__MAIN_TEXT__

Page 22

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Por Marcelo Campos de Alcântara

22

A

crise no abastecimento de água, notadamente no estado de São Paulo, tem trazido à tona discussões sobre o assunto e deve ser vista como um alerta para o uso racional e consciente. Não podemos esquecer que apenas 0,6% da superfície do planeta é água doce renovável pelo ciclo da natureza. Grande parte da população que mora em condomínios onde o consumo de água ainda não é cobrado de forma individualizada, muitas vezes não tem noção do próprio consumo e pouca coisa pode fazer no sentido de monitorar eventuais desperdícios. O conhecimento do consumo mensal e a cobrança individualizada são pontos de partida para eliminar o desperdício, e depende da instalação de hidrômetro. Com o advento da Lei nº 3.557 de janeiro/2005, essa instalação passou a ser obrigatória nos novos empreendimentos habitacionais do Distrito Federal. Dessa forma, muitos síndicos têm procurado transferir a cobrança da água para a concessionária do serviço público. O que poucos sabem é que ao se individualizar a cobrança pela Caesb, os moradores perdem a possibilidade de compensar entre si a margem de consumo não utilizada em cada faixa, quando o morador que apresenta um perfil de consumo maior se beneficia da margem não utilizada pelo morador com um consumo menor, além de gerar um aumento no custo com a água, se considerada a totalidade dos moradores em relação à conta do condomínio. A Lei 4.383 introduziu alterações na Lei 3.557 que permite ao condomínio optar por modelo tecnológico de hidrometração individualizada em que o serviço de leitura e rateio da fatura de água é efetuado pelo Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VIII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VIII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement