Cult 138: Paloma Bernardi

Page 174

CIDADE_CULT_ARAGUARI MARGARETH CASTRO | JORNALISTA ANDRÉ FRANCO | HENRIQUE VIEIRA | MARCOS COELHO | DOUGLAS LUZZ | COLOR MAIS | DIVULGAÇÃO

Shopping

A partir de maio deste ano, o dia a dia de Araguari deve mudar com o início das obras do primeiro shopping da cidade: o Pátio Araguari. Durante as obras serão gerados cerca de 550 empregos diretos e mais de 320 indiretos. A previsão de inauguração é no final de 2019. O empreendimento é incorporado em um consórcio do Grupo São Francisco (fundadores do Bretas) e do MapMall, empresa de mais de 20 anos no mercado de malls. O empresário Márcio Malamud diz que escolheu Araguari para o investimento porque, depois de alguns anos estagnada, a cidade vem ano a ano apresentando crescimento e atraindo novas empresas pela boa gestão do governo municipal. “Com o crescimento de Uberlândia, Araguari passa a ser uma ótima opção de moradia pelo menor custo e melhor segurança”, justificou.

Plano Diretor

Os investimentos são avaliados e aprovados de acordo com o Plano Diretor do Município, que em 2017 começou a passar pelo processo de revisão. A expectativa é de que neste ano sejam concluídas as discussões que já tiveram início nos bairros. O objetivo é que sejam estudados quais os vieses de desenvolvimento da cidade e as verdadeiras demandas para que o poder público possa suprir essas necessidades. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juberson dos Santos Melo, diz que o papel da Prefeitura para atrair os investimentos é dar agilidade nas demandas burocráticas e apresentar estudos sobre o ponto de vista econômico da cidade. Segundo ele, outra importante contribuição para o desenvolvimento do município é a Parceria Público-Privada (PPP).

precisa acreditar no governo que está gerindo a cidade e diante dessa crença fazer o investimento pertinente à área. A Prefeitura continua responsável pela manutenção do espaço, mas a mão de obra e materiais utilizados vem do parceiro”, explicou. O secretário conta ainda que esse trabalho de cooperação se deve a uma lei aprovada na Câmara Municipal e que foram feitas audiências públicas nos locais onde estão sendo realizadas interferências para que a população acompanhe os acontecimentos. “Todos os projetos passam pelas secretarias pertinentes”, afirmou. O secretário de Governo, Rafael Guedes, diz que as parcerias público-privadas estão ajudando no desenvolvimento do município e a Lei vem sendo copiada em todo o Estado. “Hoje existem 30 empresas que acreditaram no novo governo e apresentaram propostas de diversas parcerias, gerando bem-estar, emprego e, principalmente, aumento da autoestima do cidadão, que reconhece os investimentos feitos”, disse.

O secretário de Governo, Rafael Guedes, afirma que a Lei de PPP está sendo copiada em todo o Estado

Curiosidades Araguari

Juberson Melo ressalta que o papel da Prefeitura é dar agilidade nas demandas burocráticas para atrair investimaentos

Parceria Público-Privada

Por meio da Parceria Público-Privada (PPP), em 2017, foi feito o Corredor Turístico, no valor de R$ 2 milhões. O secretário Juberson Melo diz que dificilmente a Prefeitura, com recursos próprios, teria condições de realizar um projeto desse tamanho. “Na verdade, a PPP

174 _CULT

*3ª maior cidade do Triângulo Mineiro. *25ª maior cidade de Minas Gerais. *117.445 mil habitantes. *53 mil residências cadastradas. *227ª colocação no ranking nacional do PIB. *Em 28 de agosto de 1888 passou a se chamar Araguari. *Cidade originou-se da Vila de Brejo Alegre. *O nome Araguari gera controvérsias e pode ser “rio da terra das araras” ou “água ou rio da baixada dos papagaios”. *1960 surgiu o slogan “Cidade Sorriso” durante governo do prefeito Miguel Domingos de Oliveira.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.