Page 1

Sem dúvida alguma, a era digital veio acrescentar

O cantor - Tico Santa Cruz, do grupo, Detonautas Mais que um jogo, um instrumento de ensino. É com essa

maravilhas para o nosso cotidiano. Mas será que as fotos reveladas perderam lugar para o armazenamento em CD’s em alta resolução?. Veja mais na matéria da jornalista Karine Alonso que traz uma entrevista com o fotógrafo - Thiago Dias.

Roque Clube, esteve no BH Shopping para o lançamento do seu livro: Eventos de Tesão. Confira no Editorial do jornalista Felipe de Jesus a importância de uma equipe de jornalismo para coberturas deste porte.

ideia que as escolas da rede estadual de ensino incentivam a prática do Xadrez na sala de aula. Por este motivo, professores de 259 escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana participam do projeto Educação de Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Leia na página 7

Leia na página 2

Leia na página 3 Edição 13- ANO 4 - Abril e Maio de 2013 -

R$ 1,00

Publicação da Agência de Comunicação e Publicidade Correio Eletrônico (ACPCE) www.jornalcorreioeletronico.com.br Todos os Direitos reservados

Revista

C

erca de duas mil pessoas estiveram presentes no Bairro Petrolândia em Contagem - MG, para conferir de perto a encenação de Cristo do grupo de teatro, Amigos da Paz. Confira a matéria de cobertura dos jornalistas - Felipe de Jesus e Karine Alonso. Vejam também as expectativas dos produtores da peça para

Foto capa: Jornalista (JP) Felipe José de Jesus

Jesus Paixão e Morte 2013

Leia mais:

Página

9

Lula ganha título de ‘Cidadão Honorário’ na Assembleia Legislativa de Minas

Rosa de Saron completa 25 anos e presenteia BH com DVD ao Vivo

Página 6

Karine Alonso

Assembleia Legislativa MG

E

m meio a um apitaço dos funcionários do judiciário que estão em greve em Belo Horizonte, o expresidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi recebido no dia 15 de abril na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. Confiram mais na matéria de cobertura do jornalista, Felipe de Jesus.

Divulgação

2014.

Página 11

Q

uem come muito rápido, tende a ingerir alimentos em grande quantidade, o que segundo especialistas, provoca um maior ganho de peso. Vejam as dicas para diminuir a velocidade na hora das refeições. Leia mais no artigo da nutricionista clínica, Simone Biacchi Prass.

Página 8


Editorial

2

Revista

Felipe de Jesus

Equipe antenada: jornalismo de primeira qualidade

A

o chegar na livraria Leitura no BH Shopping, no dia 11 de abril às 19h30, a primeira visão que tive, foi de uma imensa fila de jovens com livros nas mãos. Já a segunda visão que tive, foi a do jornalista do JCE, Raphael Ursino, que veio rapidamente em minha direção para relatar sua entrevista com o cantor Tico Santa Cruz, do Detonautas Roque Clube, que lançou o seu livro: ‘Eventos de Tesão’. Parece que estou aqui nesta edição da revista, apenas para descrever uma cobertura jornalística, no entanto, venho aqui para rememorar um momento de trabalho em equipe. Dois veículos jornalísticos estavam presentes na Leitura, apenas dois: A TV Band e o Jornal Correio Eletrônico. Pelo Correio, a jornalista e fotógrafa Karine Alonso, o marketing Fernando Roger, o jornalista Frederico Gazel, o jornalista Raphael Ursino e eu, jornalista Felipe de Jesus. A minha preocupação como Editor Geral do JCE, era de sintonizar a equipe para que no outro dia, tivéssemos uma matéria completa para publicarmos em nosso site, e foi o que aconteceu. A Karine e o Roger fizeram as belas fotos e o Raphael Ursino, as entrevistas com o apoio de Frederico Gazel. Para mim sobrou a produção da matéria e edição, algo que eu fiz com muito gosto. O Lead, Sub-Lead mais a primeira parte da entrevista eu redigi, já as últimas duas retrancas da matéria com a cobertura do show do Tico, no Collins Pub, ficaram para o Raphael produzir. O resultado deste trabalho veio através do reflexo nas Redes Sociais e também na assessoria de imprensa que nos credenciou para o evento. No outro dia após a publicação da matéria no site, recebemos um belo e-mail da jornalista e assessora - Bárbara, que nos agradeceu a cobertura e parabenizou o trabalho do JCE. Ter credibilidade e passar confiança, este é o melhor resultado que podemos alcançar, por isso eu afirmo, uma equipe antenada, sempre vai produzir um jornalismo de primeira qualidade. Muito obrigado pelo profissionalismo de sempre equipe do JCE!!

Presidente e Jornalista Responsável (JP) Felipe José de Jesus - Jornalista (JP) - (FENAJ:15.263-MG - SJPMG) Editor Geral JCE: Diretor de Redação / Editor de Economia e Finanças e Diagramador (criação) Pós graduado (Lato Sensu) em Administração e Marketing Mestrando em Comunicação Social: Especialização em Jornalismo e Ciências da Informação

Conselho Editorial RCE - Jornalistas (JP) Karine Alonso - Jornalista (JP) - (FENAJ:16.315.MG - SJPMG) Diretora / Editora de Esportes e Fotografia (Imagem em Pauta) Pós graduando em Jornalismo Esportivo Frederico Gazel - Jornalista (JP) (FENAJ:15.423-MG - SJPMG) Diretor e Editor de Xadrez - (Xadrez)

Comercial JCE (Marketing - Publicidade) Felipe de Jesus - Jornalista (JP) Karine Alonso - Jornalista (JP) Fernando Roger - Marketing (MK)

Distribuição da Revista Jornalista (JP) - Felipe de Jesus (JP)

Fotografia: Equipe da RCE e Divulgação

Colunistas e colaboradores

Divulgação JCE

Mariana Urias (Nutricionista) Jorge Lara (Administrador de Empresas) Colaborou nesta edição: a Nutricionista Clínica, Simone Biacchi Prass (RS)

Assinatura (anual) da revista agenciadecomunicacaocorreio@gmail.com e jornalcorreioeletronico@gmail.com

Site do Jornal Correio Eletrônico www.jornalcorreioeletronico.com.br Impressão: Gráfica IMAGE - Artes Gráficas - Belo Horizonte - Minas Gerais Uma publicação da Agência de Comunicação e Publicidade (ACP Correio Eletrônico) Contatos: (031) 8561-5255 - 8570-7347 - (BH-MG) Do lado esquerdo (foto): O Editor Geral e jornalista, Felipe de Jesus ao lado do jornalista Raphael Ursino e o Editor de Xadrez e jornalista - Frederico Gazel. Do lado direito (foto): o marketing do JCE, Fernando Roger com a Editora de Esportes e Fotografia, a jornalista Karine Alonso.

Fala leitor.. Este espaço é para os leitores da ‘Revista Correio Eletrônico’ deixarem seus comentários sobre as nossas matérias, artigos e capa preferida . Participe, o seu comentário pode sair na próxima edição!

Felipe de Jesus Editor Geral

CNPJ: 17.169.522/0001-14 - MEI (ATIVO) Todos os Direitos Reservados - 2012

A

capa da 11 ª edição da Revista Correio me chamou a atenção, principalmente por ser verde, uma cor que eu adoro demais. Quando abri a edição na internet para ler, o que vi foi uma revista bem diagramada e com assuntos bem interessantes, como exemplo, a questão dos imóveis e também o artigo sobre o Chico Buarque. Amo o cantor e gostei da forma que vocês abordaram sobre a vida dele. A fotografia publicitária nem preciso dizer muito, pois sou formada em Publicidade e Propaganda, por isso adorei o tema. Não sei o que virá na próxima edição de vocês, mas já estou ansiosa para recebê-la. Deixo os meus cumprimentos para toda a equipe e desejo felicidades. Solange Lima, Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Pós Graduada em Marketing Corporativo Mestranda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda


Xadrez

Fotos: Divulgação

Xadrez na escola vai beneficiar mais de 20 mil alunos mineiros

Educadores de 259 escolas de Belo Horizonte e Região Metropolina participam de capacitação que incentiva a prática do Xadrez na escola Matéria sugerida: Editor de Xadrez e Jornalista - Frederico Gazel Produzida pela Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE(SEE-MG)

M

Todas as escolas participantes do projeto, receberam no final do ano passado - recursos para aquisição de kits de xadrez (tabuleiros, peças e relógios)

ais que um jogo, um instrumento de ensino. É com essa ideia que as escolas da rede estadual de ensino incentivam a prática do Xadrez na sala de aula. Durante esta semana, professores de 259 escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana que participam do projeto Educação de Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), estão sendo capacitados para desenvolver o jogo na escola. O curso integra as atividades do projeto ‘Xadrez na Escola de Tempo Integral’, resultado de uma parceria entre a SEE e a Federação Mineira de Xadrez, que irá beneficiar cerca de 20 mil alunos. Todas as escolas participantes do projeto receberam, no final do ano passado, recursos para aquisição de kits de xadrez (tabuleiros, peças e relógios). A capacitação tem por objetivo promover a prática do xadrez não apenas como mais uma opção de lazer, mas sim para incentivar novas possibilidades de desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais, desportivas, pessoais e culturais dos estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Durante o encontro, os educadores estão tendo noções básicas sobre o jogo e a partir da capacitação deverão atuar como multiplicadores em suas escolas. A capacitação está sendo ministrada pelo vicepresidente da Federação Mineira de Xadrez, Júlio Lapertosa, que já trabalha há mais de 25 anos com o xadrez escolar. “Os educadores estão aprendendo os conhecimentos básicos do xadrez, como movimentação das peças, tabuleiro e regras. Eles também estão discutindo a questão ética do jogo e como poderão abordar o xadrez na escola”, afirma a coordenadora Pedagógica do projeto Educação de Tempo Integral, Rosely Lima. A formação terá uma carga horária total de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas a distância, que será realizada na próxima semana. Na Escola Estadual Olímpia Resende Pereira, em Belo Horizonte, o xadrez já é trabalhado no Educação de Tempo Integral há três anos. O professor Euler de Oliveira da

3


4

Euler de Oliveira (Professor)

“O xadrez traz muitos benefícios para os alunos, como a concentração”

Silva ressalta a importância do jogo no aprendizado dos alunos. “O xadrez traz muitos benefícios para os alunos, como a concentração, o trabalho dos valores, como cortesia. Também ajuda a desenvolver a habilidade do raciocínio”. O educador destaca ainda a importância da capacitação para seu trabalho. “Aqui estou tendo a oportunidade de ver coisas que não conhecia no Xadrez, tirar algumas dúvidas e aprender como proceder em algumas situações. Isso está facilitando meu trabalho”, conclui.

Frederico Gazel é jornalista (JP) Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Estácio de Sá - BH - MG - Professor de Xadrez no Colégio Santo Antônio e no Colégio Magnum em BH– MG.


$

Economia e Finanças

Foto: CDL - Assessoria

Planejamento financeiro faz inadimplência cair em BH Na mesma base de comparação março/fevereiro, o aumento foi de 8,8% em 2012, 19,09% em 2011, 18,18% em 2010 e 11,11% em 2009

5

$

Felipe José de Jesus Jornalista (JP)

Q

uitar as contas para voltar a ter o nome limpo e assim, crédito livre na praça. Está vem sendo uma preocupação dos consumidores e que de acordo com especialistas financeiros, estão impulsionando na diminuição da inadimplência e do número de cancelamentos de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Prova disto, é que mesmo apresentando crescimento de 7,68% em março de 2013 na comparação com o mês anterior, este foi o menor índice de inadimplência registrado nos últimos cinco anos segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH). Nesta mesma base de comparação março/fevereiro, o aumento foi de 8,8% em 2012, 19,09% em 2011, 18,18% em 2010 e 11,11% em 2009. Em entrevista, Bruno Falci, presidente da CDL-BH, explica que a diminuição do índice Belo Horizonte, se deu diretamente por que a população está se planejando melhor. “Ainda que muitas famílias encontrem dificuldades em realizar o planejamento financeiro de seus gastos, o que é um dos principais motivos para a inadimplência pode-se dizer que no decorrer dos últimos anos a população tem aprendido a se organizar financeiramente. Isso é bom, pois contribui para uma queda gradual no número de registros de inadimplentes. Além disso, há de se considerar também a estabilidade no mercado de trabalho no período recente, combinada com aumento da renda, o que também colabora para esta redução”, comenta. Questionado se existe uma estabilidade real da população e que esteja gerando esse número positivo, Falci diz que a preocupação no controle orçamentário vem freando os consumidores. “Com a conjuntura econômica mais favorável ao consumo e a crescente preocupação com o controle orçamentário, mais a educação financeira, estamos caminhando gradativamente para a redução dos índices de inadimplência. Estamos nos aproximando-se de um cenário de estabilidade, por isso afirmo, o maior acesso à educação financeira nos últimos anos também tem auxiliado as famílias a realizarem tal planejamento”, completa. Lucros para a Capital mineira >> Bruno afirma que este cenário de menos inadimplência é favorável para BH. “Belo Horizonte é caracterizada pela importância do comércio para a economia da

Bruno Falci Presidente da CDL-BH “A estabilidade no mercado de trabalho e a educação financeira tem ajudado na diminuição da Inadimplência”

cidade, portanto, com a gradual redução dos índices de endividamento e descumprimento, espera-se que o consumo familiar ganhe uma relevância ainda maior para a economia do município, tendo em vista as melhores condições de pagamento que podem ser oferecidas pelos comerciantes, os incentivos governamentais e o aumento da renda disponível dos consumidores”, explica. Em relação às perspectivas para a economia com essa nova realidade, Falci disse que as condições de pagamento podem se ampliar. “Os comerciantes passam a possuir uma maior margem para oferecer condições de pagamento mais flexíveis, tendo em vista a maior confiança de que os consumidores de fato efetuarão o pagamento. As condições de empréstimos e financiamentos nos bancos também se tornam menos rígidas, por

meio de condições como taxas de juros mais baixas”, salienta. Menores índices na mira >> Bruno acredita, que se a população continuar com esta preocupação em tirar o nome no SPC, será fácil ter menores índices de inadimplência que em 2012. “Os consumidores têm mostrado gradativamente que estão aprendendo a conciliar as condições favoráveis ao consumo, como os juros baixos e ampla oferta de crédito, com suas restrições orçamentárias. Com esta melhor noção de planejamento financeiro e a maior renda disponível destes consumidores, pode-se esperar que o cancelamento de registros possa, portanto, superar o índice verificado em 2012”, conclui o presidente da CDL-BH.


Fotos: Felipe de Jesus - Portal G1 e Assembleia de Minas Gerais

Política JCE...

6

Lula ganha título de ‘Cidadão Honorário de Minas Gerais’ na Assembleia Legislativa A presidenta Dilma Rousseff também esteve em BH e falou sobre a inflação dos alimentos e a oposição Felipe José de Jesus Jornalista (JP)

O presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, Lula e Rogério Correia do PT

E

m meio a um apitaço dos funcionários do judiciário que estão em greve em Belo Horizonte, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi recebido no dia 15 de abril na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde foi condecorado com o Titulo de Cidadão Honorário de Minas Gerais. Ao chegar à plenária, foi aplaudido de pé por visitantes, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e por simpatizantes do PT. O requerimento do título foi criado pelo deputado estadual - Rogério Correia do PT, cerca de 650 pessoas estiveram presentes. Na mesa de apresentação da solenidade, nomes importantes da política mineira e nacional, como, presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, ministro da educação, Aloísio Mercadante, deputado federal, Weliton Prado, o terceiro vice-presidente da Assembleia, deputado Adelmo Leão, o líder do PT da bancada na Alesp, Rui Falcão, viceprefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, presidente do PT em Minas Gerais, Reginaldo Lopes, Patrús Ananias, Hélio Costa e outros militantes do PT. Em seu discurso de abertura, Rogério Correia falou sobre os programas criados por Lula durante o seu governo, entre os anos de 2003 a 2006. “Falamos aqui de um líder, um homem que revolucionou no modo de governar. Passou por maus momentos, mas mostrou a que veio. Lula criou no social o Bolsa Família, que hoje atende milhões de pessoas, na educação, criou o ProUni, FIES, que dão mais oportunidades aos jovens de fazerem o ensino superior. Só em Minas, temos mais de 100 mil estudantes. Sua força política chegou aos ouvidos do estrangeiro, tanto que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que Lula é o cara, e concordo, ele é mesmo”, disse o partidário. Já o ex-presidente Lula, disse que

Minas Gerais o presenteou com dois militantes e amigos importantes para sua vida política. “Até chegar aqui, já fizemos muito e receber o titulo de cidadão é um privilégio, já que Minas Gerais tem grande importância para minha vida política. Daqui consegui tirar bons amigos e bons parceiros na política, entre eles, um grande homem, José de Alencar, que foi meu vice-presidente durante meu governo, um homem excepcional, um empresário de pura simplicidade e que me ajudou muito. Além dele, temos hoje guiando o país a nossa presidenta Dilma Rousseff, uma amiga, uma governanta que vem demonstrando profissionalismo nos momentos mais sérios e mais delicados do país. Uma presidenta que vêem dirigindo o Brasil com total responsabilidade, que é o que precisamos para continuarmos no caminho. Obrigado pelo titulo, pela atenção e reconhecimento”, disse o ex-

O ex-presidente Lula com a presidenta Dilma Rousseff no Minascentro-BH

presidente. Discurso no Minascentro-BH >> A presidenta Dilma Rousseff se encontrou no mesmo dia com Lula, durante uma cerimônia do PT sobre os 10 anos de governo. A reunião foi realizada no Minascentro e no evento, ela falou sobre a inflação dos alimentos e ainda disse que a oposição vêem mostrando falta de otimismo. “Eu faço parte do governo como presidenta e também já fui ministra. Nunca negociamos uma inflação, nunca. Não fazemos concessão, pois sempre a combateremos, pois ela faz mal aos empresários, aos consumidores brasileiros. Eu não gosto desta falta de otimismo com que os opositores se referem à inflação. É fácil criticar, mas lembro, ainda estamos aqui, indo atrás de soluções para o povo brasileiro e estamos conseguindo”, concluiu a presidenta.

Lula ao lado de Dinis Pinheiro da ALMG e demais militantes do PT


Fotos: Divulgação

7

Foto revelada x

foto digital

uma eterna lembrança de um tempo ímpar vivido por alguém”, completa o fotógrafo Thiago Dias. Para a vida toda >> Para os estudiosos e pesquisadores, a foto revelada tem caráter documental, e serve para ajudar a desvendar histórias de um determinado tempo e serve também como comparação para as novas versões de algumas descobertas ou situações.

Karine Alonso (Fotógrafa e Jornalista )

Karine Alonso tos tiradas no evento são entregues ao Jornalista (JP)

S

em dúvida alguma, a era digital veio acrescentar maravilhas para o nosso cotidiano, pois, tudo ficou mais fácil e rápido. Mas será que as fotos reveladas perderam lugar para o armazenamento em CD’s em alta resolução e Pen Drives?. Atualmente, fotógrafos profissionais estão criando opções de vendas através do CD/DVD para os clientes. Modo bastante prático, com economia para os consumidores e maior quantidade de fotos. Em entrevista a Revista Correio Eletrônico, o fotógrafo Thiago Dias, diz que esta opção está sendo bem aceita no mercado: “Em meus trabalhos, a opção de CD em alta é bastante procurada. A diferença é que o cliente não precisa escolher um determinado número de fotos para fazer o álbum ou alguma outra revelação. Nesta opção em CD, todas as fo-

cliente para que ele mesmo revele do modo que quiser”, conta o profissional. A foto revelada para algumas pessoas tem um caráter muito mais impactante do que a versão digital. “É possível guardá-las por muitos anos, perceber cada detalhe da foto e servir como

“A fotografia de um modo geral já tem como objetivo resguardar momentos que já se foram. Relembrar pessoas, momentos, lugares e situações. Imagine tudo isso guardado por um longo tempo?. O ideal para conservar por bastante tempo as fotos é mantê-las nas duas versões: revelada e claro, original”.


Saúde e Bem Estar

Fotos: Divulgação

8

Três exercícios para diminuir a velocidade da refeição cada um, assim você ficará mais saciado com somente uma determinada quantidade de comida; - Realizar um exercício de contagem das mastigadas: - 20 mastigadas para alimentos macios: purês, suflês, arroz com feijão, massas, batatas, verduras cozidas - 30 vezes para alimentos para guisados, frango, peixe, saladas cruas - 40 vezes para as carnes bovinas, suínas e ovinas - Descansar os talheres no prato entre uma garfada e outra. Com isso, provavelmente você cruzará as mãos e não terá tanta pressa de segurar o garfo mais uma vez.

Simone Biacchi Prass

objetivo de diminuir a ingestão alimentar:

Nutricionista - CRN2 – 5454P

S

abemos que quem come muito rápido, tende a comer em grande quantidade, provocando um maior ganho de peso, então aí estão dicas para diminuir a velocidade do que se realiza as refeições com o

- Não encher demais o garfo com comida. Cada garfada deve preencher somente um pouco mais da metade do mesmo. Introduzir pequenos pedaços de comida por vez e de alimentos separados, ou seja, evitar misturálos para sentir separadamente o gosto de

A Cooperativa e o Empreendedor Apoio: Coopertar Transportes, Fretamento e Turismo

D

o Alto do Paranaíba, a jovem Kelly Rose envia a este colunista, um singelo email, o qual aproveito mais uma vez para agradece - lá pelas palavras gentis a mim dirigidas. A preocupação de Kelly é de ordem financeira, uma vez que ela e um grupo de profissionais em costuras e modelagem empreitam a jornada cooperativista. Após um curso básico na Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg/ Sescoop), eles estão à frente de um projeto de viabilidade econômica, estrutural, organizacional e político. O grupo se posiciona agora, para o planejamento financeiro, assim, Kelly Rose forma o questionamento: como formar o pre-

ço? ? Independente do produto ou serviço, o empreendedor deve ter sempre o cuidado de elaborar constantemente o ‘plano de negócios’, ‘plano de marketing/vendas’, ‘plano de vendas/cadastro/crédito e cobrança’, ‘plano de vendas e estratégias de comercialização’, ‘planejamento de recursos humanos e campanhas promocionais’. Aqui, no caso específico da Cooperativa das Costureiras e Modelagem do Alto do Paranaíba (em fase de estudos), quero acreditar que estas ferramentas de gestão foram devidamente atendidas nos Projetos Estrutural e Organizacional.

Dois elementos compõem o preço:

$ $

Custo + Despesas = Preço Sintetizando Custo: São os gastos efetuados pela cooperativa na elaboração e aquisição (compras) de produtos ou na prestação de serviços. Despesas: São os gastos que servem como apoio para que as cooperativas atinjam seus objetivos (salários, água, luz, telefone, Internet e etc) Recapitulando: Os Custos e Despesas comportam-se de duas formas: primeiro, variáveis e segundo, fixos.

$ $

$

Por aqui vou ficando, use e abuse do e-mail não faz mal – Até!

Jorge Vieira Lara E-mail: lara.jgv9@yahoo.com.br Consultor Financeiro Secretário Geral Coopoesp/BH

$

$

$$


Capa correio...

Um jeito diferen-

Fotos: Jornalista (JP) Felipe José de Jesus JCE e divulgação do evento

‘Jesus Paixão e Morte 2013’ reúne mais

te ser

de 2 mil pessoas no Bairro Petrolândia

9

de fe-

em Contagem - MG Ézio (foto) - ator que interpretou Jesus Cristo “Eu afirmo, para fazer o papel de Jesus, é necessário ter muita coragem, pois é comovente demais”

Karine Alonso e Felipe José de Jesus Jornalistas (JP)

U

ma noite emocionante para os atores, imprensa e principalmente, os fiéis. Assim foi a bela apresentação de ‘Jesus Paixão e Morte 2013’, encenação sobre a vida de Cristo, que foi realizada no dia 29 de março, pelo talentoso grupo de teatro, ‘Amigos da Paz’, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Contagem-MG. O evento contou com o apoio de diversos participantes, como, a Big Pizzaria, Cida Tecidos, Rações Petrolândia, Pastel Chic, Terra Quente, Banca do Teixeira, Rei da Carne, Só Frangos e Frios, Jornal Correio Eletrônico, outros participantes e o apoio da Prefeitura de Contagem. Cerca de duas mil pessoas entre visitantes e moradores do bairro lotaram a ‘Praça Irmã Maria Paula’. Em um bate papo descontraído com a reportagem do ‘Jornal Correio Eletrônico’, Ézio Rodrigues, que interpretou ‘Jesus Cristo’, disse que fazer o papel foi emocionante e que é sempre muito gratificante participar da peça. “Este papel foi bastante complicado, pois precisa de muita dedicação. Prova disto foi o nosso trabalho. Ensaiamos desde janeiro deste ano, a equipe ficou muito entrosada. Eu afirmo, para fazer este papel de Jesus, é necessá-

rio ter muita coragem, pois é comovente demais. Acredito que o público que veio nos prestigiar percebeu isto”, comentou. Ainda de acordo com Ézio, há mais de 10 anos ele participa ativamente da peça. “Bom, tem 15 anos mais ou menos que eu participo. Vimos abaixo do palco algumas pessoas chorando e isso foi gratificante. O público presta muita atenção e

pelo o que vimos, gostam demais de nossa interpretação. Para o ano de 2014, queremos melhorar a maquiagem, mudar algumas coisas no local, olhar algumas cenas, para não ficarem repetitivas para o público. Queremos que as pessoas tenham uma expectativa melhor ainda no ano que vem. Agradeço a Deus por todos que vieram, pela receptividade. Fora isso, agradeço a equipe do tea-


10

tro que está cada vez mais empenhada”, ressaltou o ator. Mudança de papéis em 2013 >> O ator Fernando Roger, que é também um parceiro do ‘Jornal Correio Eletrônico’ e incentivador da encenação, disse que a mudança de personagem, de Judas para Pilatos, foi uma emoção diferente. “É muito bom e tocante poder participar de um teatro direcionado para Jesus Cristo. Na verdade, o que queremos aqui é passar a palavra de Deus para todos, mostrar um caminho a se seguir. As pessoas por falta de tempo acabam se afastando, por isso, a peça é fundamental. A mudança de função em 2013, de Judas para Pilatos foi muito bacana, pois o ponto de vista passado é bem diferente. Queremos sempre superar e transmitir a palavra de Deus para as pessoas”, ratificou o ator. Já para a atriz Selene Moreira, a mudança de papel foi bem marcante. “A minha personagem foi a mulher adúltera. Foi uma atuação curta, mas que eu precisei passar muita emoção para o público. O ano que vem queremos melhorar, transmitir a evangelização ainda mais. No ano passado eu fiz um outro papel, mas este ano foi diferente”, confirmou a participante. Resultados positivos >> Para Amilton Junio, que foi um dos idealizadores e também ator na peça, os resultados foram satisfatórios. “A peça existe há mais de 20 anos e estou no grupo de teatro - Amigos da Paz há 7 anos. Do ano passado para este ano, conseguimos transmitir mais emoção e o melhor, juntar a juventude. O que queremos é mostrar aos jovens que o mundo pode proporcionar coisas boas. Mas não podemos deixar de falar sobre o que Jesus passou por nós até chegar a cruz”. Ainda segundo Amilton, a ideia da peça é tentar sempre melhorar a relação com os jovens. “Às vezes temos algumas dificuldades em interagir os jovens, mas com a força de Deus, estamos conseguindo isso em nossa comunidade. Vamos continuar a trabalhar para obtermos sempre bons resultados. Agradeço a todos que participaram”, completou o idealizador. Fabiana Conceição, também idealizadora da peça e atriz, disse que mesmo com algumas dificuldades enfrentadas, o

Assine a ‘Revista Correio Eletrônico’ Uma publicação mineira de cultura, lazer, xadrez, fotografia, eventos, finanças-economia e turismo.

Peça já a sua pelo: agenciadecomunicacaocorreio @gmai.com

Ou pelos telefones: (031) 8561-5255 (031) 8570-7347

Receba a revista em sua residência e ganhe também a assinatura digital

Apenas: R$ 50 por ano Assine!!

público participou ativamente. “Foi tudo muito bom, visto que no ano passado fizemos a encenação debaixo da chuva. Este ano, graças a Deus não tivemos este problema, caiu alguns pingos, mas a chuva parou. O bom resultado pode ser visto pelo público que tivemos, com certeza mais de mil pessoas vieram nos prestigiar. Terminamos esta peça já pensando na próxima, a de 2014”, descreveu a atriz. Além do belo empenho dos idealizadores, a peça contou com uma produção de primeira qualidade. De acordo com Edinéia Rodrigues, o envolvimento dos atores foi essencial. “É um trabalho muito bonito e como estamos na Jornada Mundial da Juventude, os jovens estão se envolvendo mais neste tipo de trabalho. A peça é uma tradição de muitos anos em nossa comunidade e a Paróquia Jesus Operário vem trabalhando para que nós possamos conseguir melhores resultados. Com a graça de Deus, foi um trabalho muito bonito realizado pelos jovens, parabéns para todos”, disse. Já para Claudio Antônio, foi tocante participar deste momento. “Conseguimos passar o recado eu acredito. Cada um teve sua contribuição. Mas temos que trabalhar para agradarmos ainda mais a comunidade, a igreja. Temos que continuar a mostrar o amor que Deus tem para nós, que é algo simples. Agora é trabalhar mais, para aproximar do mesmo modo os jovens”. Belo encerramento >> O padre Silvério encerrou o evento, agradecendo os presentes e lembrando que este momento deve ser sempre rememorado pelos fiéis. “Embora muitas pessoas aqui tenham aplaudido, vimos aqui o sofrimento de Jesus Cristo, na encenação feita pelos atores, um momento muito sério. No entanto, o que quero lembrá-los, é que este momento tem que ser sempre celebrado, tanto a morte, quanto a ressurreição de Cristo. Lembrem-se sempre disto”, concluiu o pároco. Vejam a reportagem (TV) do evento no Jornal Correio Eletrônico: www.jornalcorreioeletronico.com.br


Lançamento de DVD.

Fotos coletiva : Karine Alonso Demais fotos: Divulgação

Rosa de Saron completa 25 anos e presenteia BH com DVD Cerca de 4.200 pessoas lotaram o Chevrollet Hall e curtiram de perto os grandes sucessos do grupo

Felipe José de Jesus e Karine Alonso Jornalistas (JP)

O

dia 5 de abril de 2013 ficou marcado por muita emoção e acima de tudo, muita alegria para os fãs e seguidores da banda ‘Rosa de Saron’. O grupo pousou em Belo Horizonte, para a gravação de seu terceiro DVD ao Vivo intitulado por Latitude e Longitude, que comemora os 25 anos de história do grupo. Cerca de 4.200 pessoas lotaram o Chevrollet Hall e curtiram de perto os grandes sucessos: O Sol da Meia Noite, Muitos Choram, Folhas no Chão, Sem Você, Lembranças e as novas canções do álbum - O Agora e o Eterno, com, Casino Boulevard, Ninguém Mais, O Meio e o Fim, Máquina do Tempo e outros hits. O grupo tem 7 CD´s e 2 DVD´s Ao Vivo gravados. Em entrevista ao Jornal Correio Eletrônico, Guilherme Sá (vocalista), disse que Belo Horizonte é uma cidade especial para eles e que o grupo já realizou shows marcantes na Capital. “Somos muito queridos pelos mineiros e isso é muito bom. Já fizemos grandes shows aqui, espetáculos marcantes para todo o grupo, além disto, BH é uma Capital importante, com condições de oferecer toda a estrutura que precisamos para produzir grandes shows. Fora isso, tem estrutura o suficiente para acolher os fãs de longe que querem nos prestigiar, principalmente em shows deste porte”, completou. Já para Rogério Feltrim (baixista), a comemoração dos 25 anos durante 2013 será realmente inesquecível para todo o grupo. “É muito bom poder comemorar mais de 20 anos de existência, é memorável. Temos a certeza que é um privilégio, pois poucas bandas conseguem festejar desta forma. Queremos celebrar muito isso durante o ano e a gravação do DVD em BH, que é uma cidade tão importante, é o nosso ponto de partida”, lembrou. Carinho com os fãs >> Questionados sobre a relação deles com os fãs, já que hoje o grupo possui de 400 mil seguidores no Facebook, mais de 170 mil seguidores no Twitter e milhões de acessos no Youtube, Guilherme disse que é maravilhoso o carinho dos fãs. “Nestes 25 anos de banda, Já recebemos cartas quilométricas de fãs, mas hoje com a internet, encurtamos este caminho com os fãs. Atualmente recebemos diversas mensagens e os acessos aos vídeos só aumentam. Nós só agradecemos, pois vemos que nossa música serve como um instrumento de reflexão, de evangelização. É surpreendente ver que tantas pessoas gos-

tam de nossos trabalhos”, disse. Wellington Greve (baterista) afirmou que a internet tem ajudado bastante e criado caminhos antes nunca imaginados. “Há 20 anos era difícil levar a nossa música para tantas pessoas. Os mesmos fãs que tínhamos nesta época, tipo no ano de 1993 passaram o seu amor com a banda para os seus filhos. A internet ajuda demais neste processo”, lembrou. Já para Eduardo Faro (guitarrista), até o contato com a imprensa era restrito antes da entrada da internet. “Para conseguir uma boa divulgação, tínhamos que ter uma produção grandiosa, que fechava os contratos de shows e que nos colocava nos jornais. Hoje com a divulgação na web, cria-se um leque e diversos veículos jornalísticos ficam sabendo de nossos shows. Isso nos dá a oportunidade de divulgação em vários meios, o que é muito bom e nós agradecemos o carinho dos jornalistas”. Jornada da juventude >> O grupo foi convidado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para tocar na Jornada Mundial dos Jovens (JMJ) em 2011, e em 2013, a banda será um dos garotos propaganda, para Guilherme Sá é um privilégio. “Ficamos muito felizes pelo convite e eu cantarei junto com o grupo para o Papa Francisco. Isto nos enche de alegria pois é um momento muito grandioso, é algo que vai ficar na história”. Em relação ao futuro do grupo, Guilherme Sá os músicos afirmaram sorridentes que o profissionalismo deve ser sempre priorizado. “Para conseguirmos mais 25 anos, temos que nos preocupar em fazer um bom trabalho para os fãs, para nós, pois é ele que nos colocará em destaque. Vamos trabalhar cada vez mais, para levar a nossa música a todos com a graça de Deus. Vamos gravar outros DVD´s, outros discos, mas sempre focados e procurando levar sempre a palavra de Deus, com muito profissionalismo”, concluíram os integrantes do Rosa de Saron. De acordo com a assessoria do grupo, o DVD ao Vivo gravado em BH ficará pronto até o meio deste ano. Entre: www.rosadesaron.com.br

11


Divulgação

O jornalismo se modificou, as máquinas de escrever foram trocadas pela tecnologia. Os computadores e a Internet, hoje reinam no século 21. Porém, algo ainda continua o mesmo: jornalismo sério com profissionalismo e credibilidade, poucos conseguem oferecer para os leitores. (Felipe José de Jesus)

Revista

Conheça também o site do jornal: www.jornalcorreioeletronico.com.br

Revista Correio Eletrônico 13ª - Abril e Maio - 2013  

Publicação de entretenimento: Cultura, Xadrez. Fotografia, Coberturas JCE, Saúde e Vida, Economia e Finanças, Política, Cooperativas, Lançam...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you