__MAIN_TEXT__

Page 5

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

EDITORIAL SAÚDE

Carlos Caetano

MOBILIDADE

Dez anos de Samu

E

8

48

ste país é diferente mesmo. Comemoramse coisas bobas, tolas, irrelevantes, com muito entusiasmo. Contudo, ações e programas importantes são deixados de lado em suas datas. Há dez anos (2003) se alguém tivesse algum acidente automobilístico, por exemplo, um problema qualquer de saúde no meio da rua, ou mesmo em casa, seria socorrido por alguém inabilitado e bem intencionado, ou ficaria esperando a assistência de uma ambulância, ou ainda, seria levado de táxi para os hospitais. Pois é, tudo mudou e os dez anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passaram em branco. Este sim, talvez seja um marco na saúde brasileira. Parabéns ao ex-ministro senador Humberto Costa – PT (PE). São três mil ambulâncias, Brasil afora, em 2.660 municípios. São milhares de viaturas e milhares de equipes preparadas para o melhor atendimento emergencial nas ruas, avenidas e bairros das grandes e pequenas cidades. Chamou, chegou. E ninguém fala disso. Viva o Samu!

42

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Seiscentos quilômetros de ciclovias

O

Distrito Federal e não Brasília, como se diz por aí, terá 600 quilômetros de ciclovias até o final de 2014. Esse tipo de mobilidade vem ao encontro da necessidade, do extraordinário crescimento dessa prática esportiva e como alternativa viária por aqui. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) são os órgãos responsáveis pela construção das ciclovias em todo o Distrito Federal. Estão em andamento 32 quilômetros nas L2 Norte e Sul, 12 na UnB e 7 no Guará. No Gama, Paranoá, Riacho Fundo II, Park Way, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas e no Sudoeste, outros tantos quilômetros. O programa “Acelera DF” destinou em março do ano passado 30 milhões de reais para a criação de ciclovias em outras regiões: Lago Sul, Brazlândia, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho e Setor Militar Urbano. Há pelo menos quatro motivos para se comemorar o aumento dos quilômetros construídos das ciclovias, pois pedalar faz bem à saúde, contribui para a fluidez do trânsito, dá segurança ao próprio ciclista e também contribui para a sustentabilidade ambiental, não emitindo gases que provocam o efeito estufa. É o DF pedalando na frente.

5

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO V  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO V  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement