{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 18

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Segurança Eletrônica em seu Condomínio: Como implementar

U

ma das grandes dificuldades que o síndico enfrenta ao implementar ou melhorar o sistema de segurança eletrônica no Condomínio é a falta de padronização dos orçamentos. A fim de facilitar a decisão da melhor proposta, tanto comercial como técnica, o ideal é a contratação de uma empresa/ consultor para elaborar um Projeto de segurança que irá identificar a melhor solução a ser instalada, considerando a quantidade, característica e localização dos equipamentos. O síndico poderá buscar orçamentos padronizados no mercado para que a escolha seja a mais correta possível. CFTV, alarme, ronda eletrônica, sistema de interfonia, portão eletrônico, procedimentos e orientações fazem parte de sugestões importantes na melhoria da segurança de cada morador e do condomínio. Além disso, os moradores e os responsáveis pela portaria precisam ter “atitude” preventiva de segurança.

Resultado: condomínios mais seguros, melhor qualidade de vida e valorização do imóvel. Como equipamentos eletrônicos e de alta tecnologia avançam a cada ano, recomenda-se que esses serviços sejam contratados como comodato, e não como aquisição. Por quê? A resposta é simples: O Condomínio não deve ter os equipamentos como patrimônio, mas sim como serviços bem prestados, garantia de troca, substituição, manutenção e atualização tecnológica dos equipamentos. Augustus von Sperling Consultor de Segurança Vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança ABESE

piscina,

C

Uso da sauna e quadra esportiva

om a expansão dos chamados condomínios-clube, os empreendimentos estão cada vez mais equipados com piscinas, saunas, quadras e academias. Ao síndico e funcionários resta a dura missão de organizar o bom uso de tantas áreas, em estrita obediência ao disposto no Regulamento Interno. Alguns regulamentos permitem que visitantes em número limitado

18

frequentem a piscina, a sauna, e a quadra, ao passo que outros proíbem expressamente tal prática. Antes de chamar um amigo ou parente, importantíssimo verificar as regras, para evitar multas e situações desagradáveis. Questão bastante polêmica nos condomínios reside na legalidade de proibir as babás de adentrarem na piscina, sob pretexto de que não são moradoras.

Nas áreas de piscina, sauna quadras esportivas e similares, é terminantemente proibido: o consumo de bebidas e alimentos em recipientes de vidro, a permanência de animais, o uso de trajes indecorosos, o uso de aparelhos sonoros em volume exagerado, a pronúncia de palavras de baixo calão, dentre outros comportamentos incompatíveis com as normas e com os bons costumes.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement