Page 1

Denúncia

A SUA REVISTA ELETRÔNICA

Dezembro 2013 Nº 001 Exemplar de assinante

Indústria química investigada pela Policia Federal

Conheça a história Danos a empresa Impacto funcional Danos colaterais

1


Editorial DENUNCIA Revista __________________ Ano 13 – DEZEMBRO Diretoria Jair Santos _____REDAĂ‡ĂƒO____ AntĂ´nio Filho Cirlene Ribeiro Edvaldo JĂşnior Luana Diamantino Silas __________________

EDITORA : UNEB DENUNCIA Revista Ê uma publicação apresentada à disciplina Seminårio Interdisciplinar I, do curso de graduação em Administração, como requisito parcial para fins avaliativos.

ononononononononononononononononononononnonono nonononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnonononononononononon ononononononononononnonononononononononononono nonononononononnononononononononononononononon onononononnononononononononononononononononono nononnonononononononononononononononononononon nononononononononononononononononononononnonon ononononononononononononononononononnonononono nonononononononononononononononnononononononon onononononononononononononnononononononononono nononononononononononnonononononononononononon ononononononononnonononononononononononononono nonononononnononononononononononononononononon onononnononononononononononononononononononono nnononononononononononononononononononononnono nononononononononononononononononononnonononon ononononononononononononononononnnonononononon ononononononononononononononnonononononononono nonononononononononononnononononononononononon onononononononononnononononononononononononono nononononononnonononononononononononononononon ononononnonononononononononononononononononono nonnononononononononononononononononononononno nonononononononononononononononononononnononon ononononnonononononononononononononononononono nonnononononononononononononononononononononno nononononononnonononononononononononononononon ononononnonononononononononononononononononono nonnonononononononnononononononononononononono nononononononnonononononononononononononononon onononon

2


seções 05 Industria Química investigada pela Polícia Federal Conheça a história da operação que devastou o patrimônio de uma das mais renomadas empresa do setor químico do país.

09 Opinião Quais os impactos socio-eonomicos ... pergunta

3


introdução

A história da organização tem seu marco inicial com a fundação, em 20 de outubro de 1975, da então denominada Indústria Química Sasil Ltda., com o objetivo de fabricar solução e água destilada para baterias locomotivas. Com o decorrer do tempo a atividade industrial foi acrescida com a prestação de serviços e a SASIL consolidou-se como uma das maiores distribuidoras de produtos químicos do Brasil. Em mais de 35 anos de experiência no mercado industrial e atuando na prestação de serviços com soluções corporativas focadas na necessidade de cada cliente, a SASIL atende em todo território nacional com a mais completa linha de produtos químicos e termoplásticos, que é agilmente distribuída através de uma logística estruturada e depósitos estrategicamente localizados. A sede e direção da SASIL estão instaladas na cidade do Salvador, na Bahia, à Rua Cariparé, s/n, Loteamento Granjas Rurais Presidente Vargas, Bairro Pirajá, CEP 41230-075, Bahia, telefone geral (71) 3293-8500 (contato@sasil.com.br). A empresa conta ainda com frota própria para transporte de produtos e assistência técnica aos seus clientes, como parte dos serviços ofertados ao mercado, tendo como objetivo atender as expectativas e necessidades dos clientes e aos requisitos do Processo de Distribuição Responsável. Atender as expectativas e necessidades dos clientes através da comercialização, distribuição, armazenamento e transporte de produtos químicos e petroquímicos confiáveis, dentro dos prazos, quantidades e requisitos contratados.

4


Indústria química investigada pela Policia Federal BRASÍLIA - A Operação Alquimia, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira para combater a sonegação fiscal, tem entre seus principais alvos empresas nacionais, uma especificamente na Bahia. A empresa baiana (que chamaremos de empresa X) é uma distribuidora de produtos químicos e termoplásticos, com atuação nacional. Segundo informações da empresa na internet, ela comercializa, distribui, armazena e transporta produtos químicos e petroquímico. A operação desta quarta-feira é uma das maiores ações da história da PF para reprimir crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Estão em execução 31 mandados de prisão temporária e 129 de busca e apreensão, além de 63 mandados de condução coercitiva. Os bens de 62 pessoas e de 195 empresas estão sendo sequestrados. O objetivo da Operação Alquimia, em parceria com a Receita Federal, é recuperar mais de R$ 1 bilhão desviados. O foco da investida são os estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo, mas há repercussão em outras 15 unidades da federação. As fraudes envolvem cerca de 300 empresas nacionais e estrangeiras, estas com sede nas Ilhas Virgens Britânicas. Para cumprir todas a medidas, foram acionados 600 policiais.


Danos a empresa

Conheça a história A empresa X tem uma ampla experiência no mercado industrial do Brasil, atuando desde 1973 na prestação de serviços com soluções inteligentes e ágeis de acordo com a necessidade de cada cliente. Levando por todo o país a mais completa linha de produtos químicos e termoplásticos, através de uma logística estruturada e ágil, com depósitos estrategicamente localizados no território nacional. O grupo foi apontado como principal objeto de investigações da Operação Alquimia, realizada conjuntamente pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal, no dia 17 do mês passado e que cumpriu 31 mandados de prisão (dos quais, 23 na Bahia), 63 conduções coercitivas (quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos na delegacia) e 129 mandados de busca e apreensão em residências e empresas.

Mesmo com essas atribulações, o grupo superou as metas de faturamento comercial previstas para agosto, “graças à sua historia e à confiança dos seus clientes e fornecedores”, segundo nota distribuída nesta terça-feira (6) por sua assessoria de imprensa. ononononononononononono nononononononononnonononono nononononononononononononon ononnononononononononononon onononononononononononnonon ononononononononononononono nononononnonononononononono nonononononononononononn. ononononononononononono nononononononononnonononono nononononononononononononon ononnononononononononononon onononononononononononnonon ononononononononononononono nononononnonononononononono nonononononononononononn. ononononononononononono nononononononononnonononono nononononononononononononon ononnononononononononononon onononononononononononnonon ononononononononononononono nononononnonononononononono nonononononononononononn.

6


Sonegação fiscal

São noticiados, com frequência, crimes de sonegação fiscal, envolvendo principalmente empresas de grande porte, como a @@@@@@. É de conhecimento comum, porém, que esta é uma prática costumeira em empresas de todo porte. Sob justificativa de uma carga tributária pesada e da não contraprestação, os particulares buscam burlar esta tributação, não declarando alguns rendimentos, serviços prestados ou mesmo, informando valores irreais das transações de compra e venda de produtos, imóveis e serviços. A sonegação fiscal é o crime cometido por particulares visando suprimir ou reduzir tributo ou contribuição social e qualquer acessório, através de práticas ilícitas dispostas nos artigos 1 e 2 da Lei 8.137/1990 , punido com pena de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. Vai além de um crime contra a ordem tributária , sonegar é um crime contra a sociedade , principalmente a menos favorecida financeiramente . É de competência do poder público, em suas três esferas (municipal, estadual e federal), legislar sobre os tributos, fiscalizar os contribuintes e impor as sanções cabíveis aos que deixam de cumprir com o seu dever. É comum associar esse tipo de crime às pessoas jurídicas (empresas), mas as pessoas físicas (indivíduos), também o cometem corriqueiramente, quando negociam produtos e serviços mais baratos, sem a exigência da nota fiscal, quando importam produtos e não declaram o real valor, quando preenchem desonestamente a declaração de imposto de renda visando uma restituição maior do que a de direito. Os tributos pagos nas diferentes modalidades de cobrança, são a principal fonte de arrecadação do Estado, estes são revertidos em forma de prestação de serviços essências à população.

7


Quando uma pessoa incorre no de ato de sonegação, toda a sociedade é prejudicada, sobretudo as classes mais pobres , as que mais dependem do poder público. Através da arrecadação de impostos é possível o investimento em educação , saúde , lazer , transporte segurança, entre outros. No Brasil, a responsabilidade pela fiscalização dos tributos é da Receita Federal, esta atua de forma conjunta com a Polícia Federal e Ministério Público na investigação de organizações suspeitas. Estas, melhoram a cada dia a tecnologia e os métodos de controle e investigação , visando reduzir cada vez mais os crimes desta natureza , usando a checagem cruzada, uma verificação de quem paga e o valor contra quem recebe o valor, portanto, a metodologia da sonegação encontra obstáculos cada vez mais sólidos e as consequências são mais danosas do que o infrator usualmente acha.Escândalos como o que envolveu a empresa @@@, abordado nesta revista, são frequentes no Brasil, na maioria dos casos, é desmontado um sofisticado sistema criminoso, que só é descoberto através de minuciosa investigação.

Quem sonega, rouba o governo, a população, leva “vantagem” sobre os demais, uma vez que os serviços públicos são comuns à todos , e os sonegadores usufruem destes serviços sem contribuir como devido .


As possíveis irregularidades de sonegação fiscal foi um dos problemas investigado pela Policia Federal denominada de Alquimia, este que tem como objetivo combater organização criminosa suspeita de fraudar o Fisco. Essa operação trouxe um prejuízo aos cofres públicos pelo não recolhimento dos tributos devidos e que pode chegar a R$ 1 bilhão. Um dos resultados esperados com a operação é a satisfação da dívida ao Fisco. Sonegar é o ato realizado visando suprimir ou reduzir tributo, mediante omissão, fraude, falsificação, alteração, adulteração ou ocultação. Como exemplo, deixar de emitir nota fiscal, quando devido. É por isso que a ênfase dada hoje ao planejamento tributário nas empresas reflete nos benefícios a serem obtidos com o processo de acompanhamento e análise das legislações tributária e fiscal, ajudando às empresas na otimização dos gastos tributários. O planejamento tributário é um conjunto de normas jurídicas que visam diminuir o pagamento de tributos, tornando assim uma peça indispensável na gestão empresarial, pois a legislação tributária do Brasil é muito complexa e composta por inúmeras leis. A obrigação do administrador, gestor ou do sócio da empresa é de controlar a atividade global da empresa, visto que a atividade empresarial no Brasil, a cada dia fica mais difícil. Dessa forma ele deve delegar ou formar um departamento de inteligência fiscal em sua empresa, seja com funcionários da empresa ou prestadores de serviços terceirizados, proporcionando um estudo mais minucioso dos tributos incidentes da atividade e possibilitando economia. Os Profissionais em Administração, nos últimos anos, tornaram-se peça fundamental para as organizações. É este profissional dotado de qualificação necessária que irá buscar soluções quanto às questões financeiras e estratégicas da empresa.


O planejamento tributário é um conjunto de normas jurídicas que visam diminuir o pagamento de tributos, tornando assim uma peça indispensável na gestão empresarial, pois a legislação tributária do Brasil é muito complexa e composta por inúmeras leis. A ênfase dada hoje ao planejamento tributário nas empresas reflete nos benefícios a serem obtidos com o processo de acompanhamento e análise das legislações tributária e fiscal, ajudando às empresas na otimização dos gastos tributários. A obrigação do administrador, gestor ou do sócio da empresa é de controlar a atividade global da empresa, visto que a atividade empresarial no Brasil, a cada dia fica mais difícil.


Para evitar maiores problemas é importante que as pessoas jurídicas invistam em um planejamento tributário adequado que vise a diminuição de pagamentos de tributos de forma legal, pois, sendo assim, conseguirá administrar melhor os encargos e indicar dentro do campo estrito da legalidade, o resultado tributário mais vantajoso para a empresa. Os Profissionais em Administração, nos últimos anos, tornaram-se peça fundamental para as organizações. É este profissional dotado de qualificação necessária que irá buscar soluções quanto às questões financeiras e estratégicas da empresa.


Impacto funcional

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores; visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders. Um benefício importante do estudo do comportamento organizacional proporcionaria informações que poderiam ser aplicadas aos problemas organizacionais. Uma meta importante do comportamento organizacional é melhorar a eficácia da organização, isto é, a extensão pela qual uma organização é produtiva e satisfaz as exigências de suas partes interessadas. Uma pedra fundamental deste movimento de relações humanas é a análise de Douglas McGregor sobre as suposições que os gerentes fazem sobre a natureza umana. A Teoria X é um conjunto de shuposições são pessimistas em relação às capacidades dos trabalhadores enquanto a Teoria Y é um conjunto alternativo e otimista de suposições. Elas incluem a ideia de que as pessoas aceitam responsabilidade, são capazes de exercer autocontrole, tem a12 capacidade de inovar e consideram o trabalho tão natural quanto o descanso


Impacto funcional

(ACRESCENTAR QUESTÕES RELACIONADAS À EMPRESA) Os profissionais de Recursos Humanos, nos últimos anos, veem sendo bastante valorizados, pelas mudanças políticas, econômicas e principalmente culturais das organizações, que passaram a valorizar mais o capital humano. Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

13


opini達o Conclus達o ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn. ononononononononononononononononononononnononononononono nononononononononononononnononononononononononononononononono nononononnononononononononononononononononononononnononononon onononononononononononononononn.


Revista eletrônica  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you