Page 38

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

REVESTIMENTOS METÁLICOS

Por Arildo Martins Kamimura Júnior

N

as últimas décadas, alguns termos como Retrofit, Alucobond e ACM, passaram a compor o vocabulário dos síndicos em nossa cidade. Estes termos significam em sequência – em construção civil, Retrofit é Reforma ou reformulação do prédio, de forma funcional e não apenas estética, ou seja, uma modernização. Dentro desse conceito entram os demais termos da sequência, que no caso do Alucobond, foi a marca de maior propagação no mercado para o produto chamado ACM – uma sigla que traduzida é Material de Alumínio Composto. Sim, mas o que tudo isso quer dizer? Isso significa que nossa cidade, rompendo a barreira dos 50 anos de existência, passa a ter prédios e edifícios, tanto comerciais quanto residenciais, com essa mesma faixa de idade e necessitando, portanto, de uma reforma e por que não uma reforma que traga os benefícios de melhorias funcio38

nais? É neste momento que esse material se demonstra eficiente. O ACM – material de alumínio composto, é de grande plasticidade, ou seja, dobrável, moldável, pode ser curvado, cortado e manipulado para atender situações em que materiais rígidos como pedras (granitos/mármores),cerâmicos (pastilhas, porcelanatos, etc.), vítreos (vidros e componentes) – não são capazes de atender. Apresenta ainda, estanqueidade contra água, conforto térmico, acústico (depende da configuração), plano, baixo peso, modulável conforme a obra, diversidade de cores e opções, e além de tudo, é de beleza e modernidade, que na maioria das vezes, contribui para a valorização do imóvel.

muitas opções de qualidade. Várias empresas, sem entender as limitações dos materiais, conforme cada configuração têm aplicado somente a lei do menor preço, o que em futuro próximo pode trazer dor de cabeça aos clientes. Explicamos: o material ACM consiste basicamente por duas lâminas de alumínio entremeados por núcleo de polietileno e pintura coilcoating, as duas lâminas de alumínio podem variar de 0,17mm a 0,5mm (comercialmente comum) com liga comum ou duralumínio. O núcleo de polietileno pode se 10% a 100% virgem e a pintura pode ser poliéster ou Kynar 500. O que isso quer dizer? Se o cliente se permitir iludir, estamos falando de configurações Cores, pilares e brises que servem apenas para sinalizaMas, assim como todo material é ções visuais internas, protegidas preciso ter certos cuidados, temos do sol e chuva, enquanto que o

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement