Page 1

Re v

is t ad e

TURISMO Informando o trade turístico paraibano desde 1990

Turismo - Esporte - Cultura

ANO XXI - julho de 2012 nº 0274

Vivaocentenário deLuizGonzaga! www.revistadeturismopb.com.br


)))))

2 )))))

ista

Rev

de

ista

Rev

de

TURISMO TURISMO

3


Mariana M. Duarte

Erradicação da Pobreza

Elpídio Dantas’s Studio

João Pessoa - Paraíba, Brasil EXPEDIENTE

Goretti Mesquita Duarte EDITORA Leucio Laerte Barbosa Coordenação e revisão

Rev

ista

de

TURISMO

Ateliêr Chico Ferreira

website: www.elpidiodantas.com.br E-mail: dantaselpidio@ig.com.br

Turismo

Fernando Onofre Duarte (ABRAJET-PB) DIRETOR

Café da manhã - Coffee break Sopas - Kit festas

Rua Bal. Manoel Pereira Diniz - 412 - Bancários - João Pessoa PB Site: www.chicoferreira.br.com = facebook.com/chicoferreira.br

COLUNISTAS COLABORADORES Sônia Mirian Iost (ABRAJET-PB) Saulo Barreto Presidente da (ABRAJET-PB) Cristina Lira (ABRAJET-RN) Gorete Zenaide (ABRAJET-PB) Everaldo Ricardo (ABRAJET-PB) Thomas Bruno Oliveira - *Professor de História - Membro da SPA e IHC

Patricia Dantas

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Paulo Maia Sabino DRT/PB/826 REVISTA DE TURISMO Rua Juraci Soares s/n – Praia de Jacumã Conde - PB Fone 8862.2056 cadernodeturismo@hotmail.com revistadeturismopb@yahoo.com.br Distribuída nas Agências de Turismo, Operadoras, Locadoras de Veículos e Cias Aéreas Nacionais. Participação nas feiras Nacionais e Internacionais. As opiniões e conceitos publicados em coluna e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

4

5

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

ivemos em um país onde os desfavorecidos recebem o Bolsa Família do Governo Federal para manter as crianças nas escolas, entretanto, todos os anos há paralisações pela melhoria das condições do ensino público. A classe dos professores é de total importância para um país, pois é através de seus ensinamentos que se dá a base da educação de uma sociedade, e mesmo assim continuam sendo desvalorizados por aqueles estão no planalto com os bolsos cheios, salários altíssimos e regalias. A interrupção das atividades letivas e as más condições de ensino representam desincentivos para quem frequenta escolas e faculdades públicas do Brasil, além de refletirem a falta de comprometimento do governo com esse setor. Temos como resultado crianças com má formação escolar e dificuldades para ingressar nas escolas superiores, que por sua vez formam profissionais que também apresentam dificuldades entrando com atraso no mercado de trabalho. O país sofre com o baixo nível de formação de sua sociedade. Já o programa Bolsa Família, uma das ferramentas de erradicação da pobreza do nosso governo, tem servido para diminuir pela procura dos empregos formais, além de outras consequências que não aparecem nas estatísticas, como o incentivo ao aumento do número de filhos por parte dos beneficiários, já que cada novo filho representa um benefício a mais. Porém, é de conhecimento de muitos que tais programas servem para angariar votos, principalmente no seio dos beneficiários do Bolsa Família, onde está a maior parcela de nossa população. Será mesmo a erradicação da pobreza o real objetivo da nossa presidente?

)))))

Ao ouvir da presidenta Dilma Rousseff que este é o seu maior objetivo para o nosso país, percebo o quão contraditória é essa afirmação.

V


Rev

ista

Aeroporto III

Enquanto os nossos aeroportos estão em condições lastimáveis, o Governo Federal Brasileiro financia um milionário aeroporto na África. O projeto orçado em 175 milhões de dólares foi em parte financiado através do BNDES. Para finalizar, a cidade de Gana na África receberá via Brasil recursos para a construção de um aeroporto, com equipamentos de qualidade superior aos nossos. A construtora Queiroz Galvão é que vai construir. Vamos aguardar mais notícias da Revista Veja.

Vem ai o Rio+20 Qual a finalidade real deste mega evento “Rio+20” se ele começa com propostas insolúveis? De imediato, surge um falso álibi “preocupação com a economia do país”, não podemos comprometer a economia, a natureza que se dane. Mas se fala em desenvolvimento sustentável dever-se-á direcionar todas as preocupações para a preservação do planeta. Dividir as responsabilidades por região, ou por Estado é uma alternativa. A preocupação com a preservação da natureza paraibana é em primeiro lugar dos paraibanos, mas as notícias por aqui não são boas, ou melhor, são péssimas, já que os índices de desertificação são os piores da nação. Há vinte anos o evento chamava-se Eco 92, e até hoje os resultados não são sentidos, pelo contrário, mais de 35% de nossas matas se transformaram em carvão, e as madeiras de lei atravessaram o Atlântico clandestinamente. A natureza reclama, mas os políticos corruptos agem de forma torpe beneficiando-se dos cargos auferidos pelo povo, ferindo nossa dignidade, envergonhando nosso país, e acabando com a nossa natureza.

Valorizando a boa música O brasileiro não pode dizer que a música de qualidade está perdendo espaço para o lixo sonoro. Assistir ao programa de Raul Gil, ouvir a Cabo Branco e Arapuã, ambas FM, é deleitar-se com o que há de melhor em musicalidade. Não é de hoje que esses programas são apresentados, com bom gosto, inovação e surpresas a cada programa. Em Raul Gil as crianças fazem o espetáculo. Apesar da pouca idade, são uns verdadeiros fenômenos em voz e talento, e quando são os adolescentes, também é apresentada uma elevada qualidade sonora. Nesta temporada as mulheres estão fazendo o show em “Mulheres que Brilham” . Os jurados, por mais criteriosos que sejam correm risco de cometer injustiça ao escolherem os melhores. Parabéns ao Raul Gil e as Rádios FM 91.5 e a Arapuã

6

7

Todos voltados a Cultura

O Ministério da Cultura, a UNESCO, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina e Fundação Franklin Cascaes promovem a discussão sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura no Estado e Municípios de Santa Catarina, para a participação ativa e qualificada dos Conselheiros de Cultura.

BoaparticipaçãodoTRE ReformanoCastroPinto

O Tribunal Regional Eleitoral veiculou nas rádios uma campanha, orientando o eleitor a votar com dignidade. A campanha alerta para o prejuízo do voto vendido, prática muito comum dos atuais políticos. Ainda é tempo de corrigir, fazendo a escolha certa na hora do voto.

E haja chuva

Falaram que ia faltar água no mundo, aí vem a chuva e apresenta seu produto. A natureza só falta dizer: providencie meios de represar essas águas através de açudes!

Aeroportos

Para poder melhorar os serviços dos aeroportos brasileiros, o governo terceiriza-os porque não há verba para manutenção. Mas, através do BNDES, o Brasil financia um em Gana na África.

Não disseram a data, mas em breve, teremos reforma no Aeroporto Castro Pinto. É... Precisamos realmente melhorar a chegada para quem vem nos visitar. Já que vai haver a reforma é bom pensar em convencer as companhias aéreas que nos estamos em evidência. Cabem mais vôos e em melhores horários!

CentrodeConvenções

Preparem-se organizadores de eventos, pois em breve estaremos com uma parte do Centro de Convenções pronta para receber grandes eventos. Por acaso, já tem gente se mobilizando para isso? O que sabemos ¨há apenas da Feira de Turismo, organizada pela equipe Classe A Turismo, que já tem agenda marcada.

Sueldo´s

A fábrica de calçados Sueldo´s está pensando em novas investidas no mercado. A Sueldo´s é uma fábrica de calçados e bolsas de fino padrão, genuinamente paraibana.

Brasil pilantra

Enquanto os Deputados e Senadores, na calada da noite aumentam o próprio salário, que já é alto, os professores universitários pleiteiam e nada. Aliás, esse aumento devia se estender a todos os professores de ensino público desse país. Já que não se pode contar com os deputados e senadores, presidente, a educação é de grande importância para desenvolvimento sustentável de uma nação.

Nord

Em breve, estaremos dando notícias de mais um hotel da Rede Nord. O empresário Daniel Rodrigues está dando retoques finais para apresentar a novidade. Funcionalidade e conforto são marcas registradas da Rede.

Prefeitos

Não é de hoje que o prefeito de Solânea e a família vêm metendo a mão nos recursos do erário público. Dizem até que há uma disputa entre as famílias de Regis, do município de Cabedelo e a de Chiquinho em Solânea. Uma dica para a Federal: veja a locação de carros se também anda regular!

Política

O Brasil é um dos poucos países em que se paga salário a vereador e quem mais paga a Deputado e Senador. Eles ainda acham pouco e vivem dando trambique por todos os lados.

Administração pública deu em água

Todos os anos, a mesma penitência para os motoristas nos períodos de chuva. Coisas que se resolvem facilmente e a custo baixo. No final da Beira Rio e na ligação do Castelo Branco com Miramar, Dragagem, elevação da ponte e limpeza das galerias pluviais.

TURISMO de

de

TURISMO

usuário de transporte aéreo ao pagar a passagem, automaticamente compra a TAXA DE EMBARQUE, que tem como um de seus objetivos a manutenção dos aeroportos, incluindo a segurança. A imprensa televisiva, impressa, e radiofônica não deixa de alertar as autoridades sobre os assaltos e furtos que estão acontecendo nos aeroportos brasileiros, principalmente nos de maior fluxo de passageiros em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os criminosos geralmente agem em dupla, nos horários de pico, das 5h às 10h e das 18h às 23h. Para se passar por passageiros, eles usam roupas caras, malas ou mochilas e andam muitas vezes com o passaporte na mão. Um levantamento feito pela Polícia Civil mostra que áreas próximas de caixas eletrônicos, praças de alimentação e máquinas de autoatendimento de check-in são os lugares prediletos dos bandidos. Mas alguns vêm de avião e já começam a atacar no free shop. Nos vídeos que flagram os furtos, os ladrões parecem ser invisíveis para as vítimas, que se descuidam da bagagem. Eles ficam por vários minutos ao lado das malas, algumas vezes movem as bagagens lentamente com o pé, até a hora de dar o bote. Enquanto um faz algo para desviar a atenção da vítima, o comparsa pega a mala e se afasta calmamente.

Rápidas

ista

Furto a passageiros nos aeroportos aumenta

O

O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória no Espírito Santo, a partir de agora faz parte do projeto “De olho na Mala”, da Infraero, que tem como dinâmica a instalação de câmeras e monitores de LCD na sala de desembarque, para maior controle das malas. Além de Vitória, o projeto “De Olho na Mala” está presente nos aeroportos de Campina Grande (PB), Joinville (SC), Galeão, Brasília, Confins, Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Palmas, Marabá (PA), Macapá, Rio Branco, Boa Vista, Imperatriz (MA), Cuiabá, Campo Grande e Corumbá (MS).

)))))

Aeroporto

AeroportoII“Deolhonamala”mobiliza aeroportos brasileiros

Rev

Fernando Sabino

)))))

Fernando Onofre Duarte

Democraciaéoportunizaratodos omesmopontodepartida. Quantoaopontodechegada, depende de cada um.


Abaixo de zero

Curiosidade

Uma das coisas mais curiosas que se vê no Chile, e que chama a atenção principalmente dos brasileiros, é a incrível quantidade de cachorros de raça na rua. Pode-se deparar com Labradores, Pastores Alemães, Husky Siberiano e até Pitbulls, todos aparentemente muito bem cuidados. Os guias turísticos relatam que alguns donos compram os cachorros e depois simplesmente abandonam na rua. Mas o que é impressionante é que eles devem ser bem alimentados, pois aqui no Brasil não se vê cachorros de rua tão gordos e limpos como os encontrados no Chile.

8

)))))

A

mistura da sanfona e instrumentos eruditos finalizou a Semana Cultural José Lins do Rego. O mestre pernambucano Dominguinhos se apresentou acompanhado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. O show foi aberto pela Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, marcando o encerramento da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego. O público presente vibrou com a apresentação e aplaudiu muito. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que fez a abertura do show, teve origem em uma oficina de acordeom realizada pela Associação Balaio Nordeste e a Funjope, em março de 2010. A Orquestra é composta por músicos experientes e alunos da Escola de Música Mestre Dominguinhos, mantida pela Associação. Tem como regente, produtor musical e arranjador, o maestro Lucilio Souza.

Em Bananeiras, turistas exploram riquezas da região a bordo de um Jeep Embalada pelo roteiro Caminhos do Frio e pelo tradicional São João, uma novidade surgiu como mais uma opção para o turista que visita a região de Bananeiras, no Brejo paraibano. Trata-se do 1° São João Off Road, que tem o objetivo de disponibilizar para os visitantes, durante os finais de semana, passeios pela região a bordo de um Jeep antigo, reunindo aventura, natureza e conforto. O turista poderá desfrutar de cinco roteiros escolhidos a dedo que

9

revelam riquezas da região: engenhos de cachaça em funcionamento, ruínas de um antigo engenho, casarões coloniais restaurados, o famoso Cruzeiro de Roma, a antiga estação do trem, o histórico Mosteiro das Carmelitas, a Cachoeira do Roncador. Um roteiro completo, que inclui ainda um passeio pela cidade turística. Durante o tour, o visitante pode pausar o passeio para tomar banho de cachoeira, degustar cachaças produzidas na região ou apreciar

frutos da época e comidas típicas como filé de tilápia, carne no bafo e petit gateau de banana. Um misto de gastronomia, história, aventura e natureza. Para garantir a novidade, os interessados devem entrar em contato com Vladimir Lucena, organizador do roteiro, através do telefone (083) 8856 0707. Outra opção é procurar os hotéis, pousadas e restaurantes da cidade, ou a Casa do Turista, na praça principal, e fazer o agendamento.

TURISMO de

Dominguinhos, a Orquestra Jovem e Balaio Nordeste uma grande novidade da Semana José Lins do Rego

ista

Rev

ista

de

TURISMO

s férias de inverno vêm atraindo um número cada vez maior de pessoas que desejam aproveitar as baixas temperaturas desta estação. Países onde a neve e os esportes de inverno, como o esqui, são os principais atrativos, caem no gosto dos turistas brasileiros. Um dos destinos mais procurados, para quem pretende passar as férias de julho nas montanhas e ter contato com a neve, é o Chile. O Chile é um dos países da América do Sul que encanta os visitantes por ter uma grande riqueza cultura e belas e enigmáticas paisagens. Possui atrações variadas e dispõe de excelente estrutura de transporte e hospedagem. Localizado entre o oceano Pacífico e as Cordilheiras dos Andes, garante aos turistas um dos passeios mais cenográficos de todo o continente. A capital, Santiago, é moldurada pelas Cordilheiras dos Andes, formando um dos mais belos cartões postais da região. Local de baixas temperaturas, possui diversos pontos turísticos e culturais que chamam a atenção dos visitantes pela beleza arquitetônica. Um dos principais pontos turísticos de Santiago do Chile é a Plaza de Armas. Localizada no coração da cidade, é local de efervescência artística, onde se pode deparar com várias atividades culturais, tais como pinturas, danças, artistas de rua, etc. Em torno da Praça, estão a Catedral Metropolitana, cuja fachada neoclássica data de 1789, e a Agência do Correo Central. O lugar também é cercado por cafés, bares e restaurantes, e é o ambiente preferido para quem gosta de jogar xadrez. Próximo da Plaza de Armas, está o Palacio de La Moneda. Foi neste prédio onde morreu o presidente socialista Salvador Allende, em setembro de 1973, deposto por um golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet. A edificação também possui o Centro Cultural Palacio de La Moneda, que fica no subsolo do palácio e recebe exposições de arte e cinema. Os visitantes também não podem deixar de ver o Museu Nacional de Belas Artes, uma das construções mais belas de Santiago, de estilo neoclássico com detalhes em art noveau. Além do Cerro Santa Lucía, um dos mais bonitos locais da região, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade e das Cordilheiras, mas que requer certo esforço para se chegar ao topo. Para quem deseja saborear as iguarias da culinária local, pode-se visitar o Mercado Central, que possui restaurantes que servem uma grande variedade e qualidade de peixes e frutos do mar. Um ótimo meio de transporte para se conhecer os pontos turísticos da cidade, sem gastar muito, é o metrô. Nas estações de metrô, em hotéis e em pontos de informações turísticas, são distribuídos mapas da cidade, informando como se chegar aos atrativos turísticos utilizando este meio de transporte. A clareza das informações e a facilidade de locomoção ajudam os turistas a conhecer a cidade sem precisar de guias. Os locais também podem ser visitados utilizando-se linhas ferroviárias, que são práticas e baratas, assim como ônibus de empresas como a Tur Bus, que tem uma diversidade de pacotes turísticos para conhecer a Capital e as cidades próximas, como: Valparaíso, Vinã del Mar e Concha y Toro.

Rev

A

O Chile atrai cada vez mais brasileiros que desejam aproveitar as baixas temperaturas do inverno

Para os amantes dos esportes “brancos”, entre os lugares mais visitados estão Farellones, La Parva e Valle, que formam a maior e melhor superfície para a prática de esqui e snowboard do Hemisfério Sul. A mais de 3.000 metros de altitude, o Valle Nevado se destaca pela ótima infraestrutura para esquiar, além de possuir resorts, hotéis, restaurantes, centro de fitness, piscina aquecidas, campeonatos esportivos, entre outras atividades. O caminho para chegar-se à localidade, que fica a 60 km de Santiago, possui um trajeto um tanto quanto assustador. Até o Valle Nevado, são mais de 40 curvas fechadas (numeradas) e estreitas, uma diferença de mais de 2.000 metros de altitude em relação à Capital chilena. Durante a subida, é sempre bom evitar comer ou beber, pois os efeitos do ar rarefeito e seco podem provocar náuseas e tonturas. A temporada de inverno começou no mês de junho e se estenderá até outubro. O período de alta temporada é no mês de julho. Por isso, é interessante procurar as agências de viagens e programar antecipadamente a viagem. Como a região é um local que está recebendo muitos visitantes do Brasil, às vezes surgem excelentes promoções de pacotes turísticos. É só ficar atento.

Guet Coelho

)))))

Cibelly Correia


Na rota da Copa do Mundo de 2014

O Brasil festejou os 100 anos de Luis Gonzaga, Rei do baião

A TREND estará no 2º Festival do Turismo de João Pessoa

Foram comemorado assim os festejos juninos no Nordeste. Na Paraíba os municípios tiveram inúmeras atrações e atrativos Campina Grande – No Maior Forró do Mundo existe toda uma mega estrutura, com palcos, ilhas de forró, barracas típicas, loja de artesanato, atrações musicais regionais e nacionais durante os 30 dias de festa. É muito tempo minha gente! Mas quando acaba deixa saudade e a gente já pensa no próximo ano. Patos – No sertão da Paraíba, cidade próspera, com festa na rua a partir do final de tarde até o dia amanhecer, e o melhor de tudo, sem custo. Nem a seca atrapalhou a vontade do povo e a cidade ficou abarrotada durante todos os dias do

festejo. O cantor forrozeiros Dorgival Dantas, Gustavo Lima e a banda Garota Safada fizeram a alegria dos visitantes e turistas que caíram no arrasta pé. Bananeiras – Aquele clima frio agradável e muito forró pé de serra. Em Bananeiras o clima ajuda a dar energia e aí bote forró a noite toda, pois a turma não se cansa e sempre pede mais. João Pessoa – A capital comemorou no Centro Histórico com uma vasta apresentação de qualidade com encerramento no dia 29 de junho, tendo nada menos que Flávio José como atração. Tivemos também a participação de Alceu Valença...

A Casa de Massa Capitão Farinha abriu a nova temporada com um show de Bossa Nova com a cantora paraibana Gracinha Teles. Na apresentação que teve duração de duas horas, a artista can-

Lucena – Lucena, no litoral norte da Paraíba se destaca por suas belas praias, riquezas naturais, históricas e cultura, as festas anuais como o carnaval que é destaque e também o São João comemorado com muita organização por parte da prefeitura que soube agradar a quem se propôs a prestigiar o evento. A festa de Santo Antonio em Gameleira teve como atração Cicinho Lima e Forró Federal ; São Pedro dos Pescadores em Lucena com Forró das Minas; Festa do Padroeiro São Pedro e São Paulo em Costinha teve Garota Senvergonha e Forró sorriso da Paixão.

Sempre presente nos principais eventos do trade turístico, a Trend confirmou sua participação no 2º Festival do Turismo de João Pessoa (PB), que acontecerá entre os dias 28 e 29 de setembro, no novo Centro de Convenções de João Pessoa. A operadora irá ocupar um dos maiores espaços do festival e planeja

tou os mais variados sucessos da Bossa Nova. Nesta nova fase, a direção do Capitão Farinha está trazendo para Jaguaribe, diversas atrações musicais com a finalidade de resgatar a tradição do bairro no celeiro cultural da Paraíba. Sempre às segundas-feiras, os amantes da boa música terão a oportunidade de encontrar artistas locais no melhor estilo musical, que já é uma marca do Capitão.

Atendimento ao público, das 17h30 às 23h. Capitão Farinha - Casa de Massas Rua Floriano Peixoto, 119-a - Jaguaribe - Fone: (83) 3241-3705

10

11

apresentar, aos agentes de viagens do Nordeste, produtos exclusivos e as melhores soluções em viagens corporativas e de lazer. A Superintendente de Vendas Nordeste da Trend Operadora, Rebeca Ferreira, enfatiza a necessidade de eventos do gênero e fala sobre a im-

portância da participação no Festival. “Precisamos fomentar o crescimento de eventos como este na Região Nordeste”. Visando valorizar ainda mais seus clientes, o agente de viagens, a operadora irá convidar 150 profissionais da região Nordeste para participar do evento.

TURISMO de

Muita festa, forró e alegria

No mês de junho, as cidades do Nordeste se destacam pelas suas cores, alegria e diversão. Em João Pessoa (PB) há dezenas de barracas, comidas típicas e quadrilhas, um espetáculo que atrai turistas de todo o país. Os festejos por aqui ocorrem de 22 a 29 do mês junho, no Ponto de Cem Réis e na Praça Dom Adauto, priorizando, a exemplo dos anos anteriores, os talentos locais. Já em Porto Seguro, na Bahia, uma grande festa foi preparada entre os dias 21 a 26 de junho, com direito a quadrilha e muito forró. A maior Festa Junina do Estado, o Forró Porto, O Hotel Tropical Tambaú em João Pessoa (PB) e o Hotel Tropical Oceano Praia, em Porto Seguro (BA), ofereceram diárias especiais para o período.

ista

couro, homenageando o povo do interior nordestino. Lá de cima, Luís está vendo o quanto é amado pelos que ficaram, pois todo o Brasil festejou seu centenário com muita saudade, e alegria também, por poder reviver um pouco desse gênio, vivo e cantado por grandes compositores, seus amigos, como, Dominguinhos, Flávio José, Fagner e muitos outros.

Rev

Gravou 56 discos, sendo 01 de ouro com o Danado de Bom. Sem dúvida alguma o Rei do Baião deixou muita saudade, porém, ficará vivo na memória de gerações, pois seu legado musical é atualizado sempre. É a nossa cultura, nossas raízes que estão nas letras de suas músicas e o cotidiano dele também. Homem simples vestia-se como vaqueiro, sempre com chapéu de

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

Tropical Hotel com tarifas especiais

)))))

O Brasil todo prestou homenagem, a Luís Gonzaga, o Rei do Baião, no seu centenário. Pernambucano de Exu, fez sucesso tocando sanfona, acompanhado de zabumba, cantando pelo país afora, como um grande cantor e compositor que era, difundindo nossa cultura. Reverenciava o povo brasileiro, com destaque ao nordestino, tema constante em seu trabalho.

As articulações já tiveram início na escolha dos equipamentos que irão fazer parte da rota da Copa do Mundo de 2014 para receber equipes estrangeiras na Paraíba. A preocupação é apresentar bem a Paraíba, por isso vai haver certa exigência na qualidade dos equipamentos, como atendimento e conforto. Cursos para preparar taxistas, recepcionistas e funcionários dos quiosques. O que está em andamento são os hotéis: Tropical Tambaú Hotel, os do Grupo Nord, o Litoral Hotel, o Ibis e o Hadman, todos em João Pessoa, na pré-seleção para hospedar uma equipe estrangeira durante os jogos, caso a capital paraibana seja escolhida para sediar um Centro de Treinamento. Para o trade turístico, é uma grande oportunidade de se mostrar eficiente. Vamos mostrar tudo o que temos de bom.


VivaocentenáriodeLuizGonzaga! Thomas Bruno Oliveira e José Edmilson Rodrigues

13

)))))

12

ista

de

TURISMO

Rev

Gonzaga deu seus primeiros acordes em uma concertina ou harmônica ou pé-de-bode (todos nomes de época para o fole de oito baixos). Em seguida, no terceiro ambiente, o visitante – em tapete vermelho – é levado a mergulhar na vida e obra do Rei do Baião e seus seguidores em painéis gigantes. Em uma exposição cronológica é possível ver as inspirações, motivações e a trajetória de Gonzaga em cada contexto histórico que viveu. São muitos retratos, capas e selos de discos, imagens e comentários divididos em sete décadas, além dos textos que proporcionam um bom conhecimento sobre sua obra. Assim como a réplica do chapéu de couro e do gibão do Rei do Baião e o trio instrumental criado por ele, sanfona triângulo e zabumba, e os elementos sela e arreio marcantes no ciclo do gado no sertão nordestino que inspiraram muitas obras imortais de Luiz Gonzaga. “É verdade meu sinhô, essa história do sertão, padre Vieira falou, que o jumento é nosso irmão”, canta Luiz Gonzaga em homenagem a esse animal de montaria e carga que foi de fundamental importância no desenvolvimento do nordeste. O visitante também se depara com a representação do “jumento nosso irmão” pronto para transportar água com cangalha e ancoretas. Outra atração na Casa de Gonzagão muito cortejada é a boneco, lembrando Luiz Gonzaga tocando sanfona, de onde foram tirados muitos retratos. O ‘Museu, de caráter Itinerante Casa de Gonzagão’ possui a marca da contextualização histórica em que o Rei do Baião está inserido e sua perspectiva didática credencia a exposição como uma das mais interessantes homenagens feitas no Brasil ao centenário de Luiz Gonzaga, exatamente no período junino, no Maior São João do Mundo, na cidade que marcou a história de Gonzagão. Seu caráter itinerante depende obviamente dos apoios e incentivos financeiros. A Casa de Gonzagão é um projeto da Estrutural Eventos, com o apoio marcante do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga (do pesquisador José Nobre de Medeiros) e da Prefeitura Municipal de Campina Grande pelo espaço. E Viva Gonzagão, “o Homero brasileiro” como bem afirmou Darcy Ribeiro. Luiz Gonzaga, 100

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

“Minha sanfona, minha voz e meu baião, este meu chapéu de couro e também o meu gibão, vou juntar tudo, dar de presente ao museu, é a hora do adeus, de Luiz Rei do Baião”. Quem esteve no Parque do Povo, no Maior São João do Mundo de Campina Grande-PB, reviveu Luiz Gonzaga do Nascimento e seu tempo na CASA DE GONZAGÃO, uma grande homenagem ao imortal cantador da Asa Branca. Jomário Souto, Diretor-Presidente da Estrutural Eventos, teve a iniciativa de proporcionar aos gonzagueanos e forrozeiros do Brasil uma bela homenagem a Luiz Gonzaga, e para isso montou uma equipe de três pesquisadores para conceber o projeto: José Edmilson Rodrigues (ensaísta), Xico Nóbrega (jornalista) e Thomas Bruno (historiador). Nasceu então um projeto ousado que visou não mostrar apenas relíquias (representações) do Rei do Baião e sim mostrar suas motivações, suas inspirações, seu contexto histórico relacionado com a história da música popular brasileira e a história do Brasil. A Casa de Gonzagão tem sua arquitetura externa e sala de estar que relembra a casa que Gonzaga comprou em Exú, sua terra natal, em meados da década de 1970. Neste período, Gonzaga já era o Rei do Baião, a nobreza de época é vislumbrada no mobiliário da sala que compôs o ‘Parque Aza Branca’ (com Z mesmo!), lugar em que Luiz Gonzaga recebia amigos, artistas e fãs. Aqui pode-se ouvir música em radiola direto do LP (long play), uma novidade para os pais e avós mostrarem aos filhos e netos da geração pen drive, um aparelho tão decantado na vida doméstica do Brasil desde a década de 1930. No ambiente seguinte o visitante faz uma verdadeira volta ao passado. Numa ambientação que recria uma casa de taipa é representado o cotidiano do menino Gonzaga. A simplicidade e singeleza do seu pé-de-serra são vistas em uma representação histórica da segunda década do século XX, com apetrechos e mobiliário que compõe o momento em que o segundo filho de Januário e Santana nasceu em 13 de dezembro de 1912, dia de Santa Luzia (de onde vem o nome Luiz e a devoção pela Santa). Neste ambiente, observa-se a oficina de foles de seu pai Januário, em meio a sua casa, lugar em que


informação:aglobalização.Asnotícias corremnumcurtoespaçodetempo possibilitandovisualizaraomesmo tempo,pormeiodainternet,diversos lugaresdoBrasiledomundo.Entreeles JoãoPessoa-PB,porserconsideradaa terradosolemar,frequentementevisitada por todos pelo seu clima tropical e belezas exóticas. Essa grandiosaferramentaéumadas principaisaliadasnacontribuiçãoda expansãoturísticadoEstadodaParaíba.

14

Band News denuncia milícia no Rio Grande do Norte Os bugueiros que fazem os passeios nas dunas em Natal, Rio Grande do Norte, estão apavorados com as ameaças de marginais que criaram uma milícia para tirar proveito dos profissionais. A notícia, veiculada através da Band News, repercutiu nacionalmente e os resultados não foram bons, diminuindo sensivelmente a procura do passeio. A preocupação dos bugueiros é que uma milícia estaria extorquindo dinheiro e quando negado surgem os assassinatos de motoristas. De acordo com a Band News, a milícia atua dentro do próprio sindicato, onde bugueiros e policiais cobram tarifas sobre os serviços ligado ao turismo. Os que trabalham nas dunas tem que pagar 10% do valor de cada passeio, que custa em média 400,00.

15

nutos de atraso não entrarão na conta. No site das empresas terá que ser mostrado o percentual de voos que atrasam mais de 30 minutos e mais de 60 minutos. Para as empresas, o problema é obrigá-las a informar atrasos sem discriminar por que eles ocorrem. “Há cancelamentos e atrasos por meteorologia, porque o avião não consegue lugar pra estacionar”, diz Ronaldo Jenkins, diretor do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). TAM e Gol disseram que cumprirão a medida.

6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável O Brasil sediou a 6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável (RTD6), importante evento que aconteceu entre os dias 18 e 20 de junho, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Universidade de São Paulo (USP). O fato de o Brasil sediar os megaeventos esportivos confirmados para 2014 e 2016, torna o país mais do que a ‘bola da vez’, eleva-o à principal arena de discussões sobre atração e retenção do turismo sustentável e atividade economicamente transformadora. A RTD6 contou com especialistas de várias partes do mundo que explicaram os resultados alcançados nos últimos vinte anos neste segmento.

Ampliação do aeroporto de Foz do Iguaçu Um projeto do Fundo Iguaçu (Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu), conjunto de instituições públicas e privadas de turismo da cidade, pretende ampliar em mais de três vezes a capacidade do aeroporto local. Com um investimento de 500 milhões de reais, as obras irão começar em 2014, e incluem, além de uma nova pista para pouso e decolagens, um novo terminal de cargas e um hangar para aviação executiva.

TURISMO de

aérea. Também não foi revisada para cima, por causa do aumento da crise na Europa. Agora, as companhias aéreas terão que informar quanto o voo escolhido costuma atrasar. A determinação é da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e o descumprimento pode gerar multa de até R$ 10 mil, só que, entre a concepção da regra, em 2011, e a publicação no “Diário Oficial” da União, em março, a agência alterou, para cima, a definição do que considera atraso. Voos com menos de 30 mi-

ista

Rev

ista

de

TURISMO Atualmente, vivemos na era da

C

Cabo Branco, a Ferinha de Tambaú. E o paradisíaco atrativo circunvizinho o Pôr do Sol na praia do Jacaré, Cabedelo-PB, acompanhado pelo belíssimo som ao vivo do bolero de Ravel. Tudo isso aliado à receptividade dos paraibanos e às Políticas de incentivo, torna João Pessoa cada vez mais forte dentro da rota turística. Fazendo com que seja bastante divulgada na internet, através de empresas privadas, órgãos públicos, congressos e grandes eventos no segmento de Turismo de Negócios nacionais e até internacionais. A Paraíba tem 117 km de extensão de belas praias, desde a fronteira com o Rio Grande do Norte até os limites de Pernambuco. A maioria das Praias possui Infra-estrutura: bares, restaurantes, pousadas, hotéis, além da ótima localização geográfica da Paraíba com a presença do sol na maioria dos dias. Por isso que o Pôr de sol na cidade de Cabedelo é considerado um dos pontos turísticos mais encantadores e visitado por turistas do mundo inteiro. Vale a pena conhecer e se apaixonar por um local apaixonante...

International Air Transport Association (Iata) divulgou novos prognósticos para a aviação mundial este ano. O lucro das empresas aéreas no mundo deve ficar em US$ 3 bilhões, o mesmo previsto neste período em 2011. Segundo a Iata, não houve revisão para baixo nesse número, em virtude da queda no preço do combustível, assim como um crescimento, acima do esperado, do transporte de passageiros e o início da recuperação no mercado de carga

Rev

IESP – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA

ada ponto da cidade tem a sua particularidade, encantando os turistas com vários atrativos locais e circunvizinhos, deixando a cidade ainda mais alegre com sua vida diurna e noturna. É também em João pessoa que o Brasil e as Américas ficam mais próximos do Oriente, desde a Ponta dos Seixas, marcada pelo Farol do Cabo Branco. Além de ser a terceira cidade fundada no Brasil e possuir uma trajetória marcada pela influência de portugueses, holandeses, espanhóis e africanos, além dos índios tabajaras, potiguaras e tarairuis. Toda essa mistura resultou neste lugar apaixonante, um dos melhores locais para conhecer e viver. Seus Pontos turísticos vão desde lugares históricos e culturais até as praias. O Parque Solon de Lucena, a Casa da Pólvora, o Hotel Globo, as Igrejas consideradas patrimônios da humanidade, Igreja de São Francisco, Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia, o Teatro Santa Rosa, o Mercado de Artesanato, o Farol de Cabo Branco, a Estação

)))))

Tacio L. Osias Lílian Poliane

O lucro das empresas aéreas A

)))))

João Pessoa terra de gente boa... Vista por todos


O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Turismo e da Empresa Sergipana de Turismo, vai apresentar os roteiros Sol e Praia durante o 2º Festival de Turismo

O Município de Conde realizou o Fórum Turístico do Litoral da Paraíba, no Hotel Aruanã. O Fórum aconteceu recentemente e contou com técnicos e secretários que trataram de assuntos essenciais às questões turísticas da região do Litoral Sul. No encontro, os agentes locais tiveram a oportunidade de explanar e discutir as dificuldades enfrentadas na região, a exemplo de infraestrutura, segurança, limpeza urbana, pavimentação, profissionalização de funcionários, entre outros. As soluções apresentadas priorizarão ações que iniciem o processo de revitalização da região, considerada importante para o turismo da Paraíba.

Antes mesmo de sua conclusão, o Centro de Convenções já entrou na rota dos congressos e eventos nacionais e internacionais. De início, praticamente inaugurando as instalações do novo espaço o 2º Festival do Turismo, já há agenda marcada para os dias 14 e 15 de setembro. Outro evento em pauta é a Copa do Mundo de Robótica, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, com uma estimativa de participação de 4.000 pessoas de diversos países, a ser realizado no segundo semestre de 2014. Ambos com participação internacional.

Leitura alternativa

ista

Rev

CAV apresenta programação de férias

Os ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em todo o país retomaram suas atividades, após 36 dias de paralisação. Aqui na Paraíba, a decisão foi tomada em Assembleia da Categoria, realizada na Estação João Pessoa. Os ferroviários decidiram terminar a greve após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcar para o dia 26 de junho o julgamento do dissídio Coletivo. Com o fim da greve os trens voltam a realizar 28 viagens diárias entre os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, iniciando a operação comercial às 04h25 e encerrando às 19h30.

16

Do grande Gandhi!

TRENS DO FORRÓ DA 3ª IDADE NA CBTU Dançar forró e festejar São João não tem idade. Foi o que garantiu os integrantes do Grupo Dinâmico Cultural de João Pessoa, que cairam no forró sobre trilhos da Capital. Os forrozeiros da terceira idade animaram as viagens para Cabedelo e Santa Rita, ao som de muito forró pé de serra, durante os festejos juninos. O embarque aconteceu na estação João Pessoa, com destino a Cabedelo, com retorno na mesma composição. Ao todo foram cerca de 40 idosos vestidos a rigor.

17

)))))

O Coletivo Mundo e o Circuito Fora do Eixo realizaram nos dias 30 de junho e 07 de julho a Oficina de Assessoria de Imprensa Cultural voltada para a formação em comunicação de agentes culturais interessados em produzir conteúdos de divulgação de seus trabalhos e ficar por dentro dos meandros da relação com os veículos de comunicação. A oficina ministrada pela jornalista cultural, especialista em Redação Jornalística e mestranda em Comunicação, Renata Escarião, teve como objetivo discutir a importância de um conteúdo completo de divulgação dos trabalhos de bandas, grupos de teatros, artistas, coletivos culturais, festivais, enfim, de qualquer expressão cultural, bem como trabalhar na prática como deve ser esse conteúdo.

Ferroviários Terminam Greve

)))))

Oficina Coletivo Mundo e o Circuito Fora do Eixo

proposta é ampliar as discussões para o bioma caatinga, tendo em vista ser um momento em que o tema desenvolvimento sustentável se encontra em voga, por conta da Conferência das Nações Unidas, Rio+20, que aconteceu no mesmo período. O Pontão de Cultura Digital Multivisualnet Caatinga é um projeto que desenvolve atividades desde julho de 2010 junto a sete Pontos de Cultura, sendo seis no estado da Paraíba e um em Pernambuco.

P

erguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu: “A Política sem princípios; o Prazer sem compromisso; a Riqueza sem trabalho; a Sabedoria sem caráter; os Negócios sem moral; a Ciência sem humanidade; a Oração sem caridade”. A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis se eu sou amável; que as pessoas são tristes se estou triste; que todos me querem se eu os quero; que todos são ruins se eu os odeio; que há rostos sorridentes se eu lhes sorrio; que há faces amargas se eu sou amargo; que o mundo está feliz se eu estou feliz; que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva

A alta do dólar favorece o turismo nacional

A

e que as pessoas são gratas se eu sou grato. A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante à vida é a mesma que a vida vai tomar perante a mim. Quem quer ser amado, ama. O caminho para a felicidade não é reto. Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS; existem semáforos chamados AMIGOS; luzes de cautela chamadas FAMÍLIA; e tudo se consegue se tens um estepe chamado DECISÃO; um motor poderoso chamado AMOR; um bom seguro chamado FÉ; combustível abundante chamado PACIÊNCIA; mas, acima de tudo, um motorista habilidoso chamado DEUS!”.

procura por destinos, passagens, hotéis e pacotes de viagens para as férias de julho já começou. E com o dólar em alta, o turismo nacional é favorecido. Muitos brasileiros já adiaram seus planos de viajar ao Exterior, principalmente para a América do Norte e Europa, para aproveitar as belezas naturais do nosso país. Atento a essa realidade, o governo federal também aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide sobre as compras com cartão de crédito fora do Brasil. A taxa subiu de 2,38% para 6,38%. Mais uma tentativa de conter os gastos desses visitantes no Exterior, regular a valorização do real e estimular o turismo nacional.

TURISMO de

Centro de Convenções de João Pessoa agenda evento Internacional

3031-0885 e 8800-5270, por e-mail (cav@casadasartesvisuais.com.br) ou ainda através do link casadasartesvisuais.com.br/inscreva-se. html. Pontão de Cultura Digital apresenta caatinga O Para’iwa Coletivo de Assessoria e Documentação lança em João Pessoa (PB), o Pontão de Cultura Digital Multivisualnet Caatinga. Apresentação do projeto e de exibição dos vídeos realizados por meio de oficinas facilitadas em seis cidades paraibanas e uma pernambucana. A

fortalecer o destino Sergipe para o verão. “Passado os festejos juninos, já estamos dando início à divulgação do nosso verão”, disse o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha.

ista

Fórum Turístico discute ações para o Litoral Sul da Paraíba

Para animar as férias de julho, a Casa das Artes Visuais lançou uma programação especial de férias, com novos cursos e turmas intensivas. O objetivo é aproximar da fotografia aqueles que possuem pouco tempo ao longo do resto do ano. Serão quatro turmas: Curso Intensivo de Arte e Técnica I; Curso de Fotografia com Câmeras Compactas; Curso Intensivo de Flash Dedicado; e Curso de Photoshop CS5. As inscrições para o curso podem ser realizadas na própria Casa das Artes Visuais, pelos telefones

de João Pessoa, em setembro, na Paraíba. A participação no evento está alinhada com o foco do governo sergipano que, a partir de agora, é

Sergipe

de

TURISMO

Roteiros Sol e Praia de Sergipe em João Pessoa

As instalações contam com obras dos artistas plásticos Clóvis Jr. Fred Svendsen e Francisco Brennand, pertencentes ao acervo permanente da Estação e instaladas nesta nova unidade. A exposição inaugural Frans Krajcberg – Natureza extrema trouxe a João Pessoa o maior escultor vivo do mundo, cujo título Grande Prêmio Enku com seu grito em favor das florestas, Frans Krajcberg nasceu na Polônia e escolheu o Brasil como morada.

Rev

Estação Ciência U apresenta Frans Krajcberg

ma exposição marcou a inauguração do novo prédio que compõe a Estação Ciência. O novo espaço, projetado pelo arquiteto Amaro Muniz, com galeria de arte, reserva técnica, restaurante, espaço administrativo e salas de convenções, homenageia quatro ilustres personalidades da cultura: o cineasta Linduarte Noronha, o músico Pedro Santos, o artista plástico Jackson Ribeiro e a arquiteta Eliane Freire.


Reunião da Abrajet – PB Oferta Bristol No final da reunião foram servidos salgadinhos, bolos, refrigerantes e café, e um dos diretores do hotel, Rafael Mendes, apresentou as novidades do hotel que já é um atrativo pela estrutura física e localização. Podemos dizer que o equipamento hoteleiro está em perfeito estado de conservação. Sobre a ocupação, não há o que reclamar: a Bristol Hotéis e Resortes tem sob sua responsabilidade uma grande rede de Hotéis em todo Brasil.

Eleito por aclamação, o jornalista Flávio Gomes de Barros (foto), irá presidir a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) da seção de Alagoas durante o biênio 2012-2014. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (28/06), no Ponta Verde Praia Hotel, em Maceió. A diretoria ficou assim constituída: Flávio Gomes de Barros (presidente), Aldo Ivo (vice), Oswaldo Leitão (secretário), Ivaldo Pinto (tesoureiro). Conselho Fiscal: Geraldo Câmara (presidente). Membros: Joaquim Alves, Lysette Lyra. Suplentes: João de Deus, Maria José Palmeira, Esdras Gomes. A posse da nova diretoria da Abrajet-AL está marcada para o dia 27 de julho. Foto na Arquivo da Revista. Legenda da Foto Flávio Gomes de Barros assume presidência da Abrajet-Al.

As Cidades mais Inovadoras do País Em locais tão distantes um do outro, como Belém do Pará e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, nasce e cresce um tipo raro de empreendedor. Nesses centros de geração de conhecimento e de mão de obra de qualidade, quem abre uma empresa não sonha com negócios comuns, mas sim com ideias que irão transformar a ciência, o campo e a tecnologia. Com a ajuda do Instituto Inovação, do Sebrae, do IBGE e de consultores, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios fez um levantamento de 45 bolsões brasileiros da inovação. São cidades nas cinco regiões do Brasil, em que empresários têm melhores condições para criar e atrair recursos. Sim, porque vem crescendo o capital, público e privado, destinado a negócios de fronteira. Por ano, a Finep disponibiliza uma verba de R$ 4 bilhões para investimentos.

O valor do Patrimônio Histórico

ista

de

TURISMO

Rev

Abrajet-AL eleige a nova diretoria da para o biênio 2012-2014

“A questão do patrimônio histórico perpassa diversos setores da sociedade trazendo ao debate o seu papel no mundo contemporâneo”, como ensina Péricles de Oliveira, Gestor Cultural em São João Del-Rei (MG). Ele diz mais: “O conjunto do patrimônio histórico engloba todos os bens culturais que possuem representatividade para a história e a identidade da sociedade, quer seja por sua exemplaridade, ou sua singularidade” O conceito de patrimônio histórico tem evoluído ao longo do tempo. Sua revitalização é sempre necessária, merecendo inclusive aporte financeiro do BID e outros Bancos. Dessa forma, a comum utilização de imóveis de valor histórico para fins culturais está ao alcance de todos. Vemos em várias cidades o aproveitamento de velhas edificações e estações ferroviárias restauradas para diversas finalidades. Essas restaurações podem ter o dinheiro das Leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. Todas as prefeituras deveriam ter olhos para isso. Não apenas algumas delas.

18

19

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

Genésio Souza, Messina Palmeira, André Vieira, Rafael Mendes e Rogério Almeida

)))))

Os associados da Abrajet-PB estiveram reunidos no salão de convenções do Bristol Hotel e resorts para discutir questões voltada a entidade. Na ocasião, o Presidente Rogério Almeida comunicou que o Congresso Nacional vai ser em um município do estado de São Paulo, provavelmente em agosto ou início de setembro. Ficou acordado que na ocasião da assembleia, vamos pleitear a vinda Congresso em 2014 para João Pessoa, data que acreditamos que o Centro de Convenções já esteja concluído. Na ocasião, ficou acertado o agendamento de um debate entre candidatos a prefeito, a ser comunicado posteriormente. A filiação de novos sócios, sempre foi uma preocupação da Abrajet, por obediência ao estatuto onde o critério é que o apresentado seja jornalista atuante. Fernando Duarte apresentou os nomes de Fernando Moura e William Costa, superintendente e editor do jornal A União, que foram de imediato acatados e elogiados por todos, pela linha ética e adequada no jornalismo.


Rua Projetada s/n – Jacumã – conde – PB Telefone: 3290-1500 WWW.somdasondaspousada.com.br 20

Tropical Tambaú Rev

ista

de

TURISMO

Av. João Maurício 1341/Manaíra F. (83) 3216.8811 – João Pessoa - PB WWW.hotelhardman.com.br

Hotel Costa do Atlântico

A Festa do Pinhão abriu um espaço muito importante para as escolas do município mostrarem seus trabalhos e atividades culturais com danças, representações e diversos shows artísticos. A Banda Ébanos e os Pagodeiros de São Chico, do Grupo Exata Escolha, fizeram a apresentação seguido de Tchê Garotos. Mas, quem deixou o público em tom maior foi a banda Jota Quest. O Grupo de Projeções Folclóricas Ana Terra, apresentou seu espetáculo de danças, luzes, sons e muita emoção. O Jardel Borba e seu grupo Brasil de Bombacha levou um pouco da música regional para os espectadores.

“O nosso ecossistema não tem fronteiras. Onde quer que estejamos as nossas ações terão repercussões. “A frase, citada no filme “Home - nosso planeta, nossa casa”, de Yann Arthus-Bertrand, revela a dimensão de um problema que atinge o mundo no século XXI: a destruição do meio ambiente e suas consequências na vida de milhões de seres humanos, na fauna e na flora, em países ricos e pobres de todos os continentes. A busca pelo desenvolvimento da sustentabilidade e as soluções para o meio ambiente foi pauta do RIO+20, evento da Organização das Nações Unidas que reuniu, entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, os líderes das potências mundiais. Na mesma semana, em João Pessoa, o SESC - Serviço Social do Comércio realizou a mostra “Terra, nosso Planeta no cinema”. Nos horários das 9h, 15h e 19h, entre os dias 18 e 21 exibindo os filmes: “Home - Nosso planeta, nossa casa”, “A Amazônia em chamas”, “Na montanha dos gorilas” e “Wall-E”.

Hardman Hotel

Festa do Pinhão valorizando a cultura regional

Seminário “TERRA, nosso Planeta no cinema”. Mostra ecológica acontece durante a RIO+20

Praia de Carapibus, Conde – Paraíba Br. Fone 55 (83) 3290.1234 – 9984.4321 WWW.aruanapousada.com.br

Av. Almirante Tamandaré - 229 - Tambaú Tel/fax 55.83.2107.1900 (83) – 2107.1945 João Pessoa – PB WWW.tropicalhotel.com.br

Av. João Maurício 223/ Tambaú F. (83) 3247.6505 – João Pessoa -PB WWW.hotelcostadoatlantico.com.br contato@hotelcostadoatlantico.com.br

Cidade Verde Hotel

Som das Ondas

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou o Projeto de Lei 3401/12, do Senado, que inclui os municípios localizados nas regiões turísticas do Brasil no Sistema Nacional de Turismo. A avaliação é feita por órgãos do Ministério do Turismo, responsáveis pela definição da política do setor. O projeto acrescenta dispositivo à Lei 11.771/08, que trata da Política Nacional de Turismo. Pela lei, o Sistema Nacional de Turismo é composto pelo Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Conselho Nacional de Turismo e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

FESTA DO PINHÃO

code concedido especialmente para a ação. A Empresa Paraibana de Turismo - PBTUR que é uma das parceiras de primeira hora do projeto, através da presidente Ruth Avelino, reforçou que “a Paraíba é competitiva na atração de eventos por ter infraestrutura e por ser um destino também de turismo de lazer. O estado tem tudo para competir de igual para igual com outros destinos já consolidados no segmento do turismo de negócios, a partir da chegada do Centro de Convenções de João Pessoa. A aproximação com esse público é fundamental para o aumento do fluxo de turistas na baixa temporada”. Durante a ação promocional foi entregue todo material institucional e comercial do destino e ainda contou com as presenças dos representantes dos hotéis Tropical Tambaú, Royal Nobile Inn, Bristol Portal do Sol, Rede Nord, Hotel Hardman e Mussulo Resort. O próximo destino a receber a capacitação técnica será Brasília

21

)))))

Rev

ista

de

Aprovada lei que beneficia municípios TURISMO com potencial turístico

grandes eventos corporativos, profissionais e de incentivos do eixo sul e sudeste para a capital paraibana. “O trabalho que estamos realizando foi dividido em etapas, propondo impactar diretamente na atração de novos eventos. Nossa meta é mostrar que a Paraíba tem infraestrutura, potencial e credibilidade para sediar eventos de vários portes e em segmentos diversificados. Foi realizada uma pesquisa detalhada de mercado, seguida pela indicação de empresas com potencial de realização de eventos e congressos, produzimos um material completo de divulgação e agora chegou o momento de relacionar-se com os profissionais e empresários a conhecerem melhor o que estado tem a oferecer”, detalhou o Diretor de Planejamento do Convention Bureau de João Pessoa - Fernando Souza, que adiantou que a etapa seguinte incluirá visitas técnicas de inspeção o desses potenciais promotores a capital paraibana, através de Fambusiness e tour

)))))

Atrair eventos e firmar a Paraíba na lista de destinos competitivos no chamado turismo de eventos e negócios foi o foco principal do projeto “João Pessoa - Destinos de Eventos”, ação de marketing promocional de destino para o segmento M.I.C., e captação de novos congressos para a capital paraibana e região. No Brasil, apenas no ano passado, o chamado marketing promocional movimentou nada menos que R$ 33 bilhões, dos quais R$ 12 bilhões foram direcionados para a realização de eventos. O Seminário de capacitação técnica com os empresários e profissionais do mercado corporativo e eventos paulista aconteceu em 28.06, nos salões do Hotel Comfort Downtown da rede atlântica, e reuniu agências e operadoras especializadas em viagens corporativas e incentivo, empresas organizadoras de eventos, estatais, associações, além de dirigentes de categorias profissionais, visando estimular e motivar a descentralização dos

Pousada Aruanã

“Destino Paraíba” foi foco em São Paulo

Av. Franca Filho, 135 – Manaíra F. (83) 3247.6441 - João Pessoa – PB WWW.cidadeverdehotel.com.br


Netuanah Praia Hotel

Xênius Hotel

Av. Cabo Branco 2698 – Cabo Branco F. (83)3247.5050-32472750 - João Pessoa – PB WWW.hotelnetuanah.com.br

Av.Cabo Branco, 1262 /Cabo Branco F. (83) 3015.3535 - João Pessoa – PB WWW.xeniushotel.com.br

Rev

ista

de

Hotel Caiçara

TURISMO

Nobile Inn Royal João Pessoa

Av. Olinda 235 /Tambaú F.(83) 2106.1000 - João Pessoa – PB WWW.hotelcaicara.com.br

www.royalhotel.com.br www.nobilehoteis.com.br reservas.nir@nobilehoteis.com.br Central de reservas 4062.5323 Fone fax 55.(83) 2106.3000

Av. Beira Mar – Praia de Carapibus – Conde Paraíba – Brasil Reservas (83) 3290.1900 – 3290.1179 WWW.coraisdecarapibus.com.br 23

)))))

22

)))))

Corais de Carapibus Hotel

Rev

ista

de

TURISMO


Revista de julho  

Revista de julho

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you