__MAIN_TEXT__

Page 47

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

O

s produtos orgânicos, tanto de origem vegetal como animal, são mais saudáveis. Têm mais sabor e podem estar aí bem perto de você. Ao consumir os produtos orgânicos, você leva à sua mesa, produtos mais ricos, com todas as vitaminas e minerais preservados. Tal resultado decorre do manejo diferenciado que é dado às plantações e aos animais. Normalmente, esse tipo de produção está atrelado a preocupações ambientais. Por isso os sistemas orgânicos de produção, em sua maioria, priorizam o uso responsável dos recursos naturais. Para ser considerado orgânico, o produto tem que se originar de um ambiente de produção orgânica onde se utiliza como base os princípios agroecológicos. Contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais.Portanto, na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana. Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, entre outros, tanto in natura como processados são considerados orgânicos, quando cultivados sem agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias sintéticas. O Brasil é, sem dúvida, o país com maior potencial para o crescimento da produção orgânica, em função dos diferentes tipos de solo, da sua grande biodiversidade e das grandes bacias hidrográficas. O número de produtores que apostam no cultivo de alimentos, sem aditivos químicos, mais que dobrou no Brasil nos últimos anos. Em 2006 eles eram cerca

de cinco mil. Hoje estima-se 11.500 produtores certificados por algum tipo de órgão regulador do país. Espera-se que chegue a 15 mil em 2014. O aumento das pessoas interessadas em consumir alimentos sem aditivos faz com que o setor orgânico seja atraente, pois onde há demanda existe uma grande oportunidade para as empresas e para os produtores. Os defensivos Na tentativa de proteger as plantações contra pragas, foram criados defensivos agrícolas ou agrotóxicos. Esses procedimentos tiveram início, mundialmente, nos anos 1920 e no Brasil, na década de 60. O País, hoje, é um dos maiores consumidores de agrotóxicos, inclusive comprando alguns já proibidos na Europa. As intoxicações provocadas por essas substâncias estão aumentando tanto entre os trabalhadores rurais, pelo manejo, como pelos consumidores, pela sua ingestão. De qualquer maneira, utilizados, esses defensivos podem afetar o meio ambiente e a saúde humana. Alguns estudos relatam a presença de elementos dos agrotóxicos até no leite materno. Portanto já passa da hora para o alerta contra o ataque dos defensivos agrícolas. Fonte : Site:www. vivacomorganicos.com.br Referência bibliográfica: Agroecologia hoje e Agricultura e a saúde humana.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

47

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement