__MAIN_TEXT__

Page 55

Condomínio & Soluções

Seguro-condomínio: cobertura ampla

Em 2016 infelizmente ocorreram mais algumas tragédias, dentre elas desmoronamentos e alagamentos, em que na maioria dos casos as indenizações do seguro não são suficientes ou nem possuem cobertura por terem sido contratados na modalidade básica simples que possui coberturas limitadas e contratadas de forma adicional, e muitos não incluem todas as garantias ou quando incluem têm seus limites contratados com valores insuficientes para indenizar os prejuízos. Desta forma alerto mais uma vez os síndicos sobre suas responsabilidades com relação ao seguro do condomínio, já que o mesmo é obrigatório conforme o relato a seguir. O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO: A nova redação do Código Civil, artigos 1346 e 1348, IX, bem como o artigo 13 da Lei de Condomínios – Lei n° 4591/64 – sobre a responsabilidade do Síndico na contratação de Seguro Obrigatório do condomínio: Art. 13º: “Proceder-se-á ao seguro da edificação, ou do conjunto de edificações, neste caso discriminadamente, abrangendo todas as unidades autônomas e áreas comuns contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio”. Novo código civil: Art. 1.346. É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial. Art. 1.348. Compete ao síndico: ... IX - realizar o seguro da edificação. Cobertura ampla Conforme podemos ver na legislação citada acima, além do seguro contra riscos de incêndio a mesma determina que o seguro forneça cobertura também para “outros sinistros” que causem destruição total o parcial do edifício, mas o seguro tradicional do condomínio não cobre ou cobre parcialmente riscos importantes como: desmoronamento, alagamento, tremor de terra, inundação entre outros, essas garantias são oferecidas somente na modalidade de cobertura ampla. A modalidade denominada cobertura ampla garante qualquer dano físico que o imóvel ou seus equipamentos possam sofrer, com poucas exclusões, tais como: guerras ou problemas nucleares.

Ano V | Edição XV

Exemplos: Evento

Seguro Tradicional

Desmoronamento

Alagamento

Cobertura limitada no máximo de R$ 500.000,00 Sem cobertura

Inundação

Sem cobertura

S eguro Modalidade Ampla Cobertura amparada pelo valor da cobertura principal Cobertura amparada pelo valor da cobertura principal Cobertura amparada pelo valor da cobertura principal

Veja as diferenças entre os dois tipos de seguro obrigatório de condomínio: Cobertura básica simples – contra riscos de incêndio, queda de raio dentro do terreno onde está localizado o imóvel segurado e explosão de qualquer natureza. Caso o condomínio esteja sujeito a outros riscos, deverão ser contratadas coberturas adicionais específicas que como vimos acima são limitadas e em alguns casos não estão disponíveis. Cobertura básica ampla - Além dos eventos amparados pela cobertura básica simples, a cobertura básica ampla abrange eventos que possam causar danos materiais ao condomínio segurado amparada pelo valor da cobertura principal, como por exemplo: Vendaval, granizo, tornado, furacão e ciclone, impacto de veículos, desmoronamento parcial ou total, Inundação e alagamento, tumultos, danos elétricos, entre outros; Além de atender a Lei de Condomínio, a cobertura ampla proporciona a tranquilidade da contratação mais completa disponível, protegendo o patrimônio comum e a responsabilidade civil de síndicos e administradores. “O corretor de seguros é o profissional preparado para orientar as administradoras e síndicos das necessidades e coberturas adequadas aos riscos do condomínio”. Com o síndico, o corretor pode avaliar o tipo de cobertura mais apropriado ao condomínio.

Geralda Lira Paes Corretora de Seguros 061-9 9211 6477

Revista on-line: www.condominioesolucoes.com.br

55

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

Revista Condomínio & Soluções - Edição XV  

Revista voltada para o mundo condominial.

Revista Condomínio & Soluções - Edição XV  

Revista voltada para o mundo condominial.

Advertisement