Cult 141: Karina Bacchi

Page 20

BEM_CULT

PUBLIEDITORIAL instituto de neurorradiologia e radiologia intervencionista DIVULGAÇÃO

instituto de neurorradiologia e radiologia intervencionista

TRATAMENTO DOS MIOMAS UTERINOS SEM CORTES OU CICATRIZES EMBOLIZAÇÃO DOS MIOMAS UTERINOS Miomas Uterinos O que são? Miomas instituto uterinos são tumores benignos (não de neurorradiologia e radiologia intervencionista cancerosos) da porção muscular do útero que podem causar dor, sangramento, sintomas urinários por compressão sobre a bexiga e dificuldade de engravidar ou manter a gravidez. Como tratar? Dentre as opções terapêuticas existentes, destaca-se a Radiologia Intervencionista, que realiza o tratamento minimamente invasivo dos miomas uterinos utilizando a técnica denominada embolização dos miomas uterinos, ou embolização das artérias uterinas, realizada através de um diminuto orifício na pele da região da virilha, sem cortes ou cicatrizes e sem a necessidade de retirada do útero. A embolização das miomas normalmente requer uma internação, em geral, de apenas uma noite. Em média, 98 por cento das mulheres que tiveram a experiência relataram alívio significativo ou total de sangramento, de dor e/ou sintomas relacionados.

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA EMBOLIZAÇÃO DOS MIOMAS: • Minimamente invasivo, menos agressivo ao organismo, com uso de tecnologia de ponta, sem cortes ou cicatrizes • Preserva o útero, não havendo a necessidade de retirada do mesmo, possibilitando que a mulheres possam engravidar futuramente. • Não é necessário anestesia geral; • A internação é mais rápida, em geral por 24 hs; a paciente retorna mais rápido para o conforto do lar. • O pós operatório é menos desconfortável quando comparado a outras técnicas cirúrgicas, como por exemplo a histerectomia, é menos doloroso, mais rápido. • A recuperação é mais rápida por não ter cortes, cicatrizes, não precisa retirar pontos e a paciente retorna mais rápido para as suas atividades do cotidiano • Substitui cirurgias convencionais, como a histerectomia. • A embolização evita a necessidade de transfusão de sangue, que é mais frequente na histerectomia. • Os efeitos da embolização são permanentes e muito raramente será necessário um tratamento adicional

O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

CATETER NA ARTÉRIA UTERINA INTRODUZIDO ATRAVÉS DA VIRILHA

20 _CULT

ARTÉRIAS NUTRIDORAS DO MIOMA SENDO EMBOLIZADAS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.