Page 1

#136 BRASIL netcult.com.br 2017 ANO 12 CAPA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

JOSÉ CARLOS SEMENZATO

186 PAPA DAS

FRANQUIAS NO BRASIL

MUNDO CULT

Business & Oportunidades

MERCADO DE LUXO

Produtos, Serviços & Alto Padrão

BEM CULT

Saúde & Qualidade de Vida


ANÚNCIO COM REALIDADE AUMENTADA, BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO E DIVIRTA-SE.


4 _CULT

AN AC A P R I C E N T E R SHO PPIN G - T el . : ( 34 ) 32 35. 4 561 | @anacapriube rlandia


Verão 2018

por

Isis Va lver de

AN AC AP R I CEN T ER S HO PPING UB ER L Â N DIA - T el . : ( 34) 3 23 5.45 61 | @anacapriube rlandia

anacapri.com.br CULT_ 5


EDIÇÃO CULT 136 CÉLIO CARDOSO E GLÉCIO GOULART | DIRETORES

PAPO CULT EDITORIAL E EXPEDIENTE

Esta edição tem como foco “negócios e oportunidades”, apresentando aos nossos leitores e anunciantes as melhores opções em produtos e serviços de um mercado abrangente, diversificado e em constante transformação, uma referência do desenvolvimento de nossa cidade e de sua comprovada vocação futurista. Junte-se a isso trabalho, otimismo e o espírito empreendedor que projeta Uberlândia no cenário nacional. Na matéria especial de capa você conhecerá a história de um vencedor: José Carlos Semenzato - o papa das franquias no Brasil, sua trajetória profissional, dicas importantes e uma entrevista exclusiva com preciosas orientações sobre franchising.

Como sempre preparamos um conteúdo inteligente, trazendo temas atuais e excelentes opções de leitura. Mercado imobiliário, inovações em design e iluminação, repaginação de ambientes, o ponto de vista dos nossos articulistas, turismo, saúde, estética e qualidade de vida, educação, gastronomia, hotelaria, cultura, franquias e mercado de luxo com oportunidades premium. Na cobertura dos eventos, destaque para Outubro Rosa e a campanha contra o câncer de mama, e o evento Amigos do Futuro, idealizado pelo cantor e empresário Leo Chaves, que teve um supershow no Center Convention com renda revertida ao Hospital do Câncer e Instituto Hortense. E ainda uma justa homenagem ao saudoso e eterno prefeito de Uberlândia, Virgílio Galassi. Depois de tudo isso, só nos resta desejar a você uma boa leitura e que curta bastante esta edição. Até a próxima! Os anúncios, artigos e imagens publicados e assinados são de responsabilidade de seus autores. É expressamente proibido a reprodução, parcial ou total, sem autorização prévia dos seus autores. O conteúdo editorial desta edição não reflete necessariamente a opinião da revista.

Rua Ipanema, 1086 - salas 07 e 08 34 3232-6600 - Bairro Morada da Colina Uberlândia - MG - CEP 38411-038 www.netcult.com.br Revista Cult Minas @revistacult

6 _CULT

diretor administrativo Glécio Goulart diretor executivo e comercial Célio Cardoso capa José Carlos Semenzato, foto Ita Mazzutti realidade aumentada Massfar colaboradores e colunistas desta edição Anita Godoy, Cássia Freitas, Cindy Freitas, Uberlândia Convention & Visitors Bureau, Dr. Alexandre Fernandes, Arlindo Drummond, Fernando Prado, Bruna Barcelos, Ana Flávia Goulart, Sérgio Gouvêa, Dhiego Borges, GA Comunicação, Serifa Comunicação, Ricardo Viola, Margareth Castro, Agência Q9, Dr. Jorge Pfeifer, Kelson Venâncio, Alexandre Henry, Márcia Chicorsqui, Carol Chicorsqui, Maíra Camargo, Marcos Maracanã, Mônica Cunha, Orlei Moreira, Résia Morais, Carlos Guimarães Coelho, Evaldo Pighini, Antônio Pereira da Silva, Kelly Bastos, Karolina Cordeiro, Lucas Bianchinni, Dilson Dalpiaz, Fátima Dalpiaz, Adriana Sousa, Daniele Costa, Symone Dias, Maurity Cazarotti, Lara Paulinny, Paulo Gabriel Jr, César Chagas, Clauton Veloso Pugas, Gustavo Damião, Paula Buiati, Eduardo Reis, Marília Diniz, Euracy Campos, Paulo Orlandini, Marcus Vinicius, Kip Garland, Mel Naves e Fernanda de Oliveira. em sociedade Sonia Sampaio editora de moda Carina Alencar estar bem aos 40 Simone Mendes tá na mira Jadir Júnior editora de moda Carina Alencar coordenador de conteúdo Filipe Medeiros representantes comerciais Flávia Tucci, Cláudia Lima, Guiomar Domingos, Vanessa Garcia, Hedi Lamar Albino, Cynara Galhardo, Alessandra Araújo e Amanda Carvalho.. projeto gráfico Agência Sic administrativo Naêssa Marques editor e revisor Chico Lúcio - MTB MG 03682 JP diretor de criação | designer gráfico Jobcriativo - Jeferson Santos fotógrafos colaboradores Mauro Marques, Nina Fotografias, Ita Mazzutti, Felipe Vianna, Hugo Matos e Victor Leonardo. fotos conceito www.sxc.hu.com | gfxtra www.dreamstime.com | shutterstock edição de imagens Santos Edição santosedicaodeimagem@gmail.com impressão CNEC Edigraf anúncios comercial@netcult.com.br - 34 3232-6600 versão digital www.netcult.com.br

Para assinar: www.netcult.com.br Para anunciar: comercial@netcult.com.br


MAIS QUE RELACIONAMENTO:

AMIZADE E CONFIANÇA

ISSO É UNICRED A UNICRED SE ORGULHA DE SER A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE OUTUBRO: MÊS DO PROFISSIONAL DA SAÚDE

CULT_ 7


EDIÇÃO CULT 136 REVISTA INTERATIVA

ÍNDICE EDIÇÃO IMPRESSA E DIGITAL INTERATIVA

Baixe gratuitamente o aplicativo Zappar na App Store ou no Google Play.

Sempre que aparecer o ícone do Zappar nas páginas da Zumm, aponte a câmera do seu celular para a revista. Em poucos segundos, uma nova dimensão de conteúdo surgirá do papel.

Você verá anúncios interativos, infográficos, vídeos e muito mais.

REVISTA COM REALIDADE AUMENTADA BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO E DIVIRTA-SE.

10

17

8 _CULT

Franquias, neócios & licenciamentos

Saúde, estética, qualidade de vida e fitness.

52

Moda, estilo, dicas e tendências.

70

Moda infantil, saúde e educação.

76

Cases, opinião, política, turismo, tecnologia, comunicação e educação.

129

Bares, restaurantes, dicas e eventos gastronômicos.

148 181

Música, teatro, cultura, arte e cinema.

192

Mercado de luxo, produtos e serviços de alto padrão.

Eventos, colunismo social e empresarial.


34 997.733.600

34 3230.9900

34 2589.5859

contato@arantesimoveis.com

vendas@deltaimoveis.com.br

contato@frimoveisdeluxo.com.br

UNILOFT.COM.BR /uniloftuberlandia

/uniloftuberlandia

Conheรงa melhor nosso empreendimento. CULT_ 9 Acesse agora nosso site e nossas redes sociais. 34 998.982.720

34 991.520.315

34 3238.1616

contato@mansourimoveis.com.br

comercial1@polopni.com.br

neto@spinimoveis.com.br


ALMANAQUE_CULT_LITERATURA MICHELE BORGES | CICLO ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO DIVULGAÇÃO

LIVRO MARCA INÍCIO DA CARREIRA DA ESCRITORA UBERLANDENSE ALINE CAIXETA

AS AVENTURAS DE SIMON

A escritora uberlandense e autora do livro, Aline Caixeta

verdadeiro lar. Não se trata de uma história com um final feliz, mas de uma história que surgiu com base na ideia de que os bens materiais têm pouca importância quando falta respeito e que acabou ganhando muitos outros sentidos, na medida em que foi sendo recebida pelos leitores. “Com as crianças e adolescentes da E. M. Hilda Leão Carneiro, onde o livro foi lido em junho deste ano, discutimos a importância das histórias tristes e dos finais infelizes. Durante a discussão, uma das alunas se lembrou de um filme que tinha visto no cinema, no qual um personagem morria em função de uma doença degenerativa. Ao chegar em casa, a primeira coisa que essa garota fez foi abraçar o avô, pois ela percebeu que ele estava tão sujeito àquilo quanto o personagem. A arte faz isso, ela mexe com a gente, nem sempre de uma forma confortável, e nos transforma enquanto seres humanos. Se um leitor fechar o livro e alguma coisa se mexer dentro dele, no intuito de torná-lo mais sensível, meu trabalho está feito”, afirma a nova escritora. O lançamento do livro será realizado no dia 31 de outubro, na Oficina Cultural de Uberlândia, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Uma programação especial está sendo preparada para receber o público com atividades lúdicas, mesa de autógrafos, contação de histórias e distribuição gratuita de exemplares da obra. A entrada é franca.

Tornar-se escritor é uma empreitada ousada e complexa, para a qual é preciso talento e determinação. Foi por volta dos dez anos de idade que Aline Caixeta, natural de Uberlândia, decidiu que seria escritora. A menina, a adolescente e a mulher, hoje de 25 anos, leu e estudou muito. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, é pós-graduanda no curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP), referência no Brasil. “Às vezes me pego pensando nos sonhos que as pessoas deixam perdidos pelo caminho. Eu decidi que seria escritora e me agarrei a isso com muita força. Li e estudei bastante, e não como se fosse um grande sacrifício, o processo todo foi delicioso e enriquecedor”, revela. As Aventuras de Simon foi escrito há mais de cinco anos, mas somente em 2016, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, começou a ganhar vida com ilustrações do artista Pablo Mendonça. É um conto sobre um cachorrinho de rua, adotado por uma família rica, mas que não encontra em sua nova casa um

10 _CULT


ALMANAQUE_CULT_CULTURA FERNANDA DE OLIVEIRA | ESCRITORA, PRODUTORA CULTURAL-LITERÁRIA E BOOKTUBER DIVULGAÇÃO

UMA CASA FÊ LIZ!

CASA THOMAS JEFFERSON

(como os brasilienses carinhosamente apelidaram a Casa Thomas Jefferson). O primeiro contato que tive com a língua inglesa, por meio da Thomas, foi de inteligente e sutil estratégia, pois me afeiçoei ao idioma. Mais do que aprender, eu entendi os prazeres e os horizontes que a língua poderia me oferecer. O termo “casa” cabe muito bem a essa instituição cultural: é mais que um local onde aprendemos inglês, sendo, sim, um espaço em que convivemos com a língua, expandindo-se a tudo que a envolve. Como um lar, ela nos aconchega em sua estrutura de ótimos professores, apresentações culturais e eventos que ela não mede esforços em oferecer. Como produtora, tenho como missão pessoal levar o que há de melhor para minha cidade em termos de cultura.

Adoro o ditado: “O bom filho à casa torna”. Mas e quando acontece de a “casa tornar ao filho”? Foi o que me ocorreu quando recebi a notícia surpresa de que a Casa Thomas Jefferson abriria uma filial em Uberlândia. Soube da chegada da Casa por sua diretoria, durante o evento literário Elicer. Quando comentaram o nome da Casa, era como se eu estivesse ouvindo algo secreto, familiar, da minha terra, da minha cidade, Brasília. Rapidamente, abri um sorriso largo e falei espontaneamente: “A Casa Thomas Jefferson está vindo para Uberlândia? Que maravilha!” Sou escritora de livros infantis, mas não se abraça uma profissão do dia para a noite. Essa vem pela construção de uma vida, desde suas escolhas mais primordiais até as atividades escolares e de lazer. Foi assim que começou minha edificação cultural, lá em Brasília, com meus familiares, meu ambiente, a escola Candanguinho e, claro, a Thomas

12 _CULT

Fico neste intercâmbio, nesta divisão multiplicadora de filha de duas cidades: começo e metade da vida passei em Brasília e a outra em Uberlândia, para a qual há mais de 20 anos tento contribuir de forma gratificante e otimista o que me cabe ao redor de forma cultural, literária. Saber que terei como parceira neste ofício a Casa Thomas Jefferson me conforta ainda mais. Pessoal inteligente que entende e gosta de arte e que pensa na comunidade. A Thomas começou junto com Brasília, por isso a instituição e seus serviços aprimorados se solidificaram. Quando perguntei para a diretoria: “Por que Uberlândia?”, a resposta foi unânime e em uníssono por ambas as partes: “Esta cidade é uma joia!”.


ALMANAQUE_CULT_CULTURA CARLOS GUIMARÃES COELHO | JORNALISTA E PRODUTOR CULTURAL MAURO MARQUES | BETO OLIVEIRA

DESDE QUE O MUNDO É MUNDO, A NUDEZ ESTÁ PRESENTE NA ARTE

A HORA DE TAPAR AS VERGONHAS

Nasci dois meses após a instalação da ditadura militar no País. Cresci, portanto, sob a batuta de uma severa censura à liberdade de expressão. Nessa austeridade, de improváveis manifestações livres do pensamento, lembro apenas da curiosidade que me dominava, sobre tudo que era censurado, sobre tudo o que era proibido. Já na adolescência e juventude convivi com os processos de abertura política, quando a poética da liberdade desenhava um esforço coletivo para desatar a mente brasileira das amarras de um pensamento único, dominante, que cerceou durante décadas quaisquer perspectivas de diversidade nas opiniões e olhares sobre o mundo. Curioso é, após tantos anos de luta pelo direito de ser e pensar do jeito como lhe convier, depararmos agora com outro tipo de ditadura, impondo que o mundo prossiga em parâmetros hipócritas de moralidade, de conservantismo e de retorno a uma postura que não foi tolerada nem nos tempos de nossos tataravós. A minha avó era uma pessoa linda (até hoje sou inconformado por não ter herdado seus lindos olhos azuis), sensível e inteligente. Mas, muito conservadora. Lembro um de seus aniversários, sempre celebrados de modo muito festivo como acontece em famílias bastante numerosas, quando ela ganhou uma dessas esculturas decorativas, réplicas das barrocas, contendo nu. Imediatamente, ela procurou algo, tipo um esmalte ou uma tinta, para cobrir a “vergonha” exposta. Eu era criança e não tinha pensamentos de conotação sexual. Mas trago a lembrança de não ter gostado da

14 _CULT

intervenção de censura ao nu. O objeto era muito mais bonito em sua concepção original. Esse preâmbulo todo é apenas para dizer que é impossível calar-se diante de julgamentos ofensivos e perigosos como os que aconteceram recentemente com um artista genial, criativo, bastante colaborativo com a evolução das artes no Brasil, por trás de quem existe uma pessoa dócil, generosa, dedicada ao ofício da arte e, sobretudo, comprometida com os processos de libertação do ser humano das clausuras que o próprio mundo encerra. Quando, há várias décadas, conheci Wagner Schwartz, enxerguei alguém com talento para, por meio da arte, promover transformações neste mesmo mundo. Algum tempinho depois estávamos a dar-lhe apoio de produção em seu espetáculo Todas as Festas de Amanhã, onde ele e seu grupo Maria do Silêncio pareciam premonitórios destes tempos sombrios que presenciamos hoje. Wagner, assim como vários outros integrantes do grupo, alçou voos lindos. Tornou-se artista sem fronteiras e conquistou vários importantes espaços no Brasil e em nível internacional. Sua pesquisa incessante acerca do corpo humano, ferramenta de trabalho para maior parte dos artistas, sobretudo os que trabalham com dança, levou-o a compor trabalhos onde, obviamente, havia o desnudo. No percurso como produtor estive inúmeras vezes envolto em montagens que continham nudez. Algumas delas passavam despercebidas. Outras nem tanto. Mas, nenhuma trouxe tons agressivos ou teores eróticos que a banalizassem. Mais do que natural, uma nudez, quando contextualizada em propostas de


consistência artística, não é banalizada, a não ser pelo pensamento nativamente banal daqueles que a recriminam. Portanto, é natural também, e de direito, que pais compreendedores da arte, queiram seus filhos enxergando o mundo com a mesma naturalidade. A nudez, de fato, pode ser uma coisa assustadora para os que não convivem muito com as artes ou com a liberdade de pensamento e de expressão. Ou que não convivam com os seus próprios pensamentos. E sequer tenham algum tipo de expressão. É isso o que acontece hoje em dia. Há pessoas desejosas de colocar a arte no cárcere, desde que elas próprias possam ser as carcereiras. E, como tais, terem a oportunidade de exercer a crueldade nesse aprisionamento. Um exemplo claro do olhar preconceituoso foi quando trouxemos o espetáculo Dorotéia à cidade, uma montagem deslumbrante, comemorativa aos 50 anos de carreira de Rosamaria Murtinho e assinada pelo amigo Jorge Farjalla, graduado em Teatro pela UFU e hoje com uma carreira brilhante no Rio de Janeiro. Na peça, como a maioria dos trabalhos de Farjalla, havia nudez. Nesse caso, uma das pessoas que ficavam nuas era a atriz Letícia Spiller, linda, como protagonista da peça. Quando, em dado momento, do espetáculo, um ator também aparecia despido, a indignação tomava conta da plateia. Ou seja, a nudez de Letícia era permitida, mas a masculina causava indignação. Isso já ilustra o quanto as pessoas devem se policiar sobre os seus preconceitos. Não que eu defenda a arte escatológica, mas também não a recrimino. É um desdobramento da arte. Mesmo me guiando por outros padrões estéticos, penso que deve prevalecer a liberdade de expressão, sobretudo no campo artístico. Basta não assistir ao que lhe desagrada. Simples assim. O que não vale é estabelecer uma falsa moralidade para banir aquilo que não considere arte, como muitos querem fazer hoje em dia, não renegando as Xuxas e os funks da vida, mas apontando alguns tipos de arte contemporânea como insalubres à civilização. Há algumas décadas, uma peça - por sinal, minha opinião, muito ruim - percorreu o país e o mundo com o mais absoluto sucesso. O título já era uma apologia à nudez: Todo Mundo Nu. Veio também a Uberlândia. Arrastava tanto público que foi realizada no ginásio do UTC. Lotou. De adolescentes, inclusive. Ninguém ficou chocado com isso. Diariamente, milhares de crianças são abusadas em suas próprias famílias, seja em casa, sexualmente, ou nas ruas quando entregues à mendicância. Não percebemos a população se mobilizar tanto quanto se mobiliza pra confrontar as artes. Em escolas da periferia é fácil ver na aparência de várias crianças que elas estão desnutridas e sem assistência médica e odontológica. Também não vemos debates tão calorosos sobre isso quanto os existentes hoje acerca do nu artístico. Assim como não se fala tanto sobre a desenfreada inclusão digital das crianças, quase livre de censuras, as crianças fora da escola e a acessibilidade das crianças com deficiência, entre tantas outras abordagens sérias, pertinentes e importantes para o desenvolvimento emocional e cognitivo da infância brasileira. Melhor

discutir se elas devem ou não ver arte que contenha nu, pelo simples fato de ser um nu. Dá menos trabalho e é menos comprometedor. A isso eu chamo hipocrisia. Desde que o mundo é mundo, a nudez está presente na arte. Nas pinturas renascentistas, nas esculturas grecoromanas, nas tragédias e comédias através dos séculos, no vaudeville, enfim, o corpo se revela para as pessoas de diferentes formas, para expressar diferentes coisas. Algumas vezes com insinuações eróticas e em outras não. No caso de Wagner Schwartz, nada houve de agressivo ou de insinuante que justifique o apedrejamento que acontece hoje. Era uma manifestação cênica baseada em obra literária, abrindo uma mostra de artes visuais, em abertura somente para convidados, cujos teores foram amplamente sinalizados pela organização do evento. Ou seja, ninguém foi pego de surpresa. Todos sabiam dos conteúdos existentes ali. A contaminação pelo pecado e pela culpa está apenas na mente de quem os alimenta. Como disse um amigo, os que consomem arte sabem que ela, muitas vezes, expõe muito mais o espectador do que o próprio artista. Acho que é o que acontece nesse caso. Embora a coragem, os temores, as dores do processo construtivo e, nesse caso, a nudez de corpo e alma sejam unicamente do artista, o momento é de negação do que a arte possa estar causando em seus espectadores. Contudo, o sentimento que me pega é de estar vivendo algumas décadas atrás. Sinto como aqueles artistas perseguidos sob metralhadoras, amarrados em paus de arara e torturados apenas por pensar e expressar diferente de um pensamento dominante. Naquele contexto, isso se justificava pela atrocidade típica de um regime arbitrário. Por isso, era chamado de ditadura. Hoje vivemos uma ditadura do pensamento, que está nos movendo para trás. Muito provavelmente vindo de pessoas que desejem de volta esse antigo regime de Governo. Penso que tais moralistas, que tentam desqualificar um artista por excelência (e, de carona, desqualificar a arte, qualquer tipo de arte), deveriam repensar suas posições. Talvez tenham compreendido mal o toque de Nelson Rodrigues, com Toda Nudez Será Castigada (juro que alguém, sem perceber, jogou uma frase quase idêntica, no caso Schwartz). Pensando melhor, acho que tais cidadãos até que estão certos. Eles precisavam mesmo bradar contra a ameaça da nudez artística. Ela traz uma naturalidade que pode não ser muito natural. Talvez o nu não seja inerente ao ser humano, seja apenas uma ilusão e o melhor mesmo é tapar todas as nossas “vergonhas”. Nudez é um perigo, provoca e estimula o obsceno. Perigosa, pois expande o pensamento, exatamente aquele que estão querendo aprisionar.

CULT_ 15


ALMANAQUE_CULT_CINEMA KELSON VENÂNCIO | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | SXC

MATÉRIA COM REALIDADE AUMENTADA. BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

AGORA É ESPERAR A SEGUNDA PARTE QUE DEVE SER PRODUZIDA EM BREVE

“IT: A COISA”

Para os que ainda não sabem, “It: A Coisa” é uma readaptação do livro homônimo escrito por Stephen King e que já teve uma adaptação cinematográfica em 1990 com o título “It: Uma Obra-Prima do Medo!” que se tornou um dos clássicos do terror naquela década, mesmo não sendo lá essas coisas principalmente pela falta de recursos na área de efeitos visuais e com um final bem tosco. Mas para a felicidade dos fãs do bom e velho terror, especialmente aqueles que, como eu, amam as obras de Stephen King, a nova versão é sem dúvida um dos melhores filmes já feitos baseados na obra deste autor. It começa com o assassinato de uma criança, George Denbrough, no bueiro local, na pequena cidade de Derry. No verão de 1989 (31 anos mais tarde do que a configuração original), o irmão mais velho de Georgie e seu grupo de amigos começam uma busca pelo assassino, eventualmente, descobrindo que o assassinato foi cometido por uma entidade do mal, denominada de Pennywise, um palhaço assassino que está caçando crianças.

Para quem viveu a década de oitenta e para aqueles que, além disso, ainda gostaram do clássico antigo, sem dúvida esta nova versão vai agradar bastante. O remake é capaz de nos trazer um saudosismo incrível, já que possui inúmeros elementos que nos remetem àquela época, como o figurino, a cenografia, jeito de pentear os cabelos e as brincadeiras comuns daquele tempo. Com isso, o longa acima de tudo nos faz viajar no tempo. Além disso, a amizade entre os garotos nos traz lembranças de filmes antigos, como Os Goonies, Conta Comigo, O Clube dos Cinco e outros na mesma pegada de Stranger Things. Quem gosta de filmes de terror daqueles que passam muito medo, pode se decepcionar um pouco, já que este longa é mais voltado ao terror Trash, daqueles meio exagerados e caricatos mesmo. Em alguns momentos o palhaço Pennywise nos faz mais rir do que assustar e isso pode ser uma falha pra muita gente. Mas essa mistura de terror-cômico me agradou bastante e a isso somase a ótima maquiagem e os efeitos especiais que fizeram o filme ficar melhor que o original. A direção de Andrés Muschietti também foi fundamental para o sucesso desta nova produção. O cineasta conseguiu nos transportar, através

16 _CULT

de seu trabalho para dentro do longa, no submundo de Pennywise. Mas, sem dúvida, o que mais chama a atenção são as atuações do elenco mirim que arrebentou nas interpretações de seus personagens. A química entre eles é algo fascinante. E por fim, tenho de elogiar também o brilhante trabalho do ator sueco Bill Skarsgard que deu um show de atuação como o palhaço macabro. Agora é esperar a segunda parte que, com tamanho sucesso de bilheteria, com certeza deve ser produzida em breve. História é o que não falta, afinal a obra original de Stephen King contém mais de 1000 páginas. Nota 8 Kelson Venâncio é jornalista, crítico de cinema e diretor-presidente da rede de mídias Cinema&Vídeo. www.cinemaevideo.com.br


DR. CARMO DE FREITAS 18

Pioneirismo e Excelência em Reumatologia

Medicamento biológico inaugura nova era na vida de quem tem artrite reumatóide

38

Comportamento

Sementes da Violência

46

Nutrição

Dieta Cetogênica

CULT_ 17


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT MICHELE BORGES | CICLO ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO NINA FOTOGRAFIAS

UBERLÂNDIA CONTA COM UM DOS PROFISSIONAIS MAIS EXPOENTES DO BRASIL

REUMATOLOGIA Quase cinco décadas de pioneirismo e excelência marcam a carreira do Dr. Carmo de Freitas. Atualmente, ele é o porta-voz na região da novidade relacionada aos novos medicamentos que podem mudar a vida de milhares de pessoas que sofrem de Artrite.

Há quase 50 anos, o médico Dr. Carmo de Freitas inaugurava na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a especialidade da Reumatologia. Sim! Ele foi o primeiro reumatologista da nossa região. Um dos sócios fundadores do Complexo Hospitalar Santa Genoveva, Dr. Carmo de Freitas, desde o início, demonstrava sua vocação para o pioneirismo e a excelência que o acompanham até os dias de hoje, quando continua sendo um dos especialistas mais atualizados da região, do estado de Minas Gerais, e até mesmo do Brasil e do mundo, com mais de 30 mil pacientes atendidos. Membro da Sociedade Europeia de Reumatologia, o médico uberlandense está há 11 anos presente nos encontros da Eular, onde se reúnem os melhores especialistas do mundo. Além disso, é muitas vezes o único médico de Minas Gerais convidado a participar de investigações clínicas e laboratoriais em capitais e no exterior sobre as mais recentes descobertas da Reumatologia. Recentemente, integrou um seleto grupo de médicos convidados a participar em Buenos Aires, na Argentina, de um estudo sobre os novos medicamentos para Artrite Reumatóide. Chamados “Biológicos”, os medicamentos de últi-

18 _CULT

ma geração inauguram uma nova era na vida de milhares de pessoas que sofrem com a doença, pois têm um mecanismo inovador que age dentro das células. “É o primeiro tratamento oral para AR nos últimos dez anos, com eficácia semelhante a dos medicamentos injetáveis. A possibilidade de novas opções de tratamento é extremamente importante, já que cerca de 30% dos pacientes não respondem adequadamente aos tratamentos existentes”, comemora o reumatologista. Outra excelente novidade, trazida por Dr. Carmo de Freitas, é que esses medicamentos, já comercializados há algum tempo no Brasil por um preço praticamente inacessível à maior parte da população, serão em breve disponibilizados pelo SUS - Sistema Único de Saúde. “Durante toda minha carreira me dediquei a ajudar pessoas em busca de melhor qualidade de vida e me sinto muito grato em poder continuar sendo portador das novidades no campo da Reumatologia que chegam para, de fato, oferecer mais bem-estar a quem precisa”, diz Dr. Carmo de Freitas, que atualmente também faz parte da Diretoria Executiva do Banco Unicred Aliança (Membro Titular do Conselho Fiscal) e é Presidente do Rotary em Uberlândia.


CULT_ 19


BEM_CULT

PUBLIEDITORIAL instituto de neurorradiologia e radiologia intervencionista DIVULGAÇÃO

instituto de neurorradiologia e radiologia intervencionista

TRATAMENTO DOS MIOMAS UTERINOS SEM CORTES OU CICATRIZES EMBOLIZAÇÃO DOS MIOMAS UTERINOS Miomas Uterinos O que são? Miomas instituto uterinos são tumores benignos (não de neurorradiologia e radiologia intervencionista cancerosos) da porção muscular do útero que podem causar dor, sangramento, sintomas urinários por compressão sobre a bexiga e dificuldade de engravidar ou manter a gravidez. Como tratar? Dentre as opções terapêuticas existentes, destaca-se a Radiologia Intervencionista, que realiza o tratamento minimamente invasivo dos miomas uterinos utilizando a técnica denominada embolização dos miomas uterinos, ou embolização das artérias uterinas, realizada através de um diminuto orifício na pele da região da virilha, sem cortes ou cicatrizes e sem a necessidade de retirada do útero. A embolização das miomas normalmente requer uma internação, em geral, de apenas uma noite. Em média, 90 por cento das mulheres que tiveram a experiência relataram alívio significativo ou total de sangramento, de dor e/ou sintomas relacionados.

PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA: • Procedimentos cirúrgicos menos invasivos, pouco agressivos ao organismo, com uso de tecnologia de ponta, sem cortes ou cicatrizes; • Procedimentos mais rápidos e mais seguros; • Em muitos casos, nem é necessário anestesia geral; • A recuperação geralmente é bastante rápida, com poucos dias de internação, deste modo o paciente retorna mais rápido para as suas atividades normais; • Substitui cirurgias convencionais; • Método de tratamento menos desconfortável e doloroso, e com igual ou maior sucesso que métodos convencionais, mais rápidos, sem incisões (cortes), com alta hospitalar precoce; • Permite o tratamento de doenças ou casos que antes eram considerados intratáveis e incuráveis.

O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

CATETER NA ARTÉRIA UTERINA INTRODUZIDO ATRAVÉS DA VIRILHA

20 _CULT

ARTÉRIAS NUTRIDORAS DO MIOMA SENDO EMBOLIZADAS


Saiba mais sobre o IRRADIA e a Neurorradiologia Intervencionista e Radiologia Intervencionista,

acesse www.irradia.med.br

na pele) na região da virilha, obtendo-se acesso ao espaço intravascular (artéria), e por meio de cateteres e fios-guia, sob orientação radiológica, navega-se de forma endovascular até as artérias que irrigam os miomas, que são ocluídas (fechadas) com o uso de

microesferas. Estes materiais e equipamentos utilizados nos procedimentos intervencionistas compõem o cenário de uma das áreas mais avançadas da medicina atual, utilizando assim tecnologia de ponta.

Apenas as artérias que nutrem os miomas são embolizadas (embolizar significa ocluir, fechar), deste modo tratando os miomas e preservando o útero, que não precisa ser retirado, como nas técnicas convencionais, enfatizando-se que o procedimento é realizado sem a necessidade de anestesia geral. ANTES DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

APÓS O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Múltiplas artérias nutrindo os miomas

Oclusão das artérias que irrigavam os miomas

O IRRADIA tem como diretor o Dr. Rodrigo Padre, especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva, Neurorradiologia Intervencionista, Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. Dr. Rodrigo Padre CRM 59.389 Contatos: COT - Centro Oncológico do Triângulo: (34) 3291-3500 Consultório Hospital Santa Genoveva: (34) 3239-0300 Sala Híbrida Hospital Santa Genoveva: (34) 3239-0292 contato@irradia.med.br www.irradia.med.br CULT_ 21


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_MATERNIDADE MEL NAVES | PSICÓLOGA LEO CROSARA | DIVULGAÇÃO

EU SOU A MÃE QUE EU SOU E A QUE EU GOSTARIA DE SER

EU SOU AQUELA! Eu sou aquela. Aquela mãe que você viu reclamar das noites sem dormir logo cedo na fila do pão. Eu sou a mesma. A mesma que você viu toda orgulhosa caminhando pelo shopping, sabe-se lá como, segurando três crianças com apenas duas mãos. Eu sou aquela mãe que se culpa por sair cedo e chegar tarde do trabalho. Aquela mãe que faz as unhas aos sábados, porque precisa de um momento só dela. A que também faz piquenique surpresa depois da aula. Eu fui aquela que você escutou falando alto quando passou na minha rua, mas sou também a que estuda disciplina positiva porque quer ser uma melhor mãe. Sou aquela que você apontou o dedo devido à nossa alimentação. “Muito sódio!”. Mas veja só, que engraçado! Sou a mesma que faz papinhas com muita

salsinha e aproveita para colocar sempre uma boa dose de afeto no macarrão. Eu sou aquela que você acha que fica muito tempo no celular. Sou a mesma que larga tudo para brincar de comidinha, carrinhos, casinha. Mas essa ninguém vê. Não é? Eu... Eu sou aquela que superestimula. “Por que essa pressa para ver a criança crescer?”. Alguém me disse. Mas espera! “Essa criança não está demorando demais para andar?”. Alguém disse também. Fico confusa, como é que isso pode ser?! Eu sou aquela que esqueceu o horário do remédio, deixou dormir sem escovar os dentes. Mas que engraçada que eu sou! Sou a mesma que mesmo exausta conta historinhas e fica observando sem pressa sua criança dormir. Sou a mesma que deixou comer no sofá, mas que tantas vezes exigiu que só levantassem da mesa após todos terminarem a refeição. Eu sou aquela que chora, aquela que ri. Aquela que dorme pensando que está fazendo tudo errado, mas quando acorda olha para o lado e vê que está no caminho certo. Sou aquela que abriu mão do trabalho, aquela que trabalha, aquela que precisa deixar o fim de semana com a avó. Aquela que não desgruda um só segundo querendo que todos nós fôssemos uma coisa só. Eu sou aquela, eu sou ela. Eu sou todas elas. Eu sou a mãe real e a ideal. Eu sou a mãe que eu sou e a que eu gostaria de ser. Eu sou todas elas. Mel Naves é psicóloga, mãe de três meninas. Possui formação em Coach Parental e Terapia Cognitivo Comportamental.

22 _CULT


CULT_ 23


BEM_CULT_ FOTOGRAFIA MAURO MARQUES | FOTÓGRAFO MAURO MARQUES

EMPRESÁRIOS DIVULGAM OUTUBRO ROSA ATRAVÉS DE MOSTRA FOTOGRÁFICA

HEROÍNAS Em comemoração ao Outubro Rosa, um grupo de profissionais se uniu para trazer uma linda exposição feita com mulheres que estão lutando contra o câncer. O objetivo da “Mostra Fotográfica Heroínas” é conscientizar a todas que foram diagnosticadas com câncer para que continuem sua luta contra a doença com alegria, sempre que possível, e que busquem apoio de entidades e hospitais para que possam se tratar e, principalmente, nunca desistam do tratamento. A convite da Associação do Câncer, o fotógrafo Mauro Marques reuniu um grupo de parceiros para realizar a mostra. “As telas mostram mulheres comuns vestidas de heroínas e aqui o símbolo da luta está nos detalhes em rosa de cada uma das roupas que elas vestem”, explica Mauro. As fotos serão divulgadas em vários locais da cidade, iniciando no Uberlândia Shopping, dia 2 de outubro até o dia 12. Em seguida, as Heroínas partem para o Pratic Center Terminal Central, de 16 a 20, e Prefeitura Municipal de Uberlândia, de 23 a 27 de outubro. De acordo com a assistente social da Associação do Câncer (Acraac), Alessandra Andrade, é muito importante mostrar a superação de mulheres que

24 _CULT

passaram e passam por este processo de tratamento. “A força que elas descobrem que têm ao longo do tempo é de emocionar. A Associação do Câncer tem o prazer de fazer parte disto, juntamente com parceiros que foram de extrema importância para que esse projeto fosse desenvolvido”, enfatiza. Atendida pela Acraac, Jane Márcia Oliveira Borges foi uma das modelos para a mostra fotográfica. “Fazer parte desta divulgação, que é tão importante, é muito gratificante. Na Associação recebemos o apoio necessário para nos dar forças de continuar o tratamento, que é complicado. Saímos vencedoras desta batalha e agora, mais do que nunca, temos que divulgar a prevenção e a importância de se manter um hábito de vida saudável”, revela. As fotografias foram feitas pelo fotógrafo Mauro Marques, com o apoio do Buclé Salon, produção de Hedi Lamar Albino, making of de Dia D Filmes, fantasias do Ateliê de Sonhos, lanches Padaria Doce Shop, impressão Gráfica 2mL e coordenação de Alessandra Andrade, da Associação do Câncer. Modelos Pacientes: Glauciene Morais Nascimento, Ivania Garcia Camargos, Josefa Rosa da S. Oliveira, Neli de Souza Carvalho Rodrigues, Jane Marcia de O. Borges, Maria da Purificação da Silva Firmino, Honória Aparecida de Araújo, Rúbia Aparecida Alves Andrade Franco e Maria Alves de Magalhães.


vmp8.com


BEM_CULT_SAÚDE BUCAL DR. ALEXANDRE FERNANDES | CIRURGIÃO-DENTISTA ARQUIVO PESSOAL | ORAL ANSWERS

DIVERSOS FATORES DEVEM SER ANALISADOS VISANDO A ESCOLHA DOS MEDICAMENTOS

ANESTESIA E SEDAÇÃO Vários medicamentos estão disponíveis para tornar as visitas odontológicas menos estressantes e mais confortáveis. Algumas drogas controlam a dor, outras ajudam a relaxar, induzindo sono profundo durante o tratamento odontológico. O tipo de procedimento, o estado de saúde geral, a história de alergias e o nível de ansiedade são considerados na escolha da abordagem mais adequada para cada caso.

desconforto após o procedimento. Os analgésicos narcóticos atuam no sistema nervoso central e são indicados para casos de dor mais severa. Vários medicamentos estão disponíveis para tornar o tratamento odontológico mais tranquilo e seguro. Diversos fatores devem ser analisados visando à escolha dos medicamentos a serem prescritos em cada caso: tipo de procedimento, estado de saúde geral, histórico de alergias e idade.

O seu dentista pode realizar a anestesia ou indicar a sedação, visando a realização com segurança de alguns procedimentos. Dependendo do tratamento, deverá ser prescrito analgésico ou não, que podem ser divididos em narcóticos e não narcóticos. Estes últimos são mais utilizados para o alívio da dor ou do

(Fonte: http://www.mouthhealthy.org/en/aztopics/a/anesthesia-and-sedation).

26 _CULT

Dr. Alexandre V. Fernandes - CRO-MG: 12.398 Mestre em Estomatologia. Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Responsável técnico da Primer Odontocenter.


pelos meus Saber sobre o câncer de mama é fundamental.

Conhecer os seus direitos também.

O Grupo Oncoclínicas e a Sociedade Brasileira de Mastologia criaram o Movimento pela Vida, uma ação que, além de orientar as mulheres sobre o câncer de mama, busca esclarecer quais são os seus direitos garantidos por lei. Acesse movimentopelavida.com.br e participe.

TODA MULHER TEM O DIREITO: • De fazer mamografia. • De realizar cirurgia plástica de reconstrução mamária, se a mama precisar ser retirada. • À isenção de Imposto de Renda, a sacar o FGTS e a vários outros direitos após o diagnóstico.

Saiba mais:

Realização:

Apoio:

MOVIMENTOPELAVIDA.COM.BR

Responsável Técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609

CULT_ 27


BEM_CULT_ESTÁ ESCRITO ANITA GODOY | ESCRITORA ARQUIVO PESSOAL | SXC

É COMUM SE SENTIR CANSADO E DEPRIMIDO EM UM AMBIENTE CHEIO DE ENTULHO

“DESTRALHE-SE”

Bom dia, como está a alegria? Diz dona Rita, minha faxineira rezadeira. Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste, e ela me apertou. Na matemática de dona Rita, quatro abraços por dia dão para sobreviver, oito ajudam a nos manter vivos, 12 fazem a vida prosperar. Falando nisso, vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada. Já ouviu falar em toxinas da casa? Pois são objetos que você não usa, roupas que você não gosta ou não usa há um ano, coisas feias, coisas quebradas, lascadas ou rachadas, velhas cartas, bilhetes, plantas mortas ou doentes, recibos/jornais/revistas antigos, remédios vencidos, meias velhas, furadas, sapatos estragados. Que peso! O que está fora, está dentro, e isso afeta a saúde. Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa! ela diz, enquanto me ajuda a ‘destralhar’ ou liberar as tralhas da casa. O ‘destralhamento’ é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias. Com o destralhamento: a saúde melhora, a criatividade cresce, os relacionamentos se aprimoram. É comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois existem fios invisíveis que nos ligam a tudo aquilo que possuímos. Outros possíveis efeitos do acúmulo

28 _CULT

e da bagunça: sentir-se desorganizado, fracassado, limitado, aumento de peso, apegado ao passado. No porão e no sótão as tralhas viram sobrecarga. Na entrada restringem o fluxo da vida, empilhadas no chão, nos puxam para baixo. Sob a cama poluem o sono. Oito horas para trabalhar, oito horas para descansar, oito horas para se cuidar. Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se: por que estou guardando isso? Será que tem a ver comigo hoje? O que vou sentir ao liberar isto? E vá fazendo pilhas separadas: para doar e para jogar fora. Para destralhar mais, libere mágoas, pare de fumar, diminua o uso da carne, termine projetos inacabados. “Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente”, diz a sabedoria oriental. O Ocidente resiste a essa ideia e assim perde contato com o sagrado instante presente. Dona Rita me conta que “as frutas nascem azedas e no pé vão ficando docinhas com o tempo”. A gente deveria ser assim, ela diz: Destralhar ajuda a adocicar. Destralhe-se #sejaleve. Anita Godoy é Membro da Academia de Letras do Brasil Central e da Academia de Letras de Uberlândia, Comenda Chico Xavier, Escritora, Presidente Fundadora do Portal da Luz, Taróloga e Palestrante Motivacional. www.anitagodoy.com.br


BEM_CULT PUBLI EDITORIAL TÂMARA CARRIJO

UM NOVO CONCEITO EM TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

MOSTRE O SEU SORRISO! Dra. Izabela Bicalho França

Dra. Izabela Bicalho França desenvolve em nossa cidade um trabalho altamente qualificado, em plena sintonia com o que há de mais moderno na área de tratamentos odontológicos. Um trabalho que proporciona correção de oclusão e alinhamento perfeito, resultados mais rápidos, conforto excepcional e menos visitas ao consultório. Entre seus equipamentos destaca-se o Damon Smile: aparelho dentário fixo em que os brackets funcionam sem elásticos, hoje uma autêntica revolução na Ortodontia. Profissional especializada, Dra. Izabela atua em Odontopediatria, Aparelhos Removíveis Infantis, Aparelhos Ortodônticos, Estética e Harmonização Facial, Dor Orofacial, Clareamento Dentário e ATM. Agende já sua consulta!

Dra. Izabela Bicalho França 34 3238-4300 | 34 98435-1412 Rua Cel. Manoel Alves 189 Bairro Fundinho - Uberlândia Instagram: Sorriso_e_saude

CULT_ 29


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_ESTAR BEM MÔNICA CUNHA | JORNALISTA LEO CROSARA | DIVULGAÇÃO

O OLFATO FOI FISGADO E O OLHAR PROCUROU DE ONDE VINHA AQUILO

MADELEINES NO BALCÃO

Senti o aroma logo depois de atravessar um portal. Algo bem gostoso estava prestes a sair do forno. Parecia o cheirinho de bolo feito em casa. O olfato foi fisgado e o olhar procurou de onde vinha aquilo. Entre tantas lojinhas do século XXI, mas ainda com ares medievais, havia um balcão. Sobre ele potes de vidro que guardavam bolinhos em forma de concha. Tão delicados. Cada um com um sabor. Laranja, chocolate, amêndoas... Pelo menos uns seis tipos à escolha do freguês! Aliás, a fila era bem grande. Fui esticando a vista e parei lá na cozinha. De costas, vi a mulher com aqueles sacos de confeiteiro, debruçando a massa sobre a fôrma. Um trabalho artesanal e que tem muita tradição

30 _CULT

na França. E tem nome: Madeleine. Não por acaso. Madeleine era a empregada de um duque do século XIX que criou a receita e evitou um constrangimento durante um jantar no qual Voltaire era um convidado um tanto quanto não desejado. Agradou em cheio o paladar do escritor e de uma legião de pessoas de outros tempos e de hoje também. A espera no balcão da pequena fábrica de Madeleines, em Aix-enProvence, juntava gente do mundo todo. Sem pressa alguma. E com uma expressão comum no rosto: a felicidade por saber que a vida vai ganhar um gosto a mais. Tão leve que será preciso voltar. Mônica Cunha é jornalista e apresentadota de TV. monikacunha@uol.com.br


CULT_ 31


BEM_CULT_ RELACIONAMENTO CÁSSIA FREITAS | PSICÓLOGA ARQUIVO PESSOAL | SXC

UM NOVO RELACIONAMENTO GERA UMA HOSTILIDADE POSITIVA

COMEÇANDO UM RELACIONAMENTO Conhecer pessoas é um desafio. Quer sejam aquelas que já estão em um meio que estamos conhecendo, quer sejam as que chegam onde já estamos inseridos, desencadeiam aquela leitura inicial e a predisposição de amá-las ou odiá-las. Se o meio é muito competitivo, tendemos para os defeitos e fraquezas, se não há competição, absorvemos e seguimos o curso. Mas, por mais favorável que sejam os grupos, suas divisões e subdivisões “veladas” nos apontam uma hostilidade positiva que é a grande responsável por fortalecer os laços relacionais. Os grandes nomes da história foram definidos como “grandes” por sua capacidade de gerenciar crises e/ou por suas escolhas. Certamente nós, em uma visão micro, somos “grandes” ou “pequenos” nos campos relacionais. Essa diferença é perceptível de acordo com o que escolhemos como foco. A tendência de escolher viver no ambiente “do que perdemos ou nunca tivemos” com o intuito de chamarmos atenção, ou de cultivarmos uma postura de que nascemos para sofrer que se iguala a da obrigatoriedade de ter um sonho a perseguir, nos reduz. O chamado “sair da curva” é a capacidade que os “grandes” tem de ver além das circunstâncias.

32 _CULT

É a diferença entre nos movimentarmos em direção ao próximo, agindo de forma positiva e não nos “monumentarmos”, como se fôssemos templos que só existem para receber a adoração alheia. Por isso, citei que um novo relacionamento gera uma hostilidade positiva, posto que ao ser o novo indivíduo da roda ou ao recebê-lo, temos a oportunidade de fazer aquela comparação básica e de forma consciente, percebemos nossos prós e contras. A partir disso seremos grandes ou pequenos. Focaremos na perda ou na possibilidade de ganho. Agregaremos ou dividiremos. Não é o número de amigos ou a duração de um relacionamento que define a grandeza ou pequenez de uma pessoa, mas sua capacidade de se relacionar em momentos diferentes e de promover na vida do outro experiências positivas. Aquele amigo que temos uma boa história para contar é um bom exemplo, assim como aquele que evitamos, poderá, poderemos torná-lo um bom exemplo. Cássia de Figueiredo Freitas, amiga de muitas amigas de muitos anos de vários anos, amigas novas, novas amigas. Com muita história boa para contar! Os únicos para que se conte são uma xícara de café e uma futura amiga. cassiafreitas7@gmail.com


BEM_CULT_ OBSERVATORIUM OBSERVE AS PESSOAS AO SEU REDOR, NUM EXERCÍCIO SOLITÁRIO

CINDY FREITAS | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | SXC

VIAGEM INSÓLITA PARA FORA DE SI

“Cindy, como você sai de um bloqueio para escrever?”. Uma amiga me fez essa pergunta nesta semana, mal sabendo que eu vivenciava esse mesmo problema. Ela não é tão dada à escrita como eu, mas sem querer ela acabou me fornecendo a inspiração que eu precisava para voltar a escrever. Respondi a ela que, quando isso me ocorria, eu tentava desligar um pouco da necessidade de escrever, ou mesmo do próprio contexto em que estava inserida. Tentava ir para um lugar diferente, conversar com alguém, ou apenas andar por aí. No instante em que a respondi, comecei a refletir em como o “desligar de algo” é tão fundamental e ao mesmo tempo subestimado por nós. Assumimos muitas vezes uma postura bitolada com relação a algum assunto, de tanto remoêlo. Olhamos tão ininterruptamente para alguma situação que terminamos por adquirir um olhar viciado sobre ela. Lembro-me de ler em algum lugar a frase “a vida precisa de pausas”. Mais do que isso, ela também precisa de refrigérios. É claro que o mundo muitas vezes exigirá o contrário: quem já passou, por exemplo, pelo processo seletivo de um vestibular sabe muito bem como a pressão é praticamente ininterrupta (quem nunca ouviu “estude enquanto eles descansam, trabalhe enquanto eles se divertem”

e suas variantes?). Ultimamente, numa onda contrária, fala-se muito em preservar a integridade mental e que esta vem acima de qualquer coisa. Mas, acho que mais do que isso, os refrigérios são também questão de sabedoria. O olhar viciado prejudica o juízo. A postura bitolada impede o olhar para o outro e uma percepção pela qual ele talvez esteja sedento naquele momento. Levante-se. Vá caminhar. Observe as pessoas ao seu redor, num exercício solitário. Converse com alguém que você não fala há algum tempo. Chame um amigo para um café. Olhe para ele e ouça o que ele tem a dizer. Partilhe das experiências dele, alivie as suas dores, forneça uma palavra de carinho, paz, ou mesmo uma que o faça rir. Passe um tempo fora de si próprio e das suas agruras. Em seguida, volte para o seu desafio, o seu contexto, mas com a alma renovada. Vá por mim: seu olhar será muito diferente, muito mais claro. O quebra-cabeça que parecia ter 5000 peças tinha na realidade 200. Desliga que passa. Nós também precisamos fazer uma viagem para fora de nós mesmos. Cindy Figueiredo Freitas. Jornalista, escritora, ávida leitora, old school, diferentona e amante de gatos e corujas. cindyfreitas7@gmail.com

CULT_ 33


BEM_CULT_FITNESS MARÍLIA DINIZ | PERSONAL TRAINER | ESPECIALISTA EM EMAGRECIMENTO MAURO MARQUES | BRANDON TIGRETT PHOTOGRAPHY

COMO FAZER DO FITNESS LIFESTYLE UMA MANEIRA AGRADÁVEL DE VIVER

FITNESS LIFESTYLE

O verão está chegando e você decidiu que agora vaiiii #agoravai. Vai chapar a barriga, vai ficar sarada igual a musa do instagram, vai fazer dieta, vai postar foto de biquíni... De repente, você está se matando na academia, ficando horas e horas na esteira, fazendo dietas restritivas, sentindo fome e irritabilidade constantemente, no final você está aprisionada nas suas rotinas diárias. Infelizmente, é muito comum para as pessoas acreditar que essa é a única maneira de entrar em forma. A boa notícia é que isso simplesmente não é verdade. Na verdade, ficar preso em um regime que você odeia é uma maneira quase infalível de garantir que você nunca vai alcançar seus objetivos de saúde ou estéticos. Na verdade, para se ter um estilo de vida fitness #fitnesslifestyle e saudável, você precisa de hábitos. Veja bem, hábito é um comportamento que você aprende e repete frequentemente, então sua mudança de hábito virá com o tempo, dia após

34 _CULT

dia, semanas após semanas, para isso deve ser algo positivo e agradável. Uma das maneiras que utilizo para verificar se os meus clientes realmente aderiram ao novo estilo de vida é observar a maneira que eles encaram a viagem de férias. Como você encara? Quer comer desesperadamente e na semana seguinte passar fome para compensar ou desfrutar SIM de uma refeição especial e deliciosamente calórica, mas em geral mantendo uma boa alimentação saudável? Praticar algum exercício com peso corporal ou até uma caminhada é interessante para não ficar totalmente parado nessa época. Sempre digo que o primeiro passo é começar uma atividade fisica que realmente te dê prazer. Segundo é aprender a seguir uma boa alimentação e, último, é aprender o equilíbrio, sabendo “escapar” da rotina sem colocar tudo a perder. Marília Diniz é personal trainer, mestre fisiologista e especialista em emagrecimento. www.mariliadiniz.com.br


BEM_CULT CAMPANHA ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DO CANCER DE PRÓSTATA

PUBLI EDITORIAL NINA FOTOGRAFIAS

NOVEMBRO AZUL Dr. Adair J. Batista CRM 16888. Urologista (TiSBU)

No Brasil, a campanha Novembro Azul já faz parte do calendário anual sobre prevenção do câncer de próstata, mas ainda é grande o preconceito para realização dos exames preventivos. Desde 2008, essa iniciativa alerta para o risco do câncer prostático, utilizando ações informativas através das mídias sociais e utilização da cor azul iluminando monumentos públicos de referência. Assim como o Outubro Rosa trata da conscientização das mulheres para os exames de prevenção do Câncer de Mama, o Novembro Azul foca na prevenção do Câncer Prostático. Nas mulheres o autoexame estabelece uma triagem para identificar nódulos malignos, nos homens é fundamental a consulta com um urologista, pois somente pelo toque prostático, via retal, pode-se aferir o potencial de malignidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o Câncer de Próstata é o tipo mais comum entre os homens, exceto o de pele não melanomatoso, e destaca-se como a segunda maior causa de óbito oncológico. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016 ocorreram 61.200 novos casos de câncer prostático no Brasil. Estima-se que quase 25% dos portadores de câncer de próstata ainda morrem devido à doença. É importante considerar a incidência do câncer da próstata no universo familiar, pois pacientes com parentes de primeiro grau com câncer prostático apresentam até 8 vezes mais chance de desenvolverem o tumor maligno. Outros fatores de risco devem ser lembrados, como idade acima de 45 anos, pacientes de cor negra, obesidade, vícios como etilismo e tabagismo. Medidas básicas podem reduzir o risco de câncer, como manter o peso corporal, atividade física regular, não fumar e evitar bebidas alcoólicas. “Não espere sentir dor, urinar

sangue ou retenção urinária para procurar seu urologista. O tratamento só será plenamente curativo na fase inicial da doença, onde é possível erradicar o câncer de próstata”, orienta Dr. Adair.

34 3236-2300 Av. Getúlio Vargas, 801 Bairro Martins - Uberlândia - MG

CULT_ 35


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_ PSICOLOGIA RÉSIA MORAIS | PSICÓLOGA MAURO MARQUES | SXC

ENTENDA A POLÊMICA!

CURA GAY?

36 _CULT


O debate sobre a origem da orientação sexual é hoje um dos mais ardentes da ciência. As respostas se dividem entre os que defendem que uma pessoa nasce gay e as que sustentam que nos tornamos gays, bi ou heterossexuais dependendo do ambiente em que vivemos. Entretanto, nos últimos anos, cientistas apresentaram novidades provenientes de estudos biológicos. Foram encontrados resultados que a formação da sexualidade acontece antes do nascimento,

em parte pelos genes, mas em caso de gêmeos, também por fatores naturais que atuam no desenvolvimento do feto. Deste modo, as principais organizações internacionais de saúde (incluindo as de psicologia) afirmam que ser homossexual ou bissexual é uma característica compatível com uma saúde mental e um ajustamento social completamente normais. A delimitação entre o que pode ser considerado normal e o que deve ser tido como “patológico” é uma questão que gera constantes discussões conceituais. Por esse motivo a despatologização do transtorno de identidade de gênero está sendo um assunto muito discutido e com vários desafios, tanto na medicina, como também na religião e na sociedade em geral. Tudo foi acontecendo com muita pesquisa e, em 1973, a homossexualidade não era mais classificada como um transtorno pela Associação Americana de Psiquiatria e a Associação Americana de Psicologia, em 1975, tomou o mesmo procedimento. Um momento de grande importância foi no dia 17 de maio de 1990, quando a Assembleia Geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou o código 302.0 do CID (Classificação Internacional da Doença) que tratava como doença, distúrbio e perversão o “homossexualismo” e retira o sufixo ismo, pois o mesmo remete a uma patologia, adotando o termo homossexualidade. Em 1999, o CFP estabeleceu regras para a atuação dos psicólogos em relação às questões de orientação sexual, declarando que a homossexualidade não constitui doença e que os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e/ou cura da homossexualidade. No dia 15 de setembro de 2017, o juiz federal da 14ª Vara do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, concedeu liminar que abre brecha para que psicólogos ofereçam a terapia de reversão sexual, conhecida popularmente como “cura gay”, tratamento proibido pelo Conselho Federal de Psicologia desde 1999. A decisão atende a pedido da psicóloga Rozangela Alves Justino e representa uma violação dos direitos humanos e não tem qualquer embasamento científico. Na audiência de justificativa prévia para análise do pedido de liminar, o Conselho Federal de Psicologia se posicionou contrário à ação, apresentando evidências jurídicas, científicas e técnicas que refutavam a liminar. Os representantes do CFP destacaram que a homossexualidade não é considerada patologia, segundo a OMS - entendimento reconhecimento internacionalmente e alertaram que as terapias de reversão sexual não têm resolutividade, como apontam estudos feitos pelas comunidades científicas nacional e internacional, além de provocarem sequelas e agravos ao sofrimento psíquico. O CFP lembrou ainda os impactos positivos que a Resolução 01/99 produz no enfrentamento aos preconceitos e na proteção dos direitos da população LGBT no contexto social brasileiro, que apresenta altos índices de violência e mortes por LGBTfobia. Demonstrou também que não há qualquer cerceamento da liberdade profissional e de pesquisas na área de sexualidade decorrentes dos pressupostos da resolução. O que se trata ou pesquisa é sobre o desconforto de ter essa condição e como lidar com a discriminação e não apoiar a reversão, já que não existe. Résia Morais - CRP-MG 04/31203. Psicóloga Clínica e Hospitalar. Profª Mestre em Psicologia da Saúde. resiamorais@gmail.com

CULT_ 37


BEM_CULT_COMPORTAMENTO DR. JORGE PFEIFER | PSICÓLOGO E PSICANALISTA ARQUIVO PESSOAL | PHXHERE

A VIOLÊNCIA REPRESENTA NOSSA IMPOTÊNCIA E COVARDIA, QUANDO SOMOS CHAMADOS À RAZÃO

AS SEMENTES DA VIOLÊNCIA

Quando me perguntam o que mais me preocupa no comportamento do homem moderno, fico pensando com cuidado o que dizer. Acredito que toda opinião, mesmo quando expressa numa sociedade organizada, nasce e deve ser formulada com possível precisão, senão ela não é uma opinião respeitável e, sim, um ponto de vista indigno de pessoas que explicam essas razões. Nos noticiários cotidianos vejo, a todo momento, o uso da violência cometida contra cidadãos jovens, velhos e grupos sociais altamente globalizados. A velocidade e transitoriedade de valores éticos, morais e legais é desrespeitada e, com isso, torna-se um recurso comum de confronto com a própria sobrevivência. A violência nos dias de hoje não pode ser entendida, nem aceita como resposta comum em um mundo de mudanças constantes e transitórias. Ela expressa nossa revolta e descontrole diante de situações que nos colocam em perigo. Ela representa a nossa

38 _CULT

impotência e covardia, quando somos chamados à razão. Mais que isso, ela demonstra a fragilidade das relações humanas, da desconfiança e da luta interior contra os direitos e as leis. Esta desordem não nos permite entender que todo o nosso autocontrole diante dela nos transformam também em pessoas perigosas. Esta desarmonia acaba por adquirir um caráter violento e desestabilizador. Esta reação, paradoxalmente, nos leva a pensar que o espírito bélico do homem moderno ainda está muito longe de ser controlado. Guerras por ambições desmedidas, terrorismos e crimes absurdos não podem ser justificados por ações e poderes fora do homem. Eles estão na natureza do nosso animal humano e na nossa luta contra esse inimigo oculto, instalado dentro de nós mesmos. Dr. Jorge Pfeifer é psicólogo, psicanalista, escritor e articulista.


BEM_CULT_DICAS PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

COMO TRATAR ESSAS MANCHAS INDESEJADAS

OLHEIRAS

Segunda queixa dermatológica mais comum, as olheiras podem ser causadas por diversos motivos e não só por uma noite mal dormida. Condições como envelhecimento, estresse, má circulação sanguínea, dietas severas, exposição ao sol, hereditariedade, excesso de bebidas alcoólicas, sal na comida, período pré-menstrual e até mesmo alguns remédios podem contribuir para o surgimento dessas manchas tão indesejadas. De acordo com os dermatologistas, as olheiras não são 100% curáveis, mas o tratamento pode ser bem satisfatório. Cada caso deve ser tratado de forma individual, pois existem várias causas para as olheiras. Alguns problemas de saúde como doenças do fígado, diabetes, estresse físico e emocional, e até a idade, podem causá-las. Entre os tratamentos mais comuns estão ativos clareadores e vasoconstritores de uso tópico, laser, luz intensa pulsada, peelings e preenchimentos. As olheiras podem ser divididas em melânicas, quando há um acúmulo de melanina na região dos olhos, causada muitas vezes pelo excesso de sol, pela condição genética e estímulo hormonal, as

vasculares que possuem um tom mais arroxeado, causada por pele fina e visibilidade do músculo e dos vasos, e as que ocorrem por perda de volume local e bolsas, criando um sulco nessa região e um efeito de sombra. Dicas importantes - Beba água várias vezes ao dia. - Durma pelo menos 7 horas por noite. - Evite fumar e ingerir álcool em excesso. - Trate alergias como rinite e bronquite. - Sinta-se feliz e sem estresse. - Pratique atividades físicas e mantenha uma dieta equilibrada. - Beba sucos de fruta natural. - Evite a exposição ao sol para evitar a piora da pigmentação abaixo dos olhos. - Use filtro solar. - Compressas geladas com chá de camomila, soro fisiológico ou água filtrada podem amenizar. - Cada tipo de pele e cada tipo de olheira têm um tratamento mais indicado e quem pode avaliar e indicar o método ideal é o dermatologista. CULT_ 39


BEM_CULT_SAÚDE OCULAR PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

ISO OLHOS E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA SAÚDE OCULAR

HOSPITAL OFTALMOLÓGICO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com investimentos em prevenção. Número que poderia ser bem menor, caso os pacientes tivessem acesso a tratamento precoce. Estes números reforçam a importância da prevenção, um dos papéis que o ISO Olhos Instituto de Saúde Ocular, de Uberlândia, cumpre junto aos seus pacientes/clientes. Desde a sua fundação, em 1998, o ISO Olhos trabalha para oferecer o que existe de mais avançado para cuidar da saúde dos olhos da população de Uberlândia e região. Seu corpo clínico está permanentemente atualizado, com tecnologia de ponta e busca constante pela excelência na prestação de serviços. É um Hospital Especializado em Oftalmologia, na categoria de Vigilância Sanitária, que se mantém em dia com o que há de mais moderno nessa especialidade médica. Em 2006, com o objetivo de ampliar e disseminar o conhecimento tecnológico e científico de seu corpo clínico, o ISO Olhos inaugurou uma unidade em Araxá-MG.

40 _CULT

Um exemplo disso é a aquisição do Laser de Femtosegundo, tecnologia que proporciona precisão e segurança para o tratamento das disfunções cristalinas, lensectomias (cirurgia a laser) e catarata. Oferece ainda as melhores opções de lentes intraoculares, com destaque para a lente trifocal, que foi autorizada no Brasil pela Anvisa, há poucos meses. A preocupação com a saúde ocular se estende a pacientes de várias faixas etárias. O ISO está pronto para atender o grande número de jovens que vem apresentando disfunção corneana, por exemplo. Nessa área são oferecidos tratamentos inovadores como o crosslinking, anel corneano e o transplante de córnea. Para pessoas mais idosas, o ISO tem acompanhamento personalizado que contribui para estabilizar e fazer regredir os danos causados à retina. O ISO Olhos foi fundado pelos médicos oftalmologistas André Rodrigues da Cunha, Maria do Carmo Monte e Mário Carvalho. Um ano depois do início do atendimento, criou o Programa Social ReviVER, para pacientes de baixa renda indicados por instituições filantrópicas e religiosas. Mais de 40 mil pessoas já foram atendidas em consultas, cirurgias, testes de visão, consultas médicas e exames, feitos pelos colaboradores e equipe médica. A iniciativa já rendeu o título de Empresa Cidadã em várias edições (conferido pela Câmara Municipal de Uberlândia e CDL). Em 2017, deu início ao segmento de educação, com o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, para formação de novos médicos especialistas. O novo semestre começa em março de 2018. O ISO Olhos foi a marca mais lembrada na pesquisa Top Of Mind, categoria Hospital Oftalmológico, sob a responsabilidade da NOS Projetos de Conteúdo, a XTRATEGIE e UFU-Fagen. Para os diretores é engrandecedor e também uma realização profissional e ética de toda a equipe, pois demonstra a confiança dos pacientes/clientes nos colaboradores e corpo clínico. Considerando-se o ambiente interno, em 2017, o ISO conquistou seu maior reconhecimento com o prêmio nacional Melhores Empresas para se Trabalhar, do Instituto Great Place to Work (GPTW), na categoria Saúde - Hospital.


PREVENÇÃO ATITUDE QUE FAZ A DIFERENÇA NA SAÚDE OCULAR.

Ignorar os sintomas que podem prejudicar a sua visão é privar os seus olhos de enxergar os bons momentos da vida. Você tem a consciência da importância da prevenção? O ISO Olhos tem o compromisso de cuidar da sua saúde ocular em um hospital oftalmológico com corpo clínico altamente capacitado.

Programe sua consulta preventiva. 34 3230 5050 Mais de 40 mil atendimentos gratuitos.

Eleita uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Eleita Empresa Cidadã por ter como premissa a responsabilidade social.

Marca mais lembrada na categoria Hospital Oftalmológico.

Selo Amigo da Juventude por incentivar jovens profissionais.

CULT_ 41


42 _CULT


CULT_ 43


BEM_CULT_COOPERATIVA PUBLI EDITORIAL ARQUIVO PESSOAL

COOPERATIVA INVESTE NO MAIOR SUPORTE MUNDIAL DE TOMADA DE DECISÕES MÉDICAS

UP TO DATE

Médicos cooperados e prestadores de serviço da Unimed Uberlândia contam com o auxílio de uma das principais ferramentas eletrônicas utilizadas em todo o mundo para auxiliar na tomada de decisões. A plataforma Up to Date disponibiliza informações científicas, recomendações específicas e práticas para o diagnóstico e tratamento de alto valor e confiança para consultas, pois são baseadas em evidências. No Brasil, as operadoras de planos de saúde disponibilizam a ferramenta aos seus médicos e prestadores como forma de tornar as tomadas de decisões mais seguras e assertivas. O suporte existe há 25 anos e nasceu a partir do trabalho de pesquisadores da Universidade de Harvard, com sede em Boston, nos Estados Unidos. A empresa que

44 _CULT

administra o programa faz parte do grupo holandês Wolters Kluwer Health. A base de dados do Up To Date avalia mais de 470 periódicos médicos em todo o mundo, com atualizações permanentes. Mais de 6.500 profissionais médicos contribuem para ampliar e enriquecer o acervo de dados. Segundo o físico-médico e gerente de novos projetos da empresa, Daniel Guilherme Christiano, a seleção dos profissionais que compartilham essas informações leva em consideração três fatores: ser clinicamente ativo, estar vinculado a uma grande instituição de ensino superior, desenvolver pesquisas e publicar estudos em jornais e revistas que são referências para a Medicina. “Já foi comprovado que ele muda a forma como os profissionais praticam a Medicina e é o único recurso associado com melhores resultados”, aponta Daniel Guilherme. A Unimed de Uberlândia foi uma das primeiras do País a ampliar o serviço também às suas redes prestadoras de serviço. Foram disponibilizadas senhas para os hospitais, laboratórios e clínicas, o que beneficia um maior número de usuários da saúde. Entre os cooperados, o acesso é feito na sede da própria operadora ou nos locais de atuação do médico. A partir de uma senha que é disponibilizada pela operadora, o cooperado tem acesso ao banco de dados pelo computador ou dispositivo móvel. Seu formato exclusivo e capacidade de pesquisa permitem acessar as respostas às questões clínicas de forma rápida e fácil. Em pelo menos 25 especialidades médicas, o programa consegue responder a mais de 95% das dúvidas. “Estudos demonstram que o Up To Date, ao ser utilizado no ambiente hospitalar, está associado à redução do custo do atendimento e à melhoria da qualidade hospitalar de acordo com diversas métricas importantes, incluindo menor tempo de internação, menores taxas de complicações e maior segurança do paciente”, aponta Daniel. Ao acessar o Up To Date para uma consulta, o cooperado consegue visualizar a informação de quando aquela postagem foi atualizada ou revista. As evidências são baseadas a partir de uma série de recursos como pesquisas em banco de dados de agências conceituadas governamentais e não governamentais, publicações de ensaios clínicos e relatórios oficiais, congressos científicos nacionais e internacionais, experiências clínicas e observações dos autores, editores e revisores selecionados.


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_ CIDADANIA KAROLINA CORDEIRO | PALESTRANTE MOTIVACIONAL ARQUIVO PESSOAL | SXC

UM EXCELENTE CAMINHO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

EMPREENDEDORISMO SEM FRONTEIRAS

Quando falamos em empreendedorismo, logo nos vem à mente a visão de uma pessoa determinada, sonhadora e com objetivos bem definidos que busca inovar, “pensar fora da caixa”, não é mesmo? O empreendedorismo de pessoas com deficiência vem crescendo nos últimos anos no Brasil e tornando-se uma alternativa para os profissionais realizarem seus próprios projetos ou mesmo buscarem outras formas de inclusão quando encontram dificuldades para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. O empreendedorismo é o caminho com perspectivas de crescimento como profissional e ser humano. Empreendedorismo para pessoas com deficiência tem como um dos objetivos estimular a conquista e a autonomia financeira, além de resgatar a autoestima, e também funciona como forma de inclusão. Sim, mas normalmente nos vem à mente também a ideia de uma pessoa sem deficiência, que seja saudável e que tenha todos os membros, capacidades e sentidos funcionando perfeitamente. Empreender é para os fortes! Em geral, acredita-se que pessoas com deficiência são incapazes. Esta visão errônea vem de uma realidade histórica em que pessoas com deficiência eram sumariamente eliminadas ou escondidas em séculos passados e, ao longo do tempo, foram sendo “acolhidas” na sociedade como

“coitados”, aqueles que precisam de piedade e ajuda, um “peso” que a sociedade precisa carregar. Dicas para ser um empreendedor Preste atenção: conheça seu consumidor. Marketing: pessoas com deficiência existem em todas as classes sociais e faixas etárias. Por isso, promover um produto voltado para esse público requer uma campanha ampla, com mensagem clara e comunicação focada nas funcionalidades dos produtos. Precificação: pesquisas apontam que o consumidor com deficiência física, em média, tem renda menor que a do restante da população. É importante se lembrar disso na hora de precificar o item e fazer projeções de receita e faturamento. Estigmas: o consumidor com deficiência física não quer ser encarado por suas diferenças, mas sim pelo que o faz igual ao resto da população. Driblar estigmas e o “coitadismo” ao falar com o cliente é um dos maiores desafios deste mercado. Eu Acredito! Eu consigo! Sem limites! São palavras que não podem faltar no vocabulário! E aí, o que você está esperando? Karolina Cordeiro, mãe do Pedro (8 anos), que possui uma síndrome rara (Aicardi Goutieres), que o tornou tetraplégico e necessita utilizar as vagas diariamente. Sofre como outras pessoas com deficiência todas as agressões verbais e falta de respeito.

CULT_ 45


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_ NUTRIÇÃO DR. EDUARDO REIS | NUTRICIONISTA VICTOR CABRAL | SXC

A DC FOI CRIADA PARA TRATAR CRIANÇAS COM EPILEPSIA REFRATÁRIA

DIETA CETOGÊNICA, GENÔMICA NUTRICIONAL E ÉTICA PROFISSIONAL Nos últimos dias, acompanhamos através de notícias e mídias sociais, a polêmica sobre a prescrição da Dieta Cetogênica (DC), a um paciente famoso, com câncer avançado de pâncreas, feita por um médico controverso que tem se posicionado contra associações, conselhos regionais, federais e sociedade de notórios pesquisadores. A DC foi criada em 1921 pelo médico, Wilder, da Mayo Clinic, para tratar crianças com Epilepsia Refratária (ER), numa época onde os medicamentos não ofereciam grande melhora apenas com tratamento farmacológico. Embora se

46 _CULT

desconheça o mecanismo de ação exato da DC na ER, alguns autores demonstraram que esse meio nutricional guarda relação direta, porém não linear, com o grau de proteção contra crises epilépticas e também reduz o número de visitas e hospitalizações e seus custos correspondentes. Apesar da indicação clínica para a patologia em questão, a DC não possui


grandes comprovações no tratamento do câncer em humanos, porém um grande número de pesquisas voltam a ser praticadas com intuito de averiguar o efeito nutricional dessa prática que prescreve uma dieta com razão acima de 3:1 (lipídios: carboidratos e proteínas) com restrição de carboidratos, taxas minimamente adequadas de proteínas e alto teor de lipídios. A grande discussão não é sobre a adoção do meio nutricional feita pelo médico em questão, mas sim como foi “vendida” a cura para um tratamento que nunca existiu. A dieta, por si só, não tem o poder de curar uma doença, independente do grau que ela se encontre, ainda mais substituindo a terapia tradicional. E não, não se trata de propaganda da indústria far-macêutica, realmente o alimento funcional não pode oferecer tratamento e o nutracêutico, com nutrientes e compostos bioativos diversos, pode oferecer prevenção e tratamento, desde que não retirada a terapia convencional. Provavelmente, as respostas dessas perguntas sobre o corpo humano podem estar na genômica nutricional, uma ciência

nova que tem por objetivo estudar a influência da variabilidade genética entre os indivíduos, a qual responsável pelas diferenças no estado de saúde e no risco de doenças, considerando os diferentes padrões de ingestão alimentar, a forma como as interações entre componentes da alimentação e genoma afetam o padrão de expressão gênica e à influência da alimentação sobre mudanças na expressão gênica, mas sem que ocorram alterações na sequência do DNA, mas de todo modo a resposta que queremos segue a mesma: nossos profissionais apresentam ética e conduta profissional adequada para trabalhar com algo tão sério... Dr. Eduardo Reis - Nutricionista Esportivo e Palestrante, Esp. Fisiologia do Exercício Treinamento e Performance, Esp. Fisiologia, Nutrição e Atendimento Personalizado, Pós-Graduando em Nutrigenômica e Nutrigenética, Docente Pós-Graduação, UNIPAC MG, Moura Lacerda SP e INADES MG.

CULT_ 47


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_ ESTAR BEM AOS 40 SIMONE MENDES HUGO MATOS | SXC

APÓS OS 40 ANOS: AINDA DÁ TEMPO DE TER DENTES ALINHADOS?

ORTODONTIA

Todos nós sabemos que a autoestima elevada é um conjunto de fatores, como uma família ao lado, amor e por que não cuidados com o nosso corpo. Isso inclui o nosso cartão de visitas e como cuidar bem dele: nosso sorriso! De acordo com a ortodontista Alessandra Caetano, atualmente são vários os tratamentos oferecidos para deixar o sorriso ainda mais bonito, principalmente, após os 40 anos. A especialista explica que a procura por tratamentos ortodônticos nessa idade tem inclusive aumentado. “Nessa idade, muitos já estão em cargos no trabalho que necessitam de um sorriso confiante ou simplesmente desejam melhorar a autoestima”, comenta. Segundo

Alessandra, o tratamento mais procurado nessa faixa etária é o estético. “Este tipo de tratamento é feito com o uso de aparelhos ortodônticos que são fabricados com os mesmos parâmetros e funções que um aparelho metálico. Mas, por serem voltados à estética, são fabricados em porcelana e apresentam, praticamente, a mesma cor dos dentes”, explica. Indicação A recomendação da ortodontista para iniciar qualquer tratamento é uma boa análise de um profissional para avaliar cada paciente e, assim, auxiliar na obtenção de bons resultados. “Não devemos nos esquecer de que antes de começarmos o tratamento, principalmente em adultos, é preciso analisar bem toda a parte periodontal, para garantirmos se o paciente apresenta algum grau de perda óssea ou qualquer quadro que inviabilize o tratamento”, aponta. Para esta idade, os tratamentos são realizados muitas vezes de maneira multidisciplinar, especialmente em casos de alinhamento dentário anterior a uma reabilitação com implantes. O que a ortodontista deixa claro é que nunca é tarde para iniciar algo que eleve sua autoestima e que contribua para o seu bemestar. E, claro, o sorriso é a melhor forma para isso! Site: www.estarbemaos40.com.br Instagram: simone.mendess Facebook: estarbemaos40 G1 Triângulo: Blog Simone Mendes

48 _CULT


UBERLÂNDIA SHOPPING - 2º PISO

WWW.THEBODYSHOP.COM.BR

CULT_ 49

© 2017 Registered trademark of The Body Shop International Plc All rights reserved Absolutely no reproduction without the permission of the owners ® Registered trademark of The Body Shop International Plc

LOLITA BY

UMA COLABORAÇÃO CHEIA DE CAUSA

Edição especial comemorativa

Fragrância 100ml Deliciosas notas de frutas VERMELHAS, FLORES brancas e BAUNILHA


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_ ESTAR BEM AOS 40 SIMONE MENDES HUGO MATOS | SXC

A farmacêutica Elida Martins

POUCO INVASIVO E QUASE INDOLOR, SKINBOOSTER TEM GANHADO ESPAÇO NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS

SKINBOOSTER

A idade vai chegando e não há quem não se preocupe com a aparência, não é mesmo? Uma nova técnica vem chegando para garantir a longevidade e rejuvenescimento da pele: o Skinbooster. Segundo a farmacêutica Elida Martins, é bom reforçar que muito mais do que investir apenas em tratamentos estéticos, quem deseja uma pele jovem e saudável deve investir também nas vitaminas certas. “As pessoas devem entender que a nossa pele diz muito sobre a alimentação que temos e o que sempre recomendo para uma pele bonita e saudável é o consumo de alimentos que contenham as vitaminas E, C, H e D e minerais como o selênio, o licopeno e ômega 3”, explica Elida. Hidratação profunda O Skinbooster é um tratamento que prioriza regiões em que as rugas são mais finas, como o rosto, colo e mãos. Segundo Elida, o tratamento é pouco invasivo e quase indolor. “O nome Skinbooster vem dos ativos que são injetados na pele, promovendo uma hidratação profunda. A ideia é que esses ativos sejam capazes de atuar na

50 _CULT

derme e devolver a juventude da pele, sem acrescentar volume a ela”, comenta. A farmacêutica também alerta que, como todo procedimento, deve ser realizado por profissionais especializados, para que os resultados sejam de sucesso. “O procedimento é praticamente indolor e pouco invasivo, além de não atrapalhar o paciente em suas atividades cotidianas. Porém, mais do que isso, devese ficar atento ao fato de que procurar clínicas e profissionais especializados faz toda a diferença no resultado final”, pontua. A técnica é indicada para peles maduras ou com rugas, que estejam desidratadas, além de amenizar cicatrizes causadas pela acne, entre outros problemas. O importante, dentro de todo procedimento estético, é estar atenta ao profissional que irá executar o procedimento e seguir todas as recomendações dele, para que os resultados sejam duradouros e te deixem ainda mais bela. Site: www.estarbemaos40.com.br Instagram: simone.mendess Facebook: estarbemaos40 G1 Triângulo: Blog Simone Mendes


Inscrições www.apuanaesportes.com.br Cotas de patrocínio comercial@netcult.com.br 34 3232 6600

CULT_ 51


@carmensteffens CarmenSteffensOnline

CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS

Galeria Yazo | Center ShoppinG | Uberlândia - MG arUba

bUenoS aireS

CanCÚn

CanneS

MiaMi

MonterreY

pUnta del eSte

560 LOJAS - 19 PAÍSES

rio de Janeiro

SantiaGo

SÃo paUlo


Carmen Steffens


MAIS CULT_EDITORIAL CARINA ALENCAR HUGO MATOS

No mês que a mulher está em evidência em campanhas como Outubro Rosa no cenário mundial, o empoderamento feminino ganha força e beleza. Fotos Hugo Matos Edição de Moda Carina Alencar Créditos Dr. Alysson Marcondes Modelo Luisa Amaral

54 _CULT


ENSAIO COM REALIDADE AUMENTADA. BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

CULT_ 55


MAIS CULT_EDITORIAL CARINA ALENCAR HUGO MATOS

56 _CULT


CULT_ 57


MAIS CULT_EDITORIAL CARINA ALENCAR HUGO MATOS

58 _CULT


CULT_ 59


MAIS CULT_EDITORIAL CARINA ALENCAR HUGO MATOS

ENSAIO DO MÊS

BACKSTAGE

Joias Aparatto Praça Tubal Vilela, 128A 34 3236-4722

Cabelo & Make Evidence Cabelo e Pele Av. João Naves de Ávila, 1034 34 3212-6468

60 _CULT

Sandálias Anacapri Center Shopping Uberlândia 34 3235-4561

Biquíni Brilho do Sol R. Piauí, 1896 34 3212-6357

Lingerie Valisere Uberlândia Shopping 34 3225-6840

Making Of Awii Films Abner Moura @awiifilms 34 99322.8455


CULT_ 61


MAIS CULT_MODA CARINA ALENCAR | EDITORA DE MODA DIVULGAÇÃO | HELOÍSA SANTOS | MINAS TREND

EVENTO COMPLETA 10 ANOS

LUCAS MAGALHÃES

MINAS TREND O Minas Trend é um dos principais salões de moda da América Latina e aconteceu nos dias 3 e 6 de outubro em Belo Horizonte. Esse ano, o evento comemora 10 anos. Na passarela marcas importantes como Lucas Magalhães, Bobstore e Manzan apresentaram suas coleções Inverno 2018. As principais tendências foram as estampas florais, o estilo contemporâneo, cores vibrantes, peles, pelos e plumas, e como não pode faltar na moda mineira, os bordados! MANZAN

BOBSTORE

UNITY SEVEN

62 _CULT


CHANEL Em um lugar inusitado, a Chanel apresentou seu desfile verão 2018.

TOMMY HILFIGER A marca escolheu Londres para seu primeiro desfile fora dos EUA, desfilando o streetwear, moda urbana em sua coleção.

O desfile da Versace foi um grande destaque em Milão ao trazer de volta divas dos anos 90!

CULT_ 63


MAIS CULT_MODA ALITÉIA MILAGRE | JORNALISTA PXHERE

MAIS QUE UMA TENDÊNCIA, UM NOVO COMPORTAMENTO

MODA SUSTENTÁVEL Em tempos de crise ou não, sempre é moda ser sustentável e muitas pessoas têm dado importância a esse assunto. Um estudo internacional encomendado pela Unilever, realizado em 2017, revela que 85% dos consumidores brasileiros preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. Nesse contexto, a moda sustentável se caracteriza pelo equilíbrio entre natureza, economia e o modo de consumir de uma sociedade que se preocupa com o planeta. A consultora de imagem, Carina Alencar, explica que o consumo de moda consciente pode ser aplicado de diversas maneiras. “Às vezes, a pessoa tem uma infinidade de peças e diz que precisa adquirir novas. Mas, na verdade, precisamos de um novo olhar. Criar produções diferentes com as próprias roupas, dando cara nova para o look, é uma das formas de aproveitar o que se tem no guardaroupa. Outra forma criativa e sustentável é a customização das peças, dessa forma estaremos evitando o desperdício e colaborando com o meio ambiente”, revela. Uma das funções de uma consultora de imagem é ajudar os seus clientes a montarem looks com roupas que já têm para as ocasiões cotidianas. “Já deixo tudo harmonizado no closet, inclusive com os acessórios. É só pegar e vestir. É rápido e prático”, explica. Nesse contexto do reaproveitamento, a cultura dos brechós está ganhando mercado. Ao invés de adquirir uma peça nova, para inovar o guardaroupa, muitas pessoas compram peças em

64 _CULT

bom estado de conservação e bem mais em conta em bazares. Além de ser mais barato, é uma forma de reutilizar a vestimenta, pois enquanto para uns é item usado, para outros se torna novo. Outra opção que contribui para um mundo melhor, quando o assunto é ser sustentável, é doar, trocar peças de roupas com amigos ou até vendê-las em um brechó. E o que fazer com aquelas peças que saem por algum tempo de moda? “Quem nunca viu calça boca de sino, jardineira, saia e shorts com cintura alta, pochetes, sapato de verniz, suspensório, um vestido de veludo sair de moda e depois voltar? Então, guarde. A moda que hoje pode não ser usual, amanhã pode retornar com tudo”, orienta Carina Alencar.


MAIS CULT_MODA CARINA ALENCAR | EDITORA DE MODA DIVULGAÇÃO | SXC

FAÇA UM CHECKLIST DO QUE VOCÊ TEM

GUARDA-ROUPA CÁPSULA Hoje em dia, muitas pessoas investem em um guarda-roupa cápsula. Geralmente ele se compõe de 30 a 50 itens de peças do vestuário, acessórios e sapatos. Fizemos uma lista para você fazer um checklist do que você possui e/ou precisa ter para ter um guarda-roupa funcional!

Assinale com um (X) as peças que você já possui no seu armário. ( ) Camisa branca ( ) Camisa preta ( ) Camiseta branca ( ) Camiseta preta

( ) Camiseta cinza ( ) Chemise ( ) Regata de seda (cor neutra) ( ) Regata de seda (colorida) ( ) T-shirt com estampa ( ) Maiô e/ou biquini ( ) Saída de praia ( ) Jeans Skinny ( ) Legging preta ( ) Jeans flare ( ) Calça de alfaiataria ( ) Calça de couro fake ( ) Calça de brim (cor) ( ) Cardigã básico ( ) Blaser preto ( ) Blaser cor neutra ( ) Colete de alfaiataria ( ) Colete de pelo fake ( ) Jaqueta jeans ( ) Jaqueta de couro (Perfecto) ( ) Vestido de festa curto ( ) Vestido de festa longo ( ) Vestido preto básico ( ) Vestido curto estampado ( ) Vestido longo casual ( ) Macacão ( ) Saia mídi ( ) Saia casual ( ) Scarpin nude/preto ( ) Peep-toe ( ) Sandália de tira nude/preta ( ) Tênis casual ( ) Tênis esportivo ( ) Rasteira ( ) Sapatilha bico fino preta ( ) Sapatilha bico fino nude ( ) Bolsa grande ( ) Clutch ( ) Bolsa de corrente ( ) Bolsa de festa ( ) Relógio ( ) Brincos ( ) Anéis ( ) Gargantilha ( ) Colar longo ( ) Óculos de sol CULT_ 65


MAIS CULT_MODA CAROL CHICORSQUI E MAÍRA CAMARGO | DIGITAL INFLUENCER DIVULGAÇÃO

TENDÊNCIAS PRIMAVERA-VERÃO

ACESSORIZE-SE Os acessórios transformam o look, então fique por dentro das principais tendências desses elementos nessa primavera/verão. O retorno da boina! O acessório dos anos 80 e 90 voltou em versões que vão do shape clássico ao nerdy, passando pelo marinheiro à francesa. Ela é indispensável para quem quer dar um “up” na produção. Você pode usar a boina com qualquer tipo de penteado (trança, rabo de cavalo baixo ou os fios soltos), a #DicadaCarolChicorsqui para combinar a boina em um look, aposte em peças retrô, calça cropped e em outros modelos despojados. Os mini óculos viraram febre e trazem uma pegada vintage, com cara de anos 90 para a estação. Os redondos, quadrados e gatinhos são os modelos mais buscados. A #DicadaMaíraCamargo para quem adora uma novidade e não tem medo de se arriscar é apostar nesse acessório para finalizar uma produção com muita atitude e personalidade. Da Vovó, para as passarelas! As correntes que antes eram meramente funcionais, feitas de borracha, silicone ou nylon, aparecem esbanjando atitude. Largas, coloridas, de metal, acetato, seda ou couro, elas além de segurar os óculos, fazem às vezes de um colar. A #DicadaCarolChicorsqui é para vocês usarem com os óculos de sol ou de grau, apostem nos modelos extravagantes ou discretos, vai depender do seu estilo!

66 _CULT

Quem disse que bolsa de palha é para usar apenas na praia ou piscina? Umas das tendências mais fortes em acessórios do verão 2018 é justamente a bolsa de palha em looks do dia a dia. Em diferentes tamanhos e formatos, as bolsas de palha são super estilosas e dão um toque despretensioso à produção. A #DicadaMaíraCamargo é combinar o acessório com peças bem urbanas, como jeans e até alfaiataria.


MAIS_CULT_DICAS PUBLI EDITORIAL STUDIO BRUNO SOUZA

SPÉCIALITÉ BUSINESS GROUP

Carolina Vieira é empresária, sócia-proprietária da Spécialité Business Group, um grupo de empresas especializadas em saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida. Apaixonada pelo segmento de Beleza e Higiene Pessoal. Spécialité Cosméticos, Esmaltes e Maquiagens, empresa de Uberlândia e totalmente exclusiva para o público feminino. “Toda mulher gosta de estar sempre bonita e bem maquiada, mas muitas ainda sofrem com diversas dúvidas”, revela Carolina. Qual o produto ideal para cada tipo de cabelo? Quais são as cores e tendências de Nail Art (arte de unha)? Quais são as melhores marcas e dicas de maquiagens? Qual o melhor Make para cada momento? A Spécialité Cosméticos, Esmaltes e Maquiagens é o melhor lugar para você se sentir segura, independentemente do seu estilo: clássico, moderno ou fashion. Av. José Fonseca e Silva, 1109 - Luizote de Freitas 99644-9898 (whatsapp) Facebook: spécialité cosméticos Instagram: @specialitecosmeticos Email: carolinavieiracc@gmail.com

SCANDALOSA MODA & ACESSÓRIOS

Colorido, cheio de estampas e peças que oferecem conforto, a estação mais quente do ano vai abrir 2018 com muito estilo e personalidade. Usando e abusando de cores vivas, como o rosa, laranja e amarelo em tons fortes. O que vem com força total nessa estação são os queridinhos: peças com muitos babados, transparências, tons neutros e o mais apaixonante: bordados e flores artesanais. Essa tendência, somada a peças como jeans, traz estilo e muita personalidade aos looks. Essas tendências já estão em nossa loja em peças delicadas e apaixonantes, com preço mega especial sem comprometer a qualidade. Faça-nos uma visita e aproveite nossas promoções! 34 3236-1246 Av. José Fonseca e Silva, 1101 - Loja 03 - Luizote Facebook: Scandalosa Moda e Acessórios Instagram: @scandalosamodas

JOELLEN RAFACHO NAILSSTYLIST

Joellen Rafacho é proprietária do salão onde o seu públicoalvo são suas Nails Art. E deixa uma dica para essa estação que são tendências, o Candy Color que são as cores de doces e jujubas, foi assim com o Animal Print e o Geométrico, e as Candy Colors que voltaram com tudo nas novas coleções de roupas, sapatos e acessórios e lógico nas unhas. Vale escolher uma cor só ou até mesmo usar mais cores. Trabalho na área da beleza, específicamente com Nail Art: maneira criativa de pintar, decorar, realçar as unhas, desde desenhos a mão livre a aplicações de pedras. 34 99162-5452 Rua Alcione Zago, 250 - Luizote Facebook: Joellen Rafacho NailsStylist Instagram: @joellenrafacho Email: joellenrafachog@gmail.com

TRIBO DA RASTEIRA

Nesta estação Primavera/Verão, quando se fala em calçados, os tênis, dentre outros modelos, saem do cenário atlético da academia e do parque, e passam a compor o visual do dia a dia. Outra tendência são os Mules, com e sem salto, eles garantem um visual despojado e confortável. Trouxemos também peças com materiais diferenciados e em várias texturas, garantindo um look fashion. O Mocassim, que deixou de ser um sapato masculino e tornou-se o queridinho das mulheres, chega em nova versão, ideal para o uso diário. As amarrações continuam em alta e reinventam diversos estilos de plataformas retas. Nas Bolsas, a tendência são as aplicações em metais, assim como estampas florais com fundo escuro. As sandálias Gladiadoras são transformadas em modelos pesados, ideal pra transformar um look diário em noturno. Você encontra tudo isso em nossa loja por preços acessíveis e em grande variedade! 34 3237-8146 | WhatsApp: 34 99772-3713 Av. José Fonseca e Silva, 444 - Luizote Facebook: Tribo da Rasteira Uberlândia Instagram: @tribodarasteiraudii

CULT_ 67


MAIS CULT ANA FLÁVIA GOULART | PERSONAL ORGANIZER MURILLO OLIVEIRA | SXC

RETIRE TUDO QUE NÃO PERTENCE A ESTE LUGAR E “MÃO NA MASSA”

COMO ESTÁ O ARMÁRIO DO SEU BANHEIRO? E se não possuem muito espaço, abusem de ganchos, nichos, caixas, tudo para ajudar na organização e ainda dar um toque de decoração. Maquiagens e perfumes eu recomendo não deixar no banheiro, pois com a interferência de temperatura constante e a umidade podem estragar esses itens que são os nossos queridinhos. Então, hora de pensar em outro cantinho pra eles. Aqui vão algumas fotos para vocês se inspirarem. Espero que tenham gostado da dica desta edição. Até a próxima! Ana Flávia Goulart é personal organizer em Uberlândia. anaorganizapo@gmail.com Instagram: @ana_organiza Facebook: Ana Organiza

Você já parou para olhar para o seu armário do banheiro e viu como está? Será que nele estão apenas os itens que você utiliza nesse espaço? Bom, para começar, o ideal é retirar tudo de dentro dele, fazer aquela limpeza e depois começar a separar os itens que realmente devem ficar no banheiro. Retire tudo que não pertence a este lugar e “mão na massa”. No armário debaixo da pia podemos criar as categorias como estoque (que seriam os sabonetes, papel higiênico, pasta de dente, etc), rosto, corpo, cabelo e praia, por exemplo. Para ficar melhor, o ideal é usar cestinhas para cada categoria. Já nas gavetas, podemos colocar itens de higiene bucal, escovas de cabelo e acessórios de cabelo, como secadores, pranchas, dentre outros.

68 _CULT


MAIS_CULT_CÁ ENTRE NÓS AÇÕES PARA TRANSFORMAR SUA VIDA

KELLY BASTOS DIVULGAÇÃO | SXC

COMECE A SER FELIZ AGORA!

Felicidade. Sensação única, de intensidade imensurável, de busca constante e de tamanha importância para a humanidade que, desde 2012, existe uma data para celebrá-la: 20 de março. O Dia Internacional da Felicidade. Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Internacional da Felicidade tem como objetivo promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e a melhoria dos padrões de vida. A felicidade é uma sensação efêmera capaz de tornar o ser humano muito mais positivo, motivando-o a ações mais criativas, generosas e construtivas. Algumas estratégias e ações dão resultado imediato e podem ser colocadas em prática para elevar o estado de felicidade. Gratidão: relacione coisas positivas que aconteceram com você nos últimos dias ou meses. Ótima forma de desenvolver o hábito de se sentir grato por todas as suas conquistas. Apreciação: reserve tempo para focar no presente e saborear algo prazeroso do seu dia a dia.

Otimismo: encare desafios com otimismo, focando na vitória e, principalmente, na superação dos obstáculos inerentes à vida. Com essa forma de agir você reduzirá a negatividade dos seus pensamentos. Relacionamentos: pense em algo positivo, extremamente importante que alguém fez para você, procure essa pessoa e agradeça-lhe. No primeiro tópico, a gratidão é voltada para si mesmo, nesse tópico a força de gratidão é desenvolvida para a sua relação com o próximo. Renovação: faça uma lista focando o lado positivo dos seus desafios ou o que você aprendeu com situações críticas. Isso ajuda a realizar uma verdadeira faxina mental. Em um segundo momento, relacione todos os sentimentos positivos, realizações e novas oportunidades, renovando o padrão psicológico e fortalecendo as suas perspectivas. Kelly Bastos é blogueira, administradora e consultora publicitária. Me sigam friends: www.blogdadudi.com.b Facebook: Dudi Bastos Instagram: Dudi_Bastos - Email: dudibastos@yahoo.com.br

CULT_ 69


CULT KIDS 71

Educação

Aprendizagem ativa

72

Alimentação e desenvolvimento Da face à oclusão

70 _CULT


MAIS_CULT_KIDS

PROJETO PEDAGÓGICO CONSISTE EM UMA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

PUBLI EDITORIAL STUDIO BRUNO SOUZA

EDUCAÇÃO INFANTIL APRENDIZAGEM ATIVA ações, situações, experiências e relações cotidianas sobre os objetos, que oportunizem a ação individual e coletiva. Pensando nisso, ao longo de mais de 20 anos, a Escola Oficina do Saber está atenta ao processo de ensino e aprendizagem, buscando o que há de mais avançado nas áreas de conhecimento relacionados à educação. Conta com uma equipe de pedagogos e em sua carga horária semanal há aulas especializadas de música, educação física, ballet e judô, que contribuem de forma efetiva no desenvolvimento de habilidades motoras importantes para a faixa etária, além de desenvolver habilidades comunicativas e sociais. A escola está em um novo endereço, com um espaço planejado para atender as demandas infantis, com uma área verde de árvores frutíferas e muito espaço para brincar, atividade essencial na infância. Nesse período, a brincadeira não é só diversão, mas é também descoberta, consolidação e aprendizagem. Venha nos fazer uma visita e conhecer a escola!

A Escola Oficina do Saber é uma instituição privada de ensino que visa constantemente oportunizar a produção do conhecimento infantil por meio de processos de ensino e aprendizagem. Nosso projeto pedagógico consiste em uma concepção construtivista do ensino e da aprendizagem, que fundamenta suas ações para que o aluno construa, modifique, enriqueça, diversifique seus esquemas de conhecimento e aprenda de forma singular e verdadeira. Do ponto de vista do aluno, ele é o indivíduo ativo desse processo, elaborando por meio de suas aprendizagens novos conhecimentos.

Direção: Juliana Guimarães Alves Peixoto, pedagoga pela UNITRI, especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos CAPP em parceria com o Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Coordenação Pedagógica: Bárbara Gomes Ferreira Nascimento, pedagoga pela UFU, especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Uniminas, em parceria com o Instituto Sapientiae de São Paulo.

A criança pequena aprende interagindo com o meio e com os objetos em diferentes situações, este é o mecanismo que ela utiliza para aprender, um meio privilegiado de aquisição de conhecimento. Portanto, o que é necessário para que a criança aprenda são espaços que privilegiem

34 3231-3189 | 99869-3138 Rua Alexandre Ribeiro Guimarães, 316 Uberlândia - MG

CULT_ 71


MAIS_CULT_KIDS PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

ALIMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA FACE E DA OCLUSÃO DO SEU FILHO! Alimentos crus, secos, duros e coloridos são a base de uma boa alimentação. Pratos atrativos aos olhos estimulam os sentidos das crianças a quererem tocar, sentir o aroma e Dra. Izabela despertar a vontade de saborear! Hábitos Bicalho se criamFrança com exemplos! Faça do preparo dos alimentos um momento de fortalecimento dos vínculos familiares! Se o seu filho não come sem ter líquido junto com o alimento (água, suco ou mesmo refrigerantes), fique atento! Se mastiga a carne ou não consegue engoli-la, abra os olhos! Tudo isso pode estar ligado à dificuldade de respiração nasal.

Dra. Lísia Pereira de Góis Rocha - CRO 21157. Ortodontia, Odontologia, Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares. A amamentação é o primeiro e o mais importante estímulo para o perfeito desenvolvimento e crescimento da face e suas estruturas - músculos, ossos e dentes. A pega correta do mamilo e a posição do bebê durante a amamentação são fatores importantes para que o movimento de ordenha se faça eficaz na retirada do leite do peito da mãe, bem como o estímulo à respiração nasal e o crescimento da mandíbula. A amamentação fortalece os músculos da face preparando-os para a mastigação. Os alimentos devem ser oferecidos gradativamente à criança de acordo com a idade e, com o aparecimento dos dentes, terem uma textura cada vez mais firme.

A criança Respiradora Bucal tem muitas características como: rinites, sinusites de repetição, olheiras, dorme com a boca aberta, enurese noturna, dificuldade de concentração, dentre outras. O dentista especializado sabe como diagnosticar e tratar o quanto antes, sem ter que esperar a troca dos dentes para a regularização dessas funções. A Higienização Bucal não deve ser negligenciada,mesmo quando ainda não haja dentes na boca. O leite que fica estagnado na boca das crianças, durante a noite, pode causar cáries de mamadeira! Os restos alimentares não removidos (escova e fio dental) causam danos às estruturas dentárias levando a desmineralização dos dentes, causando manchas e posteriormente a cárie, além de inflamação na gengiva e sangramento. Faça um hábito as visitas periódicas ao dentista, desde a gestação, para receber informações odontológicas complementares ao seu Pré-natal e Pós-natal do seu filho!

34 3229-2969 Dra. Lísia Rocha Av. Raulino Cota Pacheco, 235 Bairro Martins - Uberlândia - MG

72 _CULT

CULT_ 72


MAIS_CULT_KIDS_DICAS PUBLI EDITORIAL

APRENDER NUNCA FOI TÃO DIVERTIDO! DINÂMICAS EM GRUPO, EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS, JOGOS INTERATIVOS, AUTOCONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. MINDFULNESS E LIDERANÇA. DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES COM MUITA DIVERSÃO!

PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS (3 A 18 ANOS)

PARA QUEM MORA NAS CIDADES DE UBERLÂNDIA - ARAGUARI - GOIÂNIA - PORTO ALEGRE CONHEÇA O PROGRAMA ACESSANDO talentoemacao.com.br

talentoemacao

E NOS CHAME EM: (34)99112-5184 / 99156-4515 CULT_ 73


THE KIDS CLUB by Fun Languages é uma franquia de origem inglesa, presente no mundo inteiro, especializada no ensino de idiomas para crianças a par�r de 2 anos de idade. Seu método é inovador e diver�do, totalmente diferente dos sistemas tradicionais de ensino. Nossa Filosofia é ensinar inglês de forma natural e eficiente, através de um método alegre e diver�do. No THE KIDS CLUB nossos alunos aprendem inglês “sem perceber”! Venha nos visitar e permita que seu filho desfrute de todos os bene�cios que só o THE KIDS CLUB tem!

74 _CULT

99887-4546


MAIS_CULT_KIDS PUBLI EDITORIAL VICTOR LEONARDO

A KID JOY É ESPECIALIZADA EM ROUPAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS DE 0 A 16 ANOS

34 3214-7766 | 9 98758165 (whatsapp) Av. Paulo Gracindo, 15 - Loja 13 Uberlândia Shopping Instagram: @lojaskidjoy Facebook: Loja Kid Joy

CULT_ 75


MUNDO _CULT_SUSTENTABILIDADE CÉSAR CHAGAS | PROFESSOR ARQUIVO PESSOAL | SXC

A FORMA COMO VOCÊ TRATA TODOS É A FORMA COMO SEUS CLIENTES VÃO TE TRATAR

VALE A PENA SER UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL?

Para falar bem a verdade, não há outra saída possível, pelo menos não se a empresa buscar permanecer por aqui por muito mais tempo. Talvez você já tenha ouvido falar do “Triple bottom line”: People (pessoas), Planet (planeta ou ambiente) e Profit (lucro). O que significa pensar em gente? É pensar no cliente, nos seus fornecedores, em seus funcionários e até nos terceirizados que trabalham no negócio. Basta ver inúmeros casos de trabalho escravo na linha de produção de grandes marcas e o dano irreparável de imagem. Consumidores são gente que compram ou lidam com seus funcionários, que também são gente. Logo, a forma como você trata todos é a forma como seus clientes vão te tratar. E quanto ao ambiente? Vamos todos abraçar árvores então! Não é isso: é olhar para cada recurso gasto, cada folha jogada fora, é olhar para a comunidade onde estamos. É mais que só economizar água e

76 _CULT

energia, é adotar uma atitude em favor do planeta e da sociedade. É ser responsável ambiental e socialmente, é se envolver e ajudar a mudar. E o lucro? É estranho que nossa herança cultural nos ensina a ter vergonha do lucro ou do ganho, o que é uma tremenda besteira. Uma empresa sem lucro não investe, não cresce, não gera empregos. Uma empresa que não cuida das suas finanças é uma empresa que já morreu, só não descobriu isso. O mais importante é que os consumidores estão mudando a forma de escolher, não é mais sobre o produto, mas tudo que envolve aquela marca. Talvez ainda não tenha a dimensão que preocupe as empresas, AINDA: porque uma nova geração vem aí e ela observa de perto como seu negócio trata Pessoas e o Planeta e, se estiver tudo certo, não terão nenhum problema com o seu Lucro. César Chagas é professor e atua no ramo de telecomunicações, fascinado por comportamento do consumidor e tudo que se relaciona com o tema.


Licenciamentos ambientais. Levantamento e manejo de fauna e flora. Gestão ambiental e acompanhamento de condicionantes ambientais. Campanhas de educação ambiental e projetos técnico sociais. Estudos socioeconômicos e meio físico. Coleta seletiva e resíduos sólidos domésticos comuns em condomínios. Projetos e instalação de usinas solares fotovoltaicas.

CULT_ 77


MUNDO _CULT_MERCADO KIP GARLAND | STRATEGY AND INNOVATION SPECIALIST DIVULGAÇÃO | SXC

O “QUEM” DE INOVAÇÃO

JOBS TO BE DONE Existem muitas questões sobre o “quem” da inovação. Quem deve participar? Quem deve patrocinar? Quem deve gerenciar? Quem fora de nossa empresa deve estar envolvido? Talvez a questão mais importante seja “quem deve ser o alvo da inovação”. A resposta mais óbvia é que nós devemos focar os esforços de inovação em nossos clientes. Porém, como muitas coisas em inovação, as respostas mais óbvias se enganam. Descobrir um mercado novo facilita o desenvolvimento de uma solução inovadora, enquanto escutar as preferências do cliente atual dificulta. Quando nosso foco principal para inovação está em mercados existentes, perdemos a oportunidade de descobrir mercados até então desconhecidos. Veja o grande exemplo do começo da Sony - empresa inovadora que trouxe para o mundo os primeiros rádios e televisões portáteis, o primeiro videocassete e o famoso walkman. Quando o fundador de Sony Akio Morito - tentou oferecer seu produto inovador (um rádio portátil baseado em transistores e movido por pilha) para o mercado existente (adultos que usavam grandes rádios na sala de estar da casa), ele enfrentou uma grande resistência. Os clientes da época prezavam a qualidade e grandeza daquele rádio, enquanto o canal de vendas (lojas de eletroeletrônicos) prezava um produto caro que também criava receitas recorrentes (através da troca dos tubos). O produto da Sony era pequeno, com baixo custo e sem tubos. Certamente alguém fazendo inovação com foco no cliente não iria criar esse produto inovador. Sendo rejeitado pelos clientes e canais da época, Akio tinha que descobrir novos clientes e novos canais para suas inovações. Para achar esses novos clientes, ele precisava descobrir necessidades importantes na vida de pessoas. Na metodologia de inovação disruptiva nós chamamos essas necessidades fundamentais “Jobs to be Done”.

78 _CULT

Na época, Akio descobriu um grande mercado de não clientes de rádios: os adolescentes. Naqueles tempos, os adolescentes não tinham como facilmente escutar sua música - rock and roll (considerado “barulho” pelos pais) na sala de estar da casa. Os adolescentes não precisavam de um rádio grande de luxo e sim de um rádio com portabilidade para escutar com seus amigos fora do alcance dos pais. Porém, o canal de vendas de rádios - lojas de eletroeletrônicos, rejeitou a inovação. As lojas de eletroeletrônicos rejeitaram a inovação da Sony por ter baixo custo e por eliminar as receitas pós-venda (através da troca de tubos). Sem o canal mais óbvio para vender o seu produto, Akio era forçado a inovar no canal de venda também. Ele abordou um canal muito diferente, que foi a maior rede de lojas tipo “1,99” da época - Woolworth’s. Na época, essas lojas não venderam nenhum tipo de eletrônico. Eles gostaram da ideia de vender produtos de valor maior que não precisavam de manutenção. A inovação em eletroeletrônica portátil, baseado em transistor com fonte de energia movido a pilha, teve que contar com um canal de venda muito inovador (sem venda pessoal e sem balcão) para decolar. Apesar de a gestão tradicional nos ensinar a ter o “foco do cliente”, quando queremos inovar, se focamos em nosso cliente, a probabilidade de descobrir uma grande nova necessidade é baixa. Quando vamos além das fronteiras de nossos mercados atuais, somos forçados a considerar novas necessidades e descobrir novos modelos para atendê-los. Usando o pensamento de “Jobs to be Done” facilitou este processo. Kip Garland é Mestre em Administração de Empresas pela University of Minnesota/ EUA, em parceria com Stockholm School of Economics/ Suécia, ESADE/ Espanha, e Fundação Getúlio Vargas. Professor da Fundação Dom Cabral desde 2011. Fundador e Diretor da Innovation SEED, consultoria de processos em Inovação. Especialista em Arquitetura Estratégica e Marketing. Graduado em Física, pela Califórnia State University.


MUNDO_CULT_OPINIÃO ARLINDO MAXIMIANO DRUMMOND | EMPRESÁRIO DIVULGAÇÃO | SXC

NOSSO COMPLEXO VEM DA MISTURA DE RAÇAS QUE FIZERAM NOSSA GENTE

RIQUEZA CULTURAL Um povo como o nosso já não devia ter mais o complexo de vira-lata que temos. Se nossa terra já deu Noel Rosa, considerado o maior compositor do mundo junto com Cole Porter, Elza Soares, considerada a maior cantora do século 20 pela BBC de Londres, Drummond nosso poeta maior, Nélson Rodrigues, dramaturgo que respeita só Sófocles, Machado de Assis, estudado e traduzido por mais de 100 línguas, Guimarães Rosa com seu Grande Sertão: Veredas, eleito um dos 100 melhores livros do mundo, Aleijadinho, que se fosse italiano estaria nos melhores museus europeus, Santos Dumont com sua contribuição, colocando o mundo na palma da nossa mão, Paulo Francis e Roberto Campos, orgulho da nossa direita que ainda não deu conta de deixar de ser colônia. Temos um problema que não damos conta de solucionar, mesmo com toda essa riqueza cultural

80 _CULT

citada acima. Achamos Miami o máximo, vamos comprar os enxovais bregas e de péssima qualidade nas ruas latinas desse país desaculturado do norte. Temos medo da Europa, nos sentimos inferiores frente a um francês. Somente diante do povo alemão e japonês é que deveríamos observar mais seu comportamento e assim mesmo pela disciplina. Quando nossa elite deixar de achar que não temos capacidade de enfrentar o mundo, aí, sim, iremos avançar um passo rumo às escolas mais avançadas. Nosso complexo vem da mistura de raças que fizeram nossa gente. Achamos que isso é defeito. Aí consiste nossa maior qualidade. A mestiçagem é que deu a genialidade de um Machado de Assis. Portanto, e somente, devemos nos orgulhar de nós mesmos, afinal eles de fora nos visitam e não querem mais ir embora desse país que tem tanto a dar. Por que não citamos Raulzito e Ariano? Estes não contamos como humanos, eles só desceram da nave-mãe para nos assombrar com sua incomparável arte extraterrena.


MUNDO _CULT_MERCADO PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

UMA DAS 100 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS QUE MAIS CRESCEM NO BRASIL

VIRTUAL CONNECTION

Em seu levantamento anual, a empresa de consultoria Deloitte, em parceria com a Revista Exame, destacaram as 100 pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil no último ano. A pesquisa, que é referência no mercado nacional, mostrou as estratégias de reposicionamento de empresas de sucesso frente aos atuais desafios econômicos e de negócios vivenciados pelas instituições. A Virtual Connection se orgulha por estar na 2ª posição no ranking nacional da pesquisa e crescer 218%, em média, por ano, de 2014 a 2016. Considerando a apenas a região Sudeste, a empresa se posiciona em 1º lugar. “Esta conquista se dá pelo bom relacionamento com nossos clientes, a confiança que os mesmos depositam em nossa organização, a todos os colaboradores que compõem o nosso quadro de funcionários e nos auxiliam para estarmos sempre à frente”, cita Kleber Fernandes, CEO da Virtual Connection nas operações do Brasil. CULT_ 81


MUNDO _CULT_ENTIDADES GA COMUNICAÇÃO DIVULGAÇÃO

CONSELHO PROMOVE AÇÕES PARA MELHORAR O AMBIENTE EMPRESARIAL

ACIUB JOVEM

Participantes compartilharam experiências sobre administração empresarial

Uma empresa familiar possui diversas particularidades e dificuldades específicas que dependem do comportamento da família em relação à empresa. Como o Conselho tem a missão de inspirar e promover ações para melhorar o ambiente empresarial para os jovens líderes, propõe o debate de temas relevantes em suas reuniões mensais. No mês de outubro, o encontro foi marcado por um momento de compartilhamento de experiências

sobre a administração profissional de uma empresa familiar, com o executivo, diretor da Aciub e diretor superintendente da Uberlândia Refrescos, Sérgio Gallo. Jovens empreendedores interessados em participar do Aciub Jovem devem entrar em contato pelo (34) 32391563 ou e-mail projetos@aciub.com.br. As reuniões acontecem na primeira terça-feira de cada mês, a partir das 8 horas, na sede da Aciub - Av. Vasconcelos Costa, 1500.

ACIUB MULHER

82 _CULT

Com painel sobre tendências e análises de um mercado em ascensão e um espaço ideal para a geração de bons negócios, o Aciub Mulher promove a 12ª edição do tradicional Almoço Empresarial. O convidado para apresentar o painel é o CEO do Grupo Martins, Walter Faria. O evento acontece dia 9 de novembro, no Espaço Yazo (Rua Carajás, 384). O foco é promover um momento de networking, exposição de marca e possibilitar a geração de novos negócios em ambiente agradável com delicioso almoço. Os convites já estão à venda com as conselheiras do Aciub Mulher. Mais informações sobre o evento na Aciub pelo telefone (34) 3239-1563 ou e-mail projetos@aciub.com.br.


MUNDO_CULT_PLANEJAMENTO DILSON DALPIAZ DIAS | PRESIDENTE CODEN UBERLÂNDIA 2100 DIVULGAÇÃO | DANIEL NUNES

TURISMO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE UBERLÂNDIA E REGIÃO

VOCAÇÃO EMPREENDEDORA

Que Uberlândia é reconhecida nacionalmente como destino do turismo de negócios, muita gente já sabe. A vocação empreendedora de seus habitantes foi a mola propulsora para construir na cidade a maior infraestrutura turística do interior de Minas Gerais e se transformar na maior geradora de receita do segmento do interior do estado. De forma dinâmica, essa vocação empreendedora sempre busca oportunidades e encontrou na Economia Criativa a chance de proporcionar novos negócios ou mesmo ampliar aqueles já consolidados. Entre eles, o turismo de aventura tem se destacado na última década. Para quem não conhece o conceito, é considerada atividade de turismo de aventura, toda aquela que envolva a superação de limites pessoais, de forma recreativa e não de competição. Deve ainda incorporar em sua prática comportamentos e atitudes que evitem e/ou minimizem possíveis impactos negativos ao ambiente. Com um vasto potencial hídrico e localização estratégica no país, a cidade possui mais de 140 cachoeiras, 15 pontos de mergulho catalogados, parques urbanos, grandes reservatórios e um vasto potencial natural para exploração de mais de 20 atividades, como caiaque, rapel, pesca esportiva, mergulho, SUPyoga e stand up paddle em água doce. Com base nestas informações, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo

(Sedeit) realizou no dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo) a 11ª Maratona do Turismo com o tema “Uberlândia Destino de Aventura”. A ação teve como objetivo incentivar empresários do setor e em apoio ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Prefeitura de Uberlândia reforça a importância do fomento das atividades de aventura na cidade. De acordo com o planejamento estratégico do setor pela Prefeitura, a proposta é transformar em um “destino de turismo inteligente e humano”, ou seja, um destino turístico inovador, cujos pilares são: qualidade de vida, novas tecnologias e sustentabilidade. Os turistas estão cada vez mais exigentes, conectados e possuem maior consciência social e ambiental. Buscam o turismo baseado em experiência e não apenas produtos turísticos. Percebe-se como essas ações estão completamente inseridas no processo de internacionalização da cidade, no qual poder público, privado, academia e sociedade civil tem reunido esforços para inserir Uberlândia no mapa das Smart Cities. Como exemplo disso, destaca-se o trabalho realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia 2100 (CODEN Uberlândia 2100), em especial a Câmara Técnica de Atração de Investimentos/Internacionalização. Dilson Dalpiaz Dias é consultor, palestrante e presidente-executivo do CODEN Uberlândia 2100. Atualmente é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

CULT_ 83


MUNDO _CULT_CHECKLIST MÁRCIA CHICORSQUI | EMPRESÁRIA ARQUIVO PESSOAL | SXC

DIVULGAÇÃO

PREMIAÇÕES SÃO DE GRANDE VALIA PARA O RECONHECIMENTO DA CLASSE EMPRESARIAL

IMPORTÂNCIA DOS PRÊMIOS

As premiações cada vez mais buscam reconhecer e distinguir o trabalho daqueles que preocupam constantemente com a qualidade de vida e bemestar dos seus clientes. Através dos prêmios, vem o reconhecimento do mercado e o mérito de conduzir os seus negócios de forma digna, cultivando um trabalho respeitado, o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país. Em uma noite de gala de premiação, onde os empresários se reúnem para conhecer os premiados, a festa começa antes mesmo do anúncio dos vencedores. Algumas marcas aproveitam o evento para mostrar e exibir os seus produtos. Outras fazem a alegria dos convidados, promovendo experiências através de relatos interessantes. Nesses eventos é bastante comum a presença de celebridades, dentre eles atores famosos e até mesmo show de cantores renomados no mercado. Durante o mesmo é servido espumante, coquetéis, petiscos, doces e a noite é fechada com um

84 _CULT

belíssimo jantar. No período da festa, representantes das marcas comentam a importância dos prêmios. Cada marca tem um posicionamento no mercado, mas a motivação de todos é estar no topo do pódio. A festa é conduzida por mestres de cerimônia que ressaltam a todo momento que é uma honra grandes marcas participarem dessa premiação e que isso significa que eles estão na direção correta, que conseguiram atingir a mente dos consumidores e estão presentes no dia a dia das famílias. Afirmando assim que a comunicação está fazendo o efeito desejado, pois estar sendo lembrado o ano todo é um presente gratificante, pois mesmo em fases de crise, os investimentos executados deram certo. Através do meu olhar, essas premiações são de grande valia para o reconhecimento e fortalecimento da classe empresarial, uma vez que estes, com seus investimentos, contribuem continuamente para a geração de renda e desenvolvimento do município e do estado.


MUNDO_CULT ROLBERQUE NOGUEIRA DE ARAÚJO | DIRETOR ADMINISTRATIVO DO CLUBE TANGARÁ CLEITON BORGES

NASCIDO DO IDEALISMO DE ODOMIRES MENDES DE PAULA, O TANGARÁ É O CLUBE DA FAMÍLIA

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO para pagar em 100% a pavimentação entre a rotatória do aeroporto e o clube.

Odomires Mendes de Paula, o grande idealizador do Tangará Country Club.

Há 38 anos atrás, em uma visita à Fazenda Buritis, com o propósito de fazer um loteamento da área em pequenas glebas de 1000m², o Sr. Odomires Mendes de Paula, proprietário da Paula Tavares Empreendimentos Ltda, após percorrer o interior da mesma deparou com uma das poucas matas atlânticas existentes em nossa região e a nascente do córrego Terra Branca. Encantado com a beleza do local, falou aos demais: “Esta área não pode pertencer apenas a uma família” e em um momento de rara felicidade e lucidez disse: “Vou construir um clube neste local”. Para ilustrar mais a ideia foi feito um concurso com participação da sociedade para escolha do nome e uma ouvinte da Rádio Cultura, de apenas 15 anos, sugeriu o nome Tangará, em referência ao pássaro que vive até hoje na mata, iniciando assim uma trajetória de desafios até porque o acesso não era pavimentado. É bom mencionar que após várias tentativas e questionamentos com a sua esposa, dona Aldair Alves Mendes, concordou em desfazer da própria residência

Com uma equipe experiente e comprometida não só inaugurou, mas transformou em um dos mais bem estruturados clubes de lazer da cidade e região, com uma particularidade em relação aos demais, até porque as constantes mudanças na política econômica, obrigando a população a se adaptar a uma nova realidade, quando o lazer era visto de uma forma única por questões de cultura, por grande parte da sociedade. “Ainda bem que mesmo em uma escala lenta o reconhecimento da importância do lazer na vida das pessoas é essencial”. A diretoria, pensando então na satisfação do associado, e evidentemente quebrando um mito de que clube é sol, piscina, campo e sauna, buscou agregar outros benefícios não só para fidelizar os associados, mas uma maneira da diretoria retribuir ao associado a confiança em poder prestar serviço a toda sua família, ações estas que se tornaram inéditas e pioneira em clubes no Brasil, entre outros podemos mencionar auxílio maternidade e auxílio desemprego. Não poderia deixar de ressaltar e agradecer a importância da participação das mais de 380 empresas que aderiram ao convênio empresa, com preço super especial, uma forma de oferecer a todos os colaboradores e dependentes, um clube com toda infraestrutura de lazer e entretenimento. Por falar em convênio empresa, ideia de um dos colaboradores, que junto com toda a equipe, em uma demonstração de saber bem o que quer, não poupou esforços e determinação, prova essa que após 15 anos de negociação incluiu em nosso quadro de empresas conveniadas uma das maiores no ramo alimentício do mundo com seus mais de 10 mil colaboradores, o que nos credencia em pleitear a sua empresa e sua família a fazer parte do Tangará Country Club. O clube da família. CULT_ 85


MUNDO_CULT_BUSINESS LUCAS BIANCHINNI, TÉCNICO EM OPERAÇÕES E MERCADO ARQUIVO PESSOAL | SXC

A EMPRESA DEVE DETERMINAR QUAL SERÁ O SEU DIFERENCIAL COMPETITIVO

STATUS QUO

Status Quo é uma expressão do latim que denota o “estado atual”. O conceito primitivo tem ascendência na declaração diplomática latina “in statu quo res erant ante bellum”, que pode ser entendido como “no estado como as coisas eram antes da guerra”. Empregada na acepção de restaurar a situação de poder e liderança que havia antes de uma guerra. Essa condição está relacionada aos fatos, das situações e das coisas, independente do momento. O termo é comumente seguido por outras expressões como manter, defender, mudar. Atualmente há precisão de provocar a normalidade e progredir com sugestões arrojadas para criar atmosferas que façam sentido, situações que não são compatíveis com melhorias incrementais, demanda pensamentos de forma disruptiva. O melhor período para desafiar o estado atual é o agora. As corporações vitoriosas na próxima década constituirão aquelas que lançarem e praticarem ideias que não são simplesmente concebidas ou contestadas por um concorrente. As companhias irão desenvolver novas categorias e redefinir antigas. Os

86 _CULT

clientes irão basicamente alterar o que esperam dos produtos e serviços que experimentam. A partir da nova postura dos clientes, em face às companhias fornecedoras de bens e serviços, os relacionamentos irão sofrer alterações, por conseguinte. A busca de um pretexto válido para a existência destes bens ou serviços, algo que faça sentido, será uma atividade com prioridade para os colaboradores dessas organizações. Juntamente com habilidade de localizar sentido na mudança, pois o pensamento das pessoas que criam o contexto que molda o que eles aceitam ou como eles interpretam os eventos ou propostas inesperadas que possam surgir. Com a simplória modificação de pensamento, as probabilidades são intermináveis. Líder, você pode e deve acarretar transformações excitantes em sua corporação ao pensar como um disruptor. Lucas Bianchinni - MBA em Gestão de Vendas e Trade Marketing, MBA em Gestão de Projetos, cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios, graduado em Administração e Processos Gerenciais, CPA - 10 ANBIMA, CPA - 20 ANBIMA e Técnico em Operações & Mercado.


MUNDO _CULT_NOSSA GENTE ORLEI MOREIRA | JORNALISTA MAURO MARQUES | DIVULGAÇÃO

“A FAMÍLIA COMO A BASE DE TUDO”

OLGÁLVARO JR

Olgálvaro Jr: “O maior problema nosso é que as pessoas se afastaram dos ensinamentos da Bíblia”

A história de Olgálvaro Jr se confunde com a trajetória da Igreja e da Missão Sal da Terra em Uberlândia. Olgálvaro Jr, 51 anos, uberlandense, casado e pai de três filhos, começou um curso de Engenharia, mas teve que abandonar a faculdade para ajudar nos negócios da família. (O nome Sal da Terra nasceu em 1977 com uma banda homônima formada por 12 jovens universitários, então presbiterianos, entre eles Paulo Jr, César Pereira, Marcos, Rubinho e outros. Daí nasceu a obra social Missão Sal da Terra que, até hoje, presta relevantes serviços na área da saúde pública em Uberlândia e Araguari). Como líder jovem, Olgálvaro Jr está na Igreja Sal da Terra desde a sua fundação. Atualmente, a Sal da Terra alcança até Goiânia de forma bastante positiva na pregação da palavra sagrada, cursos, meetings internacionais e palestras de cunho empresarial e motivacional. Tem quatro livros editados com temas contemporâneos que passam pela transição das gerações, impactos da

tecnologia e o valor e a importância do verdadeiro amor entre as famílias e os casais. Em relação ao momento que vivemos, Olgálvaro Jr acha que o Brasil tem conserto, apesar do cenário carrancudo que o país atravessa em sua economia e política. “Desde meus tempos na Pafi, empresa da família, temos convivido com crises”, recorda. “O maior problema nosso é que as pessoas se afastaram dos ensinamentos da Bíblia, a corrupção no setor público virou rotina, e em todos os níveis da política, o dinheiro sujo fala mais alto, e isso é terrível! Tenho fé que quando as pessoas entenderem e praticarem que o lar e a família são a base de tudo, o cenário mudará para melhor, com a produção de um mundo mais ético e justo para nossos filhos e netos”, profetiza. Deus te ouça, Olgálvaro Jr. Orlei Moreira é jornalista, diretor da Prelo Assessoria de Imprensa, cerimonialista e consultor junto ao CEDOC do Jornalismo da TV Integração.

CULT_ 87


MUNDO _CULT_HOMENAGEM ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA | JORNALISTA E HISTORIADOR ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL | NINA FOTOGRAFIAS | MAURO MARQUES

SINÔNIMO DE UBERLÂNDIA, VIRGÍLIO GALASSI DEIXOU O SEU NOME ETERNIZADO NA HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE

VIRGÍLIO GALASSI

88 _CULT


O agropecuarista Virgílio Galassi, ex-prefeito de Uberlândia, nasceu em São Paulo, no dia 7 de agosto de 1923. Aos seis meses de idade veio para Uberabinha em companhia de seus pais, Francisco Galassi e Blanche Galassi. Estudou no Grupo Escolar Bueno Brandão e no Colégio Estadual. Seu primeiro trabalho foi na roça, em Araguari, num pequeno pedaço de terra, parte de herança familiar. Depois, aos 17 anos, foi plantar algodão em Capinópolis, onde perdeu tudo pelas condições adversas da natureza. Trabalhou ainda no comércio de cereais. Em Uberlândia trabalhou na Xarqueada Omega de Nicomedes Alves dos Santos e João Naves de Ávila. Casou-se, aos 23 anos, com Dona Maria Luiza Santos Galassi. Passou a dedicar-se ao comércio imobiliário. Em 1962, por insistência do sogro, Nicomedes Alves dos Santos, candidatou-se à vereança, sendo o candidato mais votado da cidade. Assumiu, por isso, como era costume, a presidência. Antes de vencer seu mandato foi nomeado presidente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (INDA), cargo que exerceu de 1967 a 1969. Em 1971, candidatou-se a Prefeito Municipal para um mandato tampão de 1971 a 72. Foi eleito e sucedeu a Renato de Freitas. Em 1976 novamente foi candidato e venceu as eleições para a gestão de 1977 a 82. Sucedeu, outra vez, a Renato de Freitas. Em 1986 foi eleito Deputado Federal Constituinte. Renunciou em 1988 para candidatar-se a prefeito, mais uma vez e, de novo, foi eleito sucedendo a Zaire Rezende. No final desse governo apoiou a candidatura de Paulo Ferolla e conseguiu eleger o seu sucessor. Ferolla criou a Secretaria do Desenvolvimento e entregou-a ao seu promotor.

Gratidão e Saudade

“Falar sobre o Sr. Virgílio não é difícil; foi um homem simples, probo, intuitivo e com uma capacidade de trabalho sem limites. Falo dele com muita propriedade, pois foi ele para mim um pai e amigo, que ao longo de nossa jornada juntos, me transferiu experiência, visão comercial e visão estratégica. Era fantástica sua capacidade de vislumbrar o futuro das coisas. Ele pensava fora da caixa. Foi um prefeito competente e de sucesso, que dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento de nossa cidade. Faleceu com um sentimento de não ter feito tanto por Uberlândia e ainda tinha muitos planos para o futuro. Foi um realizador! Sentimos saudades” - Sérgio Ribeiro Cunha, genro.

Em 1996, Virgílio Galassi candidatou-se pela quarta vez e pela quarta vez foi eleito, ainda que com muita dificuldade, concorrendo com outro ex-prefeito, Zaire Rezende. A diferença foi de apenas 700 votos. Sua linha política foi rígida e fiel. Começou na UDN, partido pelo qual foi eleito no início de sua carreira política. Depois passou para a ARENA, seguimento natural dos filiados à UDN e, por fim, ao PSD, que mantinha na época de sua filiação ligações com a extinta UDN. Seus modelos políticos foram em sequência: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Castelo Branco e Fernando Henrique Cardoso. Virgílio Galassi era possuído do espírito de Uberlândia, ou seja, aquele sentimento que se apoia num passado de esforços e sonhos e projeta um futuro de qualidade e desenvolvimento. Lutava num mundo de sonhos e de esperanças. Tinha, do político mineiro, a matreira capacidade de conquistar. De trazer o inimigo pra perto. De convencer. De espalhar amizade. Um feixe de carisma. Suas atividades, suas realizações foram amplas. Vereador, presidente da Câmara, prefeito quatro vezes, deputado federal constituinte, Secretário Municipal do Desenvolvimento, Diretor do INDA (INCRA), duas vezes vice-diretor da FAEMG, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia e membro do Conselho da ERMIG (CEMIG).

“Virgílio era um filho de Uberlândia, não por nascimento, mas por decisão. Sua convicção em nosso povo, seu amor pela cidade e o seu caráter visionário fizeram dele um homem de extrema importância para o desenvolvimento do nosso município. Com olhos no futuro, Virgílio era um grande amigo e foi um exemplo para todos nós. Liderança competente e extraordinária, com esforços voltados no equilíbrio entre o fortalecimento da economia e as questões sociais. Deixou um legado importante que fez de Uberlândia o que ela é hoje: uma das cidades mais promissoras do Brasil, inteligente e humana” - Prefeito Odelmo Leão e Ana Paula Junqueira. CULT_ 89


MUNDO _CULT_HOMENAGEM ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA | JORNALISTA E HISTORIADOR ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL | NINA FOTOGRAFIAS | MAURO MARQUES

Deixou muitos feitos, mas para sugerir a sua dimensão citem-se apenas sua participação na fundação da Escola de Medicina, a construção dos estádios João Havelange e Airton Borges, a construção de milhares de casas populares, a criação do Parque do Sabiá, a construção do Centro Administrativo, a construção da Avenida Rondon Pacheco, a Escola Agrotécnica que ajudou a trazer, saneamentos, asfaltamentos, ampliações na Universidade e no Distrito Industrial. Seus méritos, suas condecorações foram inúmeras. Recebeu vários títulos de Cidadão Honorário de cidades vizinhas e as Medalhas Alferes Joaquim José da Silva Xavier concedida pelo Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Santos Dumont, pelo Ministério da Aeronáutica e Medalha do Pacificador, outorgada pelo Ministério do Exército. Virgílio Galassi faleceu no dia 3 de janeiro de 2008, com 84 anos de idade. Deixou viúva, três filhos, netos e bisnetos. Por Decreto Legislativo nº 212/2.000 foi declarado pela Câmara Municipal, “Prefeito do Século”, no dia 14 de agosto de 2000.

“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Mas, há aqueles que lutam a vida inteira; estes são imprescindíveis”. Estas palavras definem este homem, que dedicou toda a sua vida pública à sua cidade do coração, Uberlândia! E que, nas horas que lhe sobravam, foi um pai e avô que nos passou todos os valores que moldaram sua vida. Só temos que agradecer por termos tido a oportunidade de viver com ele todos os seus sonhos” Regina Blanche Galassi Gargalhone, filha.

90 _CULT

“Meu avô Virgílio, exemplo, visionário, tinha sempre uma lição de sabedoria, conquistava as pessoas naturalmente, amava Uberlândia mais que tudo, sonhava com futuro, que acontece hoje. Homem do futuro, iluminado, lembro dele pela vontade de realizar. Político diferente dos tempos atuais, era daqueles que a gente sempre gostaria que fossem eternos. Saudades dele e de sua prazerosa companhia. Certeza que está num lugar abençoado” - Gustavo Galassi, neto.


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO ADRIANA SOUSA | JORNALISTA BETO OLIVEIRA | RICARDO RAMOS

PRIMEIRO DESAFIO CONCRETO SERÁ REFORMA DA UAI MARTINS

MEU CORAÇÃO É UBERLÂNDIA

O movimento “Meu Coração é Uberlândia” foi lançado oficialmente no final de setembro em evento para convidados e imprensa. Seu principal objetivo é despertar na população o sentimento de cidadania, pertencimento e orgulho pela cidade. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB) e da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). A proposta do movimento é estimular as pessoas a se engajarem em ações concretas para melhorar Uberlândia em vários segmentos. A primeira delas já está definida: a reforma da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Martins. Trata-se da mais antiga da cidade, cujo estado de conservação necessita de cuidados. Em parceria com a Prefeitura Municipal, os gestores do movimento estão fazendo o levantamento da situação atual para definir os critérios da obra, os materiais necessários e o volume de recursos.

o lançamento. Ele convida as pessoas a cuidarem da cidade, compartilhando a responsabilidade com o poder público. Outras iniciativas estão sendo planejadas. A campanha deve se desdobrar em peças gráficas, spots, eventos e ações comunicacionais complementares. Para saber mais sobre o movimento foi criado um site na internet: www.meucoracaoeudi.udi.br. Foram também confeccionadas camisetas, à venda na sede da APP Uberlândia, que fica no CDL. Quem tiver interesse em participar da iniciativa pode enviar um e-mail para contato@meucoracaoeudi.udi.br. Adriana Sousa é jornalista e professora universitária. Trabalha também com o resgate de história empresarial. Durante dois anos, coordenou o Museu Virtual Uberlândia de Ontem e Sempre. www.adrianafaria.com.br

As pessoas interessadas poderão contribuir com doação em dinheiro, material de construção ou trabalho voluntário. O cronograma da obra ainda depende dos estudos iniciais. As doações serão recebidas e contabilizadas pela Fade, fundação ligada à Aciub. As emissoras de televisão uberlandenses já estão veiculando o vídeo manifesto criado para CULT_ 91


MUNDO_CULT_DIREITO MARCUS VINÍCIUS RIBEIRO CUNHA | PROMOTOR DE JUSTIÇA NINA FOTOGRAFIAS

BREVES DISTINÇÕES E NECESSIDADE DE (RE)APROXIMAÇÃO

ÉTICA, MORAL E DIREITO Etimologicamente, “Ética” deriva da palavra ethos. Entretanto, cumpre observar que tal palavra grega possui originariamente duas grafias - ήθος (êthos) e έθος (éthos) - e significados diversos, dentre os quais Aristóteles usou em “Ética a Nicômaco” a expressão êthos no sentido de “modo de ser” ou “caráter”. Inobstante, verifica-se também a expressão éthos com o significado de hábito, costume e tradição. Assim, em apertada síntese, a ideia oriunda da junção de êthos, enquanto caráter e éthos, enquanto hábito/costume/ tradição, permitiria compreender o cerne da Ética: uma ciência que investigaria os atos morais habituais que configurariam o caráter social de normalidade de uma determinada sociedade. Por sua vez, “Moral” deriva do latim mos, podendo ser compreendida como o conjunto de valores aceitos costumeiramente e eleitos pela sociedade como paradigmas de conduta do indivíduo perante seus semelhantes. Seria, em outras palavras, um sistema normativo-principiológico-valorativo aceito livremente pelos membros da sociedade. Já o “Direito” sobressai-se enquanto sistema de normas de caráter imperativo e coercitivo que versa sobre condutas consideradas imprescindíveis à normalidade da vida social e, por isso, de respeito e cumprimento obrigatórios, independentemente da vontade do particular. Destarte, em apertadíssima síntese, “Moral” pode ser compreendida como o conjunto de regras de comportamento costumeiramente adotado como válido pela sociedade e respeitado livremente pelo indivíduo por questões de foro íntimo, “Direito” como sendo o sistema de normas de comportamento dotadas de imperatividade e coerção, de forma a obrigar o

indivíduo a se comportar de modo não nocivo à paz e à ordem social, e a “Ética” como a investigação e reflexão filosóficas sobre os fundamentos da validade das regras propostas pela moral e pelo direito. Percebe-se que, a despeito das distinções apresentadas, não se pode negar que tanto o “Direito” como a “Moral” estabelecem normas de conduta ao indivíduo, se distinguindo, em um pretensioso resumo, na imperatividade e coercitividade das normas jurídicas, diferentemente do que ocorre em relação às normas de conduta moral. A “Ética”, por sua vez, funciona como a ciência encarregada de refletir e analisar filosoficamente os fundamentos humanísticos das respectivas normas jurídicas e morais, validandoas ou não, legitimando-as ou não. Nesta esteira, conclui-se que nem todas as normas jurídicas que são criadas e que passam a integrar o nosso ordenamento jurídico brasileiro, assim como nem toda conduta praticada sob o escudo da legalidade, ou seja, em estrita observância da lei vigente, são (e devem ser) consideradas válidas materialmente, posto que precisam, antes, superar o filtro da legitimidade ética. Somente para não deixar de exemplificar, não nos esqueçamos da barbárie que o nazismo cometeu pautando suas ações em leis em vigor, a despeito de completamente destituídas de eticidade. Concluise que, na contemporaneidade, não se deve mais admitir que o “Direito” seja compreendido como um amontoado de leis que, apesar de válidas formalmente, se apresentem desarrazoadas, insensatas e desumanas, como se “feitas para outro povo e outro país”. Desta forma, exige-se do intérprete do “Direito” que busque com sua exegese ser protagonista de uma guinada histórica e filosófica imprescindível às ciências jurídicas no Brasil, qual seja, a de potencializar na aplicação do “Direito” os valores morais, sem fechar os olhos para os anseios do nosso povo brasileiro, utilizando-se, para isso, de um importante instrumento: os princípios jurídicos. São eles, os princípios jurídicos, o refletor de humanidade que ilumina o “Direito” na sanha da realização do justo, missão cada dia mais inadiável ao intérprete da norma jurídica. Recordemos da célebre lição de Gustav Radbruch, em sua obra Filosofia do Direito: “Direito quer dizer o mesmo que vontade e desejo de justiça”. Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor em cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Autor da obra: Princípio da Moralidade Administrativa, publicado em 2017, pela Editora Del Rey.

92 _CULT


MUNDO _CULT_ DIREITO RICARDO VIOLA | ADVOGADO DOUGLAS LUZZ | GFXTRA

O DEBATE PÚBLICO É ESSENCIAL PARA O AMADURECIMENTO DAS IDEIAS

VEM AÍ A REFORMA TRIBUTÁRIA! SERÁ? Está em curso no âmbito do Poder Legislativo uma PEC - Proposta de Emenda à Constituição, que institui a chamada Reforma Tributária. Tal projeto, que é relatado pelo Deputado Federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), objetiva promover profundas alterações em nosso combalido sistema tributário. Eis um singelo resumo dos principais pontos da reforma em curso: - Redução da tributação sobre o consumo. - Redução das contribuições sociais para o Sistema Previdenciário e instituição de um tributo sobre a movimentação financeira com a finalidade de custear o Sistema Previdenciário. - Alimentos e medicamentos não sofreriam mais qualquer tributação. - Empréstimos bancários não sofreriam mais incidência de IOF. - Extinção de diversos tributos, como por exemplo, o ICMS, o IPI, o ISS e a COFINS, e instituição do IVA - Imposto Sobre Valor Agregado, de competência estadual.

94 _CULT

- Transferência da tributação patrimonial para os municípios. Além de combater a regressividade e a complexidade do sistema, a PEC objetiva simplificá-lo. Toda reforma é bem-vinda, desde que tenha capacidade de alavancar o crescimento econômico e proporcionar maior competitividade nacional num ambiente globalizado e recessivo. O debate público é essencial para o amadurecimento das ideias e a visualização das consequências que podem advir de sua adoção. Tomara que em matéria tributária não se faça como na Reforma Trabalhista, instituída a fórceps e de afogadilho, implementando execrável retrocesso social em determinados pontos e brilhante viés progressista em outros. Fiquemos atentos!!! Ricardo Viola é advogado (OAB/MG 82.055), sócio do Ferreira Viola Advogados Associados (OAB/MG 1.198). É professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Uberlândia e da ESAMC/ Uberlândia. Presidente do Comitê de Legislação da AMCHAM Uberlândia.


CULT_ 95


MUNDO _CULT_ INTELIGÊNCIA AGÊNCIA Q9 DIVULGAÇÃO

EIS A QUESTÃO!

CRESCER OU NÃO CRESCER

E se você encarasse a vida com o olhar de uma criança de 10 anos? Já notou que não são as coisas da sua infância que mudaram? Você que mudou! O cheiro daquele lugar onde brincava, o gosto daquele bolo que sua avó fazia, a vista do local onde você passeava com seus pais ainda existem e fazem parte da paisagem onde você deu seus primeiros passos. O grande problema da humanidade é que as pessoas, via de regra, têm em sua mente que são obrigadas a crescerem, ou seja, se tornarem adultas. E que para crescer, precisamos deixar de ser quem somos na essência, abandonando a criança que vive dentro de nós com sua ingenuidade, leveza e alegria, nos transformando em um ser humano sisudo, racional e procrastinador. O que esquecemos nesse processo de amadurecimento é que para crescer não precisamos necessariamente deixar de ser criança. Deixar de ser criança significa deixar de ser curioso, deixar de perceber os milagres que a vida nos proporciona, significa se preocupar com o que as pessoas pensam a respeito das nossas dúvidas, ideias e comportamento. O resultado de abandonar a criança que vive dentro de nós é que passamos a nos fazer constantemente as perguntas “será que estou sendo normal”? “O que as pessoas vão pensar a meu respeito”? “Será que pega bem”? Essas perguntas, aos poucos vão nos moldando e nos transformando em pessoas previsíveis, insensíveis e irreais e o principal impacto dessa mudança é a falta de alegria, o aumento do ceticismo em relação às boas intenções do ser humano e a incapacidade de sonhar e buscar a felicidade. Manter a criança viva e ativa dentro de nossas mentes nos transforma em profissionais diferentes, criativos e inovadores, e isso de fato incomoda muita gente. Mas quando nos propomos sair da zona de conforto onde os adultos criam suas bases e irmos para a zona de coragem, onde somente é permitida a entrada de mentes jovens e descontraídas (típicas de um comportamento de criança), nos destacamos, inovamos e contagiamos positivamente todos ao nosso redor. O problema que temos que enfrentar diariamente é o fato de que sair da mesmice e criar situações novas e extraordinárias realmente dá muito trabalho e gasta muita energia, a não ser para as pessoas que possuem a criança viva dentre de si. O grande desafio da humanidade é combater a “Normose”, conhecida como a “doença de ser normal”, ou a “patologia da pequenez”, que é o medo de se deixar ser em sua totalidade. O que temos

96 _CULT

que ter em mente é que alguns de nossos comportamentos são considerados normais, mas na verdade é Normose. A ânsia de sermos “adultos” muitas vezes nos deixa cegos para enxergar que não estamos sendo nós mesmos. Por isso, não deixe que a Normose mate sua criança interior. Quando você asfixia sua criança interna e segue a opinião da maioria, não se posicionando, você deixa de ser você mesmo. Tire seus sonhos da gaveta, inove, reinvente-se e se divirta com o seu mundo e principalmente com sua criança interna. Todos nós temos condições de fazer a diferença, mas quando nos rendemos à Normose, nos transformamos apenas em um adulto normal… Reflita, pense nisso e seja “anormal”! Biografia Q9 Fundada em agosto de 2013, por JúniorQ9 (Publicitário), Arthur Henrique (Administrador) e JC (Gestor de Pessoas), a Q9 vem conquistando o Brasil com uma proposta inovadora, sempre utilizando o humor como ferramenta de transmissão de conteúdo. Por meio de metodologia própria (3Rs: Relaxar - Refletir - Reter), desenvolve e realiza peças de Teatro, Intervenções, Stand Up sem palavrão e palestras motivacionais customizadas conforme necessidade. Desde sua fundação já foram mais de 100 mil quilômetros rodados, levando alegria e reflexão para cerca de 120 mil pessoas de 11 estados brasileiros. (Acesse: www.agenciaq9.com.br /Instagram:@agenciaq9/ facebook.com/agenciaq9 / youtube.com/canalagenciaq9).


CULT_ 97


MUNDO _CULT_EU SOU CUSTOSO MARCOS MARACANÃ | JORNALISTA MAURO MARQUES | WWW.JORNALCONTABIL.COM.BR

AS REDES SOCIAIS ESTÃO SUBSTITUINDO O TRABALHO ÁRDUO E APURADO DA IMPRENSA?

MÍDIA X REDE SOCIAL Em uma sociedade saudável, a mídia não dá descanso ao poder. Que o jornalismo jamais foi, nem nunca será 100% imparcial, é algo que não deveria precisar ser dito. Nada no mundo atinge a perfeição. Ao mesmo tempo, os políticos estão descobrindo que não precisam da mídia. Estão fazendo de tudo nas redes sociais para aparecer, sem sequer nenhuma apuração. O que vale é aparecer. Será que as redes sociais estão gradativamente substituindo o trabalho árduo e apurado da imprensa? Ou seria a liberdade de imprensa o verdadeiro fiscal do povo, como disse a Ministra Cármen Lúcia. No Brasil, em que grande parte das pessoas não dispõe de dados, de educação cívica ao lado da educação formal, para exercerem livremente os seus direitos, as tecnologias sirvam para novos modelos de convivência democrática. Este o papel da imprensa, que convivendo com as novas tecnologias seja capaz de apresentar as informações para que os cidadãos formem seu convencimento de maneira muito mais aprofundada e com conhecimento. E só a imprensa cumpre este papel. Só me resta escrever. Amém!

98 _CULT


CULT_ 99


MUNDO _CULT_INTERNET ALEXANDRE HENRY | JUIZ FEDERAL ARQUIVO PESSOAL | GFXTRA

DIVULGAÇÃO

FECHAR-SE EM UM MUNDINHO DE IGUAIS, NÃO VAI FAZER COM QUE VOCÊ SEJA UMA PESSOA MELHOR

A BOLHA

Já perdi a conta de quantos conhecidos publicaram em suas redes sociais que estavam excluindo as pessoas que pensavam de uma maneira X ou Y, que defendiam esse ou aquele político, que concordavam ou discordavam de determinado fato. “Eu não quero esse tipo de gente na minha timeline”, é o mote mais comum do ato de exclusão. Como padrão, as redes sociais já criam uma bolha para você. Isso é feito por meio de algoritmos que privilegiam a exibição em sua timeline de assuntos ou publicações de pessoas relacionadas com algo que você já curtiu ou interagiu. A ideia é bem simples. Uma empresa como o Facebook, por exemplo, quer que você passe o maior tempo possível utilizando as ferramentas que ela te dá. Um bom jeito de fazer isso é mostrar para você coisas das quais já se sabe que você gosta. Com o passar do tempo, isso vai formando uma bolha em que só está dentro dela o que te agrada. Mesmo que haja em seus contatos pessoas ou publicações diferentes, aquilo dificilmente vai aparecer para você. Pois bem, quando você começa a apagar dos seus contatos as pessoas que pensam diferente, você potencializa a formação dessa bolha. Em pouco tempo, você vai ver apenas um único tipo de mundo, de gente e de pensamento. É aí que mora o perigo. De que te serve viver em uma bolha? É mais confortável, eu sei. Não precisar debater com quem pensa diferente, não ter que ouvir opiniões contrárias, não ter que aturar elogios a pessoas e acontecimentos que você não suporta, tudo isso é relaxante e parece tornar a vida melhor. Você não se irrita, você não se desgasta, você fica mais feliz na convivência exclusiva com os seus iguais. Ao mesmo tempo, porém, você fica mais frágil e menos capaz para o debate e para a luta. Você perde a habilidade

100 _CULT

de argumentar, pois tudo o que você diz vai chegar apenas a pessoas que pensam da mesma maneira, sem gerar uma discussão sequer, mesmo as mais rasas. “E daí?” - você me pergunta. “Qual é o problema disso?”. O problema é que o mundo é muito mais complexo e exige de você, a cada amanhecer, a capacidade de enfrentar as adversidades. Ano que vem, teremos eleições. Dois candidatos começam a despontar como favoritos: Lula e Bolsonaro. Há fãs dos dois lados e há críticas imensas dos dois lados. Se você se fecha na sua bolha, você acaba não conhecendo o adversário e perde a capacidade de convencer a parcela dos 30% da população que nunca abraça cegamente um candidato, votando vez na esquerda, vez na direita. Esse será o público mais importante das próximas eleições e é o que geralmente define o vencedor na maioria dos pleitos. Um público pronto para ser convencido a votar no candidato que você acha que é o melhor. Mas, como você vai convencer esse eleitor se você vive em uma bola e conhece apenas os argumentos em favor do seu candidato? Como você vai melhorar seu poder de argumentação se você não enfrenta debates cotidianamente? Eu dei esse exemplo da política porque, hoje, ele é o de mais fácil compreensão. Mas, vale para tudo na vida. Fecharse em um mundinho de iguais, em um universo paralelo em que você olha para o outro e parece ver um espelho, não vai fazer com que você seja uma pessoa melhor. Pode até te dar mais conforto, paz e segurança, mas tudo isso será ilusório e, provavelmente, temporário, pois o mundo é bruto e só tem paz e segurança nele, de verdade, quem está pronto para o debate. Fure a sua bolha, saia da sua redoma, enfrente o mundo. Alexandre Henry. www.dedodeprosa.com


CULT_ 101


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO MAURITY CAZAROTTI | DESIGN THINKER DIVULGAÇÃO | SXC

COMO TRANSFORMAR MINHA MENSAGEM EM ALGO MEMORÁVEL?

APRESENTAÇÃO DE IMPACTO

Você já precisou convencer alguém a comprar seu produto? Já esteve em uma sala com pessoas te olhando e analisando o seu conteúdo? Pois é! Vender não é algo fácil e fazer com que as pessoas prestem atenção no que você diz e mostra também não é mole. Já ouviu falar em apresentações de impacto? É sobre isso que vou falar com você e eu espero que você não fuja depois desse parágrafo. Mais do que um Power Point bonito e cheio de transições maneiras, uma boa apresentação começa com o entendimento do próprio apresentador sobre o que vai falar ou vender. Não adianta ser bonitinho e ser ordinário! Uma apresentação de impacto envolve três coisas: o apresentador, a grande história e o visual. O apresentador se envolve como o grande fio condutor da mensagem e é quem vai dar o tom da comunicação na hora da apresentação, logo, ele precisa estar preparado e com visual condizente ao ambiente que vai ser o seu palco. Interagir com a história, que é o segundo passo e com o visual, o terceiro, é algo imprescindível, pois, quando tudo se conecta podemos dizer que existe ali uma apresentação de impacto. A grande história é aquela que possui três coisas: um personagem, um grande problema (dor do cliente) e

102 _CULT

aquilo que eu chamo de redenção ou volta por cima. Qual seria o grande motivo para aquelas pessoas que te ouvem comprarem de você? Qual a redenção que eles procuram? Do que a empresa que você busca está precisando para dar uma volta por cima? Descreva a Persona do seu produto/serviço, conte sua história para os ouvintes e isso vai facilitar o entendimento de todos quanto ao que você resolve. O visual! A parte mais gostosa do processo. É a parte que colocamos imagens e frases de impacto. É a hora de passar o recado que vai além da fala. São as entrelinhas! Uma apresentação de impacto não é aquela cheia de imagens ou textos em formato de bula, mas sim, uma ferramenta poderosa que faz fusão entre o discurso e o visual. Talvez a grande pergunta seja: As pessoas estão gostando da sua história? Se você ficou na dúvida ao responder essa pergunta, talvez você precise de algo mais para impactar o seu público. Volte nos passos acima, visualize o que pode ser melhorado e torne seu conteúdo memorável. Maurity Cazarotti é relações públicas, professor universitário, design thinker e sócio-fundador da Inspire - Escritório de Comunicação e Inovação. www.inspiredialogos.com.br


CULT_ 103


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO PAULO GABRIEL JR E LARA PAULINNY | PUBLICITÁRIOS DIVULGAÇÃO | SXC

VOCÊ COMPRA PORQUE DIZ SOBRE VOCÊ E TE FAZ BEM

O FUTURO É DAS MARCAS COM PROPÓSITO Este texto não é mais um clichê sobre frases bonitas emolduradas na parede. É um texto sobre empresas que reconhecem o valor de ter uma causa maior na sua essência, que vivem isso de verdade e que se tornam amadas pelos seus consumidores. Um processo que quando bem desenhado se torna natural e de extremo valor para o negócio. Ter um propósito claro muda tudo. Um estudo recente revelou que as pessoas estão dispostas a trocar as marcas com as quais se relacionam hoje por outra que tenha algum propósito relevante e que chegariam a pagar até 15% a mais em produtos e serviços por conta disso. É próprio da nossa natureza seguir aquilo que nos representa ou nos toca de alguma forma. Você já se perguntou por que está mais disposto a pagar mais por uma determinada marca do que por outras? Isso é porque você se identifica com ela. Quando você compra um produto da Dove, inconscientemente você está dizendo para o mundo que acredita na real beleza e que ela é única. Quando

Cliente

104 _CULT

você compra um produto da Nike, você está afirmando que qualquer pessoa que tem um corpo pode ser um atleta. E assim por diante. Você compra porque diz sobre você e te faz bem. Vivemos uma onda em que todas as empresas decidiram encontrar seu propósito. Isso é lindo, desde que verdadeiro. Escrever uma frase motivacional e colocar na parede não vai mudar em nada. Inventar declarações fajutas também não. Propósito é essência. É verdade. Se sua empresa não tem um propósito claro, reúna seus colaboradores e bata um papo a respeito das percepções deles sobre o negócio. Isso é importantíssimo, pois aproxima as pessoas e ainda reforça as características de pertencimento. Se você for colaborador, troque uma ideia com o seu líder, você vai ser uma peça chave na perpetuação dos negócios dele. Acredite. Enfim, nossa intenção aqui não é bancar o oráculo do sucesso ou brincar de fazer previsões do futuro, mesmo porque a gente sabe que hoje em dia as coisas mudam muito rápido, mas uma coisa não mudará: o futuro é sim das marcas com propósito.

Marca


MUNDO_CULT_COMUNICAÇÃO COMO RESGATAR A HISTÓRIA E O PROPÓSITO DE UMA MARCA?

ADRIANA SOUSA | JORNALISTA BETO OLIVEIRA | SXC

MEMÓRIA EMPRESARIAL

Você sabe o poder que uma boa história tem para fortalecer a reputação da marca da sua empresa? Para responder, vou recorrer a Celso Machado, um dos precursores do trabalho de memória empresarial em Uberlândia, “só conta história quem tem história para contar”. Isso vale para pessoas e também para marcas. Para começar esse resgate é fundamental uma boa conversa com quem começou o negócio. Em empresas mais jovens, na maioria das vezes, esses empreendedores ainda estão na ativa. Nas mais antigas, pode ser que já tenham se afastado ou mesmo já tenham falecido. Sempre tem alguém que participou da história, com lembranças para compartilhar. As entrevistas com fundadores trazem elementos ricos, que normalmente estão ligados à cultura organizacional e ao propósito original da organização. Recomenda-se que essas conversas sejam gravadas ou filmadas, devido ao seu valor histórico. Uma empresa de dez anos, um dia chegará aos 50! Vale a pena também conversar com colaboradores, fornecedores e clientes, preferencialmente os

mais antigos. Eles acompanharam o crescimento da organização, possuem percepções diferentes em relação aos fundadores, mas compartilham uma parte importante da história. Um outro elemento para o resgate da história empresarial está ligado aos sistemas de comunicação que a empresa possui. Fotografias, jornais internos, vídeos, matérias veiculadas na imprensa. Organizar e manter esse acervo é fundamental, independente da idade da empresa. Recentemente, tive a oportunidade de ajudar a resgatar a história de três empresas locais: Centro Oncológico do Triângulo (COT), Unimed Uberlândia e Castro Naves. Vou compartilhar com vocês o que aprendi: é fundamental saber ouvir. Fechar-se a toda interferência externa e se conectar à história que o outro tem para te contar. Só assim, você conseguirá transformar a informação em algo de valor. Adriana Sousa é jornalista e professora universitária. Trabalha também com o resgate de história empresarial. Durante dois anos, coordenou o Museu Virtual Uberlândia de Ontem e Sempre. www.adrianafaria.com.br

CULT_ 105


MUNDO_CULT_EDUCAÇÃO REDAÇÃO DIVULGAÇÃO

INSTITUIÇÃO COMPLETA 20 ANOS COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO

UNITRI 20 ANOS O Centro Universitário do Triângulo - Unitri completa, em 2017, os seus 20 anos de atividades em Uberlândia, representando forte impacto para o desenvolvimento e melhoria das condições e qualidade de vida da população. A Unitri é mantida pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, que possui ainda oito instituições de ensino nas cidades de Niterói (RJ), São Gonçalo (RJ), Campos de Goytacazes (RJ), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Goiânia (GO) e Salvador (BA). Atualmente, a Instituição oferece um rol de 20 cursos de graduação. Desses, 17 são bacharelados (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação), 1 licenciatura (Educação Física) e 1 curso superior de tecnologia (Estética e Cosmética). Atenta às atuais demandas do mercado de trabalho, a Unitri também criou três novos cursos para o Vestibular 2018. 1 - curso superior de tecnologia em Gestão Comercial, curso superior de tecnologia em Jogos Digitais e curso superior de tecnologia em Produção Multimídia. Os cursos serão ofertados a partir do primeiro semestre e têm como diferenciais forte conteúdo prático e menor tempo de duração, em média de 2 anos. No campo da pósgraduação, estão ofertados 6 cursos: Endodontia, Contabilidade Gerencial e Gestão Tributária, Fitoterapia em Nutrição Clínica, Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, Fisiologia do Esporte e do Exercício, Desenvolvimento Java. Os cursos oferecidos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e os respectivos currículos em constante atualização com as exigências do mercado, o que propicia a formação de profissionais altamente qualificados e aptos a contribuírem para o crescimento do país. Além das atividades de ensino, a Unitri desenvolve vários projetos de extensão, disponibilizando à comunidade diversos serviços como resultado do aprendizado realizado no âmbito acadêmico. A iniciação científica é outra ação prioritária para a Instituição, uma vez que o gosto pela pesquisa científica deve ser trabalhado no ambiente universitário.

106 _CULT

A Unitri conta com uma equipe de profissionais preparada e extremamente comprometida com a educação, buscando, a cada semestre, introduzir mudanças na estrutura pedagógica da Instituição, objetivando proporcionar aos alunos uma interação contínua com o mercado de trabalho. Ainda, inúmeras atividades culturais, exposições e eventos que visam a integração com estudantes de escolas de Uberlândia e região, como a tradicional Feira das Profissões, são realizadas continuamente. Todos os anos, a Unitri possui o privilégio de ter seus cursos estrelados na avaliação do Guia do Estudante da Editora Abril. A Instituição e o Hemocentro Regional de Uberlândia realizam também, a cada semestre, duas edições da campanha “Estenda a mão a quem precisa - doe sangue”. Anualmente, mais de 20 mil pessoas se beneficiam com os serviços oferecidos em atendimentos nas clínicas de odontologia, fisioterapia, estética e cosmética, atendimento nutricional, núcleo de psicologia aplicada e núcleo de prática jurídica. “Todo esse conjunto de ações reflete no nível de excelência da educação superior que o Centro Universitário do Triângulo oferece. Prova disso é que, em 2016, recebemos o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, no processo de recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação”, avalia o diretor administrativo, professor Marco Antônio Socreppa.


CULT_ 107


MUNDO_CULT_EDUCAÇÃO MARGARETH CASTRO | JORNALISTA FELIPE VIANNA | DIVULGAÇÃO

CURSOS COMPLEMENTARES AJUDAM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

EDUCAÇÃO AVANÇADA O investimento em educação avançada, como em cursos de língua estrangeira, programação e computação e ainda técnicos, ajuda na formação do aluno brasileiro e aumenta as chances dele se sobressair no mercado de trabalho. Isso porque o ensino público no Brasil agoniza por falta de investimentos e, dessa forma, não consegue se atualizar para acompanhar os avanços tecnológicos e mercadológicos. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados em setembro, são um reflexo do descaso com a educação no Brasil. Os dados mostraram que quanto mais próximo de sair da escola, pior o desempenho do aluno. Por isso, os pais que querem investir na formação completa de seus filhos procuram por escolas especializadas e com diferenciais, onde o aluno se torna protagonista do seu aprendizado, com pensamento crítico e capaz de interpretar informações e ainda com postura questionadora para entender o que se passa ao seu redor. É com essa metodologia de ensino que a Casa Thomas Jefferson, tradicional em Brasília e que em novembro começa a funcionar em Uberlândia, trabalha.

A diretora executiva, Lúcia Costa, esclarece que a Casa Thomas Jefferson é mais do que uma escola de inglês e diz que o aluno aprende a língua e a cultura americana de forma integrada e desenvolve a língua em outros ambientes fora da sala de aula. “O papel do professor é muito importante, mas ele não é mais o detentor do conhecimento. Nosso corpo acadêmico é preparado e estimulado a desenvolver novas habilidades para terem uma sólida formação acadêmica”, explica. A Casa Thomas Jefferson oferece cursos de inglês para todas as idades e interesses, todos eles com ênfase no uso comunicativo da língua, segundo uma abordagem de ensino centrada no aluno e que estimula a interação. A escola utiliza modernas

108 _CULT

técnicas de ensino e aprendizagem para fazer o aluno ler, escrever, compreender e falar inglês com naturalidade, fluência e acuidade. Para isso, a tecnologia também é utilizada como recurso de aprendizagem.


Expansão A Casa Thomas Jefferson é tradicional no Distrito Federal, onde tem seis unidades e está presente em 18 escolas privadas de ensino, além de várias empresas públicas e privadas, com soluções diferenciadas e personalizadas de ensino de inglês. Depois de uma pesquisa de mercado, Uberlândia foi escolhida para ser a primeira cidade fora da capital federal a receber uma unidade da escola. “Uberlândia é aberta a novos mercados. É a segunda posição do PIB em Minas Gerais, uma cidade universitária e sede de grandes empresas, portanto, é um grande mercado consumidor para o aprendizado da língua inglesa”, justifica a diretora executiva, Lúcia Costa. A abertura da escola em Uberlândia está programada para dezembro, mas a inauguração oficial será em março de 2018. A unidade funcionará no bairro Morada da Colina, na zona Sul. Tecnologia O mundo está vivendo uma revolução e a automatização e a robotização terão impacto direto nas profissões e na sociedade. A estimativa é que 40% das profissões sofram adaptações por conta dos avanços tecnológicos. A gestora administrativa e pedagógica da SuperGeeks de Uberlândia, Danielle Akemi Jogo, defende que o que precisa mudar na educação brasileira é a maneira de ensinar o aluno a pensar. “O aluno que souber programar estará um passo à frente no mercado de trabalho”, afirma. Danielle Akemi conta que sempre que fazem oficinas mostrando o trabalho realizado pela escola, os alunos são interessados e se saem muito bem. “O estudante brasileiro é muito criativo, aprende rápido, mas tem baixa persistência. Dentro da nossa escola, o professor tem que ser bastante incentivador”, acentua. A SuperGeeks ensina Ciência da Computação para crianças e adolescentes, por meio das principais plataformas de programação através da criação de jogos, robôs, aplicativos e drones. “Ensinamos os alunos a pensarem de forma criativa, a raciocinarem de forma sistêmica e trabalharem de forma colaborativa e empreendedora”, explica Danielle Akemi.

Cursos técnicos Os cursos técnicos dão aos alunos a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho mais cedo, ou seja, antes de concluírem uma graduação. No Brasil, os Institutos Federais (IFs) são os grandes responsáveis pela formação técnica, por meio de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio. Mas, a quantidade de vagas ofertadas ainda é insuficiente para atender à demanda. Em Uberlândia, o Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM) oferece 10 cursos, sendo três técnicos, quatro de graduações e três de pós-graduação. O corpo docente é formado por mestres e doutores, infraestrutura de salas e laboratórios com recursos de qualidade e visitas técnicas que buscam integrar teoria e prática, bolsas de iniciação científica, extensão e monitoria. “O IFTM integra ensino, pesquisa e extensão na graduação, pós-graduação, assim como no ensino técnico”, explica a coordenadora geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz. O IFTM também oferece cursos de idiomas por meio do Centro de Idiomas (Cenid) e programas de intercâmbio por meio da Coordenação de Relações Internacionais. Poliana Cristo diz que essas experiências preparam melhor o aluno e a comunidade, já que as vagas do Cenid são abertas à população, para o mercado de trabalho, para a área de extensão e pesquisa e ainda leva o aluno a conhecer o mundo. “Experiências assim vão além da sala de aula e são de grande valia ao nosso egresso. Neste semestre temos alunos em intercâmbio na Colômbia e estamos com editais abertos para intercâmbio ao Canadá”, revela. CULT_ 109


MUNDO_CULT_EDUCAÇÃO PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

MAIS TEMPO NA ESCOLA, MAIS APRENDIZADO

ENSINO INTEGRAL

A educação no Brasil está passando por diversas transformações, exigindo que as escolas se adaptem da melhor maneira possível para atender pais e alunos do século XXI. Em alguns países é comum que os estudantes passem até nove horas diárias na escola, enquanto no Brasil esse tempo é reduzido para cinco horas. Cada vez mais presente nos debates sobre a educação, o ensino integral se destaca como a alternativa de se preparar de forma ampla as crianças e adolescentes, trabalhando os aspectos cognitivos, físicos e emocionais. Oferecer mais tempo na escola não é apenas ampliar o horário de permanência dos alunos no ambiente escolar, pois exige planejamento de atividades e respeito ao tempo desses estudantes para que de fato se promova a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito. Além das aulas já previstas no currículo, quem fica mais tempo na escola tem a oportunidade

110 _CULT

de trabalhar suas habilidades artísticas, os esportes, a língua estrangeira, além de aprofundar o conteúdo das matérias vistas em sala. Outro fator importante é a alimentação. Para quem passa o dia todo na escola é importante que haja o acompanhamento de nutricionistas pensando em uma alimentação balanceada, colaborando para um crescimento saudável dos estudantes. Os educadores que vivenciaram a transição do horário regular para o período integral notam mudanças positivas, tanto para a escola, quanto para a família. Por um lado, a permanência dos alunos no período integral pode dar uma impressão de que os filhos passam menos tempo com os pais, porém reduzindo as tarefas e atividades que até então eram realizadas com o acompanhamento dos pais. Estes alunos adquirem mais tempo de qualidade com a família, tornando as relações em casa e na escola mais próximas e harmoniosas. Luisa Salviano é jornalista e assessora de comunicação do Colégio Objetivo.


CULT_ 111


VESTIBULAR AGENDE A DATA DA SUA PROVA CURSOS GRADUAÇÃO

• ADMINISTRAÇÃO • ARQUITETURA E URBANISMO • CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO • DIREITO • EDUCAÇÃO FÍSICA

• TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL • TECNÓLOGO EM JOGOS DIGITAIS IA • TECNÓLOGO EM PRODUÇÃO MULTIMÍD

(LICENCIATURA E BACHARELADO)

• ENFERMAGEM • ENGENHARIA AGRONÔMICA • ENGENHARIA CIVIL • FARMÁCIA • FISIOTERAPIA • MEDICINA VETERINÁRIA • NUTRIÇÃO • ODONTOLOGIA • PSICOLOGIA • TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

TRIBUNAL DO JÚRI

BIBLIOTECA

ESTÚDIO DE TELEVISÃO

20 112 _CULT

NOVOS CURSOS

ANOS

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

CLÍNICA DE ATENDIMENTO NUTRICIONAL

SALA ADVANCED

INSCREVA-SE JÁ!


UNITRI 2018

R MEIO DO

CONDIÇÕES ESPECIAIS PO

EXAME DE BOLSAS

EM NOVEMBRO 100%

BOLSAS DE ATÉ DURANTE TODO O CURSO

E LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA

S O EXAME DE BOLSAS NÃO GERA DÍVIDA URA MAT PARA O ESTUDANTE APÓS A FOR

LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

LABORATÓRIO DE DESENHO DIGITAL

CLÍNICA MODELO DE ESTÉTICA

LABORATÓRIO DE ANATOMIA ANIMAL

LABORATÓRIO DE TÉCNICAS DIETÉTICAS

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA

r .b m o .c ri it n ru la u b ti s e v unitri.edu.br /unitrionline   /unitri  /unitri_br

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 4545 Gávea, Uberlândia - MG - CEP. 38411-106 Telefone: (34) 4009-9000

BEBÊ CLÍNICA

NÚCLEO DE PSICOLOGIA APLICADA

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

4009-9053 / 4009-9093 4009-9100 / 4009-9183

CULT_ 113


MUNDO_CULT_TUDO DE BOM FERNANDO PRADO MAURO MARQUES | DIVULGAÇÃO

“A REAÇÃO DO PÚBLICO VAI MOLDANDO O TRABALHO”

AFONSO PADILHA Afonso Padilha é comediante, humorista e roteirista. Curitibano, trabalha com comédia desde 2010, atualmente faz parte do elenco do grupo 4 Amigos, o maior grupo de Stand Up comedy da atualidade.

“Isso tem que dar certo” e “Não tá compensando ser adulto” são dois especiais que você lançou recentemente. Fale sobre esse formato de distribuição. Sim, o primeiro está no Netflix e o segundo decidi vender no meu site. Este formato é novo, o Di Lopes e o Patrick Maia fizeram neste formado de venda via site e disponibilização do link e estamos tentando entender o mercado. A venda via internet no Brasil ainda é burocrática, fora é mais fácil vender via web, mas aqui a questão cadastro e tudo mais ainda dificulta. Mas está sendo uma boa experiência. E o seu processo criativo. Eu tenho um grupo no WhatsApp comigo mesmo, escrevo no computador, em guardanapo, em caderninhos, não tenho uma ferramenta única, o importante é não deixar a ideia escapar. No teatro, o diretor organiza o material que é posto em cena, no stand up, a plateia tem esse papel? Tecnicamente sim, se faço um texto que não funciona, eu já tiro do próximo show, eles não escolhem o que eu coloco no show, mas de alguma forma me mostram o que não precisa estar ali. A reação do público vai moldando o trabalho, se riem mais de algo, ou se não riem de alguma piada, tudo isso serve de aprendizado. Temos passado por algumas censuras no mundo, sinto que a comunicação artística tem perdido muito com alguns movimentos políticos e sociais. Ainda dá para falar o que se quer? E é bacana, porque cada vez mais eu entendo que dá para falar de tudo, ainda é possível falar de tudo, porque o importante não é o “o que” será falado, mas o “como” será dito. E as pessoas que me assistem, me viram na internet, em programas de TV, sabem quem eu sou, vieram atrás daquilo que eu tenho para falar, querem um show diferente do que já viram, mas ainda sim já sabem como eu trabalho. Agora vamos para uma rapidinha aqui. Você nos responde com SIM, TALVEZ ou NUNCA!!! Começando com Gretchen! Sim. Foto de comida no Instagram! Sim. Maria da Graça Xuxa Meneghel! Depende. Talvez... Música Eletrônica! Não. Substituições Alimentares da Bela Gil! Não, nunca. Fábio Porchat! Sim. Camisinha com sabor! Não... deixa um gosto na... Donald Trump! Não. Fernando Prado é comunicador multimídia, apresentador, produz conteúdo para empresas, Rádios e TVS e é Youtuber através do canal Tudodebom.tv.

114 _CULT


A utilização da Mídia Out of Home (MOOH), também conhecida com menos precisão como a publicidade “ao ar livre”, tem crescido de forma consistente nos últimos anos. Outdoors e placas lhe parecem uma moda antiga? Pense novamente. Muito do crescimento de gastos nos meios de Mídia Out of Home pode ser explicado pelo aumento do número de aplicações que caem na categoria. É claro que painéis estáticos ainda contam como MOOH, mas agora há sinais digitais e displays interativos em shoppings, academias, loterias, cartórios e hospitais, complementando a categoria que nunca sai de moda. A INTERATIVIDADE E DIVERSIDADE DA MÍDIA OUT OF HOME Comerciantes e empresas buscam sempre envolver seu público-alvo nas campanhas, o que torna as possibilidades de interatividade com as mais recentes tecnologias de Mídia Out of Home altamente valiosas. VANTAGENS E DESVANTAGENS Entre as principais vantagens da publicidade em Mídia Out of Home, podemos destacar as seguintes: • Grande alcance da audiência em massa; • Alta frequência; • Flexibilidade geográfica; • Baixo custo de investimento. A MOOH exige uma produção mais elaborada, o que significa, em alguns casos, custos mais elevados. Porém, se você é criativo, você pode produzir uma campanha muito eficiente, com custo médio e que traz grande retorno sobre o investimento de seu cliente. Dicas e truques para aplicar Mídia Out of Home Mas, como fazer MOOH da maneira certa? Separamos algumas dicas essenciais e muito eficientes para você! Confira: • Defina uma mensagem simples; • Use fontes grandes e claras; • Certifique-se de seguir as regras e regulamentos do local (cidades diferentes têm restrições diferentes em torno das MOOH); • Seja ousado na criatividade, no conceito e no design; • Coordene seu departamento de marketing e publicidade para realizar campanhas de MOOH através de novas táticas de marketing e publicidade. Por fim, a melhor e mais importante dica: encontre um meio da Mídia Out of Home atingir seu público-alvo no momento ideal. Seguindo essas orientações, certamente você conseguirá todo o retorno que pode ser oferecido pela MOOH!

CULT_ 115


MUNDO_CULT_GAMES GUSTAVO DAMIÃO | PUBLICITÁRIO ARQUIVO PESSOAL | DIVULGAÇÃO

UM GAMER EXECUTA ATÉ 400 MOVIMENTOS POR MINUTO ENTRE MOUSE E TECLADO

E-SPORTS SÃO ESPORTES REAIS?

Provavelmente a primeira imagem que vem em sua cabeça de um gamer é um homem sem traquejo social, acima do peso, afundado no sofá, cercado de latas de refrigerantes vazias e encarando apático uma tela, certo? E aí você deve me rebater: sério que você quer me convencer que esse cara é uma atleta? A coisa piora se você comparar esta imagem a um atleta olímpico. O contraste é gritante: corpos esculturais, rotina rigorosa de treino, saúde impecável, capacidade motora acima da média e pronto para bater recordes. Pra quebrar um pouco estes paradigmas e derrubar alguns estereótipos, vamos começar pela definição de “esportes”: prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição. Ao longo da história, o termo ‘esporte’ foi se modificando junto à evolução da sociedade. Em 1300 era “atividade que oferece relaxamento e diversão, entretenimento”, já em 1400 “um jogo de passatempo” e em 1500 era “um passatempo agradável”.

Assim como vários outros termos que sofreram alterações em seus significados a partir do surgimento da tecnologia, os esportes pode se tornar um deles. Talvez no futuro o termo seja atualizado para “que demanda exercício físico ou mental”. Mas como poderíamos comparar e-sports com os esportes reais? Todo e qualquer esporte começa com um jogo. Todo time começa com um bando de amigos. Toda competição começa quando uns desafiam aos outros para descobrir quem é o melhor. E quando você percebe que o Mundial de Dota 2 entregou uma premiação maior do que a FIFA entregou para a

116 _CULT

Seleção Alemã na Copa do Mundo de Futebol, você conclui facilmente que a brincadeira ficou séria. A verdade nua e crua é que as equipes de eSports já começaram a se organizar como times de esportes tradicionais. Além de atletas, possuem técnicos, preparadores físicos, nutricionistas e outra infinidade de profissionais especializados. Mas o principal é que já possuem uma massiva base de fãs. Não à toa, grandes marcas estão começando a se associar ao e-Sports. E se eu te contar que os gamers profissionais são expostos a mesma quantidade de tensão física do que qualquer atleta “normal”? A habilidade e capacidade motora fina de um gamer está acima de qualquer indivíduo comum. Um gamer executa até 400 movimentos por minuto entre mouse e teclado, resultando em um uso incrível do cérebro, coordenação, habilidade manipulativa de caráter fino e destreza com os dedos e mãos. Pesquisas também apontam que os jogos eletrônicos afetam positivamente a percepção, atenção, memória e capacidade de tomar decisões. É por isso que a prática é recomendada para médicos-cirurgiões. Duvida? Faz uma pesquisa rápida aí no Google. Para finalizar, a quantidade de cortisol produzido por jogadores atinge o mesmo nível de pilotos de corridas e os batimentos cardíacos podem chegar a níveis tão altos quanto aos gerados por um maratonista: de 160 a 180 batidas por minuto. O fã de esportes tradicionais pode ainda ser cético sobre essa quantidade de informação apresentada. Mas contra fatos, não há argumentos. A verdade é que eSports são, sim, esportes. Tanto quanto xadrez, tênis de mesa e corridas automotivas. Gustavo Damião é publicitário, amante de jogos eletrônicos, sócio-fundador da Sheep Content e da B11.


BEM_CULT_COMPORTAMENTO BEM_CULT_COMPORTAMENTO MUNDO_CULT_LAZER PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

EXUBERANTE, ÚNICO, IRRESISTÍVEL.

O Tangará Country Club é um dos mais completos clubes de lazer da região que oferece inúmeras alternativas de lazer e diversão num espaço saudável, familiar e cercado pela natureza. Sua missão é proporcionar qualidade de vida, sempre inovando e estreitando o relacionamento com os seus associados. A sua infraestrutura conta hoje com inúmeras opções de lazer, esporte e diversão para todas as idades: várias piscinas, quadras poliesportivas, campo de futebol, sauna, parque infantil, confortável restaurante para todos os gostos e menor preço, amplo estacionamento e o nosso exuberante e divertido Lazy River, com praia artificial e músicas ao vivo nos finais de semana e feriados, rampa, vários quiosques e música ao vivo. Tudo isso, circundado por mais de 60 mil metros quadrados de Mata Atlântica totalmente preservada. Tangará, o Clube da família! Venha Viver! CULT_ 117


MUNDO_CULT_TURISMO SYMONE DIAS | EDITORA DO BLOG VIAJANDO COM A SY SYMONE DIAS

O MAIS LINDO MUSEU A CÉU ABERTO

INHOTIM

Inhotim é o maior museu de arte a céu aberto do mundo e a maioria de suas obras é trocada uma vez ao ano, mas algumas permanecem lá por muito tempo. Sua área total é 140 hectares, tudo muito bem cuidado e com grandes quantidades de espécies botânicas. Quando ir: De novembro a fevereiro chove muito. De maio a setembro meses frios e secos.

118 _CULT

Informações úteis: Inhotim fica em Brumadinho - Minas Gerais. Aberto terça, quinta, sexta, sábado, domingo e feriado. Preço: R$ 44,00 (inteira). Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita. Fechado às segundas-feiras. Horários: terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30. Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30. Carrinho elétrico: R$28,00. Três restaurantes: Tamboril, Oiticica e Café do Teatro.


Atrações As visitas podem ser guiadas ou por conta própria e nem pense que em um dia vai conhecer tudo, pois é impossível, são necessários no mínimo dois dias e ainda algumas obras ficarão para próxima visita. Fizemos por conta própria seguindo o mapa e foi tranquilo, mas tivemos que pedir ajuda em alguns pontos. Achei poucas às placas informativas. O parque é muito grande, por isso possui carrinhos elétricos para o deslocamento, o carrinho é pago à parte e não chega a todas as atrações. Grande parte tem que ser feita caminhando mesmo, por isso use o sapato mais confortável possível. No primeiro dia fizemos o Setor Amarelo, um pedacinho do Setor Laranja e o Setor Rosa até a parte que precisa pegar

o carrinho para chegar até o G10, onde iríamos ouvir o barulho da terra. Paramos cedo nesse dia, pois após almoçar bateu o cansaço e essas horas fizeram falta no segundo dia. No outro dia fizemos o Setor Rosa G10, onde fomos ouvir o barulho da terra e depois cortamos o caminho a pé internamente pelo Setor Amarelo e rumamos para o Setor Laranja. Nesse dia contratamos o carrinho, mas mesmo assim andamos muito. As obras são maravilhosas, o lago de uma cor verde-esmeralda linda, restaurantes ótimos, um passeio que todos deveriam fazer. (Mais detalhes no Blog: www.viajandocomsy.com.br). Symone Dias é editora do Blog Viajando com Sy. Blog www.viajandocomsy.com.br IG: @ViajandocomSy

CULT_ 119


MUNDO_CULT_TURISMO REGIONAL POR CLAUTON VELOSO PUGAS DIVULGAÇÃO

SE VOCÊ ESTIVER ESTRESSADO, VAI MERGULHAR QUE PASSA

MERGULHO? EM UBERLÂNDIA?

A cidade de Uberlândia é banhada por três grandes represas que, durante boa parte do ano, possuem uma visibilidade fantástica, formando um ambiente perfeito para a prática de mergulho. Estamos falando das Represas de Miranda, Capim Branco I e Capim Branco II que, juntas, possuem 133 quilômetros quadrados de espelho de água ainda pouco conhecido e explorado pelos uberlandenses, mas que está despertando a atenção de outras regiões. Já existe um movimento de turistas de outras cidades, principalmente vindos de Goiânia e Brasília, que vêm a Uberlândia no final de semana somente em busca do mergulho. O mundo aquático é totalmente diferente do mundo terrestre e isso nos coloca em um estado de contemplação, desprendimento e alerta. Dentro d’água, a gravidade não é a mesma, a respiração é feita através de cilindros e não adianta gritar, pois ninguém vai te ouvir. Por isso, a comunicação tem que ser feita 100% através de sinais com as mãos, e a pressão da água sobre o corpo é bem maior que a pressão do ar. Na terra, conseguimos enxergar até o horizonte. Na água, a visibilidade é limitada, o que nos deixa ansiosos por nadar cada vez mais em busca daquela estrutura desconhecida. Ou seja, um ambiente perfeito para relaxar e esquecer um pouco da rotina. Resumindo, se você estiver estressado, vai mergulhar que passa.

120 _CULT


Para começar a mergulhar é só procurar uma das operadoras de mergulho existentes na cidade. No site www.cardapiodeturismo.com.br você encontra mais informações. Todas as operadoras fazem um passeio chamado Discovery. Não precisa comprar nenhum equipamento, é só marcar o dia e o horário. A roupa, o colete, a máscara, as nadadeiras e os demais itens são fornecidos pela operadora. O mergulho Discovery consiste em um mergulho guiado por um instrutor que irá acompanhar o candidato a mergulhador por 12 a 20 minutos debaixo da água com total segurança. Nesta hora o importante é ficar atento e tentar localizar algum peixe desavisado. Para incentivar ainda mais o turismo de mergulho em Uberlândia, está se discutindo dentro da Câmara Técnica de Cultura e Turismo (Comcultur*) a possibilidade da criação de

Recifes Artificiais Marinhos (RAM) que consistem no afundamento de itens como estátuas, aviões, tanques de guerra, etc. O objetivo dos afundamentos é criar um ambiente para acumulação de peixes e espaços recreativos para a prática de mergulho. Acreditamos que a execução deste projeto irá colocar Uberlândia no roteiro nacional do Turismo de Mergulho. Se você tem vontade de mergulhar, não deixe esta oportunidade passar. *O Comcultur é uma das Câmaras Técnicas do Coden - Conselho de Desenvolvimento Econômico. Para conhecer mais acesse: www.uberlandia2100.com.br Clauton Veloso Pugas, responsável pelo site CardápioDeTurismo. com.br com foco na divulgação de passeios turísticos na região do Triângulo Mineiro.

CULT_ 121


EVENTOS Um dos mais completos espaços para eventos do país, com estrutura para reuniões, treinamentos, feiras, congressos e eventos empresariais. Moderna infraestrutura para casamentos e outros eventos sociais, com buffet personalizado e ambientes versáteis.

MERCURE UBERLÂNDIA PLAZA SHOPPING

122 _CULT


HOSPEDAGEM CORPORATIVA

Conforto e conveniência para atender a pequenas e grandes demandas.

HAPPY WEEKEND

Uma opção de lazer para um final de semana romântico com hospedagem, gastronomia e diversão.

PACOTE DE NÚPCIAS

Sete modernas suítes com toda a sofisticação e requinte para uma data inesquecível.

CLEMENTINA BAR E RISTORANTI Ambiente aconchegante e boa música para os seus melhores momentos.

SOLUÇÕES CORPORATIVAS Business Center com locação de salas de tamanhos variados por hora, diárias ou períodos determinados com estrutura completa para trabalho. 34 3239.8005 | 0800.342.414 h9602-re@accor.com.br | mercure.com

CULT_ 123


MUNDO_CULT_HOTELARIA SÉRGIO GOUVÊA | GA COMUNICAÇÃO DIVULGAÇÃO

A LOCALIZAÇÃO E SEGURANÇA SÃO APONTADAS COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A HOTELARIA

O FUTURO DA HOTELARIA

A sociedade passa por um processo de transformação contínua, com novidades surgindo diariamente e possibilitando que as pessoas estejam cada vez mais conectadas e com maior acesso à informação. Como consequência deste processo, nota-se também a presença de clientes cada vez mais exigentes, tendo maior embasamento sobre cenários, tendências e esperando cada vez

124 _CULT

mais dos serviços prestados. Na hotelaria é perceptível esta mudança no comportamento, assim como no nível de exigência dos hóspedes. Com o objetivo de captar os sinais e compreender as transformações que estão ocorrendo, a Mapie/Disque9 realizou uma pesquisa para identificar tendências e negócios disruptivos que podem impactar no comportamento dos consumidores da indústria de viagens e hospitalidade. Um dos pontos


observados diz respeito ao futuro da hotelaria, na busca por identificar para onde os modelos de negócios atuais devem ir para que não somente sobrevivam, mas se destaquem diante das grandes mudanças. Ao ouvir pessoas de todas as regiões do país, de 26 a 60 anos, com ensino superior e/ou pós-graduação e que realizam pelo menos duas viagens por ano, a Mapie/Disque9 identificou o que este público considera como itens mais importantes na hora de escolher um meio de hospedagem. A localização e segurança foram apontadas como elementos essenciais para a hotelaria, seja de negócios ou lazer, e o preço não foi o principal elemento de decisão da escolha. A facilidade nas reservas/compras foi um item considerado cada vez mais relevante, demonstrando que é preciso garantir que a venda ocorra de forma simples e em poucos cliques. O levantamento apontou, ainda, que as avaliações online publicadas por outros hóspedes são tão consideradas pelo público quanto as experiências individuais anteriores, demonstrando o poder da percepção dos clientes e das redes sociais e de comunicação. Considerando que hospitalidade é igual a serviço, foi confirmado que a essência do negócio hoteleiro está na qualidade desse serviço, ponto que jamais pode ser subestimado. Para Eli Gláucio Schettini Júnior, diretor executivo da EPS Empreendimentos, empresa responsável pela administração do Mercure Uberlândia Plaza Shopping, é essencial acompanhar as tendências e estar alinhado com o que o público espera,

como apontado pela pesquisa. “A localização e integração com o complexo Center Shopping é um diferencial que agrega valor e conveniência ao nosso empreendimento. Disponibilizar instalações modernas, recursos tecnológicos com foco na conectividade e conforto são prioridades essenciais para atender às necessidades de nossos clientes. A busca da qualidade com o intuito de surpreender às expectativas é um ideal da organização para um posicionamento diferenciado no mercado”, destaca o diretor. Com essa visão e alinhados com as tendências mercadológicas, o Mercure Uberlândia Plaza Shopping oferece soluções corporativas e lazer com espaços de eventos, business center, o charmoso Clementina Bar e Ristoranti e é atualmente considerado o melhor hotel em índices de qualidade da rede Mercure no Brasil com NPS - net point score - de 70 pontos. Para a diretora da Mapie, empresa responsável pela pesquisa, Carolina Sass de Haro, é necessário estar sempre atento às mudanças. “Para que a indústria turística e hoteleira esteja constantemente progredindo e entregando o que é valor para seus clientes, é preciso monitorar hábitos de consumo e tendências de comportamento, compreendendo as necessidades e anseios e antecipando novos movimentos. Esta pesquisa entrega este conhecimento e sinaliza quais as grandes transformações que serão observadas na hotelaria nos próximos anos”, destaca. Confira um pouco mais do que pensam os entrevistados da pesquisa realizada pela Mapie/ Disque9, considerando hospedagem a trabalho e lazer: CULT_ 125


MUNDO_CULT_HOTELARIA SÉRGIO GOUVÊA | GA COMUNICAÇÃO DIVULGAÇÃO

O relatório final deste levantamento aponta que os entrevistados acreditam no uso da tecnologia para facilitar a gestão e a vida de hóspedes e que as áreas comuns tradicionais perdem importância de forma geral e surgem espaços coletivos e integrados. O que realmente importa é o serviço e a entrega impecável do básico (wi-fi, cama, ducha e café da manhã). Outros elementos que serão considerados básicos são aqueles que desburocratizam as atividades e utilizam ferramentas para garantir agilidade.

126 _CULT


ERANÇA QUE

E UMA H A HISTÓRIA D

Conheça mais sobre a nossa história em www.akkarrestaurante.com.br akkarrestaurante

Ê. GAR ATÉ VOC

ATRAVE

OS PRA CHE SSOU OCEAN

Há 25 anos um clássico da culinária de Uberlândia. Av. Getúlio Vargas, 474 - Delivery: 3210 5334 @akkarrestaurante

CULT_ 127


MUNDO _CULT_ETIQUETA BRUNA BARCELOS | CONSULTORA DE COMPORTAMENTO E ETIQUETA MAURO MARQUES | SXC

ERROS QUE PODEM E DEVEM SER EVITADOS À MESA

COMO SE PORTAR À MESA

Sempre falamos de etiqueta à mesa, porém existem vários erros fáceis de cometer e que muitas vezes não se comenta. Conheça alguns deles: - Assoprar a colher ou o prato para esfriar os alimentos: os alimentos são quentes, pois nossa cultura sempre foi essa, por isso assoprar a colher de uma sopa, por exemplo, além de deselegante é feio e anti-higiênico. O correto é pegar com os talheres e deixar o alimento esfriar de maneira natural. - Mexer na travessa para pegar o melhor pedaço: escolher o melhor pedaço, além de deselegante, é extremamente antiético, verifique rapidamente o pedaço que vai atender sua necessidade e deixe o talher à disposição da próxima pessoa. - Cortar as folhas da salada com faca: as folhas

128 _CULT

de saladas devem ser embutidas usando a faca e garfo, mas nunca as corte. - Apalpar as frutas para escolher uma para comer: ficar amassando as frutas em mercados, hotéis, etc, é extremamente desnecessário, fora que você amassa a fruta e a próxima pessoa não vai querer comprar, pois está amassada e esta acabará indo para o lixo. Então, tenha consciência, escolha a fruta pelo olhar e não pelo tato. - Comer de boca aberta: aprendemos isso ainda quando somos crianças, porém algumas pessoas ainda insistem em ter esse hábito. Fique atento, isso é muito deselegante. Tenho certeza que nenhum de vocês que estão lendo fazem isso, não é?! Bruna Barcelos, consultora de comportamento e etiqueta. www.brunabarcelos.com.br


CULT_ 129


MUNDO_CULT_UCVB LUÍZA MORATO | UCVB DIVULGAÇÃO

REGIÃO SUDESTE TEM MAIOR PROCURA E O MAIOR NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS

HOTÉIS ECONÔMICOS

130 _CULT

O segmento de hotéis econômicos vem ganhando força no Brasil. Ficou conhecido por oferecer diárias mais baratas que variam entre R$100 e R$300. Os hotéis econômicos foram planejados para otimizar os serviços, diminuindo o custo operacional e resultando em menor gasto para os hóspedes que contam com modernas acomodações, arcondicionado e wifi, além de recepção, café da manhã ou pequeno restaurante e estacionamento. A alta demanda e a rápida resposta do capital aplicado tornam o setor muito atrativo para investimentos. Segundo pesquisa realizada pelas consultoras CB Richard Ellis e Neoturis, o retorno para hotéis econômicos acontece em cerca de 5 anos, enquanto para hotéis de luxo pode demorar até 9. O Sudeste é a região com maior procura por esse tipo de acomodação e a que possui o maior número de estabelecimentos.


CULT_ 131


MUNDO_CULT_GOURMET DHIEGO BORGES | GA COMUNICAÇÃO MAURO MARQUES

EVENTO MOVIMENTA POLO GASTRONÔMICO E TRAZ AULA-SHOW COM OLIVIER ANQUIER

TEMPORADA GOURMET

132 _CULT


Considerado o maior polo gastronômico de Uberlândia e região, o Center Shopping promoveu, neste mês, a 6ª edição da Temporada Gourmet. O evento mais uma vez foi um grande sucesso e mobilizou restaurantes e toda a área de alimentação do Complexo com a tradicional promoção que oferece pratos a preços únicos e especiais (com direito à entrada, prato principal e sobremesa e/ou bebida). Nesta edição, além de saborear as delícias da Temporada, o público teve também a oportunidade de participar de uma aula-show exclusiva com o renomado e internacional chef Olivier Anquier, que mostrou todo o seu talento e encantou a plateia presente no Center Convention. Esbanjando simpatia e bom humor, o francês Olivier Anquier deu dicas sobre gastronomia e ensinou uma receita especial com a participação de uma convidada da plateia. A aula-show foi marcada pela irreverência do chef e a participação do público, que acompanhou

atentamente a elaboração de um Risoto de Penne com Shimeji, com todos os detalhes. Além de apaixonados por gastronomia, o evento também atraiu quem nunca havia se aventurado na cozinha e teve uma oportunidade única de cozinhar com o chef. A delícia preparada pela convidada, junto com o chef, também foi saboreada por parte do público. Para Olivier, eventos como a Temporada Gourmet são uma oportunidade para que o público possa descobrir novos sabores e ter mais contato com a gastronomia. “Eu acho muito legal ter a oportunidade de participar deste tipo de evento, pois acredito que iniciativas como esta ajudam a melhorar o cotidiano das pessoas e a forma como elas se relacionam com a cozinha. É muito bacana poder dar oportunidade para que as pessoas conheçam os restaurantes e tenham uma nova experiência gastronômica com um preço acessível”, destacou o chef.

CULT_ 133


134 _CULT


CULT_ 135


MUNDO_CULT_GOURMET PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

O MELHOR POINT DA COLINA PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E AMIGOS

COMBINAÇÃO PERFEITA

Sempre pronta para surpreender você e agora com seu novo cardápio de saladas, sucos e bebidas, a Água Doce Cachaçaria oferece a deliciosa Caipicerva com cerveja: impressionante pelo gigantismo da taça e fascinante pelo seu modo de preparo único com vodca Smirnoff, cerveja, açúcar, limão e sal. Cardápio, qualidade e atendimento são referências da casa que já foi premiada pela ABF Associação Brasileira de Franchising - como destaque no contexto de toda a rede Água Doce no Brasil. Mais que um bar e restaurante, a Água Doce Cachaçaria é um ponto de encontro para momentos agradáveis e super gostosos de convívio com sua família e amigos num ambiente saudável e humanizado. Além do tradicional almoço self-service por quilo todos os dias, das 11h30 às 15h, o local é também ideal para happy hours de segunda a quinta-feira (exceto feriados) e à noite para jantares especiais. Água Doce Cachaçaria: um dos espaços mais aconchegantes no bairro mais nobre de nossa cidade. Seja bem-vindo!

136 _CULT


A Casa das Tortas oferece mais de 80 tipos de tortas doces e salgadas, além de doces, sobremesas, salgadinhos e pratos salgados, atendendo o Triângulo Mineiro e cidades de vários estados. A especialidade da casa é a famosa e exclusiva Torta de Leite Ninho. Além do atendimento interno, disponibiliza o sistema de entregas e encomendas. Tudo isso com profissionais qualificados, atendimento personalizado e muito sabor. Casa das Tortas: aberta todos os dias dentro da Água Doce Cachaçaria.

@casadastortasudi

@casadastortasudi

CULT_ 137


MUNDO_CULT_EM SOCIEDADE SONIA SAMPAIO DIVULGAÇÃO

EVENTOS, PESSOAS & FATOS

“Felicidade é a combinação de sorte com escolhas bem feitas”. Martha Medeiros

SOLIDARIEDADE Sara Vargas e Rodrigo Rangel comemoram junto com toda a equipe os 5 anos da ONG Pontes de Amor Apoio à Adoção. Parabéns pelo belo trabalho ao longo destes anos que vem ajudando a colocar o nome de Uberlândia como uma das mais estruturadas para diminuir os problemas deste setor.

CONVÊNIO O presidente da Fundação CDL, Humberto Jardim, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Alves, e o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, assinaram convênio para atender o comércio com linhas de crédito com taxas diferenciadas.

CIA MARÍTIMA Os empresários Fernando e Cristina Japiassu inauguraram recentemente no Uberlândia Shopping a loja Cia Marítima. Sejam muito bem-vindos e sucesso no novo empreendimento.

138 _CULT


NOVA COLEÇÃO A estilista Patricia Bonaldi recebeu recentemente em sua loja em Uberlândia convidados para conhecer em primeira mão o lançamento de sua nova coleção. Vale ressaltar que Patricia vem a cada dia conquistando o mundo com suas criações e tem sido a queridinha de muitas celebridades e personalidades não só no Brasil, mas no mundo. Aliás, Uberlândia tem se destacado cada vez mais com grandes profissionais desta área.

ALEXANDRINO A empresária Rayza Garcia tem muitos motivos para comemorar e se orgulhar, pois mostrou sua Alexandrino na Paris Fashion Week no último mês. A empresária da moda também fechou parceria com a luxuosa grife de bolsas espanhola Onesixone e será a primeira representante deles no Brasil. Na foto, Rayza com Luciane Crosara e Luis Alexandre Garcia.

CASAMENTO Annaisa Petri e Riccardo receberam seletos convidados para sua união matrimonial que aconteceu em um castelo em Florença, na Itália. Com certeza, a realização de um conto de fadas. Parabéns pelo enlace. CULT_ 139


140 _CULT


CULT_ 141


MUNDO_CULT_TÁ NA MIRA JADIR JR. | JORNALISTA E APRESENTADOR DE TV DIVULGAÇÃO

TUDO QUE ROLA NO MUNDO DOS FAMOSOS E CELEBRIDADES

TÁ NA MIRA

RETORNO Olá pessoal! Ficamos ausentes na última edição por problemas técnicos, mas estamos de volta! Para esta edição separei vários conteúdos exclusivos dos famosos que mais causaram no último mês! Confiram, e claro, sintam-se sempre à vontade para sugerir e opinar! BAZAR BENEFICENTE A modelo Rafa Kalimann promoveu no mês de setembro a segunda edição do bazar beneficente “Espalhe a Luz”. O evento aconteceu nas dependências do Center Convention e foi um sucesso! Foram colocadas à venda mais de 3 mil peças entre roupas, acessórios, roupas masculinas, sapatos, peças de banho, vestidos de festas, entre outros itens. Toda a renda obtida com o bazar foi destinada à ONG Missão África. Além do bazar, houve também um pocket show com a dupla Israel & Rodolffo que encerrou o dia solidário. Parabéns Rafa e parabéns ao público que compareceu e ajudou!

FÉRIAS A trupe da família Pires, comandada pelos irmãos Alexandre e Fernando Pires com suas respectivas famílias embarcaram no início do mês passado para Orlando, na Flórida. Lá, além de visitarem os principais parques, eles se deliciaram em atividades nos parques da Disney. (Fotos Divulgação/Internet).

142 _CULT


MODA Atire a primeira pedra quem nunca se apaixonou à primeira vista pelo look de uma apresentadora de TV?! Pois bem, a concorrência em vestir essas beldades que estampam programas nas emissoras de TV é grande. Quero aproveitar aqui para destacar essas mulheres que prestigiaram e usaram looks desenhados por estilistas uberlandenses! Bacana

não é?! Dani Albuquerque, apresentadora da Rede TV, é fã das peças produzidas pelas estilistas uberlandenses Raquel Queiroz e Fabiana Milazzo. Xuxa também é fã assumida do talento mineiro e sempre que pode usa looks produzidos e desenhados exclusivamente pela estilista Letícia Manzan e Fabiana Milazzo. (Fotos Reprodução/ Internet).

LANÇAMENTO Várias personalidades da mídia, sociedade e fãs marcaram presença no lançamento do livro “No Colo Dos Anjos” de autoria do cantor Leo Chaves no último mês em Uberlândia. A publicação, que é a primeira escrita pelo músico, conta a história de dois personagens: Bruce - um artista que foi internado inconsciente - e Martin - um artista renomado, consagrado e com uma carreira exemplar. Martin vai ao hospital para dar apoio aos pais de Bruce quando este ainda está entre a vida e a morte. Quando Bruce acorda e volta para casa vai aos poucos aceitando a presença desse novo amigo que tanto o apoia nesse momento de instabilidade na carreira. Com o passar do tempo, a amizade dos personagens se fortalece à medida que Bruce tenta se reerguer. Entre altos e baixos, Bruce vai trilhar seu caminho de superação, autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional para descobrir qual é o significado da vida e da felicidade. A obra de ficção traz muitos traços de realidade presentes na vida de todas as pessoas. (Fotos Editora Gente). CULT_ 143


144 _CULT


CULT_ 145


146 _CULT


CULT_ 147


MERCADO DE LUXO_ CULT DANIELE COSTA | CONSULTORA EM GESTÃO & MASTER COACH DIVULGAÇÃO

UMA DAS PREMISSAS DO UNIVERSO DO LUXO

EXCELÊNCIA

Ter um negócio de luxo no Brasil não é uma tarefa simples, já mostrando um primeiro paralelo com o segmento. Nossas políticas de impostos, perfil empreendedor, localizações geográficas são realmente únicas, segundo paralelo. Nos idos dos anos 2000, as poucas marcas de “alta gama” que estavam no país tomaram a decisão de recolher seus produtos e fechar todas as operações que não estavam sobre a gestão das sedes internacionais. Era quando o luxo começava a se erradicar como atividade de negócio na terra brasilis e isto deveria se dar com estratégias e muito cuidado: perder a mão da gestão de uma marca de luxo com o risco de comprometer seu DNA poderia causar danos irreversíveis. E esta tática deu trabalho, mas trouxe também muito ensinamento, tanto para as marcas que chegavam, quanto para nós que as recebíamos: era preciso atenção, renovação, dedicação, aprendizado, ensinamento, investimento, treinamento, tradução do mercado local e para o mercado local.

148 _CULT

Ter os olhos voltados para o Brasil mostra que as marcas de luxo perceberam a importância da nossa representatividade neste mercado, mesmo que os números não sejam expressivos - o Brasil não representa nem 5% do mercado mundial - somos uma vitrine inspiradora para o perfil ávido do consumidor brasileiro e, por isso, fazia todo sentido não permitir que a marca corresse riscos ao ter sua gestão voltada apenas para a intenção de expansão indiscriminada e lucros imediatos. As marcas de luxo no Brasil sabem que não podem esperar dinheiro imediato, por isso a dificuldade na confiança em termos de investidores/gestores locais: o imediatismo do perfil brasileiro às vezes não nos permite entender uma conta que não fecha agora, mas que olhando a longo prazo, para as próximas décadas, vai fazer muito sentido. Assim, a excelência no luxo, mostra que permeia não só seus produtos e atendimento quanto suas estratégias e atuações. Daniele Costa é formada em Psicologia, especialista em atendimento e no segmento de luxo. danicosta2211@gmail.com


MERCADO DE LUXO 150

L’Entrecôte De Paris Uberlândia ganha um novo conceito em gastronomia

152

Duo Center

Empresa inova no mercado de carro de luxo

CULT_ 149


MERCADO DE LUXO_GOURMET PUBLI EDITORIAL NINA FOTOGRAFIAS | ITA MAZZUTTI | DIVULGAÇÃO

L’ENTRÊCOTE CHEGA A UBERLÂNDIA EM NOVEMBRO

GASTRONOMIA

Uberlândia ganha, em novembro, um novo conceito em gastronomia. Com o lema “Paixão em Servir”, a 21ª unidade do L’Entrecôte de Paris no Brasil funcionará na Praça de Alimentação do 2º piso do Center Shopping. O restaurante é famoso por ter um prato principal único, o noix d’entrecôte (corte francês da parte nobre do contrafilé), servido com um molho especial com 21 ingredientes e 36 horas de preparo, batatas fritas à vontade e salada. Além do prato principal único, o restaurante também oferece um cardápio variado de entradas, sobremesas, drinks, carta de vinhos, cervejas artesanais e chopp. À frente da unidade em Uberlândia estão o empresário Roberto de Sousa Junior e o pecuarista de AraxáMG, José Rios Guimarães Neto.

150 _CULT


Para Roberto Junior, trazer o L’Entrecôte para a cidade é um desafio, já que todas as demais unidades estão em capitais e grandes centros. “Uberlândia precisa ter uma referência de bom restaurante e o L’Entrecôte é uma nova opção. Fizemos de tudo, pois acreditamos nas pessoas e nos negócios da cidade”, enfatiza. A loja no Center Shopping é uma das mais bonitas da franquia, com capacidade para 110 lugares e como novidade, um espaço fechado, todo equipado para receber eventos com até 30 pessoas, com acústica, telão, retroprojetor e wi-fi. O atendimento será feito pelos melhores profissionais do mercado, que foram especialmente selecionados e que passaram por 30 dias de treinamentos em São Paulo. Roberto Junior conta que o principal requisito para fazer parte da equipe era ter paixão pelo que faz e, em contrapartida, a empresa oferece benefícios que outras não dão. “O bom atendimento é o segredo para o sucesso do negócio e para atender bem é preciso gostar do que faz”, salienta.

O franqueador José Carlos Semenzato com os franqueados Uberlândia, Roberto Junior e José Rios Guimarães Neto.

O valor investido na abertura do restaurante é de R$ 2 milhões, montante que inclui taxa de franquia, capital de giro, obras de reforma do espaço, mobiliário e estoque inicial. O empresário e pecuarista Neto acentua que o restaurante é um conceito novo, com um ambiente mais reservado e com um prato rápido de ser feito e inesquecível no sabor. Ele conta que a decisão de investir em Uberlândia aconteceu pelo relacionamento com o empresário Roberto Junior e por ser uma forma de chegar ao mercado de Uberlândia, que é promissor.

Center Shopping Uberlândia Praça de Alimentação - 2º piso lentrecotedeparisuberlandia lentrecotedeparisuberlandia CULT_ 151


MERCADO DE LUXO_AUTOMOTIVO PUBLI EDITORIAL NINA FOTOGRAFIAS | LUIS MÁRCIO ARQUITETOS

EMPRESA INOVA NO MERCADO DE CARROS DE LUXO

DUO CENTER

Nova sede, na avenida Nicomedes Alves dos Santos, zona Sul, que deverá ser inaugurada no início de 2018

O mercado de luxo está em expansão no Brasil e a tendência é que continue assim por alguns anos. E esse público está cada vez mais exigente e em busca de serviços inovadores. Dentro dessa realidade, há quase um ano, a Duo Center traz inovação no mercado de carros de luxo, em um projeto pioneiro em Uberlândia. O diferencial da empresa é oferecer ao cliente que quer comprar um carro seminovo, todos os benefícios que uma concessionária oferece, porém, sem burocracia. Com o slogan “Pensamos em Você”, a Duo Center é uma forma segura de fazer um investimento lucrativo e, para saber mais, só procurar a equipe. A empresa tem soluções para quem quer vender o veículo e está com dificuldade, pois faz toda a assessoria e venda, utilizando o relacionamento que possui no mercado e seus canais de venda, e para quem quer comprar um carro 0km, a equipe busca o modelo desejado, seja um Audi, BMW, Mercedes Benz, Land Rover, ou outro, e as melhores condições do Brasil.

152 _CULT


“O segredo para todo e qualquer negócio é relacionamento” - Roberto Junior

Na Duo Center o cliente encontra todos os serviços em um só lugar, desde o despachante para a transferência do veículo até o seguro e ainda a oficina onde poderão ser realizadas as revisões. E para melhor atender esse público do mercado de luxo, os empresários Roberto de Sousa e Roberto de Sousa Junior estão investindo na construção de uma nova sede, na avenida Nicomedes Alves dos Santos, zona Sul, que deverá ser inaugurada no início de 2018. A loja conceito foi desenhada pelo arquiteto Luiz Márcio, com projeto interno de Ana Carolina Vieira Borges, e terá um espaço gourmet especial para receber clientes e amigos, seja para um café, chopp, vinho e um bom bate-papo. Roberto Junior, natural de Santa Catarina, trabalhou por cinco anos na concessionária da Audi em Blumenau até ser convidado a vir para Uberlândia, onde chegou em 2012 para assumir a gerência de uma concessionária. A partir do knowhow adquirido e do relacionamento que criou com os clientes ao longo desse período é que surgiu a ideia de criar a Duo Center. “O segredo para todo e qualquer negócio é relacionamento”, enfatiza. A Duo Center vem com a proposta de descaracterizar o conceito de garagem e ser mais que uma concessionária, transformando processos em bene-

fícios para o cliente. Totalmente voltada para o mercado premium, a empresa trabalha com marcas como Audi, Mercedes-Benz, Land Rover, Porsche, Ferrari, Lamborghini e BMW com garantia de procedência e todos os cuidados necessários para a realização de uma boa compra. “A Duo Center oferece credibilidade e transparência no negócio de carro. Além disso, tem uma equipe treinada e certificada na Alemanha”, acentua Roberto Junior. O pioneirismo e a visão empreendedora de Roberto Junior fazem com que pense além e, por isso, ele já estuda em transformar a Duo Center na primeira franquia no segmento de automóveis seminovos de luxo.

3003-0674 / 99239-3871 Av. João Naves de Ávila, 1331 - Piso A - Sala 3 Bairro Tibery - Uberlândia - MG Showroom provisório: Estacionamento E2, Center Shopping ao lado do D’Ville Supermercados. duocenter duocente

CULT_ 153


154 _CULT


CULT_ 155


MERCADO DE LUXO_IMÓVEIS DA REDAÇÃO DIVULGAÇÃO

EMPRESA É ESPECIALIZADA NO MERCADO DE LANÇAMENTOS

MORADAS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Maira Maciel e Geraldo Magela, sócios administrativos da Morada Negócios Imobiliários

A Moradas Negócios Imobiliários é uma empresa familiar que nasceu, em 2012, a partir da iniciativa de seus três sócios Geraldo Magela, Raquel Betânia e Maíra Maciel em oferecer ao mercado de Uberlândia e região uma consultoria diferenciada para aquisição de imóveis na planta e prontos para morar. Através da nossa especialização no mercado de lançamentos fomos expandindo para outras cidades e atualmente atuamos também em Montes Claros - MG, Araguari MG e Itaboraí - RJ. Em Uberlândia, ao longo dos anos, fomos consolidando parceria com as principais construtoras da cidade e desenvolvemos uma equipe de consultores imobiliários especializados em cada uma delas para oferecer um atendimento de alta qualidade, visando sempre entregar de forma rápida e precisa as informações necessárias para uma aquisição rentável, segura e que atenda os sonhos e desejos dos nossos clientes. Uma de nossas parcerias de sucesso e da qual temos muita alegria em fazer parte é com a Brasal Incorporadora, que trouxe um empreendimento inovador e ousado para nossa cidade, o Triad Vertical Residence.

156 _CULT

Após o sucesso de vendas das duas primeiras torres, Liber e Concord, estamos na iminência do lançamento de sua última torre, Aventino, que acontecerá no dia 28 deste mês. Com apartamentos de 185m², 3 suítes e um acabamento de altíssimo padrão, a terceira das exclusivas torres do Triad reúne tudo o que há de melhor em um empreendimento: espaço, acabamento, localização, segurança, lazer, modernidade e inovação. Por isso tudo, gostaríamos de convidar você para participar do nosso coquetel de lançamento da torre Aventino e conhecer o nosso novo showroom. Para participar é só confirmar presença através do nosso email ou telefone. Será um prazer recebê-lo (a).

34 3214-1413 Rua Roosevelt de Oliveira, 900 - Uberlândia - MG contato@moradasnegocios.com.br


Av. João Pessoa, 525 Bairro Martins Uberlândia/MG (34) 3214-4601 | 3214-4367


160 _CULT


CULT_ 161


MERCADO DELUXO_DESIGN DANILO BORGES DIVULGAÇÃO

COMO A ILUMINAÇÃO DO AMBIENTE PODE INFLUENCIAR NOS RESULTADOS

ILUMINAÇÃO E MAQUIAGEM É muito comum as pessoas reclamarem do resultado de suas maquiagens. Muitas vezes há distorção das cores pretendidas dentro do local onde se maquiou para as cores obtidas no ambiente em que se vai permanecer após se maquiar, e não apenas isso, mas também a intensidade de cada cor poderá ser percebida diferentemente em cada lugar. Além do conhecimento das tendências de cores que mais combinam com cada pele e técnicas específicas para cada objetivo, a iluminação do ambiente é um fator de extrema importância e muitas vezes decisivo no sucesso do resultado esperado. Posição das lâmpadas O que mais se vê são as lâmpadas posicionadas no teto, geralmente na bancada do banheiro, logo acima da pessoa. Neste caso, debaixo dos olhos e nas pálpebras, assim como no queixo e pescoço, tem-se pouca nitidez e com sombras prejudicando muito a eficiência da maquiagem. O ideal é que a luz venha frontalmente ao rosto da pessoa, de maneira uniforme, pois assim toda a área a ser maquiada receberá a mesma quantidade de luz. A luz natural é a que melhor reproduz as cores, porém deve-se atentar para o período em que se vai utilizar a maquiagem.

Iluminação superior produz sombras no rosto, não sendo indicada para maquiagens.

Iluminação frontal é a mais eficiente para manter uniformidade da luz no rosto.

Tipo de lâmpadas e soluções construtivas A melhor luz para se tratar a maquiagem no rosto é a luz natural, pois é ela que reproduz fielmente todas as cores, com 100% de eficiência. Em projetos que desenvolvo, gosto de sugerir aos clientes, sempre que possível, fazer o local de maquiagem em um ambiente que tenha incidência desta luz, preferencialmente próximo e de frente para a bancada (nunca atrás, pois esta luz refletida no espelho ofusca e atrapalha a visualização do rosto). Mas nem sempre a luz natural é a luz ideal para a maquiagem, pois em várias ocasiões a maquiagem será utilizada à noite, portanto, o uso da luz artificial se faz necessário, e é aqui em que a correta especificação de luminárias e lâmpadas, assim como o projeto de localização destas se torna imprescindível.

162 _CULT

As lâmpadas halógenas, principalmente as incandescentes, são as lâmpadas que melhor reproduzem as cores, pois possuem um IRC (Índice de Reprodução de Cor) bem próximo a 100%, porém estas lâmpadas possuem o


inconveniente de emitir calor, muitas vezes excessivo, e que provavelmente fará a pessoa suar e prejudicar a maquiagem. Dessa forma, estas lâmpadas passaram a ser substituídas pelas lâmpadas fluorescentes brancas, sejam as compactas, que encontramos até mesmo em supermercados ou as tubulares (compridas), estas últimas principalmente por abrangerem uma área maior e darem a “sensação” de maior iluminação e eficiência. Porém, estas lâmpadas são as menos indicadas, uma vez que deixam as cores mais pálidas e isso pode fazer, por exemplo, com que a pessoa passe mais blush do que o necessário, ou mesmo faça maior uso do corretivo ou pó compacto, para aliviar o “aspecto cansado” do rosto.

A escolha incorreta das lâmpadas pode fazer com que a pessoa passe mais produto que o necessário, deixando a maquiagem carregada.

A famosa iluminação de camarim, com lâmpadas que circundam todo o espelho, muito usado antigamente é ainda a melhor técnica para se iluminar uma área para maquiar. Porém, atualmente contamos com a tecnologia das lâmpadas de LED, que além de gastarem bem menos energia, possuem o fator positivo de não emitirem calor, trazendo um conforto considerável no ato de maquiar. Saliento aqui, apesar da popularização do termo “led”, a necessidade de consultar sempre um especialista para a obtenção destas lâmpadas, pois requerem características específicas para cada uso.

Entenda esta iluminação de camarim como os pontos de luz estarem localizados principalmente nas duas laterais do espelho, abrangendo os dois lados do rosto, o que pode ser feito com duas arandelas ou mesmo pendentes. Atualmente no mercado existem várias luminárias específicas para este fim e há soluções arquitetônicas que, se bem projetadas, garantem a eficiência para esta atividade, como por exemplo, colocar a fonte de luz (sejam as lâmpadas fluorescentes ou fitas de LED, ambas com IRC > 90%) atrás do espelho de todos os lados, garantindo uma luz uniforme e proporcional.

Arandelas nas laterais são boas opções para uma iluminação eficiente.

A iluminação frontal feita com pendentes é bastante eficiente.

O efeito camarim ainda é o mais eficaz para excelentes resultados.

Luz em torno de todo o espelho é uma forma moderna e eficiente para a iluminação de camarim

Luz atrás do espelho em todas as laterais também garante uma iluminação uniforme.

Em cada situação haverá uma particularidade para se chegar ao resultado ideal para a produção do espaço de maquiagem e estas dicas poderão servir como guia de orientação para todos que valorizam uma maquiagem bonita e eficiente. CULT_ 163


BEM_CULT_COMPORTAMENTO MERCADO DE LUXO_IMÓVEIS PUBLI EDITORIAL DIEGO

HPR CONSTRUTORA LANÇA STONE TOWERS EM ITUIUTABA

EMPREENDIMENTO

Em uma festa requintada e com cerca de 200 convidados, a HPR Construtora, com 7 anos de mercado e sede em Uberlândia, lançou na noite do dia 18 de outubro, o Stone Towers Club House, um condomínio de alto padrão, em Ituiutaba, no Pontal do Triângulo. Depois de 25 anos sem um empreendimento desse nível, a cidade foi escolhida pela construtora para o início de sua expansão na

164 _CULT

região, por ser referência para os municípios vizinhos por sua diversificação econômica, universidades e serviços de saúde. O diretor da HPR Construtora, Paulo Fernandes de Melo, diz que a empresa está com projetos arrojados e com foco em um público mais exigente e começar a expansão por Ituiutaba é estratégico.


“Fizemos uma pesquisa de mercado na região que apontou a carência da cidade por um empreendimento de alto padrão e ainda a capacidade e necessidade do público. “As obras do Stone Towers - na Rua 18, nº 616 - Centro, estão em fase inicial e devem gerar cerca de 200 empregos. O investimento é de R$ 50 milhões e a expectativa de entrega em março de 2021.

O DIRETOR DA HPR, PAULO DE MELO, COM O COORDENADOR DE VENDAS CHARLES DE SOUZA E O DIRETOR COMERCIAL MARCELO SARACK

DIRETOR DA HPR CONSTRUTORA, PAULO DE MELO E A CANTORA CAROL FERREIRA

AUTORIDADES PRESTIGIARAM O EVENTO

PARTE DA EQUIPE DA HPR CONSTRUTORA

A festa reuniu autoridades, imprensa de Uberlândia, Ituiutaba e região e também investidores, que ficaram impressionados com a qualidade e as novidades de tecnologia e inovação propostas no projeto. Ainda no evento de lançamento, os convidados quiseram conhecer mais sobre o empreendimento e alguns já fizeram suas reservas de compra. MARIANA LIMA, DIRETORA DE QUALIDADE DA HPR CONSTRUTORA

CULT_ 165


IMÓVEIS_CULT PUBLI EDITORIAL RAYANY REMPEL

CONSTRUTORA DE UBERLÂNDIA TEM BOAS EXPECTATIVAS PARA MERCADO E INVESTE EM INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DAS OBRAS

A ELGLOBAL TEM BOAS PERSPECTIVAS PARA 2018

Equipe Elglobal: Lucas Fonseca, Daniel Macedo, Edina Gouveia, Rogerio Funaro e Pedro Ferreira.

O Grupo Elglobal trabalha há mais de 32 anos nos segmentos da construção e incorporação de empreendimentos, tendo como uma de suas principais preocupações a gestão de qualidade e processos. Por isso, investimentos constantes são realizados nestas áreas. Antenados com as questões de sustentabilidade e inovações, nossos projetos urbanísticos contam com o uso de cabeamento subterrâneo, acessibilidade, luminárias em led, promovendo a economia de energia, paisagismo diferenciado, pavimentação, entre outros diferenciais. Contamos com um departamento específico e responsável pelo gerenciamento de obras para o acompanhamento de todos os processos. “Assumir a gestão da obra é uma garantia de que a execução seguirá o projeto à risca, o que beneficia não apenas o autor, mas também seu contratante. Para acrescentar, com o objetivo de realizar inovações tecnológicas, a Elglobal leva consigo a vocação de transformar lugares e promover o desenvolvimento por onde passa, assegurando os melhores espaços para morar, trabalhar e se divertir”, afirma Pedro Paulo Ferreira, que realiza o gerenciamento de obras e acompanha os projetos de inovações da construtora.

166 _CULT

Para a Elglobal, gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formações e práticas diversas. “Após passar por vários desafios, a Elglobal caminha com passos firmes em direção aos objetivos, criando novos projetos, reforçando os sonhos, traçando o futuro, fortalecendo o coração de cada um do grupo. Sempre determinada a buscar novos horizontes”, afirma Edina Gouveia, coordenadora do departamento de projetos e gestora de unidade de negócios de loteamentos. A Elglobal conta com uma base sólida de dados e informações de alto valor no planejamento de novos empreendimentos, desde a concepção, idealização, definição do público-alvo nos lançamentos e comercialização de produtos. É referência importante nos setores em que atua, gerando confiabilidade dos empreendedores, parceiros, clientes e investidores que buscam a Elglobal para seus novos projetos. Dentre os lançamentos previstos para o ano de 2018, a construtora está estimando valores em torno de R$ 500 milhões de investimento, com obras em Uberlândia-MG e expandindo sua área de atuação nas cidades de Pedro Leopoldo-MG, São Gonçalo-RJ, Ribeirão das Neves-MG, Belo HorizonteMG e Governador Valadares-MG.


QUANDO A HISTÓRIA É BEM CONSTRUÍDA, O SUCESSO É CONSOLIDADO.

LOTEAMENTO

COLORADO

CULT_ 167 instagram.com/elglobal/

linkedin.com/company/elglobal-construtora

youtube.com/user/elglobalconstrutora1

facebook.com/elglobalconstrutora/


168 _CULT


CULT_ 169


DESIGN_CULT_REVESTIMENTOS DA REDAÇÃO DIVULGAÇÃO

“Hoje as pedras naturais como, por exemplo, a pedra Hijau da Indonésia estão em tendência nos projetos arquitetônicos mais modernos. Esta possui o seu revestimento natural, obtida pela sua extração de lava vulcânica. A Hijau é muito procurada para revestir piscinas e por ter propriedades antideslizantes, quando molhada, obtem tons de verde deixando piscinas e espelhos d’água com ar de lago, rústico e selvagem. Pode ser utilizada em áreas internas e externas de todos os ambientes. Outro diferencial é que necessita de pouco rejunte e este sendo da cor da pedra, proporciona uniformidade sempre ao projeto.” Por: Gabriela Athayde

PEDRAS DA INDONÉSIA, UMA OPÇÃO DE REVESTIMENTO COM UMA ARQUITETURA MODERNA. 170 _CULT


Você merece a exclusividade

Palimanan

Detalhes Acabamentos

PEDRA HIJAU PALIMANAN 10cm X 10cm

175 À partir

R$

,00 M²

À VISTA

Projeto: Marcela Oliveira

LOJA EXCLUSIVA

NO FUNDINHO. BAIRRO MAIS CHARMOSO DE UBERLÂNDIA. RUA XV DE NOVEMBRO, 41

(34) 3215 - 5253

CULT_ 171


DESIGN_CULT_DECORAÇÃO SANDRA OLIVEIRA | DESIGNER DE INTERIORES NINA FOTOGRAFIAS

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO NOVO APARTAMENTO DECORADO DO TRIAD RESIDENCE

TORRE AVENTINO

Suavidade, aconchego e contemporaneidade foram as premissas para a concepção deste apartamento decorado para a Construtora Brasal na cidade de Uberlândia. O empreendimento, que é de alto padrão e está localizado na zona sul da cidade, foi criado e desenvolvido pela designer uberlandense Sandra Oliveira, que foi convidada pela construtora com o objetivo de proporcionar aos possíveis moradores sensações únicas. Inovação e criatividade são fatores que consagram o estilo de Sandra Oliveira. A mesma está sempre antenada nas mais diversas novidades do mercado e faz questão de aplicar tais novidades em seus projetos. E foi assim neste apartamento, onde foram utilizadas soluções práticas aliadas a elementos sofisticados. Salas Nas salas, que são integradas, Sandra Oliveira adicionou originalidade e bom gosto, tanto nos materiais, quanto na ambientação. Foram utilizados materiais nobres como o couro no painel da televisão. Na sala podemos perceber também uma paleta de cores sóbrias que agrada os mais diversos públicos, afinal Sandra Oliveira

172 _CULT

tem como característica forte em seus projetos fazer uma base neutra para que o mesmo possa ser valorizado nos detalhes e ambientação, desta forma peças com design assinado foram eleitas para compor a sala como, por exemplo, o uso da poltrona Italiana Kei em couro caramelo. Outro fator que a designer acredita é no poder da iluminação, que é um assunto muito pessoal e deve ser feita sob medida, não existe fórmula, mas Sandra Oliveira toma partido do próprio layout para que a iluminação esteja agregada ao ambiente. Desta forma, a iluminação valoriza de forma direta cada canto desta sala aconchegante.


Cozinha As cozinhas já não são mais as mesmas. Dos ambientes residenciais, é aquele que sofreu mais mudanças com o tempo. Tudo isso para se adaptar aos novos jeitos de viver dos moradores urbanos. Despertar o gosto de ir para o fogão foi a ideia que alimentou Sandra Oliveira ao idealizar este ambiente para a Construtora Brasal. Para dar sensação de aconchego, tons amadeirados,

como o da lâmina de madeira natural Freijó, foram combinados com preto, cinza e o vidro argentato. Deu-se destaque para ampla bancada que, além de servir para refeições, tem uma intenção prática para o dia a dia, que geralmente é sempre corrido. A ideia é que tudo tenha acesso fácil, pensando nisso a distribuição dos armários foi pensada de forma a facilitar o uso.

Quarto casal Na ampla suíte do casal, que se integra com o closet e o banheiro, predomina uma paleta clara e suave, que aparece tanto nas obras de arte e ambientação, quanto na roupa de cama. “Essas cores, aliadas a uma boa iluminação, ajudam a relaxar e favorecem o sono”, explica a designer Sandra Oliveira. Como resistir a um quarto assim? O mesmo traz paz e aconchego

deixando os possíveis moradores encantados. Para estabelecer um limite visual no quarto, visando o conforto e unidade, foi utilizado couro na cabeceira aliado aos criados e mesas laterais que são utilizados de forma prática. O mesmo couro se repete na parede oposta, sendo o revestimento principal do rack que tem múltiplas funções.

CULT_ 173


DESIGN_CULT_DECORAÇÃO SANDRA OLIVEIRA | DESIGNER DE INTERIORES NINA FOTOGRAFIAS

Quarto filho Dormitórios decorados no estilo contemporâneo tem vida longa. E é por este motivo que Sandra Oliveira investe neste estilo. O quarto do filho foi pensado para que servisse desde uma criança a até um adolescente. A divertida suíte do menino não aconteceu por acaso, cada detalhe foi pensado para que o ambiente se tornasse prático na medida certa e que fosse um ambiente leve. A estante sobre a escrivaninha vem de referências escandinavas, agregam jovialidade e deixam o quarto com aspecto descolado.

Quarto filha A ideia inicial era que o quarto da menina fosse seu porto-seguro de conforto e isso vai muito além do sono. O quarto necessitava de um lugar para estudar e receber as amigas esporadicamente. Este ambiente foi pensado para uma adolescente de 13 anos que já tem sua personalidade formada. Uma gama de tons de rosa e lilás se espalha por todo o ambiente, podendo ser percebidos na roupa de cama, nichos e até mesmo no papel de parede de chevron que recobre toda a suíte. “Procurei atender todas as necessidades de uma menina desta faixa etária”, conta a designer.

174 _CULT

Banheiros Chegar em casa, tirar os sapatos, preparar um banho gostoso. Coisas simples assim podem transformar a correria do dia a dia em mero detalhe. Para a concepção dos banheiros do apartamento, Sandra Oliveira pensou em cada detalhe para que ambientes favoreçam o bem-estar por meio de cores e texturas.


DESIGN _CULT_DECORAÇÃO FÁTIMA DALPIAZ | DECORADORA FABRIZIO OPPES

MAIOR MOSTRA DE ARQUITETURA, DESIGN DE INTERIORES E PAISAGISMO CHEGA AOS EUA - 30 ANOS DE CASA COR

CASA COR MIAMI

O crescente investimento imobiliário da Flórida, a revitalização de diversas áreas de Miami, o clima e a cultura plural da região foram fortes atrativos para o evento Casa Cor. Profissionais consagrados e destaques do universo da decoração e arquitetura terão cenário e público perfeito para destacar as tendências do segmento. Vários eventos aconteceram, no Icon South Beach Faena, no restaurante Los Fuegos, por Francis Mallmann, onde imprensa, convidados, arquitetos e designers, dos melhores, incluindo Charles Allem, Phyllis & Bill Taylor, Rene Gonzalez, Austin Harrelson e Matthew Macdonald, o designer de móveis Philippe Hurel e seu filho Maxime voaram de Paris, enquanto os designers Erinn Valencich e Philip Nimmo estavam em Miami, de Los Angeles para o evento e foram recebidos por Antônio Barreto, CEO da Casa Cor Miami, Giancarlo Civita, presidente da Abril. Paralelo a tudo isto, Cristina Bava, editora-chefe de conteúdo Casa Cor, Alex Stevens, diretor internacional da Casa Cor Miami reuniram-se com designers, arquitetos, fabricantes, diretores de showrooms e outros profissionais da indústria de design para apresentar a experiência Casa

Cor que promete ficar para a história. A estreia será de 1º a 18 de dezembro de 2017 e acontecerá no Brickell City Centre. E com exclusividade, alguns nomes conhecidos nossos já estão confirmados para esta primeira mostra, Roberto Migotto, Roque Saldias Daly e Leo Shehtman. Uma outra novidade é a participação da Casa Cor como uma das patrocinadoras da famosa e badalada festa Five Star’s New Year. Em sua quarta edição, a festa que comemora a virada do ano - é um dos eventos mais aguardados da época, onde celebridades, formadores de opinião, designers e executivos se reúnem para brindar ao ano que passou e ao ano que vem. Neste ano, a Five Stars expandiu sua programação oferecendo uma semana inteira de atrações, começando no dia 25 de dezembro, o evento proporciona um ambiente perfeito, com pool parties, cruzeiros, brunches e sunset parties. Enfim, foi dada a largada e esta festa como a Casa Cor Miami mostra de decoração agora na América do Norte promete ser um sucesso absoluto. Serviço: Casa Cor Miami Local: Brickell City Centre| 88 Sw 7th Street Miami Fl 33130 CULT_ 175


DESIGN_CULT_IMÓVEIS PUBLI EDITORIAL MAURO MARQUES

ÓTIMO PARA MORAR E EXCELENTE PARA INVESTIR

Fotos do local

KITNET NO UMUARAMA

Um investimento seguro com retorno garantido. Assim é o Kitnet no bairro Umuarama, projetado para estudantes, profissionais recém-formados ou pessoas que preferem morar sozinhas com conforto e privacidade. - Localizado a 200m do Hospital do Câncer-UFU. - 31 m² de área privativa com armários. - Fino acabamento. - 1 quarto suíte. - Cozinha conjugada com área de serviço. - Sala. - 1 vaga semi-coberta. - Gás canalizado.

VENDAS: 99971-3568 99677-0347 176 _CULT


DESIGN_CULT_IMÓVEIS PUBLI EDITORIAL MAURO MARQUES

OPORTUNIDADE, CONFORTO E PRATICIDADE

Fotos do local

LOFT NO JARDIM KARAÍBA

- 186 m² de área construída em dois pavimentos. - Pé-direito duplo. - Sala ampla em três ambientes, com jardim de inverno. - Lavabo - Cozinha, área de serviço, estendal. - Quiosque com churrasqueira e pia. - Banheiro social. - Mezanino. - 3 quartos, sendo um suíte com closet integrado. - Espaço para rouparia. - Garagem para dois veículos e estacionamento para dois carros pequenos. - Aquecedor solar nos chuveiros e pia da cozinha. - Lindo paisagismo. - Localização privilegiada na zona sul da cidade Rua Aracaty, 480 - 02.

VENDAS: 99971-3568 99677-0347 CULT_ 177


178 _CULT


CULT_ 179


BEM_CULT_COMPORTAMENTO DESIGN_CULT_SUSTENTABILIDADE PUBLI EDITORIAL STUDIO BRUNO SOUZA

O CUSTO DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR CAIU DE FORMA CONSIDERÁVEL

ENERGIA SOLAR

pública é contabilizado por meio de medidor digital e funciona como uma poupança. A rede de distribuição se torna um “banco” de energia. Além da economia monetária, o sistema fotovoltaico elimina a necessidade de bateria, uma vez que não há o armazenamento de energia. O mercado é jovem no Brasil e surgiu em virtude da resolução estabelecida pela Aneel. Com garantia de performance de 25 anos, o sistema fotovoltaico apresenta um pay back médio de 5 anos, sendo um ótimo investimento e garantia de energia a preço fixo durante o período de sua vida útil dos equipamentos.

No final do mês tem a fatura do cartão, conta de água, energia, dentre outras. Por isso, dez em cada dez brasileiros sonham em se livrar de uma despesa mensalmente. Para realizar este anseio, a proposta é utilização de energia solar fotovoltaica. Produzir energia em telhados já é possível desde 2012, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou a Resolução Normativa 482 que viabilizou a conexão destes sistemas de geração à rede de distribuição local. O sistema de geração opera conectado na rede de distribuição. Em momentos onde a geração de energia é maior que o consumo, o excesso é injetado na rede local, gerando créditos de energia. Estes créditos possuem um prazo de validade de 5 anos e poderão ser consumidos a qualquer momento pelo consumidor. O excedente que vai para a rede

180 _CULT

Mercado brasileiro A expectativa da Aneel é que em 2024 cerca de 1 milhão e 200 mil residências estejam dotadas de geradores fotovoltaicos. Alguns estados e municípios brasileiros incentivam a implantação desse sistema de geração de energia em residências e unidades consumidoras em geral. A capital tocantinense, Palmas, isenta o IPTU por tempo determinado para quem instala energia solar em sua residência. Além desse, existem diversos movimentos nesse sentido. O Brasil tem forte potencial de geração de energia solar. A viabilidade de implantação é positiva para todo o território brasileiro, já o sistema faz sentido em termos de investimento e economia de energia na maior parte do país. O custo de geração de energia solar caiu de forma considerável. Em termos de investimento, o sistema se paga entre quatro e cinco anos. O processo de implantação é dividido em três partes - análise do perfil de consumo, verificação da viabilidade do local (disposição do telhado em que serão fixadas as placas solares) e apresentação da proposta com estudos sobre o investimento. O sistema é individualizado, desenvolvido de forma personalizada para o cliente. Os fabricantes do sistema de geração de energia fotovoltaica oferecem garantia de performance de 25 anos. A manutenção recomendada é a limpeza anual das placas. Prático, sustentável e econômico, o sistema Solar Fotovoltaico se estabelece como uma opção viável para os consumidores.


FRANQUIAS E NEGÓCIOS_CULT PUBLI EDITORIAL LUCIANA SANTOS

A TRAJETÓRIA DE UMA JOVEM EMPREENDEDORA

MARCELA GONÇALVES

Para muitos jovens e adolescentes, a busca por sucesso no mercado de trabalho se atrela à possibilidade de ser seu próprio chefe, ter liberdade para trabalhar, o que significa arriscar e empreender. Como exemplo, Marcela Gonçalves, de apenas 24 anos, é um caso de luta e sucesso. Em 2015, acompanhando sua mãe, a artista plástica e empresária Carmen Lúcia Gonçalves, mudou-se para Uberlândia com o intuito de concluir sua graduação em Engenharia Civil e trabalhar em sua área. Como muitos jovens da atualidade que se veem na obrigação de escolher um curso e se formar, Marcela percebeu que sua paixão era outra, desde pequena. Nascida e criada em uma cidade do interior, sonhava em conhecer outros lugares, viajar, ir para fora do país. Antes de tomar decisões sobre investimento, fez suas economias, comprou passagem e, sozinha, foi conhecer novas culturas. “A viagem veio como um ponto de partida. Senti o desejo de ir longe, de ser dona do meu próprio mundo”, revela. Em 2017, seguindo os passos de seu avô Geraldo Gonçalves, comerciante e pessoa ilustre de PatrocínioMG, resolveu arriscar. Após inúmeras pesquisas,

reuniões e palestras, percebeu que o ramo de franquias era uma ótima forma de começar, já que existe a transmissão de conhecimentos e uma estrutura já consolidada, maior segurança para alguém que ainda tinha muito o que aprender sobre negócios. Então, montou sua primeira loja, um quiosque de franquia Chilli Beans no Pratic Center, Terminal Central de Uberlândia. Sem experiência alguma, dedicou-se a estudar sobre administração e empreendedorismo, o que trouxe firmeza em seu negócio e o posto de melhor franquia regional da marca em seu primeiro mês de funcionamento. Não satisfeita, viu que seu potencial era maior, que tinha capacidade para trabalhar mais e ainda mais fundo em um mercado ao qual tem paixão: o da moda. Com o know-how adquirido sentiu que devia buscar mais uma forma de colocar seus novos conhecimentos em prática, o que levou a jovem à franquia da Carmen Steffens. Ela não queria apenas empolgar com a ideia de ser dona de mais uma loja, queria ter a certeza que tudo daria certo. “O medo é comum às pessoas da minha idade, não me sentia totalmente capaz antes da primeira franquia, já que o mercado e as instituições passam esta ideia para nós. O que muda tudo neste setor onde entrei é a força e o investimento que a franquia faz dos novos empreendedores, o que me trouxe segurança para entrar no mercado com mais uma loja e uma marca de renome”. Antes de começar, a marca Carmen Steffens fornece aos novos franqueados caminhos para alcançar o sucesso, como o curso de Master Mind, que Marcela frequentou em França-SP. “Este curso foi fundamental para que eu entendesse que o sucesso não é apenas baseado em conhecimento, mas sim na junção de experiências, atitudes e habilidades do profissional. Hoje sei a importância de cada passo e arriscar já não é mais um bicho de sete cabeças. A segurança e a comunicação podem levar as pessoas ao sucesso almejado”, enfatiza Marcela. CULT_ 181


FRANQUIAS E NEGÓCIOS_CULT PAULO ORLANDINI | ESPECIALISTA EM DIREITO EMPRESARIAL ARQUIVO PESSOAL | SXC

COMEÇAR UM NEGÓCIO PRÓPRIO OU ABRIR UMA FRANQUIA?

FRANQUIAS

A inovação é uma solução estratégica para vencer desafios, planejar e executar melhor, criar ou adaptar melhor, fazer a diferença, pois superar não é mais uma questão de escolha, é uma necessidade. Também é importante identificar oportunidades em meio às fragilidades econômicas, a regra deve ser aplicada tanto para quem busca se consolidar no mercado de trabalho como para quem pretende abrir seu próprio negócio. A abertura de um negócio próprio pode decorrer da implementação de um projeto pessoalmente idealizado ou vir através da aquisição de um já formatado, consolidado e testado no mercado, uma franquia. Os dois modelos têm benefícios e vantagens, o empreendedor é que precisa decidir qual se encaixa em seu perfil. A decisão em abrir o próprio negócio ou adquirir uma franquia deverá ser precedida de informações e análises das particularidades de cada negócio. Variados

182 _CULT

motivos pessoais influenciam o empreendedor na decisão de abrir o próprio negócio, mas as principais causas de mortalidade delas são identificadas pela falta de planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor. A sobrevivência das empresas também pode ser afetada por problemas pessoais, como saúde e sócios. Razões pelas quais buscar intensamente informações e persistir nos objetivos são comportamentos que distinguem os empreendedores de sucesso, para quem é inexperiente no ramo, pode ser difícil e oneroso reunir a expertise necessária para abrir o próprio negócio. Considerando que abrir a primeira empresa, invariavelmente, alcança a discussão entre franquia ou negócio próprio e, para ambos, existem pontos positivos e negativos. Conhecê-los é o primeiro compromisso do futuro empreendedor antes de decidir qual escolher.


Veja a seguir vantagens que devem ser consideradas: Franquia Marca estabelecida e reconhecida. Transferência da expertise de operação e do negócio. Plano de negócio estabelecido. Negócios testados e aprovados. Suporte. Treinamento de operação. Planejamento financeiro definido. Estratégia de marketing.

Negócio próprio Marca e identidade visual próprio. Controle de todas as operações. Expansão futura. Liberdade de inovação. Liberdade para escolha do ponto.

Veja a seguir as desvantagens que devem ser consideradas: Franquia Como a franquia já está presente em várias localidades, é o franqueador quem escolhe o ponto comercial do seu negócio, isso pode afetar seus planos estratégicos. Sendo a franquia um modelo pronto, o franqueado não pode realizar mudanças no produto, nem alterar a comunicação e a forma de divulgação da empresa. É necessário que você pague algumas taxas, como, royalties, franquia e marketing. Além de parte do lucro ser destinado ao franqueado.

Negócio próprio Abrir sua própria empresa exige grande conhecimento sobre o mercado ao qual estará inserido e da concorrência, saber se a sua área de atuação é rentável também é necessário, além de demandar muito planejamento. Os gastos para se começar um negócio do zero são mais elevados, é necessário que você disponibilize tempo e dinheiro para criar uma marca e torná-la conhecida no mercado e assim gerar lucro. Tudo depender de você pode ser uma desvantagem, se você não conseguir manter o equilíbrio do seu negócio, isso pode resultar na ruína de todo o seu investimento e trabalho.

Riscos das Franquias A franquia certamente já foi testada em outras regiões por outros empresários e, por isso, o modelo é tido como o mais seguro. Contudo, foi criado no Brasil um mito de que este modelo de negócio não tem risco, o que é um erro básico. Para minimizar eventuais erros na escolha, o candidato à franquia deve solicitar e ler previamente a Circular de Oferta de Franquia, um profissional qualificado é imprescindível para auxiliar nesta análise, contatar alguns atuais franqueados para informações, analisar certidões cartorárias, comerciais e judiciais do franqueador, verificar a situação da marca, capacidade de logística, treinamento e suporte da operação também são informações imprescindíveis. Ademais, deve-se lembrar que uma franquia é diferente de outra franquia, os ramos de atuação podem ser diferentes e as condições de atuação e dedicação ao negócio também, observações necessárias para avaliar se o perfil empreendedor e a capacidade de dedicação são adequados ao negócio.

Documentos. Outras marcas locais também estão concluindo seu projeto de franquia, como a Sen Hora, Armstrong, Pet Udi, Vitality Pet, Cantinho da Coxinha, Açaí da Terra e Bona Fruta. Independentemente da opção pelo negócio próprio ou franquia, o importante é acreditar e concretizar seus sonhos. Muita sorte e muito sucesso!

Franquias Regionais Considerando que uma franquia é uma excelente opção de investimento, ter a sede do franqueador na região de atuação é ainda melhor, afinal facilita e agiliza na logística de produtos, suporte, treinamentos, interação e marketing espontâneo. A Região do Triângulo Mineiro apresenta excelentes opções de franquias em variados segmentos, dentre elas se destacam a Park Idiomas, I Barbearias, New Barbo, Inovar, Compre Certo, Gou Franchising, Provanza, American Nutrition, Ducks e Total

Os executivos da Bem Estar Licenciamentos, José Leonardo Jardim, Anaelle Silva Simão, André Castro e Leonardo dos Santos Figueira.

Paulo Roberto Orlandini é especialista em Direito Empresarial com foco em propriedade intelectual, marcas e franquias.

Case de sucesso A Bem Estar Licenciamentos é uma empresa de Uberlândia, com 4 anos de mercado, que revolucionou o conceito de barbearia no país ao criar e implantar o serviço de Barboterapia. O que antes era um serviço tornou-se uma marca registrada e consolidada. Além da Barboterapia, a Bem Estar Licenciamentos tem outras marcas: Isac.com, I Barbearias S/A, Gift Box, Newbarbo e, as mais novas Usevolt e Superfun. CULT_ 183


FRANQUIAS E NEGÓCIOS_CULT PUBLI EDITORIAL DIVULGAÇÃO

BARBACOA

SUCESSO DA ESPETERIA RESULTA EM EXPANSÃO

A população brasileira em geral é conhecida por características como a alegria e a descontração e, por isso, um de seus principais costumes é frequentar locais que reúnem bebidas, petiscos e uma boa música ao vivo. Pensando nisso, Salvador Carneiro e Leonardo Mendonça inauguraram em abril/2016 a primeira unidade da Barbacoa Espeteria, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia (MG). A Barbacoa oferece em seu cardápio mais de 50 opções de espetos divididos nas categorias tradicionais, queijos, pães, batatas, especiais, doces e novidades e também uma grande variedade de marcas de cerveja do tipo long neck. Música ao vivo com atrações musicais de diferentes repertórios e ausência de cobrança de couvert artístico é um dos principais diferenciais da casa, que também não cobra 10% de taxa de serviço. Para evitar filas, os pedidos são realizados por meio de fichas adquiridas no caixa, que são semelhantes às de pocker, influência de toda a identidade visual da espeteria. Devido à grande procura e sucesso da primeira unidade, a Barbacoa Espeteria está em fase de expansão, para atender melhor ao público e estar presente em diferentes locais. A segunda unidade da espeteria, inaugurada em Uberaba (MG), conta com capacidade para 400 pessoas. A terceira unidade, na Av. Rondon Pacheco, principal via de Uberlândia, será composta por espeteria com capacidade para 250 pessoas e também uma casa noturna, com capacidade para 400 pessoas e 10 camarotes. O projeto de expansão ainda prevê uma cozinha industrial para a concentração da produção. Além disso, um delivery (entrega em domicílio) irá compor os serviços oferecidos pela espeteria.

184 _CULT

Santa Mônica - Uberlândia Av. Segismundo Pereira, 783 Terça a sábado, das 18h às 00h. Facebook/Instagram: barbacoaespeteria Uberaba Av. Nenê Sabino, 981 Terça a sábado, das 18h às 00h. Facebook/Instagram: barbacoauberaba Rondon Pacheco - Uberlândia Av. Rondon Pacheco, 2130. Espeteria: terça a sábado, 18h às 23h. Casa noturna: a definir. Em breve.


BEM_CULT_COMPORTAMENTO FRANQUIAS E NEGÓCIOS_CULT PUBLI EDITORIAL VICTOR LEONARDO

FRANQUIA COMEMORA TRÊS ANOS DE SUCESSO EM NOSSA CIDADE

CASA X UBERLÂNDIA

Três anos de sucesso com um trabalho que já é referência em eventos para crianças, adultos e corporativos. É isso que a Casa X comemorou no dia 17 de setembro de 2017. É a primeira rede de franquias de festas infantis em Minas Gerais com a marca de Xuxa Meneghel aliada a SMZTO - holding de franquias. A franqueada Veridiana Osório desenvolve uma gestão empresarial com grande êxito. O espaço possui prestação de serviço, atrações, buffet, entretenimento e atrações diferenciadas, como a Nave Espacial, cinema 7D, área baby, piscina de bolinhas, cama elástica, camarim para meninos e meninas com mix de fantasias e máscaras, teatrinho em formato de X para shows e atividades com os convidados, tobogã e brinquedos que, além de seguros, promovem uma interação entre pais, filhos e recreadores. Outro destaque é o cardápio que prioriza a saúde das crianças, com alimentos saudáveis, integrais e pratos nutricionalmente equilibrados.

Empresária e advogada, Veridiana Osório investiu na Casa X Uberlândia por acreditar que o mercado é promissor e Uberlândia necessitava de um espaço como este. “Antes de empresária, sou mãe e sempre me coloco no lugar das mamães e papais quando buscam um lugar para realizar a festa dos seus filhos, alinhando custo-benefício, serviços e produtos de alta qualidade. Estou muito feliz com o negócio e por saber que contribuímos na realização dos sonhos das crianças. O sucesso da Casa X é fruto de trabalho, disciplina, treinamento e dedicação. Na Casa X somos uma família e buscamos em cada festa surpreender todos os convidados. Hoje 80% dos nossos clientes são fidelizados e voltam no próximo ano. Sinto-me honrada e com a sensação do dever cumprido quando recebo o abraço sincero dos papais nos agradecendo pela inesquecível festa proporcionada aos seus filhos. Agradeço a Deus por me permitir estar à frente deste negócio, à minha família pelo apoio, à maravilhosa Equipe X e a todos os clientes por confiarem em nosso trabalho e nos

Veridiana Osório, empresária, advogada e franqueada da Casa X em Uberlândia.

permitirem fazer parte deste momento tão especial na vida de seus pequenos, família e convidados”, enfatiza Veridiana.

CULT_ 185


FRANQUIAS E NEGÓCIOS_CULT MARGARETH CASTRO | JORNALISTA FELIPE VIANNA | ITA MAZZUTTI

PAPA DAS FRANQUIAS NO BRASIL VENCEU A POBREZA E UMA QUASE FALÊNCIA

JOSÉ CARLOS SEMENZATO

186 _CULT


“Pensar pequeno atrapalha o sucesso” José Carlos Semenzato.

A história de vida do empresário e dono da maior aceleradora de franquias do Brasil, com mais de 700 unidades sob gestão e faturamento acima de R$ 600 milhões em 2016, não é muito diferente da maioria das crianças que nascem em famílias pobres, mas tem em si o espírito empreendedor e sonham com um futuro melhor. José Carlos Semenzato, 49 anos, é natural de Cafelândia - SP e nasceu em uma família humilde, com pai mestre de obras e a mãe dona de casa. Teve que aprender a se virar logo cedo, por isso, aos 13 anos vendia as coxinhas que sua mãe Alzira fazia. Com o dinheiro conseguiu comprar uma bicicleta e anos depois um Fusca 1978 usado. Nessa época, Semenzato fez um curso de computação e de programação, conhecimentos que mais tarde o ajudaram a escrever o seu nome no empreendedorismo ao criar, em 1991, aos 23 anos, a Microlins. Aos 16 anos, trabalhava em uma copiadora da cidade de Lins, onde morava com a família, e se tornou gerente de operação devido ao seu atendimento primoroso que acabou por conquistar os clientes. Meses depois foi convidado a trabalhar em uma grande construtora onde passava até 14 horas dentro de uma sala programando. Aos 17 anos já tinha desenvolvido softwares de controle de gado, de contas a pagar e a receber e controle de estoque. A descoberta por uma nova paixão o levou à docência. Aos 18 anos foi professor de segundo grau em computação no Instituto Americano de Lins e seis meses depois já dava aulas de reforço aos sábados e domingos para os alunos que o procurava. As aulas eram dadas no computador do sogro numa padaria. Microlins Aos 23 anos, decidiu se tornar dono do próprio negócio e com o dinheiro da rescisão, Semenzato comprou quatro computadores e deu início a Microlins. Nesta mesma época vivia a emoção de se tornar pai. Os negócios iam de vento em popa e, em 1994, a Microlins tinha 17 escolas próprias. Mas, a economia do país atravessa mudanças consideráveis. Com o início do Plano Real e juros altos, as prestações do leasing de mil computadores em dólar se tornaram uma bomba financeira. A virada começou a partir daí. Semenzato conta que entrar no mercado de franquias foi bastante inusitado. “Eu tinha duas opções: tornar minha empresa em uma rede de franquias - conceito que eu sequer conhecia à época - ou não existiria mais”, lembra. E foi com essa ousadia que o empresário saiu da quase falência para o sucesso total. “Eu tive seis meses para transformar 17 escolas próprias em 16 franquias,

porque a de Lins continuou como própria”, revela. Em 1996, o empresário ousou novamente e passou a oferecer cursos profissionalizantes na Microlins. Em 2001, tomou mais uma decisão difícil ao vender uma Mercedes, de R$ 200 mil, para colocar a Microlins em rede nacional, com ações de merchandising. O sócio foi contra, mas ele tinha certeza do que precisava ser feito e foi em frente. “Assinei a fatura tomando o risco sozinho e, 45 dias depois, a empresa criou mais de R$ 1,5 milhão em recebíveis. Paguei a primeira fatura e nunca mais saí da televisão”, recorda Semenzato. A Microlins chegou a 700 franquias em todo o País com mais de 500 mil alunos. E mesmo tendo levado quase 10 anos para colocar a empresa em pé, Semenzato decidiu, em 2008, vender a empresa para o Grupo Multi, por R$110 milhões. Para ele, a decisão foi uma nova oportunidade. “A venda da minha empresa não foi o fim do meu sonho, muito pelo contrário, foi um cheque para iniciar uma nova fase”, explica. Franchising José Carlos Semenzato construiu um império, mas não se limitou a isso. O desejo de “sonhar alto” como costuma dizer, o fez seguir trabalhando com o segmento que se tornou o seu DNA por necessidade: o Franchising. “Foi por necessidade e não por planejamento. Pensar pequeno atrapalha o sucesso”, conceitua. Sonhador e realizador, o empresário fundou, em 2010, a SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais - a maior aceleradora de franquias do Brasil, que hoje emprega cerca de 10 mil funcionários, contando as unidades franqueadas de todas as redes. A pretensão é chegar a mais de mil unidades franqueadas ainda neste ano e faturamento de mais de R$ 800 milhões nas redes. A primeira aquisição da empresa foi a L’Entrecôte, de Paris, rede de franquias com a proposta de oferecer um prato único: o famoso entrecôte banhado em um molho secreto com 21 ingredientes e que leva 36 horas para ficar pronto, acompanhado de fritas e salada. A rede inaugura em breve, em Uberlândia, uma nova unidade. A SMZTO é sócia da apresentadora Xuxa Meneghel nas marcas Casa X e Espaçolaser e de Gustavo Kuerten na LifeUSA, além de ter outras seis marcas em seu portifólio: Instituto Embelleze, L’Entrecôte de Paris, OdontoCompany, Oralsystem, PartMed, Totallaser e GUA.CO. “O grande diferencial da holding é que nos tornamos sócios das marcas que aceleramos. Isso significa que acreditamos e apostamos nas nossas redes”, observa Semenzato. CULT_ 187


Entrevista José Carlos Semenzato, empresário da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, lançou o portal Franquias de Impacto. No portal, o empreendedor encontra entrevistas com especialistas, dicas de gestão, marketing e vendas, tendências e dicas de básicas para quem está começando e histórias de sucesso. A seguir, uma entrevista exclusiva com Semenzato para a revista Cult. Nela, o empresário fala sobre empreendedorismo, vantagens e desvantagens de uma franquia e dá conselho para quem quer iniciar um negócio. O Brasil é um país de empreendedores? Nosso povo tem uma veia empreendedora e isso nos coloca numa posição de inovação, dando destaque a vários setores em que atuamos com relevância internacional. Se os planos do nosso governo fossem voltados para fomentar esta vocação empreendedora, oferecendo recursos de baixo custo e a longo prazo, certamente poderíamos ocupar lugares ainda melhores de destaque no cenário mundial, melhorando a arrecadação do governo, gerando mais empregos e riquezas para o nosso Brasil. Neste cenário, destaca-se o Franchising, que alia esta força empreendedora com negócios formatados e de sucesso, onde as réplicas levam a risco baixo no investimento que os empreendedores fazem, proporcionando crescimento acima de 7% em um cenário de crescimento negativo do PIB Brasileiro. Qual o principal conselho que você daria para quem quer começar um negócio?

188 _CULT

A primeira preocupação deve ser o setor em que se vai investir. É importante buscar um produto ou serviço cuja necessidade em uma determinada região tenha sido determinada por meio de pesquisas. Ao mesmo tempo, porém, é essencial verificar a sua afinidade pessoal com o setor, ver se você consegue se ver atrás de um balcão operando aquele negócio, e se isso o faria feliz. Vencida esta etapa, deve-se verificar se existe capital necessário para o investimento. Se puder optar por um negócio no setor de franquias, melhor ainda, pois você vai diminuir muito os riscos ao replicar um negócio que já está testado e aprovado pelo consumidor. Depois basta aplicar muita determinação e disciplina na execução dos manuais operacionais e celebrar o sucesso em curto espaço de tempo. O empreendedor deve sempre investir em um negócio com o qual tem afinidade? Ou ele pode arriscar-se? Eu acredito que ter afinidade com o seu negócio, acreditar naquilo em que você está investindo, é essencial. É possível que um empreendedor se dê bem arriscando, mas quanto mais à vontade uma pessoa se sente em seu negócio e quanto mais propriedade tem sobre aquilo, mais fácil para ela gerenciar a empresa. Na SMZTO todas as marcas que entram na holding têm seus fundadores mantidos como presidentes da rede que criaram. Para nós é essencial ter à frente do negócio a pessoa que desenvolveu aquela ideia e a levou até ali, para não perder a essência. Além de uma boa ideia e recurso inicial, o que mais é preciso para abrir um negócio? É preciso que esse negócio tenha um plano sólido, pensado a médio e longo prazo. Muitas vezes uma boa


ideia não se comporta da mesma forma dali três ou cinco anos, mas a empolgação inicial faz as pessoas investirem sem se certificarem de que o negócio se sustenta. Recomendo verificar se aquele produto ou serviço é desejado pelo público, se o valor agregado é adequado e como o público-alvo do negócio vai encontrá-lo. Depois disso há uma série de detalhes técnicos, como logística, fornecedores, funcionários, divulgação, entre outros pontos de atenção. O que levar em consideração na hora de adquirir uma franquia? É preciso analisar o grupo que está por trás daquela marca (se houver), analisar seu histórico, conversar com franqueados da rede e visitar suas unidades, ver se estão felizes, quais são as principais reclamações. Se possível, sentir-se do outro lado do balcão, colocar a mão na massa e sentir na pele o dia a dia daquela franquia. Além disso, como uma rede de franquias pressupõe réplicas perfeitas, é preciso verificar se você está disposto a seguir manuais e se preocupar com a padronização. Escolher uma marca sólida, com produtos desejados pelos consumidores e uma franqueadora preocupada com a inovação também são aspectos importantes dessa escolha. Por que adquirir uma franquia é mais seguro que abrir outro negócio? Ao adquirir uma franquia, você conta com expertise, manuais, fórmulas de sucesso testadas e vantagens que são possíveis apenas dentro de uma rede, como a possibilidade de negociação de preços com fornecedores, aumentando a margem de lucro, e uma redução do custo de captação de clientes, por meio do fundo de marketing e propaganda com alcance muito maior do que uma pessoa teria ao investir sozinha na divulgação de seu negócio. Ao comprar uma franquia você também tem a chance de oferecer um produto ou serviço que já é conhecido e desejado pelo consumidor.

é muito útil, caso ele não tenha experiência na área. O que pode ser uma desvantagem para algumas pessoas é a necessidade de seguir os manuais e impossibilidade de mudar certos aspectos do negócio da maneira que desejar. Das suas franquias, qual é a mais acessível? A franquia mais barata atualmente é a OdontoCompany - hoje a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil, com 370 unidades, sendo 236 em operação e as demais em fase de implantação. O investimento inicial, incluindo taxa de franquia, capital de giro e capital para instalação fica entre R$ 117 mil e R$ 287 mil. A rede trabalha com tecnologia de ponta e amplas possibilidades de parcelamento, para levar tratamento odontológico de qualidade a quem muitas vezes não teria acesso a tais serviços de outras maneiras.

Marcas da SMZTO e número de unidades

Caxa X - 35 | Espaçolaser - 313 LifeUSA - 6 | Instituto Embelleze - 392 L’Entrecôte - 21 | OdondoCompany - 370 Oralsystem - 5 | PartMed - 50 Totallaser - 3 | GUA.CO - 2

Quais as vantagens e desvantagens de uma franquia? As maiores vantagens são essas mencionadas acima, contar com pessoas com expertise naquele negócio e com possibilidades de oferecer suporte para as dúvidas e dificuldades, além do renome da marca escolhida e a possibilidade de conseguir mais divulgação e preços melhores com fornecedores. Fora isso, a padronização das franquias faz com que o empreendedor tenha processos claros para seguir no seu dia a dia, o que

CULT_ 189


FRANQUIAS_LICENCIAMENTOS PUBLI EDITORIAL NINA FOTOGRAFIAS

UM NOVO CONCEITO EM BARBEARIA

NEWBARBO Com a preocupação de atender e oferecer o melhor serviço e ambiente ao seu cliente, em maio de 2017 foi criada a Newbarbo. Pensada para um público mais descolado e com inspirações mundiais, a barbearia tem central de games, coworking para clientes e passantes com wi-fi e ainda a lousa de negócios uma espécie de classificados, que também poderão ser anunciados no site da empresa. Cada unidade receberá o nome de uma cidade famosa do mundo. A primeira, na avenida João Naves de Ávila, no centro de Uberlândia, chama-se Newbarbo Mundi. O empresário e diretor da Bem Estar Licenciamentos, José Leonardo Jardim, revela que o empreendedor interessado em investir em uma unidade da Newbarbo terá um custo de R$ 120 mil, com estrutura moderna e ainda capital de giro. Mas, a história da Bem Estar Licenciamentos começou bem antes da Newbarbo, em outubro de 2013. A holding teve início depois da união, em dezembro de 2012, de um executivo e um cabeleireiro, que aproveitando uma oportunidade de mercado no setor de barbearia iniciou o processo de expansão da marca Isac.com. De junho de 2013 a dezembro do mesmo ano, a Isac.com chegou a 12 unidades. O impulsionamento da Bem Estar Licenciamentos aconteceu com a formação de um grupo de executivos, José Leonardo Jardim, Anaelle Silva Simião, André Castro e Silva e Leonardo dos Santos

34 3231-8800 | 34 9 8428-7853 Bem Estar Licenciamentos para venda de lojascomercial@bemestarliceciamentos.com.br

190 _CULT

Figueira, cada um atuando em uma área: comercial, financeiro e administrativo. Depois de alguns anos de aprendizado, onde foram revistos processos, consolidação e evolução da marca, 2017 foi o ano da transformação. A logomarca passou por mudanças, tornandose mais clean, com inovação no conceito e modernidade, passando a compor a logomarca Barbearias S/A. Com a mudança, nasceu a I Barbearias S/A, hoje com 18 unidades, sendo seis em Uberlândia (uma delas é um centro de treinamento profissional) e as demais em São José dos Campos, Belo Horizonte, Águas Claras (DF), Anápolis, Rio Verde, Ituiutaba, São José do Rio Preto, Uberaba, Araxá, Patrocínio, Patos de Minas e Catalão. Buscando sempre por inovações por ser uma rede referência no Brasil, foi criado ainda em 2013 o serviço de Barboterapia, que neste ano se tornou marca registrada. O serviço inclui terapias para fazer a barba com produtos que proporcionam relaxamento, aromaterapia, massoterapia e termoterapia.


FRANQUIAS_LICENCIAMENTOS PUBLI EDITORIAL

DO ONLINE PARA O FÍSICO

NOVOS NEGÓCIOS Visão empreendedora e a parceria com empresas online de Uberlândia fizeram com que a Bem Estar Licenciamentos expandisse os negócios e agregasse mais duas marcas ao seu portfólio: a UseVolt e a Superfun. Ambas as empresas já funcionam há algum tempo com vendas pelas internet, pelos sites www.usevolt.com.br e www.superfun.com.br. A parceria permitirá aos clientes dos sites e das barbearias da Bem Estar Licenciamentos comprarem os produtos nos quiosques que funcionarão nas unidades em todo o Brasil. A expansão do negócio está sendo planejado para janeiro de 2018, inclusive com lojas físicas de ruas e shoppings e também quiosques em outros segmentos de mercado, como em academias por exemplo. A ideia é fazer expandir os negócios e consolidar as marcas.

34 3231-8800 | 34 9 8428-7853 Bem Estar Licenciamentos para venda de lojascomercial@bemestarliceciamentos.com.br

CULT_ 191


GENTE_CULT_FOTO LEGENDA CÉLIO CARDOSO MAURO MARQUES | DIVULGAÇÃO

ACONTECIMENTOS E ATUALIDADES

FOTO LEGENDA EXPOSIÇÃO Conscientizar as mulheres com câncer na sua luta contra a doença com alegria e otimismo. Este é o objetivo da exposição “Heroínas”, do fotográfico Mauro Marques, a convite da Associação do Câncer. Aberta no Uberlândia Shopping, dia 2 de outubro, a exposição será apresentada no Pratic Center Terminal Central, de 16 a 20, e Prefeitura Municipal de Uberlândia, de 23 a 27 de outubro. Vale à pena conferir! (foto Mauro Marques).

TOP OF MIND Dra. Tânia de Fátima Alves (diretora técnica) e Dr. Luiz Alessandro de Moraes (diretor administrativo) do Hospital Santa Clara recebendo o prêmio Top of Mind 2017.

192 _CULT

Os cirurgiões bucomaxilofacial e professores universitários Júlio Bisinotto Gomes e Rodrigo Paschoal Carneiro participaram no dia 9 de outubro do Orthognatthic Course – Orthognathic Surgery e LeFort III Osteotomy em Dallas, no Texas (EUA). Foi um curso teórico e prático, onde puderam acompanhar as novas tendências da cirurgia ortognática.


PARCERIA A Uniube oficializa importante parceria com o Grupo Algar para instalação no Granja Marileusa de todos os cursos de engenharia do Campus Uberlândia. O ato é mais um passo rumo à consolidação do Polo Tecnológico no Marileusa. Serão mais de 1.100 alunos da Uniube estudando e pesquisando num local propício às atividades curriculares das áreas de engenharia. O evento, realizado dia 17 de outubro na Unialgar, teve a presença do presidente do Conselho da Algar, Luiz Alberto Garcia, do reitor da Uniube, Marcelo Palmério, diretores dos dois grupos, autoridades e empresários.

VISAGE ODONTOLOGIA Paulo Vinícius Soares, Michelle Mundim, Rui Santos, Analice Pereira e Luís Raposo na inauguração da Visage Odontologia realizada dia 19 de setembro.

CARMEN STEFFENS NO PARIS FASHION WEEK Durante o Fashion Show, realizado no hotel Shangri-La Eifell Tower Palace, em Paris, a coleção Alto Verão 2018 Carmen Steffens foi apresentada trazendo estampas

tropicais e florais que invadiram a passarela através de looks poderosos. As bolsas e calçados também destacaram lindos e luxuosos detalhes em pedrarias. A coleção desfilada estará disponível nas lojas e site Carmen Steffens a partir deste mês. (fotos Divulgação).

CULT_ 193


GENTE_CULT_FOTOLEGENDA PUBLI EDITORIAL NINA FOTOGRAFIAS | LEO CROSARA

O CANTOR LEONARDO PARTICIPA DO NOVO DVD

PRESENÇA ESPECIAL DE RIO NEGRO & SOLIMÕES

O PANTANEIRO ALMIR SATER

A DUPLA CHITÃOZINHO & XORORÓ

194 _CULT


AMIGOS DO FUTURO Dr. Rogério de Araújo - Hospital do Câncer de Uberlândia.

Toda ação solidária deve ser entendida como uma ação coletiva, sem distinção de classe ou condição econômica. É uma iniciativa coletiva que visa fazer algo em benefício do outro. Este conceito precisa ser melhor entendido pela sociedade, meios de comunicação, empresas e empresários. Uma ação solidária não pode ter como obstáculo o fato da concorrência, seja ela pessoal ou profissional. Não há conflito em fazer o bem. Este é um dever de todos nós, independente de posição social, a solidariedade deve ser espontânea e feita de coração com transparência e amor ao próximo. Daí, a necessidade de apoiar eventos como “Amigos do Futuro”, idealizado pelo cantor e empresário Leo Chaves. Um exemplo a ser seguido e que nós, imprensa e sociedade, podemos (e devemos) participar com maior interesse e comprometimento, entendendo que trata-se de uma causa comum, beneficente e que precisa ser mais efetiva com a união de todos. Pela segunda vez, Leo Chaves comemorou seu aniversário e mais uma edição do evento Amigos do Futuro no dia 18 de outubro. Apresentado por Cissa Guimarães e Veridiana Daia, a noite reuniu a sociedade uberlandense e da região que lotou o Center Convention, com sua belíssima decoração, delicioso buffet e organização impecável. Tudo isso num clima de confraternização e companheirismo que realçou, ainda mais, a gravação do DVD “O cantor do sertão” que a dupla Victor & Leo lança no próximo ano com as participações especiais de Chitãozinho & Xororó, Rio Negro & Solimões, Leonardo e Almir Sater que, integrados ao espírito beneficente do evento, não cobraram cachês. O DVD é um trabalho autoral que privilegia a música de raiz em canções escritas e produzidas por Victor Chaves. Toda a renda foi revertida ao Instituto Hortense e ao Hospital do Câncer em Uberlândia. Confira imagens do evento clicadas para este espaço da revista Cult. O Instituto Hortense, presidido por Leo Chaves, atende 13 escolas rurais de Uberlândia, Casa do Menor Nova Canaã, Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, e Instituto Verdescola em São Paulo, impactando mais de 12 mil pessoas, entre alunos, pais, colaboradores e voluntários, através da metodologia da Escola da Inteligência, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, para que estes possam aplicar o programa aos alunos, crianças e jovens atendidos nas escolas e instituições, parceiras do instituto. Em Uberlândia são quatro instituições assistidas pelo Instituto Hortense que conta também com o Programa Transforma criado recentemente.

Sorteio do livro “No Colo dos Anjos” autografado pelo autor Leo Chaves

Comemoração de aniversário do Instituto Hortense e homenagem da Casa do Menor Nova Canaã

As apresentadoras Cissa Guimarães e Veridiana Daia

CULT_ 195


GENTE_CULT_FOTOLEGENDA DANILO BORGES BETO OLIVEIRA

MERCADO DE ILUMINAÇÃO GANHA NOVA EMPRESA

CIA LUZ ILUMINATO DESIGN

Presente no mercado de iluminação de Ribeirão Preto e região, a Cia Luz Iluminato Design chega a Uberlândia para inovar e se consolidar no mercado regional. O coquetel de inauguração do novo espaço foi realizado no dia 16 de outubro e contou com a presença dos mais renomados arquitetos e designers da região, influenciadores e personalidades da cidade. Durante o evento, os convidados puderam conhecer o novo showroom e apreciar um pouco da variedade, sofisticação, requinte e glamour que a loja oferece aos clientes.

Segundo os proprietários Adriano Silva e Marcos Furco, “a inauguração de mais uma unidade significa a realização de mais um sonho, que visa manter a ideologia de trabalho, onde o principal objetivo é entregar os melhores produtos do mercado através de um atendimento técnico, personalizado e ambiente agradável”. Entendem ainda que “arquitetos, designers e engenheiros são profissionais com a missão de dar conforto, bem-estar e beleza ao mundo que os cercam, fato que sempre nos levou a depositar a eles nosso

196 _CULT

respeito e confiança”, finalizam. A Cia Luz Iluminato Design se encontra na Av. Rondon Pacheco, 2089 Telefone 34 3229-8650.


IVETE SANGALO

GENTE_CULT_FOTOLEGENDA DA REDAÇÃO LUCIANA SANTOS | NINA FOTOGRAFIAS

Um grande evento marcou a apresentação da cantora Ivete Sangalo, dia 30 de setembro, no Castelli Master, realizado pela GBM Produções Artísticas, como pré-festa de lançamento do Caldas Country Show. Depois de quatro anos, a baiana voltou a Uberlândia e foi mais uma vez recebida pela sua imensa legião de fãs que lá estiveram para cantar e dançar os seus maiores hits. A grande festa de alegria e muita energia - características maiores de “Veveta” - foi uma noite inesquecível para todos que admiram e valorizam o trabalho, o carisma e a inesgotável vibração que o “furacão baiano” deixa por onde passa nestes mais de 20 anos de carreira e de sucesso. Curtam as fotos do megashow clicadas por Nina Fotografias e Luciana Santos.

PRODUTOS COM MATÉRIAS-PRIMAS PREMIUM DE VÁRIAS PARTES DO PLANETA

PUBLI EDITORIAL MICHAEL RIZZA

EXCELÊNCIA EM MASSAS!

Faça aqui uma das mais prazerosas e deliciosas massas que você poderá realizar e compartilhe com a família e amigos uma experiência única em sua mesa ou no seu evento. Permita-nos proporcionar-lhes um momento gastronômico inesquecível. Nosso trabalho se destaca pela qualidade dos ingredientes, cuidado na preparação e sofisticação nos sabores. Nossos recheios se apresentam ao paladar em sequência sutil, surpreendendo a cada nuance, tomando forma lentamente em uma experiência sensorial inesquecível. Os nossos produtos utilizam matérias-primas premium originárias de diversas partes do planeta, combinadas de forma imprevistas e inovadoras e ainda preservando sua harmonia singular. Noca Pastifício: as melhores massas estão aqui! 34 9 9214-2828 Facebook: Noca Pastifício Instagram: @pastificio_noca

CULT_ 197


ANÚNCIO COM REALIDADE AUMENTADA. BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

198 _CULT


GENTE_CULT PUBLI EDITORIAL DANIEL CAVALARI

EVENTO FOI INOVADOR E PROMOVEU INTERAÇÃO ENTRE MODELOS, PARCEIROS E CONVIDADOS

CELEBRAR EM ALTO ESTILO! Com o propósito de trazer para Uberlândia um salão completo, o Studio Matheus Cunha nasceu, há dois anos no mercado, como uma empresa focada no objetivo de um atendimento diferenciado e envolvido também em ações junto com os seus parceiros, o que lhe tem garantido compromisso e inovação. Com esse objetivo, o Studio Matheus Cunha, através de seus diretores, Matheus Cunha e Diego Rodrigues, juntamente com diversos parceiros que apostaram na ideia, promoveram o Celebrar Noivas e Eventos, direcionado a noivas, madrinhas, debutantes, trajes de festa, onde, em um único local, Bistrô Benade, foram apresentados os principais serviços de cerimonial, buffet, moda festa, cabelo, maquiagem, doces finos, filmagem, fotos, som e iluminação, acessórios, calçados, entre outros, para a realização do sonho desse dia mais que especial, com uma mostra de tendências no ramo de festas e eventos para 2017/2018. Segundo Matheus Cunha, o intuito foi trazer para Uberlândia um evento diferenciado, “fugindo” da tradicional passarela e despertando uma interação entre modelos, parceiros e convidados para que, além de se tornar uma grande noite, fizesse e faça parte do calendário deste segmento. “Dentro dessa visão, o que podemos afirmar é que houve uma maior liberdade para que os parceiros pudessem demonstrar e anunciar o melhor de seus trabalhos que, certamente, se concretizaram em excelentes negócios”, conclui o profissional.

34 3210-9113 | 99780-8660 Rua Silva Jardim, 60 Fundinho - Uberlândia - MG Instagram: @studiomatheuscunha Facebook: Studio Matheus Cunha

CULT_ 199


MOTOR_CULT PUBLI EDITORIAL NINA FOTOGRAFIAS

SUPER EVENTO MARCOU OS 10 ANOS DA EMPRESA

MAIS LOCADORA COMEMORA UMA DÉCADA DE SUCESSO!

O diretor e fundador da Mais Locadora, Fernando Alves Pinto

A história da Mais Locadora de Veículos começa em 2007, quando Fernando Alves Pinto trabalhava como vendedor na loja de um amigo. Um certo dia, teve a ideia de colocar seu próprio carro (100% financiado e que não podia ser vendido) disponível para locação. Imediatamente o veículo foi alugado. Esta foi a semente da locadora que começou no espaço da loja do amigo. Passaram-se nove anos e Fernando resolveu montar sua locadora no endereço onde se encontra até hoje na Avenida Brasil. Com os bons resultados e sempre movido pela sua vocação empreendedora, Fernando ampliou suas atividades, passando a atuar também na venda de veículos novos e seminovos, nacionais e importados, atendendo hoje o Triângulo Mineiro e clientes de outros estados brasileiros. Entre os diferenciais da Mais Locadora está a agilidade na locação,

200 _CULT

onde a negociação é realizada sem burocracia, com total segurança e conforto, oferecendo ao cliente três planos: mensal, semestral e anual. A qualidade dos veículos, aliada ao atendimento e estrutura da empresa, fizeram da Mais Locadora a melhor opção no competitivo mercado de venda e locação de veículos, onde conquista a cada dia, maior credibilidade pela seriedade do seu trabalho, pela segurança e, sobretudo, pelo respeito que a empresa tem pela sua fiel clientela. Neste sentido, o diretor Fernando Alves Pinto ressalta que a maior motivação da Mais Locadora é sempre o cliente. “Nosso cliente é o nosso maior patrimônio e a razão maior destes 10 anos de sucesso da Mais Locadora. Tudo isso nos motiva a continuar crescendo e aprimorando cada vez mais o nosso atendimento, fundamentado na conduta ética, na credibilidade, no profissionalismo, na experiência e no índice de satisfação de cada um de nossos clientes”, revela o diretor.


Evento Para brindar seus 10 anos de sucesso no mercado de locação e venda de veículos, a Mais Locadora realizou um grande evento no dia 19 de agosto. Uma super estrutura foi montada na loja para a comemoração que reuniu mais de 100 pessoas, entre clientes, convidados,

empresários, amigos e familiares. Um show de atrações encantou a todos, com apresentação musical de Luiz Cláudio, Sidney do Cerrado e Dj Marcelo Augusto, performance de acrobacia, e um delicioso coquetel com bebidas, brindes personalizados e o tradicional cardápio do Villa Rica Buffet.

CULT_ 201


MOTOR_CULT PUBLI EDITORIAL NINA FOTOGRAFIAS

Na oportunidade, o diretor e fundador da Mais Locadora, Fernando Alves Pinto, agradeceu aos parceiros do evento e aos convidados que lá estiveram para compartilhar estes 10 anos de trabalho, credibilidade e conquistas. “Este momento traduz a consolidação de um trabalho sempre focado em oferecer o melhor aos nossos clientes, razão principal de tudo que fazemos. É uma honra receber todos vocês aqui em nossa loja, nessa data tão especial, para comemorarmos e fortalecermos nosso relacionamento e parceria. Mais um ano se passou, superamos obstáculos e alcançamos objetivos, com a consciência de que valeu a pena

202 _CULT

todos os nossos esforços. Muito obrigado a todos vocês e, principalmente a Deus, que nos permitiu chegar até aqui”, enfatizou Fernando.

34 3226-0400 / 9 9211-5210 Av. Brasil, 3400 Bairro Brasil - Uberlândia - MG Site: www.maisautomoveis.com.br Instagram: @fernandomaislocadora


MOTOR_CULT EVALDO PIGHINI | JORNALISTA ARQUIVO PESSOAL | DIVULGAÇÃO

COMO UMA FÊNIX, POLO TENTA RENASCER DAS CINZAS

VOLKSWAGEN

Apresentado à imprensa em setembro, o novo Polo já tem o prazo para chegar às concessionárias Volkswagen do país em novembro, mas pode ser reservado em uma pré-venda, à exceção da versão top de linha a Highline. O Polo chegou ao Brasil em 2002, mas nunca deslanchou e acabou aposentado em 2014. Agora ele volta ao mercado brasileiro oferecido em quatro versões de acabamentos, três de motores e duas de transmissões, e com a incumbência de ser o primeiro veículo de uma série que visa reposicionar a marca alemã no País e na América Latina.

O visual forte do novo Polo é marcado por vincos que acompanham a entrada de ar e corta o espaço entre os faróis

O presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powers, informa que o modelo é o “embaixador” da nova Volkswagen. Relançado nas versões 1.0, MSI 1.6, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, o novo Polo 2018 é o primeiro de 20 novos modelos que a Volkswagen promete até 2020, em sua redefinida estratégia para o nosso continente. O Novo Polo é bem equipado de série e traz ainda recursos eletrônicos que aumentam a segurança, e de assistência à condução. Ficou maior, mais largo e mais baixo em relação ao modelo anterior. O porta-malas leva de 300 litros a 1.071 litros com os bancos traseiros rebatidos. O modelo é equipado com três opções de motores. O 1.0 aspirado de 75 cv (gasolina) a 84 cv (etanol). Com gasolina ele faz 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada e, no etanol, as médias são 8,8 km/l no percurso urbano 10 km/l na rodovia. Já o 1.6 MSI de 110 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) equipa a versão intermediária MSI que, a gasolina, tem médias de 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada e, com etanol, 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Esses dois motores atuam com câmbio manual de cinco marchas. Finalmente, as versões Confortline e Highline vêm com motor de três cilindros turbo 1.0 TSI de 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol) e câmbio automático de seis velocidades. As médias do Polo 200 TSI, com gasolina, são 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l, em rodovias, enquanto com etanol são 8,0 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. O hatch recebeu Nota A do Inmetro em todas as versões e foi aprovado com nota máxima em todos os testes de colisão feitos pelo Latin NCAP.

Novo Polo 2018 - Versões e preços* - Polo 1.0 - R$ 49.990 - Polo 1.6 MSI - R$ 54.990 - Polo 200 TSI Comfortline - R$ 65.190 - Polo 200 TSI Highline - R$ 69.190 (*) Tabela não inclui valores dos opcionais.

CULT_ 203


204 _CULT


WWW.BUFFETVILLARICA.COM.BR

34 99242-8942 (TIM) 34 98808-8964 (OI) 34 3241-8949

WWW.BUFFETVILLARICA.COM.BR

CULT_ 205 34 99242-8942 (TIM) 34 98808-8964 (OI) 34 3241-8949


GENTE_CULT PUBLI EDITORIAL ERICH STUDIO

SUPERFESTA MARCOU OS 15 ANOS DE SCHEILLA NUNES JUNQUEIRA

ANIVERSÁRIO

Fantástica, cheia de amor e glamour! Foi assim que, no dia 16 de setembro de 2017, a debutante Scheilla N. J. de Rezende - ao lado de seus pais Leticia N. F. Junqueira e Guilherme J. de Rezende Filho, do irmão Guilherme Netto, da avó Ionez Rodrigues Morais, e dos avós maternos Maria das Graças Nunes e Ubiratan Rocha - recebeu pessoas amadas para celebrar seus 15 anos de

206 _CULT

vida. Irradiando felicidade, a querida aniversariante foi o centro das atenções, dançou e se divertiu ao tema de Neverland Party. A família agradece a todos que tornaram realidade o sonho de Scheilla. Destaque para a Assessoria e Decoração feitas pela empresa e2eventos. Confira imagens da festa, no elegante espaço Casa Blanca, clicadas pela equipe Erich Studio para a revista Cult.


CULT_ 207


GENTE_CULT_LANÇAMENTO REDAÇÃO NINA FOTOGRAFIAS

MATÉRIA COM REALIDADE AUMENTADA. BAIXE O APP ZAPPAR EM SEU SMARTPHONE OU TABLET E APONTE PARA O SÍMBOLO.

COQUETEL TEVE AÇÕES PROMOCIONAIS E INTERATIVIDADE ENTRE OS CONVIDADOS

LANÇAMENTO CULT NO MAP MALL GREEN O lançamento da edição Cult 135 foi realizado em descontraído evento no espaço Map Mall Green - Granja Marileusa. O coquetel, realizado dia 21 de setembro, reuniu 350 pessoas, entre convidados, parceiros e anunciantes, com exposição, brindes e ações promocionais feitas pelos patrocinadores. A edição trouxe como capa a cantora e empresária Ivete Sangalo e matéria especial sobre sua trajetória artística. Todos elogiaram o conteúdo e a qualidade gráfica da revista e seu conteúdo diversificado com temas inteligentes para leitura.

208 _CULT


CULT_ 209


210 _CULT

CULT_ 7


O delicioso buffet Villa Rica e as massas Noca Pastifício foram um sucesso e todas as pessoas adoraram. Durante o evento, o diretor executivo da revista Cult, Célio Cardoso, falou sobre as novidades da edição, agradeceu a presença de todos e comandou o sorteio de garrafas de vinho gentilmente

cedidas pela UniLoft, fortalecendo ainda mais a interatividade entre os convidados que foram recebidos pelos anfitriões da noite: Pétalas Floricultura, Sacola de Minas, D’arc Cabeleireiros, Provanza, Ivan Negócios Imobiliários, Vintage Cosméticos, Minas Água, A Favorita, Claire e Excellent Global.

CULT_ 211


GENTE_CULT_LANÇAMENTO REDAÇÃO NINA FOTOGRAFIAS

Em caráter solidário foram arrecadados 250 quilos de alimentos doados ao Núcleo de Apoio Jesus de Nazaré, instituição que atende idosos e deficientes mentais. Nossos agradecimentos aos parceiros do evento: Bebidas Itaipava, Alessandra Guimarães, Villa Rica Buffet, Atrium Locações, Dj Bomba, Derson Drinks, Via Promo, Nina Fotografias, Primeira Vista Filmes e Confirmaflex. Saiba mais sobre o coquetel através dos cliques de Nina Fotografias também em nosso portal netcult.com.br.

212 _CULT


CULT_ 213


Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de prótese mamária utiliza implantes de silicone para dar volume aos seios. É um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Seja participativa, procure esclarecer dúvidas. Você será questionada sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

214

_CULT Dr. Alysson Marcondes Cordeiro Cirurgião Plástico CRM-MG 44231 - CRM-SP 127888 Luisa Amaral - Hugo Matos

CULT 136: José Carlos Semenzato  

Leia a edição da Cult especial Franquias & Negócios.