__MAIN_TEXT__

Page 38

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

COM FOGO NÃO SE BRINCA Por Geralda Paes

C

omo vimos recentemente nos noticiários, casos de incêndio no Distrito Federal são sempre desastrosos, ainda mais quando ocorrem em condomínios, já que a propagação das chamas é rápida, causa grandes estragos e prejudica muitas pessoas, causando danos corporais e materiais de valores elevados. Por isso a contratação do seguro incêndio em condomínios é obrigatória por lei, mas também é importante incluir a cobertura de conteúdo para os apartamentos, ou até mesmo contratar uma apólice específica para cada unidade protegendo o conteúdo dos apartamentos. Nos edifícios comerciais/mistos é de grande importância que cada unidade contrate uma apólice para o conteúdo, já que a apólice do condomínio só garante indenização para a reconstrução do imóvel, pintura e áreas comuns. Já os móveis, equipamentos, enfim tudo o que tem dentro da unidade somente estará coberto no caso da contratação de apólice individual. Quando se fala em incêndio, o ideal mesmo é contar com os dois seguros, o do condomínio e o de conteúdo. A cobertura do seguro de conteúdo tem a finalidade de indenizar o condômino pelos prejuízos que venha sofrer em consequência de perdas e danos materiais causados por incêndio, queda de raio dentro da área do terreno e explosão, além de outras coberturas chamadas de acessórias que cada condômino pode incluir na apólice conforme sua necessidade. Já que tocamos no assunto explosão, não posso deixar de falar nela. Recentemente acompanhamos nos noticiários, a explosão ocorrida em um edifício em Brasília, o que causou danos de grandes proporções, mas felizmente só materiais, não tendo nenhuma vítima. Explosão é outra cobertura muito 38

importante presente no seguro condomínio onde garante a reconstrução das partes atingidas no imóvel e que os condôminos podem contratar em suas apólices individuais para garantir o ressarcimento dos prejuízos causados ao conteúdo de suas unidades. Para finalizar vou falar da cobertura de desmoronamento que no seguro condomínio embora seja também obrigatória, só é encontrada de maneira a atender integralmente a legislação cobrindo todo o edifício na modalidade de seguro condomínio denominada de “Cobertura Básica Ampla”, pois na modalidade “Cobertura Básica Simples” só é possível contratá-la como cobertura adicional limitada na maioria das vezes a R$500.000,00, o que em caso de um sinistro de grande monta em um condomínio não seria suficiente para reparar os prejuízos. E recentemente ocorreu um sinistro dessa natureza em Águas Claras, mas neste caso envolvendo uma empresa e não um condomínio, mas você que é empresário também pode contar com essa cobertura no seu seguro empresarial.

Geralda Lira Paes Corretora de Seguros Cel: 9211-6477

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

A s

T

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO V  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO V  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement