__MAIN_TEXT__

Page 14

Condomínio & Soluções

VIDRO

RECICLAGEM

TOTAL

Por Ana Cristina Amaral

14

O vidro não é apenas uma tendência que tem ascendido com grande potencial, ele é a forma mais inteligente de aplicação para o movimento ecológico essencial na atualidade. Ao optarmos por ele em lugar de qualquer outro material para as nossas obras, estamos utilizando o produto mais reciclável oferecido pelo mercado. Vale ressaltar que a utilização dele em áreas externas, auxilia o acesso à luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Inúmeras são as justificativas de reciclagem de vidros; podemos reciclar por termos uma consciência ecológica, preocupada com os recursos naturais, e também pela preocupação com aqueles que estão na ponta do processo, que ao vasculhar um lixão podem se ferir gravemente, acidentes que podem ser evitados. A única adaptação que devemos inserir no nosso cotidiano é a diferenciação do material doméstico (frascos em geral, garrafas e potes)

O vidro pode ser reciclado infinitamente que não perde suas propriedades, ou seja, a qualidade e a quantidade são mantidas independente de quantas vezes o material passou pelo processo de industrialização. A quantidade de material reciclado gera exatamente a mesma quantidade de produto, ou seja, um quilo de vidro reciclado, gera um quilo de vidro pronto para a reutilização, pronto para retornar ao processo de geração de um novo produto. O processo de reciclagem deste permite poupar matérias-primas naturais, energias que seriam utilizadas as coletas dos seus componentes, além da economia quanto ao transporte dos minérios não utilizados.

para o material industrial (espelhos, vidros de janelas, boxes e tampos de mesa). Quanto ao material doméstico, o descarte deve ser mantido pelo sistema de coleta de lixo reciclável. Já para o material industrial, o ideal é que seja direcionado às vidraçarias que participam da coleta de cacos, destinando-os assim para a fonte recicladora, que fará a reinserção do material no processo industrial.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Ana Cristina Amaral Administradora da Taguabox taguabox@gmail.com

Ano V | Edição XV

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

Revista Condomínio & Soluções - Edição XV  

Revista voltada para o mundo condominial.

Revista Condomínio & Soluções - Edição XV  

Revista voltada para o mundo condominial.

Advertisement