Revista do Crefito-2

Page 8

Exercício profissional

Fiscalização ainda mais atuante Atual gestão do órgão fomentou a interiorização dos atos fiscalizadores e aumentou o número de municípios visitados.

L

ogo que tomou posse da atual gestão do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região, a Diretoria eleita para o período 2010-2014 se deparou com uma estatística que precisava mudar: o baixo número de municípios fiscalizados. Das 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 18 haviam sido visitadas em 2008. Em 2009, só 15 receberam os agentes fiscais do órgão. No Espírito Santo, foram 17 municípios fiscalizados, em 2008, e 15, em 2009. Comprovou-se a suspeita de que o trabalho vinha sendo realizado de forma concentrada nas regiões metropolitanas de ambos os Estados, deixando à margem do sistema as demais áreas, que precisam igualmente da presença e das orientações do Conselho.

Diante deste cenário, a Presidência do Crefito-2, apoiada pelos Conselheiros, decidiu pôr em prática, em caráter de urgência, uma das arrojadas metas estabelecidas na plataforma eleitoral de sua chapa: “aumentar e dinamizar a fiscalização do Conselho em todos os municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo”. Com o objetivo de promover uma mudança completa, foi iniciado um árduo trabalho de ampliação das visitas às regiões mais afastadas dos grandes centros, investimento em ato fiscalizador e em ferramentas e estratégias de captação, registro e formalização de denúncias. “Não existiam os canais ‘Ouvidoria’ e ‘Fale Conosco’, nem um responsável por monitorar as denúncias que chegavam por carta, telefone ou e-mail.

Hoje, temos as portas de comunicação implantadas no novo site, há uma equipe de monitoramento que nos direciona os casos e contamos com o apoio da Presidência para realizar o trabalho em cidades mais distantes”, relata Décio Andrade de Mattos, supervisor de Fiscalização do Crefito-2. O profissional, que atua no Conselho há quase trinta anos – ele foi o primeiro agente fiscal do órgão – lembra, ainda, que as denúncias passaram a ser registradas e há como apurar os contatos recebidos. Foram, somente em 2012, 137 no Rio de Janeiro e 22 no Espírito Santo. Em todos os casos, após uma avaliação preliminar, uma equipe foi deslocada até o local para apurar o relato.

Resultado em números No total, 12 municípios fluminenses e 10 capixabas foram fiscalizados pelos agentes do Crefito-2 a partir de 23 de agosto de 2010 até o fechamento do mesmo ano. Em 2011, primeiro ano inteiro sob comando da nova gestão, a mudança de paradigma foi completa e os números comprovaram que a proposta estava sendo tratada com seriedade e tornando-se

Equipes do Departamento de Fiscalização estão atuando em regiões mais afastadas das bases do Conselho Regional. O atual Colegiado pretende bater a marca de 100% dos municípios fluminenses visitados. 8

 revista do CREFITO-2  Número 1  Jan/Abr de 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.