__MAIN_TEXT__

Page 22

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Entrevista com engenheiro Marco Aurélio de Oliveira

A

palavra “acústica” chega a assustar a algumas pessoas. Outras, nunca nem ouviram falar. Pois bem, a engenharia acústica é o ramo da engenharia que estuda formas do controle e de reprodução de fenômenos acústicos. Isto se aplica a diversas situações prápráticas, como controle do ruído industrial, vibrações em máquinas e equipamentos e o controle do ruído ambiental. O som é um fenômeno ondulatório, causado pelos mais diversos objetos e se propaga através de diferentes estados físicos da matéria. Em acústica, podemos dividir em geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. Nessa cadeia o nosso interesse maior são os receptores, os condôminos. Para tanto, falamos sobre o assunto com o engenheiro Marco Aurélio de Oliveira.

as principais solicitações dos condomínios das grandes cidades? Os condomínios residenciais apresentam demandas bastante diversificadas, entre as quais se incluem: laudos acústicos de ruído aéreo e de impacto, isolamento acústico de salão de festas e home theater, ruído em dutos de ventilação de churrasqueiras, ruído em tubulações de água e esgoto, tratamento acústico de casas de máquinas de elevador e bombas de recalque d’água, transmissão de ruído entre paredes geminadas de apartamentos, ruído de impacto ocasionado pelo caminhar de pessoas, queda e arraste de objetos nas lajes dos apartamentos superiores. Atualmente as construtoras estão incorporando também nos novos empreendimentos residenciais ambientes para ensaios de bandas, capazes de gerar mais de 110 deciRCS: No que se refere a tratamen- béis e que exigem uma atenção to e isolamento acústico, quais especial no projeto. 22

Engenheiro Marco Aurélio Mestre em Acústica

Sempre que possível, o mais recomendado é prever tais problemas já na fase de projeto da edificação e ter o acompanhamento da obra por um especialista na área de acústica. RCS: É possível isolar totalmente o som externo, da rua, de apartamentos vizinhos, de oficinas, etc.? Tecnicamente é possível sim, chegar-se a um nível resultante de ruído quase inaudível. Entretanto, essa questão esbarra principalmente na viabilidade de custos e de execução física do projeto, como, por exemplo, no aumento da carga adicional sobre a laje. Então, trabalhamos com níveis de conforto recomendados pelas normas brasileiras e internacionais, as quais estabelecem níveis aceitáveis de ruído nos diversos ambientes, períodos e áreas de zoneamento

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement