Page 28

_Novidades do Congresso Americano de Dermatologia publi editorial | fotos fábio sampaio

"É possível se evitar um transplante capilar iniciando os tratamentos da calvície precocemente e utilizando-se de ferramentas para estimular o fortalecimento e crescimento dos fios" _A cidade de San Diego, na Califórnia - EUA recebeu mais de 10

mil médicos de todo o mundo, em um dos eventos mais tradicionais e esperados do ano: o 70th Meeting Americano de Dermatologia. Eu estive presente e vou contar um pouco dessa experiência. Sem dúvida, este evento é um sonho para qualquer profissional, tanto pela sua grandiosidade, quanto pela possibilidade de acompanhar as inovações do mercado, ter acesso à tecnologia de ponta e novidades na área de dermo-cosméticos em geral. O mais interessante no evento foi perceber que o nosso Brasil, e principalmente nossa cidade situada no Triângulo Mineiro, interior de Minas Gerais, está à frente em termos de tecnologia de ponta e tratamentos em geral, acompanhando o mundo em tudo que há de melhor para cuidados com a pele e cabelo. Foi bastante discutido no Congresso o papel das pílulas anti-oxidantes para retardar os processos de envelhecimento, com novos ativos surgindo no mercado, como por exemplo, a Luteína. Em termos de tratamento, o laser de Co2 Fracionado vem se mostrando ainda a melhor opção em rejuvenescimento profundo, clareamento de manchas e tratamento de flacidez. As novas versões superpulsadas e microfracionadas aceleram a recuperação do paciente e reduzem as complicações. E estes aparelhos são equipamentos que já utilizamos aqui no Brasil há algum tempo, com domínio de técnica e segurança de resultados. Pude também acompanhar a palestra de autoridades como A. Carruthers e J. Carruthers, reconhecidos mundialmente pelos avanços no uso da toxina botulínica (como Botox® e Dysport®) para fins de rejuvenescimento. Sem dúvida, a aplicação da toxina é um dos melhores tratamentos no arsenal do Dermatologista, no combate às rugas e linhas de expressão.

Dra. Cintia Cunha

_28 bem cult

Com relação à queda de cabelo, vi muitos estudos em andamento, avaliando o papel das prostaglandinas e das células tronco na recuperação capilar. Mas nada ainda consagrado ou acessível à população, pois precisamos de mais informações e pesquisas sobre os temas antes de trazer as medicações para o mercado. Mas é possível se evitar um transplante capilar iniciando os tratamentos da calvície precocemente e utilizando-se de ferramentas para estimular o fortalecimento e crescimento dos fios, mesmo em casos já avançados. Fiquei feliz em perceber que as técnicas mais modernas em termos de tratamentos capilares, que são ensinados nas palestras fora do país, já são parte da nossa rotina de atendimento há algum tempo. Em síntese, apesar do clima frio atípico para a região de San Diego nesta época do ano, a viagem foi encantadora e o aprendizado no Congresso imensurável. Ver que estamos conectados e acompanhando a evolução dermatológica que ocorre no mundo me fez muito feliz. Pude voltar ao meu país orgulhosa em ser uberlandense.

Revista Cult edição 82  

Revista Cult com Luigi Baricelli - Edição de aniversário/ abril

Revista Cult edição 82  

Revista Cult com Luigi Baricelli - Edição de aniversário/ abril

Advertisement