__MAIN_TEXT__

Page 22

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro? Q

ual a diferença entre arquiteto e engenheiro? A maioria das pessoas possui dificuldade em distinguir arquiteto de engenheiro; acredito que 90% da população brasileira sofrem desse mal, então, tentarei dificultar ainda mais essa definição. Arquitetura é a intervenção no espaço a favor do homem, visando sua ocupação de forma sustentável, funcional e estética, resumidamente, o arquiteto se vê à frente de um terreno vazio e propõe (projeta) uma edificação que atenda aos anseios de seu cliente, porém, não se trata de uma tarefa tão simples. O arquiteto necessita de conhecimentos estruturais para evitar que uma coluna fique dentro da banheira; conhecimento de elétrica para evitar que um cômodo não possua condições de se instalar uma luminária; conhecimento de hidráulica para evitar que uma caixa-d’água não possua queda por gravidade suficiente para dotar todas as torneiras e chuveiros de pressão suficiente; conhecimento de sanitária para evitar a instalação de caixa de gordura no quarto do casal; conhecimento de telefonia suficiente para deixar espaço para circulação vertical e horizontal de cabos, entre outras matérias tais como pavimentação, paisagismo, ergonomia, conforto ambiental (iluminação e ventilação naturais), ar condicionado etc, isso tudo conciliado com funcionalidade, operacionalidade, segurança, conforto, volume e estética. O arquiteto atua, também, em obras de edificação desde a fase de implantação, ou seja, marcação de segmentos de alvenaria para levantamento de paredes até a fase de acabamento, como paginação de piso e fixação de esquadrias. Existem outros campos de atuação tais como, projetos e obras para intervenção em urbanização, paisagismo, preservação de patrimônios históricos, meio ambiente, sustentabilidade, decoração e mobiliário. E o engenheiro? Esse nobre profissional possui formação técnico-científica que o torna apto a atuar no campo tecnológico, prático e complexo, com objetivo de conceber, executar e implementar produtos, sistemas e serviços. 22

No caso das edificações temos o engenheiro civil que atua na fase de projeto com cálculo estrutural (concreto ou metálica com dimensionamento de colunas, vigas, etc) e estudo de solo (descobrir a resistência do solo para definir o tipo de fundação a ser utilizada na edificação). Atua também, na construção das edificações com a responsabilidade de cumprir fielmente o projeto elaborado com coordenação de equipes de operários, planejamento da obra e fornecimento de material. Temos, também, o engenheiro eletricista que atua em edificações com elaboração de projeto elétrico contendo circuitos, luminárias, quadros de distribuição, entre outros, com atuação em obras para execução de toda parte elétrica. Em edificações existem outras atividades que são realizadas por engenheiros civis ou elétricos tais como sistema hidrossanitário (água e esgoto) e telefonia, ambas, por meio de elaboração de projeto e execução de obra. O engenheiro mecânico é outro profissional que atua em edificações na elaboração de projeto de ar condicionado com dimensionamento de dutos e centrais de ar e sua execução, durante o período de obra. Engenharia possui ainda outras ramificações que atuam em diversoscampostaiscomominas,química,biomédica,agronômica, florestal, zootécnica, mecatrônica e computação. Espero que esse breve esclarecimento possa auxiliar a empreitada dos síndicos e demais pessoas interessadas em contratações de projetos e obras, e evitar a gafe de procurar engenheiros para elaboração de projeto arquitetônico ou arquiteto para elaboração de projeto elétrico.

Alexandre José Arquiteto - M.Sc. - CREA 12.318/D-CE alexandresaojose@alcarprojetos.com.br Tel: 061-8111 9394

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement