Page 1

Perfil

Empreendedores de Sucesso Caraguatatuba

Edição 2012


TERRA DAS OPORTUNIDADES Tenho dito sempre que, Caraguá é a terra das oportunidades, uma cidade que acolhe generosamente aqueles que, com trabalho e honestidade de propósitos, buscam conquistar espaço no universo empreendedor. Ao longo dos anos os exemplos são muitos. Gente, que vinda de todos os lugares, aqui chegou em busca de uma nova vida, irmanando-se com os habitantes da terra e ajudando a construir o povoado, a freguesia, a vila e, mais tarde, o município, que se transformou no mais importante centro de comércio, negócios e serviços do litoral norte do Estado de São Paulo. Gente que não se intimidou com as adversidades e dificuldades que o lugar apresentava e, por mais de uma vez, reergueu a cidade mantendo-a em plena expansão. Esta nossa primeira edição focaliza alguns destes empreendedores. Muitos e muitos outros existem com o mesmo mérito, que merecem ser destacados, o que será feito a seu tempo. Nas comemorações de seus 155 anos, através do Talento Empreendedor, homenageamos todos aqueles que contribuíram e estão contribuindo para o progresso e desenvolvimento de Caraguatatuba.

Roberto Espíndola


A Experiência Empreendedora a Serviço da Administração Pública O prefeito Antonio Carlos da Silva, empresário bem sucedido em diversas atividades, colocou toda sua experiência empreendedora a serviço da administração pública. Eleito em 1996 e reeleito em 2000, realizou um volume de obras que superou tudo que até então havia sido feito desde a criação do município. A avenida da praia, a praça de eventos, a pavimentação de ruas e avenidas, a construção de praças, pontes e rotatórias, a reurbanização das praias, a revitalização do centro e de inúmeros bairros, transformaram a paisagem urbana da cidade. O prédio da Secretaria da Educação e o Teatro Mário Covas, além do Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, são marcos que se incluem neste período administrativo. Mas, foi na área da educação que Caraguá teve sua maior transformação com, a construção de escolas em todos os bairros, em prédios confortáveis e funcionais, para complementar um ensino de qualidade. Sem falar da merenda escolar, que tornou-se referência para outros municípios. O mesmo aconteceu na área da cultura, da saúde, do esporte, da assistência social e nos demais setores de responsabilidade da administração municipal. Reeleito novamente em 2008, neste novo período administrativo, o prefeito Antonio Carlos buscou a superação. O volume de obras já inauguradas e em construção, além do trabalho desenvolvido por todas as secretarias municipais surpreende. A liberdade democrática permite que se discorde de muitas ações do prefeito Antonio Carlos, mas, não há como negar que, suas administrações foram fundamentais para o vertiginoso desenvolvimento do município.

Antonio


Carlos

Perfil Empreendedor

5


REPRESENTATIVA, FORTE E DINÂMICA Fundada em 21 de abril de 1965, a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento do empreendedorismo e fortalecimento da atividade na cidade. Sua criação, fruto do trabalho e do esforço de empreendedores pioneiros, que anteviam o desenvolvimento da cidade como grande centro de comércio, serviços, turismo e negócios, representou a mais importante conquista do empresariado local, viabilizando um órgão para servir de apoio e orientação, congregando os comerciantes. Nestes 47 anos, muito foi feito para que o comércio de Caraguá pudesse acompanhar a dinâmica que envolve esta atividade. A implantação do SCPC – Serviço de Cadastro e Proteção ao Crédito, cursos e treinamentos para aperfeiçoamento profissional, campanhas promocionais visando estimular o consumo, acordo com a UNIMED para planos de saúde diferenciados, apoio a inúmeros projetos, eventos e parcerias, visando o desenvolvimento de Caraguatatuba e a construção da nova sede própria, ampla e confortável, de forma a atender às necessidades dos associados, revelam a força representativa da ACE

Associação 6

Perfil Empreendedor


Comercial

CARAGUÁ PODE SE SENTIR ORGULHOSA DE TER CONSEGUIDO DESENVOLVER UMA ENTIDADE DE CLASSE COMO A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL


8

Perfil Empreendedor


Tapera

Branca

Culinária caseira faz sucesso Eleito várias vezes como o melhor da cidade, o Restaurante Tapera Branca, pela qualidade e bom atendimento, tornou-se referência, entre os que atendem pelo sistema self-service, graças à dedicação de seus proprietários. Em 95, Mário Garcia e sua esposa Eliana, tendo como sócios José Toledo e sua esposa Cilene, decidiram investir em um novo empreendimento, adquirindo um pequeno restaurante à venda na Praça Cândido Motta – o Tapera Branca. O momento não podia ser pior. A cidade sofria os efeitos do mau tempo, com muitas chuvas que ocasionaram quedas de barreiras e afugentaram os turistas. Eles não se intimidaram. Fizeram uma faxina geral. Cilene foi para a cozinha, assumiram a casa e ganharam dinheiro. Se aquilo era o ruim, o bom deveria ser muito melhor. Era o início de um empreendimento de sucesso. Já em 96, inauguraram o Tapera II, no outro lado na praça e logo depois mudaram o Tapera I para o atual endereço. A razão do sucesso? Dedicação, a comida caseira com toque mineiro, cardápio variado, churrascos, grelhados, e as saladas, que são a grande atração do Tapera Branca.


Garcia

Na vida tudo se transforma e o Tapera Branca transformou a vida de seus idealizadores.

Mário Garcia, economista por formação, que trabalhou na Universidade Estadual de Maringá - UEM, e chegou a exercer uma gerência na Cooperativa Agropecuária de Campo Mourão – COAMO, uma das mais importantes do país, dedica-se hoje a administrar os restaurantes, agilizando a parte administrativa, sempre presente com sua simpatia para recepcionar os fregueses, não raro até à noite. Interessado pelo desenvolvimento da cidade, Mário tem participado de várias diretorias da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. José Toledo deixou a sociedade, exercendo atualmente outra atividade em uma das cidades do Vale do Paraíba. Cilene, expert na elaboração de cardápios é a chef do Tapera que comanda e orienta o preparo dos pratos servidos, à frente de uma equipe especialmente treinada para atender ao paladar e as preferências dos fregueses. Eliana continua como bancária, mas está presente, sempre que necessário, para participar da rotina de trabalho do restaurante. A nova geração começa a participar dos negócios. Danilo Toledo formado em Administração pela USP, é o gerente administrativo e Bruna Garcia, cursando Ciências da Computação na USP, durante as férias assessora a equipe. Valorizando o conceito de “comida por quilo”, aprimorando a qualidade e o bom atendimento, esta equipe merece destaque por ter conquistado para o Tapera Branca o titulo de melhor da cidade.

Már


rio Perfil Empreendedor 11


12

Perfil Empreendedor


Carmona & Carmona Condomínios com conforto, funcionalidade e segurança. Participando da vida da cidade, a Carmona & Carmona Construtora, Incorporadora e Admistradora vem contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento, construindo condomínios horizontais e prédios de elevado padrão, com unidades que oferecem conforto, funcionalidade e segurança. O Condomínio São Francisco, na Praia do Aruã, com todas as unidades vendidas e entregues é uma referência. Em ritmo acelerado, a Carmona & Carmona tem em construção: os condomínios São Vitor no Jardim Britânia, Santa Magdalena, São Judas Tadeu e São Jorge no Pontal Santa Marina, São José no bairro do Aruã e Santo Antonio no Porto Novo; em fase de lançamento, com as obras já iniciadas e entrega prevista para 2014, o edifício Stúdio 500 na Praia do Aruã, e em fase de incorporação o Edifício João Carmona, também na Praia do Aruã.


Carmona

Trabalho dinâmico de um empreendedor

De uma simplicidade cativante, Toninho Carmona faz parte do grupo de empreendedores que estão modificando a paisagem urbana de Caraguatatuba, construindo condomínios horizontais e prédios de elevado padrão, para atender as necessidades de moradias práticas, funcionais e com segurança, para aqueles que procuram casas de veraneio ou residências fixas na cidade. Sempre atencioso, à frente da Carmona & Carmona Construtora, Incorporadora e Administradora, este profissional do ramo, com grande experiência da construção civil, veio para Caraguá atraído por suas belezas naturais e oportunidade de participar de seu desenvolvimento, transformando-se num dos mais atuantes empreendedores do ramo imobiliário, com lançamentos já entregues, em fase de construção e projetos. Ativo, Toninho Carmona inspeciona pessoalmente as obras, além de coordenar todas as atividades de sua construtora, supervisionando vendas, projetos, qualidade do acabamento das obras, documentação imobiliária, além de um atendimento cordial a todos que o procuram. E para complementar e aprimorar seu trabalho no ramo da construção civil, constituiu a Carmona Imóveis para cuidar da comercialização de seus empreendimentos de forma personalizada, para atender as exigências e expectativas de seus clientes.

Toninh


ho Perfil Empreendedor 15


16

Perfil Empreendedor


Imac Center SIMPLESMENTE – O PARQUINHO Inaugurado em 1957, o Imac Center é o mais antigo empreendimento de Caraguá em atividade. Criado para os Festejos do Centenário, o “parquinho” passou a fazer parte de nossa história recente, como atração e divertimento para várias gerações que ainda o frequentam. Simples em sua origem, o nosso Parque de Diversões foi se modernizando ao longo dos anos, adquirindo novos e sofisticados brinquedos, sucesso em várias partes do mundo neste ramo de atividade, sempre de acordo com as expectativas de seus frequentadores. Dos brinquedos movidos manualmente e barraquinhas de jogos e guloseimas, aos emocionantes equipamentos de hoje, para os que buscam “adrenalina”, o Parque de Diversões mantém-se sempre como uma referência para a cidade.


Trombini

A SENHORA DA ALEGRIA

Na alegria e felicidade dos que a cercam Gema Trombini se realiza, à frente do Imac Center – o parque de diversões da cidade, consegue dar vitalidade a uma forma singela de diversão que funciona no mesmo local há 54 anos, inovando, buscando sempre brinquedos e atrações diferentes de acordo com a época, para dar alegria às pessoas simples que frequentam o parque, atraindo desde crianças que se encantam com o carrossel, até jovens adolescentes em busca de emoções no surf e sking dance, passando pelos que ainda se divertem com a roda gigante e o trem fantasma. Maria Gema Vilas Boas Trombini, ou simplesmente dona Gema, faz parte da própria história do Parque de Diversões Imaculada, desde 1963 quando se casou com Sidney Trombini e veio para Caraguá. Treinada por seu sogro, o Comendador Mário Trombini, fundador do Imac Center, para desempenhar diversas funções, viajou por todo o Estado de São Paulo acompanhando o roteiro itinerante do parquinho vendendo pipocas, enquanto Sidney cuidava da barraquinha de tiro ao alvo. Foi o início de sua experiência, para anos mais tarde assumir o comando do empreendimento, que hoje já conta com a participação de seus filhos. Esposa do ex-prefeito Sidney Trombini, já falecido, dona Gema transformou-se na grande dama do município quando à frente do Fundo de Solidariedade desenvolveu intenso trabalho social com mais de 9.500 famílias atendidas. Ainda hoje ela se dedica às atividades sociais como membro do Rotary Club de Caraguatatuba entre outras entidades, agraciada com o título de Comendadora e Cidadã Caraguatatubense.

Gem


ma Perfil Empreendedor 19


20

Perfil Empreendedor


Guaruçá O GUARUÇÁ Guaruçá é um caranguejo charmoso encontrado na beira das praias, que se entoca na areia para se proteger das ondas, sendo uma atração para os banhistas. Charmoso também é o Quiosque Guaruçá, que se transformou numa atração da cidade para quem gosta de comer bem, com grande variedade de pratos, principalmente à base de frutos do mar, bom atendimento, ambiente confortável e descontraído e uma bela vista para o mar. Peixadas, caldeiradas, bacalhoadas, paelhas, camarões preparados com muito sabor e aparência tentadora, peixes nobres compondo pratos que agradam ao paladar mais exigente, fazem parte do cardápio do Guaruça. Mas não é só. Pratos a base de carnes, aves e outras iguarias fazem do Guaruçá uma referência para a gastronomia de Caraguatatuba. Vale a pena conhecer!


Roberto Toti – aqui é o meu lugar.

Toti

Seu restaurante, o Guaruçá, é uma referência para a gastronomia da cidade, mas o que poucos sabem é que Roberto Toti é, ele mesmo, uma referência quando se diz que Caraguatatuba é a terra das oportunidades. Paulistano da Vila Maria, desde criança frequentava a cidade onde passava férias. Aos 23 anos resolveu tentar a sorte por aqui, trabalhou como motorista no Rodoviário Atlântico, na Petrobras, mas resolveu largar tudo para ser ambulante, vendendo frutas de porta em porta. Era o início de um empreendedorismo de sucesso. Expandiu suas atividades, comprou um caminhão para entregas em restaurantes, colônias de férias e fazer feira. Para usar uma linguagem praiana, “ia de vento em popa”. Mas, Roberto Toti, por natureza, estava sempre em busca de algo mais. Mudou de ramo, e em 1981, comprou um empório no Massaguaçu, que modernizou e transformou no Mercadinho Toti, pioneiro no bairro e mais tarde o Toti 2, no Saco da Ribeira, em Ubatuba, onde permaneceu até ano de 2.000. Virada de século, mudança de vida, ele queria mais. Sem deixar Caraguatatuba montou uma empresa em Taubaté, comprou um caminhão e foi fazer transporte para uma firma atacadista que, pouco depois, encerrou suas atividades. Teve que começar tudo de novo, voltando a concentrar seu trabalho em Caraguá. Comprou o Quiosque 27 e, no plano de revitalização dos quiosques na Praia do Centro, investiu o que tinha e o que não tinha para construir o Guaruçá, que se transformou, pela qualidade de sua comida e serviços, num ponto de atração para os turistas, com uma clientela selecionada.

Robe


erto Perfil Empreendedor 23


24

Perfil Empreendedor


Kashiura Papelaria KASHIURA PAPELARIA Feita para você.

Tentativas anteriores de se implantar em Caraguatatuba uma papelaria que atendesse às reais necessidades da população, não obtiveram sucesso. Variados motivos levaram empreendedores a encerrar suas atividades no ramo. A Kashiura Papelaria, voltando sua atenção para o consumidor local, dentro de uma política de variedade de produtos e bom atendimento, não só no período de maior movimento de volta às aulas, mas durante todo o ano, suprindo as necessidades tanto de artigos escolares, quanto de escritórios, informática, brinquedos e presentes, conseguiu conquistar uma posição sólida no comércio da cidade. Um relacionamento de confiança quanto à qualidade e preços justos contribuiu para consolidar esta posição, da mesma forma que, acreditando em seus clientes, a Kashiura Papelaria passou a oferecer pagamento parcelado nas compras. O desempenho da equipe de funcionários, atenciosos e treinados para orientar o consumidor é outro fator que garante a fidelidade dos clientes, a ponto de transformar “a Kashiura” em sinônimo de papelaria.


Kashiura

Há 50 anos à FAMÍLIA KASHIURA está presente no desenvolvimento da cidade.

Nos idos de 1963, Mitsuo Kashiura veio para Caraguatatuba e deitou raízes integrando e participando da vida da cidade, inclusive como grande incentivador da prática de esportes. Inaugurou a primeira relojoaria de Caraguá, na Praça Cândido Motta. Depois, mudou de ramo, instalando na Rua Altino Arantes uma loja de artigos esportivos, onde permaneceu até aposentar-se. Mas os filhos continuaram os trabalhos da família. Auro, que faleceu em 1995, assumiu uma loja de artigos de pesca, hoje sob a direção de seus descendentes e Nilson montou a Papelaria Kashiura, com a sua primeira loja na rua Altino Arantes 680, ampliando suas atividades, posteriormente, com uma nova loja instalada no número 403 da mesma rua. Nilson Kashiura é um empreendedor de 50 anos, nascido em Dracena mas criado em Caraguatatuba, que aos 15 anos, já ajudava o pai em suas atividades na loja de artigos esportivos. Aos 18 anos começou a trabalhar como auxiliar administrativo na Eletropaulo. Depois, assumiu com o irmão a loja de artigos de pesca até se estabelecer com a papelaria, onde adotou como filosofia de trabalho o atendimento às necessidades dos moradores da cidade. Hoje, dentro de uma visão atualizada, suas lojas abrangem artigos de papelaria, informática e brinquedos. Casado há 18 anos com Regina, ela se faz presente nas atividades do marido, dedicando-se a parte financeira e fiscal, com pleno conhecimento de toda a dinâmica de funcionamento das lojas, fornecedores, compras e vendas, pessoal, participando de feiras de produtos do ramo, estando a par de todos os negócios do casal. “Ela não desliga”, comenta Nilson em tom de brincadeira. Ele também não esconde o carinho, admiração e respeito que sente pelo pai, o desportista Kashiura: “Mais do que um pai ele foi sempre exemplo, fonte de inspiração e conselheiro” Mitsuo Kashiura, querido, respeitado e admirado por todos que ajudaram a construir esta nova Caraguá, tem outros dois filhos: Márcia que trabalha na Papelaria e Idésio (Budu), funcionário da Associação Comercial.

Nils


son “Kashiura – querido e respeitado por seu trabalho e dedicação ao esporte”. Perfil Empreendedor 27


28

Perfil Empreendedor


Lion Zeladoria A MAIOR EMPREGADORA DO LITORAL NORTE A Lion Zeladoria Especializada foi criada há 15 anos, para atender na região as necessidades de um segmento empresarial, que utilizava os serviços de empresas estabelecidas em outras cidades, sem estrutura local para dar suporte aos clientes. Com muito trabalho e dedicação, estabelecendo novos critérios de atendimento e treinando exaustivamente uma mão de obra até então inexistente, a Lion Zeladoria Especializada, utilizando toda a experiência de seus idealizadores, se transformou na maior empresa do ramo no Litoral Norte, em serviços de zeladoria, limpeza e conservação de prédios, controle e fiscalização de acessos, serviços de jardinagem e vigias, atendendo empresas, condomínios e participando ativamente de licitações de órgãos públicos, pelo profissionalismo e eficiência de seu trabalho. Para se ter uma idéia da importância da Lion Zeladoria Especializada no desenvolvimento do Litoral Norte, basta citar o fato de ser a maior empregadora do setor privado em toda a região.


March

A SENHORA COMANDANTE.

Perfeccionista e exigente. Firme em suas decisões, mas, também, compreensiva e detentora de um carisma que cativa, impondo respeito, Andréia de Aro Brito March nasceu para comandar. Paulistana, já aos seis anos de idade ficava admirando as policiais militares femininas em seu trabalho na Praça da República em São Paulo. Não deu outra. Aos 18 anos ingressou como soldado na Polícia Militar de São Paulo e, graças ao seu esforço e personalidade, em dois anos foi promovida a Cabo e Sargento PM. Destacada para trabalhar em Caraguatatuba em 1992, casou-se com o então Capitão PM March, comandante da Companhia da PM na cidade. Andréia realizou-se em seu trabalho, gostava do que fazia e, ainda hoje, sente orgulho de ter pertencido à corporação, mas, surgindo uma oportunidade para montar uma empresa na cidade, carente de serviços especializados de zeladoria, limpeza e conservação, sem se intimidar, topou o desafio, deixou a segurança de seus dez anos de carreira para arriscar-se como empreendedora. Depois de uma licença sem remuneração, exonerou-se e foi a uma nova luta. Utilizando toda a experiência adquirida enquanto policial militar, montou a Lion Zeladoria Especializada que, pela qualidade e seriedade de seu trabalho, rapidamente se transformou em líder do setor no Litoral Norte. Hoje, Andréia comanda uma equipe que possui 600 funcionários, prestando serviços em Caraguatatuba, onde se encontra a sede própria, e em suas filiais em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e São José dos Campos.

Andr


rĂŠia Perfil Empreendedor 31


32

Perfil Empreendedor


Quiosque

da Belle UM QUIOSQUE PARA A FAMÍLIA

Ao projetar o funcionamento de seu quiosque, Belle decidiu dedica-se a um atendimento diferenciado, voltado para as famílias que procuram o local por sua tranquilidade e fácil acesso. Construiu um parquinho para as crianças, deu atenção especial às instalações sanitárias que possuem acesso para deficientes físicos, assim como ao asseio e limpeza da cozinha e a qualidade dos alimentos que manipula. Um cardápio variado serve porções de camarões, peixes: cação, porquinho, pescada e badejo, anéis de lulas, frango a passarinho, batata, polenta e mandioca frita, calabresa e bolinhos de bacalhau. Tem também salgadinhos, bebidas e aperitivos. Esta dedicação, promove a frequência de uma clientela selecionada, alegre, tranquila, própria para os que procuram lazer à beira mar em ambiente familiar.


Attisano

BELLE A REALIZAÇÃO DE UM SONHO

O apelido carinhoso dado pela família acabou servindo para identificar o seu empreendimento: Quiosque da Belle. Sibele Attisano, italiana de origem, natural de São Bernardo do Campo, não sabe por que sempre teve um sonho – morar na praia e ter um quiosque, uma “invenção” bem brasileira espalhada por centenas de praias de norte a sul do país. Frequentando Caraguá como veranista se apaixonou pela cidade, suas praias, suas belezas naturais e sua gente hospitaleira. Terminando um casamento que durou 10 anos, resolveu mudar de vida e ir em busca de seu sonho. “Quem tem um sonho deve ir atrás”, ouviu dizer. A família ajudou. Seu tio Ricardo e sua esposa Ines, administradores de empresa, passaram a ensinar a então dona de casa, os segredos para constituir um empreendimento de sucesso. O irmão Junior, que participou do treinamento, se propôs a acompanhá-la. Era o início de uma nova vida depois de um período de adaptação e incertezas, quando contou, também, com o apoio de uma grande amiga, a Filó, que a acolheu como a uma irmã, dando-lhe muito suporte no início. Vindo para Caraguá pesquisou tudo sobre o funcionamento dos quiosques. Soube então que o Quiosque 33, na Praia do Indaiá estava à venda. Era a oportunidade que esperava. Topou o desafio. Reformou tudo. Criou um projeto para uma linha de trabalho, escolheu o nome e, em novembro de 2007, inaugurou o Quiosque da Belle. Aprendeu muito nestes quatro anos e confessa que ainda está aprendendo a cada novo dia. O segredo do sucesso? Força de vontade, a dedicação e o carinho com que cuida de seu quiosque: “É como se fosse a minha segunda casa”, confessa. A vinda para Caraguá proporcionou também um renascimento afetivo. Encontrou o caiçara Carlinhos, agora o seu companheiro de todas as horas, que passou a fazer parte de seu sonho. Alegre e descontraída Sibele, ou melhor, Belle, revela: “Agora me sinto feliz e realizada”.

Sibe


elle Perfil Empreendedor 35


36

Perfil Empreendedor


Simões

Contabilidade Uma família que trabalha unida. Alfredo Simões casado com Mariolga Eliza, é pai de Amanda e Murilo. Todos trabalham no escritório da Simões Contabilidade, onde cada um é responsável por um setor diferente. Ele coordena uma equipe afinada, que interage, para garantir tranquilidade a seus clientes, embora poucas pessoas tenham idéia da complexidade de uma escritura contábil, que exige dedicação e muita atenção. São profissionais treinados e capacitados em suas funções, a maioria com bastante tempo de serviço, proporcionando um atendimento que transmite aos clientes, empresas de comércio e prestadores de serviço de pequeno e médio porte, segurança e tranquilidade. Em função desta filosofia profissional, a Simões Contabilidade, em funcionamento há mais de 30 anos, adquiriu posição de destaque neste ramo de prestação de serviços, pela seriedade de seu trabalho, não só na elaboração de escritas fiscais, atuando nos prazos certos junto aos órgãos competentes, como pela orientação segura que presta, encontrando sempre a melhor opção, dentro das normas legais, para seus clientes.


Simões

Caiçara com muita honra!

Otimista por natureza, Alfredo Simões é exemplo para os jovens que buscam se firmar profissionalmente como empreendedores. A Fazenda dos Ingleses era, até meados do século passado, a grande empresa agrícola da região, cultivando frutas para exportação e absorvia a maior parte da mão de obra disponível na cidade. Gente humilde que morava com a família no próprio local de trabalho. Ali nasceu Alfredo Simões há 55 anos atrás. Seu pai, era tratorista na Fazenda e o menino Alfredo teve a única formação escolar disponível em Caraguá. Fez o primário no Adaly Coelho Passos e depois o ginasial no Thomaz Ribeiro de Lima. Mais tarde, com muito sacrifício foi estudar contabilidade em Ubatuba. Começou a trabalhar cedo na profissão. Primeiro no escritório de Walter Brillinger – um dos pioneiros desta atividade. Depois com Jorge Nakano e, aos 24 anos, montou seu próprio escritório, a que deu o nome de Simões Contabilidade, um dos escritórios de contabilidade mais conceituados da cidade há mais de 30 anos. Tranquilo e sempre bem humorado, Alfredo, jogador de futebol amador em sua juventude, costuma dizer em tom de brincadeira: “Poderia requerer a cidadania inglesa, já que nasci na Fazenda dos Ingleses mas sou mesmo é caiçara, com muita honra.” O seu orgulho de ser caiçara se expressa e consolida também em suas ações. Alfredo é um ativo integrante de nossa sociedade prestando seu apoio a instituições filantrópicas e de amparo aos menos favorecidos, principalmente as crianças. Alfredo não faz alarde de seu trabalho de benemerência: simplesmente age quando necessário. Outro fato que chama a atenção sobre sua personalidade é a fidelidade de seus funcionários que normalmente seguem trabalhando em seu escritório por muitos anos.

Alfre


edo Perfil Empreendedor 39


40

Perfil Empreendedor


HOC

Hospital de Olhos e Clínicas UMA CONQUISTA PARA A REGIÃO O HOC – Hospital de Olhos e Clínicas veio para atender às necessidades da população, primeiramente com a implantação do Centro Oftalmológico do Litoral Norte que se ampliou com Clínicas de Cirurgia Plástica e Dermatológica. O Centro Oftalmológico, sob a direção do Dr. José Ernesto Servidei, tem em seu corpo clínico os médicos oftalmologistas: Fábio Vilela Ribeiro, Pedro Alexandre H. Luis, Mário Bomfim Filho, Maria Carolina Lemos, e dispondo de Centro Cirúrgico próprio, equipado com o que há de mais moderno em aparelhos cirúrgicos e anestésicos, apto a realizar toda gama de cirurgias oftalmológicas, bem como exames e tratamento de problemas de visão. A Caraguá Plástica, sob a direção do Dr. Rogério Guedin Servidei, é uma clínica especializada em intervenções plásticas funcionais, reparadoras e estéticas, proporcionando atendimento específico aos que buscam alterar ou corrigir partes do corpo que estão em desacordo com o seu ideal estético, realizando procedimentos destinados a satisfazer as expectativas de harmonia e beleza de cada um.


Ernesto

UM MÉDICO DE VISÃO

Clinicando em Caraguatatuba desde de 1998, o Dr. José Ernesto Servidei, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, vem desenvolvendo intenso trabalho clínico na área de oftalmologia, dinamizando e otimizando o atendimento desta especialidade, contribuindo para que Caraguá se transforme num centro regional de atendimento a pacientes com problemas de visão. Coordenador do serviço de oftalmologia do Ambulatório Médico de Especialidades - AME, dedicando-se ao tratamento de córnea e segmento anterior, miopia e catarata, o Dr. José Ernesto é também fundador e diretor do HOC – Hospital de Olhos e Clínicas, que vem se firmando como o mais importante do Litoral Norte em atendimento especializado, desenvolvendo projeto para que se transforme, por suas instalações, equipamento, atendimento e equipe clínica, em referência para toda a região. Empreendedor por vocação, além de excelente profissional que se mantém atualizado, participando de Cursos, Encontros e Congressos de sua especialidade médica, mantendo-se a par das novas técnicas e avanços da oftalmologia, o Dr. José Ernesto é uma referência pelo muito que têm feito pelo desenvolvimento de Caraguá, investindo em instalações, equipamentos e profissionais capacitados, para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. Este objetivo de oferecer o melhor à população, motivou-o a ampliar a linha de atendimento aos pacientes com a implantação da Caraguá Plástica, dirigida pelo Dr. Rogério Servidei, para compor o HOC – Hospital de Olhos e Clínicas, em fase de ampliação de suas instalações, com projeto para se transformar em curto espaço de tempo, no maior centro de atendimento das especialidades em toda a região.

Jos


sĂŠ Perfil Empreendedor 43


44

Perfil Empreendedor


Shop Lar REALIZANDO O SONHO DE CONSUMO Qual o segredo do sucesso da ShopLar num segmento de comércio que tem tanta concorrência? A dedicação de seu proprietário que permanece atrás do balcão e sua sensibilidade para perceber o desejo de seus consumidores. Reinvestindo e ampliando a variedade de produtos que comercializa, a ShopLar, vendendo a preços acessíveis a todos, satisfaz o sonho de consumo de seus fregueses. Se algum deles informa que não encontrou o que desejava, imediatamente, mesmo em pequena quantidade, o produto será adquirido para estar à venda na loja, segredo que transformou a ShopLar na maior e mais completa de toda a região. De roupas a utensílios domésticos, ferramentas, objetos de decoração, artigos escolares e para escritório, doces e brinquedos, plásticos em geral e uma infinidade de artigos para atender a quase todas as necessidades, inclusive um presente ou uma lembrançinha para os parentes ou amigos, estão disponíveis em suas gôndolas. O Shoplar tem quase tudo, é só procurar para encontrar.


UM NORDESTINO DE FIBRA

Filho

José Araújo Filho, ou simplesmente Zito, apelido que lhe foi dado carinhosamente por sua avó, nascido em Campina Grande, na Paraíba, herdou o espírito de luta e a vocação para o comércio da gente nordestina. Pela vida foi construindo o seu caminho. Foi balconista de loja, feirante durante 18 anos, vendedor de roupas e, em 1988, abriu o seu primeiro comércio a “Zito Confecções”, isto já na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba. Sempre atento às oportunidades, entrou na onda das lojas de 1,99 e montou “A Preferida”, a primeira do gênero na cidade de Cruzeiro, tornando-se um empreendedor de sucesso. Em 2003, Caraguatatuba já estava em pleno desenvolvimento, atraindo a atenção de quem estava à procura de boas oportunidades de negócios. Um amigo comentou o fato com Zito, que aproveitou para vir dar um passeio na cidade. Passando pela Pça. Cândido Motta viu uma loja fechada. Interessou-se pelo ponto. Era grande demais para o que queria, mas acabou dando certo o negócio. Alugou e aproveitando sua experiência no ramo montou a ShopLar, primeiro usando apenas a metade da loja que, com o passar do tempo, acabou se tornando pequena para expor a grande variedade de produtos que comercializa. Zito deixou seus negócios em Cruzeiro para dedicar-se apenas aos seus investimentos em Caraguatatuba. Casado com dona Cecília, pai de um casal de filhos, Franklin e Monique, a família trabalha unida à frente de uma eficiente equipe na administração e desenvolvimento da loja ShopLar, a maior do gênero em todo o Litoral Norte.

Zito


o Perfil Empreendedor 47


48

Perfil Empreendedor


Caraguá

Imoveis

O MELHOR NEGÓCIO É AQUELE QUE VOCÊ PODE CHAMAR DE SEU.

Fundada por João de Almeida Sobrinho, o “seu João”, ativo corretor de imóveis de São Paulo que se transferiu para Caraguatatuba em 1972, a Caraguá Imóveis ao longo destes 40 anos, construiu uma posição sólida no mercado imobiliário, transformando-se numa das mais importantes empresas do setor, tendo recebido por várias vezes o título de Empresa Nota 10 da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. Responsável pela comercialização de loteamentos de sucesso, inclusive na Martim de Sá, a Caraguá Imóveis transformou-se numa propulsora do desenvolvimento do município atraindo investidores para o mercado imobiliário da cidade dentro da filosofia de seu lema: “Quem bem aplica, seus bens multiplica”. Em constante desenvolvimento a Caraguá Imóveis ampliou suas atividades para o segmento de locação e administração de imóveis para renda, participando ativamente da criação da Rede Litoral de Imóveis, a qual é afiliada, um novo conceito no setor, que proporciona mais segurança e comodidade a quem deseja adquirir um imóvel em qualquer parte do Brasil. Atualmente a imobiliária é dirigida por “dona” Gina e por Gláucia, respectivamente esposa e filha de “seu” João, falecido em 2009.


Almeida

UMA EMPRESA FAMILIAR

“Seu” João foi o fundador, mas desde o início teve a seu lado no empreendimento a esposa Georgina, ou simplesmente “Dona Gina”, que com ele dividia as tarefas administrativas, consolidando ao longo dos anos os negócios imobiliários do casal. Da união nasceram duas filhas: Cláudia e Gláucia, que praticamente se criaram dentro do escritório na Praça Candido Motta, quando Caraguatatuba era uma pequena e pacata cidade à beira mar. Cláudia formou-se em direito, atividade que exerce atualmente em São Paulo. Gláucia permaneceu ao lado dos pais aprendendo e desenvolvendo seu talento para administrar a empresa em constante desenvolvimento, num mercado que foi se tornando cada vez mais competitivo. A família, com base em sua tradição e conceito no ramo imobiliário, expandiu suas atividades para o segmento de locação e administração de imóveis para renda, onde também adquiriu uma posição de destaque pela seriedade dos serviços que presta. Ao assumirem a direção da Caraguá Imóveis, Dona Gina e Gláucia cuidaram de ampliar e dinamizar as atividades da imobiliária, buscando parcerias que lhe permitissem melhor atender os interesses do grande número de proprietários e investidores, que permanecem utilizando seus serviços ao longo dos anos, bem como, para oferecer melhor atendimento aos que procuram adquirir um imóvel na cidade. Gláucia é atualmente uma das diretoras executivas da Rede Litoral de Imóveis.

Glau


ucia Perfil Empreendedor 51


52

Perfil Empreendedor


Duclin EVOLUINDO SEMPRE Pela própria característica de seus integrantes, o Duclin – Laboratório de Análises Clínicas, está em constante evolução aparelhando-se com os mais modernos equipamentos, adotando métodos e procedimentos de ponta, que garantem segurança e eficiência em seus trabalhos. Com unidades em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, o Duclin é titular de uma unidade Gama, com capacidade para realizar mais de 340 tipos de exames diferentes, pronto para suprir as necessidades de variados diagnósticos, inclusive em emergências, além de manter parcerias com laboratórios de apoio, que ampliam sua capacidade para a realização de 2.800 tipos de exames, aproximadamente, possuindo também comunicação on-line entre suas unidades, além de manter o site duclin.com.br, com orientações de procedimentos na coleta de material para exames, além de especificar os recursos que dispõe para atender os pacientes.


Ducca

Conhecimento em busca da perfeição.

Um dos mais respeitados profissionais, membro da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Dr. Wilson Ducca, ao longo de sua carreira em Caraguatatuba, desenvolve um trabalho técnico científico, que credenciou a cidade como eficiente centro de análises clínicas, atendendo as necessidades da região em sua especialidade na área da saúde. Para se avaliar sua dedicação e conhecimento profissional, sempre atualizado e em sintonia com as mais avançadas técnicas e procedimentos, basta citar que Dr. Wilson Ducca possui em seu currículo mais de 200 cursos de extensão universitária e participações em congressos, simpósios, seminários e jornadas de capacitação em sua área de trabalho. Paranaense de Cambé, formado em Bioquímica e Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina, vindo para Caraguatatuba, fundou em 1978 o Duclin – Laboratório de Análises Clinicas, consolidando sua carreira profissional. Aqui, deitou raízes. Casou-se com a professora Terezinha de Lima, tornou-se pai de quatro filhos: Giovana Carla, hoje advogada e de Giuliana, Danila e Bruno Francisco, farmacêuticos e bioquímicos, que já trabalham no Duclin, prontos para dar continuidade ao empreendimento iniciado pelo pai. Além de sua reconhecida capacidade profissional, o Dr. Wilson Ducca é dotado de aguçada visão empreendedora, razão pela qual buscou estar presente em todas as cidades do Litoral Norte de São Paulo, para melhor atender às necessidades da região, sendo o único laboratório de análises com sede em Caraguatatuba a manter unidades de atendimento nas quatro cidades.

Wils


son Perfil Empreendedor 55


56

Perfil Empreendedor


Zezinho

Contabilidade A VONTADE DE VENCER! Constituída em 1984, a Zezinho Contabilidade veio dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo seu titular Zezinho Prequeté, que começou sua vida como braçal na Fazenda dos Ingleses, passou a mecânico, foi trabalhar no escritório da Fazenda e, posteriormente, ingressou no Escritório de Contabilidade de Walter Brilinger, um dos pioneiros desta atividade no Litoral Norte. Já em 1972, participou da ABC Contabilidade, depois da Contábil São José para, finalmente, após completar seu curso de contabilidade no Colégio Comercial de Ubatuba e ter sido professor da matéria no Colégio Thomaz Ribeiro de Lima, montar seu próprio escritório. Merece ainda destaque o fato de que, pela seriedade e elevado padrão que oferece em serviços de contabilidade comercial, fiscal e declarações de imposto de renda, inúmeros clientes permanecem desde 1984, época de sua fundação, até hoje, utilizando a assessoria da Zezinho Contabilidade.


Prequeté

LUTANDO SEMPRE POR NOVOS IDEAIS.

José Benedito Gonçalves Pinto poucos conhecem, mas Zezinho Prequeté, todos identificam como o ex-presidente da Câmara, vereador por mais de 10 anos, assessor legislativo da Câmara Municipal, empreendedor no segmento de serviços de contabilidade, figura atuante de nosso meio social e político. O apelido revela, antes de tudo, sua origem caiçara. Os apelidos sempre foram uma característica da gente do lugar, servindo para identificar pessoas em razão de alguma particularidade. De origem humilde, nascido na Fazenda dos Ingleses, em Caraguatatuba, graças a muito esforço conseguiu se formar em contabilidade, profissão a que se dedica até hoje no escritório do qual é titular, complementando seus conhecimentos com vários cursos de formação como: Programação Neurolinguistica, Comunicação e Oratória, Formação de Instrutores e Palestrantes, entre dezenas de outros mais. Foi professor do Colégio Thomaz Ribeiro de Lima e dedicou-se a várias atividades sociais, sempre procurando auxiliar os menos favorecidos. Ingressando na política foi eleito vereador em 1982, para um mandato de seis anos, voltando a se eleger em 2001. Vereador atuante, nos dois períodos foi autor de vários projetos em diversas áreas. Há que se destacar que, prevendo e acreditando no desenvolvimento acelerado de Caraguatatuba e de todo o Litoral Norte, já em 1983 quando presidente da Câmara Municipal, propôs ao Governo do Estado a construção de uma Via Expressa, ligando Caraguá à Rodovia Ayrton Senna, via Mogi das Cruzes, desafogando a Tamoios e encurtando o percurso até São Paulo em 50 km. O acerto do projeto de Zé Prequeté, que infelizmente não se consolidou, vem revelando sua necessidade, pelos problemas de acesso à região que permanecem sem solução. José Benedito Gonçalves Pinto, alem de suas atividades como empreendedor de sucesso, tem toda uma vida dedicada à causa pública, tendo sido agraciado com inúmeras honrarias em reconhecimento ao seu trabalho, citado em diversas publicações sempre de forma elogiosa, simbolizando a importância das lideranças que se preocupam com o desenvolvimento do município e melhor qualidade de vida para a população.

Zez


zinho Presidente da Câmara Municipal e vereador por mais de 10 anos, foi autor de vårios projetos visando o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida dos mais humildes. Perfil Empreendedor 59


60

Perfil Empreendedor


Tabelião de

Notas e Anexos EFICIÊNCIA, SEGURANÇA E MUITO MAIS.

A idéia comum de que o Cartório de Notas foi instituído para o reconhecimento de firmas, lavratura de escrituras e serviços afins, de maneira formal e burocrática, é uma visão ultrapassada que não corresponde à realidade. Os Cartórios são uma garantia de autenticidade dos atos, acordos e contratos que as pessoas e empresas estabelecem entre si, fazendo-os prevalecer através dos tempos e, de acordo com a legislação em vigor, ampliaram sua gama de serviços, praticando atos extra-judiciais que desafogam o judiciário com sensíveis vantagens e segurança para a população. Não são apenas as transações comerciais e imobiliárias que podem ser objeto de escrituras que garantam o direito das partes, hoje, os Tabeliães estão autorizados a fazer muito mais, incluindo inventários, divórcios e a regularização da união homoafetiva. Pela dinâmica de seu atendimento, o Tabelião de Notas e Anexos de Caraguatatuba está pronto para esclarecer e orientar os usuários sobre seus serviços.


De Paula

VIVÊNCIA PROFISSIONAL: GARANTIA DE ORIENTAÇÃO SEGURA O Bacharel em Direito, Jordelino Olimpio de Paula, Tabelião de Notas e Anexos (função obtida por concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça), foi designado em 1993 para Caraguatatuba, dinamizando de forma marcante os serviços do Cartório, modernizando suas instalações, ampliando o corpo de funcionários, proporcionando mais conforto e agilidade no atendimento ao usuário, além de ampliar a eficiência nos serviços prestados, em alguns casos morosos, exatamente pela meticulosidade de que se revestem para garantir segurança ao ato. Graduado em Curso Superior de Letras e Literatura, com pós-graduação em Direito Notorial e Registral, além de Grafotecnia, sua formação e vivência profissional permitem uma orientação segura para os que necessitam utilizar os serviços do Cartório de Notas de Caraguatatuba, bem como, a adoção e execução de ações inovadoras pertinentes ao seu trabalho, sempre com a fiscalização do judiciário. O empreendedorismo de Jordelino de Paula se destaca por seu espírito inovador, investindo em equipamentos e instalações práticas e confortáveis, adotando de forma sistemática os procedimentos mais atualizados, visando sempre a eficiência e o bom atendimento aos usuários. Dentro desta linha de conduta, sempre que necessário e se solicitado, Jordelino de Paula orienta os usuários de seus serviços quanto a importância dos atos que estão sendo praticados, seus desdobramentos e a melhor forma legal em sua área de atuação de se alcançar o objetivo desejado.

Jordeli


ino Perfil Empreendedor 63


64

Perfil Empreendedor


Alumar A LOJA DOS DESCARTÁVEIS Ao surgir em 1996, a Alumar Embalagens veio para atender as necessidades do comércio de Caraguá, carente de uma empresa especializada no fornecimento de embalagens e produtos especiais de higiene e limpeza com atendimento rápido e eficiente. A transformação social do conceito de higiene e praticidade, que passou a exigir produtos descartáveis, abriu espaço para o fornecimento de uma ampla variedade de itens, antes não encontrados na cidade. Com trabalho, dedicação e bom atendimento, a Alumar Embalagens foi se firmando e crescendo com a cidade, atendendo hoje em todo o Litoral Norte: hotéis, restaurantes, lanchonetes, quiosques, órgãos públicos, hospitais, escolas, escritórios e pequenos consumidores de todos os ramos de atividade. Iniciando suas atividades com uma loja na Rua Nove de Julho, necessitando de mais espaço, em 2003 mudou suas instalações para seu atual endereço à Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, o que lhe permitiu ampliar sua linha de produtos que hoje incluem, além de embalagens descartáveis, itens de higiene e limpeza, artigos para festas e produção de sorvetes. Otimista e com planos para o futuro que lhe permitam atender as necessidades do mercado, a Alumar Embalagens vai assumindo posição de destaque entre as empresas do setor.


Trevisan

EMPREENDEDOR POR NATUREZA

Seu nome? Sérgio Trevisan Peres, mas todos o conhecem como Sérgio da Alumar. Natural de Jacareí, em sua cidade natal exerceu várias atividades trabalhando junto à família em hotel, restaurante, lanchonete, aprendendo e desenvolvendo seus conhecimentos para mais tarde se estabelecer por conta própria. Posteriormente passou a trabalhar para uma empresa proprietária de cinemas na região em funções administrativas. Em 1990 veio para Caraguá gerenciar o Cine Maximo e, em seguida, empreendedor por natureza, montou na cidade a Alumínio do Mar, uma fábrica de marmitas descartáveis em alumínio, que em 1996 se transformou na Alumar Embalagens. Tempos difíceis, de muito trabalho e dedicação, compensados com o correr do tempo pelo crescimento da empresa que vai se firmando como uma das principais fornecedoras do ramo, pela competitividade de preços e bom atendimento. A mesma filosofia de manter a família ligada aos negócios, foi adotada por Sérgio. Seus filhos, Silas e Serginho, desde o início dividem com ele o trabalho e as responsabilidades do dia a dia, aperfeiçoando sua visão empresarial e adquirindo experiência para dar continuidade à empresa. O interesse e os objetivos comuns facilitam os negócios e o relacionamento com os clientes, assim como o setor de vendas e entregas, garantindo o sucesso e solidificando as bases para que a Alumar Embalagens continue crescendo, acompanhando o desenvolvimento de todo o Litoral Norte. Ah! Um detalhe. Sergio Peres é São paulino. Afinal, ninguém é perfeito.

Serg


gio Perfil Empreendedor 67


68

Perfil Empreendedor


M. H. Marcenaria Movelaria e Madereira SONHE. IDEALIZE. NÓS REALIZAMOS Estabelecendo um novo conceito em seu ramo de atividade, a MH, vem conquistando posição de destaque, não só para si como para a cidade, que passou a ser referência para aqueles que buscam móveis idealizados, especialmente para a decoração de suas residências. Peças elaboradas artesanalmente, de acordo com as necessidades e especificações do cliente. São móveis com requinte e qualidade, produzidas em madeira de lei e certificada, que estão presentes nas melhores lojas e residências da região. Abrangendo todo o seu ramo de atividade, e buscando atender seus clientes de forma completa, além de Marcenaria a MH expandiu para o Ramo de Madeireira, contando com uma completa linha de madeiramento. A filosofia de trabalho da MH está sintetizada na frase “Sonhe. Idealize. Nós realizamos.”


Huendeo

O SUCESSO FAMILIAR

A história dos empreendedores da MH começa na pequena cidade de São Gabriel da Palha, no interior do Espírito Santo, quando Huendeo Luiz, enquanto estudante para ser técnico agrícola, durante as férias de verão defendia uma remuneração extra, veio para Caraguatatuba trabalhar, vendendo coco na praia. Este fato já revelava a personalidade do jovem: ativo, empreendedor, em busca de conquistar um futuro melhor. Desde então, ele observou que a cidade de Caraguatatuba tinha muito a lhe oferecer e aproveitou uma oportunidade que tinha em mãos de ingressar em um novo ramo de trabalho, o da marcenaria. Aprendeu a profissão, teve um ótimo desenvolvimento, e como sempre, dando muito valor aos laços familiares, trouxe sua esposa Elizangela para participar de sua nova caminhada Quando enfim seu irmão mais jovem também quis conhecer nossa Caraguá, Huendeo deu apoio e ele também virou marcineiro casando-se logo depois com Luciana e aqui estabelecendo sua residência Após vários anos de trabalho e perseverança em um futuro melhor fundaram a MH que hoje atua como Marcenaria, Madeireira e loja de moveis. Além de empreendedores eles são uma família que trabalha unida por um mesmo ideal.

Lui


iz Perfil Empreendedor 71


72

Perfil Empreendedor


Auto Posto Asa Delta Seriedade nos serviços que presta Por seu bom atendimento e eficiência na prestação de serviços, o Auto Posto Asa Delta é considerado um dos melhores de Caraguatatuba. Situado no Pontal Santa Marina, à margem da rodovia Caraguá / São Sebastião, em funcionamento desde 1990, o Posto Asa Delta surgiu com o desenvolvimento da cidade, criado para atender a população da zona sul, abastecendo veículos particulares e de inúmeras empresas da região. Operando sob a bandeira da Ipiranga, os produtos que comercializa têm identidade e garantia de procedência, e com uma filosofia de trabalho que prioriza a seriedade dos serviços que presta, graças a visão empreendedora de seus dirigentes. Seu desenvolvimento foi uma consequência natural, não apenas de suas instalações como de todo um complexo que abriga restaurante, padaria, lojas e escritórios. Mas, como Caraguá não para de crescer em ritmo acelerado, em sintonia com este desenvolvimento, o Auto Posto Asa Delta, além da Loja de Conveniência, vem aprimorando e informatizando seus serviços em geral, bem como seu sistema administrativo para oferecer sempre o melhor a seus clientes, em face da expectativa de crescimento que anima todo o município.


Barbosa

Empreendedor por vocação

Nascido em Portugal e vindo para o Brasil com apenas 4 anos, Toninho Barbosa, é um luso-brasileiro, Cidadão Caraguatatubense, destinado a ser um empreendedor. Vida difícil a do menino imigrante que perdeu o pai aos 8 anos de idade e, em 1963, aos 13 anos, começou a trabalhar duro em Caraguatatuba, fazendo entrega de pães para uma padaria que seu irmão, Mané Barbosa, com quem morava, havia arrendado no Porto Novo. Sempre trabalhando, foi entregador de leite, entre outras atividades que exerceu. Foi para São Paulo estudou e formou-se em Engenharia Mecânica, trabalhando em grandes empresas, foi proprietário, juntamente com seu irmão Manoel Barbosa, de um posto de gasolina, mas nunca perdeu seu vínculo com a cidade, sendo frequentador assíduo de Caraguá. Em 1981, comprou o Auto Posto Centenário. Depois o Auto Posto Barbosa, comprou um terreno e montou o Auto Posto Praia do Indaiá, tendo sempre como sócio seu irmão Mané Barbosa. Posteriormente, comprou o terreno onde construiu o Auto Posto Asa Delta, inaugurado em 1990, seu maior empreendimento. Nesta trajetória Toninho Barbosa vendeu sua participação, nos postos Centenário, Barbosa e Praia do Indaiá, como também, adquiriu por períodos menores os postos Estrela do Porto Novo e Línea, no Jardim Britânia, num trabalho de Engenharia Empresarial, criando e aproveitando as melhores oportunidades. Em 1986, mudou-se definitivamente com a família para Caraguatatuba, cidade onde criou raízes e extenso círculo de amizades. Casado com Heleni Borella, tendo dois filhos, Leandro e Fernanda e duas netas, Bruna e Manoela, atualmente, sempre prometendo se aposentar, Toninho se dedica, além do Posto Asa Delta a sua Construtora Topcon, em sociedade com o filho Leandro e se prepara para um novo empreendimento, a construção do Posto Morro de Santo Antonio, no terreno onde estão situadas as antigas instalações do Centro Médico São Camilo.

Ton


ninho Perfil Empreendedor 75


76

Perfil Empreendedor


Khalifa BAITINE BAITEC “A nossa casa é a sua casa” Com esta filosofia de trabalho foi criado o Khalifa Restaurante, único em todo Litoral Norte especializado na culinária árabe. Dedicando especial atenção ao modo de preparo de seus pratos, e não apenas na qualidade dos produtos utilizados, como, também, no processo de elaboração, seguindo rigorosamente a tradição familiar do povo árabe. Assim, o Khalifa Restaurante veio preencher uma lacuna na gastronomia de Caraguatatuba e o sucesso foi imediato. Começando em pequeno espaço no centro da cidade, teve, primeiramente, que reformular a disposição interna do restaurante para atender o aumento do número de clientes que era constante. Depois, acreditando no desenvolvimento sustentável da cidade, sua qualidade de vida e as exigências da população e visitantes, mudou suas instalações para a Avenida Atlântica, no Indaiá, com vista para o mar, tipicamente decorada de forma exótica, ampla e confortável e a insuperável comida de sempre, com o melhor atendimento dentro de sua filosofia de trabalho: Baitine Baitec – “A nossa Casa é sua casa” .


Kanbour

CARAGUATATUBENSE POR OPÇÃO

Omar Kanbour, nascido no Líbano, vivendo há 65 anos no Brasil, é um autêntico representante do povo árabe, não apenas por sua origem mas, acima de tudo, pelo seu modo de ser: afável, empreendedor, bom interlocutor, amigo dos amigos, cultivando forte apego à família. Pai de 8 filhos, Omar está casado há 26 anos com Mônica, sua grande companheira com quem divide a tarefa de “tocar o restaurante”, e com ela tem dois filhos, Mounir que trabalha com o casal e Jamile, a caçula de 9 anos. Frequentador de Caraguá há mais de 20 anos, há 7 morando definitivamente na cidade. Ativo, há 40 anos exerce a advocacia, mas paralelamente sempre se dedicou ao comércio. Já teve restaurante em São Paulo, loja de móveis, eletrodomésticos, confecção e calçados e, finalmente, resolveu “viver aposentado” em Caraguatatuba. mas “Cansado de não fazer nada” e incentivado por alguns amigos, a idéia era montar uma lanchonete árabe, e desta idéia acabou nascendo o Restaurante do Khalifa. Optando por viver nesta cidade, que descreve como um oásis à beira mar, criou um círculo de amizades que se expande a cada dia. A razão é simples. Com atenção especial atende seus clientes, sempre que possível pessoalmente e como bom interlocutor, vem conquistando a todos por sua atenção e simpatia. “Cansado de estar fazendo pouco” Omar tem projetos de expandir seus negócios no segmento de alimentação, com uma nova casa em outro local, de muito charme e afluência de público. Haja fôlego para acompanhar este árabe empreendedor, que para nossa felicidade, adotou Caraguá como uma terra para deitar raízes.

Om


mar Perfil Empreendedor 79


E-mail: revistacaraguatatuba@gmail.com

Revista da Cidade - Perfil Empreendedores de Sucesso  

informação sobre Caraguatatuba acontecimentos, atualidades, politica, noticias e tudo mais sobre Caraguatatuba e litoral norte

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you