__MAIN_TEXT__

Page 44

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

“Seu condomínio possui Rede Interna de Telecomunicações?” O cenário A falta de bons serviços de telecomunicações nas residências e empresas é um assunto constantemente levantado e debatido pelos moradores nas reuniões de condomínio, fóruns e associações, onde as discussões e dicas de alguns, com base em suas experiências pessoais, apesar de serem contribuições interessantes, não são suficientes para se formar uma opinião contundente sobre o cenário. A questão é dinâmica. A localização do condomínio influencia fortemente na probabilidade ou até na viabilidade de um bom serviço, evidentemente, mas há, entretanto, outras componentes que também exercem forte influência. Tenho sido consultado por moradores que buscam informações sobre qual seria a melhor operadora de serviços de telecomunicações para se contratar. Acontece que esta questão não tem uma resposta definitiva e, se tivesse, não duraria muito tempo. Acho que posso ajudar mais se fizer um resumo técnico sobre o assunto e focar na causa do problema, ao invés de tentar eleger alguma operadora como “a melhor”. O meio de comunicação As comunicações chegam ao ponto de consumo (usuário) basicamente por dois meios de comunicação: cabo ou irradiação eletromagnética. O quadro abaixo sintetiza as possibilidades e o principal exemplo entre parênteses.

ma solução via cabo tem as vantagens de ser mais U confiável, mais estável e suportar velocidades maiores, porém exige mais planejamento, tem custo maior e demanda mais tempo para ser implantada. As operadoras escolherão a opção a adotar com base em uma análise na relação benefício/custo. Não há “a melhor”. As soluções via rádio permitem mobilidade. A fibra óptica tem muitas vantagens em relação aos cabos de cobre. Suporta uma velocidade de transmissão muito maior e é imune a interferências eletromagnéticas e descargas atmosféricas. A tendência é atender edificações (casas e prédios) via cabo de fibra óptica e os usuários móveis via 4G. A convergência dos serviços de telecomunicações Há três serviços básicos de telecomunicações: Telefonia, TV e Dados. Tradicionalmente esses serviços eram tratados de forma independente e distinta, por empresas diferentes e especializadas em cada um deles, sofrendo pressões dos grandes grupos econômicos que defendem seus interesses e muitas vezes até por força de lei: quem vende telefonia fixa não pode distribuir TV, quem vende telefonia móvel não pode vender a fixa, e assim por diante.

Cabo telefônico metálico (telefonia tradicional) Cabo

Cabo coaxial metálico (TV a cabo tradicional) Fibra óptica(FTTH)

Meio físico Rádio

Enlace terrestre (Micro-ondas)(TV por assinatura via rádio) Satélite (Micro-ondas) (Difusão via satélite) 3G(telefonia celular terceira geração) 4G(telefonia quarta geração)

44

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement