__MAIN_TEXT__

Page 7

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

EDITORIAL

A COPA É DO JAPÃO

INCOMODOU A Revista Condomínio & Soluções recebeu em 4 de julho uma “Notificação Extra-judicial – Pedido de Direito de Resposta”, referente ao artigo vinculado na edição passada, de autoria da colaboradora advogada Daniela Furtado Pinheiro, com o título “Condomínios e a contribuição sindical”. O artigo enfatizou no seu subtítulo a seguinte afirmativa: “Tribunal Regional do Trabalho-TRT 10ª Região e Tribunal Superior de Trabalho entendem que os condomínios não se enquadram em categoria econômica”. A referida citação foi rebatida veementemente pelo Sindicondomínio, autor do Pedido de Direito de Resposta. Na realidade o direito de resposta proporcional ao agravo deve ser estabelecido quando for comprovado erro ou dolo. Queremos deixar claro que a Revista Condomínio & Soluções não tem nenhuma intenção de ferir ou atacar quaisquer instituições, sejam elas como forem. O espaço é de todos. Portanto, quando divulgamos um artigo assinado por um profissional especializado no assunto, como é o caso de Daniela Furtado Pinheiro, especialista em direito condominial, adotamos a postura de esclarecer, informar, contribuir, aprender e até mesmo de provocar debates como este. Portanto, a porta estará sempre aberta para todas as cores, posições e tendências. Há anos lutamos pela democracia e a essa altura, estamos, a duras penas, conseguindo. Todos os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, responsabilidade intelectual, autoral e civil. Mas, não nos omitimos como veículo de comunicação. Quem assina os artigos é responsável por todo o teor. Assim pretendemos continuar e, talvez cometendo alguns erros.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Será que aprenderemos? Uma verdadeira lição de cidadania, de solidariedade e de educação. Todo um sentimento de participação coletiva. Pela televisão vimos, após o término de cada partida da seleção de futebol do Japão, os torcedores orientais recolhendo o lixo. No calor de cada partida eles também jogam os pacotes de pipoca, garrafas de água no chão. Depois, quando acaba a festa, eles limpam o salão. Participação coletiva. Coisa que até os animais preservam, nós humanos temos esquecido. Até para protestar temos sido individualistas. Eu vou com a minha bandeira, você com sua, o José com a dele e o Antônio com uma quarta. É até democrático, mas não funciona. Na pátria das chuteiras cada uma entra com uma camisa de cor diferente. Na hora de passar a bola, passa para o adversário. Pois se confunde todo. Os torcedores japoneses recolhem os papéis, os copos, as garrafas plásticas de água e de refrigerantes, com a maior naturalidade. Enquanto pichamos e depredamos as nossas ruas, casas e edifícios, sem mais nem porque, os orientais mostram com gestos simples e naturais que podemos, sim, sermos melhores. Mais solidários. Eles fazem estes gestos porque assim foram acostumados, foram educados. Não vieram aqui nos dar aulas. Nada foi planejado para ser mostrado em frente às câmeras de televisão. São as simples demonstrações de participação de humildade, de igualdade, de superioridade. Por aqui, não demonstramos simplicidade. Ao contrário, ostentamos. Mas fica aí para o mundo inteiro ver que a raça humana tem tudo para melhorar.

7

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement