Page 1

Foto Diego Paes

ANO 13 Nº 71 DEZ/JAN R$ 25,00

A ARQUITETURA DE TAISA ARANÃO

Saiba quais são as influências e parcerias que fazem toda a diferença nos projetos de uma das principais arquitetas de Marília

CONDOMÍNIOS

Conheça a estrutura do Village Damha

JARDINAGEM

Veja como cuidar da beleza das flores

VIDA EM ORDEM Organize-se para as festas de fim de ano


27

30

20 Presidente - Editor: Marcos Flaitt

Direção Geral: Michelle Verginassi Redação: Mariana Roncari e Rodrigo Viudes Operadora de editoração: Gláucia da Mata e Iara Regina da Silva Projeto Gráfico: Ivy Bueno Revisão: Maura Flaitt Logística: Antonio Sanches

4 A 19 CAPA 20 A 25 TANGARÁ 27 A 29 VILLAGE DAMHA 30 GARIMPO LAUNDRY 32 E 33 VIDA EM ORDEM 34 LAERTE

FALE CONOSCO: Anúncios, divulgação de empresas, serviços e eventos Fale com MARCOS FLAITT: Mobile: (14) 9 9601-3070 / Fixo: (14) 3221-0780 E-mail: marcos.flaitt@gmail.com Leia pela internet: www.revistad.com.br Correspondência: Av. Santo Antonio, 114 - Bairro Boa Vista, Cep.: 17501-470 - Marília - SP.

Todos os direitos desta publicação são reservados. É proibida qualquer forma de reprodução, parcial ou total sem autorização expressa do diretor geral, sob pena das sanções penais e cíveis previstas em lei. As opiniões expressas em artigos e reportagens, bem como informações contidas em propagandas são de inteira responsabilidade de seus autores.

32

REVISTA D MARÍLIA EMPRESA AMIGA DAS TARTARUGAS MARINHAS DE CABO VERDE

04

34 5

5


OPINIÃO

6


OPINIÃO

Seja

Bem vindo l

a minha arquitetura l

A arquiteta Taisa Aranão abre as portas de dois de seus mais recentes projetos residenciais – uma casa e um loft – inspirados em experiências colhidas em pesquisas, estudos e, em especial, em novas tendências replicadas de eventos e algumas das principais capitais da Europa e das Américas. Confira ainda quais parceiros fizeram a diferença para que Taísa Aranão pudesse aplicar sua forma de fazer arquitetura! 7


CAPA Como seria sua moradia se você pudesse contemplar cada ambiente com algum estilo ou tendência que observou em viagens, revistas, eventos e tivesse a sensibilidade para ajustar tudo, do seu jeito, com equilíbrio, simplicidade e beleza? Se essa experiência já é intrigante para quem deseja dar uma repaginada por conta própria em casa, imagine àqueles que dependem dessa percepção o tempo todo para ampliar horizontes de ideias e apresentar sempre algo novo: o arquiteto. É essa inquietude em buscar diferentes inspirações que tem levado a arquiteta Taísa Aranão a conhecer, pessoalmente e nos últimos anos, as mais variadas aplicações da arquitetura por países europeus, sul e norte-americanos para aplicar no trabalho. A materialização de tantas ideias ilustram em formas, texturas e cores os dois projetos escolhidos por Taisa Aranão para a capa desta edição da Casa D: um loft e uma residência. Em comum, a oportunidade de depositar o novo em cada canto.

LOFT Foi assim que a arquiteta delineou, quase do zero, a transformação de uma antiga área coberta utilizada para churrascos em um loft. Sobraram apenas as paredes de tijolinhos à vista, cuja aparência agregou um estilo industrial à nova moradia. “Gosto muito de misturar o clássico com o novo, o moderno”, pontuou Taísa. Das feiras italianas que visitou ela trouxe a inspiração para desenhar os móveis que integram cozinha, sala e quarto: os itens são a junção perfeita entre serralheria e marcenaria. “Esquentamos uma linha fria cimentícia com madeiramento e mistura de cores”, explicou Taísa, que ainda personalizou a reforma. O loft tem diversos itens alusivos à cultura indígena, como quadros e uma cortina de lona, alusivos ao apelido do proprietário: ‘indião’.

RESIDÊNCIA Além de lofts, Taísa Aranão também tem aplicado suas novas experiências em 8


projetos residenciais com proporções muitos maiores de espaço. É o caso da casa escolhida para esta reportagem de capa. A exemplo de outros projetos do gênero, a arquiteta contou com a prestação de serviços e produtos de vários parceiros comerciais, que a ajudaram a compor cada um dos espaços – confira quem são esses players nas próximas páginas. “Optei por explorar mais o verde, inclusive o natural. Valorizei também o porcelanato que não ficou apenas no chão mas deu forma às pias e à bancada da cozinha”, descreveu Taísa Aranão. A decoração dos ambientes contou com itens da Pau Brasil Decor e da Santa Amora Decorações.

CARREIRA Formada há mais de 15 anos pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Taísa Aranão trabalhou em escritórios paulistanos antes de se mudar para Marília, onde radicou-se, constituiu família e retomou a carreira após alguns anos. A dedicação à formação permanente através de leituras, pesquisas e, principalmente, viagens, levaram Taísa Aranão à condição de uma das mais requisitadas arquitetas de Marília na atualidade, o que pode ser observado na quantidade de seus projetos residenciais e comerciais espalhados pela cidade.

ESCRITÓRIO Taísa Aranão tem escritório próprio, situado na Torre Nova York, na Praça Capital onde atende seus clientes e desenvolve seus projetos com apoio do recém-formado Yuri Liberali. Tudo que a arquiteta idealiza ele converte em 3D, nos mínimos detalhes. “Ele faz coisas que a gente nem tem noção no computador. E faz muito bem feito. É o meu braço direito”, elogiou Taísa. “Aprendi mais aqui do que em todo meu tempo de faculdade”, comparou Yuri. Juntos, Taísa e Yuri fazem a diferença na vida de muita gente através de uma arquitetura que atravessa fronteiras para trazer o melhor em ideias, inovações e produtos para o mundo de cada cliente.

Área gourmet no Condomínio Terras da Fazenda

Residência no Jardins de Monet


leati elétrica e iluminação

A Leati é uma referência no setor de iluminação para pequenos, médios e grandes projetos, sejam residenciais, comerciais ou corporativos. Além dos principais produtos do mercado da iluminação, os clientes da Leati contam com assessoria especializada de designers, engenheiros e arquitetos. Instalada em 1992, a Leati Elétrica e Iluminação é administrada por seu fundador, Joraci Leati e pelo filho João que é engenheiro eletricista com especialização em iluminação. A empresa também atua no segmento de louças e metais.

SAIBA MAIS

João Leati, diretor da Leati

10

A Leati Elétrica e Iluminação fica na avenida Sampaio Vidal, 1.668. Mais informações pelo (14) 3413-1368, pelo www.leati.com.br ou pelas redes sociais: @leatieletricaeiluminacao (Facebook) e @leatiiluminacao (Instagram).


Instalação do pendente agrega um estilo moderno e despojado à sala, em sintonia com a mesinha e as cadeiras. A iluminação em LED valoriza móveis e decoração

A arandela e o poste de luz conferem um estilo clássico à fachada da casa

11


favorita

Uma das principais marcas especializadas em planejados em Marília, a Favorita mobiliou toda a residência por Taísa Aranão para a capa desta edição da Casa D. Todos os itens foram desenhados pela arquiteta e fabricados nos mínimos detalhes. Além dos ambientes residenciais, as soluções da Favorita Planejados também atendem os corporativos diversos (comerciais, industriais, entre outros) com linhas milimetricamente editáveis para personalizar projetos e atender as exigências de cada espaço. A fábrica dispõe de um escritório dedicado em perceber as novas tendências em grandes feiras mundiais. Há menos de cinco anos em atividade em Marília, a Favorita Planejados já desenvolveu mais de 1.500 projetos e soma mais de 700 clientes da região de Marília e da capital paulista. “Nosso alto nível de satisfação se dá pela qualidade do atendimento e do pós-venda”, destaca o diretor da franquia Marília, André Leitis Guillen Carneiro.

SAIBA MAIS

André Carneiro, diretor da Favorita em Marília

12

A Favorita Planejados fica na avenida Santo Antonio, 374, no Centro. Mais informações pelo (14) 33015425, pelo www.favoritaplanejados. com.br ou pelas redes sociais: @ favoritaplanejadosmarilia (Facebook) e favorita.marilia (Instagram).


Desenhado por Taisa Aranão, móvel é uma composição de plataformas com nichos, armários e gaveteiros com espaço para vasos - inclusive dois de vidros instalados na lateral

Armário funcional ideal para uma cozinha compacta, com espaços também para cristaleiras e vinhos

13


planet paper

Os papéis de parede do hall de entrada e do quarto de casal têm estilos e design próprios escolhidos pela arquiteta Taísa Aranão para a residência em destaque na capa desta Casa D. Os itens, e ainda a cortina em tecido, que completa o ambiente do quarto, podem ser encontrados na Planet Paper. Além de papeis de parede exclusivos, a Planet Paper também dispõe de persianas Uniflex - uma das patrocinadoras da Casa Cor -, cortinas Stobag, painéis decorativos, tecidos para estofados e toldos de vários estilos em seu portfólio. A Planet Paper tem 20 anos de mercado em Marília e região e conta com equipe especializada. Recentemente, a loja passou por uma reforma para apresentar ainda melhor as novas tendências de tecido para tapeçaria e cortinas, com direito ao tradicional cafezinho e o bolinho fresco que complementam seu atendimento diferenciado.

SAIBA MAIS

Veridiana Lima, diretora da Planet Paper

14

A Planet Paper fica na rua Piratininga, 304, no Centro. Mais informações pelo (14) 3422-5342 ou 3221-2146 ou pelas redes sociais: @PlanetPaper (Facebook) e planetpaper.oficial (Instagram).


Mistura de tonalidades e escolha de torneira, pia e pendente com papel de parede proporcionam modernidade e aconchego ao ambiente

O papel de parede estampado com flores e a tonalidade mais leve da parede e da cortina compþem uma atmosfera romântica ao quarto

15


rogério porcelanatos Todo porcelanato utilizado no piso e transformado em várias peças nos banheiros e no balcão da cozinha da casa de capa desta edição da Casa D foi produzido pela RJ Porcelanatos de Marília. A empresa já havia sido escolhida como fornecedora para vários outros projetos conduzidos por Taísa Aranão. A RJ Porcelanato fabrica e instala itens como bancadas, cortes em rodapés, cubas esculpidas, escadas, grelhas de piscinas, lavatórios, projetos de cozinhas, ente outros. A produção de cada peça segue milimetricamente as orientações técnicas. Há dez anos no mercado, a RJ Porcelanato tem unidade fabril própria com nove funcionários. Os trabalhos são conduzidos e aplicados pessoalmente pelo empresário Rogério José Batista, que acumula ainda mais 12 anos de experiência em marmoraria.

SAIBA MAIS

Rogério José Batista, diretor da RJ Porcelanatos

A RJ Porcelanatos fica na avenida Jóquei Clube, 1.242 (BR-153, sentido Ourinhos), no Joquei Clube. Mais informações pelo (14) 3301-0563 ou 9.9736-4790 ou pelo Facebook: @RJPorcelanato.

Cubas embutidas e um nicho de porcelanato cimentício no banheiro (ACIMA) Bancada, mesa e pia caprichosamente produzidas com mesmo material (ABAIXO) 16


promad acabamentos A beleza das antigas fachadas londrinas atravessa o tempo. Para esse efeito, Taísa Aranão utilizou um brick Georgian Blend da cerâmica Portobello fornecido pela Promad Acabamentos, um dos parceiros da arquiteta neste projeto. Os metais e torneiras dos lavabos, banheiros e cozinhas da casa, todos da marca Fani Metais, também foram fornecidos pela Promad Acabamentos. Todos os itens agregaram mais sofisticação e qualidade para cada um dos ambientes. Sediada em Promissão (SP), a empresa também atende profissionais parceiros e clientes de Marília e região com amplo portfólio. A Promad Acabamentos conta hoje com escritório de atendimento na avenida Santo Antonio, 2.159, no centro. Em breve, oferecerá um espaço mais amplo para melhor atender seus clientes. Fundada há 31 anos, a Promad Acabamentos conta em sua loja com amplo showroom de acabamentos, louças e metais, além de madeiras em Cumaru para construção de decks e pergolados.

SAIBA MAIS

Carlos Marques, diretor da Promad Acabamentos

A Promad Acabamentos fica na avenida da Saudade, 40, em Promissão. Mais informações pelo (14) 3543-8500. Você encontra a Promad pelas redes sociais: @promadacabamentos (Facebook) e promadacabamentos (Instagram).

Bricks da cerâmica Portobello para fachada (ACIMA) Torneira Fani com tonalidade em cobre para combinar com pia feita com porcelanato (ABAIXO) 17


são geraldo tintas

Não bastasse a qualidade arquitetônica da residência projetada pela arquiteta Taísa Aranão – e escolhida para a capa desta Casa D – as cores escolhidas completaram a beleza do acabamento. As matizes foram fornecidas pela São Geraldo Tintas. Além de tintas para uso imobiliário, a São Geraldo oferece também as de aplicação automotiva e industrial, além de produtos como acessórios, decoração, ferramentas, impermeabilizantes, papéis de parede, solventes e removedores e texturas. A São Geraldo Tintas é uma filial da rede sediada em Catanduva (SP), onde a empresa foi fundada, em 1993. Atualmente, são 16 unidades espalhadas pelo interior paulista. A unidade de Marília dispõe de amplo estacionamento para melhor atender seus clientes.

SAIBA MAIS

Denis dos Santos, gerente da São Geraldo Tintas

18

A São Geraldo Tintas fica na rua Quatro de Abril, 1.083, no centro. Mais informações pelo (14) 3402-1030, pelo www. saogeraldotintas.com.br ou pelas redes sociais: @saogeraldotintas (Facebook) e saogeraldotintas (Instagram).


Pintura na tonalidade ovelha na parede com branco no teto agrega mais conforto Ă sala de estar

Pintura com textura no muro, dupla tonalidade na cobertura, em cinza e branco, pintura em branco ovelha na parede e proteção em verniz incolor na porta de entrada 19


vidraçaria marília

Todas as esquadrias e espelhos, o box e os nichos dos banheiros da casa de capa escolhida pela arquiteta Taísa Aranão para esta edição da Casa D foram fornecidas pela Vidraçaria Marília. Os itens são apenas alguns dos serviços oferecidos pela empresa. A Vidraçaria Marília também trabalha acom esquadrias de alumínio personalizadas, guarda-corpos, fachadas estruturais glazing, vidros comuns e laminados, coberturas, entre outros. A empresa que leva o nome da cidade é uma das mais antigas do mercado local.

SAIBA MAIS Lívia Rocha, diretora da Vidraçaria Marília

20

A Vidraçaria Marilia fica na avenida Pedro de Toledo, 1.839. Mais informações pelo (14) 3422-1869.


Divisória produzida em alumínio preto separa sala de estar da cozinha

Porta de alumínio de acesso da cozinha ao garden, no quintal da casa. Ao fundo, a porta-janela de uma das suítes

21


Nova referência nacional OPINIÃO

Tangará Casa & Construção apresenta novo showroom dedicado a acabamentos com ambientes inéditos de grandes marcas no Brasil. O evento foi marcado pela palestra de uma das mais influentes youtubers do Brasil, a arquiteta Carol Cantelli Nova fachada da Tangará Casa & Construção em Marília

Showroom com mix produtos do Grupo Duratex é o primeiro da companhia no país

22


Uma das lojas mais tradicionais do mercado da construção civil de Marília, a Tangará Casa & Construção ganhou projeção nacional desde outubro de 2018 após apresentação de seu novo showroom, agora especializado em acabamentos. Mais do que um layout interno redesenhado com produtos de cinco das principais marcas deste segmento de mercado – Ceusa, Portinare, Eliane, Portobello e Rocca – a loja ganhou um espaço único no país, exclusivo para as marcas do Grupo Duratex. Apenas na Tangará Casa & Construção, entre mais de 10 mil clientes atendidos atualmente pela companhia, a pessoa pode encontrar em um mesmo e amplo espaço os laminados Durafloor, os metais e louças da Deca e Hydra e os revestimentos cerâmicos da Ceusa. “A Tangará é um projeto piloto. É a primeira loja que a gente consegue fazer a sinergia das nossas marcas. Não tenho dúvidas de que será um grande sucesso”, afirmou o gerente comercial nacional de grandes contas da Ceusa, Alexandre Doretto.

RENOVAÇÃO A conquista da referência no concorrido segmento de acabamentos marca a recente fase de transição da Tangará Casa & Construção, iniciada há quatro anos, desde a chegada de seu novo diretor, o empresário Marinaldo Angelo dos Santos. “Tinha o sonho de ter uma empresa. Às

vezes, a gente não consegue sonhar e ver se dá certo ou não. As mudanças que fiz aqui deram retorno em prol da especialização. O DNA da própria empresa valorizou esse aspecto”, destacou Marinaldo. Tal como uma águia que se renova aos 40 anos em busca de novos mercados – representada no novo logotipo –, a Tangará Casa & Construção encerrou um processo de transição de uma loja generalista para outra, focada em apenas um segmento da construção.

“Ainda apostamos muito em ter uma bela loja para que os clientes possam conhecer os produtos. É algo do brasileiro, que precisa tocar, visualizar o que vai comprar”. “Queremos virar uma loja de referência no interior paulista”, afirmou Marinaldo. “Apostamos muito em ter uma bela loja para que os clientes possam conhecer os produtos. É algo do brasileiro, que precisa tocar, visualizar o que vai comprar”. O novo portfólio de produtos da Tangará Casa & Construção consta de produtos das principais marcas de cozinhas e churrasqueiras, esquadrias, louças e metais, spas e banheiras, peças especiais,

revestimentos e laminados, além de itens básicos de construção.

COMODIDADE Além de oferecer ambientes mais aconchegantes para receber clientes e parceiros, a Tangará Casa & Construção diferencia-se das conhecidas ‘boutiques’ da construção, a começar pela diversidade única de marcas e pela disponibilidade de estoque. “Esse é um grande diferencial nosso”, frisou Marinaldo. “Outra vantagem é um atendimento ainda mais qualificado na área de acabamento, que vai se aprimorando à medida que a loja vai recebendo as novidades, muitas delas com exclusividade”. O diretor antecipou à D Marília alguns dos novos produtos que, em breve, completarão o portfólio da Tangará Casa & Construção. “Teremos uma nova marca de eletrodomésticos embutidos. É uma tendência atual. Estamos atentos às novidades para trazê-las aos nossos clientes de Marília e região”.

SAIBA MAIS A Tangará Casa & Construção fica na avenida Tiradentes, 1301, no Fragata. Mais informações pelo (14) 34023434, pelo www.tangaramarilia.com.br ou nas redes sociais: @tangaramarilia (Facebook) e tangaramarilia (Instagram).

Tangará Casa & Construção conta com showroom das cinco principais marcas de acabamentos do país

23


Palavra do mercado Confira o que dizem alguns dos principais parceiros da nova Tangará Casa & Construção

“A Tangará, na pessoa do Marinaldo, é refém da qualidade. É cúmplice de fazer o melhor” Gilmar Menegon, CEO da Ceusa

24

“O novo showroom na Tangará atende nosso conceito de reunir diversas soluções com a presença de todas as nossas marcas”

“É um dos melhores espaços do Estado de São Paulo, tanto em tamanho quanto em qualidade para os produtos da Deca”

André Carvalho, gerente nacional da Durafloor Gustavo Cruz, gerente de vendas da Deca

“Uma loja desse porte como referência para nossas marcas agrega bastante valor”

“Nós nos sentimos honrados de fazer parte do sucesso da Tangará”

Kilson Nogueira, diretor comercial do Grupo Parex

Marcelo Teodoro de Souza, gerente regional de vendas da Lorenzetti


Comemoração Youtuber de destaque nacional Carol Cantelli, fez palestra aos centenas de profissionais

Palestra com youtuber abriu noite de apresentação de nova loja

Alexandre Doretto, Gilmar Menegon, Renata Tognini e Carlos Nicolino

Representantes da Ceusa, Deca, Duraflex e Durafloor

Bruno Borer, Marcio Souza e Paulo Mandrott

A

nova Tangará Casa & Construção foi apresentada oficialmente em um coquetel oferecido a parceiros, arquitetos e demais convidados na própria loja. A arquiteta e youtuber Carol Cantelli marcou presença no evento com uma palestra sobre o setor e novidades nas areas de divulgação aos profissionais de arquitetura. A Revista D Marília acompanhou a festa e traz alguns cliques. Confira!

Marcos Soato, Francis Sardinha e Marcos Matiazi

Arthur e Elaine Correa

25


l

tangara

Beatriz Brunelli, Giovanna Arrigoni e Mariene Dogani

A youtuber Carol Cantelli

Carla Tasso, Ana Paula Pirajara, Sara Vieira, JoĂŁo Guilherme e JoĂŁo Brito

Alice Honda e Cledina Yamashita

Carlos Estevo, Ed Carlos Pereira, Fernanda Guaris, Antonio Paderes e Enio Monteiro

Carolina Zequini, Luis Sergio, Lily Caetano e Mariane Cruz

Caroline Mariah, Dalva Farias e Denise Guarezi

Cassia Campeao, Eric Nilson, Caroline Mariah e Tatiana Heck

26


l

tangara

Kilson Nogueira, Rodrigo Formazari, Bruni Silva, Rodrigo Dece e Arnaldo Zaparoli

Celia Matarucco, Thais Raineri e Nathalia Servidoni

Juliana Beline e Taísa Aranão

Lucas Dias, Vitor Ventura e Diogo Dias

Sandra Rocha, Johnny Mota e Alana Dias

Marcos Soato, Gilberto Plaza, Marcia Bruning e Willian Fogaça

Maurício Rezende, Vieira, Elaine, Eliana Plaza e Elaine Correa

Ricardo e Valéria Salomão e Cintia Fugivara

Sergio Salmi, Carol Cantelli, Susana Barizon e Mara Cantelli

27


CONDOMÍNIOS

Village Damha De frente para o vale, residencial oferece ampla infraestrutura para atuais e futuros moradores

Visão panorâmica da entrada do Village Damha, com vista para o vale, ao fundo

Posicionada entre as três cidades paulistas com maior número de lotes residenciais comercializados nos últimos anos segundo o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab), Marília é uma referência neste segmento imobiliário. Espalhados por toda a cidade, os condomínios atendem milhares de famílias com infraestrutura além da básica – água, eletricidade, asfalto, entre outros –, mas também de entretenimento e lazer, o que acaba por agregar mais comodidade e qualidade de vida. Um dos principais exemplos é o Village Damha Marília I. Lançado por uma das principais marcas do mercado no país, o condomínio fica em um dos pontos mais privilegiados da zona leste, com ampla vista para um dos vales que circundam a cidade.

INFRAESTRUTURA Os atuais e futuros moradores contam com diversificada infraestrutura distribuída nos mais de 323 mil metros quadrados de área total do residencial, conforme pode ser observado nas

Área de paisagismo

29


Área Gourmet

Vilage Damha conta com amplo videomonitoramento 24 horas imagens registradas nesta reportagem para a Casa D. A área comum do Village Damha Marília I dispõe de amplo paisagismo com direito a um riacho com cascatas artificiais que circundam toda área de lazer – piscinas aquecidas, playground, 30

quadras (areia, poliesportiva e de tênis), salões gourmet, de jogos e de festa. Os salões gourmet e de festas, aliás, têm estrutura completa para uso. Há disponibilidade de eletrodomésticos, chopeira, cervejeira, utensílios para cozinha (panelas, pratos, diferentes

tipos de copos e taças, rechaud, etc), entre outros itens. O residencial conta ainda com ampla arborização com pomares, um sistema de vigilância 24 horas com um videomonitoramento com mais de 150 câmeras – algo único em condomínios


Playground

Salão de Festa

em Marília –, além do atendimento permanente pela portaria.

ADMINISTRAÇÃO É lá que o condômino, prestador de serviços e visitantes podem tratar diretamente com a administração do Village Damha Marília I, através de uma figura cada vez mais presente nos residenciais atualmente: o gerente de condomínio. “É uma profissão recente, semelhante à do síndico, e com muitas responsabilidade”, afirmou Cristiano Alves Mesquita. A atuação do gerente está alinhada ao modelo administrativo atual do Village Damha Marília I, mantido por uma associação.

Uma das belas residências já finalizadas no Damha

OCUPAÇÃO O condomínio está em fase de ocupação. Pelo menos 30 obras estavam em andamento até o fechamento desta edição. Há, inclusive, residências prontas à venda. Ao todo, o Village Damha Marília I conta com 430 lotes de 267,50 a 429 metros quadrados, cada um.

SAIBA MAIS O Residencial Village Dhama I Marília fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 4797, no Residencial Vale Verde, na zona leste de Marília. Mais informações, envie sua mensagem pelo (14) 9.9830-4538.

Piscinas aquecidas

31


GARIMPO

Laundry Week Ret Cesto Organizador Week Ret, com 18 cm de largura, 12 cm de profundidade e 10 cm de altura. Feito em ferro com tecido de algodão.

Naya Para manter tudo lindo e em ordem, o Cesto Naya, feito em seagrass, é uma opção charmosa. Medidas: 28 X 22 X 20 cm.

La Maison Cesta Week La Maison, feita em poliéster e algodão. Medidas: 42,5X48cm

Simple Prático e funcional. O jogo de organizadores para roupas Não Importa o Lugar Simple possui três peças em nylon para facilitar o dia a dia.

Deluxe

Light Dark

Feito em poliéster e algodão, o cesto de roupas Week Deluxe Laundry possui 46 centímetros de altura e 33 centímetros de diâmetro.

Os sacos para lavanderia Laundry Week Bege servem para separar roupas claras das escuras e tornar a rotina mais prática.

32


VIDA EM

Ordem

Organize-se para as festas de fim de ano Dicas para deixar os preparativos mais práticos

O Natal está chegando e com ele é também a época de abrir a casa para receber amigos e familiares. Essas recepções envolvem muitos preparativos e afazeres que precisamos cumprir até a véspera. Para facilitar esse período, sugerimos algumas estratégias que podem fazer toda a diferença. Confira!

Listas Se você deixar a lista de tarefas exclusivamente em sua mente, é capaz de gerar ainda mais estresse numa época do ano que costuma ser, por si só, bastante turbulenta. O esforço para lembrar os afazeres e até o esquecimento de algo importante pode tornar o dia a dia mais complicado. Por que então resistir às listas? Faça lista de compras de mercado, de presentes, decoração, itens para compor a mesa. E se você tem o hábito de perder as anotações, pode usar aplicativos no celular, como o ColorNote, por exemplo, que cria checklists pra você. 34


Cronograma Montadas as listas, é hora de pensar em como colocá-las em prática. Tente antecipar a organização de tudo que for possível. Por exemplo, você pode embrulhar as lembrancinhas, imprimir os marcadores de lugar dos convidados e até preparar alguns pratos na véspera. Assim terá muito menos pressão no dia da festa.

Esforco conjunto s

O Natal é uma época de celebração de amor, quando reunimos todas as pessoas que amamos. Então, que tal envolver todas essas pessoas na preparação da festa? Amigos, filhos e netos podem montar as mesas e colaborar na decoração. O esforço em conjunto deixa um toque pessoal muito mais afetivo em cada parte da festa. s

Diversao Nenhuma festa vale a pena se não soubermos aproveita-la. Busque relaxar, seja com um banho, meditação ou leitura e ignore aquela sensação que todo anfitrião cultiva, ao ficar nervoso e ansioso demais com os preparativos. Aproveite cada minuto da organização e de todo o caos que essa época do ano nos proporciona, que é proporcional ao prazer que toda essa bagunça também carrega. Aprecie a companhia de seus amigos e familiares, num momento que costuma ser bastante raro no decorrer do ano. 35


OPINIÃO

“Mobilidade”

LAERTE ROJO

... E isso está mexendo com as cidades e com a cabeça dos urbanistas

Já faz um tempão, mais de 30 anos, conheci o arquiteto Vanir Pinto, eu voltando a morar em Marília e ele chegando de Rio Preto. Numa conversa despretensiosa, provavelmente tomando uma cervejinha, meu novo amigo e colega deu um “chute” urbanístico: Se eu fosse prefeito faria um calçadão na avenida Sampaio Vidal! Fiquei quieto. Eu não sabia - e nem ele - que estávamos falando sobre “mobilidade”. Hoje, as mudanças urbanas não implicam em grandes obras, mas sim em mudanças de funções. A casa onde cresci à rua 24, hoje é um prédio comercial e os paralelepípedos foram cobertos pelo asfalto para melhor atender os carros. Me impressionava o movimento da rua São Luiz. Carros, ônibus, carroças, charretes, bicicletas e gente, muita gente, indo num “vai e vem”, pra lá e pra cá, nos dois sentidos. Hoje está tudo mudado ou, quase tudo. A discussão sobre “Mobilidade” acontece e é necessária. É preciso um banho de “mobilidade” em nosso Centro Comercial, livrando-o das mazelas urbanas causadas pela desorganização viária e pela paisagem urbana caótica e poluída. Soma-se ainda as calçadas estreitas prejudicadas pelo excesso de postes, postinhos e outros elementos estranhos, complicando a circulação e segurança dos pedestres. A discussão deve provocar propostas. A minha está aí, a partir da conversa de 30 anos atrás com meu amigo Vanir Pinto. Um “Passeio do Centro”, acessível (piso tátil), seguro, arborizado, bem iluminado, mobiliado (bancos, mesinhas, lixeiras) implantados nos passeios existentes a serem alargados. O caminho, do leste para o oeste, teria início no Monteiro Lobato – bondinho (13), passando por barzinhos, até a Pedro de Toledo onde temos o prédio do Thomaz Antonio Gonzaga 36

(12) e seguindo até a Praça Maria Izabel (11) e Basílica São Bento (10). Sobe a 9 de Julho, passando pelo “camelódromo” (9) (que deve ser reformulado), cruza o Passeio da Avenida, cruza o passeio da São Luis, continua na 9 de Julho passando pelo mercadão até chegar à matriz Santo Antônio (5). Do Norte para o Sul, o início seria na FATEC e Secretaria da Educação (1), seguindo pela Sampaio Vidal passando pelo Senai (2), Espaço Cultural (3) e Correio (4) até chegarmos à praça Saturnino Brito, Museu (6), Prefeitura (7) e igreja Nossa Senhora da Glória (8). Todos monumentos arquitetônicos seriam valorizados por uma iluminação diferenciada. A avenida Sampaio Vidal passaria a ter mão única no sentido sul-norte, possibilitando o alargamento da calçada esquerda (face sombra), implantação de ciclovia, faixa de estacionamento, as mesmas duas faixas de rolamento e uma faixa exclusiva para ônibus. Mais ainda, a nossa principal avenida seria arborizada, receberia nova iluminação com fiação aérea e teríamos uma lei de incentivo às novas funções de usos, atrativos e compatíveis com o Passeio. É isso! Essa proposta faz parte do Plano Diretor de Turismo (é, nós temos um Plano Diretor de Turismo), apresentado e aprovado em audiência pública, necessário para o reconhecimento e promoção de Marília à Município de Interesse Turístico. É ver para crer.

Laerte Rojo é arquiteto e urbanista. Contato: laerterojo@gmail.com

Profile for REVISTA D MARÍLIA

CASA D - EDIÇÃO 71  

CASA D - EDIÇÃO 71  

Profile for revistad1
Advertisement