__MAIN_TEXT__

Page 46

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

O Meio Ambiente e Você Ao longo das últimas décadas o meio ambiente foi alçado à categoria de um dos temas centrais da humanidade. Hoje encontramos a temática ambiental inserida em diversas mídias, seja em jornais, internet, televisão ou rádio, sempre destacando aspectos relevantes que demonstram a imensa amplitude do meio ambiente e sua integração com outros segmentos nas esferas econômicas, sociais ou culturais. Essa integração pode ser compreendida com maior facilidade quando consideramos que o meio ambiente é um tema transversal, ou seja, está intimamente vinculado aos processos produtivos, ao consumo de bens e serviços, ao descarte de resíduos e outros. Vamos observar algumas dessas interações. Os processos produtivos possuem uma evidente interação com a temática ambiental, uma vez que promovem impactos bastante significativos, tais como: -aumento da demanda pelos recursos naturais limitados (água, minérios, solo, biodiversidade, etc.); - geração de poluição com a produção de resíduos tóxicos que nem sempre são passíveis de assimilação pelos ciclos biológicos do planeta; - geração de passivos ambientais que podem afetar o caixa de empresas, sua imagem perante investidores e consumidores, bem como a qualidade dos ecossistemas. O consumo de bens e serviços também apresenta uma forte interação com o meio ambiente, em especial quando observamos a enorme quantidade de bens que adquirimos sem necessidade. Todos nós vivemos em uma sociedade de consumo, na qual o comportamento mais incentivado consiste em consumir cada vez mais, todos os produtos que são colocados no mercado. Compramos uma camiseta nova sem o menor pudor, desconsiderando que sua produção envolveu o uso de centenas de litros de água, a geração de poluentes que vão comprometer os ecossistemas (água e solo em especial) e toda uma logística de distribuição que também gerou impactos (consumo de óleo diesel, por exemplo). E tudo isso pelo insuperável prazer de “estar na moda”, mostrando aos amigos, vizinhos e sociedade o quanto estamos antenados nas novas tendências. Claro que o prazer é sempre efêmero e vai durar até que uma nova camiseta seja incorporada à coleção. Entretanto, os impactos do consumo inconsciente vão perdurar por muito mais tempo. O descarte de resíduos sólidos constitui outra grande preocupação da sociedade de consumo na qual 46

vivemos, afinal é necessário encontrar soluções para eliminar de forma racional todo o excesso praticado. São milhares de toneladas de resíduos produzidas diariamente, em uma média de aproximadamente um quilo por habitante aqui no Brasil. E um enorme percentual (quase 60%) acaba soterrado em lixões e “aterros controlados”, englobando produtos tóxicos que comprometem os ecossistemas, muitas vezes de forma persistente ao longo de décadas. Precisamos observar que o consumo está intima- mente relacionado com a produção de resíduos, sendo que a maioria das pessoas não compreende que o consumo inconsciente de hoje representa o excesso de resíduos acumulados amanhã. Não sou contrário à moda nem à evolução da indústria que nos oferece novos produtos diferenciados em termos de design, eficiência ou durabilidade.Nada disso. Apenas defendo que todos nós devemos adotar uma postura mais crítica com relação à NECESSIDADE DE CONSUMIR. Precisamos entender que um produto não surge miraculosamente em uma prateleira… Cada produto ou serviço que consumimos é fruto de uma extensa cadeia produtiva que: -UTILIZA recursos naturais (água, solo, etc.); -LIBERA resíduos tóxicos (solventes, corantes, plásticos, fertilizantes, etc.) e -COMPROMETE os ecossistemas e a saúde humana.Nada vem gratuitamente. Tudo tem um custo agregado, não apenas financeiro, mas ambiental. Se o meio ambiente é mais do que um tema para conversas na mesa do bar, se você quer (e pode) fazer a diferença, pense em como anda a SUA relação com os processos de consumo e produção. Eu procuro fazer a minha parte: PENSO sempre na real necessidade daquilo que desejo ou preciso “desesperada- mente” comprar.

Marcelo de Miranda Ribeiro Quintieri Auditor e consultor em meio ambiente

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMINIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO I  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMINIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO I  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement