:

prática e funcional, o que antes era algo exclusivo torna-se tendência nos projetos, como este no qual pode-se reunir amigos e

Arquitetura e Designer de Interiores

Gilda Arantes

transformar uma reunião em um “point” para desgutação.

11.3622.1270 Av. Brasília, 2008 Araçatuba/SP 121


Decoração

inusitada e com estilo

Com uma textura bem evidente, a madeira de demolição, recebe destaque em qualquer cômodo da casa, contrastando com suas cores e superfícies regulares. Ecologicamente correta, ela dá um toque rústico para a composição, acrescentando muito charme e requinte. A designer de interiores, Maíra Ferraz apresenta três ambientes decorados com objetos inusitados. Confira!

Sofisticação

O rack foi adaptado ao ambiente, onde é possível fazer mo-

dificações de acordo com o gosto do cliente. Outro elemento que pode ser facilmente adaptada são os espellhos – em fumê ou incolor. O espelho é usado para expandir o ambiente, já que ele dá esse efeito. As cores também são variadas: pode ser tabaco e na cor grigio, que é um cinza mais claro bastante usado por ser uma cor neutra.

Rústico e moderno Nesta sala, a designer

também fez o uso do rack com painel. O material usado foi a madeira de demolição, já que é um material que está sendo bastante utilizado tanto na área interna quanto na

externa. A mesinha de centro espelhada dá um charme no ambiente, combinando com o sofá, onde a preferência foi pelo estofado claro. O sofá é de canto e feito com chaise, por isso, pode atingir o tamanho de 1,60m. A poltrona é giratória no mesmo tecido bastante fresco para o clima quente de Araçatuba. As cores ficaram mais quentes com as almofadas. Porém, o centro das atenções no ambiente é o lustre, que dá um visual sofisticado.

o rack é expansivo, ou seja, você pode adequá-lo ao puxar, fazendo-o aumentar em até 3,30 m ou diminuí-lo para 1,60 m. Aqui usamos um raque de 2,60 x 1,80 de altura e do lado colocamos 4 barzinhos com espelhos e vidro incolor. Como o rack é escuro, optamos pelo tapete e sofá claros. Este tipo de painel vem sendo usado em todos os ambientes, do quarto a área de lazer: onde tem TV, se usa painel. É a última moda mesmo.

Vidro e cores quentes

Essa mesa de vidro é última tendência. Toda

de vidro, dos pés até as bases, ela abre um leque de opções por ser moderna e versá-

Designer de interiores

Maíra Ferraz

til. As cadeiras são de madeira para dar um contraste, por isso também a escolha do vermelho, que é uma cor que nunca sai de moda e é forte, destacando o ambiente.

Para quem prefere outras cores, deve usar cores fortes tais como o marrom e o azul. Já que a intenção é destacar as cadeiras e mostrar o pé da mesa. o uso de um vaso de flor, também de cor forte, é indispensável, e o vermelho é uma tendência forte na decoração hoje em dia.

18.3622.3969 Araçatuba/SP 122


123


Especial Aniversário de

São José do Rio Preto Aos 160 anos completos em 19 de março, localizada a 438 quilômetros da Capital Paulista, Rio Preto se destaca, de acordo com levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), como o 2º melhor município para se viver no País. Com aproximadamente 408,3 habitantes, a cidade é considerada um importante centro regional, abrigando um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior do Estado de São Paulo.

Constante crescimento

Rio Preto ficou em 1º lugar na categoria de municípios com mais de 300 mil habitantes, à frente da capital (4º lugar), de Ribeirão Preto (3º lugar) e São Bernardo do Campo (2º lugar).

Represa Municipal

Terra de oportunidades, São José do Rio Preto tem 160 motivos para as pessoas se orgulhar do lugar em que vive. Na foto, a Represa Municipal, um cartal postal da cidade e de muito prestígivo aos seus cidadãos.

124 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 124


125


ESPÍRITO ACOLHEDOR A Represa Municipal, os bares, as avenidas imponentes e pontos turísticos como a Swift são apenas alguns dos atrativos dessa cidade que pode ser considerada a Capital dos Grandes Lagos. Se existe um povo que se orgulha da cidade em que vive esse povo é o rio-pretense. O município acolhe bem pessoas de todas as regiões do Estado e até mesmo do País, ganhando fama de Terra de Oportunidades. Não é difícil encontrar em Rio Preto pessoas que deixaram sua terra natal e se estabeleceram na cidade, onde constituíram família e desenvolveram seus negócios.

GRANDES OBRAS As obras e realizações se espalham por toda a cidade. O Calçadão passa por uma profunda revitalização, cuja primeira fase está concluída; o município ganhou uma nova ciclovia de 2,5 quilômetros com a urbanização do Lago 3 da Represa e ainda vai contar com mais uma ciclovia de 5

quilômetros na urbanização do rio Preto;

aplicados na construção de nove piscinões

convênio com o Governo do Estado de São

e revestimento em concreto do córrego Ca-

Paulo vai liberar R$ 7 milhões para a im-

nela (avenida José Munia) e em obras de

plantação do Parque Tecnológico: A quebra

microdrenagem em cerca de 50 bairros.

do monopólio do transporte urbano pos-

“Melhoramos serviços, fizemos reformas,

sibilitou baixa na tarifa de R$ 2,30 para

e não nos faltou coragem para iniciar vá-

R$ 2,10, entre outras. E as licitações não

rias obras nunca enfrentadas, dadas sua

param. No início deste ano, o prefeito Val-

dimensão e complexidade, como as obras

domiro Lopes anunciou a maior licitação

antienchentes, o recapeamento de ruas

da história da cidade. A obra recebe finan-

que há décadas não era feito, a execução de

ciamento pelo PAC 2 (Programa de Acele-

um dos maiores programas habitacionais

ração do Crescimento do Governo Federal)

do Brasil. E o que dizer do desafio de levar

no valor de R$125,2 milhões. Do montan-

infraestrutura e dignidade a vários lotea-

te liberado pelo governo federal para esta

mentos irregulares? E dos Núcleos da Es-

nova etapa, R$ 59,5 milhões virão a fundo

perança, com seu novo padrão de escolas?

perdido. Esses valores serão aplicados na

E o que dizer também do Novo Calçadão,

construção de sete piscinões, revestimento

prometido por tantas administrações? Ano

em concreto do córrego Borá e em obras de

eleitoral é também ano de trabalho, como

microdrenagem na Avenida Juscelino Ku-

qualquer dos quatro anos do mandato de

bitschek e arredores e galeria de 3,5 km

um governante. Não posso - e não vamos

sob uma das pistas da Av. Bady Bassitt.

- pelo compromisso assumido, deixar de

Os outros R$ 65,7 milhões serão liberado

tocar projetos licitados, abrir novas licita-

por meio de financiamento, pelo prazo de

ções, estruturar novas obras”, assegura o

20 anos, com carência de 12 meses e serão

prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes.

Desde 2009, no entanto, a cidade tem sido preparada para encarar os próximos 30 ou 40 anos por meio de obras de infra estrutura, saúde, habitação, entre outras. O atual prefeito Valdomiro Lopes se empenhou para conquistar recursos dos governos Estadual e Federal, num total de mais de R$ 450 milhões investidos em obras, ao longo de três anos.

126 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 126


127


paradecorar 1

A LAMBISGÓIA traz várias dicas para a decoração de sua casa e para o seu presente do dia das mães.

1 • Linha Romero Britto para decorar sua casa com muito estilo, escolha as peças assinadas por este renomado artista brasileiro reconhecido mundialmente.

2 • Baldes de silicone muito úteis, versáteis e resistentes.Você pode usá-los como revisteiro, cama para animais, guardar brinquedos, plantas, dentre outros.

2 3

3 • Banco de papelão peça bem moderna, tem sido escolha frequente para decorar ambientes despojados. Além de bonitos são resistentes, suportam até 200 kg.

4 • Relógio estação

4

Linha vintage continua em alta. Este item nos remete a tempos antigos com charme e elegância.

5 • Luminária marroquina

5

utilizado para decorar á área interna como externa. A iluminação que elas proporcionam deixam o ambiente aconchegante.

6 • Dispenser para líquidos 6

para servir água saborizada com muita classe em festas ou pequenas reuniões sua em sua casa.

7 • Tapete de tigre esta peça brinca com a ideia de caça mas com a vantagem de não agredir a natureza. Tenha ela em casa e

7

monte sua selva particular.

8 • Dica da loja E a melhor dica de todas é que a Lambisgóia está ampliando cheia de novidades para atender seus clientes.

128 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 128


129


Projeto

personalizado

O designer de interiores José Eduardo Palmieri nos traz dicas interessantes de como utilizar madeira na fabricação de móveis e demais elementos arquitetônicos, o que para ele “não é um simples ato de modular” diz. O grande diferencial que confere o sucesso a uma empresa é o produto de altíssimo padrão, exclusivo e diferenciado. “Realizar o sonho do cliente sem limitar a sua imaginação é praticar o mais respeitoso nível de design” declara Palmieri, gerente do Departamento de Projetos da Móveis Canteiro.

Versatilidade:

A combinação entre madeira, trabalho artesanal e aplicação de outros materiais permite que o projeto de interiores ou de produtos seja versátil, efetivando, assim, o maior número de composições imaginadas por arquitetos, designers, decoradores e demais profissionais do ramo.

Requinte:

O equilíbrio entre revestimentos proporciona sensação de aconchego e de sofisticação no ambiente. O resultado desse processo pode ser visto no projeto ao lado, que foi obtido por meio do trabalho integrado de arquiteto, departamento de projetos e cliente. Trabalhar em conjunto é sucesso garantido na realização de um projeto arquitetônico.

Meio Ambiente:

Reaproveitar a madeira deixou de ser apenas uma forma inovadora de recriar o design. Ao utilizar a madeira de demolição, reduzimos o impacto que a extração desenfreada causa na natureza e esse processo é fundamental para a sobrevivência dos ecossistemas. Empresas comprometidas com o planeta reutilizam a madeira e vão além: transforma o descarte em obra de arte. José Eduardo Palmieri • Designer de Interiores. Profissional formado pelo Unitoledo de Araçatuba e gerente do Departamento de Projeto da Móveis Canteiro. 130 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 130


131


Estilo, classe e

um toque de mulher A arquiteta e designer de interiores Jóia Bergamo, sempre gostou de decoração e designer. Jóia diz que só conseguiu criar sua própria identidade quando iniciou sua carreira solo. Até este momento foi uma grande experiência e uma grande troca, mas sempre tendo interferência para definir o seu próprio estilo. A partir do momento que ela começou a trabalhar sozinha pôde ser ela mesma, com tudo aquilo que sempre acreditou. Hoje com mais de 28 anos de profissão diz que seu sucesso fruto de muita dedicação, muito trabalho e muita pesquisa. Seus clientes são ecléticos e de grupos sociais diferentes. Tem clientes com estilo contemporâneo, moderno e clássico. Este é o grande desafio do profissional. Atua em áreas residenciais e comerciais, seu foco principal é a satisfação do cliente, fazer aquilo que ele deseja, sonha e espera. Orientando para que não fuja do foco da tendência, modernidade e da funcionabilidade. Jóia executa uma média de 130 projetos anuais. A arquiteta apresenta três projetos diferenciados nessa edição.

Sofisticação :

Home Theater de uma família que gosta de se reunir para assistir bons filmes. Os proprietários pediram um ambiente amplo e que fosse extremamente confortável. Destaque para o painel de vidro diamond da Guardian onde está instalada a TV.

132 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 132


Elegância para dois:

Quarto de um casal que buscava um ambiente que fosse ao mesmo tempo clean e sofisticado, a iluminação foi trabalhada

Arquitetura e Interiores

Jóia Bergamo

para criar um ar intimista.

Em branco e preto:

Apartamento de uma empresária solteira, que gosta de receber os amigos para jantares. Por isso, optou por uma cozinha integrada com o living. Destaque para a mesa preta, desenhada pela própria designer de interiores. 11.3045.5812 Rua Sampaio Vidal, 1.116 Jardim Paulistano • São Paulo/SP 133


Madeira, espelho, tecido e papel:

as opções em técnicas de revestimentos de paredes Hoje em dia não é necessário pintar as paredes ou fazer reformar mais difíceis (e cansativas) para poder mudar a cara de um ambiente. Com os papéis de paredes (em seus mais diversos materiais), a troca de decoração fica mais fácil, rápida, e em alguns casos, até mesmo mais barata. Facilmente encontrados e aplicáveis, os papéis de paredes estampados já conquistaram seu lugar no coração dos decoradores. Versátil e moderno, o uso de estampas nas paredes contrasta com os outros elementos do cômodo, fazendo com que o ambiente final seja contemporâneo e despojado. Há inúmeros tipos de estampas: das psicodélicas até as mais tradicionais, como estampas de flores, folhas e padrões. Outra opção é o uso da madeira com opções sustentáveis (como no caso da madeira de demolição). Não há nenhuma regra quanto o uso da madeira, visto que ela entre em harmonia com qualquer tipo de cor ou elemento. O sofisticado efeito final fez com que a madeira se tornasse a favorita dos arquitetos para bases de TV’s de plasma ou lcd.

Com aplicação fácil e modelos variados, os adesivos de paredes vêm ganhado destaque: o uso de papéis de parede com os chamados ‘padrões’ (ou patterns) são os mais procurados neste tipo de de-

A madeira de demolição é a principal pedida quando o assunto é revesti-

coração

mento com o material

DICAS Por ser neutra, a madeira permite um uso mais livre de estampas e objetos na decoração Mais ousado e com um ar mais futurista, os espelhos também servem como material para revestir paredes. Menos usado do que as técnicas citadas anteriormente, os espelhos mostram que estão vindo pra ficar. Com um efeito semelhante ao 3D, já há quem os use em cozinhas (uma técnica aparentemente arriscada, mas que deu certo), salas e até mesmo em quartos.

134 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 134


Espelhos: apesar de não tão usados, espelhos podem ser combinados com os mais diversos elementos, dando em todos os casos uma aparência mais moderna, como na imagem onde contém listras que se integram no teto, piso e parede. A charmosa técnica de patchwork, que nada mais é que a aplicação de tecidos em móveis e paredes, também se consagra como uma ótima opção para mudar a cara de um cômodo. Com a técnica simples (que apesar de poder ser feita em casa, tem seu melhor acabamento se feito com ajuda profissional), o ambiente ganha um ar mais romântico e aconchegante. O uso de tecidos com estampas mais fortes – e tropicais – também são boas pedidas.

Divertida, a técnica de patchwork brinca com colagens de tecidos

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR135 2012

135


Sonho de Verão Há quem diga que ter piscina em casa, em cidades quentes como Araçatuba, hoje em dia é necessidade. Em seus mais diversos tamanhos e modelos, as piscinas, além de deixar a área de lazer esteticamente mais elegante, traz diversão para a família inteira, agregando em um só modelo complementos como spas, cascatas e praia. A proprietária da Trevizan Center, Natália Mannareli Ribeiro Trevizan, explica que hoje em dia a procura é maior pelas piscinas menores, em raia. “A piscina grande foi uma ilusão de tempos atrás, hoje em dia as pessoas estão prezando por outras coisas, como spa – que está muito em alta -, cascata e piscinas em raia, deixando a dimensão em segundo plano na hora da escolha”. Opção antiga, a piscina de biribol ainda é bastante procurada e, em muitas vezes, prioridade de determinadas famílias. “A piscina de biribol está sempre em alta porque é a opção perfeita para o famoso ‘clubinho’ com amigos”, explica. Apesar de procurada, este modelo não é mais a número um em vendas, já que segundo Natália, a moda são as piscinas irregulares, justamente por seu caráter único e singular. “Com um modelo irregular, a casa fica mais íntima, e a piscina irregular foge desse padrão quadrado da piscina de fibra. Além do mais, os arquitetos prezam por essa diferença, afinal, um quer ser mais criativo e original que o outro”. Além do formato, luzes e cascatas dão o estilo necessário à piscina. Com a opção da união de luz em som, é possível fazer com que as luzes acompanhem determinada batida de uma música, deixando uma festa na piscina ainda mais irresistível. Hoje em dia, com um só comando você controla o som, muda a cor das luzes e sincroniza toda a iluminação com a batida da música.

DESIGN EM 3D

Mais detalhado e muito utilizado

hoje em dia, a Trevizan disponibiliza o projeto da piscina todo em 3D, já que, na maioria das vezes o arquiteto o realiza em planta baixa ou cobra o serviço a parte. Se o cliente não tiver arquiteto e procurar a loja, ele também tem a opção de ver seu projeto em três dimensões. “A partir do momento que o cliente vem até a loja, nós mostramos o projeto em 3D. Marcamos, acompanhamos e mostramos toda uma gama de opções. O cliente vê bordas, pisos, piso acimentício... Disponibilizamos toda uma assessoria, até mesmo com móveis e decoração em geral”, explica a proprietária.

PRAZOS E MANUTENÇÃO

Natália explica que

se a Trevizan assumir o projeto desde o início, ou seja, ir até a casa, fazer todas as demarcações e etc, o prazo é cerca de 30 a 40 dias para a confecção da piscina. Além disso tem as bordas: as acimentícias, que não tem em estoque e as de vinil, que tem prazo para ser confeccionada. “Há todo um itinerário pra ser seguido, senão sai fora do eixo”, esclarece. Outra coisa que interfere no prazo é o lugar onde a piscina vai ser instalada, e isso vai do cliente. Conta também que a Trevizan monta piscinas dentro de quartos, em anexo com outra piscina, e não há tamanho limite. Conhecida em todo o território nacional, a Trevizan revende materiais da Sibrape. Iluminação, cascata, corrimão e todas as peças necessárias para maior acessibilidade à piscina são disponibilizadas pela loja. Além disso, há também materiais de auto limpeza, como robôs que realizam, inclusive, a limpeza na praia e paredes da piscina. “O cliente que tiver curiosidade em conhecer o robô pode agendar uma visita. Mostramos o serviço e, se o cliente gostar, já fica com o robô para ele”, esclarece Natália.

VALORES E MODELOS

É primordial que, ao rea-

lizar um projeto, o arquiteto visite a loja com o cliente, visto

As pastilhas em diferentes tonalidades dão graça e elegância à piscina e a cachoeira, líder de pedidos, deixa a área de lazer mais alegre e despojada. É a opção perfeita para festas e comemorações.

que há alterações necessárias que mudam, não só o projeto, mas também o orçamento. “Nós temos liberdade em fazer alguma mudança porque, ás vezes, o arquiteto se esquece um pouco da construção civil e preza só pela beleza. Nós fazemos o trabalho anterior ao do pedreiro, ou seja, pegamos o projeto e falamos o quanto será gasto e o que terá de ser alterado. Também fazemos com o que o cliente escolha tudo, até as pastilhas.” Se a piscina for de alvenaria, é necessário sim ter um arquiteto responsável, explica a proprietária. “Nós não temos um projetista profissional, então não fazemos este tipo de serviço. Montamos e executamos, mas deixamos claro no contrato que se tiver algum problema com a prefeitura, por exemplo, a empresa dará toda a assistência possível, porém, não terá um profissional que assine e se responsabilize”, explica. Já se a piscina for de vinil, a burocracia é evitada, já que o material é comum. A piscina é impermeabilizada e o cliente não precisa de toda uma contratação de alvenaria. Além disso, o vinil é uma

Outra opção para decoração da área externa é o uso de cadeiras de bambu, que além do ar sustentável, proporcionam o conforto pós banho.

opção mais barata, já que o material tem seu custo menor e o projeto dispensa profissionais. Onde Encontrar: Travizan Center (18) 3622.4017 | Araçatuba/SP

136 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 136


137


BATE PAPO

RODRIGO ANDOLFATO

Sonhos e determinação N

ascido e criado em Araçatuba e formado em engenharia civil pela Unesp de Ilha Solteira, onde também fez seu mestrado, o engenheiro Rodrigo Andolfato, de 37 anos, se mostra um homem visionário e estrategista. Doutor pela USP de São Carlos, Rodrigo está a frente da Tecnobens desde setembro de 2008, quando a empresa iniciou seus trabalhos. Tudo começou quando o engenheiro desenvolvia um sistema que pudesse entrar em um segmento econômico que tivesse a qualidade dos produtos de alto padrão com preços muito acessíveis, e neste momento um investidor o convidou para começar um negócio. Rodrigo topou o desafio e então surgiu a Tecnobens. Com excelência em qualidade, novidades tecnológicas e maior custo benefício do mercado regional, a Tecnobens emprega cerca de 50 funcionários, prezando sempre pela qualidade dos serviços daqueles que integram seu time. Rodrigo diz que é mais importante manter menos funcio-

nários, mas com bons salários, do que ter vários trabalhadores ganhando pouco, por isso, além do salário, os trabalhadores das obras recebem planos de saúde e odontológicos. Para o engenheiro, isso é valorização do cliente interno e também uma das coisas que mais gosta de ver na empresa. A construtora irá lançar o The Unique, com uma torre de 12 andares e 4 apartamentos por pavimento ele será construído numa quadra que será praticamente um parque, o qual abrigará um condomínio muito privativo. Seguindo essa linha, só que em maior escala virá o The Lake com 8 torres de 7 pavimentos cada. Ambos os condomínios terão muitos itens de lazer e vida saudável como: pista de cooper, academia, piscina. O The Lake ainda terá uma ciclovia, quadra de tênis e um lago natural que já existe será preservado na construção do condomínio. Os projetos da empresa não se limitam apenas às residencias ou centros comerciais, Andolfato pensa

Rodrigo Andolfato | Engenheiro Civil grande – e é essa grandeza que ele quer trazer para Araçatuba. Com ênfase no meio-ambiente e questões sustentáveis, o primeiro projeto da Tecnobens foi o The Park, que era um sonho pessoal do Rodrigo. A construção teve impacto quase zero no meio ambiente e pode servir de exemplo para o País todo. Com as obras iniciadas em abril de 2009 e com o projeto de habite-se parciais, que permite aos primeiros usuários irem morando juntamente com a obra em andamento, o The Park é situado na Gaspar Lemos, em Araçatuba e já abriga 96 famílias, sendo que a próxima fase abrigará mais 24 – e assim sucessivamente. O residencial foi um total sucesso, principalmente pelo fato de proporcionar tecnologia de países europeus com preço bem mais acessíveis. Uma das novidades do The Park é o uso da água armazenada nas torres para uso nas descargas. Evitando a saturação de água no solo e o uso excessivo das tubulações do DAEA.

LANÇAMENTOS

Nos empreendimentos já incorporados pela Tecnobens, o The Village foi liberado no dia 27/02 e é composto de 22 casas sobradadas. Para o mês de maio agora, e o The One Residencial com foco no conforto e na privacidade e com itens sustentáveis que em 60 dias foi vendido em quase sua totalidade.

138 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 138

Os projetos da empresa não se limitam apenas em residenciais ou centros comerciais, Andolfato pensa grande – e é essa grandeza que ele quer trazer para Araçatuba. Além de prospectar novas áreas em que serão executados empreendimentos ecológicos no mesmo estilo do The Park, existe o projeto ‘Araçatuba 500 mil habitantes’, que apesar de não ser estritamente da empresa, Rodrigo já deixou claro que vai fazer parte. O projeto seria a junção de Araçatuba com Birigui, formando assim a ‘Grande Araçatuba’. Como bom gestor, Rodrigo acredita que o sucesso deste projeto está ligado a estratégias, foco e interesse mútuo.


Revitalização da Avenida Pompeu

Outro projeto bastante comentado é a revitalização da Pompeu de Toledo em parceria com a Prefeitura Municipal. Para melhorar o padrão de vida das pessoas e também a visibilidade comercial, a Tecnobens disponibilizou lixeiras, bancos e até o plantio de grama na área. Segundo o engenheiro, ainda há o que ser feito, mas para isso, a prefeitura tem de cumprir sua parte do acordo. Rodrigo disse também que mostrou apenas 20% do trabalho que será feito e que após a permissão do Ministério Público, uma ponte de eucalipto será construída atravessando os canais.

PREOCUPAÇÃO

Bastante ligado a família, principalmente ao pai a quem chama de conselheiro e amigo, Rodrigo se preocupa bastante com a qualidade de vida e sonhos de seus clientes, com produtos em que a pessoa caiba dentro, fique confortável e chame aquele espaço de lar. Andolfato assume não gostar de produzir coisas pequenas e tomou a decisão de não fazer parte de programas de construção de casas com 40m quadrados. Preocupado com a satisfação do morador, diz querer proporcionar o melhor lugar possível para uma família, que escolha sua moradia por gosto e paixão. O pai, também construtor, incentivou o filho nesta decisão, contando que suas primeiras casas, no bairro Umuarama, possuíam três quartos, mais que o suficiente nos dias de hoje. Sobre financiamentos, o engenheiro diz que a tecnologia, qualidade e modelos de negócios são feitos com o capital que seria usado pelo banco. É só comparar.

Fotos: Martin Szmick

139


lançamentoglamour

LUZ À MESA Para quem esta em fase de decoração

da casa ou quer mudar alguma coisa, que tal luminárias cheias de bom gosto e funcionalidade? As luminárias de mesa ganham cada vez mais formas e estilos e apresentamos lançamentos de grandes marcas para 2012.

Luminária Margaret Lançada pelo designer Vico Magistretti com acabamento da Cúpula em alumínio cromado, a luminária com iluminação direta tem a base uma bolsa de apoio, que pode ser colocada em encostos e braços de sofás, cabeceiras de camas, etc. A haste telescópica facilita a articulação da peça, tornando-a ainda mais versátil.

Abajur Chocolite (Brown e Bianco) Simpático e charmoso, o abajur contrasta o aspecto brilhante da base em resina com a pintura fosca do difusor metálico. Ideal para iluminação acessória nos mais diversos ambientes. O humor do nome completa a graça da peça. Lançado pela Dominici Iluminação com base em resina e difusor metálico na cor branco/marrom desenvolvido pelos designer Toshitaka Nakamura e Kohei.

Luminária retrátil de mesa Indispensáveis em várias situações, as luminárias de mesa podem ser grandes aliadas em atividades individuais. Dotadas ou não de hastes flexíveis, ganham mobilidade em formato longo, médio ou giratório e proporcionam o perfeito direcionamento da luz na mesa de trabalho ou na cabeceira da cama na hora da leitura. O bom design associado à criatividade cria uma variedade quase infinita dessas peças, permitindo que elas se adaptem a diferentes estilos de ambientes. Clássicas ou contemporâneas, hoje as luminárias de mesa recebem o status de obra de arte. E, com as novas tecnologias, é possível ter uma luminosidade agradável para cada situação. Na Ideally Iluminação, existem inúmeros modelos, feitos com os mais diversos materiais.

Luminária grey house A Grey House apresentou na Mostra Artefacto de Curitiba, a luminária personalizada Lounge Bar, assinado pela designer de interiores Gisele Busmayer, e o arquiteto Ivan Wodzinsky. Com estilo contemporâneo e pitadas de clássico, o pendente de madeira imbuia arredondado e uma arandela preta, totalmente personalizados, harmonizam com decoração sendo utilizado os tons de branco e toques de cinza, marrom e preto.

140 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 140


141


Império Elevadores e Eurobike:

Sofisticação em transportes elevadores e carros têm em comum muito mais do que a gente imagina Conforto, segurança e sofisticação. Pou-

uma pequena elevação e total segurança ao

e Plataformas são acompanhadas pela IM-

ca gente sabe, mas as semelhanças de um

usuário, os elevadores adaptados eliminam

PERIO Elevadores. Atendem Construtoras,

carro com um elevador são mais comuns do

todo e qualquer problema em relação à lo-

Engenheiros e Arquitetos desde o nascimen-

que a gente imagina. Unindo luxo e quali-

comoção em um edifício, bem como os car-

to (início) do Projeto com orientações técni-

dade, os elevadores da Império Elevadores,

ros preparados, que garantem autonomia

cas para a construção do Fosso e da Casa

já têm uma história de sucesso no segmento

e proporcionam algo que era praticamente

de Maquina do elevador, visando otimizar

de transporte vertical , assim como a Euro-

impossível. Todos os modelos, sejam Eleva-

(aperfeiçoar) espaços com harmonia arquite-

bike se consolida no ramo de transporte ho-

dores ou Plataformas, recebem tratamento

tônica até a instalação do equipamento. Ou-

rizontal. Os carros e os elevadores possuem

especial, os detalhes do teto dos Elevadores

tro diferencial da empresa é o atendimento

um grande catálogo de opções na hora da

também são observados na hora da fabrica-

do plantão 24 horas, com garantia de um

compra: panorâmico, clausurado, de carga

ção. “Alguns tetos deixam o ambiente escuro

ano para todos os produtos,. “Nós checamos

e de maca. Com a Eurobike não é diferen-

e frio. Preocupados com isso, desenvolvemos

todos os equipamentos, garantindo o bom

te: é possível escolher novos e seminovos de

um teto em perfil de aço inox escovado com

funcionamento e a segurança dos Elevado-

diversas marcas, como Audi, BMW, Porsche

acrílico branco leitoso que favorece a clarida-

res e Plataformas”, reforça Alessandra. Este

e Volvo. Uma dessas opções, nos dois meios

de no Elevador”, observa a Diretora Comer-

cuidado tem feito a conquistar e fidelizar (co-

de transporte, é a preparação do equipa-

cial da Empresa, Alessandra P. Marques. A

laborado para a conquista e fidelização de)

mento para receber deficientes físicos. Com

instalação e a manutenção dos Elevadores

clientes no mercado.

Luxo e qualidade são as mais fortes características das empresas: Além de necessários, veículos adaptados para o transporte de deficientes físiSensação do Salão de Paris, o superesportivo Audi R8 traz motor 4.2 cos dão autonomia ao usuário: Aperte o botão de ignição e o barulho será suaV8, FSI de 420cv de potência, tração quatro e carroceria de alumínio. ve. No melhor estilo downsize, para empurrar o esbelto crossover foi escolhido É capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 4,6 segundos. O modelo tem um motor 2.0 litros de quatro cilindros, porém vitaminado, com o uso de turbo uma aparência robusta e imponente. O motor fica atrás do cockpit, e injeção direta de combustível. O resultado são 243cv de potência e 34,6kg FM traço típico de veículos de competição.

de torque. A transmissão automática de seis velocidades tem funcionamento suave e trocas precisas. A tração é integral.

A variedade de modelos de motos e produtos marcam as empresas como melhores no ramo : Como toda moto aventureira, F800 GS não deixa a desejar no quesito conforto. Além do banco largo e disponível em duas alturas (850mm e 880mm), tem um pequeno, porém eficiente parabrisa. A motorização básica do Minicooper é qatro cilindros de 16V de potência de 120cv, a versão “S” tem turbo compressor que eleva a potência para 160cv, o consumo médio varia entre 12,6 e 14,4 km/l (cidade) e 18,5 e 22,2 km/l (estrada). O comprimento do carrinho é de aproximadamente 3,7 metros (3 centímetros a mais que um Ka ). Onde Encontrar: IMPÉRIO Elevadores | (17) 3217.8571 São José do Rio Preto/SP 142 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 142


143


Pedras decorativas trazem

estilo a sua casa

Para receber seus convidados da maneira mais aconchegante, muitos aderem as reformas, algumas já terminadas, outras apenas em fase inicial, e, uma das formas mais rápidas de mudar o visual da sua casa é trocar o revestimento das paredes ou dar um charme onde não existia. Modernos e sofisticados, os mosaicos e filetes padronizados seguem as tendências de linhas retas e alto relevo. Seu efeito visual, garante requinte e diferenciação a sua obra. Em sua residência, clínica, escritório, restaurante, ou outros tipos de empreendimentos, podem ser utilizados em fachadas, cascatas, paredes de duchas, balcões, quartos, home theater, revestimento de churrasqueiras e pilares, ou qualquer outro local que sua imaginação permitir. A redução na perca do produto, material básico necessário e tempo de serviço do profissional, garantem uma diminuição significativa nos custos de assentamento se comparados aos tradicionais filetes e pedras brutas. Disponível em diversos tipos, cores e tamanhos, os mosaicos e filetes padronizados são garantia de sucesso à sua obra.

Mosaicos Almofadados

Mosaico Filetes

“Fino-Rústico”, sem perder a sofisticação dos mosaicos em alto Segue a tendência de linhas retas e alto relevo, garantindo a sua obra relevo, o almofadado garante um efeito visual totalmente di- um produto diferenciado e de efeito visual muito apreciado. Disponíferenciado, dando um ar mais rústico ao ambiente. Disponível vel em diversos tamanhos, cores e também podem ser almofadados. também em outros tamanhos e formatos.

Mosaicos 10x10

Modernos e sofisticados, seguem a tendência dos mosaicos em alto relevo, sua coloração e seu efeito visual garantem o sucesso de sua obra. Disponível nos tamanhos 10x10 e 15x15 podem ser encontrados em diversas cores e tipos de pedras.

Os mais de 30 anos de experiência, aliados ao amplo espaço, a maior diversidade e o grande estoque, fazem com que a PEDREGAL seja sinônimo de bons negócios aos clientes. PENSOU EM PEDRAS, PENSOU... PEDREGAL ! ! !

144 REVISTA 140 REVISTA 144 DHECORE DHECORE - 3º EDIÇÃO - 4º EDIÇÃO NOV 2011 MAR 2012


REVISTA DHECORE - 3º EDIÇÃO NOV145 2011

141


Jardim bonito

Os cactos são frequentemente usados como plantas ornamentais. O vaso pintado à mão tem a alamandra com a intenção de revestir a parede. No fundo a esquerda, vaso vietnamita com beijo-rubro e rosa do deserto- uma planta rústica encontrada na Arabia Saudita e África.

146 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 146


o ano inteiro

Parece difícil e complicado, mas ter um jardim lindo e bem cuidado não é nenhum bicho de sete cabeças. Se feita com planejamento e cuidado, a manutenção da sua área verde é bem simples, basta atender as necessidades de cada época e estação. Adubar, regar e limpar são cuidados primordiais para deixar seu cantinho verde bonito e saudável. O paisagista José Carlos Riel executa projetos de paisagismo com ideias voltadas para um design ousado e inovador, e é apaixonado por sua profissão. Há mais de 6 anos, atende projetos residenciais e comerciais. “O jardim é cor, iluminação e detalhes. Eu procuro agregar a decoração e o jardim junto a iluminação, criando um cenário diferenciado” comenta. O calorão (principalmente do interior paulista) faz com que os cuidados para com o jardim sejam redobrados: remover folhas secas e murchas, deixar o ambiente bem ventilado é primordial para evitar pragas e insetos. Regar as plantas de manhã e ao entardecer é um cuidado indispensável para manter suas plantas sempre lindas, independente da falta de chuva. Com a chegada do outono, as folhas de suas plantas vão começar a cair devido a queda da umidade do ar. Para se preparar para o inverno, o ideal é reformar o jardim, fazendo uma limpeza geral em toda sua área verde (incluindo também vasos e jardineiras). Adubar e irrigar em uma frequência maior também ajuda na conservação do jardim nesta estação.

Na varanda deste apartamento foi criado um ambiente aconchegante. À esquerda a bacia vietnamita com mini ixórias amarelas e rosas. Os dois porrões foram feitos por escravos. Ao fundo os vasos com primavera e cluzia. Os Pensando em tirar a visão dos telhados que são vistos pela sacada, os três pandânos (Pandanus veitchii) foram colocados para criar um cenário verde. “Sendo uma planta de sol, ele pode ficar

vasos vieram diretamente do Vietnã.

exposto na área externa” diz o paisagista Riel.

REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR147 2012

147


A bicicleta ficou um charme com os kalanchoes, plantas perenes que florecem o ano inteiro. Ao fundo orquídea bambú (arundina).

Indicado para uso externo, as mini jardineiras ametista roxas foram colocadas intencionalmente para uma limitação entre a piscina.

Vaso vietnamita com rosa do deserto, é uma planta de sol e compõe um belo ambiente junto as cadeiras com estilo rústico.

A orquídea falenopsis (Phalaenopsis x hybridus) apresenta crescimento monopodial, isto é, as folhas novas surgem sobre as folhas mais velhas e não apresenta mudas laterais. Ela floresce entre média duas e três vezes ao ano.

A tumbérgia trepadeira foi plantada no pergolado de eucalipto tratado em uma área para fazer uma sombra natural.

O jardim de inverno recebeu a planta batom rubra no cachepot de bambú, criando uma atmosfera única.

JOSÉ CARLOS RIEL

O orquidário foi feito no sombrite e pergolado para evitar o sol direto, e evitar o frio em épocas frias.

Cultivado sob sombra, no vaso de fibra natural o pacová é uma planta utilizada com pouca água.

Técnico, Designer de Jardins e Paisagista recém formado pelo SENAC de Araçatuba, com projetos executados em prédios na capital paulista e Mato Grosso do Sul.

18.9759.9424 18.8110.8251 Araçatuba • SP

148 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 148


149


ARTIGO

FUNÇÃO DO ARQUITETO

Qual é a função de um arquiteto? “A arquitetura desenha a realidade urbana que acomoda os seres humanos no presente. É o pensamento transformado em pedra, mas também a criação do pensamento. Do seu, inclusive. É bom conhecê-la melhor”. Carlos A.C. Lemos, arquiteto e urbanista São várias as funções de um arquiteto e urbanista, passando desde o projeto de um imóvel e chegando até o planejamento de uma cidade. Mas vamos nos ater aos projetos das casas. Quer algo que simbolize mais a realização de um sonho do que ter a própria casa, do jeito que a gente sonhou? E sonhos são feitos de luzes, cores, sensações, pessoas queridas... não sonhamos em metro quadrado. O arquiteto é o profissional responsável por projetar o palco onde se desenrola nossa existência, os espaços onde nossas crianças crescerão, nossos amores e conflitos viverão. É o arquiteto que projeta os restaurantes, onde saborearemos os melhores pratos, para deleite de nossos sentidos e também projeta as igrejas, onde alimentaremos nossas almas. Sua importância está na habilidade que ele desenvolveu no sentido de criar espaços adequados – e belos - às várias atividades que as pessoas realizam ao longo de suas vidas. Por isso é insuficiente pensar no valor de um projeto de arquitetura apenas levando-se em conta o preço do metro quadrado. Porque o piso se mede assim, os tijolos, telhas, o concreto... os materiais têm medidas concretas, mas o trabalho de um profissional sensível, afeito às questões humanas, que considera cada característica pessoal da família que vai habitar aquele espaço, ou que prepara cuidadosamente um lugar para que ali as pessoas possam trabalhar melhor... ah, isso, não se mede em metros quadrados.

150 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 150

Um espaço bem projetado é aquele que possui dimensões e características adequadas à função a que o ambiente serve; é aquele onde a luz e a cor dos vários materiais que o compõem colaboram para sua eficiência; é aquele em que as próprias superfícies dos elementos, em suas texturas, despertam uma sensação agradável, tátil e visualmente; é aquele em que a temperatura do espaço pode ser controlada não somente pela escolha dos materiais construtivos, mas também pela forma e pela posição da construção em relação ao sol e aos ventos. Além da preocupação com os espaços internos, o arquiteto também tem como objetivo a elaboração de edifícios cujos volumes despertem a atenção das pessoas por sua forma, pela relação

definir e orientar as ações de todos os envolvidos em uma obra. Ao procurar um arquiteto pela primeira vez, alguns se espantam com o orçamento recebido e pensam: “mas é só um desenho!”. No entanto, é justamente a excelência das informações contidas naquele “simples desenho”, aliadas à sensibilidade do profissional em interpretar as necessidades do cliente, o que irá determinar a qualidade final do que será construído. O arquiteto constrói com arte e técnica. Mas, antes, idealiza essa construção e ajuda a concretizar um sonho, a partir de muita conversa e sensibilidade... antes dos tijolos.

de proporção entre os elementos que o constituem. Janelas, portas, garagens e áreas de serviço devem formar um todo harmônico que leve o edifício a assumir o papel não de simples construção, mas de obra de arte. Como disse Goethe, arquitetura é música congelada. Música é arte, então arquitetura é arte vivenciada. Além da arte envolvida em um projeto arquitetônico, há a técnica, pois uma construção, para ser arquitetura, há de ser sólida, deverá funcionar e ser bela – como já dizia Vitrúvio. O arquiteto tem como função o planejamento, o que significa definir previamente algo a ser executado. É ele que detém o conhecimento necessário para

Ana Paula Cabral Sader Arquiteta e Urbanista Professora e Coordenadora – Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores – UniToledo Mestre em Arquitetura e Urbanismo – FAU-USP Especialista em Design de Interiores – Belas Artes - SP


151


ondeencontrar A

A PREDILETA Rua: Barão do Triunfo, 1485 • Fone (18) 3623.7882 • Araçatuba/SP • www.apredileta.com ABITARE CASA Av. Brasília, 2008 • Fone (18) 3622.1145 / 3622.1270 • Araçatuba/SP • www.abitarecasa.com.br ART PLACAS Rua Alberto Osvaldo Afini, 40 • Fone (17) 3016.2999 • São José Do Rio Preto • SP ATELIÊ LENA Rua: Brasil, 282 • Fone (18) 3117.5341 • Araçatuba/SP ATELIÊ PATRIMÔNIO MÓVEIS RÚSTICOS Fone (18) 9118.5651 • Araçatuba/SP

B

Rua Cel. José S. Marcondes, 706 • Fone (18) 3916.7020 • Oswaldo Cruz • SP

G

GALIANO Av. Luís Pereira Barreto, 568 • Fone (18) 3624.2423 • Araçatuba/SP • www.galiano.com.br gláucia mosaner Av. Pompeu de Toledo, 1004 • Fone (18) 3301.7737 • Araçatuba • SP

QUESTÃO DE GOSTO Rua: Tabajaras, 435 • Fone (18) 3305.6605 • Araçatuba/SP • www. questaodegostopresentes.com.br

I

R

IMPÉRIO ELEVADORES Rua: Rafael Pereira, 160 • Fone (17) 3217.8571 • São José do Rio Preto/SP • www.imperioelevadores.com.br

C

IPANEMA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO Av. do Fico, 2175 • Fone (18) 3624.4443 • Araçatuba/SP

D

IWATA VIDROS Fone (18) 3622.8737 • iwatavidros@ hotmail.com

L

LAMBISGÓIA Rua: Tabajaras, 561 A • Fone (18) 3301.6144 • Araçatuba/SP

M

DECORAÇÕES BIRIGUI Av. Nove de Julho, 1349 • Fone (18) 3642.6374 • Birigui/SP • www.decoracoesbirigui.com.br

MAÍRA DESIGN MÓVEIS E DECORAÇÕES Rua: do Fico, 699 • Fone (18) 3622.3969 • Araçatuba/SP • www. mairadesign.com

E

MINAS PEDRA Av. Saudade, 1556 • Fone (18)3622.7712 • Araçatuba/SP

ECOFIBRA Rua: Marcílio Dias, 1654 • Fone (18) 3608.6011 • Araçatuba/SP Av. Nove de Julho, 2121 • Fone (18) 3211.3777 • Birigui/SP

MOBÍLIA NOBRE MÓVEIS EM ALUMÍNIO Rua: América do Sul, 762 • Fone (18) 3301.9794 • Araçatuba/SP

F

MÓVEIS CANTEIRO SAC (18) 3659.1463 • www.moveiscanteiro.com.br

FISSARE Via José Ferreira Batista, 2012 • Fone (18) 3441.1517 • Araçatuba • SP Rua Araujo Leite, 32-050 • Fone (14) 3223.0880 • Bauru • SP Rua Fioravante Decúrio, 71 • Fone (18) 3528.4801 • Oswaldo Cruz • SP

152 REVISTA DHECORE - 4º EDIÇÃO MAR 2012 152

Q

GR MÓVEIS PLANEJADOS Rua: Marcos Manfrinati, 1523 • Fone (18) 3631.1006 / 3631.4309 • Araçatuba/SP

BIRI-MÓVEIS Rua: Euclides Miragaia, 2658 • Fone (18) 3641.1899 • Birigui/SP • biri_moveis@hotmail.com

CRIARE Rua: Marechal Deodoro, 1216 • Fone (18) 3608.6059 • Araçatuba/SP • www.criare.com

PORTAL ANTIQUÁRIO Rua: Afonso Pena, 1119 • Fone: (18) 3622.1069 • Araçatuba/SP • www. portalantiquario.com.br

QUATRO PAUS Av. Brasília, 859 • Fone (18) 3622.9929 • Araçatuba/SP • www.quatropaus. com.br

BERTAGLIA AMBIENTES SOB MEDIDA Rua: José Bezerra de Lima, 26 • Fone (18) 3621.0030 • Araçatuba/SP • www. moveisbertaglia.com.br

CELISA MÓVEIS PLANEJADOS Rua: Cristiano Olsen, 2327 • Fone (18) 3625.8059 • Araçatuba/SP

PEDREGAL Rua: Dr. Coutinho Cavalcante, 1170 • Fone (17) 3234.3557 • São José do Rio Preto/SP

GK MÓVEIS PLANEJADOS Fone (18) 3441.1034 • Araçatuba/SP • www.gkmoveisplanejados.com

IDEALE PORTAS E JANELAS EM PVC Av. Miguel Dhama, 1376 • Fone (17) 3224.0030 / 3022.3881 • São José do Rio Preto/SP • ideale@idealepvc. com.br

CASA & TAL Rua: Francisco Braga, 197 • Fone (18) 3608.2928 • Araçatuba/SP • casaetalenxovais@gmail.com

P

O

ORIENTE MÓVEIS Av. Saudade, 2564 • Fone (18) 3631.4705 • Araçatuba/SP • orientmoveis.wordpress.com

REMAQ MÓVEIS Av. Gov. Mário Covas, 2925 / Rua: Aguapeí, 660 • Fone (18) 3623.2528 • Araçatuba/SP • www.remaqmoveis. com.br RENASCER MADEIRAS Rua: Anselmo Manarelli, 213 • Fone (18) 2103.4202 • Araçatuba/SP • www. renascermadeiras.com.br RIBEIRO MÁRMORE E GRANITO Av. Waldemar Alves, 2683 • Fone (18) 3621.6345 • Araçatuba/SP

S

SANTA CERÂMICA Rua: Duque de Caxias, 1409 • Fone (18) 3305.5771 / 3305.5772 • Araçatuba/SP • www.santaceramica.com.br SENAC ARAÇATUBA Av. João Arruda Brasil, 500 • Fone (18) 3117.1000 • Araçatuba/SP • www. sp.senac.br/aracatuba SORRISO TINTAS Rua: Marechal Deodoro, 1725 • Fone (18) 3621.2401 – Araçatuba/SP • sorrisotintas@hotmail.com

TORÍBIO Rua: Walter Adas, 197 • Fone (18) 3642.8840 • Birigui/SP TREVIZAN CENTER Rua: Cussy de Almeida, 2485 • Fone (18) 3622.4017 • Araçatuba/SP

V

VIENA MÓVEIS Rua: Bolívia, 210 • térreo – Fone (18) 3622.2346 • Araçatuba/SP • www. vienamoveis.com.br

profissionais ANA PAULA SADER Arquiteta e Urbanista Fone: (18) 9119.1177 Araçatuba – SP ANTÔNIO GIMENEs Engenheiro Civil Fone: (18)3441-1451 Araçatuba – SP ADRIANO LOURENÇO Paisagista Fone: (18 ) 9174.3757 Araçatuba –SP BRUNETE FRACCAROLI Arquitetura e Interiores Fone: (11) 3885.8309 São Paulo–SP DANIEL MICHELOTTO Designer de Interiores Fone: (18) 8133 8106 Araçatuba–SP DEISI VICTOR Arquitetura & Design de Interiores Fone: (18) 3441.1451 Araçatuba • SP GILDA ARANTES Arquiteta Fone: ( 18 ) 3622.1145 Araçatuba • SP JÓIA BERGAMO Arquitetura e Designer de Interiores Fone: ( 11 ) 3045.5812 São Paulo • SP

T

JOSÉ CARLOS RIEL Técnico, Designer de Jardins e Paisagista Fone: (18) 9759.9424 Araçatuba • SP

TELAS ESGALHA Av. Gov. Mário Covas, 2890 • Fone (18) 3608.8555 • Araçatuba/SP

MAÍRA FERRAZ Designer de interiores Fone: (18 ) 3622.3969 Araçatuba • SP

TAPEÇARIA CONCEITO Rua: Herve Cordovil, 201 • Fone (18) 3441.9793 • Araçatuba/SP

Rua: Bonsucesso, 622 • Fone (17) 3218.3100 • São José do Rio Preto/SP www.telasesgalha.com.br TECNOBENS – TCNB CONDO Fone (18) 3117.5500 • www.tcnbcondo.com.br TODESCHINI Rua: General Glicério, 1000 • Fone (18) 3622.9499 • Araçatuba/SP www.todeschinisa.com.br

JULIANA BORTOLAIA Arquiteta Fone: (18) 3644.0596 Birigui • SP LUIZ ANTONIO NEVES Designer de Interiores Fone: ( 18) 3642.6374 Birigui • SP


153


154


Dhecore - Edição 04