Page 1

Re v

is t ad e

TURISMO Informando o trade turístico paraibano desde 1990

Turismo - Esporte - Cultura

ANO XXI - maio de 2012 nº 0272

Litoral da Paraíba

No litoral sul da Paraíba o município de Conde é o destaque. Compondo a segunda rede hoteleira do estado, o município está sempre recebendo turistas e empresários estrangeiros a procura de investimentos. O litoral norte da Paraíba é um pedaço do paraíso com muitos atrativos: encontro de rios com o mar, praias de águas mornas e cristalinas, esportes náuticos, reservas ecológicas e indígenas, monumentos históricos e muita receptividade para receber o turista.

Forte de Santa Catarina

Tabatinga

PraiadoJacaré

www.revistadeturismopb.com.br


)))))

2 )))))

ista

Rev

de

ista

Rev

de

TURISMO TURISMO

3


Luana Ferraz

TurismoSertanejo Café da manhã - Coffee break Sopas - Kit festas

Aatividadedoturismosertanejoestá centradanaperspectivadebaselocal.

EXPEDIENTE

Turismo

Fernando Onofre Duarte (ABRAJET-PB) DIRETOR Goretti Mesquita Duarte EDITORA Leucio Laerte Barbosa Coordenação e revisão

COLUNISTAS COLABORADORES Sônia Mirian Iost (ABRAJET-PB) Saulo Barreto Presidente da (ABRAJET-PB) Cristina Lira (ABRAJET-RN) Gorete Zenaide (ABRAJET-PB) Everaldo Ricardo (ABRAJET-PB) Thomas Bruno Oliveira - *Professor de História - Membro da SPA e IHC

Patricia Dantas

mem ser marcado por traços fortes do sol, da vida moldada no clima seco, nas crenças, nos mitos, nas lendas, no artesanato, na maneira que a vida é tangida e levada a ser dura, mas tão nobre. Entretanto, é a sua originalidade, configurada nos seus elementos peculiares e interioranos que influenciam na seleção dos roteiros. O que falta para o seu desenvolvimento são incentivos e investimentos aos fomentos de atividades que possam gerar renda, auto-estima e conhecimento para valorização destas terras, de sua gente, de suas potencialidades. O Sertão não virou mar, mas é tão ou mais bonito quanto. Graduada em História pela UFPB, Pós-graduanda em Turismo de Base Local –UFPB, Graduanda em Ciências da Informação – UFPB

Rev

ista

de

TURISMO

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Paulo Maia Sabino DRT/PB/826 REVISTA DE TURISMO Rua Juraci Soares s/n – Praia de Jacumã Conde - PB Fone 8862.2056 cadernodeturismo@hotmail.com revistadeturismopb@yahoo.com.br Distribuída nas Agências de Turismo, Operadoras, Locadoras de Veículos e Cias Aéreas Nacionais. Participação nas feiras Nacionais e Internacionais. As opiniões e conceitos publicados em coluna e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

4

5

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

será toda constituída por estes atores sociais, partícipes de todo o processo. O Turismo no Sertão tem um caráter social que potencializa o patrimônio natural, histórico, cultural e desperta valores muitas vezes esquecidos. Não é preciso muita coisa para tornar o Sertão um lugar de turismo, pois a composição natural, os patrimônios culturais e arqueológicos já são fortes atrativos. Há uma identidade marcante que perpassa o caráter semi-árido e fica impresso nos pequenos e charmosos centros urbanos interioranos, e às áreas rurais contíguas, destacando-se as paisagens naturais e agropecuárias. O Sertão é cenário dos poetas, dos versos, das narrativas de Graciliano Ramos, das músicas de Zé Ramalho; é ruto de uma esperança dolorosa, mas cheia de encantamento e coragem que faz o ho-

)))))

C

ompreende um trabalho voltado para as peculiaridades internas, em que os elementos culturais, as paisagens, o homem sertanejo são elementos de configuração para o seu desenvolvimento. Diferente do que ocorre no litoral, com a especulação dos empresários pelo usufruto dos cenários praianos, onde o homem torna-se mão de obra, no Sertão, a atividade é embrionária, devendo ser despertada com um planejamento que não apenas estruture, mas capacite os moradores do lugar, para que eles se visualizem como sujeitos de todo o processo, longe de um perfil tecnicista, e cada vez mais próximo de um modelo sustentável de desenvolvimento. O planejamento é fundamental para que a população sinta-se segura e tenha credibilidade na efetivação que


PontadoCabo Branco está desmoronando

O Rei do Baião recebeu mais uma homenagem em comemoração ao centenário de nascimento. O projeto Recife Canta Gonzaga, de iniciativa da Secretaria de Turismo do Recife, integrando o ‘Viva o Recife Antigo’. Foram apresentadas as melhores músicas do cantor e compositor pernambucano, e em paralelo, uma exposição de objetos pessoais. Subiram ao palco cantores, bandas e sanfoneiros. No intervalo entre shows uma apresentação de quadrilhas juninas de grupos de vários bairros da cidade. Eleito ‘Personalidade do século XX em Pernambuco’, Luiz Gonzaga foi cantado na voz de Santana, Joquinha Gonzaga (sobrinho de Luiz Gonzaga), Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Alcymar Monteiro, Petrúcio Amorim, Maciel Melo e muitos outros.

ProjetoparaalavancaroturismonaParaíba

Poluiçãonaorla É comum ver cadeiras e sombreiros montados nas areias da praia nas primeiras horas da manhã, colocados logo cedo pelos locadores para serem alugados. Trata-se de uma prestação de serviço interessante que prima pela comodidade para quem vai à praia e não quer levar muita bagagem para curtir o dia ensolarado. Mas deve haver atenção dos locadores no sentido de oferecer produtos limpos e bem conservados, porque estão sendo ofertadas peças sujas e rasgadas. O poder público deve intervir neste sentido, exigindo higiene e despoluição visual. Que sejam pelo menos lavados. Agradece a população.

6

O empresariado paraibano e a gestão pública do setor turístico estão empenhados em melhorar a ocupação dos equipamentos e serviços turísticos do estado. Para agilizar o programa foi lançado o Projeto nacional “João Pessoa – Destino de Eventos”, que vai propiciar o fortalecimento e incremento do turismo de congressos, eventos e negócios na capital paraibana. A estratégia da ação promocional de mercado é parte integrante de um macro projeto de marketing de destino e captação de congressos, que foi concebido e vai abranger esforços de todas as instituições privadas e órgãos governamentais, visando atrair importantes congressos de diversas categorias profissionais, eventos corporativos e de incentivo, além de feiras e exposições para a cidade. Estão envolvidos nesse projeto o SEBRAE, ABIH, SINDETUR, ATCC, ABRASEL, Governo da Paraíba/SETDE/ PBTUR, Prefeitura de João Pessoa, Prefeituras de Cabedelo e Conde, INFRAERO, AVIANCA e FECOMÉRCIO.

BNT traz novidades do turismo Nos dias 25 e 26 de maio, a BNT MERCOSUL trará as recentes novidades do turismo, como é o caso do 3ª empreendimento turístico de teleférico do Brasil, o Parque Colina de Nova Trento. Durante a Feira de Negócios Turísticos da 18º BNT MERCOSUL, um dos mais importantes eventos do gênero da América Latina, que acontece nos dias 25 e 26 de maio no Beto Carrero World, em Penha, SC, serão apresentadas novidades do turismo nacional a mais de 5 mil agentes, operadores e imprensa do Brasil e demais países do Mercosul. Inaugurado em setembro do ano passado, o complexo turístico Parque Colina e os seus bondinhos aéreos, localizados na cidade catarinense de Nova Trento (SC), que concentra o Santuário Santa Paulina, serão alguns dos destaques ao público presente. Além de apresentarem suas atrações e material promocional na Feira de Negócios Turísticos, a equipe do Parque Colina também receberá os agentes de viagens e imprensa credenciados na BNT Mercosul para visitas técnicas.

7

Circuito das Artes A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, realizou na segunda semana de abril o “Circuito das Artes” em mais uma ação de sensibilização turística, por meio do Programa Conheça o Recife. Entre inúmeros locais visitados na cidade do Recife fomos conhecer um pouco de arte, pois inúmeros artistas plásticos, das mais variadas tendências aqui estão. Neste circuito fomos homenagear nossos artistas. Visitamos na Rua Estudante Jeremias Bastos, mais conhecida como Rua dos Ateliês, cinco ateliês com a exibição de telas, fotografias e peças de designer, uma galeria de arte e uma fábrica de molduras.

TURISMO de

Rede Littoral Hotels & Flats, com unidades em João Pessoa (PB) e Natal (RN), foi a 1ª Rede de Hotéis no Brasil a aderir ao Programa HÓSPEDE PROTEGIDO.

)))))

RecifeCanta Gonzaga

A

Este é um dos principais encontros de profissionais de turismo preocupados com o desenvolvimento econômico e social dos municípios. São pesquisados os principais problemas encontrados pelas administrações municipais e pelos dirigentes de entidades locais e, assim, é feita uma concentração de esforços para ajudar a solucionar os problemas mais importantes. Local: Centro de Eventos São Luís – Rua Luís Coelho, 323 – São Paulo/SP (Região da Avenida Paulista – Metrô Consolação e Metrô Paulista). Datas: 20, 21 e 22 de Junho de 2012, no horário de 14:00 às 20:00 horas. Realização da AMITur, Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico e Conteúdo Brasil Feiras e Eventos.

ista

A cada ano, nos períodos de inverno, perdemos parte da falésia na ponta do Cabo Branco. A chuva umedece a terra, e a maré, quando alta, açoita a base provocando erosão. Entra e sai prefeito e nenhum, apresenta um projeto para que seja solucionado este grave problema. Enquanto isso, o desgaste, vem ganhando da administração pública. A Ponta do Cabo Branco é um dos atrativos da cidade, por se tratar do ponto mais extremo das Américas. O inverno está se aproximando, e com o descaso, a maré vai ganhar mais um ano para destruir a barreira. Só apelando para Iemanjá.

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

EventoCongressodoTurismoPaulista

Rev

Fernando Onofre Duarte

Pronunciamento no ano de 1920 de uma filósofa russo-americana Ayn Rand, judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920, mostrando uma visão com conhecimento de causa. Parece que foi dita hoje para os brasileiros de bem. “Quando você perceber que para produzir precisa obter a autorização de quem nada produz; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.


Guet Coelho

ista

Adenauer Góes novo secretário de turismo e novapresidentedaParatur restaurantes e bares muito bem organizados com cardápio de culinária regional com gostinho de comida caseira, onde a galinha caipira, com ou sem cabidela, acompanhada de farofa, vinagrete, feijão de corda, arroz soltinho e até pirão é bem apreciada. Que delícia! Esta é Bananeiras, a cidade de muitas procuras e ofertas que aos poucos vem mostrando que com um trabalho sério e honesto, é possível crescer.

8

Adenauer Góes é agora, o secretário de Estado de Turismo do Pará. Socorro Costa, administradora e especialista em gestão pública, assume a presidência da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em substituição a Adenauer. O Pará, que em 2011 fechou o ano com a vinda de mais de 770 mil turistas contra 600 mil em 2010, com a criação do Sistema de Gestão do Turismo (SIGETUR), que integra Paratur, Setur, Fomentur (Forum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará) deve dar um salto nesses números até 2020, em especial devido ao Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado por Simão Jatene no final de 2011.

9

)))))

para o município, Marta trabalha com seriedade, e dentro das regradas possibilidades vem desempenhando um excelente papel em suas sucessivas administrações como prefeita, batalhando por melhorias junto ao governo do Estado. Atualmente a zona rural foi beneficiada com uma barragem. Agora água não vai faltar para irrigação e outras atividades da região. Um micro ônibus foi entregue à cidade para alunos de escola pública que moram em zonas afastadas das escolas, assim eles vão poder se deslocar com conforto e segurança. Outros ônibus foram fretados para atender a todos os estudantes, ajudando-os a chegar às suas escolas com mais rapidez. O turista que chega a Bananeiras se encanta com tudo, inclusive a simpatia dos brejeiros. Os investidores visam as potencialidades e estão se firmando no lugar com diversos empreendimentos, como o Serra Golfe Apart Hotel, novo e moderno, grandioso para o tamanho do lugar, restaurado, preservando o casarão histórico dentro das normas estabelecidas de patrimônio histórico, porém com instalações confortáveis para os hóspedes mais exigentes e oferecendo um campo de golfe, único na Paraíba. Outros hotéis e pousadas também oferecem excelentes estadas, todos muito bem localizados com apartamentos aconchegantes e serviço simpático. Os

)))))

Rev

B

ananeiras é uma das cidades mais atraentes do brejo paraibano, cercada por muito verde que torna o clima ainda mais agradável, semelhante ao do sul do país, não por acaso, nos finais da tarde já nessa época do ano é bastante frio. Por isso, vem despertando o interesse de investidores que apostam no sucesso dos seus empreendimentos, como retorno certo. Conhecida não só pelo lado ecológico, com suas belas cachoeiras e rios, além de matas com espécies raras da nossa fauna e flora, mas também pelas festas anuais, a exemplo do São João onde a ordem é tocar forró pé de serra durante todos os dias do festejo, e ainda pelo lado artístico e cultural explícitos nos casarios, engenhos e igrejas centenárias. A cidade é muito bem administrada pela prefeita Marta Ramalho, que cuida do lugar como se fosse a sua casa. Limpeza e organização são visíveis em todos os lugares: ruas e calçadas limpas; praças em perfeito estado de conservação, com lindos jardins; prédios públicos restaurados e em funcionamento; população consciente do dever de cidadã, fazendo a sua parte para manter a cidade bonita e limpa, com ações simples como colocar o lixo na lixeira e não no chão, e pintando as paredes de suas casas para deixá-las tão bonitas quanto o resto da cidade. Sempre procurando melhoras

lojas, centro cultural e comercial, etc. Com a restauração e a reurbanização o bairro ficou com as áreas mais valorizadas da capital argentina. O bairro La Boca é o mais pitoresco e colorido da cidade. Uma rua de casas pintadas de colorido forte, cada uma de cor diferente: azul, vermelho, amarelo, verde e assim vai. Nas ruas artistas e pintores expõem seus trabalhos. Conhecer a Casa Rosada é conhecer um pouco da história da Argentina. Por lá passaram Evita Péron e hoje a presidenta Cristina Kirchner, e a praça em frente à Casa é palco até hoje de muitas manifestações. A minha estada foi num hotel na avenida 09 de Julio. Uma atração por ser considerada uma das mais largas do mundo, com 140 metros de largura. Bem no centro dessa avenida está o Obelisco, também atrativo turístico da cidade. Falar ou lembrar a Argentina empolga, e o que não falta são assuntos e lugares. A Argentina é um dos países mais visitados do mundo. Vale a pena conhecer!

A cidade e seus buracos No bairro que conheço (Jardim Cidade Universitária, zona sul da cidade de João Pessoa), os serviços de infra-estrutura, de pavimentação e esgotos, correm a passos muito lentos. Entra ano e sai ano, promessas de calçamentos e saneamentos e nada de concreto, a não ser um abre e fecha buracos, não se sabe para que, pois tudo continua na mesma, ou seja: esgotos a céu aberto, uma fedentina sem fim, e ainda enormes buracos nas ruas e calçadas que servem simplesmente para queda de pessoas e destruição dos automóveis. O bairro é considerado um dos mais valorizados da cidade, bom, pelo menos em preço de imóveis é verdade. Os imóveis estão cada vez mais caros, e especulação imobiliária é o que não falta. Agora, vá entender: um bairro caro, que não oferece condições mínimas de conforto aos moradores, e os impostos arrecadados estão beneficiando quem ou o que? Gostaria de saber.

TURISMO de

A

Argentina encanta ao revelar duas faces: uma moderna, e outra aristocrática, com a bela arquitetura de seus edifícios que se assemelha à arquitetura histórica de Paris. O país esbanja romantismo e alegria no tradicional tango de Gardel, apreciado por turistas nas casas de tango ou simplesmente em apresentações públicas, nas calçadas das ruas onde os artistas exibem talento. A cidade é moderna e fácil de transitar-se, com largas e enormes avenidas. Temos a sensação que tudo parece estar sempre perto. Uma vida intensa nos é apresentada em elegantes cafés com mesinhas nas calçadas, casas de shows, restaurantes chiques... Pessoas elegantes fazem parte desse cenário. No tour pela cidade nos deparamos com praças e enormes parques urbanos muito bem cuidados onde as pessoas passeiam constantemente; lojas com produtos diversos de qualidade e excelentes preços são uma tentação; Puerto Madero é um point imperdível e belo: lá, se instalaram restaurantes sofisticados,

ista

Nasviagensquejáfiz, dois lugares foram marcanteseficarambem registradosnamemória. Paris,naEuropa,ea,na América Latina.

de

TURISMO

Doislugaresinesquecíveis

Rev

Bananeiras:cidadeque acompanha o desenvolvimentodos centrosmodernos


Sonho Doce. Além de elaborar um cardápio extremamente diversificado com a finalidade atender aos mais exigentes paladares, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba – Abrasel-PB, também irá premiar os clientes com o sorteio de uma viagem para Roma, na Itália e ofertar gratuitamente a quinta refeição, após o consumo do prato do festival em quatro estabelecimentos participantes. A relação de restaurantes participantes do Festival, com endereço e horário de funcionamento, está disponível no site www.abrasel.com.br . Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes em seu estado. Você terá acesso também à descrição do prato, com foto e preço. Além disso, encontrará as receitas de cada um deles, permitindo que prepare em casa aqueles que mais gostar. A

Abrasel também oferece o Guia de Restaurantes do Brasil Sabor impresso. Este material será distribuído gratuitamente em lugares estratégicos, como aeroportos, postos de informações turísticas, hotéis, cinemas e nos próprios restaurantes participantes. O Brasil Sabor acontece em todo o país. Um sabor ímpar – Unir o que a Paraíba tem de melhor com um prato que é cara da Itália. Foi com esse objetivo que a Capitão Farinha – Casa de Massas desenvolveu a Pizza Philippéia, uma receita de causar inveja aos mais conceituados chef ’s. Inspirada no mangue, a ideia misturou a carne de caranguejo, refogada ao molho de coco, azeite extravirgem com a sua tradicionalíssima massa fina, assada na pedra, mussarela e molho de tomate fresco, orégano e pimentões. O preço promocional também é um atrativo.

A Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo na Paraíba (Abrajet-PB) empossou no fim do mês de março sua nova diretoria, presidida pelo jornalista Rogério Almeida. Integram a equipe os jornalistas Fernando Duarte, Genésio Sousa, Willis Leal, entres outros. A todos, os nossos parabéns e votos de muita sorte na condução dessa instituição que necessita crescer, atuar e promover cada vez mais o turismo da Paraíba e na Paraíba. A primeira reunião aconteceu no Atlantica Hotels International um excelente equipamento hoteleiro administrado pelo Sr. Kelson Rodrigues. Na ocasião foram escolhidos 25 nomes a serem homenageados, número que data o aniversário da entidade. Entre ao nomes estão Hotel Tambaú, Tarcísio Burity (Espaço Cultural), o Maior São João do Mundo, Campina Grande, Sílvia Cunha Lima (Programa Artesanato), Por do Sol de Jacaré, SESC-SENAC, SEBRAE, Mangai, Tambaba, Lajedo de Pai Mateus, Forró do Turista, Bananeiras, Cléa Cordeiro, Suplemento de turismo A UNIAO- Augusto Pessoa, Hermano Targino, Festival Bode Rei de Cabaceiras, Estância Termal de Brejo das Freiras, Badionaldo e outros.

Novo site J da PBTur

á está em pleno funcionamento o novo site da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O endereço eletrônico se chama www.destinoparaiba.pb.gov.br. Lá o internauta irá encontrar, de forma fácil e completa, todas as informações sobre Paraíba, seus eventos, roteiros, destinos, artesanatos, gastronomia entre outros. A página na internet se apresenta com vídeos, fotografias e notícias variadas de interesse do turista. E o melhor: lembra que a Paraíba é muito mais do que sol e mar. Parabéns!

A Casa de Massa Capitão Farinha abriu a nova temporada com um show de Bossa Nova com a cantora paraibana Gracinha Teles. Na apresentação que teve duração de duas horas, a artista can-

tou os mais variados sucessos da Bossa Nova. Nesta nova fase, a direção do Capitão Farinha está trazendo para Jaguaribe, diversas atrações musicais com a finalidade de resgatar a tradição do bairro no celeiro cultural da Paraíba. Sempre às segundas-feiras, os amantes da boa música terão a oportunidade de encontrar artistas locais no melhor estilo musical, que já é uma marca do Capitão.

Atendimento ao público, das 17h30 às 23h. Capitão Farinha - Casa de Massas Rua Floriano Peixoto, 119-a - Jaguaribe - Fone: (83) 3241-3705

11

)))))

10

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

É

o projeto Brasil Sabor, que em sua sétima edição, dá um show de criatividade e valorização da gastronomia nacional. Com o tema “Quem tem boca vai a Roma”, a organização espera unir a tradição da culinária italiana com um toque nordestino, em especial da Paraíba. Ao todo são mais de 50 restaurantes, das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Lagoa Seca, que irão apresentar diversos pratos, muitos deles desenvolvidos especialmente para o evento. Nesses 30 dias, a população vai ter acesso, a baixo custo, a raros momentos de prazer que devem despertar as cinco sensações do ser humano e aguçar o prazer numa mesa farta e cada vez mais saborosa que vai desde a inusitada pizza de caranguejo da Capitão Farinha – Casas de Massas até deliciosos pratos do restaurante

Ao que tudo indica, parte dos problemas de locomoção e trânsito da região Metropolitana de João Pessoa parece que vai chegar ao fim, mas não agora, dentro de no máximo três anos. É que o Governo Federal anunciou, no final de abril, a aprovação dos projetos de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) (os famosos ônibus bi-articulados que já circulam em corredores exclusivos em Curitiba (PR) e outras capitais), do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) (que implica na modernização do atual sistema de trens operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita), e melhorias viárias na BR-230 com a construção dos viadutos do Geisel, Renascer e Jacaré, entre outras pequenas intervenções. Agora, os governos estadual e municipal têm 18 meses para apresentar ao Governo Federal os projetos de execução das obras, que juntas totalizam a bagatela de R$ 336 milhões. Com esse anúncio, os paraibanos passam a ter esperança em transporte público de mais qualidade, com pontualidade, conforto, segurança e rapidez, podendo assim, deixar seus automóveis em casa e desfrutar dos novos meios de transportes. O que a gente já falou, inclusive aqui na coluna, é que esses projetos são imediatistas e não projetam de forma séria a mobilidade das pessoas daqui a 20 anos, por exemplo. Além desses novos transportes, a Região Metropolitana necessita de uma ação conjunta para abrir novas vias, desviar fluxos de veículos. A BR-230, de Cabedelo a Santa Rita, não é mais uma rodovia. Ela é uma grande avenida comercial conturbada que precisa

urgentemente de mais duas faixas e desviar os fluxos de caminhões para uma nova artéria, como um anel viário que levasse para longe da movimentação urbana os veículos de carga. Uma pena que a Ponte que ligaria Cabedelo à Costinha tenha sido apenas um “insite” de campanha política. Se o projeto tivesse sido levado a sério, muitos veículos estariam atravessando o braço do rio sem ter que congestionar as vias saturadas da Grande João Pessoa. Ainda clamo por essa ponte! O VLT chega em boa hora, um pouco atrasado é verdade, mas antes tarde do que nunca. Mas a sua concepção ainda é equivocada. Não devemos esperar que João Pessoa cresça demais para implantá-lo dentro da cidade. O que foi anunciado vai ficar no ligar dos velhos e úteis trens urbanos, mas numa faixa onde a densidade populacional é baixa. O percurso do trem beira o Rio Sanhauá e há poucas ligações entre os dois lados de terra. É preciso levar o VLT para dentro da cidade e não à sua margem. João Pessoa precisa de um transporte livre para trafegar e legar com segurança, rapidez e economia os milhares de trabalhadores, estudantes, donas de casa para se locomoverem com qualidade dentro da cidade. Isso não acaba, nem inviabiliza os ônibus, pelo contrário, fortalece o sistema, que passaria a ser integrado, com a implantação de várias estações de integração. Isso evitaria o amontoado de ônibus trafegando pelas ruas e atrapalhando o transito. Até mesmo Curitiba, que foi a primeira a adotar o BRT está retirando esses ônibus rápidos de alguns corredores e substituindo por VLT’s ou Metrôs de superfície.

TURISMO de

Apartirdodia3de maioepormais30 diasosparaibanose turistasirãofazerum passeiopelosmais infinitossaborese aromasquefazem dagastronomiada Paraíbaumadas maisimportantesda culturaNordestina.

Abrajetcomnovacara

ista

Começaomaiorfestivaldegastronomiadomundo

VLTeBRTcomsinalverde,masseráquevão?

Rev

Everaldo Ricardo


LitoralSul

hoje é oficialmente reconhecida no mundo todo. Todos os anos o Prefeito Aluísio Régis, e o Secretário Saulo Barreto viajam para Europa onde entram em contacto com empresários do ramo na tentativa de conquistá-los a fim de investirem nessa terra, onde o Sol predomina durante o ano todo.

O

Lucena

Município do estado da Paraíba, Pitimbu fica na microrregião do Litoral Sul, com uma área territorial de 136 km². O acesso é feito através da rodovia federal BR-101 e da rodovia estadual PB-044, ou pela rodovia estadual PB-008 que conecta João Pessoa a Pitimbu pelo litoral, atravessando áreas virgens com paisagens maravilhosas. Limita-se ao Norte com o município do Conde; ao Sul com o município de Goiana; a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com os municípios de Caaporã e Alhandra. O município de Pitimbu é banhado pelos rios Goiana, Abiaí, Popocas, Cupissura, Graú, Mucatu. Sua área é de 136 km² representando 0,241% do estado da Paraíba, com 17.182 habitantes, sendo 46% na área urbana. O clima é agradável com temperatura máxima de 29ºC, mínima de 25ºC, do tipo tropical. O período chuvoso começa no outono tendo ínicio em fevereiro e término em agosto. A precipitação média anual é de 1.634,2 mm.

)))))

12

BarradeMamanguape O visual é admirável. Além do rio, muito verde está em todo município, uma região preservada pela natureza. Lá você ainda conhece a estação do Ibama onde funciona o projeto de preservação do Peixe-boi Marinho. Mamanguape é localizada a 42 Km de João Pessoa.

13

)))))

Pitimbu

A aventura começa na travessia de balsa, partindo de Cabedelo. Nas praias paradisíacas, não deixe de degustar o que há de melhor em peixes e frutos do mar. Visite a Igreja da Guia monumento secular de estilo barroco que tem a festa da Guia como o seu principal evento religioso; ela é construída no alto de uma colina, oferece uma visão privilegiada do litoral. O prefeito Bolão, com muita luta aprovou o projeto de urbanização da orla e a principal notícia é a construção da Ponte que será construída ligando Lucena a Cabedelo

TURISMO de

farmácias, postos de gasolina e bons restaurantes o litoral é conhecido pelas suas festas que são: o Carnaval, festas Juninas e eventos isolados. Os hotéis mais famosos são o Aruanã, o Mussulo a pousada Carapibus e Som das Ondas. A administração pública criou em 1992 a praia de nudismo que

ista

o litoral sul da Paraíba o município de Conde é o destaque. Compondo a segunda rede hoteleira do estado, o município está sempre recebendo turistas e empresários estrangeiros a procura de investimentos. Bem servido de serviços como mercado,

litoral norte da Paraíba é um pedaço do paraíso com muitos atrativos: encontro de rios com o mar, praias de águas mornas e cristalinas, esportes náuticos, reservas ecológicas e indígenas, monumentos históricos e muita receptividade para receber o turista. Começando por Cabedelo, cidade histórica, tendo o Forte de Santa Catarina, de construção secular, como um passado presente na memória de seu povo. Bem pertinho da capital (João Pessoa), o município ainda possui o porto, sendo um dos mais importantes do Brasil.

Rev

N

Conde

Rev

ista

de

TURISMO

LitoralNortedaParaíba

Praia do Jacaré Parada obrigatória para assistir ao pôr do sol mais belo do Nordeste ouvindo o Bolero de Ravel.

Barra de Camaratuba O município de Mataraca, cidade litorânea, sua praia principal é Barra de Camaratuba. O encontro do rio com o mar é imperdível, principalmente em período de lua cheia, onde o prateado luminoso domina toda costa. O mar é próprio para esportes náuticos, havendo inclusive campeonato de surf e windsurf, anualmente. Pousadas confortáveis podem deixar o visitante mais relaxado depois dos passeios turísticos e a gastronomia local com um cardápio variado, onde os ensopados de peixe, camarão e caranguejo ao molho de coco, fazem a diferença. Todo o litoral norte será beneficiado com a construção da PB 008 que vai deixar tudo mais próximo.

Baía da Traição A reserva indígena dos índios potiguaras, ainda preserva características de suas raízes como a dança, o artesanato. Seu litoral é procurado por famílias, por ter praias mansas, sem ondas e extensa. Próximo da capital o acesso é frequentado por pessoenses e pelos estados vizinhos como: Pernambuco e Rio Grande do Norte. A culinária é a base de frutos do mar. Na época da conquista da Paraíba, os Potiguaras, pertencentes à grande família Tupi-Guarani, habitavam as grandes extensões de terra desde Pernambuco até o Maranhão, constituindo-se na maior e na mais poderosa de todas as tribos existentes no Nordeste. Eram portadores de elementos culturais e de características físicas semelhantes aos demais aborígines que habitavam o litoral brasileiro, destacando-se pela sua bravura e belicosidade. Não eram traiçoeiros, enfrentavam o inimigo corpo a corpo, e tinham o hábito de esmagar a cabeça daqueles que matavam, só os devorando por vingança, através de rituais, respeitadas algumas formalidades exigidas para o caso.


Rev

ista

de

TURISMO

por povos que viveram na região muito antes que os europeus aportassem à nossa costa. O sítio está localizado numa região ribeira chamada desde tempos remotos de Pedra Lavrada, fazendo alusão exatamente a este sítio arqueológico. Segundo o pesquisador Vanderley de Brito: “As inscrições, que ocupam 15m de extensão por 2,3m de altura no paredão, apresentam-se esmeras, com diversos sinais ambíguos, compondo um surpreendente sistema de signos que foram gravados num passado ignoto através de sulcos largos, profundos e muito bem polidos.” Mas os atrativos da cidade não param por aí, há pelo menos mais quatro roteiros turísticos que foram organizados pelo pesquisador e guia turístico Dennis Mota (dennysmota@hotmail. com) são eles:

Distância do centro da cidade: 15 km. Distância a percorrer: aproximadamente 4 km a pé. Duração: Um dia inteiro. (adaptável) Nível de dificuldade: Difícil. Objetivo: Essa trilha é para os aventureiros que não tem medo de altura e nem de caminhar por trilhas a mais de 600 m de altitude, passando por paisagens únicas e deslumbrantes. Além de conhecer os mistérios da Serra Velha (porção da Serra de Bodopitá) o aventureiro vai redescobrir o passado e entrar nas grutas que serviram de abrigo para os indígenas.

Trilha da Ponte de Ferro Distância: 6 km a pé. Duração: 2 horas e meia. Nível de dificuldade: fácil. Objetivo: caminhada ecológica de 6 km até a pedra de Ingá, passando pela ponte de ferro construída há 100 anos. A trilha passa também por locais sugestivos a indústrias líticas pré-históricas e possíveis acampamentos indígenas.

A

cidade possui infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas, além do mais, pode-se contar com toda a estrutura da vizinha cidade de Campina Grande. O que está esperando? Monte o seu roteiro e divirta-se!

14

)))))

Trilha da Serra Velha

Distância: 15 km a partir do centro de Ingá. Duração: 15 a 20 minutos. Objetivo: conhecer essa expressão de artesanato popular tão rica e tão escassa em nosso país, no distrito essa arte é passada de geração Para geração, e se mantém viva desde a chegada dos colonizadores Portugueses.

Festivalgastronômicotrazpetiscosexclusivos em bares e botecos da cidade

ABIHtemnovo presidente Aos agentes as merecidas comemorações “22 de abril” Uma data especial para o turismo é o dia 22 de abril, dia em que são homenageado os agentes de viagens. O turismo é um segmento fortalecedor da economia, que envolve vários serviços. Podemos dizer que boa parte das atividades de uma cidade tem algo que se integra com o turismo e o agente de viagem tem ramificações diretas com hotel, restaurante, artesanato, comércio, construindo um relevante papel na cadeia produtiva do turismo. Parabéns a todos que fazem o turista sair da Paraíba, tecer comentários importantes para um futuro retorno.

15

)))))

Conhecer‘OLabirinto’nodistritodeChãdosPereiras

Operadores e agentes de viagens, importadores e exportadores, organizadores de eventos, hoteleiros, jornalistas, autoridades públicas e empresários de setores como moda, gastronomia, sustentabilidade e tecnologia se reunirão, em Florianópolis, para o II Fórum de Turismo de Negócios. O evento, que na edição passada contou com mais de 60 jornalistas, palestras com tradução simultânea e convidados internacionais, acontecerá este ano nos dias 10 e 11 de agosto, no hotel Jurerê Beach Village. O público estimado para o II Fórum de Turismo de Negócios é de mil participantes profissionais, de áreas ligadas ao turismo e ao comércio exterior, com uma média de 40% de estrangeiros. Mais informações em: www.ftnonline.com

Recifesedia6ªediçãodoRodadeBoteco

VisitaalagoapleistocênicaesubidadocruzeirodePontina Distância: 15 km a partir do centro de Ingá. Duração: 1 hora aproximadamente. Nivel de dificuldade: Médio. Objetivo: Conhecer o lugar onde os animais da mega-fauna Morriam, ou eram caçados (Mastodonte, Tigre dente-de-sabre, etc), apreciar a vista serrana do alto do cruzeiro, de onde pode-se contemplar o planalto da Borborema.

IIFórumdeTurismodeNegóciosaconteceemFlorianópolis

A partir do dia 20 de abril, a capital pernambucana foi cenário da 6ª edição do festival gastronômico Roda de Boteco. Para o momento, 28 estabelecimentos, entre bares e botecos da Região Metropolitana do Recife, criaram petiscos exclusivos para fazer parte da rodada gastronômica que fica em cartaz até 19 de maio. O Roda de Boteco é uma realização da Ecos Eventos e conta com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo. Irreverente e democrático, o evento gastronômico já conquistou o paladar dos recifenses, que poderão eleger o bar ou boteco do seu coração, além do melhor garçom.

O Roda de Boteco, que tem como slogan “Mais do que um festival, um grande encontro de amigos”, é regado a muita conversa, amizade, boa comida e voto consciente. Queremos que todos observem bem todos os detalhes dos quesitos a serem votados. Não tem essa de dar 10 em tudo só por ser amigo do dono”, comenta o diretor de produção do festival no Recife, Carlos Alberto Santos. “O festival Roda de Boteco é uma disputa saborosa. Durante os 30 dias, o público tem a oportunidade de escolher o seu boteco predileto de uma forma democrática, ou seja, em ano de eleição, exercer seus direitos de cidadão. Ir às urnas e votar.”, completa Santos.

Encerramento A festa de encerramento, batizada de Festa do Botecão, acontece no dia 26 de maio, no Clube Português, com shows de Arlindo Cruz, Grupo Família, Batuk de Bamba e Só na Marosidade. “Depois de 30 animados dias de peregrinação, nada melhor do que encerrar com uma grande festa. Muito samba regado a todos os petiscos que concorreram e aquela cervejinha gelada.

TURISMO de

A Paraíba é repleta de roteiros turísticos interessantes, um dos lugares que você não pode deixar de conhecer é a cidade de Ingá, localizada a 87km da capital paraibana e a pouco menos de 40km de Campina Grande. A cidade que leva o nome do gênero de arvores da família das leguminosas possui roteiros organizados que misturam história, aventura e ecologia, ingredientes indispensáveis para quem deseja viajar e conhecer novos e interessantes lugares. Há muitas décadas turistas chegam à cidade para visitar um patrimônio nacional (tombado em 1944) que quase todo mundo já ouviu falar, trata-se da Pedra do Ingá, um sítio arqueológico de inscrições rupestres ao longo do leito pedregoso do riacho Bacamarte (ou Ingá). São gravuras insculpidas na dura rocha com inúmeros símbolos realizados

ista

Ingá

Belezasdo

Canela promoveu a sua 52ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, no próximo mês de maio. A Cavalgada da Fé, que já faz parte do calendário do evento, abriu as festividades em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, no dia 1° de maio, quando centenas de cavalarianos e suas belas montarias saem da Igreja Matriz, rumo ao Santuário de Caravaggio, distante 7 quilômetros do centro da cidade. Na chegada, Missa Campal com participação de gaúchos, usando linguajar especial até mesmo nos cânticos que seguem ritmos gauchescos como xote e vaneira. A Romaria e Festa de Caravaggio de Canela é o mais antigo evento religioso da Região das Hortênsias e acontece no Monumento da Prece, no Parque Saiqui, numa área física de 5.200m² privilegiados pela natureza, com estrutura para atender o público do evento. O local conta também com um Centro de Eventos que tem espaço para 2.500 pessoas sentadas e um novo restaurante panorâmico, com capacidade para 500 lugares.

Rev

Thomas Bruno Oliveira

FéeDevoçãoaMariade Caravaggio,emCanela


se deslocou para uma das operadoras de turismo, onde aconteceu o treinamento. Esse tipo de ação é importante, pois, a partir do momento que capacitamos agentes para vender o Destino Paraíba, estamos trabalhando para aumentar o fluxo turístico do nosso Estado”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth Avelino. No mês passado, a PBTur e ABIH-PB promoveram treinamentos dos agentes de viagens e operadores de Goiânia, em Goiás. Cerca de 100 profissionais tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes os principais atrativos turísticos do Destino Paraíba. Foram visitadas mais de 20 agências de viagens, além das sedes da CVC e Visual.

NovaYork A comnova meta

NYC & Company, órgão oficial de turismo da cidade de Nova York, anunciou na terça-feira (24 abril) que a cidade estabeleceu uma nova meta: gerar US$ 70 bilhões em impacto econômico de viagens e turismo para a cidade, até 2015. Os planos incluem a nova meta de visitação de 55 milhões de visitantes neste mesmo período, para o que a NYC & Company continue a expandir seus esforços com foco especial em atrair visitantes internacionais, que respondem por 50% da despesa turística direta. Com base em novas estratégias e programas, a cidade estima que a indústria do turismo contribuirá com US$ 45 bilhões em gastos diretos para a cidade e adicionará 30 mil novos empregos para os trabalhadores da cidade em 2015, elevando o número de profissionais do turismo para mais de 350 mil empregos.

Ação visa despertar jovens para o turismo fundamental para o desenvolvimento ainda maior do turismo no Estado”, disse o secretário de Turismo, Alberto Feitosa,. “Principalmente pelo cunho pedagógico do programa, para podermos levar o turismo para a sala de aula. Assim, o aluno descobre que o turismo, mais do que uma atividade de lazer, é

uma atividade econômica que faz circular mais de 01 milhão de pessoas em todo o mundo, sendo necessária assim a capacitação de profissionais na área. E Pernambuco tem muito a aproveitar quanto a isso, pois atrações turísticas é o que não falta por aqui”, explicou o secretário.

16

a identidade e o simbólico demandam planejamentos assentados na idéia de turismo sustentável de base local, priorizando os elementos ecológicos e culturais. O pensamento que muitas vezes a mídia se utiliza, que o turismo gera renda e desenvolve o local também é controverso, uma vez que ele é produto direto do capitalismo e seus produtos visam o lucro e a reprodução do capital em grande escala, visto que os empreendimentos turísticos demandam grandes investimentos. Por sua vez, em se tratando de comunidades e ambientes naturais, vê-se que os elementos culturais são visados para a exploração e utilização por grandes empresas e até mesmo pelo poder público, que não garantem a sustentabilidade dessas comunidades disputadas. E, para que a comercialização turística não se sobreponha aos arranjos culturais locais alguns fatores como a capacidade de carga, os equipamentos tecnológicos e a mão de obra disponível devem ser quantificados e analisados, para que não aconteçam perdas irreparáveis e a promoção do turismo como produto meramente mercadológico. Realmente, algumas áreas podem se tornar produtivas e atração turística, porém, o que dificulta é o planejamento e as estratégias que priorizam a participação ativa da população em todas as etapas do processo. A opinião da população é importante no sentido da integração ao crescimento e desenvolvimento do local, ou seja, não basta ouvir as ideias, mas colocá-las em prática e formulá-las como parte do projeto, para que o indivíduo seja agente e protagonista da sua história. Portanto, acredita-se que é possível o turismo sustentável de base local, que não é o turismo de massa nem se utiliza de seus modos de desenvolvimento, pois outras questões são mais prioritárias como o fator endógeno, os baixos impactos, a inclusão das comunidades, o respeito à cultura e ao ambiente natural, além de valorizar as manifestações, necessidades e identidades locais. *Pós- Graduanda em Turismo de Base Local – UFPB

17

)))))

Foi lançado nesta terça-feira (24 abril), em Olinda, o ‘Embaixador do Turismo’, ação do programa Revelando Pernambuco da Secretaria de Turismo do Estado. Segundo nota divulgada pela secretaria, a iniciativa visa despertar o interesse de jovens para o turismo. “O Revelando Pernambuco é peça

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

Aproximadamente 330 agentes de viagens e vendedores das maiores operadoras de turismo do Rio de Janeiro foram capacitados para vender o ‘Destino Paraíba’. O treinamento foi promovido pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB) e com o apoio da Federação do Comércio (Fecomércio), Convention Bureau de João Pessoa, e das empresas de receptivos Luck Receptivo e Mais Brasil. Os treinamentos dos agentes de viagens das operadoras CVC, Shangri-La, Visual, Marsans, Máster e Tam Viagens foram realizados na capital carioca. “Foi um trabralho intenso, pois a cada dia a equipe

N

este diálogo aborda-se o discurso acerca da ocupação, preservação e conservação do espaço geográfico pelas comunidades locais, as formas de proteção nas esferas pública e privada, os impactos e os possíveis conflitos advindos do uso e ocupação de comunidades em determinados territórios. Formas de preservação excessiva estabelecidas pelas políticas públicas ou privadas podem ocasionar a anulação da identidade do lugar e riscos à sobrevivência dos indivíduos, quando proíbem em algumas áreas as atividades de pesca, caça, extrativismo ou assentamentos. É ai que a questão antropológica necessita de estudos mais sérios e fundamentados acerca da cultura e organização social dos membros da comunidade, para que os direitos das comunidades sejam respeitados e preservados. Algumas Unidades de Conservação possuem proteção e restrição da legislação ambiental, a fim de minimizar o máximo possível os impactos agressivos ao ambiente. Nesse ínterim, a questão da sustentabilidade é polêmica, pois, como assegura alguns estudiosos, a origem do turismo está atrelada ao mercado e suas negociações, porém, a questão econômica, social e ecológica também deve ser levada em consideração. Outras questões a serem pensadas para a inclusão das comunidades nos projetos, como a pasteurização dos lugares, a pós-modernidade,

TURISMO de

AgentesdeviagemdoRJtreinadosparavender‘DestinoParaíba’

alizou entre os dias 19 e 21 de abril de 2012 na Cidade de João Pessoa, Paraíba, o II Encontro de Escritores da União Brasileira de Escritores da Paraíba e o II Encontro de Entidades Cultural, que aconteceu nas dependências da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. A SPA lançou o livro ‘PRÉ-HISTÓRIA II: estudos para a arqueologia da Paraíba’ (JRC, 2011. 131p.), em versões impressas e eletrônicas e organizando uma mesa redonda com o título: “A Pedra do Ingá e a cultura itacoatiara na Paraíba”, com as participações do Pres. Prof. Thomas Bruno Oliveira, do historiador Vanderley de Brito e do antropólogo Carlos Alberto Azevedo. O evento recebeu apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, do SEBRAE, Fundação Espaço Cultural – FUNESC, Sebo Cultural, dentre outros.

Turismoedesenvolvimento sustentáveldebaselocal

ista

gerente de Produto da Topdest. A programação das visitas técnicas foi discutida minuciosamente para que os agentes conhecessem toda a potencialidade de nosso turismo. Vários municípios participaram - Conde, Bananeiras, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), da agência de receptivo e Mais Brasil.

Patrícia Dantas de Lima*

Rev

epresentantes das principais operadoras de Turismo da Argentina estiveram visitando nosso estado e conheceram os nossos IIEncontrode Operadoras R equipamentos e principais opções turísticas do Litoral e do estado. desembarcaram em João Pessoa, no dia 26 e ficaram argentinas Osatéargentinos escritores o dia 30, a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Dentre as operadoras estavam Daniel Konortoff, gerente de Brasil da All Seasons; Valeria Silvia Harmath, responsável paraibanos visitam a Vendas de Produto Brasil da Consult House; Daniel Allen, chefe no Brasil da Diego Pagani e Ignacio Serruda da Interlands; Juan A União Brasileira de EsParaíba ManuelEurovips; Poleri, gerente da Princípios; Maria Tereza de la Torre, critores da Paraíba – UBE - re-


Umgrandeempreendimentoturístico:Sistema FecomércioinauguraCentrodeTurismoeLazerSesc CaboBrancoeEscolaSenacdeGastronomiaeHotelaria

Tropical Tambaú Av. Almirante Tamandaré - 229 - Tambaú F. (83) 2107.1900 - João Pessoa – PB Serra Golfe Hotel Rua Coronel Antônio Pessoa 414 Centro F. (83) 3367.1103 Bananeiras – PB WWW.serragolfehotel.com.br comercial@serragolfehotel.com.br

mia e Hotelaria ficam localizados na praia do Cabo Branco, na orla de João Pessoa. O empreendimento tem o objetivo de promover a qualificação profissional e a promoção do turismo social, através da hospedagem dos trabalhadores do comércio que visitam a Paraíba, com preços acessíveis praticados com excelência e a melhor qualidade nos serviços. O complexo tem também área de convivência, estacionamentos, academia, salão de jogos e de festas, brinquedoteca e sala de leitura. Ainda conta com refeitório, restaurantes, unidades pedagógicas para os cursos do Senac e auditório que serve também como teatro e cinema. Na área de lazer, um parque aquático foi construído para os hóspedes do hotel, com piscinas para adultos e crianças, deck semi-coberto e playground. Também foi erguida uma área de convivência para os grupos da terceira idade, com sanitário, cozinha e churrasqueira. O hotel-escola vai treinar e qualificar cozinheiros, camareiras, garçons, guias de turismo, barmen, recepcionistas e demais profissionais em hotelaria, através dos cursos oferecidos pelo Senac. Teoria e prática estarão associadas às situações reais do trabalho no mais moderno centro de aprendizagem e treinamento do estado para o segmento. Além disso, estudantes do interior poderão participar das aulas, ficando alojados na central pedagógica.

18

Hotel Littoral Av. Cabo Branco, 2172/Cabo Branco F. (83)2106.1100 - João Pessoa – PB Littoral Hoteis e Flats WWW.littoral.com.br Hotel Costa do Atlântico Av. João Maurício 223/ Tambaú F. (83) 3247.6505 – João Pessoa -PB WWW.hotelcostadoatlantico.com.br contato@hotelcostadoatlantico.com.br Dom Felipe Praia Hotel Av. Isidro Gomes 257/Tambaú F. (83) 3247.1240 - João Pessoa – PB WWW.domfelipepraiahotel.com reservas@domfelipepraiahotel.com Hardman Hotel Av. João Maurício 1341/Manaíra F. (83) 3216.8811 – João Pessoa - PB WWW.hotelhardman.com.br Cidade Verde Hotel Av. Franca Filho 135 – Manaíra F. (83) 3247.6441 - João Pessoa – PB WWW.cidadeverdehotel.com.br Netuanah Praia Hotel Av. Cabo Branco 2698 – Cabo Branco F. (83)3247.5050 - João Pessoa – PB WWW.hotelnetuanah.com.br Aruanã Pousada Praia de Carapibus F. (83)3290.1234 – Conde PB WWW.aruanapousada.com.br

19

)))))

N

a quarta-feira, 25 de abril, foi inaugurado em João Pessoa um grande, importante e inovador empreendimento. O Centro de Turismo e Lazer SESC-Cabo Branco e a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria abrirão oficialmente as suas portas, trazendo para a Paraíba um dos mais modernos hotéis-escolas do Brasil, e se constituindo como centro de referência, em nível nacional, no desenvolvimento turístico. O evento de inauguração contou com a presença do Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antônio Oliveira Santos, o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, entre outras autoridades do Sistema Comércio de todo o país, gestores públicos, empresários e representantes da área de turismo. Durante o evento, Oliveira Santos recebeu ainda o título de cidadão pessoense e uma medalha do poder legislativo municipal. O Centro d e Tu r i s m o e Lazer Sesc Cabo Branco e a Escola Senac de Gastrono-

)))))

Rev

ista

de

TURISMO

Nobile Inn Royal WWW.royalhotel.com.br www.nobilehoteis.com.br reservas.nir@nobilehoteis.com.br Central de reservas 4062.5332 Fone fax 55.(83) 2106.3000 Pousada do Caju Rua Helena Meira Lima 296/Tambaú F. (83) 2107.8760 - João Pessoa – PB reservas@pousadadocaju.com.br Intercity Hotel Av. João Maurício 1185/Manaíra F. (83) 3201.7700 - João Pessoa – PB WWW.intercityhoteis.com.br RESTAURANTES e LANCHONETES Palace Grill Restaurante Av. Epitácio Pessoa 5000 F. (83)3247.2032 – João Pessoa PB felippeferreira2004@hotmail.com Mangai Av. Edson Ramalho 696 / Manaíra F. (83) 3226.1615 - João Pessoa PB Toca do Caju Av. Nossa Senhora dos Navegantes 750 Tambau – F. (83) 3247.3050 - João Pessoa PB Canoa dos Camarões Av. João Maurício 121 / Manaíra F. (83) 3247.2055 - João Pessoa - PB Capitão Farinha Rua Floriano Peixoto 119 / Jaguaribe F. (83) 3241.3705 - João Pessoa PB CÂMBIO Mondeo Tur Câmbio Av. Nego 46 /Tambaú Shopping Cidade F. (83) 3226.3100 – João Pessoa - PB

Drive rent a car Av. Edson Ramalho 100 F. (83) 3226.8635 - João Pessoa PB driverentacar@yahoo.com.br Tambia Shopping Av. Dom Pedro I centro Padaria El Shaday Rua Marcionila da Conceição – 1489 - Cabo Branco Sueldo´s Manaíra Shopping. Br 230 Lojão de Fábrica F. (83)3233.2218 - João Pessoa – PB Mercado de Artesanato Paraibano Av. Rui Carneiro F. (83) 3247.3135 ATELIÊS E ARTES Galeria Gamela Av. Nossa Sra. dos Navegantes 756/101 Tambaú F. (83) 3226.1436 - João Pessoa – PB WWW.galeriagameladearte.com.br Chico Ferreira Rua Bel Manoel Pereira Diniz, 410/Cidade Universitária F. (83) 3235.4897 - João Pessoa – PB WWW.chicoferreirabr.com chicoferreirabr@gmail.com Elpídio Dantas Rua Vicente Leipo - 1280 - Bessa F. (83) 3245.2246 Cabedelo / PB WWW.elpidiodantas.com.br TEATROS Teatro Santa Rosa Praça Pedro Américo – Centro F. (83) 3241.1230 Teatro Paulo Pontes Espaço Cultural - Tambauzinho Teatro Lima Penante Av. João Machado - Centro Teatro Ariano Suassuna Rua: Monsenhor Walfredo Leal - Tambiá

TURISMO de

Imperial Hotel Av. Almirante Tamandaré 612 / Tambaú F. (83) 2107.7777 - João Pessoa – PB reserva.imperialhotel@nordhoteis.com.br

Hotel Caiçara Av. Olinda 235 /Tambaú F.(83) 2106.1000 - João Pessoa – PB WWW.hotelcaicara.com.br

SERVIÇOS

ista

Hotel Green Sunset Av. Cabo Branco 4400 / Cabo Branco F. (83) 3022.2000 - João Pessoa - PB reserva.greensunset@nordhoteis.com.br

Xênius Hotel Av.Cabo Branco, 1262 /Cabo Branco F. (83) 3015.3535 - João Pessoa – PB WWW.xeniushotel.com.br

Rev

HOTÉIS


de Florianópolis (SC). O evento integra a programação do 26º Encontro de Catarinense de Hoteleiros (Encatho). “A cada ano vem crescendo o número de participantes, que são governantas, supervisoras, chefes de camareiras, proprietários de hotéis e pousadas,

João Pessoa - Paraíba, Brasil

20

Tropical Tambaú de

ista

Rev

Av. João Maurício 1341/Manaíra F. (83) 3216.8811 – João Pessoa - PB WWW.hotelhardman.com.br

Av. João Maurício 223/ Tambaú F. (83) 3247.6505 – João Pessoa -PB WWW.hotelcostadoatlantico.com.br contato@hotelcostadoatlantico.com.br

website: www.elpidiodantas.com.br E-mail: dantaselpidio@ig.com.br

Rua Projetada s/n – Jacumã – conde – PB Telefone: 3290-1500 WWW.somdasondaspousada.com.br

TURISMO

Hotel Costa do Atlântico

Elpídio Dantas’s Studio

Av. Almirante Tamandaré - 229 - Tambaú Tel/fax 55.83.2107.1900 (83) – 2107.1945 João Pessoa – PB WWW.tropicalhotel.com.br

Hardman Hotel

Primeira escola de gastronomia da França, quatro novos cursos de extensão universitária durante o ano. O acordo institucional proporcionará aos alunos uma expertise internacional sem a necessidade de deslocamento até a França, com um investimento menor e com conteúdo de alta qualidade. Ministrado por professores da escola francesa com o auxílio de profissionais do Senac São Paulo, o objetivo da parceria é produzir e internacionalizar o conhecimento. “A Lenôtre é uma das principais escolas de pâtisserie do mundo. Este ano, a novidade é que além dos cursos de confeitaria, teremos também aulas de cozinha internacional”, explica Gisela Brandão, coordenadora de desenvolvimento de cursos da área de gastronomia do Senac São Paulo. Wok e Cocottes: Sabores e Criações é o tema da primeira turma e do primeiro workshop gastronômico, ambos realizados em maio. Para participar, os estudantes devem ter concluído ou estar cursando a graduação, independentemente da área. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas, apenas 16 alunos por turma. Os demais cursos serão sobre: Peças Montadas e Croquembouche, Terrines e Charcuterie Tradicionais e A Arte do Trabalho em Açúcar. Os interessados podem obter mais informações no site do Senac São Paulo: www.sp.senac.br

Cidade Verde Hotel

Som das Ondas

Rev

ista

de

TURISMO

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal aprovou projeto de lei que obriga a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a manter página na internet para receber denúncias dos usuários de serviços aéreos. Pelo texto, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), o órgão também deverá divulgar indicadores sobre o desempenho das empresas aéreas e dos operadores portuários. A proposta (PLS 623/2011) altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/1986). O texto determina que o portal permita ao interessado o acompanhamento do processo até o resultado final da reclamação. A divulgação dos indicadores de desempenho tem por finalidade subsidiar a escolha da companhia pelo passageiro, fortalecendo sua posição de consumidor. Obstáculos A Anac já dispõe de um canal de comunicação para atendimento a passageiros intitulado “Fale com a Anac”. De acordo com a página do órgão, as reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios podem ser feitas e acompanhadas via internet ou por meio do telefone 0800-725-4445. Companhias Aéreas As nossas companhias aéreas são de causar nojo. Antes de qualquer feriado os preços estão nas alturas, o que faz com que a grande maioria opte por viajar de carro ou fique em casa. Já durante o feriado, como as aeronaves estão vazias, por conta dessas administrações imbecis, entopem nossas caixas postais com as promoções mais absurdas, com o trecho custando R$ 37,00, e a volta (Azul) custando apenas R$ 1,00. Puro desespero de causa. Agora estou tentando comprar passagem para Maio. Treço Florianópolis-PortoAlegre-Florianópolis. O preço começa por R$ 137,98 (WEBJet) e termina absurdamente em R$ 1.389,40 pela TAM. Deve ter gente pensando que o usuário é completamente retardado. Se for voar pela GOL (R$ 4l16,80) não esqueça de levar lanche

Praia de Carapibus, Conde – Paraíba Br. Fone 55 (83) 3290.1234 – 9984.4321 WWW.aruanapousada.com.br

OCentroUniversitárioSenac

21

)))))

Anaccompáginanainternetobrigatoriamente

gerentes gerais, operacionais e de hospedagem”, afirma a presidente da ABG Nacional e diretora da Governança.com Consultoria, Maria José Dantas. Ela foi responsável pela primeira palestra do 4º Simpósio de Governança Hoteleira, dia 26 de abril, às 9h, com o tema “A Hotelaria na Copa de 2014

)))))

“Oportunidades & Tendências na Gestão Operacional em Governança” foi o tema do 4º Simpósio de Governança Hoteleira, promovido pela Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria (ABG-SC), dia 26 de abril, das 08h às 15h30, no Centro de Convenções

Pousada Aruanã

4ºSimpósiodeGovernançaHoteleira

Av. Franca Filho, 135 – Manaíra F. (83) 3247.6441 - João Pessoa – PB WWW.cidadeverdehotel.com.br


Netuanah Praia Hotel

Xênius Hotel

Av. Cabo Branco 2698 – Cabo Branco F. (83)3247.5050-32472750 - João Pessoa – PB WWW.hotelnetuanah.com.br

Av.Cabo Branco, 1262 /Cabo Branco F. (83) 3015.3535 - João Pessoa – PB WWW.xeniushotel.com.br

Rev

ista

de

Hotel Caiçara

TURISMO

Nobile Inn Royal João Pessoa

Av. Olinda 235 /Tambaú F.(83) 2106.1000 - João Pessoa – PB WWW.hotelcaicara.com.br

www.royalhotel.com.br www.nobilehoteis.com.br reservas.nir@nobilehoteis.com.br Central de reservas 4062.5323 Fone fax 55.(83) 2106.3000

Av. Beira Mar – Praia de Carapibus – Conde Paraíba – Brasil Reservas (83) 3290.1900 – 3290.1179 WWW.coraisdecarapibus.com.br 23

)))))

22

)))))

Corais de Carapibus Hotel

Rev

ista

de

TURISMO


Revista de maio de 2012  

Revista de maio de 2012

Advertisement