Page 12

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

ARQUITETURA: FACHADA COM NOVOS TRAÇOS Por Fernando Potzernheim - Arquiteto Marco da arquitetura e urbanismo do moderno, Brasília foi projetada por Lúcio Costa e ficou famosa pelas obras monumentais de Oscar Niemeyer. Em 1987, se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade, sendo o único bem contemporâneo na lista da UNESCO. Por esse motivo, muitos acham que Brasília é uma cidade engessada e que vai ficar parada no tempo. Se considerarmos apenas a densidade populacional de Brasília, que é definida através de suas escalas, realmente podemos considerar Brasília uma cidade engessada, mas nunca poderemos dizer que ficará parada no tempo. Estamos chegando num momento onde as edificações de Brasília estão ficando antigas, os materiais utilizados estão ultrapassados e a evolução da tecnologia pede novas soluções arquitetônicas. As edificações não foram projetadas para privilegiar a ventilação ou a iluminação natural. Em muitos blocos do Plano Piloto, vimos à utilização de cobogós, porém utilizados de forma errada, sendo aproveitados apenas esteticamente ou para esconder a área de serviço, além de que alguns são praticamente impossíveis de serem mantidos limpos. Com a evolução da tecnologia, cada vez mais as pessoas prezam pelo conforto e um item indispensável é o ar-condicionado. Mas sua colocação sempre gerou muita discussão, pois nos prédios mais antigos não há previsão apropriada. Com a sua instalação, eles alteram a fachada original dos prédios, além de incomodarem

os vizinhos e pedestres com aquele famoso pinga, pinga. Outro fator indispensável é a televisão a cabo, porém sem a previsão inicial, acontece o que já estamos acostumados ver nas fachadas, fios descendo por todos os lados. Por último, muitos prédios possuem revestimentos ultrapassados, pois não protegem a estrutura, estão caindo ou desbotados e foram aplicados com argamassa e impermeabilizantes inadequados, pela falta de tecnologia à época. Para sua substituição, na escolha do tipo de acabamento, não se deve considerar apenas a estética, deve se avaliar a característica técnica do produto, como vida útil, custo, freqüência de manutenção e facilidade na renovação. No mercado encontramos produtos com tecnologias adequadas para cada tipo de necessidade: como clima, condicionantes ambientais e maresias. As reformas em edifícios acontecem em todas as cidades históricas do mundo, valorizam a edificação e a região, trazem segurança e ajudam o desenvolvimento das cidades. Vale lembrar que os prédios em Brasília não são descaracterizados por serem reformados, pois existem normas que devem ser seguidas.

Reforma do Bloco B da 314 Norte Maquete eletrônica da obra

12

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMINIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO I  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMINIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO I  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement