Page 20

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

LIXO HOSPITALAR

IMPORTÂNCIA DA INCINERAÇÃO PARA A SOCIEDADE

Brasília Medical Center

O

OS HOSPITAIS, CENTROS CLÍNICOS E CENTROS MÉDICOS, SEJAM NA ÁREA PÚBLICA OU PRIVADA, SÃO OBRIGADOS, POR LEI, A DAREM DESTINAÇÃO FINAL CORRETA AO LIXO QUE PRODUZEM.

Edifício de Clínicas

s resíduos mistos compostos por partes sólidas e liquidas em proporções variáveis, são resíduos com alto risco tanto perfurocortantes, como risco de contaminação por bactéria e/ou por vírus. Fontes potenciais de doenças que podem ser transmitidas de forma primária ou secundária por agentes transmissores como pássaros, ratos entre outros. Mediante sua grande ameaça para a sociedade faz-se necessária a sua coleta e destinação final de forma responsável e especializada, assim como a sua destruição, pois não devem ser expostos na natureza, visto o seu risco de contaminação e seus riscos de manuseio e armazenamento. Podemos citar a incineração destes resíduos como um ótimo meio de destruição, pois a incineração além de reduzir este resíduo em 98 % do seu volume inicial, as cinzas provenientes da incineração podem ter como destinação o aterro sanitário, pois não causam risco ao meio ambiente, pois também passam por tratamento antes de serem destinadas à parte gasosa do processo de incineração, recebendo tratamento para evitar impactos ambientais O processo de incineração Vistos os esforços de empresas para desenvolver equipamentos, após anos de pesquisa e experiência no ramo de incineração, é que podemos afirmar que hoje 20

já existe tecnologia que garante a segurança total no processo de incineração de resíduos de alto risco, sem oferecer perigo ao meio ambiente e aos serres vivos. Esta tecnologia encontra-se ao alcance de qualquer sociedade que queira dela fazer uso para diminuir os impactos causados pelos resíduos de alto risco. Os incineradores modernos podem operar com baixo uso de combustíveis como o gás e o óleo diesel, óleo pesado ou querosene. Alguns utilizam madeira ou borracha para garantir sua operação, mas encontramse descartadas as suas operações em vista do impacto direto ao meio ambiente ou a carga de poluente emitida a ser tratada. Os modernos sistemas de tratamentos de poluentes garantem um perfeito funcionamento do sistema de incineração, pois evitam a emissão de gases para a atmosfera assim como particulados provenientes da incineração dos resíduos. O tratamento dos resíduos sólidos proveniente da incineração como as cinzas garante que não sejam emitidos resíduos contaminantes para o meio ambiente. Modernos centros de controle automatizados fazem o monitoramento e o controle de toda a operação do sistema evitando falhas de supervisão e uma eficiente resposta no controle das operações, assim como um monitoramento completo de toda operação com registros diários com medidas e leitura a cada milissegundo.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement