Page 54

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Por Marcelo Quintiere

RASÍLIA E O FANTASMA DO LIXÃO DA B ESTRUTURAL BRASÍLIA E O FANTASMA DOe considerado LIXÃO DA da matéria orgânica como um dos principais agentes responsáveis pelo processo de ESTRUTURAL aquecimento global;

A

cidade de Brasília, também chamada de “capital da esperança”, é reconhecida mundialmente por suas linhas modernas inspiradas nos projetos de Niemeyer. Ao mesmo tempo em que podemos nos orgulhar de nossos índices associados à renda domiciliar per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), convivemos com problemas graves a exemplo do enorme Lixão da Estrutural. De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. A presença de lixões significa maiores riscos para a saúde humana e comprometimento dos ecossistemas, com maior probabilidade de degradação da qualidade do ar, solo e água. O lixão propicia o surgimento de inúmeros problemas socioeconômicos e ambientais, dentre os quais se destacam: • Proliferação de vetores de doenças; • produção de chorume ocasionando a contaminação do solo e da água subterrânea; • geração de metano, gás derivado da decomposição

54

• marginalização do homem; • contaminações por metais pesados; • uma vez esgotada a sua capacidade de receber novos resíduos, os lixões se transformam em perigosos depósitos, inviabilizando o uso seguro da área, além de poluir o meio ambiente por dezenas de anos após seu encerramento; • a opção pelo uso de lixões é sinônimo de desperdícios financeiros, uma vez que enterra grandes volumes de resíduos que poderiam, alternativamente, ser reciclados ou transformados em combustível. Em função de todos esses impactos negativos dizemos que os lixões são exemplos concretos de passivos ambientais. O passivo ambiental consiste em um valor monetário que expressa, ainda que sob a forma de estimativa, qual o gasto total que determinada empresa ou instituição deverá arcar no futuro em decorrência dos impactos ambientais gerados por sua atividade produtiva. De acordo com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) o passivo ambiental consiste no valor dos investimentos necessários para reparar toda a agressão que se pratica ou praticou contra o meio ambiente.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement