Issuu on Google+

meio & mídia

#93, 2013 brasil www.netcult.com.br

_MEL LISBOA

bem cult esporte&saúde mais cult moda e comportamento especial mês das mães almanaque arte, cultura e cinema


por célio cardoso foto mauro marques

_Cult, 8 anos de periodicidade impecável e conteúdo original A revista tem índice de 74% de influência de compra e 90% aprovam nossa linha editorial _Determinação, empreendedorismo e ambição

para alcançar o sucesso. Estes são os traços positivos na simbologia do número 8 e coincidem com a trajetória da revista Cult nos seus 8 anos de existência. Boas energias motivaram nosso trabalho na superação dos desafios e na conquista do nosso espaço no mercado de comunicação impresso e virtual, onde a Cult é uma marca de conceito e credibilidade. Somos hoje a única publicação mensal com periodicidade garantida e de maior citação nos sites de celebridades através dos nossos ensaios de capa. Pioneira no formato de lançamento em eventos para anunciantes e convidados, funcionando como ferramenta de pós-venda e network, a Cult é um veículo de variedades e oportunidades, onde podem ser comercializados espaços em cadernos a critério do anunciante em formatos flexíveis e exclusivos. Segundo pesquisas e enquetes realizadas, cada exemplar é lido, em média, por 6 pessoas. Além disso, a revista tem índice de 74% de influência de compra e 90% aprovam nossa linha editorial. Com mais de 100 mil leitores na versão impressa e online, temos o melhor custo por mil da mídia impressa regional, cadernos e formatos de mídias adequados a diferentes segmentos e distribuição em Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A Cult é sempre um produto novo, a cada nova edição e hoje referência para as outras publicações regionais. Com projeto visual moderno, ressalta sua presença nas várias mídias, o que pode ser comprovado por meio do portal Net Cult e em seu próprio canal de comunicação Cult Club na TV. Você também pode interagir através das redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no universo Cult em tempo real, eventos, fatos e notícias atualizadas pelas principais assessorias de imprensa do país. Tudo isso com um conteúdo abrangente, original e de fácil acesso. Na comemoração destes 8 anos, estamos lançando um grande presente para você: o cartão Cult Privilege - um plano de assinaturas através de pacotes de benefícios com vantagens reais para assinantes, anunciantes e agências de propaganda.

conteúdo papo cult _3


O projeto Cult não tem data de validade. Estabelecemos e cumprimos metas dentro da realidade do mercado editorial e gráfico. Nosso futuro é o nosso presente, onde buscamos atender todos os requisitos em periodicidade, qualidade, compromisso com o leitor e o anunciante, parcerias e conteúdo inteligentes. É isso que projetamos para mais 10, 20, 30 anos. O sucesso mostra que estamos no caminho certo e aumenta nossa responsabilidade pela liderança alcançada. Isso nos motiva a expandir este universo Cult que você aprovou em tão pouco tempo. Um universo onde falamos a mesma linguagem, com benefícios e conquistas que são de todos nós. Por tudo isso, temos a honra de compartilhar com todos vocês estes 8 anos de trabalho e sucesso. Que nós e a revista Cult continuem correspondendo (e superando) as suas expectativas.

Um aniversário de todos nós

Queremos agradecer à nossa equipe de profissionais (que se dedicam de forma integral na produção de cada edição com um trabalho realmente coletivo), aos nossos anunciantes (pela confiança depositada na revista como canal de divulgação dos melhores produtos e serviços), aos nossos colunistas (que enriquecem a originalidade do nosso conteúdo com textos e temas ligados à realidade do nosso público) e principalmente aos nossos leitores (pela fidelidade, incentivo e aprovação do nosso trabalho). E agora curta nossa Cult de Aniversário, com capa estampada pela atriz Mel Lisboa que encanta essa edição com um ensaio exclusivo. Também preparamos um conteúdo especial, alusivo ao Dia das Mães, com matérias interessantes para sua leitura em diversos segmentos. Convidamos você para fazer parte da nossa comemoração e deste momento especial, onde queremos compartilhar conquistas nas quais vocês - leitores, parceiros, colaboradores e anunciantes - são o foco principal. Boa leitura e um brinde a todos nós!

_4 papo cult

*Mais de 1900 páginas publicadas em 12 exemplares no período de 1 ano

Superando expectativas


_Nossa capa

Diretor responsável Célio Cardoso

conselho editorial: Célio Cardoso, Cássia Lacerda, Chico Lúcio, Viviane Santos e Camila Lemes colaboradores desta edição: Cindy Freitas, Carol Siqueira, Dr. Alexandre Fernandes, Liciane Mendonça, Bruna Barcelos, Serifa Comunicação, Tatiane Zeitunlian, Eduardo Reis, Lucimeire Lemos, Bruno Figueredo, Jacque Oliveira, Iolanda Carneiro, Sandro Marcon, Fernando Prado, Kelson Venâncio, Maria Carolina Rodrigues Tomé, Valeriana Medrado, Marília Melo Diniz, Cristiano Sobrinho, Raquel Costa, Larissa Baltazar, Cristiana Prado, Wesley Meneses, Thaiz Miguel, Michele Borges, Arielle Dominoni, Pâmella Luz Milagre, Vilma Fagundes, João Paulo Feliciano e Raquel Costa consultores de mídia: Hedi Lamar Albino, Lu Facury, Virgínia Frezza, Alessandra Beatriz, Guiomar Lacerda, Maristela Vicentini e Karlla Bianca assessoria jurídica: Ferreira e Viola versão online: Camila Lemes MTB MG 15680 JP | assessoria@netcult.com.br assessoria de imprensa: Kompleta Comunicação administrativo: Naêssa Marques editor e revisor: Chico Lúcio - MTB MG 03682 JP assessora executiva: Viviane Santos assinaturas: Raphael Sussia I assinaturas@netcult.com.br design gráfico/criação: Jobcriativo Jeferson Santos | André Passos fotógrafos colaboradores: Mauro Marques, Kaká Fotografias, Leandro Mendes, Fabrizio Oppes, Daniel Cavalari fotos conceito: www.gfx.tra / www.sxc.hu.com comportamento: Anita Godoy, Daniel Labanca, Mônica Cunha e Résia Silva de Morais moda: Raquel Bambozzi canto do galo: APP Uberlândia relacionamento: Cássia de Figueiredo Freitas tratamento de imagens: Jairo Santos impressão: revista impressa com qualidade Gráfica Brasil reservas de anúncios: diretor@netcult.com.br - 34 3219 7949 Os anúncios, artigos e imagens publicados e assinados são de responsabilidade de seus autores. É expressamente proibida a reprodução, parcial ou total, sem autorização prévia dos seus autores. O conteúdo editorial desta edição não reflete necessariamente a opinião da revista.

Durante o fórum aconteceu também a reciclagem com um aprofundamento maior do tema dos profissionais responsáveis pelo sistema Damon System. A Dra. Rosângela Damis ministrou importante palestra sobre os métodos que auxiliam as novas tecnologias de tratamentos ortodônticos e que possibilitam aumentar a eficiência da movimentação dos dentes, reduzindo drasticamente o tempo de tratamento e diminuição da dor.

Imagens lateral e frontal da Tomografia 3D.

agencia2013.com.br

_Nossa equipe

agencia2013.com.br

Capa Mel Lisboa Fotos Felipe Lessa Produção Executiva Tatiane Zeitunlian

Em fevereiro de 2013 na cidade de Orlando-Flórida EUA, aconteceu o Damon Fórum, onde foi abordada a utilização da Tomografia 3D, na realização e acompanhamento do tratamento ortodôntico, que determina com mais eficiência o tipo de problema que cada paciente apresenta, personalizando o tratamento a ser empregado.

Av. Francisco Galassi, 990 - Salas 1/2 34 3219 7949 - Bairro Morada da Colina Uberlândia - MG - CEP 38411-120

www.netcult.com.br MeioMidiaCult @meioemidia

expediente cult _5


por wesley meneses foto divulgação

_Número 8

A figura do número 8, virada de um lado, tornase o símbolo do infinito - o 8 é o número de um mundo que está por vir, embora, é claro, isso talvez signifique a própria religação com este mundo, para quem acredita em reencarnação

Traços Positivos ● Grande administrador ou diretor ● Ambicioso e empreendedor ● Prático em larga escala ● Autoritário ● Capaz de administrar grandes quantidades de dinheiro ● Presença imponente ● Senso de missão / destino ● Determinação para alcançar o sucesso

_Em certo sentido, o número 8 tem um duplo significado. De

um lado, é o número do poder e do sucesso material, como a duplicação do altamente prático 4. De outro, é a continuação do 7, que significa a completude da experiência deste mundo - de modo que o 8 tem o potencial de levar a um novo nível. Existem oito orifícios no corpo da mulher, e o feminino é a porta de entrada para a vida - assim, o 8 pode ser o número de uma nova vida, e, em muitas igrejas, a pia batismal tem a forma de octógono. O 8 representa tanto o útero, como o túmulo; o poder da terra, anteriormente experimentado pelo 4, assume agora um significado mais místico. A figura do número 8, virada de um lado, torna-se o símbolo do infinito - o 8 é o número de um mundo que está por vir, embora, é claro, isso talvez signifique a própria religação com este mundo, para quem acredita em reencarnação. O 8 tem sido considerado o número do destino. O livro do apocalipse indica 888 como o número de Cristo. Esse código tem muitas relações com a crença judaica - a circuncisão é feita oito dias após o nascimento; na festa da dedicação, 8 velas são acesas, e a celebração dura 8 dias. Foram 8 os profetas que descenderam de Rahab, 8 são as seitas de fariseus, e Noé foi o oitavo na linha de descendência de Adão. Com uma forte presença do 8, você tende a levar a vida a sério, a manter um forte discernimento acerca do destino e a considerar a vida como uma série de desafios e obstáculos a vencer. Você tem a capacidade necessária para alcançar muito sucesso, mas também de atingir um fracasso monumental. Bem no fundo, você tem a impressão de ser escravo do ciclo de vida e morte, mas também o desejo de usar seus conhecimentos e capacidades para obter o controle. Em última análise, todos nós estamos à mercê do destino - você sabe disso. Mas, às vezes, é como se você quisesse adiar esse desfecho pelo máximo de tempo e conquistar o máximo de soberania possível. É muito provável que você conquiste uma posição de certa autoridade e estatura, e isso trará muita satisfação, porque faz você sentir que deixará algo de duradouro para a posteridade e que abocanhou sua parcela do eterno. Se você entender que as qualidades mais refinadas de um governante são a compaixão e a equidade, o que você criar será merecidamente duradouro.

_6 almanaque cult

Desafios ● Esquemático - deixar mais espaço em aberto para dar melhores resultados ● Negligência com interesses materiais - tomar cuidado para não perder o foco ● Possível abuso de poder ● Excessivamente materialista - lembrar que desta vida nada se leva ● Pode ser vingativo ● Irresponsabilidade com recursos importantes ● Ganancioso - você precisa lembrar que ter o suficiente é tão bom quanto esbanjar ● Maquiavélico


inverno 2013

34 3210 1323 Center Shopping - Uberlテ「ndia Av Joテ」o Naves de テ」ila, 1331


por anita godoy foto santelmo souto foto sxc

_Parabéns, Revista Cult! “Sou uma apaixonada pela revista Cult e me alegro cada vez mais com seu sucesso e com a beleza de cada publicação”

_É com grande alegria que faço questão de registrar aqui, minha homenagem aos oito anos da revista Cult, a revista mais lida e de maior sucesso na região. É um prazer enorme poder dizer que nestes oito anos de sucesso Cult, tenho o privilégio de fazer parte desta equipe há seis anos e meio. Digo que é um privilégio estar junto de vocês, pois a criatividade, o arrojo, o profissionalismo, a pujança, a inovação que esta equipe tem apresentado no mercado gráfico editorial é surpreendente, padrão gráfico de primeiro mundo e tecnologia de última geração, o que lhe rendeu indiscutivelmente, por dois anos consecutivos o cobiçado prêmio “O Cícero de Excelência Gráfica” concedido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica de Minas Gerais. É uma revista inovadora, trazendo os mais variados assuntos de interesse da população, desde a saúde do corpo, da mente e do espírito, às últimas novidades da sociedade, da moda, das viagens, múltiplas variedades e temas diversos de agradável leitura. Como se isso não bastasse, ainda surpreende a todos, mensalmente, com lindas noites de lançamentos e coquetéis maravilhosos que reúnem a elite da sociedade de Uberlândia e região. Sou uma apaixonada pela revista Cult e me alegro cada vez mais com seu sucesso e com a beleza de cada publicação. Quero deixar aqui os meus sinceros cumprimentos a este jovem arrojado, Célio Cardoso dos Santos, que tive o prazer de conhecer em 1993, quando ele, muito jovem ainda, já mostrava grande competência e liderança na Registro Fotolito, que havia fundado junto de seu irmão Celso. Conheci estes jovens buscando ajuda para confeccionar capas para os meus livros. Fui sempre tão bem atendida, que fiz com eles várias capas, que tornaram meus livros muito mais bonitos e convidativos à leitura. Mas, o Célio não se contentou em ficar aí, e teve a brilhante ideia de fazer uma revista da mais alta qualidade, a qual dirige até hoje com competência e criatividade. Quero parabenizar também toda equipe, que sempre trata seus colaboradores com a máxima gentileza e prestatividade, profissionalismo e educação.

_8 almanaque cult

Que Jesus os abençoe sempre. Muito sucesso e obrigada pelo carinho com nossos trabalhos. Como gosto muito de contar histórias, não poderia deixar passar esta data sem um ‘presentinho’ para vocês. Ótimo voo Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas no tempo da Segunda Guerra, mas que bem conservado ainda, tinha condições de voar. Ao levantar voo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roía uma das mangueiras do sistema hidráulico que dava sustentação ao avião para permanecer nas alturas. Preocupado, pensou em retornar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura, o rato logo morreria sufocado por falta de oxigênio. Então, voou cada vez mais e mais alto e notou que acabaram os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem, conseguindo assim realizar uma arrojada aventura ao redor do mundo, que era seu grande sonho. Para vocês, equipe Cult, depois desta história, fica a dica: Se alguém lhe ameaçar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO. Se alguém lhe criticar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO. Se alguém tentar lhe destruir por inveja e fofocas, VOE CADA VEZ MAIS ALTO. E, por fim, se alguém lhe cometer alguma injustiça, VOE CADA VEZ MAIS ALTO. Sabe por quê? Os ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos “ratos”, não resistem às grandes alturas. Enquanto eles reclamam, vocês crescem! Parabéns Revista Cult! Sucesso sempre! Com carinho, Anita Godoy.


da redação fotos divulgação

_Paul McCartney estreia nova turnê no Brasil Em 2012, Paul McCartney foi considerado o cantor mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 620 milhões de euros.

_O mais “brasileiro” dos Beatles está de

volta para alegria de milhões de fãs em três shows neste mês de maio. Ele estreia sua nova turnê “Out There!” no dia 4 de maio, no Mineirão, em Belo HorizonteMG. Depois se apresenta dia 6 de maio no Estádio Serra Dourada em Goiânia-GO e faz o terceiro show na Arena Castelão, em Fortaleza-CE no dia 9 de maio. Os shows terão um setlist cobrindo toda a sua carreira, dos Beatles aos Wings e sua carreira solo, até o disco mais recente “Kisses on the Bottom” (seu décimoquinto álbum de estúdio) lançado em 2012. Paul promete três apresentações de gala e os ingressos já estão esgotados. Os fãs podem esperar um show recheado de clássicos, como All My Loving, Hey Jude e Yesterday. Além de sua afinidade musical com o povo brasileiro, que sempre o recebeu calorosamente, foi aqui que em abril de 1990, quando tocou pela primeira vez no Brasil, Paul entrou para o Guiness Book como o artista-solo que levou mais público em apenas um show: 184 mil pessoas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Três anos depois, voltou para encantar um público bem mais modesto, no Pacaembu, em São Paulo. Em 2010, escolheu Porto Alegre e novamente São Paulo para a turnê de “Up And Coming”. E o que se viu no estádio do Beira-Rio e no Morumbi foram shows apoteóticos: três horas de espetáculo e quase 40 músicas, com espaço para os clássicos de seus tempos de beatle e também para os sucessos de sua carreira solo. Meses depois, o exbeatle confirmou mais um show no país, desta vez no Rio, no Estádio do Engenhão. Desde então, há uma química muito grande entre ele e a nação brasileira. Na sublimidade dos seus 71 anos de idade, revela: “Eu amo o Brasil, eles amam sua música. Eu amo eles, e amo sua música”. Por si só, a declaração dá o tom do clima para as três super apresentações de Paul no universo terra-brasilis.

_10 almanaque cult


Talento, fama e dinheiro Nascido em Liverpool, no dia 18 de junho de 1942, James Paul McCartney é cantor, compositor, baixista, guitarrista, pianista, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais britânico. Alcançou fama mundial como membro da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Lennon e McCartney foram uma das mais influentes e bem-sucedidas parcerias musicais de todos os tempos, escrevendo as canções mais populares da história do rock. Após a dissolução dos Beatles em 1970, McCartney lançou-se em uma carreira solo de sucessos, formou uma banda com sua primeira mulher Linda McCartney, “Os Wings”. Ele também trabalhou com música clássica, eletrônica e trilhas sonoras. Em 1979, o livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. Ele teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso dos Estados Unidos, 20 delas junto com os Beatles e o restante em sua carreira solo ou com seu grupo Wings. Foi eleito, em 2008, o 11º melhor cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Fora seu trabalho musical, McCartney advoga em favor dos direitos dos animais, contra o uso de minas terrestres, a favor da comida vegetariana e a favor da educação musical. Em 1997 foi publicada a biografia intitulada Many Years From Now, autorizada pelo músico e escrita pelo britânico Barry Miles. Sua empresa MPL Communications detém os direitos autorais de mais de 3 mil canções, incluindo todas as canções escritas por Buddy Holly. Paul McCartney é vegetariano e justifica: “Há muitos anos, estava pescando e, enquanto puxava um pobre peixe, entendi: eu o estou matando, pelo simples prazer que isso me dá. Alguma coisa fez um clique dentro de mim. Entendi, enquanto olhava o peixe se debater para respirar, que a vida dele era tão importante para ele quanto a minha é para mim”. É membro honorário e participante ativo das campanhas do Peta (People for the Ethical Treatment of Animals ou Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais). É o único membro dos Beatles a ostentar o título de “Sir”, honraria que lhe foi concedida pela Rainha em 1997. O título de Sir é mais distinto do que o de Membro do Império, por se tratar de um título nobiliárquico de mais alto valor, equivalente a “Cavaleiro do Império Britânico” (Knight of the British Empire). Em 1975, fundou a MPL Communications (McCartney Productions Limited) que cuida de seus direitos autorais e também possui um catálogo de outros músicos, entre eles Carl Perkins e Meredith Willson. Em setembro de 2012 foi considerado o cantor mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 620 milhões de euros.

almanque cult _11


por kelson venâncio foto divulgação

_Os Miseráveis Sem dúvida esta foi a melhor versão da obra de Victor Hugo, mas poderia ser melhor se não desse tanto sono

_O filme “Os Miseráveis” é uma adaptação de musical da

Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor francês Victor Hugo. É uma das principais obras escritas pelo autor, publicada em 3 de abril de 1862. A história, que já foi adaptada umas 40 vezes para o cinema e TV, se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe). Como na peça da Broadway, o filme também se trata de um musical e tem aproximadamente duas horas e quarenta minutos cantados. Ou seja é música, no estilo ópera, do início ao fim. Para quem gosta e suporta ouvir pelo menos 20 longas canções interpretadas pelos atores da produção, o filme é uma ótima pedida. Mas para quem não é apaixonado por musicais restam três opções: não assistir, sair mais cedo da sala de projeção ou dormir muito. Como sou um apaixonado em musicais, consegui assistir ao filme todo sem cochilar e gostei muito, apesar de considerálo o mais fraco de todos os concorrentes ao Oscar 2013. A primeira meia hora é simplesmente espetacular com duas cenas que vão ficar marcadas pra sempre na história da sétima arte. A primeira delas é quando o personagem Jean Valjean se lamenta após ter enganado um padre que o perdoou, mesmo ele tendo roubado peças de ouro da igreja. É, sem dúvida, a melhor interpretação da carreira de Hugh Jackman que canta “Valjean’s Soliloquy” numa intensidade fantástica, com

expressões incríveis e extremamente convincentes, dignas de Oscar de Melhor Ator. A segunda cena tem outra interpretação memorável e tão intensa quanto a de Jackman. E desta vez tem como base a canção principal do filme “I Dreamed A Dream”. Anne Hathaway simplesmente arrebenta e também faz o melhor ato de sua carreira até aqui. Ela começa cantando suavemente, mostrando seu sofrimento em busca da filha. Mas à medida em que a música vai ficando mais forte, Hathaway se desaba em prantos, mesclando sua linda voz com suspiros, lágrimas, soluços e expressões faciais incríveis sem desafinar. E nos brinda com uma das cenas mais lindas do cinema que mexe profundamente com os nossos sentimentos. Infelizmente pouco logo após esta cena, o filme caminha para outra direção e acaba ficando bastante cansativo e longo demais, com diversas cenas que simplesmente poderiam ter sido descartadas. Parece que é lei: filme de Oscar tem de ter quase três horas de duração. O restante do elenco também trabalha muito bem, mas nada comparado às duas cenas citadas anteriormente. Amanda Seyfried (Cosette) e Eddie Redmayne (Marius) se tornam os personagens principais na segunda parte da projeção e fazem um casal bonitinho. Helena Bonham Carter (Madame Thénardier) e Sacha Baron Cohen (Monsieur Thénardier) dão um toque de maldade e graça na produção e nos fazem rir bastante, mas com o passar do tempo acabam ficando entediantes. E por sua vez, o ótimo ator Russell Crowe (Javert) infelizmente não tem absolutamente nada a ver com o papel interpretado por ele. Em momento algum ele convence de que é mesmo o maior vilão do filme. Às vezes, chega a ser cômica a atuação de Crowe, especialmente quando ele canta (ou se esforça muito pra isso). O nosso eterno “Gladiador” definitivamente não era a melhor opção para este papel. Um fiasco na carreira dele. Já a cantora Samantha Barks fez uma boa estreia no cinema e, claro, tem a voz mais bonita do filme, interpretando Éponine. A direção de Tom Hoper, que ganhou o Oscar com O Discurso do Rei, é muito boa. Ele consegue tirar leite de pedra dos atores, até mesmo os que não são tão bons. É nítido que o resultado final tem a mão do diretor que nos proporciona também ótimos ângulos e cenas incríveis da Revolução Francesa. Os efeitos especiais, a fotografia e o figurino também são muito interessantes. Sem dúvida esta foi a melhor versão da obra de Victor Hugo, mas poderia ser melhor se não desse tanto sono.

_12 almanaque cult

Nota 7 Cinema&Vídeo O Melhor do Cinema é Aqui. Acesse o novo endereço: www.cinemaevideo.tv


publi editorial fotos mauro marques

_Democrata inaugura loja no Center Shopping _A Democrata inaugurou, no dia 12 de abril, a primeira loja exclusiva em Minas Gerais na cidade de Uberlândia, no Center Shopping, localizado na Av. João Naves de Ávila, 1331 - Bairro Nossa Senhora Aparecida. Com 49 metros quadrados, a loja foi instalada em Uberlândia por ser a principal cidade do Triângulo Mineiro, oferecendo ao público mineiro novidades em calçados, segmentados pelas linhas: Garage, Metropolitan, Denim e Smart Confort. A nova coleção de inverno 2013 apresenta opções de sapatos com materiais aveludados e acamurçados que inspiram um toque aconchegante, macio e delicado aos calçados. O couro aparece em diferentes acabamentos, indo do tradicional liso até as composições com texturas e informações visuais nas cores, como fendi, rato, café e preto que continuam e os tons mais fortes, como verde, vermelho, azul e amarelo participam do inverno de maneira mais escura e envelhecida. Venham conhecer nossa loja. Será um prazer recebê-los. Loja 1200 – 1º piso - (34) 3224-5414

_14 alto padrão cult


por viviane santos fotos divulgação

_The Luxe Concept Toys & Men Graf von Faber-Castell Pen of the Year 2012 $ 4.695.00 Uma combinação de folhas de ouro e carvalho. Um acessório extraordinariamente luxuoso. A caneta é de 18 quilates bicolor, bico de ouro. Todos os acessórios de metal são 24 quilates banhada a ouro. A obra-prima é coroada por uma pedra citrino.

Bugatti Veyron Super Sports $ 2.530.803 É considerado o carro mais veloz do mundo. Em um teste de velocidade, o super esportivo chegou a atingir a velocidade de 431,072 km/h. O Super Sport é facilmente reconhecível graças à sua silhueta alongada e plana. Na parte frontal, o Veyron recebeu entradas de ar ampliadas e remodeladas, com a mais baixa a estender-se ao longo do arco da roda. Na parte traseira, o Veyron tem uma estética mais esportiva, com difusor duplo e sistema de escape em posição central.

Hublot One Million Dollar Black Caviar Watch € 665.000 | R$ 1.700.000 One Million Dollar Preto estrondo Caviar, um relógio excepcional, literalmente coberto com quase 550 raros baguettes de diamantes negros, 34,5 quilates no total. O modelo é inteiramente de cerâmica, incluindo a coroa e o mostrador, projetado e adornado com relevos, desenhados, cortados, chanfrados e polidos como a baguete diamantes negros em diâmetro de 41 mm e é equipado com o HUB1112, movimento mecânico automático e resistência à água na profundidade de 100 metros. É o vencedor do prêmio de melhor relógio no Grand Prix d’Horlogerie de Genève em 2009.

Designer Whisky TT herança uísque Johnnie Walker é R$ 20.500. Christian Lacroix para o Chivas Regal é R$ 495. Tarun Tahiliani, em parceria com Johnnie Walker, criou o Blue Label herança uísque. O pacote de presente vem decorado com cristais swarovski e 18 quilates de galvanoplastia de ouro. O uísque 18 anos de Christian Lacroix para Chivas Regal vem em uma caixa de tesouro azul.

_18 alto padrão cult


Chevrolet. Conte comigo.

Respeite os limites de velocidade.

UBERLÂNDIA - Av. Afonso Pena, 3980 e Av. Rondon Pacheco, 1667 ARAGUARI - Av. Cel. Teodolino Pereira Araújo, 2181 | PATOS DE MINAS - Praça Champagnat, 10 MONTE CARMELO - Av. Engenheiro Heládio Simões, 415 | COROMANDEL - Av. Israel Pinheiro, 759

agencia2013.com.br

agencia2013.com.br

O novo Chevrolet Prisma é um carro inovador que, além de muito espaço, tem um design esportivo, o exclusivo sistema de entretenimento MyLink com tela touchscreen 7”, airbags frontais para motorista e passageiro, freio ABS com EBD, break light integrado ao porta-malas e muito mais.


por edson neto fotos divulgação

Olá! O caderno Esporte&Saúde entrevistou, nas duas últimas edições, o campeão mundial de triathlon, Rafael Farnesi, e a lutadora de MMA, Bianca Araújo. Dando sequência à nossa ideia de colocar o esporte em evidência e apresentar as suas diversas modalidades, entrevistamos nesta edição a lutadora de karatê, Isabela Teixeira, a Bebel, que acaba de se classificar para o Campeonato Sul-Americano de Karatê, talvez o mais importante de sua vida até então. Sentimo-nos orgulhosos em dizer que, a cada edição do Caderno Esporte&Saúde, é maior a procura em nossa redação pelos profissionais da área de saúde, esporte e beleza de nossa cidade e região, a fim de divulgarem seus trabalhos, áreas de atuação, contatos de clínicas e hospitais onde atuam, além, é claro, de esclarecerem dúvidas e atualizarem conceitos e novos procedimentos. A prova disso é esta edição que está repleta destes profissionais, contribuindo para o sucesso do nosso caderno e nos ajudando a completar a missão de levar informação e conhecimento referente ao bem-estar e saúde dos nossos leitores. Ah, não se esqueça de enviar sua foto praticando seu esporte favorito para assessoria@netcult. com.br ou para edson@vitalpharmaudia.com.br e apareça na próxima edição da Cult Esporte&Saúde em nossa coluna social Eu no Esporte. Lembrando que deve ser uma foto em alta resolução. Entusiasme-se e promova inspiração! Eu sou Edson Neto, farmacêutico bioquímico atuante no desenvolvimento de suplementação esportiva personalizada para atletas.

esporte&saúde cult _21


por edson neto fotos divulgação

_Isabela Teixeira, classificada para o Sul-Americano de Karatê

Isabela Teixeira é a karateca uberlandense que irá representar Minas Gerais e todo o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê 2013, que será realizado em junho em Fortaleza - Ceará, defendendo sua categoria Sub 21 acima de 60 quilos. Ela começou a praticar a arte marcial aos quatro anos de idade e veio se desenvolvendo como atleta profissional e conquistando títulos, como o Tricampeonato Mineiro de Karatê. Detalhe: tendo sempre como treinador o próprio pai, André Luiz de Sousa. Ela fala da relação dupla com o pai, em casa e nos treinos, e sobre sua preparação em busca de mais este título, que será a maior conquista de sua vida profissional até agora. Confira a entrevista.

Edson Neto: Bebel, vou te chamar pelo apelido que você é conhecida. Você deve estar bastante ansiosa desde a classificação para o Sul-Americano que será em junho. Como foi conquistar esta classificação e como está se preparando emocionalmente para junho? Isabela Teixeira: Um sonho realizado, não só para mim, mas também para a minha família que sempre me apoiou. O gostinho da vitória é muito bom. E em relação ao preparo emocional, o karatê é muito mais que um esporte ou uma luta de socos e chutes, é um estilo de vida, com isso possibilita que o praticante se torne mais calmo, seguro e confiante, e assim me encontro. Edson Neto: E os preparativos físicos? Como são os treinos e sua rotina? Existe alguma estratégia diferenciada précompetição? Isabela Teixeira: O preparo físico é um dos aspectos mais importantes em competições e pode definir o resultado. Precisa de muita dedicação e disciplina. Os treinos são feitos de forma rigorosa e exaustiva, encaixam-se muito bem na minha rotina. A estratégia pré-competição é a dedicação e o foco no campeonato, é se alimentar bem, treinar ao máximo o físico e o psicológico e no dia colocar tudo em prática.

_22 esporte&saúde cult

Edson Neto: O seu pai deve ter exercido uma influência importante na sua escolha pelo karatê. Como tudo aconteceu, já que ele treina você até hoje? E como é relação pai em casa e pai no tatame? Isabela Teixeira: Minha família toda, desde tios, primos, irmão, praticam o karatê também, desde pequenos, e quando pisei pela primeira vez no tatame foi paixão à primeira vista. Nossa relação em casa é tudo de bom, me incentiva e me aconselha em tudo, é meu herói. No tatame, não tem moleza não, e não existe relação de pai e filha, e sim, professor e aluna. Edson Neto: Na edição anterior da Cult, entrevistei Bianca Araújo, lutadora de Kickboxing e MMA, que falou sobre a procura das mulheres pela prática da luta, mesmo sendo rotulada como uma atividade violenta. Qual seu ponto de vista sobre isso? Isabela Teixeira: Hoje em dia, tanto mulheres quanto homens, estão mostrando que rótulos são feitos para serem quebrados. E toda arte marcial é considerada violenta, na sua essência, e é sempre voltado para a disciplina e a prática regular de exercícios físicos. Em minha opinião, essas atividades sofrem muito preconceito


e não são tão violentas como a maioria das pessoas acredita. Muito pelo contrário, artes marciais é estilo de vida, e sua prática exige disciplina, autocontrole, persistência, lealdade e respeito. Edson Neto: Qual a diferença entre o Karatê e o MMA ou as outras lutas marciais? É possível apontar algo que é mais característico de uma luta em detrimento das outras? Isabela Teixeira: O MMA (Mixed Martial Arts) é onde se encontra todos os tipos de lutas. O MMA é difícil de analisar se comparado com o karatê. No karatê existem várias regras e nós lutamos por pontos e não por deixar o outro atleta impossibilitado de lutar. Nós, karatecas, visamos muito a integridade física do adversário. Edson Neto: Quais são os benefícios que a luta oferece ao praticante? Isabela Teixeira: O karatê tem muitos benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve a coordenação motora e visual. Mentalmente, o karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco. Edson Neto: Uberlândia favorece estrutura para a prática de seus treinos? Possui suporte de outros profissionais envolvidos na área do esporte de alto rendimento? Isabela Teixeira: Uberlândia sempre foi o berço do karatê mineiro, onde se encontram os melhores atletas da região. Aqui temos os melhores professores como referência, já atuaram na seleção mineira e brasileira como técnicos, conquistando vários títulos, até mesmo mundial. Por isso, sim, a nossa cidade pode se dar ao luxo de ser referência no esporte. Profissionais de atletismo, musculação, suplementação e até da área de Psicologia dão suporte no nosso treinamento.

Aparelhos autoligáveis, um novo conceito ortodôntico Forças mais leves Tratamento mais rápido, com menos consultas Menos extrações dentárias e menos cirurgias dos maxilares Resultados fantásticos, clínica e cientificamente comprovados

Edson Neto: Além da dedicação nos treinos para competições, você desenvolve alguma outra atividade paralela? Isabela Teixeira: Sim, atividades aeróbicas, como o RPM, correr, academia, que me ajudam no preparo físico e trazem descontração, e a musculação que é de extrema importância para o fortalecimento muscular. Além disso, sou professora de Karatê no Colégio Batista Mineiro e no Esporte Clube Girassol. Edson Neto: Qual é o primeiro passo para se iniciar no Karatê? Qual é a sua dica para quem se interessa pela luta? Isabela Teixeira: O primeiro passo é assistir aos treinos e conhecer melhor a arte. Apesar da imagem ser de um esporte violento, é um esporte que enriquece a pessoa com disciplina e doutrina. E, claro, procurar academias qualificadas, com profissionais preparados e especializados para a prática do Karatê.

Menos dor e menos desconforto durante o tratamento

Dra. Vívian Pinti Leão Machado Cirurgiã Dentista CRO - MG 31440

Avenida Rio Branco, 157 - 2º piso - Uberlândia - MG 34 3223 9977 - vivianleao@uber.com.br

esporte&saúde cult _23


publi editorial foto divulgação

_Emagrecer é fácil, difícil é manter...

A dieta ideal é aquela que fará você perder gordura corporal, sem perder músculos ou até ganhando músculos.

_E

ssa máxima é bem verdadeira, quando emagrecemos fazendo uso de dietas mirabolantes e sem entender o que realmente é emagrecer com qualidade. Então vamos lá, é fato que a famosa dieta da proteína dá resultado - perda de peso na balança! Mas vou explicar um pouco, porque é fato também que seu efeito rebote é certo e catastrófico. Assim como em outras dietas, a dieta da proteína exclui das refeições o tão falado carboidrato e é este carboidrato que estimula a produção de insulina. Esta insulina é o hormônio responsável pelo “transporte pra dentro das células” do que ingerimos, e este “armazenamento” de energia será que é necessário? Me parece óbvio que sim e vou explicar o porque. A iniciar pelos efeitos colaterais, o corpo necessita de energia para poder pensar e executar. Sem esta energia obtida pela alimentação - carboidratos - e sem aquela estocada - glicogênio, ele começa a quebrar proteínas para poder manter a energia, porém isto não é muito bom. Sintomas como fraqueza, irritabilidade e até depressão são comuns, e o pior, seu corpo entrará em um processo de catabolismo. E este catabolismo é só o que seu médico do esporte, sua nutricionista, seu personal e você não querem. Neste processo haverá quebra da sua proteína estrutural - músculos - e posso te garantir, isto não é interessante a ninguém. Os músculos são os grandes responsáveis por manter a sua taxa metabólica elevada e gerar melhor qualidade de vida. Significa que quando você perde músculo, sua taxa metabólica

cai e você passa a sofrer mais pra manter o “peso”, perdendo em qualidade de vida. Então, qual é a dieta ideal? O que tem que ser associada a ela? Quem avalia os resultados, a balança? A dieta ideal é aquela que fará você perder gordura corporal, sem perder músculos ou até ganhando músculos. É fato que existe o componente genético, mas é só isto? Não é. Aquele cara que come muito e não engorda, provavelmente tem mais músculos que você e a taxa metabólica basal dele é mais elevada que a sua. Estamos querendo mudar alguns conceitos, aquela velha história de quem quer emagrecer vai fazer aeróbico, esqueça, pelo menos um pouco. Simplesmente porque quem faz atividade de resistência - musculação - gasta muita energia, eleva o metabolismo por horas e ganha músculos (que farão seu metabolismo basal aumentar enquanto mantê-los). Não desista ainda, existe a dieta em que você não vai ter que malhar e vai perder apenas gordura. Porém, ela é provisória e tem objetivo de gerar o estímulo necessário para que mudemos os hábitos de vida. Estou trabalhando com uma dieta que vem correspondendo a todas as minhas expectativas e objetivos, sendo o principal deles: diminuir o peso em gordura e manter a massa muscular. Os resultados são excelentes e rápidos, com isto consigo ganhar a confiança do paciente e gerar o estímulo para que ele siga um caminho mais saudável. Este caminho chama-se fase de manutenção, momento no qual faço-o entender o porque de algumas pessoas comerem muito e não engordarem, fora o componente genético. Nesta fase se fará valer a medicina esportiva em ligação direta com a nutrição esportiva, daremos a atividade ideal, o horário ideal e a dieta ideal - lembrando que tudo isto está integrado. Esqueceremos a dieta sem carboidrato e aprenderemos a dieta com ciclagem de carboidratos. E voltando à pergunta: quem avaliará isto, a balança? O mundo tá moderno demais pra isso, não? Utilizaremos a bioimpedândia, exame de boa acurácia (resultados confiáveis), que nos dará, não o peso que você perdeu, e sim o quanto perdeu de gordura e massa muscular separadamente. Este aparelho lembra a histórica da balança, porém digital com computador integrado e leitores elétricos que nos fornecerão: massa corpórea magra, massa corpórea gorda, água corporal, estimativa do tão falado metabolismo basal e inclusive por segmentos (braços, pernas e tronco), o que pode nos mostrar diferenças de composição entre os lados direito e esquerdo do corpo. Este exame não é dependente de quem faz e não expõe o paciente a constrangimentos. Confira no facebook (dr.rodolfoferrari@hotmail. com) os exames de um paciente que perdeu 10,4 kg de gordura e ganhou 01 kg de músculos em 19 dias.

_24 esporte&saúde cult

Dr. Rodolfo Ferrari Ortopedia e Traumatologia - UFU Pós-graduado em Medicina Esportiva - UCP Especializações: Fisiologia e Modulação Hormonal, Nutrição Esportiva e Suplementação Eersonalizada e Endocrinologia da Obesidade.


por eduardo reis foto mauro marques foto sxc

_Hidratação O principal objetivo da reidratação, durante e pós-exercício, compreende a reposição das perdas de água, de eletrólitos e de carboidratos

_Durante a contração muscular, cerca de 70% da energia produzida pelo organismo é dissipada na forma de calor e apenas 30% desta energia são utilizados na contração muscular. A prática de atividade física associa o calor proveniente do meio externo com o calor metabólico, produzido a partir das contrações musculares. Essa sobrecarga térmica eleva a temperatura do corpo, aumentando a demanda dos mecanismos termorregulatórios para controlar a temperatura corporal. Quando a temperatura e a umidade do ambiente estão altas, a capacidade de manter a atividade física é reduzida.

Nessa situação o processo de desidratação e sua influência sobre os mecanismos de termorregulação é um importante fator determinante da fadiga. A capacidade do organismo em perder calor para o ambiente depende da produção e evaporação do suor. À medida em que a temperatura corporal aumenta, a sudorese também aumenta no intuito de potencializar a evaporação do suor e, com isso, conter o aumento excessivo da temperatura do corpo. O volume de suor necessário para dissipar essa quantidade de calor pode resultar em grande perda de água corporal associada à perda de eletrólitos. A evaporação de um litro de água a partir da pele remove 580 kcal de calor do corpo. Por exemplo, um indivíduo que corre a maratona em duas horas e 30 minutos mantém a sua temperatura interna com uma variação de 2 a 3ºC daquela de repouso, indicando que a perda de calor ocorre na mesma taxa de sua produção. Nessa situação, considerando-se que o peso desse indivíduo é de 70 kg, seria necessário evaporar cerca de 1,6 a 2,0 l/h de suor a partir da pele para manter essa variação de temperatura interna. É sabido que o rendimento do exercício é reduzido quando o indivíduo está hipoidratado em 2% do seu peso corporal e que perdas hídricas maiores que 5% do peso corporal podem diminuir a capacidade física em 30%. A performance e a saúde de praticantes de exercícios pode ser melhorada se, em primeiro lugar, ao iniciar a prática de atividade física, o indivíduo estiver bem hidratado. A hidratação durante e pós-exercício também são fundamentais para manutenção de fluídos e eletrólitos e para armazenamento de glicogênio muscular e hepático. O principal objetivo da reidratação, durante e pós-exercício, compreende a reposição das perdas de água, de eletrólitos e de carboidratos. Por isso, a ingestão apenas de água pode não ser suficiente para atividades com duração maior que 1 hora ou quando o ambiente está muito quente e úmido. Nestas situações a utilização de repositores hidroeletrolíticos é muito interessante. Hidrate-se bem para desempenhar sua corrida de forma na sua melhor condição.

_26 esporte&saúde cult


34 3235-4899 | 34 3216 1155 CRM-MG 44231 - CRM-SP 127888 Av. Getúlio Vargas, 757


por marília diniz foto sxc

_Atividade física e futuras mamães Algumas pesquisas apontam vários benefícios do exercício físico durante a gestação da mulher, um período que envolve diversas modificações no ambiente materno

_Em décadas passadas, as gestantes eram aconselhadas a

reduzir suas atividades e interromper, até mesmo, o trabalho ocupacional, especialmente durante os estágios finais da gestação, acreditando-se que o exercício aumentaria o risco de trabalho de parto prematuro. No entanto, em meados da década de 90, o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) reconheceu que a prática da atividade física regular no período gestacional deveria ser desenvolvida desde que a gestante apresentasse condições apropriadas. Hoje, com o avanço da ciência, tal prática vem sendo cada vez mais discutida e, de modo especial, as suas possíveis repercussões maternas e fetais. Algumas pesquisas apontam vários benefícios do exercício físico durante a gestação da mulher, um período que envolve diversas modificações no ambiente materno. Os benefícios foram atribuídos à diminuição dos sintomas de desconforto da gravidez (como inchaços, cãibras, desconforto intestinal, lombalgia), controle de peso corporal, ansiedade e depressão, menor estresse cardiovascular e aparecimento do diabetes gestacional, melhoria da imagem corporal, menor tempo de evolução do trabalho de parto e índice de indicação de parto cesárea. Dentre os vários benefícios, a prevenção de dores lombares (lombalgia) pode ser destacada. Isto porque durante

_30 esporte&saúde cult

a gravidez a mulher passa por algumas transformações que preparam o corpo para receber o feto e para o parto, como a frouxidão dos ligamentos da coluna e do quadril que, por sua vez, provoca alterações na postura para manter a posição ereta enquanto ocorre o crescimento do feto, acentuando a lordose lombar (hiperlordose), que juntamente com o aumento do peso, provoca sobrecarga na porção inferior da coluna, o que aumenta a probabilidade do aparecimento de dores lombares. Diante disso, mais interessante do que fazer qualquer atividade física, é fazer também um trabalho específico de fortalecimento da musculatura estabilizadora, que vai garantir à futura mamãe maior estabilidade postural, auxiliando no alinhamento da coluna e sustentação do bebê. Os benefícios relacionados a fortalecimento de musculatura estabilizadora podem ser desenvolvidos em modalidades como o pilates e o treinamento funcional. Além disso, outras modalidades podem ser praticadas, como yoga, natação e caminhada, mesmo porque o importante é que a futura mamãe esteja condicionada e sinta-se bem de uma forma segura, garantindo assim um período gestacional e pós-gestacional saudável. Para isso, tenha sempre o acompanhamento do seu médico e de um profissional graduado em Educação Física para liberação e acompanhamento do exercício físico.


publi editorial foto mauro marques

_Trate sua artrose sem bisturi As injeções de viscossuplementação vêm sendo utilizadas com sucesso para amenizar os efeitos causados pela perda do líquido

_O que causa a dor e o desconforto? Em cada articulação saudável há um espaço preenchido com um líquido conhecido como “líquido sinovial”, que tem propriedades de lubrificar e absorver impactos, protegendo a cartilagem nas extremidades dos ossos de qualquer lesão e desgaste durante o dia-a-dia. Em uma articulação com osteoartrite este líquido sinovial perde muito de sua espessura e, consequentemente, suas propriedades de absorção de impactos. De acordo com recentes estudos, discutidos no congresso em Bruxelas (2009), o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose. As injeções de viscossuplementação vêm sendo utilizadas com sucesso para amenizar os efeitos causados pela perda do líquido. Este método faz parte do tratamento da osteoartrose do joelho praticado pela American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of Rheumatology. A viscossuplementação é uma ótima opção para quem quer evitar cirurgias. O procedimento é feito através de uma injeção intra-articular e é repetido de tempos em tempos. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função. E é bom esclarecer que não se trata de um corticóide (antiinflamatório que tem vários efeitos colaterais). Após uma série de 3 a 5 injeções sobre a articulação, os principais benefícios são a redução da dor e rigidez com um aumento na amplitude dos movimentos, durante um período de 1 a 2 anos. Este tipo de tratamento possibilita uma terapia aceita e eficaz para o alívio da dor e da rigidez nos pacientes que sofrem de osteoartrite, pois estudos mostraram que a viscossuplementação protege a cartilagem e os receptores da dor, retardando a evolução da doença.

CRM: 32731 34 3224-5603 / 34 3084-9548 Rua XV de Novembro, 330 Bairro Fundinho - Uberlândia - MG

Dr. Fúlvio Bortone Godoy é médico reumatologista, graduado em 1998, pela Universidade Federal de Uberlândia.

esporte&saúde cult _31


_32 esporte&saĂşde cult


esporte&saĂşde cult _33


por thais miguel foto sxc

_Pilates no esporte O papel do Pilates na melhora da performance e na prevenção de lesões no esporte

_Novas evidências sugerem que a realização de alongamento, imediatamente antes da prática esportiva, não previne lesões e ainda diminui a força e/ou potência muscular. Porém ressalta que o alongamento realizado durante o dia e sua continuidade por um período pode promover o crescimento muscular, o que na verdade, reduz o risco de lesão. Ou seja o ideal é fazer um aquecimento ativo antes de praticar esportes e fazer um trabalho paralelamente de fortalecimento e flexibilidade. O encurtamento do sistema muscular gera como consequência o aumento do gasto energético, desestabilização da postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento da incidência de cãibras e dor, além de prejuízo das técnicas nas habilidades esportivas. Exercícios de alongamentos são fundamentais para a prevenção e tratamento de encurtamento muscular. Ciclistas de categoria competitiva podem chegar a realizar cerca de 5000 pedaladas por hora de treino. Devido a esta realidade, músculos como reto femoral, ísquios-tibiais e gastrocnêmico (músculos das pernas) tendem a ser os maiores alvos de encurtamentos pelas suas características biarticulares; e para alongar estes músculos eficientemente, duas articulações

_34 esporte&saúde cult

devem ser trabalhadas em conjunto, detalhe que nem todos ciclistas têm conhecimento.. Luiz Lobassi, que já foi bicampeão brasileiro de Kung-Fu diz ¨O pilates é o melhor complemento para atividade física que existe¨. Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, resistência e força: tudo pode ser melhorado. Atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. Por exemplo: maratonistas melhoram seu tempo com técnicas de respiração, quem joga tênis ou golfe potencializam suas técnicas com o aprimoramento da rotação do tronco, jogadores de futebol beneficiam com um aumento da agilidade e resistência, e lutadores ganham mais flexibilidade e força abdominal. Dentre os benefícios do pilates na prática esportiva, podemos destacar: o aumento da elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos. Aumento da lubrificação das articulações. Melhora da função neuromuscular. Aumento da estabilidade, do equilíbrio e da propriocepção musculoesquelética. Fatores importantes para um bom desempenho esportivo. E no que diz respeito ao esporte, fica claro que certos tipos de atividades físicas demandam graus adequados de flexibilidade para uma boa execução.


SPA SEM INTERNAÇÃO

spadia emagrecimento .com.br

EMAGREÇA

EM GRUPO mais motivação experiências divididas investimento diferenciado metas cumpridas = descontos

5x R$273,

TRATAMENTO MENSAL

DIETA COMPLETA RECEBA 6 refeições diárias

Dentro da sua rotina cabem novos hábitos. Comece hoje. /spadia.emagrecimento

Faça atividades físicas, musculação, exercícios aeróbicos e danças no Spa Dia, independente de estar fazendo o programa de dieta. Aparelhos com instrução e acompanhamento de um personal a um custo de R$ 15,00 hora/aula. Venha conhecer a nossa estrutura e faça uma AULA EXPERIMENTAL GRÁTIS.

R. Felisberto Carrejo, 1049 • Fundinho • Uberlândia MG

34

3210.3577


publi editorial fotos mauro marques

_Vittá Day Spa: especial no mês das noivas e mães

_Beleza, saúde e qualidade de vida. Isso você encontra no Vittá Day Spa, que neste mês de maio terá um atendimento todo especial para encantar as noivas e mães. O Dia da Noiva estará mais completo ainda e para as mamães temos vários procedimentos para deixá-las mais lindas. Com atendimento personalizado oferecemos o que há de mais moderno em estética avançada: facial e corporal, massagens, emagrecimento, alimentação, acupuntura tradicional chinesa, acupuntura estética facial e a revolucionária Kobido (tratamento que ameniza rugas e elimina linhas de expressão sem necessidade de cirurgia). Agende seu horário e venha para o Vittá Day Spa - o seu espaço de saúde e beleza. Faça feliz quem você gosta com o nosso cartão-presente, escolhendo nossos serviços para encantar quem é especial para você. Simplesmente completo.

34 3253-0541 / 9209-2684 Av. Nicomedes Alves dos Santos, 260 Bairro Lídice - Uberlândia - MG

_36 esporte&saúde cult


publi editorial foto mauro marques

_O que eu devo comer... quando comer e por que comer? Nunca deixe de lado as frutas, verduras e legumes, procure um profissional Nutricionista

_Nosso

corpo humano deve ser frequentemente abastecido com energia para que ele possa realizar todas as suas funções. Assim como os níveis de treinos de esportistas e atletas aumentam, a energia necessária ao corpo também aumenta. Muitos sistemas do organismo podem prover energia necessária para qualquer atividade, desde que o indivíduo esteja consumindo os alimentos certos e na hora certa. Independente se o objetivo do paciente seja perda de peso, ganho de peso, hipertrofia, ou qualidade de vida.

Muitas pessoas ativas recorrem aos suplementos de vitaminas e minerais com o pensamento de que irão ter mais energia, prevenir doenças e/ou se sentirem melhor, porém, nem sempre esse tipo de suplementação é necessário, desde que a alimentação seja variada e saudável. Para que um atleta ou praticante de atividade física tenha sucesso, ele precisa saber o que comer em cada horário do seu dia. O aumento expressivo da massa muscular só é possível quando existe sinergia entre o treinamento, o descanso, a alimentação e uma suplementação nutricional adequada (se necessário). Quando apenas um destes fatores não está adequado, sem dúvida, o processo de hipertrofia muscular será prejudicado. Muitos indivíduos ainda se preocupam somente com a ingestão protéica, esquecendo da importância dos outros nutrientes. A dieta deve conter quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e lipídios, claro, variando de acordo com características individuais e fase de treinamento. Um grande erro é negligenciar a ingestão de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A deficiência de uma vitamina ou de um sal mineral na dieta pode, sim, interferir diretamente no ganho de massa magra, mesmo que a dieta contenha quantidades adequadas de macronutrientes. Portanto, nunca deixe de lado as frutas, verduras e legumes, procure um profissional Nutricionista.

34 3255-1221 / 349667- 4848 Nutricionista Esportiva, Especialista Clinica, Obesidade Emagrecimento, Personal Diet e Bioimpedância. Atendimento na Clínica Duoderme. Av. Princesa Izabel, 238 - Uberlândia - MG Dra. Alessandra Carneiro

_38 esporte&saúde cult


publi editorial fotos divulgação

_Silicone também para adolescentes? As mães chegam até nosso consultório desesperadas com a ideia, mas as filhas batem o pé para conseguirem o objeto de desejo - as próteses mamárias

_A publicação pela revista “Isto É” (edição janeiro), de matéria sobre os riscos da moda dos seios fartos, aguçou a curiosidade de mães de adolescentes sobre o tema, que passaram a buscar mais informações. Segundo a revista, o tamanho das próteses mais vendidas cresceu tanto quanto o número de cirurgias de aumento de mama realizadas no Brasil, as quais são procuradas por pacientes cada vez mais jovens. Independente da idade, o tamanho da prótese a ser usada deve levar em consideração a harmonia corporal e a elasticidade da pele, a fim de evitar flacidez, estrias e desarmonia. Frequentemente, somos procurados por adolescentes afoitas por seios mais volumosos. Em geral, dos 15 aos 17 anos surge este anseio, que tem relação direta com o padrão de beleza feminina ditado atualmente, que se iniciou nos Estados Unidos. As mães chegam até nosso consultório desesperadas com a ideia, mas as filhas batem o pé para conseguirem o objeto de desejo. Com certeza, as leitoras devem estar se perguntando... é possível colocar prótese antes dos 18 anos? Qual a idade mínima para a instalação? Tudo depende do nível de desenvolvimento corporal da paciente, com quantos anos teve a primeira menstruação e qual o estágio de desenvolvimento da mama da mesma, comparada a de uma mulher adulta. Caso as condições orgânicas da jovem permitam a cirurgia, é sempre necessário que os pais autorizem o procedimento previamente, ponderando sobre os riscos.

Equipe Healme Cirurgia Plástica

Dr. Heal Brein Luis Ferreira Cirurgião Plástico - CRM 28301

esporte&saúde cult _39


publi editorial foto kaká fotografias

_Beleza no inverno

_Próxima estação: “inverno” - costuma ser o período do ano em que a pele sofre e que as pessoas detestam, devido o ressecamento dela e cabelos. Contudo, estes meses de inverno são períodos excelentes para tratamentos estéticos, principalmente para execução de Peelings. O Peeling químico mais potente deve ser realizado apenas por médicos especializados, já que consiste na aplicação tópica de substâncias químicas capazes de provocar reações que vão desde uma leve descamação até necrose da derme, com remoção da pele em diferentes graus. Isto significa que haverá descamação e troca de pele, atuando no tratamento de manchas, acne e envelhecimento cutâneo.

Os Peelings químicos também podem ser feitos no corpo, como: pescoço, colo, braço e mãos, respeitando as restrições e características de cada local. Os Peelings são classificados conforme a sua capacidade de penetração em superficial, médio e profundo. Esse critério, porém, não é absoluto, pois o mesmo agente e concentração poderão ser superficiais para uma pele grossa, sem preparo, e médio para uma pele mais fina, muito bem preparada.

Os Peelings mais realizados são: Peeling de ácido salicílico: ação eficaz em peles com acne em atividade. Peeling de jessner: ótimo para ser feito antes de outro ativo químico, ou seja, muito utilizado para potencializar ação de algum segundo ácido. Peeling de ácido retinóico: ação eficaz contra manchas na pele e envelhecimento. Peeling de ácido mandélico: ação eficaz em rugas superficiais e como pré-peeling do ácido retinóico. Após a realização do Peeling, a pele renovada apresenta mais viço e com isso uma aparência saudável e rejuvenescida. Nunca esqueça do uso do filtro solar, hidratação via oral, alimentação saudável e atividade física, assim você poderá manter a beleza de sua pele e saúde do seu corpo. Então, que venha o inverno, vamos tirar proveito, afinal em qualquer momento é hora de se sentir bonita e saudável. Dra. Karla Kárita Dermatologia - CRM: 41852

(34) 3255.1237 3231.8655 - 3237.4430 Clínica Renova Cirurgia Plástica & Medicina Estética Rua Bernardo Guimarães 417 - Fundinho/Centro.

_40 esporte&saúde cult


por edson neto fotos divulgação

_Eu no Esporte _Olá, seja destaque na próxima edição da Cult Esporte & Saúde em nossa coluna social “Eu no Esporte”. Envie sua foto praticando o seu esporte favorito para assessoria@netcult.com.br. Entusiasme-se e promova inspiração! 1

2

4 3

5

6

_42 esporte&saúde cult

_1_Joana Helena, atleta paraolímpica_2_ Beto Gussoni_3_Paula Zapalla Chaves_4_ Thiago Oliveira Wanderley, educador físico, nutricionista e personal trainer_5_Trilha em torno da Estação Ferroviária Irara com Résia Morais_6_Wesley Parreira e Fernanda Branco Edson Neto é farmacêutico bioquímico atuante no desenvolvimento de suplementação esportiva personalizada para atletas.


publi editorial foto mauro marques

_Nutrologia e Obesidade

_Dados recentes mostram que mais de 50% dos

brasileiros estão acima do peso. O sedentarismo associado à alimentação errada e excessiva são os principais responsáveis por essa epidemia. Atualmente, o consumo de alimentos altamente calóricos e pouco nutritivos ocorre em todas as classes sociais e idades, o que torna o ganho de peso algo rápido e perigoso, seja em adultos ou em crianças. O maior ganho de gordura em relação à massa magra (ossos, órgãos e músculos) leva à obesidade e traz várias consequências ruins ao organismo, como, por exemplo, o aumento da pressão arterial, a maior incidência das doenças do coração, diabetes, problemas de colesterol, gordura no fígado, apneia do sono, dentre outros. Alguns tumores, como o de mama, útero, intestino, esôfago, pâncreas, rim e próstata, podem ter suas incidências aumentadas na obesidade. O acúmulo de gordura torna-se mais preocupante se ocorrer predominantemente no abdômen, quando se associa com maiores riscos de doenças cardiovasculares. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, o limite máximo da cintura abdominal é 94 cm para o homem e 80 cm para a mulher. O tratamento nutrológico contra a obesidade consiste em corrigir os hábitos alimentares, ensinar a ingerir alimentos certos nas horas certas, entender o metabolismo do paciente e combater o sedentarismo. Não existe uma dieta padrão e sim dietas individualizadas. Os medicamentos inibidores da fome, estimulantes da quebra de gordura ou inibidores da absorção de gordura podem ser utilizados, desde que supervisionados por um médico especialista. O balão gástrico é outra opção para o tratamento e pode ser utilizado em pacientes com sobrepeso por um período de no máximo seis meses, apresentando bons resultados se acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Lembre-se: A obesidade é uma doença séria e deve ser tratada.

Dr. Márcio Henrique Alves é médico nutrólogo e especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia - CRM-MG 45315

O médico nutrólogo Márcio Henrique Alves

34 3292 1400 R. Artur Bernardes, 426 - Martins

Dr.

Márcio Henrique Alves CRM - MG 45315

MÉDICO NUTRÓLOGO

34 3224 3001 Av. Uirapuru, 1321 | Cidade Jardim

esporte&saúde cult _43


por dr. alexandre v. fernandes foto mauro marques foto sxc

_Visagismo. Personalize o seu sorriso. A proposta do Visagismo em Odontologia é colaborar para que os profissionais atinjam as expectativas dos pacientes

_Uma das maiores preocupações do mundo contemporâneo

está relacionada à imagem. A Medicina, antes contemplada apenas como Ciência, atualmente passou a ser respeitada como arte. A Odontologia também evoluiu nessa ideia. As pessoas desejam não apenas um sorriso saudável, mas também bonito. O Visagismo era considerado somente uma técnica para harmonizar o que envolvia o rosto, como corte de cabelo ou maquiagem, por exemplo. Porém, o artista plástico Philip Hallawell estabeleceu uma nova opinião sobre o que seria a criação ou a adequação da imagem pessoal. Seu estudo ensinou a combinar a imagem da face à personalidade do indivíduo. A partir desse conceito, percebeu-se que poderia unir as idéias apresentadas pelo artista plástico à Odontologia. Nessa visão, o cirurgião-dentista passa a conhecer o paciente no âmbito psicológico, com suas particularidades e desejos,

para assim poder orientá-lo quanto às possibilidades de expressão visual e definir o que será criado em termos de desenho de sorriso. Para garantir bons resultados, antes de começarem o tratamento, os pacientes passam por uma entrevista, quando são avaliados alguns aspectos da personalidade de maneira não aprofundada. Paolucci também explica a razão da procura por um sorriso perfeito e sua relação entre a identidade pessoal. “De fato, nossa imagem pessoal é a sede da nossa identidade visual, especialmente nosso rosto. A boca é um dos elementos mais observados pelo olho humano, afinal, o conjunto de linhas e formas que compõem o desenho do sorriso lhe confere uma expressão visual. Por isso, é importante que dentistas e técnicos trabalhem de maneira consciente na escolha dessas formas e linhas da reabilitação, de modo que esses elementos visuais estejam em harmonia com as características de seus pacientes”, comenta. A proposta do Visagismo em Odontologia é colaborar para que os profissionais atinjam as expectativas dos pacientes. O foco agora é aperfeiçoar esse conceito nas grandes reabilitações, como próteses totais com ou sem implantes. Esses casos representam o maior desafio para a obtenção da naturalidade, pois o profissional não possui muitas referências. Por isso, o Visagismo pode contribuir muito na obtenção de melhores resultados. A Odontologia Estética é a especialidade da Odontologia responsável por restabelecer a beleza do sorriso e está em evidência nos tempos modernos em virtude da grande demanda de pessoas preocupadas com beleza e bemestar. O Visagismo, arte de personalizar a imagem pessoal, chega a esta especialidade com um método inovador e eficaz para personalizar reconstruções de sorrisos. (Fontes:http://www.implantnews.com.br/entrevistas_0.asp http://www. brauliopaolucci.com.br/visagismo/visagismo-na-odontologia). Dr. Alexandre V. Fernandes é Mestre em Estomatologia, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Responsável técnico da Primer Odontocenter. CRO-MG: 12.398. alexandre@primerodontocenter.com.br

_44 bem cult


bem cult _45


publi editorial fotos e texto érica magalhães

_Oncologia: MadreCor amplia serviços para ser referência no tratamento do câncer O Hospital MadreCor é o único, em Minas Gerais, que conta com o aparelho PET-CT

_Com a inauguração do Centro de Infusão, em novembro do

Equipe multidisciplinar Para dar suporte aos pacientes, o Hospital MadreCor formou uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiras, farmacêutica oncológica, psicóloga, nutricionistas, assistente social e auxiliares do setor administrativo. Esses profissionais são coordenados pelos médicos oncologistas Dr. Glauco Costa Silveira e Dr. Rodolfo Gadia. Segundo Dr. Glauco Silveira, o setor conta ainda com todo aparato tecnológico da instituição, como centro cirúrgico, UTI Coronariana, UTI Geral, quartos confortáveis para internação, estrutura moderna e atendimento humanizado. De acordo com Gadia, esse novo serviço oferecido pelo MadreCor vem contribuir para ampliar o tratamento de pessoas e desafogar a rede pública de saúde de Uberlândia. “É a oportunidade para as pessoas terem acesso ao tratamento completo, por meio do convênio médico, uma vez que o MadreCor atende grande parte dos convênios do mercado”, salienta.

Quimioterapia O Centro de Infusão do MadreCor atende, hoje, mais de 20 pacientes. O local recebe pessoas de Uberlândia e região que fazem tratamento contra o câncer e pacientes reumatos - portadores de doença autoimune - que também precisam receber medicação quimioterápica. O espaço foi projetado para proporcionar conforto e segurança. “Nós investimos até mesmo nas áreas verdes para compor o ambiente que recepciona os pacientes, prezando sempre pela humanização que é a grande filosofia do MadreCor”, informa o diretor administrativo financeiro, Alex Lima.

Aprovação dos pacientes Cláudio Luiz de Almeida Gonçalves é um dos pacientes atendidos no MadreCor. Desde a inauguração do Centro de Infusão, o paciente sai, a cada 15 dias, da cidade de Araguari, para realizar a quimioterapia. “Fiz minha cirurgia aqui no Hospital e agora faço minha quimioterapia. Estou muito feliz com o atendimento. Meu tratamento sempre foi muito bem-sucedido. As equipes de enfermagem, médica e atendimento do MadreCor são especiais. Desde a recepção até o momento do tratamento sou muito bem cuidado”, declara. O paciente Luiz Carlos Silva também compartilha do mesmo sentimento de Cláudio. “De todos os lugares pelos quais passei para realizar o tratamento, aqui foi onde eu mais gostei. Não só a área oncológica merece destaque, aqui no MadreCor, mas todas as áreas, pois são ótimas. Além do aparato tecnológico, conforto e a segurança que sentimos, a equipe nos dá um suporte emocional muito importante, sempre nos deixa motivados”, ressalta.

Os médicos oncologistas Dr. Rodolfo Gadia e Dr. Glauco Costa Silveira

ano passado, e do aparelho PET-CT, em fevereiro de 2013, o Hospital e Maternidade MadreCor deu início a uma nova fase, contemplando o setor de oncologia. A instituição buscou o que há de moderno no mercado, desde aparelhos aos novos tratamentos, para oferecer à população mais uma oportunidade de realizar o tratamento contra uma das doenças responsáveis pela morte de milhares de pessoas, por ano, no mundo, o câncer.

Para dar suporte às terapias, o Hospital conta ainda com uma farmácia oncológica que é coordenada pela farmacêutica especializada na área, Fabiana Marques. “Nós preparamos o medicamento de acordo com a necessidade de cada paciente e acompanhamos de perto as reações para adaptarmos, da melhor forma possível, ao organismo das pessoas, permitindo uma recuperação mais rápida dos atendidos”, explica a profissional. A farmácia oncológica do MadreCor trabalha com os medicamentos mais evoluídos no tratamento do câncer, que contribuem para amenizar os efeitos colaterais. Diagnóstico O Hospital MadreCor é o único, em Minas Gerais, que conta com o aparelho PET-CT. A máquina é uma das mais modernas no diagnóstico do câncer, por meio de imagens em três dimensões. Uberlândia passa a compor a lista das poucas cidades que ofereciam esse tipo de exames (O PET-CT só era encontrado nas capitais: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro).

_46 bem cult

Equipe multidisciplinar que dá suporte aos pacientes com câncer no Hospital MadreCor


Valorize sua cirurgia plástica! O que é OHB? A Oxigenoterapia Hiperbárica é um método terapêutico no qual o paciente é submetido a uma pressão maior que a atmosférica (2-3 ATA); no interior de uma câmara hiperbárica, respirando oxigênio puro (a 100%).

Por que optar pela OHB? OHB significa resultados esteticamente melhores, devido a redução de possíveis perdas teciduais e cicatrizão mais rápida.

Medicina Hiperbárica


Quais os benefícios da OHB?

Reduz o edema inflamatório Estimula a resposta antibacteriana natural do organismo bloqueando a invasão tecidual por bactérias Promove a epitelização (recuperação precoce do tecido de revestimento da pele) Induz a cicatrização mais rápida

Uma técnica que COMBINA alta tecnologia de CICATRIZAÇÃO só podia combinar com VOCÊ.

CREDENCIADA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA HIPERBÁRICA

34 3214 8007 Av João pessoa, 786 Uberlândia -MG oximedi@gmail.com


publi editorial fotos mauro marques

_Um novo espaço de beleza para o público masculino Em apenas cinco meses de existência, o Joaquim Cabeleireiro For Men já possui grande aceitação, tendo em vista a qualidade ímpar dos serviços oferecidos, além de horários especiais com hora marcada. “Meu projeto é firmar uma marca no mercado e depois investir na estrutura. Sempre aprimorando meus conhecimentos e oferecendo o que há de melhor e mais avançado ao homem moderno, que está hoje muito mais vaidoso com sua apresentação pessoal, exigindo cortes diferentes, alisamentos, sobrancelhas, etc, o que não ocorria há algum tempo atrás. Inclusive, há clientes que semanalmente vem ao salão para estilizar o penteado”, revela Joaquim.

_Nos dias de hoje não mais se discute que a boa aparência é

imprescindível para o homem. Seja na sua vida pessoal, seja na sua vida profissional. Nesse contexto, o público masculino, felizmente, possui um novo, moderno e especializado espaço de beleza. É o Joaquim Cabeleireiro For Men. Excelência em atendimento, conforto e cortes inovadores são alguns dos diferenciais que o destoa dos demais já existentes. O idealizador deste ousado projeto é Joaquim Julio, profissional que alia talento e experiência no exercício do seu ofício. Joaquim, no ano de 1999, mudou-se para Uberlândia e, posteriormente, iniciou o seu curso de cabeleireiro. A duração deste curso era de seis meses, no entanto, como prova de sua aptidão para a profissão, com apenas quinze dias de curso ele já estava trabalhando em um salão de beleza localizado no hipermercado Carrefour. Após dois anos, transferiuse para um renomado salão de beleza situado no Center Shopping. Nele, permaneceu por onze anos. Ganhou experiência, credibilidade e, principalmente, a confiança dos clientes. O sonho de ser um grande profissional começava a se concretizar, sendo que durante todo esse período de tempo, Joaquim sempre buscou investir na sua especialização, adquirindo conhecimento e técnicas indispensáveis aos cabeleireiros de primeira linha.

_50 bem cult

Venha conhecer nosso espaço! Teremos muito prazer em recebê-lo de segunda a sábado das 9h às 21h. Ligue (34) 3231-4099 e agende o seu horário ou acesse nossa página no Facebook Joaquim Cabeleireiro.

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1975 Bairro Karaíba


por mônica cunha foto mauro marques foto sxc

_O resgate de um hábito “Assim são Reginaldo e Zezé, que dia após dia, ou melhor, há anos estão ali na Itacolomy, no centro de Uberlândia

Foto ilustrativa

_Bastou parar um minuto em frente à prateleira dos gibis para toda aquela turma de personagens infantis acender a luz de um cantinho da memória. Foi ali que a paixão pela leitura começou. Havia dia e hora marcados. Sexta à noite, a família se juntava para ir à banca de revistas. Até hoje ela fica no mesmo lugar, bem na esquina, em um dos muitos cruzamentos movimentados da cidade. A fachada mudou bastante e apenas as mãos francesas que apoiam a marquise indicam que lá se vão muitos anos desde que a banca abriu as portas. Quem entra encontra de tudo um pouco! Um mundo de publicações. O mundo num espaço de prateleiras e mesas com revistas, livros e suas páginas nas quais as palavras se amontoam e sussurram conhecimento, aguçam a curiosidade, convidam para a reflexão. Quem procura, encontra os jornais do dia, as revistas semanais, aquelas específicas e outras que ensinam do bordado ao motor do carro. Há quem fique ali durante horas, desvendando cada linha, cada artigo. Há quem vá só para conversar ou buscar a encomenda tão esperada. E à espera as obras estão. À espera de mãos que facilitem um diálogo interno e silencioso, mas que depois permite debates, discussões em rodas de conversa que surgem a qualquer hora.

Luluzinha ou o Gasparzinho? Essa era dúvida daqueles três irmãos que, enquanto se decidiam, viam o pai pegar na estante as palavras cruzadas no grau máximo de dificuldade. A mãe percorria a seção onde ficavam as revistas de moda e comportamento. Isso era hábito na infância e que foi retomado agora na maturidade. Uma horinha no domingo para mergulhar nesse universo intelectual. É claro que hoje os interesses são outros. Vão das descobertas da Língua Portuguesa aos estudos da obra de escritores referência na literatura nacional e estrangeira, passando pela música e aos textos sobre a vida e os desafios que ela provoca em cada um de nós. E cabem ainda nessa lista de preferências as lições do simpático Chico Bento, que da roça traz ensinamentos para quem já passou dos 40 e tenta cultivar uma certa inocência, mesmo em tempos tão caóticos. Que só não ficam piores porque a gente esbarra em pessoas que não abandonaram o jeitinho afetuoso de receber com atenção. Assim são Reginaldo e Zezé, que dia após dia, ou melhor, há anos estão ali na Itacolomy, no centro de Uberlândia. Atendem a todos da mesma forma, educados, prestativos e sempre bem informados. Uma gentileza que dá vontade de voltar.

Ali, naquele lugar quase mágico, a gente se divertia e escolhia quem levaria para casa: a Turma da Mônica, a

Mônica Cunha é editora e apresentadora do programa “Bem Viver” (TV Integração). monica.cunha@tvintegracao.com.br

_52 esporte&saúde cult


publi editorial fotos mauro marques

_Spa das Sobrancelhas inaugura mais uma unidade em Uberlândia _O Spa das Sobrancelhas é um centro de embelezamento do olhar do mundo com uma variedade de serviços voltados ao aperfeiçoamento da expressão facial, promovendo o embelezamento do olhar através de diferentes propostas e técnicas exclusivas que garantem um resultado impecável com total qualidade, conforto e segurança. Agende o seu horário e venha conhecer nosso mais novo espaço.

_54 bem cult


publi editorial fotos kaká fotografias

_Especialmente, noivas _Maio

- mês especial das noivas. Nós, do Darc Center Shopping, estamos cheios de novidades para vocês, noivas. Queremos vivenciar este dia que é fruto dos seus sonhos.

_56 noivas&noivos cult

Temos uma equipe especializada em novas tendências de cabelo e make com todos os estilos, do clássico ao contemporâneo, com ousadia e glamour.


Agradecimentos: Produção Regi Vestido e Arranjo Nupciale Fotos Kaká

34 3210 1166 Center Shopping - Loja 314 - Piso 2 www.darc.com.br

noivas&noivos cult _57


BRIDE

by Thiago Mesquita

WEDDING PHOTOGRAPHY

NEW YORK

http://www.thiagomesquita.com.br /internacional.html


w w w. t h i a g o m e s q u i t a . c o m . b r 34 | 3210-5665 / 9925-3234

Acesse o site e veja também outros trabalhos realizados nos E U A , I n g l a t e r r a , Á f r i c a d o S u l , M o ç a m b i q u e, Pa r a g u a i e B r a s i l .


por vilma fagundes fotos divulgação

_Noivas “O caso do vestido” “Nossa, mãe, esse vestido tanta renda, tanto segredo” C. Drummond de Andrade - O Vestido

_Glamour e qualidade, tipo tapete vermelho, afinal é o dia na vida de uma mulher em que ela é verdadeiramente a protagonista, “A Dona da História”. Todos os holofotes e clics de fotógrafos estão voltados para esta estrela.

Vestir-se de Noiva vai muito além de uma exibição de status ou de moda. Precisamente, esse vestido tão exclusivo e insólito, é o passaporte para uma nova vida, em um mundo distinto.

SUGERÊNCIAS NOS BASTIDORES O VESTIDO ADEQUADO É necessário conhecer o próprio corpo, com seus pontos fracos e fortes. Sem isso, já era, vestido perfeito.

“NEM TODA MULHER É SANTA, MEU BEM” Estilo: Curto, para as contemporâneas, sem medo de ousar e para as que nem tanto, usar com uma saia destacável, para o pós-cerimônia ou ainda usar o curto no civil, são opções bacanas.

_62 noivas&noivos cult

Cor: Além do original Snow White ou branco (que é tudo a mesma coisa), outros tons têm seu lugar na preferência “delas”, como o bege, pérola, rosados e azulados, cores tendências.


“RENDA-SE À RENDA” Tecidos: O último grito, na expressão “antigona”: Guipir, francesa, chantilly ou renascença. Todas essas, além de outros tecidos usados para esta ocasião. Sem esta observação nenhum vestido vai realçar o seu corpo. Renda de Bilro é a forma com o que é feita. A disposição dos Bilros ou bobinas determina o tipo de renda produzida. Acredita-se que tenha surgido no século XVI, é chamada de “renda de almofada”.

Richelieu, Chantilly, Valenciana, Filé, etc. A renda normalmente leva o nome da região em que ela surgiu. Renascença é renda de fita, oriunda de Veneza - Itália, nos meados do século XVI, foi também para Europa, principalmente na França no período renascentista. Veio para o Brasil e conquistou o Nordeste, tornandose sua característica cultural e hoje faz o caminho inverso, é exportada para Europa, Japão e Estados Unidos. Esse bordado exclusivamente à mão, feito com agulha, linha e lace de algodão, marcou presença obrigatória nas coleções de alguns estilistas, como Martha Medeiros e Emanuelle Junqueira, seduzindo e de forma sutil no jogo de esconde e mostra, trazendo sensualidade e leveza às peças. O motivo para a entrada do branco nos casamentos é menos romântico do que se possa imaginar. “Napoleão, um líder estrategista também na moda” O uso da não cor ou cor branca está ligado ao fato político. Napoleão usou seus dotes e estratégias. Por um lado, patrocinou estudantes com bolsas de estudos para químicos descobrirem novas fórmulas de corantes, por outro, induziu tanto a Josephine Beaujournais, como a sua segunda mulher Maria Luisa, da Áustria, a exibir modelos branquíssimos. E dessa forma, o branco acabou entrando também na igreja, consagrado como moda, substituindo o preferencial vermelho em todas as suas nuances, como o carmesin, o escarlate ou, como alternativa, o azul-claro e o negro. Até então, antes do branco tudo era definido pelo poder e riqueza. Afinal, assim como hoje, não é para qualquer um usar vestidos entrelaçados com fios de ouro e prata, salpicados de pérola e pedras preciosas. E viva Napolion! E viva todas as cores do universo que colorem nossos casamentos, até que eles se tornem na cor sépia. Vilma Fagundes é consultora de imagem e estilo. fagustylist@gmail.com

noivas&noivos cult _63


por mauro marques fotos mauro marques

_É para ele ou para elas que as mulheres se vestem? Toda mulher é sensual por natureza, basta deixar fluir naturalmente de seu íntimo

_U m

assunto muito interessante este, as mulheres quando se produzem, escolhem suas roupas pensando em quem ou no que? Bom, tenho observado muito as mulheres em minhas sessões fotográficas e cheguei à seguinte conclusão sobre este assunto: que elas se vestem para causar inveja a outras mulheres, mas também para atrair os homens. O estilo que ela veste tem também a ver com o grupo que frequenta ou aspira frequentar, ou seja, o estilo é sempre parecido com o de outras do mesmo meio, mas sempre tentando ser mais que a outra, para que ela possa ofuscar o brilho da “adversária”, e nesta guerra de se vestir quem sempre

sai ganhando é o homem, que não tem esforço algum para ter belas visões do sexo oposto. Outra coisa que tem acontecido com frequência é a sensualização das roupas, grandes decotes, saias cada vez mais curtas, calças apertadíssimas acentuando as curvas femininas, estilo “it girls”, vem crescendo em todas as classes sociais, sendo que nas baixas elas são conhecidas como “piriguetes” e nas altas rodas são as mulheres do “eu posso mostrar sim”, “sou muito mais bonita que ela e minhas pernas são perfeitas”. Mas, no final das contas, elas fazem isso por puro prazer, gastam toda a sua energia produzindo-se para causar alvoroço nas outras e também atrair olhares dos homens. Muitas vezes passam por desconfortos com relação às roupas pelo simples prazer de causar ciúmes no mesmo sexo. Outra coisa interessante é como elas se comportam diante das lentes das câmeras, sempre querem ser bonitas, sensuais, mostram-se como lindas mulheres que realmente são, e fazem poses que atiçam a imaginação do mundo masculino. Esta sensualidade elas sabem explorar muito bem e já nascem com este dom. Toda mulher é sensual por natureza, basta deixar fluir naturalmente de seu íntimo. Diante da lente se despem de todo pudor e transformam-se simplesmente em belas e sensuais mulheres que querem atrair os olhares do universo masculino, mas também querem sentir-se simplesmente belas, sensuais, atraentes e, acima de tudo, mulher - no verdadeiro sentido da palavra.


Carmen Steffens OUTONO INVERNO 2013 Center Shopping Galeria Yazo - Rua dos Carajás, 384, Tabajaras POR

RENATA KUERTEN

BUENOS AIRES

ELEITA A MELHOR LOJA DE CALÇADOS DE HOLLYWOOD PELA RACKED AWARDS 2012 HOLLYWOOD JOHANNESBURG MADRID MARBELLA PARIS PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO 250 LOJAS - 17 PAÍSES

SÃO PAULO


Cinto de segurança salva vidas.

6 airbags

Teto solar panorâmico

Câmbio Powershift™

Eurobike Volvo Uberlândia

Avenida dos Vinhedos, 300 - Morada da Colina • (34) 3293-2000 * Preço de venda sugerido do veículo XC60 T5, ano/modelo 12/13: R$ 149.900,00 apenas para pagamento à vista. Frete incluso. Condições válidas até 30/04/2013 ou disponibilidade de estoque, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Para mais informações, consulte a concessionária Eurobike.


sabbre.com

XC60 T5 SRS, ABS, RSC, DTSC. Todas essas siglas de segurança por um preço inacreditável. No Volvo XC60 T5 cabe a família, cabe a bagagem e ainda sobra espaço para o desempenho e para a segurança. Para quem está ao volante, um motor de 240 hp aliado ao câmbio Powershift™ de seis velocidades. Para os passageiros, muito entretenimento e conforto a bordo. Para todos, seis airbags, incluindo dois do tipo cortina. Para quem vê de fora, uma obra-prima do design.

Se você está seguro do que quer, venha conhecer o XC60 T5 na Eurobike.

eurobike.com.br


por viviane santos fotos divulgação

_Verão 2013/ 2014 As tendências trabalhadas pelos estilistas para 2013 e 2014 foram cores, muitas cores, e um mix de estampas, fazendo do verão um divertido e imaginário cenários de formas e criatividade. Amapô - SPFW Zé Takahashi/Ag. Fotosite

Juliana Jabour - SPFW Zé Takahashi/Ag. Fotosite O verão 2013/14 de Juliana Jabour teve como inspiração os anos 90, trabalhando o conceito da mulher moderna e decidida, uma coleção fluída, minimalista, e completamente feminina. A coleção apresentou formas longilíneas e elegantes, nos shapes peplum, no tie-dye mais discreto e na sutileza dos grafismos.

Irreverência, palavra de ordem no desfile da Amapô, que trabalhou sua coleção inspirada nos elementos do fundo do mar. A coleção brincou com as camisas sobrepostas, misturas de estampas, shapes inusitados nas saias volumosas, devorês e texturas, como escamas de peixe e nervuras em tops, vestidos e blusas.

Neon - Verão 2014 migre.me A coleção da Neon foi inspirada na Índia e estampas super coloridas, uma viagem com conceitos idealizados pelo olhar de Dudu Bertholini & Rita Comparato. A mostra trabalha estampas de formas artesanais, reafirmando a alma e o estilo da marca que, a cada lugar do mundo, conta sua história através das cores. Para o Verão 2014, a Neon conta com a parceria do artista Andrés Sandoval assinando as estampas Índia, Yassim Lahmar assinando flores urbanas, Fábio Kawalis assinando a estampa samba, e a artista Maria Manuela Andrade assinando a estampa partitura, entre outras parcerias para a coleção.

_70 mais cult


GIG - Minas Trend mtp.fotosite.com.br A beleza e a feminilidade da mulher brasileira fazem parte da coleção Verão 2014 da GIG. Na passarela, os vestidos em formas comportadas foram confeccionados com tricôs tecnológicos, estampas geométricas e texturas com aplicações de pedras e paetês, trazendo a sofisticação tradicional da marca que trabalha sua cartela de cores, o preto e branco e tons vibrantes de pink, cereja, vermelho, azul e turquesa. Patricia Motta - Minas Trend mtp.fotosite.com.br Na passarela de Patrícia Motta, as referências foram as riquezas e o romantismo nos tons suaves das cores off white, turmalina, esmeralda, ágatha e safira trabalhados em couro, pítons, chamois e estampas tye die. Os anos 50 reinaram na saias rodadas, nos tomara que caia, calças croppeds, nas cinturas marcadas, sandálias e assessórios no estilo ladylike. Vivaz - Minas Trend mtp.fotosite.com.br Luxo, beleza e brilho: um trio que faz toda a diferença para a mulher que não tem medo de arriscar, combinando sofisticação, glamour e elegância. Na passarela da Vivaz os tons pastéis, as transparências, recortes, decotes e fendas conferiram ao desfile a sensualidade na dose certa, despertando a curiosidade nos efeitos da nudez escondida.

Victor Hugo Thiago Travesso A coleção da campanha da Victor Hugo, com a top internacional Fabiana Semprebom, apresentou elementos da natureza, como florestas, estamparias naturais, mandalas e o animal print brincando com os tons azuis e vermelhos fortes. As bolsas seguem as tendências exóticas, como o python pintado à mão e peças lisas de jacaré nas cores acqua, blush pink e lime light.

Viviane Santos é assessora executiva da Revista Cult, estudante de designer de moda na Faculdade Esamc Uberlândia e ganhadora do concurso “Seja um estilista da Maison Greta Cauê”. viviane@netcult.com.br

mais cult _71


por manoela meneses e camila lemes fotos divulgação

_Thássia Naves inspira looks da novela Salve Jorge A blogueira Thássia Naves faz parte da história da Cult. Em duas de nossas edições produziu materiais belíssimos, demonstrando seu profissionalismo e bom gosto pela moda.

_O

sucesso do Blog da Thássia, criado pela mineira Thássia Naves, inspirou alguns personagens da novela global “Salve Jorge”. Com looks que vão do clássico ao super colorido, as dicas da página falam sobre moda, beleza e lifestyle. Sempre misturando peças acessíveis com grifes renomadas no mundo fashion, o estilo de Thássia claramente ajuda a compor o visual da delegada Helô (Giovanna Antonelli), da alternativa Bianca (Cleo Pires) e da patricinha Drika (Mariana Rios). O estilo da blogueira abusa das camisas com estampa animal, combinadas com calças coloridas, saias brilhantes de couro e camisetas neutras, que se transformaram nas principais tendências do mundo fashion. Com números surpreendentes de visitas, o Blog da Thássia reúne mais de 760 mil visitantes, acumulando 5 milhões de pageviews/ mês. Além de receber acessos nacionais e internacionais, a ItGirl ainda soma cerca de 500 mil seguidores no Instagram e 240 mil entre Facebook e Twitter.

_74 mais cult


Em abril, a revista Cult completou 8 anos. Foram 93 edições que, através de seus conteúdos, levou informação e entretenimento aos leitores, seja por meio de sua veiculação impressa ou pelo site NetCult. Nesta edição não poderíamos deixar de citar que a blogueira Thássia Naves faz parte da história da Cult. Em duas de nossas edições produziu materiais belíssimos, demonstrando seu profissionalismo e bom gosto pela moda. Seu primeiro trabalho foi na Cult 42, na qual escreveu um artigo sobre o berço da moda, nascido em Paris, e suas tendências. Em seguida, na Cult 45 o seu gosto pela moda contribuiu na produção do editorial de capa, onde ao lado do fotógrafo Ita Mazzutti produziu um ensaio inspirado em badalações.

_76 mais cult


por raquel bambozzi foto mauro marques fotos divulgação

_Yayoi Kusama. Pontos do infinito, ora bolas! E a moda, como tem lá seu lado fútil, mas nunca tolo, sempre bebe nas melhores fontes imagéticas como inspiração

_Lisérgica, performática, poeta, louca... Não só louca, mas

artista das grandes, admirada por Yoko Ono, Le Tigre, e por mim. Obsessões, tormentas, surrealismo, altos e baixos, vicissitudes de quem tem polka dots em torrentes pela vida. Seu trabalho, um mix de colagens, pinturas, esculturas, até mesmo literatura, arte performática e instalações, tudo em... bolinhas!!! Parece ver a vida em pontos de organicidade, ou talvez, preencha em pontuações um mundo sem sentido, e... ponto. Passou então a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos. Em toda a arte de Yayoi, sente-se um mix do surreal próprio da arte mesma e visões alucinatórias, mas tudo sempre de forma leve, alegre, colorida. Seria uma tentativa transcendente de dar conta do que não faz sentido a não ser pelas dots. E a moda, como tem lá seu lado fútil, mas nunca tolo, sempre bebe nas melhores fontes imagéticas como inspiração. Em Yayoi, um quê de surrealismo, modernismo e minimalismo

em todos os trabalhos, e o padrão de repetição e acumulação. Tudo muito!!! E lindo!!! Neste oportunismo da moda parece ter encontrado em Marc Jacobs - sim, o moço é tudibom! - uma atitude sincera: “Eu o respeito como um designer magnífico. A Louis Vuitton compreende e aprecia a natureza da minha arte. E não é assim tão diferente do meu processo de criar moda”. Mas não é a primeira vez que Yayoi transpassa do universo da arte para lá. Nos anos 60, em Nova York, inaugurou a Kusama Fashion Company, que vendia vestidos e tecidos, todos com estampa de bolinhas, em lojas na 6th Avenue e na 8th Street. Durante algum tempo, a Bloomingdale’s vendia as suas criações vanguardistas como o “Homo Dress”. E hoje todos a querem! O delicioso espaço Inhotim compôs uma nova versão da escultura-chave de Yayoi Kusama, de 1966, em que 500 esferas
brilhantes de aço inoxidável flutuam nos espelhos d’água da cobertura
do recém-inaugurado Centro Educativo Burle Marx. Yayoi Kusama Narcissus Garden, Inhotim, 2009. Affff, o espaço em reforma, em fevereiro fui a Inhotim e não consegui ver!

_78 mais cult

Raquel Bambozzi é psicóloga, pesquisadora e produtora de moda, e ama bolinhas!


por arielle dominoni fotos diverte

_Dez peças que não podem faltar no seu closet A mulher que tem no closet essas dez peças nunca vai poder reclamar de não ter o que vestir para aquele evento que surgiu de última hora

_Nós, mulheres, com o nosso impulso compulsivo por roupas e acessórios, muitas vezes deixamos a qualidade de lado para focar na quantidade, sustentando um consumo inconsciente e enchendo nossos closets de itens que dificilmente usaremos mais de uma vez. O que esquecemos é que é possível praticar uma compra inteligente, levando peças que realmente vão fazer a diferença no nosso guardaroupa, sendo essas chamadas de ‘peças curinga’. Separei para vocês dez peças que não podem faltar no seu closet. Roupas, sapatos e acessórios que, hora ou outra, você vai acabar precisando para não dar um fora naquele evento ou ocasião importante. 1) Camisa branca Mais do que curinga. Toda mulher precisa ter uma boa camisa branca no guarda-roupa. Elas são excelentes para trabalhar e você nunca erra apostando nelas. 2) Blazer preto Não tem como você ser uma mulher fina se não tiver um bom blazer preto. Ele vai complementar o seu look para ir a uma reunião executiva ou em um coquetel. Faz toda a diferença. 3) Scarpin preto O Scarpin, apesar de parecer desconfortável, é bastante prático para

montar um visual mais elegante. Você pode usá-lo tanto de dia, quanto de noite, e vai sempre aparentar estar bem vestida. 4) Cinto dourado O cinto dourado nunca esteve tão em alta. Ele tem o poder de transformar um visual mais simples em puro poder. Faça o teste e comprove. Coloque-o sobre uma roupa básica e veja o realce que ele dá. 5) Bolsa nude Se você não tem o costume de ousar na bolsa, compre uma nude. Ela vai dar com tudo e não vai deixar você errar nas combinações. Lembre-se: ela não precisa combinar com o sapato (não mais). 6) Calça social Quem tem uma boa calça social não pode reclamar por não ter uma roupa para ir àquela reunião ou evento de negócios. Basta uma calça social e uma camisa estampada e você estará moderna e elegante. 7) Tubinho preto O bom e velho amigo tubinho preto. Com ele não interessa se você está acima ou abaixo do peso, se o evento é mais fino ou mais simples, se é dia ou noite, você nunca corre o risco de errar. É só investir nos acessórios e maquiagem certas, mais leves para o dia e mais pesadas para a noite. 8) Sapatilha básica Uma sapatilha básica é algo que também não pode faltar no seu closet. Convenhamos, não é todo dia que estamos inspiradas a investir no salto alto e também já foi-se o tempo em que apenas as mulheres de salto alto andavam bem vestidas. Hoje são inúmeros os modelos de sapatilha finas, com design, cores e estampas maravilhosas. 9) Saia lápis A saia lápis também está em alta, mas não é só por isso que ela está nessa lista. Ela também exala bom gosto e sofisticação. Pelo fato de não mostrar as pernas, você não corre o risco de errar e parecer vulgar. 10) Colar de pérola Pra finalizar, vamos falar de mais um acessório que não pode faltar nessa lista, um belo colar de pérolas. Essa peça nunca será exagerada ou estará fora de moda. Pelo contrário, ela vem se reinventando há anos e ainda está presente no pescoço das moças de bom gosto. A mulher que tem no closet essas dez peças nunca vai poder reclamar de não ter o que vestir para aquele evento que surgiu de última hora. Bom, reclamar ela vai, porque reclamar é algo que já faz parte da natureza feminina. Mas, com certeza, vai estar muito mais preparada para eventuais contratempos. É só investir na criatividade para combinação das peças e naquela produção no cabelo e na make. Bons eventos! Arielle Dominoni é publicitária, blogueira e amante da moda. Perdida entre o mundo dos briefings e dos batons.

_80 mais cult


_MEL LISBOA _Linda

e sedutora, ela se revelou para o Brasil todo na minissérie global “Presença de Anita” (2001), contracenando com José Mayer. O sucesso da personagem abriu novos espaços. Vieram a novela “Desejos de Mulher” (Globo) onde interpretou Gabriela (2002), o ensaio sensual em 2003 para a edição de aniversário da Playboy, a novela “Como uma Onda” (Globo/2003) interpretando Lenita Paiva. Em 2007, tornou-se apresentadora de televisão no canal GNT / Rede Globo Sat e lançou o livro Mundo Afora - Diário de Bordo de Mel Lisboa com o enredo e fotografias do seu programa. Participou do elenco da novela “Sete Pecados”, com a personagem Carla. Após seu casamento e temporadas de teatro retornou à televisão, em 2011, na minissérie “Sansão e Dalila” (Rede Record). Mel Lisboa ganhou o mais importante prêmio do cinema nacional, o Kikito, no Festival de Gramado, como melhor atriz por sua atuação em “Sonhos e Desejos”, em 2006. No cinema participou de “A Cartomante” (2003), “O Casamento de Romeu e Julieta” (2005), “Sonhos e Desejos” (2006) e “Ao Vivo” (2008). No teatro participou de peças, como “Há Vaga Para Moças de Fino Trato” (2002), “Confissões de Adolescente” (2003), “Mordendo os Lábios” (2006), “A Mulher do Candidato” (2008), “Cyrano” (2009), “Após a Chuva” (2010) e “Mulheres Alteradas” (2010/2011). Filha da astróloga Cláudia Lisboa Alves e do músico Bebeto Alves, Mel Lisboa volta agora às novelas em “Vida Bandida” (Rede Record). E revela: “Serei uma mulher que se torna uma cortesã na década de 1970, uma prostituta de luxo, na época dos bicheiros, da entrada da cocaína no Rio de Janeiro, um verdadeiro submundo”. Enquanto isso é a estrela de capa da nossa edição de aniversário de 8 anos, com um ensaio exclusivo. Com vocês, Mel Lisboa! Fotos Felipe Lessa | www.felipelessa.com.br Styling Mauricio Mariano e Alessandro Lázaro | ABÁ Mgt Produção de Moda Luanda Jabur e Fernanda Fuini Beleza Markito Costa | Capa Mgt Produção Executiva Tatiane Zeitunlian www.tatianezeitunlian.com.br Assistente de Produção Mag Flausino Locação Casa92 - www.casa92.com.br

_84 ensaio cult


ensaio cult _85


Blazer e Camiseta de paetĂŞs Daslu www.daslu.com.br e Scarpin Schutz www.schutz.com.br

_86 ensaio cult


Vestido DTA www.dtajeans.com.br e Casaco Vitor Zerbinato www.vitorzerbinato.com.br

ensaio cult _87


_88 ensaio cult


Camiseta de paetĂŞs Daslu www.daslu.com.br

ensaio cult _89


Blazer Daslu www.daslu.com.br

_90 ensaio cult


ensaio cult _91


_92 ensaio cult

Blazer Daslu www.daslu.com.br Shorts Trigresse www.tigresse.com.br Creeper Schutz www.schutz.com.br


Blazer Daslu www.daslu.com.br Shorts Trigresse www.tigresse.com.br

ensaio cult _93


da redação fotos mauro marques

_Carmen Day, um grande presente _U

m dia para ficar na lembrança. Assim foi para todas as mulheres que participaram do Carmen Day, proporcionado pela sempre ativa Indiara Daud, proprietária da Carmen Steffens - Yazo Galeria. Um passeio de mimos, divertido e cheio de informações na caminhada pela fábrica da marca, na cidade de Franca-SP, que mostrou a dimensão do trabalho ali desenvolvido e o rigoroso processo de fabricação das peças. Um trabalho marcado pela qualidade e respeito ao cliente, visando oferecer sempre o melhor aos privilegiados clientes Carmen Steffens. Vale destacar também o delicioso café da manhã e a sessão de maquiagem que foram gentilmente oferecidos por Indiara em sua loja antes da viagem.

GALERIA

Carmen Steffens _94 mais cult

34 3219 4431 Rua Carajás, 384 - esquina com Augusto César Uberlândia - MG


por carol siqueira foto mauro marques foto sxc

_Às mães de minha vida “Eu não ensino nada a ninguém, eu sou a maior aprendiz de todas vocês e por vocês a minha vida de mãe se torna mais rica, mais feliz”

_Maio é doce em todos os sentidos, soa suave como música

para os ouvidos. Maio é gostoso como um abraço, é linda e abençoada. E quando fui escrever essa coluna, tão especial para mim e para as minhas leitoras, senti tanta felicidade em poder compartilhar aqui com vocês a minha alegria em ser mãe do meu filho. Me sinto uma mãe tão cheia de dúvidas, às vezes escrevo pra mim mesma. Mas mesmo errando, tentando acertar, dias tentando fazer tudo diferente, não posso negar que a minha maior felicidade é ser simplesmente mãe. Às vezes, os meus pés à noite estão cansados, minhas pernas doem, as minhas olheiras ficam pulando quando me olho no espelho, mas o meu coração está cheio de amor, de boas lembranças do dia que passou, de poder viver ao lado do meu filho todos os dias, com saúde. Não tenho palavras que eu possa escrever aqui para agradecer a Deus e fico até emocionada por Ele ter me dado essa maior bênção. E neste mês abençoado quero homenagear todas as mães que fazem diferença na minha vida. Quero falar para a minha mãe Vilmair o quanto ela

é para mim a minha maior referência, mãe leoa, presente até nos momentos em que eu me sinto sozinha, me guiando como se fosse um anjo, sempre... até hoje. A minha sogra Ivanilda... quanto amor tenho por ela e basta uma palavra dela e tudo se esclarece, se abre. Sempre do meu lado. A nossa bisavó Laura, que acolhe netos e bisnetos com o colo materno de sempre, cheia de amor e experiência para ainda nos dar. Quero homenagear minhas amigas... O que seria de mim sem elas em meu caminho. Em especial a minha amiga Fabiana, mãe da Júlia, minha grande parceira que me acolhe e me ouve, todos os dias, na minha casa ou na dela, como se fôssemos irmãs. Minha querida tia Lúbia, mãe da Maria Rita, que antes mesmo dela se tornar mãe, já me escutava e juntas já choramos de alegria. A minha querida amiga Meyriele, mãe da Marina e do Pedro, que ainda tão jovens na maternidade passávamos horas conversando e trocando experiências que ainda nem tínhamos. Quero homenagear aqui todas as minhas amigas que me acompanham na minha vida, amigas das redes sociais, amigas que leem o meu blog e compartilham comigo os seus dilemas. E quero dizer que só aprendo. Eu não ensino nada a ninguém, eu sou a maior aprendiz de todas vocês e por vocês a minha vida de mãe se torna mais rica, mais feliz. E em especial, quero falar de Maria, a mãe de Jesus Cristo. Nosso exemplo maior, seja qual for a crença, Maria foi sublime, gênio, especial entre todas... A maior Mãe que o mundo pode ganhar. E que todas nós sejamos felizes, cada uma do seu jeito, cada uma vivendo a sua maternidade. E nunca deixem de amar os seus filhos, guiá-los, orientá-los, porque o mundo precisa de mães. A humanidade precisa de mães. Mais nada. Maio é o mês mais especial na minha vida. É o mês de aniversário do meu filho Paulo Neto que neste ano completa seus 5 aninhos. Maio é o aniversário do meu blog. Maio é o Mês das Mães, do amor e de Maria, Nossa Consagrada Mãe. Agradeço em especial o meu marido Paulo Jr pelo nosso amor e vamos continuar conversando em falamamae.com sobre as nossas maiores paixões: nossos filhos. Obrigada a todas vocês, com imenso carinho. E que Deus continue nos abençoando e guiando todas as nossas ações e palavras com os nossos filhos. Carol Siqueira é blogueira, apresentadora de TV, filha, esposa e mãe.

_96 maiscult


FOTOGRAFIA PERSONALIZADA

www.LuMenezes.com.br falecom@lumenezes.com.br (34) 9992-1270


por bruno figueredo foto arquivo pessoal foto sxc

_Corujas digitais É dever e direito de uma boa mãe saber onde o seu filho está, independente se no mundo real ou digital

_Foi-se o tempo em que internet era coisa de adolescente. Hoje todas as faixas etárias têm significativa participação no acesso à rede. E nessa de todo mundo “fazer parte”, os filhos têm recebido convites de amizade que há algum tempo era impensável, ou em menor proporção: sua mãe acaba de lhe adicionar no Facebook, ou sua mãe está te seguindo no Instagram. O que parece ser normal, já que o vínculo real é forte, nem sempre é visto tão bem assim. No Brasil, 9 a cada 10 pais são amigos dos filhos nas redes sociais, mas nos EUA a realidade é diferente. Por lá, mais de 30% de filhos adolescentes simplesmente ignoram o pedido de amizade das mães. Por que? É que o vínculo de amizade na rede social pode intimidar postagens dos filhos, e na adolescência o que eles mais querem é falar, mostrar e se expor. Muitos filhos sentem que ser amigos da mãe na rede social é sinal de ser vigiado o tempo todo. Para evitar essa interpretação eu separei algumas dicas: 1 - Independente da idade do filho, conte que você criou também uma conta na rede social. Diga que adicionou amigos

_98 mais cult

do trabalho, da infância, tios, primos e inclusive ele. Desta maneira vai soar bem mais leve esse pedido de amizade. 2 - Se você tem filhos que ainda são crianças, converse sobre os perigos da rede, quem pode ou quem não pode adicionar como amigo, que tipos de sites, conteúdos e horários ele pode acessar. É dever e direito de uma boa mãe saber onde o seu filho está, independente se no mundo real ou digital. 3 - Na infância, mais do que nunca é preciso estabelecer limites. Deixe claro que você deseja ter acesso a conta dele e que de tempos em tempos você irá acessar a conta para olhar a rede amigos e as mensagens trocadas. O objetivo não é intimidar a criança, mas conscientizá-la. 4 - Nada de curtir e comentar tudo o que o seu filho posta, principalmente se ele for adolescente. Isto será um sinal de que ele realmente está sendo vigiado. Uma ou outra postagem, tudo bem, curta, comente, mas de uma maneira que ele não se sinta uma criança. É tudo que ele (adolescente) menos deseja nesta fase. Agora se o seu filho já saiu dessa bendita idade, aí você terá maior liberdade porque ele (espera-se que o filhão já tenha atingido maturidade suficiente) irá compreender os comentários. 5 - Jamais repreenda o filho ou ameace-o na rede social. Ainda que a postagem seja um absurdo, uma conversa será muito melhor do que palavras na rede. 6 - Bisbilhotar namoro e ser detetive, ainda que você torça pro namorico rolar, só deve ficar na observação. Nada de postar aquele comentário do tipo “Ê filhão, tá pegando, hein?” ou “Filha, que gatinho esse seu novo amigo da escola”. Nem pensar! Independente da idade, seu filho vai querer morrer de vergonha. Contenha-se, coruja digital. 7 - Use a internet para proporcionar momentos de alegria para toda a família. De tempos em tempos, reúna a galera na sala e assista vídeos de humor, peça cada um para mostrar o que mais gostou na semana. Além disto, dê e peça dicas de sites legais com conteúdo do bem. A rede está repleta de sites que estimulam o crescimento pessoal, a criatividade, a solidariedade e o exercício da cidadania. 8 - Se o trabalho e as viagens tomam boa parte do seu tempo, use a rede para demonstrar seu amor, via mensagens diretas ou Inbox, por favor. Conte novidades, diga que está com saudade ou simplesmente deixe o sentimento de mãe tomar conta e envie aquela linda mensagem pra deixar o dia do seu filho bem melhor. O mundo precisa de amor. O mundo precisa de mães, ainda que na rede, né, corujinha digital? Risos! Bruno Figueredo é publicitário e blogueiro nas horas de trabalho.


por bruna barcelos foto mauro marques foto sxc

_Etiqueta e a mãe moderna

Apesar da tradicional e machista fama de ser ruim no volante, muitas mulheres, depois que se tornam mães, melhoram as habilidades no trânsito

_Este mês, o artigo é totalmente voltado para as mães, que

hoje mais do que nunca são antenadas e conseguem conciliar as responsabilidades domésticas, profissionais, maternas e sociais. Ser mãe, mulher e profissional não é uma tarefa fácil, mas tenho presenciado muitas mulheres dando show de comportamento e elegância nessas áreas. É claro que a perfeição é algo inalcançável, mas com algumas dicas básicas podem ser muito úteis em algumas atividades do cotidiano. Em casa A etiqueta diz que ao receber um convidado em casa, a mulher deve sempre dar as boas-vindas e acolher bem quem chegou. Não conheço anfitriã melhor que as mulheres. Elas fazem isso com destreza e maestria, o que as tornam mais elegantes na arte de receber. Por isso, nesse momento, a dica é simples: seja sempre você mesma, vista uma roupa confortável e aja com toda finesse, que é característica da mulher moderna. Na academia Aqui a dica é bem simples: vista-se de maneira discreta. Evite acessórios e batons exagerados e principalmente maquiagens carregadas. Além de fazer mal para a sua pele, você passa a imagem de um “urso panda” (aquele olho escuro de tão borrado), o que vai fazer você parecer mais velha.

_100 mais cult

No trânsito Apesar da tradicional e machista fama de ser ruim no volante, muitas mulheres depois que se tornam mães melhoram as habilidades no trânsito. Isso é comprovado por pesquisas, afinal o cuidado com o filho se redobra e a preocupação de voltar para casa também. Mas fica aqui uma dica para as mamães workaholic’s: não atendam ao celular enquanto estiverem no volante, não mandem mensagens e nem naveguem pelas redes sociais. Além de proibido, é perigoso é super deselegante. Evite gritos, buzinas e xingamentos, pois isso não combina com o universo feminino. Em ambientes sociais Essa vai para as mamães que vão aproveitar o Dia das Mães em algum restaurante: escolha onde você quer passar o seu dia, mas lembre-se que esse é o dia de maior movimento do ano, afinal todos querem tirar as mamães da cozinha. Por isso, o mais importante é evitar chegar no horário de muito movimento. Apesar de simples, essas dicas estão presentes no cotidiano das mulheres que desempenham múltiplos papéis. A ordem agora é curtir todos os momentos ao lado das pessoas que realmente importam em nossas vidas: nossa família. Feliz Dia das Mães! Bruna Barcelos é turismóloga, especialista em meio ambiente e ministra cursos sobre etiqueta pessoal e profissional. Instagram: @brunabarcelos / brunabc@yahoo.com.br


por résia morais foto mauro marques foto sxc

_As mães sociais Ser mãe social vai além de profissão, é doação!

_Amor,

cuidado, orientação, valores e educação. Estas são as atividades desempenhadas pelas Mães Sociais (Cuidadoras Residente). Profissão regulamentada de acordo com a Lei de nº 7.644/87 e pertence a um determinado grupo profissional, que tem como função principal o da reprodução do grupo familiar e das interações que acontecem nele. As mães sociais possuem os mesmos deveres e preocupações de uma mãe, visando proporcionar ao menor abrigado as condições familiares essenciais para sua reintegração social. Essas mulheres têm a finalidade social por meio de um contrato de trabalho, dedicando-se à assistência ao menor abandonado. Sua tarefa consiste em amparar crianças, adolescentes e jovens, que por diversos motivos tiveram seus vínculos familiares rompidos ou fragilizados, dando o aparato necessário para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Vários são os motivos que os conduzem ao abrigo,

entre eles negligências, maus tratos, discriminação, abuso, exploração e casos de violência (física e/ou psicológica). A partir daí, as crianças abrigadas precisam de uma figura materna e/ou paterna que possa lhes dar carinho, atenção e educação. A mãe social depara com a idiossincrasia de cada criança e jovem com diferentes idades, histórias e vivências, reside com vários estilos de comportamento, atitudes e emoções (passividade, rebeldia, apatia, carência). É alvo de afeto, desafeto, agressão e hostilidade. Interage com todos e cada um, uns e outros dirigem-se a ela com várias expectativas. Seus filhos estão em casa, na escola, ou com outras cuidadoras que ela pode confiar. Essa mãe decidiu ser mãe duas vezes: mãe dona de casa e mãe profissional. Seria possível a mãe social figurar como mãe substituta, que cuida, protege e zela pelo bem-estar, suprir através de uma atividade remunerada com sentido de tutela, o vazio que a criança abrigada necessita? É sabido que nada substituirá o papel da mãe/pai biológica(o) ou adotiva(o), mas o vínculo afetivo é de extrema importância para o completo desenvolvimento da criança e o seu estabelecimento acontece também com outras pessoas que não sejam necessariamente a figura materna, enfatizando a importância da mãe social para os abrigados. Deste modo, a instituição propõe que essas profissionais cumpram o papel de educadoras, cuidadoras, compartilhando sua vida e residência. Embora as instituições abrigos tenham sido criadas para ter um caráter temporário, muitas vezes representam a única opção de sobrevivência para o menor, que tem nestes espaços a única oportunidade de se constituir como pessoa. Portanto, ser mãe social vai além de profissão, é doação. “Neste Mês das Mães, não poderia deixar de homenagear a minha querida mãe Maria das Graças Silva de Morais, exemplo de força e determinação, que depois de anos terminou os estudos e hoje faz Serviço Social aos 56 anos, pois almeja amparar aqueles que necessitam de cuidado humano. Te Amo, Mãe!” Résia Morais é psicóloga e psicopedagoga. Aluna de Mestrado em Psicologia na UFU. CRP-MG 04/31203 resiamorais@gmail.com

_104 mais cult

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


por pamella luz - kompleta comunicação foto kaká fotografias

_Quatro gerações dedicadas ao amor e trabalho “Ser empresária não é para todos, para estar à frente de um negócio é preciso ter dom, e nessa família, nós temos” - Maria Borges, 95 anos.

_Em homenagem ao Dia das Mães, você vai conhecer a

história de uma empresa que, com o esforço e dedicação de quatro gerações, ganha espaço no mercado e mostra que o amor entre mãe e filhas pode render bons frutos. A família da empresária Andréa Villela é a protagonista dessa história. Ela está à frente de uma empresa de eventos que teve

_108 mais cult

início em 1994, graças ao esforço da mãe, Edna Lúcia, e ao incentivo da avó, Maria Borges. “Trabalhávamos no ramo de confecção, minha mãe e eu. Minha mãe, que era costureira, decidiu deixar a profissão para vender eventos, mas, com o tempo, ela sentiu a necessidade de abrir o próprio buffet e contou com os ensinamentos e a


experiência empreendedora da minha avó para isso. Pouco depois, as demandas da empresa aumentaram muito e, então, ela fez o convite para que eu fizesse parte deste projeto, do qual cuidamos até hoje”, conta Andréa. Edna, segunda representante da geração e mentora da empresa de eventos, diz ser uma mulher realizada pelas escolhas e por ter iniciado os negócios. Segundo ela, os valores adquiridos ao longo da vida foram repassados às outras gerações da família. “Consegui transmitir aos meus filhos e netos todos os valores que considero importantes e entreguei uma profissão a eles, que, além de lucrativa, nos faz felizes”, revela. Além da mãe e da avó, Andréa recebe a dedicação dos filhos, Ana Carolina Villela e André Villela, que, com olhar jovem e inovador, buscam o crescimento do trabalho. A empresária acredita que a tradição aproxima cada vez mais a família e garante que ter os filhos por perto ajuda a dar continuidade à empresa e as inovações demandadas pelo mercado. “Hoje atendemos o ramo de congelados, eventos de baladas e outras festas, graças às sugestões deles. Eles sempre trazem

boas ideias e vê-los dando continuidade a este projeto é ainda mais gratificante”, ressalta. A matriarca da família, Maria Borges, hoje com 95 anos, lembra que as mulheres estão ganhando espaço no mercado e mostrando que superaram a capacidade. “Hoje somos mães, dona de casa e mulheres de negócio ao mesmo tempo. Mas, ser empresária não é para todos, para estar à frente de um negócio é preciso ter dom e, nessa família, nós temos”, enfatiza. Para Ana Carolina, a mais nova do ramo, é preciso se esforçar e seguir os passos e conselhos das mais velhas para continuar os negócios da família. “Faço parte de quatro gerações de mulheres exemplares, cada dia me esforço mais, estudando para me formar e estar à frente da empresa no futuro. Tenho como exemplo três mamães maravilhosas, por isso, a responsabilidade é grande”, observa. “Queremos parabenizar todas as mães pela data e desejamos que ela seja celebrada com muito carinho e muitas festas”. Família Evento & Eventos

mais cult _109


publi editorial fotos mauro marques

_Boulevard Fundinho, sofisticação, compras e lazer num só espaço _Toda a tradição e o charme do bairro Fundinho estão no “Boulevard Fundinho”, que une compras e lazer num espaço super aconchegante. O mall foi desenvolvido e inaugurado em 2009, visando integrar, no mesmo local, lojas dos mais diversos segmentos: sapatos (Arezzo e Idarrô), acessórios (Miss T), moda (Ana Flor e Closet Premium - breve), alimentação (Mousse Cake e Bule Café), Serviços (Fitta Câmbio), Decoração (Casa Comigo e Avatim). Cada loja foi cuidadosamente escolhida para compor o espaço e o principal quesito para eleger essa escolha foi estar com os melhores de seus respectivos segmentos. Sob nova administração, o mall oferece a você e sua família opções de lazer regados de luxo e elegância. Os restaurantes mais requintados e as melhores marcas de Uberlândia estão no Boulevard Fundinho. Compre e passe momentos agradáveis conosco. Mais informações no site www. boulevardfundinho.com.br, na página no facebook: Boulevard Fundinho e no Instagram: @boulevardfundinho.

_110 mais cult


por sandro marcon fotos divulgação

_Fórmula Indy, Brasileiro de GT e Mercedes-Benz Grand Challenge juntas A corrida será exibida para mais de 212 países e também para o Brasil, ao vivo por meio da Band e do BandSports

_A quarta edição do Mundial de Fórmula Indy, intitulada

como “Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé”, será realizada nos dias 3, 4 e 5 de maio, em São Paulo, no circuito de rua montado no Anhembi. A corrida será exibida para mais de 212 países e também para o Brasil, ao vivo por meio da Band e do BandSports, onde sua largada está prevista para as 12h30 do domingo (05/05), mas antes da Fórmula Indy, os carros das categorias de Gran Turismo e da Mercedes-Benz Grand Challenge farão a pré-abertura do evento e prometem dar um show, não só para os espectadores que lá estarão presentes, mas também para os telespectadores que poderão assistir as corridas ao vivo, através da mesma emissora, tanto nos canais abertos, como no canal de TV paga. O Brasileiro de GT conta com carros dos sonhos, como Audi, Mercedes, Lamborghini, Ferrari, BMW, Maserati, Aston Martin, Ford e Lotus, entre outros, e que este ano volta a correr ao lado da Fórmula Indy após sua primeira exibição, em 2011, trazendo consigo o Mercedes-Benz Grand Challenge, categoria única da montadora existente no mundo, quem corre em conjunto com a GT ao longo do ano pelo Brasil. Na Fórmula Indy, teremos três brasileiros lutando por uma vaga no pódio: o ribeirão-pretano Helio Castroneves, que é o atual líder do campeonato, o baiano Tony Kanaan e a paulistana Ana Beatriz Figueiredo, conhecida como Bia

_112 mais cult

Figueiredo. Em 2012, a Fórmula Indy teve um investimento de R$ 75 milhões para a sua realização, sendo R$ 60 milhões da emissora Band e o restante com a Prefeitura de São Paulo, onde fez obras de recapeamentos do circuito e com correções de drenagem. Segundo o presidente da SPTurismo, na época, Caio de Carvalho, o retorno estimado era de seis dólares para cada um dólar investido. “Isso é um dado da OMT (Organização Mundial do Turismo), da ONU”. Com isso, a Fórmula Indy em São Paulo gerou um retorno de R$ 432 milhões. Tirando os R$ 75 milhões de investimentos, daria um lucro de aproximadamente R$ 357 milhões. Já para 2013, os investimentos não ficam muito longe disso, mas a geração de retorno do investimento deverá ser maior, devido ao grande número de ingressos já vendidos, inclusive com vários setores para assistir as corridas já esgotadas e com muitos hotéis da cidade com seus leitos já reservados. Bom, vamos esperar para ver os resultados deste ano após o evento, para avaliar a lucratividade de um evento esportivo desta natureza e grandeza.


Programação de pista para os dias 3, 4 e 5 de maio SEXTA-FEIRA - 3 DE MAIO 14-14h45: Brasileiro de GT, treino livre 1 15-15h45: Mercedes-Benz Grand Challenge, treino livre 1 SÁBADO - 4 DE MAIO 7h: Abertura dos portões 8h30-09h: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, treino livre 1, grupo A 9h-09h45: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, treino livre 1, grupo B 10h-10h20: Brasileiro de GT, treino livre 2 10h30-10h50: Mercedes-Benz Grand Challenge, treino livre 2 11h-11h20: Brasileiro de GT, classificação I 11h30-11h50: Mercedes-Benz Grand Challenge, classificação. 12h05-13h05: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, treino livre 2 13h20-13h40: Brasileiro de GT, classificação II 13h50-14h20: Atividade promocional 14h35-15h45: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, classificação 16h-16h50: Brasileiro de GT, corrida 18h45-21h: Indy Run 8K (corrida de atletismo com os pilotos e jornalistas) DOMINGO - 5 DE MAIO 7h: Abertura dos portões 8h-08h30: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, Warm up 8h45-09h35: Mercedes-Benz Grand Challenge, corrida 9h50-10h40: Brasileiro de GT, corrida II 10h55-11h55: Atividade promocional 12h00-12h20: Desfile dos pilotos 12h30-15h00: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, corrida 15h10-15h45: Pódio

mais cult _113


da redação fotos kaká fotografias

_Euroville Motos lança novo modelo da BMW R1200 GS 2013 _Os apaixonados por motos conferiram no dia 20 de abril, na Euroville Motos, o lançamento da R1200 K50 2013, modelo exclusivo da BMW. O novo modelo possui faróis dianteiros e incorpora luz diurna de LED. O gerente comercial

Flávio Nunes, e sua equipe, receberam no café da manhã, clientes e amantes do motociclismo, que se encantaram com a nova máquina apresentada com requinte e glamour. Confira imagens do evento registradas para a revista Cult.

_1_João Henrique_2_Benedito Torres_3_Antônio Gomes_4_Osvaldo, Silvania, Cleber, Elvi e Lúcio_5_Flávio Nunes, Marianna Malta e Anísio_6_Rodrigo Marinho, Gilberto_7_Igor, Daniel Cauhy e Abud_8_Dr. Manoel e Mariana_9_Diego Pinheiro e Alexander_10_Chafi Cecin_11_Clessio e Larissa Freitas_12_Rogério, Humberto,

Sérgio Pires_13_Sinésio_14_Sebastião, Rodrigo_15_Gustavo Galassi, Cléssio_16_Marcelo, Silvania, Osvaldo e Larissa_17_ Jamil e Esposa_18_Thalita Bernardes, Geraldo Arantes e Marianna_19_Feliciano e Djalma_20_Larissa Freitas e Adriano Graziosi_21_Jaime_22_Sérgio Pires e Flávio Lobato_23_Robson Azambuja_24_Reginaldo_25_Ismar

1

2

3

4

_114 esporte&saúde cult


5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

34 3292 4100 Av. Joテ」o Naves de テ」ila, 3370


publi editorial fotos divulgação

_História, inovação e criatividade. Há 12 anos, oficialmente, no Brasil, a CITROËN se empenha para proporcionar experiências memoráveis aos consumidores, incentivando-os à cultura, música, cinema, moda, arte e um estilo de vida peculiar.

_A

CITROËN compartilha mais de 90 anos de história, inovação e criatividade. A marca sempre esteve entre aquelas que mais investem em tecnologia, luxo e conforto. Um aspecto marcante da estratégia da empresa é o fato de ser uma marca global, referência de modernidade em todos os países e mercados em que atua. Foi precursora em diversas tecnologias de segurança e desempenho e está associada ao que é jovem e à vanguarda da ciência da criação de veículos. Há 12 anos, oficialmente, no Brasil, a CITROËN se empenha para proporcionar experiências memoráveis aos consumidores, incentivando-os à cultura, música, cinema, moda, arte e um estilo de vida peculiar. Entre tantos momentos positivos nesses anos todos de história, um dos mais marcantes foi a criação da Linha DS, feita especialmente para celebrar os 90 anos da marca. A montadora elevou os níveis do design, tecnologia e refinamento, tão presentes na identidade da marca, e combinou com o luxo, dando origem à linha premium da CITROËN. São três modelos oficialmente lançados. O primeiro modelo a integrar o time da Linha DS foi o esportivo DS3, que chegou ao mercado incorporando todo o know-how da CITROËN em termos de inovação tecnológica. A modernidade do DS3 impressiona também pelos detalhes: motor turbo de 165 cv, LED diurno, shark design, painel moldurado Carbotech, com volante e bancos de couro, valorizando o requinte e a esportividade da máquina. Respeitadíssimo no mercado, o DS3 foi eleito “A Melhor Compra 2012”, na categoria Compacto de Imagem da Revista Quatro Rodas e o “Melhor da Categoria” pela revista “Car and Driver”.

O segundo modelo lançado, foi o DS5, o mais luxuoso, moderno e arrojado da CITROËN. A carroceria crossover é extremamente inusitada, com características e qualidades exclusivas e traz um habitáculo completamente inédito aos sentidos. Inspirado nos aviões e com requintes de um relógio de grife, ao entrar neste crossover você parece estar dirigindo qualquer coisa, menos um carro. Para fechar os lançamentos com chave de ouro, o terceiro modelo da Linha DS é para quem gosta de conforto. O DS4, mais recente lançamento, é considerado o coupé elevado da próxima geração. É muito fácil se apaixonar por ele. Com linhas bem definidas e sisudas, o automóvel representa o lado sexy da CITROËN e mescla as qualidades do esportivo DS3 e do luxuoso DS5. Com para-brisa panorâmico, que proporciona ao condutor maior interação com a paisagem e portas traseiras com maçanetas integradas, o CITROËN DS4 seduz em cada detalhe. A mesma sensualidade é levada para o interior, com os bancos de couro com função massageadora, ar condicionado bi-zone e central multimídia com GPS. O motor é o mesmo dos seus irmãos de linha, o ótimo 1.6 turbo, que rende 165 cv. Personalidade forte e concepção única. Em Uberlândia, a AUTOMINAS FRANCE segue a iniciativa da marca global e está em constante investimento. Isso, para prestar sempre, o melhor atendimento no melhor ambiente. Inclusive, está passando por uma reforma, para trazer o novo conceito mundial da marca, direto da França para você. Venha conhecer melhor a CITROËN, fazer o seu test drive e conferir, na prática, tudo que a marca tem a oferecer. A loja fica na Avenida João Naves de Ávila, 5450. O telefone é (34) 3225-9500.

_116 mais cult


por gustavo ribeiro - berrante comunicação foto divulgação

_Um projeto inovador, inaugurado em evento que ficará para a história Xapetuba Genética e Leite será o ponto de encontro da pecuária leiteira

_A

Xapetuba Agropecuária, localizada em Uberlândia-MG, é um modelo de agronegócio e de produção de leite sustentável, resultado da busca de novas técnicas de manejo, estruturas funcionais e alto padrão de genética. Nos dias 10 e 11 de maio deste ano, o mercado do leite terá a oportunidade de conhecer todo esse trabalho durante o Xapetuba Genética e Leite. Projeto Leite O “Projeto Leite” da Xapetuba foi iniciado em 2009 e criado para alojar 800 vacas em lactação, que produzirão diariamente 20.000 litros de leite em um sistema de produção muito funcional, até 2020. Este ano, a fazenda já conta com 300 vacas em lactação, com média de 23 kg/ dia, o que representa uma produção de aproximadamente 7 mil litros/ dia. Até 2014, 50% da produção final será alcançada. Ou seja, 400 vacas em lactação produzindo 10.000 litros de leite por dia. O projeto conta com moderna sala de ordenha, pista de alimentação com áreas de descanso rotacionadas, centro de manejo, bezerreiro, estrutura para recria, sistema de pastejo, rotacionado, e uma equipe de manejo altamente capacitada, que consegue operar todos esses setores com muita eficiência gerando indicadores zootécnicos altamente positivos. Este ano, a construção do projeto está praticamente finalizada e a Xapetuba tem o prazer de apresentá-lo aos amigos produtores. Xapetuba Genética e Leite O Xapetuba Genética e Leite foi concebido para abranger toda a cadeia produtiva do leite. O evento contará com dois leilões presenciais, transmitidos ao vivo para todo o Brasil, pelo canal Terra Viva. O primeiro acontece na noite de sexta-feira, 10 de maio, e vai ofertar 35 lotes da melhor genética Girolando e Gir Leiteiro do mercado. Animais de pista e doadoras premiadas, produtos de famílias consagradas, oriundos da Xapetuba e de 20 grandes criatórios do Brasil. Uma noite requintada, com animais rigorosamente selecionados e carga genética que engrandece qualquer seleção.

O segundo leilão acontece na tarde de sábado, dia 11, e ofertará 250 animais entre: bezerras, novilhas e vacas em lactação. O Leilão Fêmeas Jovens Xapetuba é a oportunidade de pequenos, médios e grandes produtores adquirirem animais com grande potencial produtivo, fruto de acasalamentos direcionados através de I.A. e principalmente FIV, todos registrados como livro fechado e com muita força leiteira. No sábado também teremos a oferta de tourinhos das raças Gir Leiteiro, Girolando e do tradicional plantel da raça Simental. Um evento de tamanha grandeza não pode ter somente cunho comercial. O objetivo dos organizadores é promover um encontro inaugural, que reúna na Xapetuba Agropecuária investidores e produtores rurais interessados em melhorar a gestão e a rentabilidade do seu negócio. Durante o evento haverá um “tour” nas instalações do Projeto Leite, aonde serão realizadas palestras demonstrando como funciona cada setor. Além de uma área de 2.000 m2 denominada “Espaço do Expositor”, na qual 10 empresas relacionadas ao agronegócio demonstrarão seus produtos e serviços, e terão a oportunidade de estreitar o relacionamento com os mais de 700 produtores esperados para o evento. Oportunidade de fazer bons negócios, em condições especiais. “Conseguimos fazer dentro do projeto da Xapetuba operações muito interessantes que valem a pena conferir. Além disso, contamos com animais diferenciados na seleção do Gir Leiteiro, do Girolando e do Simental. A Fazenda é um projeto integrado que cria uma sinergia muito interessante. Quem quer resultado em atividade rural tem que buscar agregar valor nos produtos, integrar atividades para diluir custos fixos e ter produção em escala. Nosso intuito é compartilhar nossas experiências com criadores de todo o Brasil e promover um encontro entre amigos que possa originar negócios saudáveis”, convida Thiago Bianchi Silveira, organizador do evento e diretor da Xapetuba. Programação Dia 10 - sexta-feira 19h - Exposição dos patrocinadores e coquetel de apresentação dos animais. 21h - Leilão Genética Xapetuba e Parceiros. Oferta de 35 animais de alto valor genético entre: prenhezes, doadoras e animais de pista da raça Girolando e Gir Leiteiro. Dia 11 - sábado 8h30 - Café da Manhã 9h às 13h - Dia de Campo - Exposição dos patrocinadores, visita às instalações do Projeto Leite: Pista de alimentação, ordenha, centro de manejo e bezerreiro. 14h - Leilão Fêmeas Jovens Xapetuba. Oferta de 250 animais, entre bezerras, novilhas e vacas de lactação.

_118 mais cult


publi editorial foto sxc

_Vem aí o 3º Salão Imobiliário do Triângulo O salão de imóveis é um evento de negócios, criado para estimular e gerar negócios. Não é um evento conceitual, uma mostra ou exposição

_O Secovi-Uberlândia (Sindicato das Imobiliárias, Condomínios e Shopping Centers de Uberlândia) realizará no segundo semestre deste ano o 3º Salão Imobiliário do Triângulo. As duas edições anteriores foram sucesso total, fazendo com que este evento se consolidasse no calendário anual de nossa cidade. Para esta terceira edição, o Secovi (organizador do evento) já está preparando muitas novidades que certamente irão movimentar o setor imobiliário de Uberlândia e região. Algumas ainda não podem ser reveladas, mas o presidente do sindicato, Paulo Maurício Carneiro Silva, enfatiza: “O salão de imóveis é um evento de negócios, criado para estimular e gerar negócios. Não é um evento conceitual, uma mostra ou exposição. É um evento idealizado para colocar, ao alcance do comprador, seja investidor imobiliário ou consumidor final, o imóvel que ele deseja nos melhores preços e condições de pagamento. Por isso, desde já estamos trabalhando, junto aos expositores e aos bancos parceiros, os

_120 mais cult

melhores preços e taxas exclusivas para o evento”, observa Paulo Maurício. Assim como as edições passadas, a terceira edição do salão também acontecerá em local externo, com estrutura totalmente planejada e construída para o evento. E o palco para a edição 2013 será novamente a Avenida Rondon Pacheco. O Salão de Imóveis é um evento múltiplo, onde são colocados à venda imóveis residenciais, comerciais, chácaras, fazendas, galpões industriais, salas comerciais, consórcios imobiliários, além de produtos e serviços para o mercado imobiliário e condominial, como seguros, móveis planejados, consórcios, vigilância e segurança, entre outros. Agende-se: 3º Salão Imobiliário do Triângulo, segundo semestre de 2013, na Av. Rondon Pacheco - os melhores imóveis com os melhores preços e condições de pagamento.


Edição maio especial namorados. Consulte pacotes Cross Mídia Cult Privilege.


por maria carolina rodrigues tomé foto fernando cândido foto divulgação

_Escola é lugar de falar de amor, raiva, compaixão, respeito? A escola é uma parceira, que vai, a partir do indivíduo, estimular o coletivo na formação para a convivência e para o bem comum

_Para muitos, a escola existe para transferir conhecimentos.

Espaço de apresentar fatos e conceitos criados pela humanidade ao longo da história. Mas, será mesmo essa a única função social da escola, da educação de uma geração? A cisão entre mente e corpo é um traço da cultura da razão, que tem como base os processos mecânicos da industrialização e o apelo à produtividade do capitalismo. Ser bem-sucedido economicamente, ter bens e agregar o máximo de conhecimento intelectual (supervalorização do intelecto) foram metas de algumas gerações do século XX. Porém, diante de um mundo em transformação, da abertura das fronteiras entre nações, com discussões cada vez mais profundas a respeito da vida, natureza, das relações interpessoais, com a crescente noção de que somos todos parte de uma grande comunidade de vida,

o olhar para a formação das novas gerações deve (e precisa) mudar. Mais do que ser bem-sucedido economicamente, as pessoas, nos dias de hoje, desejam viver bem, com qualidade, desenvolvendo habilidades de relacionamento interpessoal , conquistando os seus sonhos, se integrando à essa grande “nação”. As pessoas estão em busca de sentido. Para isso, há que se compreender que o ser humano é complexo e só pode se encontrar quando compreendese por inteiro: como um ser social, afetivo, intelectual, espiritual, físico. E como fica a escola nesse novo cenário? Desde 1999, a Unesco, por meio da Comissão Internacional sobre Educação do século XXI, discutiu e apresentou os saberes importantes para se viver nesse “novo mundo”. Dentro dessa discussão, apresentou os quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Para educar as novas gerações, cabe, portanto, apresentar conceitos e teorias e também debruçar-se pelas vias do como fazer (os procedimentos), bem como estimular grandemente a capacidade de ser, de fazer escolhas, de trilhar caminhos e de conviver, resgatar e vivenciar valores no cotidiano dentro e fora da escola. Estimular a construção de boas atitudes diante do mundo e de outras pessoas, através do diálogo e de vivências ricas, é, sim, uma importante contribuição da educação para o mundo. Vale lembrar que a formação de uma pessoa não acontece somente na escola. Certamente, a família é a primeira a apresentar o mundo, em todas as suas facetas, para seu filho, é nela que a estrutura, o eixo central dos valores é fundado. A escola é uma parceira, que vai, a partir do indivíduo, estimular o coletivo na formação para a convivência e para o bem comum.

_122 educação cult

Maria Carolina Rodrigues Tomé, assessora pedagógica do Colégio Nacional.


por iolanda carneiro - serifa foto divulgação

_Participação dos pais é essencial para melhor desempenho dos filhos na escola “A escola escolhida pelos pais é consciente, ou inconscientemente, uma extensão dos valores familiares”

_O

sucesso do ensino-aprendizagem do aluno está diretamente ligado ao que é repassado em sala de aula, mas não está restrito à escola. A participação efetiva dos pais no acompanhamento escolar dos filhos também é fundamental para bom desempenho nos estudos. “As crianças e adolescentes necessitam ser orientados em seu processo ensino-aprendizagem. A escola escolhida pelos pais é consciente, ou inconscientemente, uma extensão dos valores familiares. Neste sentido, a participação efetiva dos pais, no cotidiano escolar de seus filhos, confirma e sustenta os valores que formam a personalidade de crianças e adolescentes, promovendo o amadurecimento emocional e intelectual dos mesmos”, explica a coordenadora pedagógica, Sandra Meire de Oliveira Resende.

de uma participação mais efetiva na vida escolar dos filhos. A coordenadora Sandra explica que existem programações específicas oferecidas pelas escolas para os pais, como encontros grupais, cujo objetivo é a reflexão de temas ligados à relação família/escola, reuniões informativas sobre as questões pedagógicas e metodológicas do ensino na instituição, entre outros. “Os pais devem acompanhar as atividades escolares dos filhos, seja mediante o calendário escolar, os informativos impressos e contidos nos sites de algumas escolas, bem como o contato direto com a coordenação da instituição para assuntos particulares de cada aprendiz, sejam eles de natureza pedagógica e/ou afetivo-social”, diz Sandra.

Os pais O casal Álvaro Shimamoto Júnior, administrador de empresas, e Simone Vieira de Melo Shimamoto, pedagoga, tem três filhos adolescentes e fazem questão de participar da vida estudantil de todos. “Participamos bastante. Fazemos questão de ir nas reuniões na escola, estudos com pais (sempre que possível), conversar com a equipe sempre que necessário, enfim, tudo o que diz respeito aos estudos e à formação de nossos filhos é, para nós, prioridade. Eles podem até achar exagero em algum momento, mas temos certeza de que amanhã, como pais, farão o mesmo para que seus filhos sigam o melhor caminho. Procuramos incentivá-los e mostrar a importância da disciplina dos estudos, dos horários e do impacto que isso terá na vida futura deles”, contam os pais.

Na prática Recentemente, uma escola particular em Uberlândia realizou uma reunião diferenciada, na qual foi proporcionado aos pais um momento lúdico para aprenderem a manusear o material de Matemática, Quadro Posicional, confeccionado para que o aluno possa compreender o Sistema de Numeração Decimal, e dessa forma, ajudar os filhos em casa. De acordo com a coordenadora, Elenilce Andrade, este tipo de reunião agrega tanto para os pais quanto para os filhos. “Este encontro foi uma sugestão dos próprios pais. Eles manusearam o material, assim como os alunos manuseiam em sala de aula, foi muito bom e os pais participaram com muito interesse. Mostramos como usamos o material com as crianças para a resolução das quatro operações adição, subtração, multiplicação e divisão. Os pais puderam compreender a dinâmica em sala de aula para auxiliar os filhos em casa”, explica Elenilce.

E quando o pai não tem tempo? A falta de tempo frequentemente é um dos motivos para a ausência

_124 educação cult


Center Shopping - Tel.: (34) 3210 1352


por cristiana prado foto divulgação

_Qualidade pedagógica, a âncora da escola Além de todos os serviços e complementos oferecidos pelas escolas aos alunos e suas famílias, há uma lição de casa a ser feita

_Todo gestor escolar dedica-se, quase mecanicamente, a pensar dia após dia nos diferenciais de suas instituições de ensino e a procurar formas de torná-los mais claros e evidentes, tanto para as famílias já fidelizadas, como para o público potencial. Tudo bem, nada a acrescentar, a não ser o alerta sobre um engano comum a que muitas vezes leva a ânsia de encontrar soluções que atendam às variáveis demandas do mercado, como tempo integral, esportes e inglês, entre outras. Além de todos os serviços e complementos oferecidos pelas escolas aos alunos e suas famílias, há uma lição de casa a ser feita. Em síntese, trata-se da qualidade do ensino. Em um contexto que se mostra cada vez mais complexo para os educadores - afinal, educar hoje passa pelo desenvolvimento de habilidades e competências e pela formação de valores, entre outras dimensões - tornase fundamental manter o foco na missão fundamental da escola. Isto é: formar cidadãos competentes para ler, escrever e falar nos diferentes registros da língua, além de pensar matematicamente e compreender os fenômenos científicos que afetam nossa vida. Enfim, construir um alicerce sólido de conhecimentos. Sem isso, é muito pouco provável que qualquer malabarismo

_126 educação cult

de marketing funcione, por mais criativa que seja a sua equipe. Em um contexto social (e global) cada vez mais competitivo, as famílias se voltam para a escola como a instituição que será capaz de garantir às novas gerações as melhores chances de realização em todos os níveis. A cobrança por desempenho deixa de ser uma motivação interna das famílias ou dos colégios para ser, sobretudo, uma condição de inserção na economia globalizada, cuja principal moeda é o conhecimento. É, portanto, em torno dessa coluna vertebral que todas as demais atividades da escola devem se orientar. Isso vale para a contratação e formação de professores e demais colaboradores, a aquisição de novos materiais pedagógicos, a criação de infraestrutura, a definição do discurso interno e a divulgação pública da instituição. Ao adotarem a qualidade de ensino como ponto de partida e de chegada, os gestores acabam por perceber que essa âncora na missão principal da escola traz muitos benefícios. Oferece um centro estável, reconhecido por todos e valorizado pelas famílias. Agrega confiança e, aí, sim, confere a estabilidade necessária para que a escola se lance em novos voos. Cristiana Prado é gerente de Marketing do Ético Sistema de Ensino da Editora Saraiva.


B R E V E

L A N Ç A M E N T O

Imagem ilustrativa

UBERLÂNDIA

VIVER NUM

é trocar o estresse pela inspiração, desfrutando da comodidade e da beleza de um projeto arquitetônico desenvolvido pelo Ennead Architects – escritório norte-americano internacionalmente reconhecido pela sua excelência.

Perspectiva ilustrada da portaria

Terrenos residenciais a partir de 400m²

Descubra em

www.artsuberlandia.com.br

COMERCIALIZAÇÃO:

REALIZAÇÃO:

Plantão de Vendas: Rua Rafael Marino Neto, 36 | (34) 3217 0000 Breve lançamento. GSP Arts Uberlândia Empreendimentos Imobiliários Ltda. Av. Nicomedes Alves dos Santos, 355 - Sala 3 - Uberlândia - MG. CEP: 38400-170. Creci: 16845-J.


por larissa baltazar foto divulgação

_Drywall x Alvenaria: saiba qual o mais indicado para dividir ambientes O sistema é uma edificação de paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores do que as das tradicionais paredes de alvenaria

Dagoberto de Araujo, técnico especializado, listou alguns critérios essenciais a serem avaliados na hora de construir divisórias, seja de uma construção nova ou em uma reforma. Dificuldades na mudança, resistência dos materiais, preços, processo de instalação, diferença de estética e o isolamento acústico estão entre os itens avaliados. Uma prática muito adotada na Europa e nos Estados Unidos e que cresce cada vez mais no Brasil é a utilização de paredes de Drywall. Só no ano passado, as vendas somaram 44 milhões de m² de chapas de gesso, um crescimento de 12% em relação a 2011, segundo a Associação Brasileira do Drywall.

_128 cult bemdesign cult

O sistema é uma edificação de paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores do que as das tradicionais paredes de alvenaria. O material tem suas vantagens, como fácil montagem, rapidez e praticidade de instalação. Por outro lado, as paredes de Drywall são exclusivas para ambientes internos, exigem maior atenção para garantir uma boa resistência e necessitam de planejamento especial para o caso de serem utilizadas para pendurar objetos mais pesados. Dagoberto de Araujo, técnico especializado, preparou uma tabela para esclarecimento de dúvidas:


Alvenaria Mudanças no ambiente Alvenarias convencionais permitem que o proprietário decida, sem planejamento prévio, pregar um quadro na parede ou acrescentar prateleiras, por exemplo. Ele pode perfurar a parede quantas vezes julgar necessário sem esforço ou problemas maiores. Porém, paredes de alvenaria são muito mais complicadas, caso a decisão seja de uma mudança maior, como alterar a disposição do ambiente, tirando ou trocando divisórias de lugar. Nesse caso, ocorrerá todo um processo de reforma, que irá gastar mais tempo e dinheiro, assim como na construção inicial.

Drywall

Alvenaria

Drywall

Alvenaria

Drywall

Alvenaria

Drywall

Alvenaria

Drywall

Alvenaria

Drywall

Resistência Paredes de alvenaria, como se sabe, são muito resistentes. É possível aderir quaisquer eletrônicos à estrutura, embutir móveis e peças na parede, etc. O próprio cimento já é suficiente para suportar esse tipo de peso.

Preço O custo se torna equivalente. Os materiais aqui são mais caros e demandam mais tempo de instalação. Além disso, há o custo de desperdício de materiais, que chega a ser de 30% contra 5% do Drywall.

Instalações Paredes de alvenaria demoram semanas para serem erguidas, chegam a levar quatro vezes mais tempo do que o Drywall. Isso por conta das diversas etapas: primeiro assentar os tijolos (ou blocos de concreto) com argamassa, depois chapiscar, receber o reboco e por fim fazer o acabamento. Lembrando que a cada etapa deve-se fazer um intervalo para que o material seque.

Estética Não há diferença entre um e outro.

Isolamento acústico A alvenaria é amplamente conhecida pela sua capacidade de isolamento de barulhos. Dificilmente algum material desse tipo de construção irá falhar com relação a isso.

Mudanças no ambiente Drywall funciona de forma totalmente oposta à alvenaria. Aqui, pendurar objetos mais pesados exige um planejamento anterior ao início da montagem, e mesmo para perfurações mais leves, são necessárias brocas específicas e buchas para ocos. Em casos extremos, a estrutura deverá ser desmontada e remontada. Por outro lado, Drywall é muito mais fácil de ser montado e desmontado com relação à alvenaria, o que permite inovar na disposição das instalações com mais facilidade.

Resistência Qualquer objeto com mais de 10 kg, pendurado, exige um reforço interno, e a partir de 18 kg o reforço necessita de placas de aço. Tomando as providências corretas, com a quantidade de suporte/reforço indicada pelo profissional, paredes de Drywall conseguem suportar até mesmo redes para descanso.

Preço O custo se torna equivalente. O que encarece o serviço é a necessidade de mão de obra especializada e os acessórios a serem comprados que serão utilizados futuramente, como porcas, placas de aço, entre outros.

Instalações Em aproximadamente dois dias, dois profissionais conseguem instalar cerca de 30 m² de Drywall, sendo que o segundo dia ficaria apenas para que as placas de gesso sequem totalmente para receberem acabamento. A leveza das placas também ajuda, elas pesam cerca de 22 kg por metro quadrado, contra 120kg da alvenaria. Além disso, também podem ser instaladas independentemente de vigas, o que reduz em mais 10% os gastos.

Estética Não há diferença entre um e outro.

Isolamento acústico Uma parede com uma chapa de Drywall de cada lado do perfil metálico tem isolamento de 38 decibéis (igual ao de uma de tijolo), mas sempre haverá o “toc-toc” característico do gesso. Para melhorá-lo, é preciso instalar na parte interna uma lã mineral entre as placas.

“Naturalmente qualquer uma das escolhas exige a contratação de profissionais qualificados para a execução” explica Dagoberto. “O proprietário que não tiver experiência e ainda preferir arriscar, pode afetar a qualidade do trabalho, gerar mais custos do que o necessário e ainda não atingir o resultado esperado”, finaliza o especialista.

cult design _129


por lucimeire lemos foto sxc

_Todo controle é medo O controlador diz não ter paciência para esperar os outros fazerem, ou para ensinar, e por isso se sobrecarrega

_O controlador ou controladora sofre bastante porque quer carregar o mundo nas costas. E o mundo é muito grande, por isso não conseguem. E se arrebentam. São aquelas pessoas que controlam e milimetram todas as situações que acontecem com elas, como dito anteriormente, e que também querem controlar outros, como marido ou esposa, filhos, amigos, enfim, a lista é imensa. São incapazes de dividir tarefas ou delegar poderes, o que, profissionalmente, também é péssimo, por impedi-las de crescer. Imaginemos, no caso, alguém que possui duas lojas de roupas e pretende expandir abrindo mais uma. Se não estiver disposto a colocar funcionários para trabalhar, por achar que ninguém mais conseguirá fazer o serviço - somente ele - não alcançará tal expansão. O controlador diz não ter paciência para esperar os outros fazerem, ou para ensinar, e por isso se sobrecarrega. A verdade é que não age pela inteligência ao pensar assim. É preferível perder um tempo ensinando, a agir sozinho. É claro que para uma empresa qualquer crescer, ela deverá contratar bons funcionários e, consequentemente, pagar um salário justo a

eles, pois quem quer pagar pouquinho para economizar vai ter maus empregados, os quais não darão conta do devido. Na verdade, somos muito pretensiosos por acreditar que somente nós sabemos o que é bom para todos. Não é bem assim. Cito vários exemplos a respeito, no meu livro. Lembramo-nos das vezes - não poucas - em que constatamos que a maneira de agir de alguém foi melhor que a nossa, embora apostássemos que não seria assim. Controlar os filhos, então, é algo que a grande maioria dos pais - principalmente a mãe ou alguém que a substitua faz o tempo todo. É um falatório descabido, é um “meter o bedelho” em tudo. No fundo, trata-se de um medo imenso, já que o controle está ligado ao medo, indiscutivelmente: medo do filho sentir frio, medo do filho sentir calor, medo de ele ficar com fome, de levar uma bronca, de ser exposto, de sofrer algum tipo de frustração, medo, medo, medo. E como já disse, nós fazemos os pimpolhos sofrerem hoje para não sofrerem mais tarde. Sim! Porque os pais com esse tipo de comportamento acabam com a autoestima dos próprios filhos. Criticam, desconfiam, cobram, desrespeitam, falam de forma áspera e em tom de briga. E a incoerência é enorme. Apenas um exemplo: esses adultos reclamam e dão broncas porque as crianças ou adolescentes conversam impacientemente e como se estivessem brigando. Mas eles só estão repetindo o que ouvem. Prestemos a atenção. Assim, acredite um pouco mais nas pessoas e elas se tornarão mais capazes. Lucimeire Lemos é escritora, professora e palestrante e terapeuta (RND - Hipnose Ericksoniana - Resgate da Autoestima). Também oferece trabalho específico para professores. lucimeire-lemos@uol.com.br


Lançamento

LOTES

tamanho médio

VIDA NOVA

300 m2

RESIDENCIAIS E COMERCIAIS

12 METROS DE FRENTE

Uberlândia

Viva a transformação no melhor de Uberlândia Perspectiva artística

Aqui sua família vive melhor, em pleno contato com a natureza privacidade e maior segurança

ruas sem saída para

Perspectiva artística

Praça Boulevard com paisagismo e pista de caminhada

PRATICIDADE E INFRAESTRUTURA COMPLETA • • • • • •

Rede de energia elétrica e iluminação pública Rede de distribuição de água potável Sistema de esgotamento sanitário Pavimentação das vias, meio-fio e sarjeta Rede de escoamento de águas pluviais Áreas comuns com projeto paisagístico diferenciado

Rua sem saída

Visite Stand de Vendas:

Av. Segismundo Pereira, 4355 logo após o Ceasa - tel.: (34) 3227 2200 Coordenação de vendas

Venha conhecer. Você vai se surpreender. www.vidanovauberlandia.com.br

inter

Construção e Incorporação

75

anos

70

mil lotes comercializados

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

CRECI PJ 2.902

São Paulo: Av. Eng. Luís C. Berrini, 716, 2°and./ SP - Belo Horizonte: Avenida do Contorno, 8289 - 3º and. / MG - Uberlândia: Av. Getúlio Vargas, 869 / MG - Fone: (34) 3230-7600 - Uberaba: Rua Alaor Prata, nº23 - Centro, 9º And. 911 / MG.

As ilustrações, artes, fotos, mobiliários, equipamentos, peças de decoração e quaisquer itens não contemplados nos memoriais descritivos das áreas comuns ou comunitárias a serem disponibilizados aos compradores, são meramente ilustrativos e não serão entregues pela loteadora/incorporadora. Loteamento registrado sob matrícula nº R2-130.629 no 1º Ofício de Registro de Imóveis de Uberlândia.


por cindy freitas foto mauro marques foto gfxtra

_Foi namorar, perdeu o lugar… no meu coração Namoro é uma fase em que os dois envolvidos se conhecem bem para ver se são compatíveis para permanecer juntos pelo resto da vida

_Era uma vez… um ambiente pacífico onde conviviam dois

melhores amigos, que eram inseparáveis e viviam felizes. Um belo dia aparece o vilão da história, ou o suposto vilão: um novo namorado, ou namorada, surge na vida de um deles, a pessoa com quem o outro mais convivia, e a quem mais amava. O reino pacífico parece desmoronar aos poucos… e descarta-se a possibilidade do “felizes para sempre”. Essa situação não acontece exclusivamente na ficção. Quando aparece uma nova figura que de certa forma se “intromete” na relação entre dois melhores amigos, sentimentos de ciúme são fáceis de surgir, principalmente numa fase tão intensa como a adolescência. E “o tal do namorado” pode literalmente se tornar um “mané” em um piscar de olhos. A dedicação natural

do amigo à novidade do relacionamento e a todas as experiências que isso pode trazer pode ser uma fase de mais ou menos turbulência - dependendo de como aqueles ao seu redor sentirem a diferença. Mas não necessariamente essa diferença vem dos amigos - muitas vezes é o próprio “pombinho” que muda drasticamente sua atitude com relação aos outros. É natural que haja certo afastamento - afinal, relacionamentos exigem renúncia de certos aspectos de si próprio e sacrifícios a serem feitos em favor do outro. Mas isso, de forma alguma, significa que o namorado deva ser o único assunto da rodinha ou que se deixe de se divertir com os amigos porque “ela não gosta” ou “eu não gosto de sair sem ele”. Namoro é uma fase em que os dois envolvidos se conhecem bem para ver se são compatíveis para permanecer juntos pelo resto da vida. Para maiores compromissos, só passando papel na igreja e usando vestido de noiva. Não necessariamente essas histórias devam terminar em tragédia, como as antigas histórias gregas. Aqueles que têm consciência do verdadeiro valor de uma amizade podem - e devem - encontrar um meio-termo entre o novo namoro e as amizades antigas. Enquanto deve haver a paciência e o entendimento de um lado, deve haver, por outro, a discrição para não incomodar o outro com menções demasiadas da nova pessoa em sua vida, até mesmo para não cansar a pessoa. É como dizem, “não canse quem te quer bem. Ele não tem culpa de gostar de você”. Cindy Figueiredo Freitas tem 17 anos, já observou várias situações similares às que descreveu acima, e para esse texto contou com a ajuda de um amigo que já passou por muitas dessas, o Pedro. cindyfreitas7@gmail.com

_132 vida cult


por daniel labanca foto sxc

_Paciência

Esperar é chato. Por isso que em consultórios nos chamam de pacientes. Aliás, haja paciência para consultórios.

_Está nervoso? Vai pescar. Pegar peixe nem sempre acalma. Em alguns casos deixa mais impaciente. No meu, por exemplo. Que não consigo esperar sentado e muito menos de pé. Esperar é chato. Por isso que em consultórios nos chamam de pacientes. Aliás, haja paciência para consultórios. Médicos têm todo o direito (bem dizendo, o dever) de atender emergências e por isso precisar atrasar. Mas quando isto acontece deveriam usar suas secretárias para comunicar os “ultra pacientes” sobre seu atraso. Alguém chegou atrasado pra consulta? Que vá para o fim da fila, pois os outros não deveriam pagar por isso. Gente chata também pede muita paciência. Falam muito, gesticulam e te tocam todo o tempo. Depressivos que não querem buscar ajuda também enchem o saco. Ficam falando de suas mazelas o tempo todo e acham que ninguém no mundo tem problemas maiores que os deles. Busquem ajuda médica! Mas, paciência, porque vai ter fila e espera. E aqueles que contam assuntos intermináveis? Aff, e eu precisando ir embora, cadê uma brecha pra interromper? Alguém me liga pelo amor de Deus? Assim posso cortar a conversa e sair de

_134 vida cult

fininho. Ou a visita inesperada na empresa. Você cheio de afazeres e lhe aparece alguém mais à toa que hipopótamo de zoológico. Paciência está diretamente ligada à pressa e à ansiedade. Não é por acaso que a perdemos facilmente com gente devagar. Como o caixa que demora a fazer as contas. Ou o motorista que anda mais lento que um pedestre. Ou ainda as máquinas que travam. É crédito ou débito? Tanto faz, qual é mais rápido? Na espera do 0800, as músicas que deveriam nos acalmar nos irritam mais ainda. Coitada da Enya, cheia de músicas bacanas, mas se tornou odiada. Culpa de quem te deixa esperando e que provavelmente irá transferir sua ligação várias vezes até você se tornar um potencial assassino com sede de vingança. Muitas receitas são recomendadas para a falta de paciência. Maracujá, erva-cidreira e contar até 10 estão entre elas. Mas a melhor das receitas é... ah, nem vou gastar meu tempo escrevendo. Duvido que alguém teve paciência de chegar até o final. Daniel Labanca, diretor de cena, escrevendo sobre as cenas que você produz no dia-a-dia.


por valeriana medrado foto sxc

_Cães de pequeno porte precisam de cuidados especiais Um cão muito pequeno possui alta expectativa de vida e pode viver, em média, cerca de 14 anos ou mais ao lado de seu dono

_No Brasil, 55% do total de 34,9 milhões de cães são de porte pequeno, ou seja, até 10kg. Neste grupo, os cães muito pequenos, de até 4 quilos quando adultos, representam 40% da população, e este universo de cães tem crescido cerca de 18% a cada ano. Os cachorros pequenos vivem mais do que os grandes, mas também inspiram cuidados especiais. Além de visitas frequentes ao pet shop para banho, tosa e consultas veterinárias regulares, é preciso conhecer as necessidades específicas dos cães miniaturas e cuidar de sua alimentação, tudo isso para que eles tenham uma vida melhor e mais longa junto de seus proprietários. Confira as dicas do veterinário Eduardo Kroth para manter seu cãozinho saudável e feliz. Alta necessidade energética Os cães miniaturas necessitam de um alimento que forneça muita energia, porém, em reduzido volume, já que seu estômago é pequeno. “Eles não conseguem comer grandes quantidades, mas precisam de muita energia.

Por isso, o alimento ideal para eles deve ter alta densidade energética”, explica Eduardo Kroth. Predisposição ao tártaro Por terem dentes proporcionalmente grandes ao reduzido tamanho e espaço de sua boca, estes cãezinhos têm predisposição ao acúmulo de placa bacteriana, o que favorece a formação de tártaro e, consequentemente, mau hálito. O tártaro já pode estar presente nos filhotes de cães muito pequenos a partir dos seis meses de idade. Sendo assim, os cuidados devem começar cedo, com um alimento que auxilie a saúde dental, embora a escovação diária dos dentes também seja muito importante. “Vale lembrar que cães muito pequenos necessitam de um alimento com tamanho adequado (croquete pequeno), o qual facilita a preensão”, alerta Kroth. Cálculos urinários Além de uma predisposição genética, os cães de raças muito pequenas bebem pouca água e produzem um volume pequeno de urina, o que faz com que haja maior concentração de minerais, um dos fatores para a formação de cálculos urinários. “Para evitá-la é importante ter uma alimentação com equilíbrio adequado de minerais”, salienta Eduardo. Constipação intestinal Os cães que vivem em espaços pequenos, especialmente dentro de casa ou apartamento, normalmente não fazem muito exercício físico. Este fator, juntamente com o menor tempo de trânsito intestinal, característico dos cães muito pequenos, e a baixa ingestão de líquido, pode causar constipação intestinal. A quantidade e o tipo de fibras na dieta possuem um papel importante neste aspecto. Doenças cardíacas na maturidade Um cão muito pequeno possui alta expectativa de vida e pode viver, em média, cerca de 14 anos ou mais ao lado de seu dono. Porém, após os 8 anos de idade começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento. A partir dessa idade, um em cada seis cães de raças muito pequenas têm doenças cardíacas. Após os 12 anos, a proporção aumenta para um em cada quatro. A prevalência de sopro cardíaco nestes cães é bem maior do que em cães grandes.

_136 vida cult


por cássia freitas foto mauro marques foto sxc

_Felizes para sempre? Por que não? Não temo a alegria que sinto, porque ainda que ela possa ser ofuscada em algum momento, gosto de pensar que aproveitei cada momento

_S

erá que a mesma coisa que nos machuca, pode nos fortalecer? É a clássica olhada para a grama do vizinho. Não entendo porque precisamos de comparações ou parâmetros preestabelecidos para dimensionar uma relação que nos faz tão bem, tão felizes, tão plenos. Ao mesmo tempo em que tudo vai bem, tudo fica mal quando percebemos que alguém que considerávamos um “exemplo” de casal se separa. A partir desse momento começamos a questionar, a nos questionar a inquirir e exigir respostas e provas para que tenhamos certeza de que o mesmo não se dará conosco. Seria como se o mal que temêssemos nos sobreviesse, as vítimas de tragédias sempre dizem que nunca imaginavam que se daria com elas, mas aconteceu e todos de uma forma ou outra sofrem com a dor alheia. É quase que a cultura do medo sendo disseminada. O rompimento relacional de alguém que conhecemos faz com que temamos nossa alegria, temamos sair incólumes, tenhamos medo de ser diferentes, ser felizes para sempre. Mas para nosso espanto reagimos pior do que as partes envolvidas, que tentam de uma forma ou de outra recomeçar e, às vezes, nos vemos questionando se deveríamos ter virado à esquerda, ao invés da direita, em algum dos caminhos que tomamos. Talvez seja falta de conhecimento ou reconhecimento do ser amado, talvez seja nossa segurança escorrendo por entre os dedos, não sei, mas o que sei é que nenhuma grama é mais verde que a outra, talvez seja a incidência do sol, talvez sejam nossos olhos, talvez sejam nossas carências, mas definitivamente todos, todos estão e estarão sujeitos a intempéries. Prefiro os exemplos de superação aos exemplos de perfeição, temo, de fato temo, aqueles que parecem perfeitos.

Houve tempos em que achava o máximo relações que se pareciam com casais entrando em salões de festas, perfeitos cordatos, belos, com sorrisos comedidos nos lábios e palavras de cordialidade, mas ainda bem que crescemos e hoje admiro mais aqueles que se descobrem observando um ao outro, que de se olharem sabem absolutamente tudo o que o outro quer dizer, aquele encontro matinal de mãos tentando pegar o creme dental ao mesmo tempo, com aquele sorriso amassado, mas cheio de alegria por saberem que tão cedo buscam o mesmo, não que nos arrumar e fazer aquele tipo “red carpet” não seja bom, mas não é o principal porque se não conseguimos viver nossas realidades com maturidade para que nos mostrarmos como os “tais” para o mundo? Não temo a alegria que sinto, porque ainda que ela possa ser ofuscada em algum momento, gosto de pensar que aproveitei cada momento. Não ser alegre independente dos acontecimentos, é como viver uma morte anunciada, é celebrar a iminência de morte e não aproveitar a vida. Coisas ruins acontecem e creiam-me, não deixarão de acontecer e é muito triste, mas não devemos viver em função disso. Acho que todos conhecem alguém que tem tudo, ou pelo menos aparentam ter, e pensamos que elas são mais felizes do que a maioria em vários níveis, principalmente no tocante a trivialidades, mas você já pensou que essas pessoas talvez pensem o mesmo dos outros? O fato é que não conseguimos entender que alegria é um estado imerecido e independente de quem a sinta, ela é indiferente a cor, formas, status, idades. Sentir-se alegre é um privilégio, e por isso, só por isso devemos experimentá-la sem moderação, no tempo e fora dele, sendo oportuno ou não, ser alegre, sentir-se alegre é muito bom. Não viver o bom é pior do que sofrer com o mal, mas ainda que sejamos vitimados por circunstâncias adversas, podemos e devemos crescer e esse crescimento vai contribuir em muito com nossos relacionamentos, mas quando a alegria vem, ou melhor dizendo, quando nos damos conta de que ela nunca nos deixou, amamos mais e isso é incrível! E neste exato momento não somos ambíguos, não olhamos para os lados, ficamos focados no que é importante, em quem é importante e aproveitamos cada momento como se não houvesse amanhã. Como humanos precisamos dos dois lados da moeda, do doce e do amargo, do claro e do escuro, mas definitivamente não precisamos do mal para entender que o nosso bem mais precioso está bem aqui ao nosso lado. Cássia de Figueiredo Freitas cassiafreitas7@gmail.com

_138 vida cult


por nádia bernardelli - gastrovia fotos divulgação

Ingredientes • 2 filés grandes de peixe Saint Peter • q/n azeite extra-virgem • q/n sal • q/n pimenta do reino moída (dê preferência em moer no momento do uso) • 1 tomate cortado em fatias grandes (dividida em 6 partes) • 2 batatas médias em cubos pequenos • 2 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroço • 2 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco • 1 limão siciliano (1/2 para marinada e 1/2 para temperar o peixe) • 1 xícara de café de vinho branco • papel alumínio ou plástico de churrasco **q/n - quanto necessário Rende duas porções. Modo de preparo Em uma travessa misture os tomates, as batatas, a azeitona, o manjericão, suco de meio limão siciliano, sal a gosto e azeite. Reserve. Cubra uma assadeira com papel alumínio ou plástico para o churrasco, deixe sobrar o suficiente para embrulhar, despeje a marinada, feche o alumínio ou o plástico e leve ao forno por 30 minutos em temperatura média.

_140 comer&beber cult

COMER&BEBER INDICA

_Filé de Saint Peter com legumes e pirão

Para o peixe - tempere o peixe com sal, pimenta a gosto, azeite e a outra metade do suco de limão. Após os 30 minutos, abra o embrulho e junto o peixe. Se preferir retire o papel alumínio ou o plástico da assadeira, disponha um pouco da marinada, coloque o peixe por cima e jogue o restante da marinada por cima do peixe, jogue o vinho branco e volte ao fogo. Não é necessário fechar o embrulho, as batatas precisam corar. Leve novamente ao forno pré-aquecido por mais 15 minutos. Dica Pirão de Saint Peter Ingredientes • 1 colher de farinha de trigo • 2 colheres de margarina • 1 colher de tomilho • molho do peixe já assado Como fazer Retire todo o molho que juntou na assadeira do peixe, se necessário junto com 1 xícara de água. Numa panela derreta a margarina e polvilhe a farinha de trigo até ficar homogêneo, junte o molho e mexa até engrossar. Sirva ainda quente.


por iolanda carneiro - serifa fotos divulgação

_Comida di Buteco chega com petiscos de dar água na boca Concurso vai até o dia 28 de abril e é realizado simultaneamente em 16 cidades

_Com o slogan Buteco. A verdadeira Rede Social - teve início dia

12 e vai até 28 de abril o Comida di Buteco 2013, que neste ano terá a linguiça e/ou mandioca como os convidados especiais. Pela primeira vez, o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, será realizado simultaneamente em 16 cidades: Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo e Uberlândia. Cada cidade terá um número particular de botecos participantes. Em Uberlândia, 15 bares concorrem ao título de melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e o júri especializado visitam os botecos e votam no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 0 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco, que leva 70% da nota. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O instituto de pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades. O Comida di Buteco Criado em 2000, com a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz no Brasil, e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, a novas criações, o Comida di Buteco já é uma plataforma de desenvolvimento sócio-econômico para o setor e transformador de negócios. Acesse www.comidadibuteco.com.br e confira os botecos participantes.

INDICA

COMER&BEBER

_142 comer&beber cult


No lugar mais tradicional, o melhor chopp da cidade!

Terça e Quarta: Promoção de Cervejas 600ml por R$ 3,99

Quinta e sexta: Shows ao vivo na parte externa

34 3224 6499 Mercado Municipal de Uberlândia Rua Olegário Maciel, 255 - Centro www.dombarretochopetia.com.br

Tranquilidade para os pais e diversão com toda segurança para os filhos Novidade: Área infantil

comer&beber cult _143


por jacqueline oliveira - serifa foto sxc

Estudo recente indica que acompanhar carne vermelha com vinho tinto pode reduzir a absorção de colesterol pelo nosso organismo

Ninguém duvida que o vinho é a companhia ideal para carnes. A dúvida surge na aposta do rótulo certo para acompanhar um belo prato de picanha, um frango ou um peixe assado. As prateleiras nos supermercado até ajudam ao dividir cada opção por nacionalidade. Parece que nada pode dar errado, até você ler as descrições: “aromas intensos e traços florais de violeta” ou “intensidade aromática marcante, misturando notas de pêssego, damasco e mel”. Para facilitar, o coordenador Jaime César Antunes, mostra que entende do assunto e apresenta os tipos de vinho e com que pratos harmonizam. Segundo ele, para carnes vermelhas o tinto ainda é o mais apreciado. “Devemos escolher uma receita que permita destacá-lo. Por exemplo, para carnes com molhos mais leves, recomendamos um bom Castello Molina Shiraz ou Malbec. Para molhos mais fortes e com queijo, sugerimos os vinhos mais encorpados, como Cabernet Souvignon (Novo Gran Reserva Orgânico) e Carmenere (Emiliana Adobe Reserva Orgânico). Para carnes assadas, devemos nos atentar ao tipo da uva”, explica. Já para carnes brancas, os vinhos brancos e roses combinam mais. “Para acompanhar esses pratos, ou em refeições com frutos do mar, os vinhos brancos tendem a combinar mais, por serem mais leves e frescos. Em um almoço de negócios ou jantar

_144 comer&beber cult

COMER&BEBER INDICA

_Vinhos: harmonização de pratos e sabores

no restaurante, sugerimos o Chardonnay (35 Sur) e Quara Torrontes. Além da variedade na carta de vinhos com mais de 100 rótulos, o um restaurante, em Uberlândia, oferece preços competitivos para gostos refinados. “Os preços variam de R$36,00 até grandes rótulos como o Bordo, de R$ 1106,00. Temos observado um aumento na procura por vinhos orgânicos, que estão entrando no conceito dos clientes mais exigentes, a exemplo, o signo de origem Penotnoir Orgânico (Chile)”, conclui Jaime. Eles também acompanham a saúde Notícia boa para quem prefere os tintos. Estudo recente indica que acompanhar carne vermelha com vinho tinto pode reduzir a absorção de colesterol pelo nosso organismo. A pesquisa foi encomendada por um grupo de cientistas da Universidade Hebráica de Jerusalém. O professor Ron Kohen, responsável pelo projeto, explica que comer carne vermelha propicia o acúmulo de colesterol ruim (LDL) em nosso sangue, aumentando então o risco de doenças cardiovasculares. Porém, o estudo testado por 14 voluntários mostra que os polifenóis, oxidantes presentes nos vinhos, interferem na absorção dos nutrientes que ajudam a formar o LDL, impedindo seus danos.


esporte&saĂşde cult _145


texto e fotos fernando prado

_Para sempre, Berlim Berlim é magnífica e apaixonante, vale muito a pena tomar uma cerveja e comer um würst acompanhado com fritas em qualquer época do ano

_Pense em Paris: Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Montmartre

saltam aos olhos antes mesmo de você buscar informações na internet, não é? Agora pense em Nova Iorque! A mesma coisa, a Estátua da Liberdade, Times Square e Rockefeller Center parecem ser lugar comum de tantas vezes que já vimos estas imagens. Agora faça este exercício pela última vez, pense em Berlim! Difícil, certo? O que esperar desta capital, além do Muro de Berlim? Talvez se lembrar de Hitler e do Holocausto, tristeza e dor. Então, esqueça! Neste Diário de Viagem te levo a uma cidade encantadora, bonita, moderna, rica, com um povo extremamente educado e sorridente, pronto para te atender no quesito serviços e com excelência nos produtos. As ruas limpas e o clima frio deixam a certeza de estarmos em um set de cinema a todo momento. E se você se assusta de alguma forma com o idioma alemão, fique despreocupado. O inglês é muito bem-vindo, o espanhol e até mesmo a nossa brasileira mímica!

A Fernsehturm vista por toda a cidade é uma antena de televisão, onde o turista pode subir e apreciar uma linda vista a partir da Alexander Platz, local onde shoppings disputam os turistas. Desde a reunificação das Alemanhas, a cidade se tornou um farnel turístico, encontrei pessoas de muitas partes do mundo. Interessante em Berlim é perceber que tudo o que está aqui hoje foi reconstruído nos últimos 50 anos. É impressionante como uma nação renasceu das cinzas de uma guerra que devastou grande parte do seu povo. Por isso mesmo encontramos máquinas que reformam ou constroem alguma coisa em cada cantinho alemão.

O Berliner Essemble é um dos teatros mais importantes do mundo. Bertold Brecht encenou, escreveu e dirigiu grandes espetáculos teatrais que são referência acadêmica para todo o mundo. O centro histórico da cidade é a Avenida Unter Den Liden com construções barrocas e neoclássicas. Cafés e restaurantes com opções deliciosas aguardam os turistas. Ainda nesta vizinhança encontramos museus fantásticos. O Museu Pergammon, por exemplo, construído entre 1910 e 1930, abriga três coleções importantes: o Altar de Pergammon, Arte Islâmica e o abissal Portão de Ishtar, a principal entrada para a cidade da Babilônia.

_146 travel cult


Fiquei hospedado na antiga Alemanha Oriental, mais perto dos pontos turísticos, no bairro de Mitte, pertinho da Friedrich Strasse, a rua principal de Berlim. Pode andar tranquilo na rua até tarde. O sistema de metrô funciona direitinho, seguro e sempre no horário, 08:21 não são 08:22, ok?! Horário é levado à risca e por isso mesmo a estrutura alemã funciona de maneira impecável. O amplo espaço verde do Tiergarten é uma excelente pedida, logo após visitar a Brandemburg Tor, uma das entradas principais da velha Berlim de 1658. Em frente a ele, passava o Muro de Berlim (Berliner Mauer) que ainda está em ruínas em alguns lugares, por toda a cidade

travel cult _147


existe um risco com o alicerce do muro, que lembra seu povo dos horrores do passado como uma lembrança de que os alemães devem colocar seus esforços rumo a um futuro diferente e melhor. Embaixo deste estacionamento está ainda o Bunker, onde Adolf Hitler cometeu suicídio em 30 de abril de 1945, logo após sua esposa Eva. Neste mesmo ano foi destruído por bombardeio o Reichstag, prédio do parlamento federal reconstruído em seguida. Hoje, além de abrigar as sessões parlamentares, é também ponto turístico Aos que desejam se aventurar por esta cidade, fiquem atentos com os tickets de metrô e trem (U-SBahn), compre o bilhete correto, porque sempre há fiscalização nos trens e a multa, além de ser alta é paga na hora, em cartão ou dinheiro ao próprio fiscal. Perguntei a eles sobre violência, ao que me responderam

_148 travel cult

ser quase zero, pelo fato da cidade ser dividida em zonas, facilitando assim o policiamento e a administração da vizinhança. Não há um “centro da cidade”, mas “hot spots” como a Sony Center e a internacionalmente conhecida Filarmônica de Berlin. Sobre o clima, é mais ou menos assim: no inverno costuma nevar e no verão faz frio pra caramba! Para fechar este diário te levo à Humboldt Universitaet com quatro cursos clássicos onde professores importantes já lecionaram, como Hegel, Albert Einstein, Otto Von Bismarck e Karl Marx. Berlim é magnífica e apaixonante, vale muito a pena tomar uma cerveja e comer um würst acompanhado com fritas em qualquer época do ano. Até a próxima! Fernando Prado é comunicador multimídia e escreve periodicamente para a Revista Cult.


INDICA

COMER&BEBER

A melhor pizza em pedaço ou inteira. Exclusiva pra você!

Center Shopping Praça Alimentação - Piso 2 Delivery - 34 3238-2737 www.pizzaspan.com.br

www.facebook.com/pizzaspan

travel cult _149


da redação fotos mauro marques

_”Oscar Tauá” premia melhores agências, operadora de turismo e agentes de viagem Vencedores 2012

4º lugar: Tila Turismo

Melhor Operadora de Turismo CF Viagens e Turismo

5ºlugar: Atlântica

Melhores agências 1º lugar: One Turismo 2º lugar: Meridiano’s Turismo 3º lugar: CVC Center Shopping Uberlândia 4º lugar: Tila Turismo 5ºlugar: Atlântica 1º lugar: One Turismo

Melhores agentes de viagem 1º lugar: Chrystiane Braga (One Turismo) 2º lugar: Regina Campos (Meridiano’s Turismo) 3º lugar: Cintia Grotto (CVC Center Shopping Uberlândia) 1º lugar: Chrystiane Braga (One Turismo)

3º lugar: CVC Center Shopping Uberlândia

_154 travel cult

3º lugar: Cintia Grotto (CVC Center Shopping Uberlândia)


_O Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá realizou, no dia 26 de março, em Uberlândia, a premiação do Oscar Tauá 2012. O local escolhido para a entrega dos prêmios foi o A8 Club e o evento foi prestigiado por agentes de viagens e operadoras de turismo, todos grandes parceiros do Tauá. O Oscar Tauá premiou os melhores em vendas de outubro de 2012 a fevereiro de 2013 em uma noite de muitos prêmios e descontração. Prêmios em dinheiro, Ipads,

TVs LCD, diárias e produtos da marca Tauá. A ação veio para reforçar o bom relacionamento entre o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá e os profissionais do mercado de turismo de Uberlândia. Além disso, também se firmando na região como um resort completamente diferenciado, seja pela sua arquitetura e o complexo das termas, ou pelo seu atendimento diferenciado, mais próximo e caloroso, marcas da Rede Tauá de Hotéis.

travel cult _155


Confira foto legenda online www.netcult.com.br/fotolegenda

por célio cardoso foto mauro marques fotos divulgação

_Foto legenda 1

_1_Os jornalistas que participaram da Caravana Comida di Buteco percorreram vários bares de Uberlândia (Foto: Luciana Santos)_2_Equipe de produção e assessoria do Comida di Buteco_3, 4 e 5_Almoço em comemoração ao aniversário de 1 ano do Uberlândia Shopping e Dia do Jornalista_6_Café com Negócios: apresentação do projeto Cult Privilege para agências e agenciadores 2

3

4

6

_156 business cult

5


_7_Mariângela Rodrigues de Miranda, a nova proprietária da Ballorê_8_Marcelo Puntel, diretor de Desenvolvimento Urbano da Cyrela Realty (sucesso de vendas em Uberlândia)

7

8

business cult _157


da redação fotos leandro mendes

_Dia do Prefeito de Uberlândia _O requintado Palácio de Cristal foi novamente palco da tradicional Festa do Prefeito de Uberlândia comemorada sempre no Dia 11 de Abril. Neste ano, o homenageado foi o atual prefeito Gilmar Machado. O evento, promovido pela Revista Dystak’s, teve uma decoração impecável, delicioso buffet e animação musical de Lísias & Banda. Como nos anos anteriores, a festa reuniu as mais importantes autoridades políticas, empresariais e personalidades ilustres da sociedade uberlandense. Em nome da Revista Cult, nossos parabéns ao idealizador do evento, Mauro Mendonça dos Santos, e toda a sua brilhante equipe.

_158 business cult


por célio cardoso fotos beto oliveira/divulgação

_Relembrando

_Nosso abraço aos colegas publicitários e profissionais de mídia que, a cada dia, contribuem com seu talento e criatividade para consolidar o nível da comunicação em Uberlândia. Aqui neste espaço, imagens de hoje e sempre para homenagear estes amigos especiais.

_1_O pai da propaganda em Uberlândia, nosso saudoso Alfredo Mário Lima (Agência Tempo & Espaço) em foto de Beto Oliveira_2_Jorge Alexandre e Sueli durante a 2ª Feijoada dos Publicitários (foto Beto Oliveira)_3_Edson Zanatta e Hamilton Rocha_4_A jornalista Veridiana Daia e o publicitário Carlos Viola_5_Luciano Moraes, Beto (R&B), Maria Rita (Gann), Renata (Quanta) e Toni Amaral (Esamc) durante café da manhã que abriu o 3º Seminário de Responsabilidade Social (foto Beto Oliveira)_6_Marcelo Vieira (Fórmula P), Pinheiro (Close) e Leonardo Cerqueira (A Voz da América) (foto Beto Oliveira)

1

2

3

5

_160 business cult

4

6


Todo mundo curte.

Canal da Gente. Online ou na TV. Curtiu o 15, curtiu vocĂŞ.

business cult _161


por camila lemes foto mauro marques foto sxc

_O diferencial dos concursos públicos Investimentos em cursinhos preparatórios e boa leitura contribuem para aprovação

_Sabe

aquele momento que você estuda tanto para conseguir o emprego dos sonhos? Essa é a grande realidade de quem participa dos concursos públicos, que buscam principalmente estabilidade de emprego. Alguns cargos disponíveis no mercado de trabalho chamam a atenção dos concurseiros pelo alto salário oferecido, em outros casos, por exemplo, no curso de Direito, alunos próximos a se tornarem bacharéis, para exercerem a profissão têm que passar pelo temido exame da OAB. Essas são algumas das situações em que a participação de cursinhos preparatórios fazem toda a diferença. A importância do curso preparatório vai além do que se imagina. A primeira vantagem é que os professores são experientes em sua área de atuação, orientam os alunos com base nos conteúdos mais abordados nas provas, poupando

tempo e direcionando o estudo ao que de fato interessa. A segunda é o uso de recursos audiovisuais, muito mais agradáveis do que a leitura solitária do concurseiro que estuda em casa. O ambiente da escola preparatória ainda promove a interação entre alunos e os professores. Na escola, os alunos perdem menos tempo com cochilos, lanches, televisão, internet e outras tantas atividades que seduzem no ambiente doméstico. As instalações são planejadas para estimular a concentração e o estudo. A construção do espaço físico já é arquitetada com base nas necessidades dos concurseiros. A leitura em qualquer situação é muito importante. De acordo com uma escola preparatória em Uberlândia, a leitura deve ser concentrada, com total importância e busca da plena compreensão do conteúdo, formando assim o primeiro passo do processo de memorização. Dicas, como fechar o seu material, repassar mentalmente todo o conteúdo lido, ou abordar o tema com amigos (de preferência concursandos) ajuda bastante. Quando este fato ocorre é sinal de que o aluno compreendeu a matéria e a introduziu na memória. “Muitos alunos nos perguntam pela leitura dinâmica, leitura de capa a capa de obras jurídicas, leitura de resumo na véspera das provas e outras estratégias. Em geral, tais práticas não funcionam quando se trata de concursos públicos ou exame da OAB, porque se estará memorizando informações em larga escala, e não um conteúdo restrito, tal fato impõe organização, método e autoconhecimento”, explica o empresário e advogado, Dr. Robson Ribeiro. Existem diversas formas de estudar e se apropriar intelectualmente de informações. Principalmente nos dias atuais, com os estudos voltados à preparação para concursos públicos, em função dos diversos recursos atualmente existentes, inclusive por conta do uso da tecnologia. Sobre os livros mais interessantes para concursandos ou examinandos, existem diversas obras de editoras variadas, algumas são bem específicas e focadas em determinados concursos, trazendo exercícios, jurisprudência e diversas correntes sobre temas controvertidos. O importante é que o leitor, ao preferir um determinado autor, encontre facilidade na compreensão do tema e o aprofundamento almejado.

_162 business cult


Prato do dia no 15: grandes neg贸cios pra voc锚.


Anunciar no 15 na TV é batata. A programação é filé, com atrações pra todos os gostos. Pra quem anuncia o retorno é um prato cheio. Conheça nosso cardápio de planos comerciais, recheado de condições imperdíveis. Além do prato principal, você ainda tem direito a sobremesa: anúncio na faixa no 15 online. Canal da Gente. Online ou na TV, grandes negócios pra você.

Venha tomar um cafezinho e fazer um bom negócio.


publi editorial foto mauro marques

_Contrato de locação de imóvel construído sob encomenda - “Built to Suit” O built to suit, que numa tradução livre significa “construir para servir” ou “construir sob encomenda”, consiste em um contrato pelo qual o futuro locador cria um empreendimento imobiliário de acordo com as necessidades e especificações do futuro locatário.

_O mercado imobiliário agradece: foi regulamentada a operação “built to suit”, ou seja, os contratos de locação com construção ajustada. No final do mês de dezembro de 2012 foi publicada a Lei 12.744 que alterou e incluiu artigos na Lei do Inquilinato (8.245/91) a fim de regulamentar as operações de locação de imóvel com construção sob medida. O built to suit, que numa tradução livre significa “construir para servir” ou “construir sob encomenda”, consiste em um contrato pelo qual o futuro locador cria um empreendimento imobiliário de acordo com as necessidades e especificações do futuro

locatário. Tal prática, iniciada nos Estados Unidos, foi agora regulamentada, atendendo as exigências do nosso mercado imobiliário, que já celebra contratos com essas características com certa frequência. O negócio jurídico entabulado pode ser assim resumido: grandes companhias precisam instalarse em um imóvel que atenda às suas necessidades empresariais. Ao invés desta companhia imobilizar seu capital na operação de aquisição do terreno e depois construção, investidores do mercado imobiliário disponibilizam um imóvel e lá serão responsáveis por entregar um empreendimento pronto, com valor pré-determinado, projetado para atender aos objetivos econômicos do futuro locatário. O locador, por sua vez, em parcelas mensais, em contratos de média e longa duração, será devidamente remunerado. Daí a necessidade de uma legislação específica, que pudesse dar segurança jurídica às partes, garantindo o retorno do investimento aos locadores/ investidores e segurança para a empresa locatária desenvolver suas atividades econômicas, dentro do planejamento traçado. Nesse sentido, a Lei 12.744/12 foi o primeiro marco regulatório específico para essas transações, que ainda continuam sendo influenciadas e regidas pela Lei do Inquilinato. As novidades foram basicamente a previsão de multa robusta ao locatário em caso de rescisão antecipada do contrato e à possibilidade de verdadeira renúncia à ação revisional de preço do aluguel, consagrando, dessa forma, a autonomia da vontade das partes. Ainda que seja algo incipiente, o mercado recebeu com bons olhos essa novidade, garantindo que o setor imobiliário permaneça atrativo e trazendo novas oportunidades de negócios. Gilberto Severino Júnior é graduado em Direito pela UFU, coordenador do Curso de Direito da Faculdade Pitágoras de Uberlândia, especialista em Direito Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Direito pela UEMG, membro da Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário - ABAMI, sócio-diretor da GSJ Advocacia Empresarial e Imobiliária em parceria estratégica com Ferreira e Viola.

_166 business cult


por ares comunicação fotos divulgação

_Notas APP _A Quanta Propaganda comemorou, no mês de março, 15

anos de atuação no mercado de Uberlândia. Depois de muito trabalho e dedicação, a empresa se recorda com carinho do seu primeiro cliente, o CCAA Uberlândia. Atualmente, a agência já conta com mais de 20 clientes ativos, conquistando estabilidade no mercado. Para comemorar os 15 anos foi desenvolvida uma campanha com logo comemorativa, peças de divulgação e ações diferenciadas

com alguns clientes. A agência desenvolve seu trabalho com a base em planejamento e criatividade. “Com o passar do tempo, nós conquistamos estabilidade para realizar nosso trabalho com segurança. Estamos em uma boa fase e o aniversário de 15 anos veio para comemorar as novas conquistas”, conta a diretora da empresa, Renata Garcia. Para este ano as perspectivas são as melhores e o foco é em crescimento e novos negócios.

FestVídeo O FestVídeo, um dos eventos mais importantes da área de comunicação do interior na sua categoria e um dos mais respeitados prêmios publicitários do país, premiou neste mês os talentos de agências e produtoras da região. Realizado desde 1990, o Festival tem como princípio reconhecer e premiar os trabalhos desenvolvidos regionalmente, além de incentivar os investimentos em talentos e tecnologia, visando o aperfeiçoamento da criatividade e da qualidade dos serviços técnicos das agências e produtoras do interior do país. A APP parabeniza os associados premiados: Sic, Loop Propaganda, Hip Comunicação e Planejamento Estratégico, Yellow Monkey e Fórmula P.

Ares Comunicação O Grupo Creative criou para Ares Comunicação uma ação para presentear os profissionais das redações de Uberlândia no dia 7 de abril, data em que se comemora o Dia do Jornalista. Na mesma ocasião, também é comemorado o Dia Mundial da Saúde e o objetivo da equipe foi “unir o útil ao agradável”. Com o teaser “Sua segunda-feira será bem mais refrescante! Aguarde”, os creativos montaram várias peças que foram divulgadas nas redes sociais da assessoria. Já para o dia 7, foi preparado um kit saudável, contendo um suco de laranja e uma barra de cereais para os profissionais de comunicação da cidade. A ideia rendeu vários cliques dos jornalistas nas redes sociais.


por fabiana almeida - ares foto divulgação

_APP trouxe Design Thinking a Uberlândia O conceito inovador foi mostrado através de um workshop dedicado ao setor de comunicação valor a um método que eu já utilizava no trabalho. Ampliei minha visão de percepção e foco para ter mais agilidade ao alcançar um diagnóstico para o cliente”, conta.

_Já ouviu falar no Design Thinking? Essa é uma técnica

inovadora que já ganhou destaque em todo o mundo. O conceito traz o design como forma de pensar em soluções e desafios para os problemas dos negócios. Os modelos tradicionais de gestão não conseguem criar meios que possam mudar o cenário econômico atual. A proposta é gerar inovações, novos negócios e melhorias nos setores público e privado. A Associação dos Profissionais de Propaganda - APP, em parceria com o Sebrae, decidiu investir no tema e apresentá-lo aos profissionais da área de comunicação de Uberlândia. Nos dias 18 e 19 de abril, a associação promoveu o workshop Design Thinking na Prática e trouxe os consultores Eduardo Loureiro, Geovane Rodrigues e Julius, sócios-fundadores da Design Thinkers, empresa pioneira no desenvolvimento e aplicação do Design Thinking - DT - na Europa, para moderar as palestras. De acordo com o diretor da APP, Rogério Fonseca, “a ideia é estimular ainda mais a inovação nas empresas e com isso ajudar nossos associados a aprimorarem seus serviços e contribuírem mais na melhoria dos serviços dos anunciantes”. O workshop foi dividido em dois dias contendo cinco etapas. Os profissionais trabalharam desde o entendimento do contexto à pesquisa em campo, levantando o máximo de soluções e projetos para o local. No DT, o homem e suas necessidades ocupam lugares importantes na análise de um problema e no desenvolvimento de sua solução. Para a publicitária Andrea Messias, o workshop trouxe uma técnica que vai contribuir para a interação de profissionais da mesma área. “Foi muito produtivo estes dois dias de curso. Tudo que aprendi agregou

O workshop lança oficialmente o projeto EmCom, da APP, em parceria com o Sebrae. “A APP nos procurou buscando apoio a um evento, justamente no momento que eu identificava a oportunidade de propor um projeto de apoio ao desenvolvimento de toda a cadeia de comunicação. Daí surgiu o EmCom - Empreendedorismo em Comunicação”, explica o gestor de projetos do Sebrae-MG, Fabiano Alves. A APP já tem preparado outras ações para contribuir com o desenvolvimento da comunicação. “Dentro do projeto EmCom já temos confirmados uma rodada de negócios, uma missão ao Festival Mundial de Publicidade de Gramado e um evento ligado à gestão das empresas de comunicação. A ideia é trazer outros cursos e mais inovação aos profissionais da cidade”, acentua Rogério Fonseca.


por keila miranda - kompleta comunicação fotos kaká fotografias / fabrizio oppes / mauro marques

_News Kompleta

_La Belle realiza coquetel para clientes e convidados

_Kompleta Comunicação entrega mais um trabalho

A equipe do La Belle preparou um coquetel exclusivo para convidados no dia 15 de abril. As clientes conferiram os benefícios da nova linha de coloração e foi realizado também sorteio de três transformações, incluindo coloração e corte dos cabelos. O evento foi um sucesso. Parabéns a toda equipe La Belle!

_Mini fórum sobre estética reuniu mais de 60 profissionais

_Oncocentro de Uberlândia trouxe palestra para médicos

A empresa de dermocosméticos Adcos realizou um mini fórum para mais de 60 profissionais de estética e fisioterapeutas. A tecnóloga em estética da marca, Stella Spina, foi a responsável por ministrar o encontro, realizado pela proprietária das filias da Adcos em Uberlândia, Marta Foppa.

_172 business cult

Em comemoração a 1 ano da nova diretoria do Cajubá Country Club, a equipe da Kompleta Comunicação, em parceria com a Cult Publisher, finalizam mais um trabalho, que é a Revista do Cajubá. A Kompleta produziu os conteúdos divulgados na revista que traz o balanço de 1 ano de gestão da diretoria, notícias de interesse para os associados e destaques dos principais eventos.

O equipe do Oncocentro de Uberlândia trouxe o palestrante Dr. Fabricio Breneli para falar sobre “Avanços Técnicos e Principais Desafios da Oncoplastia no Tratamento do Câncer de Mama”. A palestra foi realizada para médicos de Uberlândia.


_Aniversariante E quem faz aniversário no mês de maio é o fotógrafo Kaká de Souza, que recentemente recebeu um prêmio de melhor fotografia da apresentadora e ex-BBB Íris Stefanelli de 2012.

_Felicidades! O diretor da revista Cult, Célio Cardoso, completou aniversário neste mês de abril, no dia 23. Célio recentemente lançou um blog de colunismo social “Foto Legenda” e vai realizar, no dia 25 de maio, a Feijoada Cult _A8. E ainda vem muitas novidades por aí com a assinatura de Célio Cardoso.

_Parabéns! A cabeleireira Sirlene Nunes, do La Belle Cabeleireiros, completa no dia 18 de maio mais um aniversário. A empresária é destaque pelo trabalho desenvolvido com qualidade e profissionalismo.

_Vertical Filmes A produtora de vídeo, Vertical Filmes, sob a direção do publicitário Alderico Lucas, produziu um vídeo institucional para o SECOVI MED - Uberlândia. Outros trabalhos realizados pela equipe da Vertical foram os vídeos da empresa Cyrela, mostrando o coquetel de apresentação e também do lançamento de vendas da Cyrela Landscape.

_Sucesso no lançamento de vendas da _Tratamento para hérnia de disco Cyrela Landscape A incorporadora Cyrela Brazil Realty lançou, no dia 13 de abril, o seu primeiro empreendimento em Uberlândia com a marca Cyrela Landscape. O lançamento surpreendeu a todos pelo sucesso de vendas. Em apenas cinco horas todos os lotes foram vendidos, isso mostrou a credibilidade da marca Cyrela.

O fisioterapeuta Renato Pupin Vieira, do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), traz para Uberlândia, junto com o seu sócio Rodrigo Pacheco, um tratamento para acabar com as dores causadas pela Hérnia de Disco. São realizadas terapias manuais, exercícios e uso da mesa de tração eletrônica e a mesa de descompressão. O Instituto fica na Av. Princesa Isabel, 720.

business cult _173


por serifa fotos luciana santos

_Atividades do Conselho da Mulher Empresária Feniub 2013 Mulher Empreendedora A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) realiza a Feniub deste ano com o intuito de homenagear a mulher empresária e empreendedora, que cada dia mais tem alcançado seu espaço no mercado. Uma das novidades da feira é a realização do XXIV CIME - Congresso Íbero-Americano de Mulheres Empresárias. Além de muitos negócios, a Feniub

2013 pretende convergir informações e experiências em um acontecimento de peso internacional, no período de 1º a 4 de outubro, no Center Convention. O lançamento aconteceu dia 25 de março, em um café no Uberlândia Business Tower (UBT), no Center Shopping. O evento contou com a presença de empresários e empresárias, autoridades, representantes de várias instituições da cidade e imprensa.

Vem aí o 7º Almoço Empresarial A Aciub, em parceria com o Conselho da Mulher Empresária - CME, já está preparando mais uma edição do Almoço Empresarial para o mês de junho. Já conhecido pelos empresários de Uberlândia e região, o almoço é uma oportunidade de gerar novos negócios e promover o networking entre a classe empresarial dos mais diversos segmentos. As marcas interessadas em apoiar o evento podem entrar em contato com o CME: 3239-1500.

Mulheres que Fazem História E o Conselho da Mulher Empresária - CME - já iniciou os preparativos para a 3ª edição do “Prêmio Mulheres que Fazem História”, que tem o objetivo de homenagear as mulheres que se destacaram como empreendedoras e contribuíram para a valorização da sociedade e a construção da história de Uberlândia, cuja trajetória de conquistas servirão de referência, incentivo e inspiração para outras mulheres. A premiação acontecerá durante a Feniub 2013.

_174 business cult


Não basta ter sucesso, é preciso reconhecimento! MINAS GERAIS

apresenta:

Patrocínio:

Realização:

13/JUNHO - 20h00

Palácio de Cristal - Uberlândia

www.jornal10.com.br

Alguns homenageados

O Shopping do Comerciante

MARCAS & PATENTES

Serval

Mobiliário para escritório

Personalidades homenageadas

Show

Dr. Olavo Machado Júnior Presidente da Fiemg

Dilson Dalpiaz

Diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais-

Dr. Leonel Ricardo de Andrade

Grão Mestre da Grande Loja Maçonica de Minas Gerais

Jornalista Júlio Prado

Diretor de Jornalismo da Band Minas

Dra. Viviane Parreira

Teodoro e Marcelo Teodoro

Advogada

Parceiros:

www.top50.tv.br

Reservas de mesas: (34) 3086-0000


da redação fotos mauro marques

_Lançamento Cult na A8 Club _N

a noite de 27 de março realizou-se o lançamento da Cult 92 na A8 Club. Em clima de confraternização, convidados, anunciantes e colaboradores prestigiaram a edição que trouxe como capa a atriz global Priscila Fantin, em ensaio produzido na cidade de Florianópolis-SC, além de moda outono-inverno, saúde, estética, beleza e muito mais. A noite contou com a

apresentação e animação do dj Fernando Prado. Durante o coquetel também foi feito o lançamento da Feijoada Cult_A8 que acontecerá no dia 25 de maio. O evento teve a parceria da Heineken, A8 Club e buffet da Evento&eventos. Confira mais fotos em nossa página no facebook MeioeMidia Cult ou acesse o site www.netcult.com.br.


Ponto de venda

Praรงa Rui Barbosa - Centro


Sua entrada em grande estilo! Especializada no translado de noivas em carros especiais, clássicos e esportivos. Faça sua entrada em grande estilo. Você merece esta grande emoção no dia do seu casamento.

Translado em carros especiais 34 9902-4004 / 34 3216-3624

_178 gente cult


_Na coluna desta edição especial de aniversário da Cult, meu abraço carinhoso às mulheres, mães, empresárias, batalhadoras e vencedoras. Grandes mulheres que, a cada dia, conquistam espaços maiores na sociedade, sem perder o charme e o glamour que encantam este mundo! _1_Priscila Gatti e Fabricio Zanatta_2_Ádina Batista_3_Virginia Frezza_4_Vanessa e Maurilio Miranda_5_Thiago Vasconcelos e Ludimila Alves_6_Lauanda Afonso e José Renato_7_Beth Van Ass_8_Daniela Pontes

1

por liciane mendonça fotos divulgação

_Circuito Cult

2

3

4

5

6

7

8

gente cult _179


da redação fotos kaká fotografias

_Michele & Adelson _O dia 2 de março de 2013 será sempre inesquecível para

Michele Gonçalves de Oliveira e Adelson José Gomes, porque marca as emoções do seu casamento e o início de uma vida a dois, fundamentada no amor e na comunhão de ideais. Ela, advogada, é filha de Carmo Otoni de Oliveira e Joana Darc Gonçalves. Ele, administrador de empresas, é filho de Avelson Américo Gomes e Terezinha Branquinho Gomes. A cerimônia religiosa foi celebrada na Igreja Nossa Senhora do Caminho. Logo depois, os noivos receberam familiares e convidados, no Portal Restaurante. Em clima de alegria e felicidade, o casal seguiu em lua de mel para a Europa, onde viveu momentos inesquecíveis em Roma, Paris e Madri. Empresas e profissionais que abrilhantaram o evento: Tatiana Martins (seriedade e profissionalismo na perfeita assessoria e cerimonial do evento). Good Festas (tradição e alta qualidade na decoração do ambiente). Fest Som (alta tecnologia na estrutura de som e iluminação, encantando os noivos e convidados). Kaká Fotografias (talento e sensibilidade num trabalho fotográfico impecável).

34 3215 2955 / 9132 5500 Praça Nicolau Feres, 440 Bairro Martins

_180 gente cult

34 3211 5645 / 9197 4360 Av. João Naves de Ávila, 225 Bairro Aparecida - Uberlândia - MG tatianamartinscerimonial@hotmail.com www.facebook.com/tmcerimonial

34 3219 5503 / 9976 1873 Rua José de Oliveira Pinto, 90 Cidade Jardim www.festsom.com.br

34 3255 3306 / 9996 2380 Rua Machado de Assis, 695 www.kakafotografias.com.br


A Events Filmes está no mercado há mais de 15 anos, oferecendo sempre o melhor para satisfação do nosso cliente e prezando pela qualidade dos serviços prestados. Nossa estratégia de trabalho é captar a essência dos eventos com sensibilidade e criatividade, resultando em uma recordação única e completa do seu evento. (casamentos, formaturas, 15 anos e eventos corporativos). Rodrigo Augusto

Fone (34) 3215 7822 ou (34) 8825 1106


da redação fotos daniel mendes studio

_Maêva & Adolfo _Uniram-se

em matrimônio, no dia 13 de abril de 2013, Maêva Viana Costa Simião e Adolfo Augusto. Ela, filha de Saires Ferreira Viana Simião e Ernandes da Costa Simião. Ele, filho de Adolfo de Almeida e Loídes Gomes de Almeida. A cerimônia nupcial foi realizada na Igreja Nossa Senhora das Dores. A recepção aos familiares e convidados aconteceu no Salão de Festas da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia), encerrando-se com o café ao amanhecer do dia. Irradiando felicidade, os noivos curtiram sua lua de mel nas belíssimas praias nordestinas. Destaque aos parceiros do evento: Sirley Carvalho Cerimonial (seriedade e profissionalismo no cerimonial e completa assessoria do evento). Good Festas (destaque com a bela decoração do ambiente e o delicioso buffet servido aos convidados). Fest Som (um show de música e tecnologia com DJ e estrutura de pista especial para a festa).

34 3215 2955 / 9132 5500 Praça Nicolau Feres, 440 Bairro Martins

_182 gente cult

34 9687 8832 9145 2412 8851 5972 sirleycerimonial@hotmail.com

34 3219 5503 / 9976 1873 Rua José de Oliveira Pinto, 90 Cidade Jardim www.festsom.com.br


Transformando sua festa em um mágico e inesquecível momento!

34 3215 2955 / 9132 5500 Praça Nicolau Feres, 440 Bairro Martins


da redação fotos kaká fotografias

_As núpcias de Andréia e Saul _Uniram-se em matrimônio, no dia 13 de abril de 2013, Andréia e Saul, no Salão de Festas do Gávea Paradiso, onde o casal reside. Foi uma belíssima cerimônia que iniciou, às 16 horas, com a bênção do Padre Wilson, e logo após os noivos receberam os convidados, numa íntima e

_184 gente cult

encantadora recepção organizada por Evento e Eventos, que não poupou nos detalhes. As fotos foram clicadas por Kaká Fotografias, que encantou os noivos com seu profissionalismo e também seguiu para fotografar o casal em sua lua de mel em Buenos Aires.


34 3234 9574 / 3223 5010 Rua Tenente Virmondes, 1051 www.eventoeeventos.com.br

34 3255 3306 / 9996 2380 kakafotografias.com.br

gente cult _185


da redação fotos mauro marques

_ Jorge Bischoff reinaugura loja em Uberlândia _A

reinauguração da loja Jorge Bischoff, dia 16 de abril, no Center Shopping, teve um clima super especial porque trouxe a Uberlândia duas celebridades: o designer Jorge Bischoff e a Miss Brasil 2012, Gabriela Markus. O coquetel reuniu ilustres convidados que conferiram, em primeira mão, o lançamento oficial da coleção OutonoInverno 2013 da grife. A loja está completamente remodelada e agora tem o comando de José Gilberto e Carmem Stoppa. Assinada pelo designer que lhe dá nome, a grife Jorge Bischoff tem na elegância e na exclusividade seus diferenciais, apresentando sapatos, bolsas e acessórios absolutamente únicos. Com lojas exclusivas nos principais endereços de moda no Brasil, a Jorge Bischoff marca presença também no exterior, em boutiques multimarcas de mais de 40 países. “Esperamos você no espaço Jorge Bischoff de Uberlândia, no Center Shopping. Um ambiente de sofisticação, exclusivamente seu!”, convidam os franqueados Gilberto e Carmem Stoppa.



Revista Cult 93