__MAIN_TEXT__

Page 18

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Informatização na elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia Por Alexandre São José

advento da informática trouxe melhorias e facilidades para as pessoas em todos os segmentos, principalmente no profissional. No ramo de projetos arquitetônicos e de engenharia proporcionou agilidade e precisão na elaboração de desenhos técnicos através de software de CAD (computer aided design), ou desenho assistido por computador. Trata-se de ferramenta poderosa para construção de linhas, curvas, polígonos bidimensionais e tridimensionais. Antes da informática os projetos eram elaborados e desenvolvidos por equipes compostas de várias pessoas entre arquitetos, engenheiros e principalmente os desenhistas. Ocupavam bastante espaço com suas pranchetas e mesas de apoio para acúmulo de materiais de auxílio ao desenho, tais como esquadros, gabaritos, “boloteiros” (gabaritos de círculo), réguas paralelas, réguas pantográficas, escalas, normógrafos, compassos, tira-linhas e a detestável tinta nanquim que na maioria das vezes borravam os desenhos prontos e acabados. Existem diversos softwares dedicados à elaboração de projetos que reduziram satisfatoriamente a utilização de espaço além de racionalizar a mão de obra efetiva utilizada em desenhos técnicos transformando os antigos desenhistas em tecnológicos “cadistas”, palavra oriunda do CAD. Podemos dividir os softwares nas áreas de CAD2d e CAD3d, modelagem 3d, animação e realidade virtual entre eles ArchiCAD, Autocad, ArchiStation, linuxcad, Revit, VectorWorks, QCad, 3D Studio Max, Rhino3d, Blender3d, DataCAD, Google SketchUp, ArCon entre outros. Ao passo em que a informatização do projeto acelerou o processo e ganhou muito com apresentação impecável e precisão trigonométrica, causou, também, a involuntária aposentadoria de muitos profissionais, que pela idade, não conseguiram se adaptar à evolução tecnológica. Acarretou irreparável perda para a produção intelectual e criativa de nossas obras, porém, recuperadas posteriormente com a nova safra de profissionais identificados com os constantes avanços tecnológicos. 18

Comparando os processos anteriores e posteriores à informatização, para elaboração de projeto residencial de 300 metros quadrados gastava-se em torno de trinta dias para o projeto arquitetônico, mais trinta dias para os projetos complementares (estrutural, elétrico, hidrossanitário e telefonia) que eram confeccionados simultaneamente por profissionais em suas respectivas áreas. Atualmente, com utilização de recursos tecnológicos esse processo foi reduzido para quinze dias, com a facilidade de modificar o projeto sem perder o desenho elaborado inicialmente. Soma-se a essas vantagens, a eliminação de papeis substituídos por arquivos que podem ser impressos a qualquer momento sem perda da qualidade gráfica. Antigamente os profissionais de arquitetura e engenharia reclamavam de dores nas costas provocadas pelas posições adotadas em pranchetas durante o trabalho. Atualmente as reclamações ocorrem em função do desgaste prematuro da visão provocado pela claridade da tela em função do uso constante do computador. Nada é tão perfeito que não possa ser melhorado.

Alexandre São José é arquiteto com formação aeroportuária e pós-graduação em sustentabilidade arquitetônica com foco na infraestrutura aeroportuária (UnB, 2008). alexandresaojose@alcarprojetos.com.br (61) 8111-9394 Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VIII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VIII  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement