__MAIN_TEXT__

Page 18

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

FACHADAS : CONSERVAÇÃO, LIMPEZA, REFORMA

É

de conhecimento geral que a falta de cuidado no lado externo de um imóvel deprecia as unidades em caso de venda. O tratamento de trinca, limpeza, lavagem e o tratamento do concreto devem ser feitos por empresa especializada para que sejam evitados acidentes e que o trabalho seja bem feito. Uma fachada bem cuidada, além de ser agradável para se ver, torna-se um passo importante para a concretização de um bom negócio. O descaso com a conservação tem como resultado as infiltrações, o comprometimento das ferragens, os problemas na estrutura da construção e por consequência a desvalorização do imóvel. O envelhecimento causa o desmanche, proporcionando perigo de queda de partes do emboço (a primeira camada de argamassa, a de cal na parede), e que serve como base ao reboco. Se algum material cair sobre algum pedestre ou destruir algum automóvel, quem responde judicialmente é o síndico. Independente do projeto, cada fachada necessita de análise antes de qualquer reforma. O serviço de pintura, lavagem e restauração de fachadas pode ser executado em qualquer época do ano. Entretanto, o mais recomendável é que sejam executados os serviços entre abril e setembro, período de maior estiagem. Reformas Existe dois tipos de reformas: a técnica e a estética. A primeira consiste na manutenção do bom estado de conservação de sua estrutura, priorizando o tratamento da ferragem, da recomposição de emboços, aplicação de selador e reparos de fissuras e rachaduras. A estética utiliza técnica de pintura e restauração, visando ressaltar a beleza da construção, com a finalidade de valorizar ainda mais o imóvel. Contratar Como todos os tipos de serviços contratados os síndicos devem observar bem na hora de escolher a empresa responsável pela realização do reparos na fachada. A experiência e as referências da empresa são muito importantes. É fundamental a preocupação com 18

o conhecimento técnico dos profissionais, os aspectos de segurança e a idoneidade no tratamento dos interesses do cliente. Para pintura de fachadas é muito importante a utilização de um material adequado de boa qualidade. A própria garantia do serviço fica prejudicada pela qualidade inferior de um produto. No caso de aplicação incorreta ou em superfícies não apropriadas, a garantia do fabricante é que pode ser comprometida. Atenções A contratada, além de providenciar toda a sinalização e proteção da área onde os serviços estão sendo realizados deve orientar os moradores, através do síndico ou administrador de condomínio. Todos esses serviços devem ser esclarecidos para restringir a possibilidade de problemas com trânsito nas áreas em que se executam os serviços. Antes de pintar um local é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente deve ser feito o hidrojateamento, com produtos como cloro ou detergentes neutros. Esse trato limpa todas e quaisquer impurezas existentes sobre a superfície. Após a limpeza é necessário que todas as fissuras sejam tratadas de maneira profissional, abrindo-as com equipamentos e aplicando uma demão com preparador de paredes (tipo de verniz) para eliminar a areia interna que surgir durante a abertura. A fechadura da fissura terá que ser realizada com massa elastomérica ou selatrinca, que consiste em uma massa emborrachada com arenito. Ela funciona como elástico dentro da trinca. Ou seja, o prédio sempre terá um movimento em sua fundação, portanto a fissura, após tratamento, acompanha essa oscilação, evitando que a mesma rachadura volte. Pelo menos durante a garantia do produto, geralmente cinco anos. Após o processo de tratamento de fissuras, é feito o fechamento com a demão de massa acrílica, esperando secar por 24 horas e mais tarde é feito um lixamento. Depois aplica-se uma nova demão de massa acrílica, com um novo lixamento após a secagem e a aplicação de duas demãos do importantíssimo fundo selador acrílico. Este terá de ser aplicado em toda a fachada, ou seja, tem por finalidade emborrachar a superfície preparando-a para o acabamento.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

R

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO IV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO IV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement