Page 38

DOSSIÊ

A medicina caseira é parte de São José. O conhecimento estava se perdendo com o tempo

Dia de excursão: trecho de Cerrado, que liga a escola às casas, fica bem no centro da cidade

Comprometida com uma educação que prepare os jovens para o futuro, ao mesmo tempo em que valoriza o conhecimento local, Rosilda escolheu como trabalho de conclusão de curso estudar, em São José, a transmissão de mitos e lendas pela interação entre os jovens e as pessoas mais velhas da comunidade.

38

AULA NO CAMPO “Foi no curso de Educação do Campo que me inspirei muito além do que eu já tinha vivido aqui na comunidade”, lembra, sorridente. Ela leu trabalhos sobre plantas medicinais dentro de outras comunidades e conta que ficou muito curiosa ao pensar que isso era parte essencial da vida em São José e, no entanto, como não havia nada formalmente registrado, ia se perdendo com a morte das pessoas mais velhas.

“Aqui temos uma confiança muito grande nos conhecimentos medicinais uns dos outros, então muitas vezes bebemos coisas que nem sabemos o que são, com a certeza de que farão bem. Percebi a importância desse conhecimento e isso me cativou. Reconheci nossa diversidade cultural e achei que poderia contribuir para não perder nossa tradição.” Quando, cerca de um ano e meio depois, surgiu a oportunidade de fazer o mestrado, ela se submeteu à seleção no MESPT e foi aprovada em terceiro lugar. A opção de trabalhar primeiro com os alunos e daí partir para a comunidade foi a mais viável para Rosilda, uma vez que é professora da escola. A classe é multisseriada, o que é um desafio para qualquer professor; porém, para Rosilda, constitui uma chance de introduzir conteúdos locais e experimentar com os estudantes. Uma dinâmica sobre plantas medicinais, por exemplo, envolve uma saída de campo pela comunidade. Andando pelo chão coberto com uma poeira, ora vermelha, ora branca, meninas e meninos percorrem a trilha no Cerrado que leva aos quintais dos mais velhos habitantes de São José. No quintal denso e sombreado de Dorama Francisco Maia, os jovens fazem a primeira parada.

Profile for Revista Darcy

Darcy Nº 21  

Darcy Nº 21  

Advertisement