Page 26

NO ESCURINHO DA NOITE SURGE A ILUMINAÇÃO NO PAISAGISMO

E

m um condomínio residencial, seja horizontal ou vertical, a iluminação noturna é muito importante, tanto pelo fator da segurança, quanto pela viabilidade de utilização das áreas externas de convivência. A iluminação de jardins privados é uma área recentemente explorada no paisagismo brasileiro e tem se difundido muito, à medida que os proprietários se dão conta dos benefícios que esta pode agregar aos seus imóveis. Uma área de lazer bem iluminada realçará os caminhos, árvores, arbustos e forrações, possibilitando que o colorido da natureza esteja presente também à noite.

se estivéssemos iluminando uma quadra poliesportiva. É preciso criar efeitos visuais de maneira sutil, explorando as sombras, os volumes e a profundidade. Em algumas áreas a massa vegetal será iluminada de forma difusa e misteriosa, aparecendo apenas sua silhueta; em outras a vegetação será iluminada como se fosse um ponto focal, sendo realçada de forma intensa e até com cores chamativas.

Muitas vezes escondem-se os refletores, Nas áreas externas não se pretende ilumi- para dar a impressão que o jardim esteja sendo ilunar o jardim de maneira intensa e uniforme, como minado de forma natural. No entanto, para soluções rápidas também são utilizados os “espetos de jardim”, que ficam mais aparentes. Os focos de luz mais comuns para iluminar a vegetação são os de baixo para cima. Já os minipostes e balizadores, que servem para direcionar o movimento das pessoas, geralmente iluminam de cima para baixo. Entre as lâmpadas mais usadas estão as halógenas, como a PAR20, utilizada para vegetação de pequeno porte, e a PAR38, utilizada para a vegetação de grande porte. A potência das lâmpadas vai variar de acordo com o efeito desejado e a fiação deve ser escondida; o ideal seria a contratação de especialista em projetos 26

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement