Page 10

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Individualização de água e gás

N

a maioria dos edifícios residenciais, a medição e cobrança do consumo de água e gás ainda se faz de forma globalizada, por meio de rateios e divisões que não guardam qualquer relação com o consumo efetivo de cada apartamento, mas sim com a fração ideal de cada unidade. Assim, um apartamento com uma família de oito pessoas acaba pagando o mesmo valor que um casal aposentado. A individualização de água e de gás consiste na instalação de registros (hidrômetros e gasômetros) em cada apartamento, com sensores para leitura, propiciando assim que 10

cada apartamento pague exatamente pelo seu consumo real mensal. Além de trazer mais justiça e equidade nos condomínios, o consumo individualizado representa evidente avanço social, fomentando o consumo racional de água e gás, sem falar na redução drástica nas contas mensais. A individualização pode ser feita de duas maneiras: Remota-eletrônica, que consiste na adequação do condomínio com a colocação de medidores eletrônicos nas respectivas prumadas em cada

apartamento; Individualização convencional, de preferência em prédios de até duas prumadas de consumo de água por apartamento. Esse método consiste na implantação de tubulações individuais para cada apartamento, com seus respectivos medidores posicionados na laje do último andar, podendo ser externos ou abrigados. A aprovação da individualização do consumo de água e gás deve ocorrer mediante assembleia geral extraordinária, convocada especial-mente para tal fim.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO II  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement