__MAIN_TEXT__

Page 48

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Os impactos ambientais das CIDADES

Por Marcelo Quintiere

Ao observamos mais atentamente uma grande cidade, a sua dinâmica populacional, as atividades econômicas ali desenvolvidas, a presença crescente de indústrias e oda e qualquer atividade econômica possui estreita processos poluentes, bem como o comprometimento vinculação com o meio ambiente. dos recursos naturais (água, solo e biodiversidade), A associação entre a atividade econômica e o meio entendemos que o crescimento urbano se reflete em ambiente pode ser observada nas seguintes dimensões: complexas interações com o meio ambiente. As cidades constituem, como veremos a seguir, • Aumento da demanda sobre bens e serviços ambientais um componente importante vinculado aos diversos (ex.: água, solo, oceanos, biodiversidade, etc.); problemas e impactos ambientais, sendo necessária a • geração de resíduos e/ou processos poluentes (ex.: sua inclusão em nossas análises. indústria de produtos químicos, resíduos da construção O crescimento das cidades como centros de oportucivil, etc.); nidades econômicas e serviços tais como saneamento, • produção de passivos ambientais que podem vir a transporte, segurança, lazer, educação, saúde, renda comprometer o meio ambiente (ex.: barragens de e outros, fez com que surgisse um intenso processo resíduos químicos, tanques em postos de combustíveis, migratório a partir das populações rurais. etc.). O Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Este artigo analisa os impactos ambientais associados Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecido pelo às CIDADES, mais especificamente no que tange ao título “Nosso Futuro Comum”, destaca que o século XX crescimento urbano desordenado. foi marcado pela chamada “Revolução Urbana”.

T

O crescimento urbano desordenado O meio ambiente possui uma ampla gama de enfoques, permeando muitas áreas do conhecimento humano, com forte presença na economia, política externa e comércio internacional. Assim, nos parece evidente que devemos considerar o meio ambiente sob uma ótica mais abrangente, englobando diversas dimensões importantes e estratégicas além da fauna e da flora. 48

Vejamos alguns aspectos relevantes associados ao processo de crescimento das cidades: • No período de 60 anos (1920 - 1980) a população urbana dos países em desenvolvimento cresceu 10 vezes, ao passo que a sua população rural apenas dobrou. • Em 1940, uma em cada oito pessoas vivia em centros urbanos, sendo que apenas uma em cada 100 pessoas vivia em cidades com mais de um milhão de habitantes. • Já em 1980 uma pessoa em cada três vivia em centros

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement