__MAIN_TEXT__

Page 10

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Incêndio

no Condomínio

T

- telefonar para o Corpo de Bombeiros – 193; - se não souber combater o fogo, ou não puder dominá-lo, sair do local, fechando todas as portas e janelas atrás de si, mas sem trancá-las, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes; - não perder tempo tentando salvar objetos; - manter-se vestido, pois a roupa protege o corpo contra o calor e a desidratação; - procurar alcançar o térreo usando a escada, sem correr. Jamais usar o elevador, pois normalmente a energia é cortada; - se ficar preso no meio da fumaça, colocar um pano molhado cobrindo o nariz e a boca. Andar de rastro, pois o ar perto do chão é mais respirável; - ao passar de um cômodo com a porta fechada para outro, tocar a porta e observar suas frestas antes de abri-la. Se estiver quente ou se a fumaça estiver saindo pelas frestas sob pressão, não abrir; - se a porta estiver fria e não houver fumaça, abri-la, usando-a como escudo, só penetrando no outro cômodo se tiver certeza de que poderá atravessá-lo, e de que este é o caminho certo, mais rápido e seguro para a fuga; - se não puder sair, mantenha-se junto ao chão e, próximo de uma janela, sinalizar a sua presença.

odo condomínio deve possuir uma brigada de incêndio, com pessoas treinadas para atuar no combate a princípios de incêndio, em primeiros socorros e na orientação da desocupação rápida do edifício. Imprescindível que o condomínio possua sistemas de extintores de incêndios, sistemas de hidrantes e de mangotinhos e sistemas de detecção e alarme de incêndio, portas corta-fogo, sistema de iluminação de emergência e sinalização de segurança. Tudo em perfeito estado de funcionamento e manutenção. Nos apartamentos, há que se ter muito cuidado e atenção com aparelhos elétricos, velas, cigarros, líquidos inflamáveis, fusíveis, ferro de passar roupas, botijões de gás e aquecedores a gás. Em caso de incêndio, recomendável adotar os seguintes procedimentos: - se perceber indícios de incêndios (como fumaça ou MÁRCIO RACHKORSKY cheiro de queimado), aproximar-se a uma distância para ver o que está queimando e a extensão do fogo; “ Tudo o que você precisa saber sobre condomínios”. - dar o alarme pelo meio disponível a todos os ocupantes; Ed.Saraiva.2009. 10

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO III  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement